//
você está lendo...
ARTIGOS

FIA elege hoje um novo Presidente

Imagens: arivatanen.com – jeantotdteam2009.comtodtari(TODT e ARI trabalham com as suas equipes)

Amanhã, finalmente, a FIA terá um novo Presidente.  O cenário político não é tão sofisticado quanto uma luta pela presidência de um país, mas se fôssemos posicionar politicamente os dois homens na disputa de amanhã, Jean Todt certamente teria contornos de um candidato da posição — preferido por Mosley e por castas mais conservadoras dentro da FIA e em Federações ao redor do mundo, como na Brasileira.

Já Ari Vatanen seria o homem a carregar o bastião da oposição e — o preferido da FOTA e por grande parte dos fãs ao redor do mundo —, “por acaso”, quem eu desejo que vença amanhã.

O que promete cada um

Nos programas de governo, Jean Todt prometeu ser um Presidente menos envolvido nas categorias, concentrando sua energia na gerência da entidade, em reformas no sistema de comissários e na Corte de Apelo.

A grande plataforma da campanha de Ari Vatanen é Mudança e Democracia. Para isso, o ex-piloto de Ralis promete, imediatamente após eleito, estabelecer comitês para avaliar ações futuras e reformas administrativas, levando em conta tanto o ponto de vista de equipes, quanto de imprensa e fãs.

Acusações

Nos últimos dias, a campanha esquentou. Jean Todt acusou Ari Vatanen de usar truques sujos e ataques pessoais em sua campanha; enquanto Ari moveu uma ação na corte Francesa como forma de garantir a equanimidade nas eleições de amanhã. Como resultado, o finlandês conseguiu com sucesso medidas que garantam transparência durante o processo de votação.

Nos últimos dias, um dos membros da Equipe de Trabalhos de Todt — Surinder Thatthi,o homem que seria o seu virtual vice-Presidente — foi acusado de compra de votos e de pressionar a Federação de Uganda, um das federações anãs e pouco influentes no cenário do automobilismo mundial.

Mudança…

O que podemos antevê é que, eleito Jean Todt ou Ari Vatanen, a FIA precisará de um candidato disposto a enfrentar desafios gerenciais — como a constante negociação e  embate com a agora poderosa FOTA pelo gerenciamento regulamentar, técnico e econômico da categoria  — e a restituir a credibilidade da entidade, duramente afetada durante os mandatos de Max Mosley.

O desejo de vocês

Como toda autocracia, a eleição da FIA não tem qualquer influência do fã de Formula 1 — o público que consome produtos e marcas que a F1 expõe em suas transmissões — mas eu não resisto em perguntar qual o preferido de cada um de vocês aí do outro lado. A sessão de comentários está aberta, respondam e comentem.

Anúncios

Discussão

8 comentários sobre “FIA elege hoje um novo Presidente

  1. A F1 entrou na era das trevas (por causa dos escandalos). Quem for o presidente tem que limpar a imagem negativa da F1.

    Publicado por Carlos | 22/10/2009, 9:20 pm
  2. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Qualquer um deles que entrar, pelo menos não vai ter a empáfia e fama de mau caráter do Max chicotinho…mas isso não é motivo para comemorações…
    Como o Vatanen é praticamente uma peça decorativa, espera-se apenas o ‘referendo’ ao nome do Pinguim. A Ferrari diz (pelo menos na frente dos microfones) que é radicalmente contra, talvez por receio de ficar subentendido o favorecimento, nas entrelinhas (aliás, isso sempre ocorreu, talvez pelo fato de ser a equipe mais antiga e mais tradicional).
    Se o candidato 1 (como diriam na Globo, para não fazer marketing) cumprir essas promessas narradas no texto acima, pelo menos vai fugir do (recente)passado sombrio da categoria…
    Agora, uma duvida, por que ele escolheu o Alborguetti (aquele dos primórdios dos programas policiais sanguinolentos) como cabo eleitoral? É só olhar a parte debaixo da foto para chegar a esta conclusão…

    Publicado por Edgard | 22/10/2009, 9:29 pm
  3. Hauahuahuahua, boa Edgard … O sujeito é a cara do Alborguetti mesmo .. figuraça

    Publicado por Galkadesh | 22/10/2009, 9:44 pm
  4. Depois de Max Mosley vale a pena pagar pra ver no que daria Ari Vatanen, contudo, creio que Jean Todt ganhe.

    Publicado por Galkadesh | 22/10/2009, 9:49 pm
  5. Gente , respeito muito a opiniao do Livio Oricchio e ele fez um post interessante no Blog dele.

    Eu nao tenho uma opiniao formada por esse assunto, com o TODT sou muito contra ao vencer a todo custo e passar por cima de todos nao importando a forma e os meios e o Vattanen , jah nao sei por que nao vou com os cornos dele…

    Tomara que o que vier melhore este esporte que amamos.

    Becken tu nao esqueceu do post do Super Hamilton esqueceu ????

    Abracos

    Publicado por Fernando Piccione | 22/10/2009, 10:04 pm
  6. Becken tu nao esqueceu do post do Super Hamilton esqueceu ????

    Que post?

    Publicado por Becken Lima | 22/10/2009, 11:04 pm
  7. Torço por Vatanen

    Publicado por Alan McLaren | 23/10/2009, 7:34 am
  8. Sinceramente, não vejo grandes propostas de Vatanen, ele me parece meio desorganizado nesse processo. Honestamente não vejo grande diferenças entre os dois no tocante ao que cada um pode fazer de mudanças estruturais na organização da FIA, haja vista que é um órgão de controle extremamente complexo e ramificado. Se Vatanen fosse capaz de reorganizar a estrutura da FIA, eu ficaria impressionado.

    Todt é, entretanto, o que me representa de mais irascível e autoritário no meio esportivo. Mais do que Mosley, sujeito que faço duras críticas, mas sei enxergar seus acertos. Se a eleição em questão fosse para chefe de equipe de F1, Todt seria o cara ideal, para os resultados da equipe, pq seu senso pragmático não o permite falhar e tudo que pode atrapalhar ele elimina. Cara de poderoso chefão puro.

    Se fosse p/ votar (isso é, se eu pudesse votar) não votaria em ninguém. Não sou sujeito de dar meu voto para o menos ruim.

    Achei engraçado como o Lito Cavalcanti, ao vivo no Sportv, fez cabo eleitoral do vatanen esculhambando o Todt (isso na transmissão dos treinos livres de Cingapura) e o Titônio Massa, pai do Felipe, veio em defesa (ferrenha) do Todt. Ora…Cavalcanti foi “bonzinho”: se fosse p/ dar uma cortada de verdade, tinha dito que o Titônio só o defende pq já está amarrado à cúpula da Ferrari e mais, por ter seu filho sendo empresariado pelo filho do cara.

    Todos tentando levar vantagem nesse processo. É essa a política da F1 (e de muitos outros lugares). Não compactuo com esse tipo de política.

    Publicado por Ridson | 23/10/2009, 8:55 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: