//
você está lendo...
ARTIGOS

Em crise ética, a Formula 1 precisa de um campeão como Jenson Button

IMAGEM: Getty Image/Clive Mason jensons(BUTTON na Inglaterra abraçado com seus fãs, devidamente trajados de “Button”)

Eu me peguei ontem refletindo sobre o que escrever a respeito do novo campeão de formula 1, o inglês Jenson Button. O que faz especial o título conquistado de forma agressiva, hábil e brilhante ontem em Interlagos?

Para mim, a primeira “qualidade” a iluminar o título de Jenson é que ele é um desses “underdogs”, ou aquele tipo de piloto que comeu o pão que o Max Mosley amassou em sua carreira, pilotando os refugos do grid para em um momento dar volta por cima com estilo e senso de oportunidade. É essa minha irresistível admiração por aparentes “losers” — fracassados — que me faz admirar, Nick Heidfeld, Mark Webber, Rubens Barrichello e agora o nosso novo campeão, Button.

Mas o máximo valor de moeda atado ao título de Jenson é que ele foi conquistado de forma limpa, tranqüila, honesta, sem controvérsias ou dúvidas sobre a sua legitimidade.

Claro, os descrentes logo dirão que o imbróglio dos difusores no início da temporada poderia comprometer tal legitimidade; e os céticos desconfiarão de um título conquistado quando Alonso, Hamilton, Raikkonen e Massa — os quatro cavaleiros do apocalipse, a fina nata e elite da atual F1 — estavam no purgatório da categoria, pilotando carros tão ruins ou piores que o Honda pilotado por Button em 2007 e 2008.

Mas por mais descrença e ceticismo que possa haver nesses julgamentos, a verdade é que a Formula 1 hoje — profundamente mergulhada em uma onda de corrupção e baixos escândalos — precisa de um campeão com o temperamento e certa nobreza de espírito como Button. Alguém reconhecido no paddock como um sujeito realmente bacana — o verdadeiro “real Nice Guy, como diz a língua franca do paddock.

Ele será um embaixador perfeito para uma época de crise de valores na F1, e o seu sucesso nos fará sempre lembrar que se pode ser, novamente, um campeão de F1 sem tirar nada de ninguém, sendo apenas honesto e trabalhador.

Quem disse, afinal, que caras bacanas não vencem?

Discussão

32 comentários sobre “Em crise ética, a Formula 1 precisa de um campeão como Jenson Button

  1. Caro Becken,
    O Button pode até ser campeão, pode ser o piloto que mais provas ganhou em 2009, etc. Mas tem de ver-se que duas das seis vitórias foram oferecidas pelo Ross Brawn (esse, sim, um verdadeiro CAMPEÃO) quando mandou o Barichello ceder o primeiro lugar.
    Mais do que tudo isto, só ganhou quando teve um carro sem par, que ninguém no grid acompanhava, à excepção do Barrichelo que, nessas corridas, não se revelou ao mesmo nível do agora campeão.
    O facto é que, desde que a Red Bull se mostrou capaz de lutar pelo título, Button afundou-se, deixou-se bater constantemente pelo Rubens – que ontem foi o azarado do costume (verdade é que a sorte procura-se e ele não fez muito por ela nos momentos cruciais da sua carreira) e, para piorar, deixou que fossem os pilotos do costume a brilhar, pese embora com péssimos carros, mostrando por que razão são os principais pilotos da categoria. Hamilton ontem, e talvez mais o Raikkonen (que passou para último na excepcional primeira volta que efectuou), Alonso por vezes e Massa enquanto pôde (note-se que era o melhor entre os ferraris e maclarens) foram aqueles que, ao longo do ano, mais mostraram terem estofo de campeões, dando tudo quando não tinham matéria-prima.
    É por isto que ver Button ser campeão mostra o fraco ano de fórmula 1 que tivemos. Envolto em constantes lutas de secretaria, coisas bem feias, às quais a Brawn GP não foi alheia (a história dos difusores teria sido bem diferente se o Ross Brawn estivesse na Ferrari, não sejamos cínicos!), com um campeãozinho (apesar da excelente corrida de ontem), acidentes terríveis como o de Massa, etc. Parece-me um campeonato que deixará poucas saudades…
    Vamos ver para o ano!
    Nota final para o novo japonês: que bela prova!

    Publicado por Luís Oliveira | 19/10/2009, 5:46 am
  2. Jenson Button já mostrou todos os atributos de um grande piloto e ontem teve culhões para fazer uma corrida agressiva e terminar o campeonato em Interlagos, sem deixar prolongar as críticas q vinha sofrendo.

    Algumas de suas vitórias esse ano, q muitos podem dizer q foram fáceis pois tinha o melhor carro, foram conquistadas com uma dirigibilidade agressiva e sem erros, mostrando constância e muita velocidade.

    Eu não acho q ele seja um campeão a se contestar. O título foi legítimo e ficou nas mãos do melhor piloto da temporada.

    Publicado por Alex-Ctba | 19/10/2009, 7:29 am
  3. Não considero Button um grande piloto. Se fôssemos dividir o grid atual em 4 blocos, eu colocaria o inglês no segundo bloco ao lado de Nico, Nick, Kimi e Webber.
    No entanto, corrida de automóveis, como todos sabem, é o conjunto carro + piloto. E o melhor conjunto ao longo das 16 corridas foi Button e sua Brawn.
    Porém, seu título realmente sofre do prestígio de alguns outros recentes e não será tão festejado na história devido ao fato de seus triunfos absolutos(vitórias) terem sido alcançados sem nehum opositor de verdade. Os outros 19 carros corriam disputando o 2º lugar pra trás.
    Quando outros conjuntos se equipararam, como o do próprio companheiro de box, ficou claro que a parte “piloto” do conjunto “piloto + carro” não era capaz de fazer a diferença.
    Em resumo, depois das atualizações de freio no carro de Rubens, as atualizações na Redbull- ambas em Silverstone, e mais tarde as atualizações na Ferrari e Mclaren; depois disso, Button somou 28 pontos, contra 34 de Web, 37 de Bar, 37 de Kimi, 40 de Ham e 45 de Vet.
    Ou seja, quando encontrou conjuntos equiparados, ele foi o pior deles.
    Acho q isso tira, sim, um pouco do brilho de uma conquista de WDC.
    Será q a F1 quer campeões burocráticos q passam 10 das 17 corridas do campeonato queimando gordurinha acumulada ou campeões q buscam a P1 o tempo todo ainda q encontre opositor(es) à altura?

    Agora, vejam q a única pista q a Brawn se mostrou forte nesse segundo semestre foi naquelas de longas retas seguidas de curvas de baixa(Valência e Monza) e mesmo assim pq estava quente.
    Não vejo a Brawn disputando o campeonato de 2010. Talvez briguem pela 3ª ou 4ª posição dos construtores.
    Mas, vamos esperar q os carros vão sofrer muitas mudanças e quem encabeça a equipe é um tal de Ross Brawn.

    Publicado por Leandro Magno | 19/10/2009, 8:31 am
  4. É fato: esse é o ano para lavar a roupa suja e tirar as laranjas podres da F1. Foi brilhante a atuação de Jason Button ontem e nas 7 primeiras corridas do ano, portanto mereceu o título. Mas após isso, seu brilho foi-se perdendo e deu lugar a Barrichello, Webber e Sutil.

    Porém, por mais escândalos que surgiram, não temos como negar que foi um ano competitivo, recheados de ultrapassagens e vitórias inesperadas. A temporada 2010 tem tudo para ser melhor ainda e que venha sem escândalos. Nela teremos a volta de Massa, teremos Barrichello na Williams (como 1º piloto) e possívelmente teremos Lucas Di Grassi, em alguma equipe novata.

    Ah, não podemos esquecer das novatas que irão adentrar e se a Brawn, em seu 1º ano, ganhou ambos os campeonatos, porque elas não poderiam?

    Publicado por Mateus Santos | 19/10/2009, 8:32 am
  5. Ah, não podemos esquecer das novatas que irão adentrar e se a Brawn, em seu 1º ano, ganhou ambos os campeonatos, porque elas não poderiam?

    Por que elas não tem os milhões da Honda.
    Por que elas não tem tanto tempo de desenvolvimento de carro.
    Por que elas dificilmente terão pilotos do nível de Button e Barrichello.
    Por que a McLaren e a Ferrari voltaram atropelando todos.
    Por que eles não tem Ross Brawn.

    Enfim, muitos motivos porquê não =P

    Ah Becken, post magnífico. Parabéns

    Publicado por Guilherme Teixeira | 19/10/2009, 9:01 am
  6. correção: “Por que a McLaren e a Ferrari voltarão atropelando todos”

    Publicado por Guilherme Teixeira | 19/10/2009, 9:02 am
  7. Passou um cavalo selado, e Button montou-o-o!

    Publicado por Iomau | 19/10/2009, 9:47 am
  8. Será um campeão assim como Damon Hill, Villenueve, Keke Rosberg entre outros, que ganharam titulos por estarem na hora certa no carro certo, esperemos pra ver sem em 2010 com carro bom e a volta das grande (se acertarem a mão no carro, Mclaren talvez e Ferrari muito difícil) terá de defender de forma aguerrida, ou cairá para a selação acima citada.

    Claro que é melhor ser campeão uma vez de forma apagada, do ser 3 vezez vice como vai ser o Barrichello.

    Hoje no grid tem apenas 4 pilotos que se forem campeões merecem o titulo com brilhantismo, Massa pela história de 2008 e o acidente de 2009, Hamilton por ser um grande piloto, Kimi óbivio e o chorão_calhorda do Alonso, os demais não tem ainda estirpe pra impunhar um titulo.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/10/2009, 10:35 am
  9. Becken e cia,

    O Button é um sujeito jovem, simples, boa-pinta, bem-humorado, resumindo… a nice-guy.
    Ruim de marketing? Não acredito.
    Acho que ruim de marketing é a Brawn, nascida de última hora, sem tradição, e com aquele carro visualmente horrível (branco e marca-texto), sem qualquer apelo visual .

    Faltou competência às agências de publicidade por não sugerir à alguma ou algumas marcas o atrelamento à figura do piloto em alguma campanha.

    Como piloto é bom e foi oportunista nos momentos exatos. Aproveitou a superioridade do carro no início e se conteve nos momentos de cautela.

    A turma dos “maledicentes” e “entendidos” começçava a achar que tinha razão quando ele deu o tiro de misericórdia, relegando ao além qualquer imprevisto. Aliás, com cara de bocós (bocó tem cara de bocó) ficaram aqueles que pensaram que em algum momento o título dele esteve ameaçado. Nunca esteve. Foram lances exatos em momentos exatos.

    Para mim foi quase perfeito. Nota 9,999. Eu daria nota 10 se ele tivesse feito como o Maradona e gritado “Chupa cervídeos!!!!!”. Mas…., pensando bem, vou dar os 10. Ele ia dar importância à quem não a tem.

    A verdade que foi reforçada nesta temporada é que com carro bom qualquer piloto razoável, exceto um, pode fazer bonito.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/10/2009, 10:44 am
  10. “A verdade que foi reforçada nesta temporada é que com carro bom qualquer piloto razoável, exceto um, pode fazer bonito.”

    Kimi ?

    Publicado por Alex-Ctba | 19/10/2009, 10:51 am
  11. “Claro que é melhor …, do (que) ser 3 vezez vice como vai ser o Barrichello.”.

    Vai ser otimista lá na China. Eu não aposto nisso um palito de fósforo não-riscado.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/10/2009, 10:51 am
  12. Anselmo não é otimismo, é pragmatismo.

    A Brawn vai trabalhar pra o Rubens ganhar a disputa com o Vettel, pra fazer barba, cabelo e bigode, só isso.

    Eu acho que o vice na F1 é um dos piores vices que existe, porque não rende nada a o vice, apenas a pecha de perdedor.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/10/2009, 11:47 am
  13. Jenson & Rubens
    Two emotional team mates after the race…
    http://twitpic.com/m3wio

    Equipe Brawn ajuda a liberar mangueira incediaria de KOVA
    http://vimeo.com/7132316

    Ross Brawn Interview

    Publicado por Kico | 19/10/2009, 12:18 pm
  14. Se não teve concorrentes à altura, a culpa não foi dele. Então, temos que concordar que dos 20 pilotos da categoria máxima do automobilismo, só 4 são de nível superior??? Vettel, Weber e Barrichello não valem sequer 1/2 Alonso?

    Pra mim, campeão merecido. Mesmo o seu passado, que não foi de muito brilho, não foi nenhum desastre. Sempre foi piloto bom. Tem seu estilo cerebral, não muito agressivo e isso acaba não o deixando se destacar muito. Mas sua tocada suave e constantemente rápida não é defeito nenhum. O que ele fez esse ano, ao extrair tudo do carro quando este era o melhor, sendo perfeito 100% desse tempo, foi algo extraordinário, a la Schumacher, nem Kimi, Massa ou Hamilton fizeram algo assim em suas carreiras ainda. Depois, relaxou um pouco mas isso ele podia fazer.
    Quanto ao futuro, espero que ele mostre que pode sim se juntar às estrelas da ponta definitivamente. E que a Brawn GP venha junto.

    O post está excepcional, Becken.

    Publicado por Carlos T. | 19/10/2009, 12:31 pm
  15. Corrida exepcional do Button ontem em Interlagos.

    Foi muito agressivo quando precisou de ser. Quando ele passou pela reta oposta atrás do Grosjean, era nítido que a Renault não ofereceria resistência… Este sim estava com a faca entre os dentes.

    Já o Rubinho, apesar de toda a torcida da arquibancada, não fazia uma prova para vitória. Quando voltou atrás de todo mundo no primeiro Pit…já foi um banho de água fria na galera….

    Quando furou o pneu então….debandada geral em interlagos.

    A emoção do sábado, se transformou em decepção no domingo.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 19/10/2009, 12:50 pm
  16. Uau, espetacular o vídeo do Ross BRawn. Brigado, Kico!

    Publicado por Becken Lima | 19/10/2009, 1:03 pm
  17. Vocês viram isso:
    Equipe campeã da F1 quase teve nome de secretária

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2009/interna/0,,OI4049872-EI12988,00-Equipe+campea+da+F+quase+teve+nome+de+secretaria.html

    Simplesmente os caras do terra não entenderam a entrevista do Ross na Autosport! Ele disse que a secretaria sugeriu o nome dele!

    Publicado por Filho do vento | 19/10/2009, 1:11 pm
  18. Bom, acho que isso enterra de vez todos os argumentos pró-Barrichello.

    Primeiro, não ganhava porque só teve carro ruim.
    Depois deram o melhor carro do grid, e ele não ganhou porque a “equipe” não deixou.
    Agora deram de novo o carro campeão pra ele, não privilegiaram o Button, e ele tomou de novo desde o começo do campeonato. Capaz de ficar até em terceiro!

    O mundo todo está contra esse brasileirinho ou o cara nunca nasceu pra ganhar mesmo?

    Então eu pergunto, fãs do Rubinho: ainda acreditam que ele será campeão um dia? ;P

    Publicado por São Cosmo (fernando-ric) | 19/10/2009, 1:31 pm
  19. Que o Button teve uma temporada sortuda, inegável. Mas foi preciso, impecável, e em várias oportunidades que veio de trás, fez ultrapassagens arrojadas (ontem poderia até se esperar um comportamento mais conservador que não ocorreu). O Rubinho algumas vezes empacou atrás de adversários (até do próprio Jenson), faltando este ‘algo mais’ de arrojo, sem desmerecer seu talento. Vettel, na outra ponta, tem sido às vezes arrojado sem precisão (vide Vettel x Kubica em Melbourne e ontem na largada, bateu no Kova ).

    Publicado por Kico | 19/10/2009, 1:40 pm
  20. Não sou fã do Rubinho, mas gostaria muito q ele ganhasse o WDC um dia. Ele merece pela persistência e por todo o pão q o Todt/Brawn/Schumi amassaram pra ele comer nos tempos da Ferrari.

    Publicado por Alex-Ctba | 19/10/2009, 1:43 pm
  21. Depois da chata da era Schumacher e epoca das trevas da f1(escandalos da f1), a decisão dos titulos estar ficando cada vez legal.

    Publicado por Carlos | 19/10/2009, 1:55 pm
  22. “A verdade que foi reforçada nesta temporada é que com carro bom qualquer piloto razoável, exceto um, pode fazer bonito.” ‘Kimi?'”.

    Alex
    Vc está falando do Kimi Raikkonen? Aquele que com 4 anos de F1 (e não 17 anos) era bi-vice e com 7 anos já era campeão?

    A resposta que vc procura, acho, foi dada pelo Fernando-ric. Leia atentamente…rsrs.

    Fernando-ric,
    A propósito, esse argumento de carro ruim tb é só uma desculpa esfarrapada dele e das barriquetes. Qdo ele teve carro ruim o parceiro também teve e ele tomou pau do parceiro. Lembra do Button dando passeio nele no Honda em 2006 e 2007?
    Agora com o carro campeão ele tomou pau de novo desde o início.
    E em 2010 vai tomar pau do estreante Hulkenberg. Alguém aposta?

    “Capaz de ficar até em terceiro!”… Vc é um fanfarrão. Ele tem que dar graças a Deus e à mola por estar em terceiro. Em terceiro vai ficar, óbvio. A não ser que algo “sensacional”, “apoteótico”, “apocalíptico”, “emocionante” aconteça DURANTE a corrida.

    Eu ainda vou terminar o comentário do Rubinho e o garoto e vcs vão ver o diálogo dele com o garotinho no box. Aí muitas coisas vão esclarecer.

    Agora, continuando a falar a verdade, mas fora de F1. Imaginem o mico que os filhos dele pagam na escola? Puta que pariu!!! É.. porque criança é foda. Não tem meias palavras. Falam mesmo.

    É claro que algum neófito virá com o argumento do “dinheiro” etc, certamente esquecendo que as crianças que estudam com os filhos dele são tão ou mais ricas que ele.

    Não tem jeito. É mico mesmo. Até a avó do cara pagou mico ontem. Putz!!! Ô sujeitinho f.d.p… ilude até a própria avó velhinha.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/10/2009, 3:47 pm
  23. RSRSRS Foi só pra provocar Coyote, é q vc pega muito no pé do Barrica, claro q eu não tenho dúvidas da capacidade do Kimi, como diz o Becken ele é um dos 4 cavalheiros do apocalipse, junto com Massa, Hamilton e Alonso…

    Ou Fantastic Four, poderíamos fazer uma analogia com os super-heróis, que tal?

    Sr Fantástico = Hamilton. O q o cara já fez com três anos de F1 é realmente FANTÁSTICO

    O Coisa = Massa. É feio, porém muito Forte apesar de não ter o devido valor.

    Mulher Invisível = Kimi. De vez em quando ele desaparece na temporada

    Tocha Humana = Alonso. Por onde ele passa, põe fogo…

    Publicado por Alex-Ctba | 19/10/2009, 4:02 pm
  24. Tocha Humana = Alonso. Por onde ele passa, põe fogo…

    O meu preferido… :)

    Publicado por Becken Lima | 19/10/2009, 4:17 pm
  25. Ou aproveitando o gancho do Beatle ED, fazer a analogia com o quarteto de Liverpool ( Becken, tá na hora de postar algo, pq isso tá virando um besteirol kkkk )

    John = Alonso. O mais polêmico
    Paul = Hamilton. O Bom moço, ou o q produz mais.
    George = Kimi. O mais cool
    Ringo = Massa. O mais apagadinho

    Publicado por Alex-Ctba | 19/10/2009, 4:30 pm
  26. Agora que o Kimi é o ICE MAn ontem ficou provado.

    PQP o carro pegando fogo e ele nao parou o carro e desceu correndo, e continuou como nada tivesse acontecido, a unica recordacao de alguem fazendo algo parecido que eu me lembro foi o Schumacher.

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/10/2009, 5:03 pm
  27. ehehehehhehe tô mijando de rir com o ultimo comentário do Coyote

    “Imaginem o mico que os filhos dele pagam na escola? Puta que pariu!!! É.. porque criança é foda. Não tem meias palavras. Falam mesmo.”

    Publicado por São Cosmo (fernando-ric) | 19/10/2009, 5:18 pm
  28. Colegas,

    O que me irrita de verdade nas Barriquetes é que até o ídolo delas já foi capaz de evoluir, mas elas não são.

    Existem Barriquetes que estão até agora falando que Barrichello foi sacaneado por Ross Brawn ontem, ou seja, o cara é salvo da aposentaria por Ross e ainda aparecem imbecis para levantar uma teoria ridícula como essa.

    A melhor sananagem com Rubens seria deixá-lo sem equipe em 2009 e Brawn salvou-o do ostracismo, portanto, de uma vez por todas, Brawn é o salvador de Barrichello e não seu algoz como muitos dizem.

    Além disso, o Barrichello desse final de temporada é diferente do Barrichello dos últimos 17 anos de F1: Parou de reclamar, de chorar e de dar desculpas esfarrapadas, passou a levar as críticas e gozações numa boa, e, realmente passou a curtir esse negócio de andar de F1 (chegando até a andar muito bem em algumas corridas).

    Se continuar assim, tem mais é que continuar correndo mesmo, pois ficou claro que é o que ele gosta de fazer.

    Agora, achar por um só momento que ele tem condições de ser campeão do mundo, aí é não entender nada de F1, é rejeitar os fatos. Barrichello é um bom piloto e ponto final, nunca foi excepcional, teve alguns lampejos de genialidade (normais se considerados as estatísticas de quantidade de GP’s que disputou), mas na média foi médio (ficou esquisito, rs….).

    Eu que era o maior crítico de Barrichello até algumas corridas atrás, celebro essa mudança de postura, afinal, quem somo nós para condenar para sempre alguém. Se o cara mudou de atitude eu também devo mudar o discurso.

    Aliás. todo mundo pode mudar, Barrcihello (pelo menos ao que parece) mudou para melhor, portanto, que tenha sorte no final de sua carreira.

    Publicado por Cassius Clay regazzoni | 19/10/2009, 5:57 pm
  29. Eu que era o maior crítico de Barrichello até algumas corridas atrás, celebro essa mudança de postura, afinal, quem somo nós para condenar para sempre alguém. Se o cara mudou de atitude eu também devo mudar o discurso.

    Aliás. todo mundo pode mudar, Barrcihello (pelo menos ao que parece) mudou para melhor, portanto, que tenha sorte no final de sua carreira.

    Uau… Parabéns pela sensatez, Cassius…

    Publicado por Becken Lima | 19/10/2009, 6:22 pm
  30. Cassius,

    Tiro o meu chapeu para vc…

    Parabens , fico realmente contente em ver que vc eh uma pessoa ponderada e sensata .

    O Barrichello perdeu o titulo por que esta em um negocio chamado automobilismo onde o piloto nao controla em 100% o seu ambiente, como vc bem disse o Barrichello teve performances muito boas e performances ruins alem de experimentar alguns problemas com seu equipamento.

    Definitivamente ele nao foi sacaneado e o Button pilotou como um Schumacher nas 7 primeiras provas do ano, depois o cara nao precisou se esforcar tanto e esperou o titulo chegar ate ele.

    Tomara que em 2010 tenhamos mais gente nessa briga e que os brasileiros sigam lutando.

    Um abraco ,

    Fernando

    Publicado por Fernando | 19/10/2009, 7:11 pm
  31. Quem diria, heim??!?
    Becken, mais um acontecimento bombástico pra vc listar numa possível “Retrospectiva 2009 da F1”: A conversão de Cassius Clay Regazzoni.

    Publicado por Leandro Magno | 19/10/2009, 7:12 pm
  32. “Eu que era o maior crítico de Barrichello até algumas corridas atrás, celebro essa mudança de postura, afinal, quem somo nós para condenar para sempre alguém. Se o cara mudou de atitude eu também devo mudar o discurso.”

    Eu gostava do discurso antigo, prefiro que o Cassius continue com sua cruzada contra o Barrichello e suas Barriquetes!! Agora temos que esperar pra ver se ele toma tempo do Hulkenberg e o Cassius volte a ser o de sempre, heheheh.

    Publicado por Carlos T. | 19/10/2009, 8:58 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: