//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Jean Todt é eleito o novo Presidente da FIA

Foi fácil, muito fácil. A Autosport confirma que o ex-Chefe da Ferrari venceu de forma confortável a eleição de hoje contra o ex-piloto de Rali Ari Vatanen e irá, imediatamente, substituir Max Mosley no cargo mais alto da Federação Internacional de Automobilismo.

Todt angariou 135 votos contra 35 de Vatanen. Houve 12 votos inválidos ou abstenções.

Ao longo dos próximos dias mais análises e informaçoes, mas por enquanto eu quero apenas saber a opinião de vocês quanto ao futuro da F1 nas mãos do metódico, competente, mas controverso Jean Todt. Comentem.

Discussão

19 comentários sobre “Jean Todt é eleito o novo Presidente da FIA

  1. Eis que vence o continuísmo. Vamos ver se Todt terá, ao menos, personalidade própria e resolve alguns dos muitos problemas que há pela frente.

    Apenas estou com uma dúvida: será que ele chamará o Schumacher para primeiro ministro? E se for, quem será o escudeiro do alemão???

    Publicado por Willian | 23/10/2009, 9:15 am
  2. Deu a lógica. Infelizmente, pois renovação no poder é sempre bom. E sou muito convencido disso.
    A experiência de alternância de poder entre situação e oposição trocando os papeis foi muito produtiva no Brasil. Certamente é positivo em qualquer esfera.
    Mas estava clara a vitória de Todt. Até a Fota, não me convenceu com o apoio ao Ari. Aquele episódio do Shummacher ainda não me convenceu que a Ferrari tinha dedo ali.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 23/10/2009, 9:16 am
  3. Deve-se pensar no presidente da FIA não somente a frente da F1, mas de como ele vai reverter a situação dos outros campeonatos também, vide WRC (“com duas marcas”) e WTCC…

    Publicado por Brisot | 23/10/2009, 9:39 am
  4. Quero ver como se posicionará a FOTA. Aliás, quero ver se ainda vai continuar a FOTA…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 23/10/2009, 9:42 am
  5. Quero ver como se posicionará a FOTA. Aliás, quero ver se ainda vai continuar a FOTA…

    Posição oficial da FOTA:

    FOTA welcomes Jean Todt to the FIA Presidency

    The Formula One Teams Association (FOTA) today congratulated Jean Todt on his victory in the FIA presidential election, and welcomed him to his new position.

    Speaking after the result of the election had been announced in Paris, FOTA Chairman Luca di Montezemolo said: “I would like to send my best wishes to Jean Todt in his new role, as I have always appreciated his ability, dedication and commitment. I am sure that, under his guidance, the Federation will be rejuvenated and will restore a climate open to dialogue and constructive collaboration with the teams and FOTA, thus ensuring stability of the regulations and the whole environment”.

    “Formula One is about to embark on a new phase: all the stakeholders must work together with an eye to the future, to increase the credibility and interest generated by this sport, tackling the technical and environmental challenges that await it, while keeping unchanged, those characteristics that have made it one of the most popular disciplines on the world stage”.

    FOTA Vice Chairman John Howett added: ”I extend my best wishes to Jean Todt as he takes on this demanding but crucial role. I am convinced that Jean Todt’s presidency represents an opportunity for all Formula One’s stakeholders to unite under his leadership and work together to strengthen our sport. FOTA is looking forward to supporting him to broaden the appeal of our sport among fans and sponsors while respecting Formula One’s great heritage to which he has contributed enormously.”

    Publicado por Becken Lima | 23/10/2009, 10:04 am
  6. Este press-release já estava pronto.

    Publicado por Filipe Furtado | 23/10/2009, 10:14 am
  7. Era uma vitória previsivel. Aliás, com toda a máquina da FIA por detrás, ficaria surpreendido se Todt ganhasse por poucos votos de diferença. Vatanen não convenceu muito (e eu o apoiava, como creio que muitos de vocês), enquanto que Todt apareceu logo com um esquema de reforma, muito bem arranjado e muito bem esquematizado. Veremos se isso vai ser usado.

    Existem muitos mais desafios pela frente. A saber:

    – Todt vai se eternizar no poder?

    – Como vai ser a sua postura em relação às várias categorias do automobilismo? Vai concentrar mais as coisas na Formula 1, em detrimento dos Ralies, WTCC ou o Le Mans Series?

    – E na própria F1? Continuará a sua expansão até à Asia, com Indias, Arábias, Coreias, Indonésias, enquanto que as pistas tradicionais ficarão cada vez mais esquecidas?

    – Será que a F1 vai ser a coutada dos pilotos acessorados pelo Nicolas Todt, o filho de Jean?

    São perguntas que precisam de ser respondidas nos próximos tempos, sob pena deste cenário ainda piorar…

    Publicado por Speeder_76 | 23/10/2009, 10:34 am
  8. Bom(ou melhor, acho q isso é mal), só espero que agora eleito esse cara não seja um ventriloquo do Max, ao menos isso.

    Já que imparcialidade, se já não existia antes, agora é que não vai existir…

    Publicado por Alan McLaren | 23/10/2009, 10:40 am
  9. Becken, quero ver como vai se comportar de fato. Supondo que a Ferrari apoiou Todt por trás das cortinas, como a declaração de um funcionário seu (Schumacher) deu a entender, tento imaginar como a entidade manteria a união com um de seus membros.

    Claro que Todt vai jogar para favorecer um racha para q; que a Ferrari vai tentar ter um relacionamento amigável (o grau de amizade é que é o problema); que depois de uma decisão controversa dos “talentosos” comissários, vão chover acusações de favorecimento, etc. A questão toda é: a Fota vai resistir

    Publicado por Vitor, o de Recife | 23/10/2009, 11:14 am
  10. Em tempo: ainda vamos ver qual será o estilo do Jean Todt. A FIA não é uma Ferrari, onde ele podia definir o papel de caada um sem questionamentos (bem, ao menos até o Montezemolo querer italianizar tudo).

    Mas eu não tenho muitas dúvidas de que ele não gostaria de uma entidade “petulante” como a Fota para lhe encher o saco…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 23/10/2009, 11:18 am
  11. Só umas correções:

    “(…) tento imaginar como a entidade manteria a união com um de seus membros coligados à FIA”.

    “Claro que Todt vai jogar para favorecer um racha.”

    Publicado por Vitor, o de Recife | 23/10/2009, 11:21 am
  12. Pois como já havia dito faz algum tempo, esse pequeno Napoleão tem um grande savoir faire. Mas idependentemente de polémicas e diz que disse, Jean Todt é um cara muito eficiente e experiente com forte personalidade que pode trazer grandes benefícios ao desporto.

    Publicado por Ernesto Sousa | 23/10/2009, 12:08 pm
  13. Fórmula Ferrari.

    Publicado por São Cosmo (fernando-ric) | 23/10/2009, 12:20 pm
  14. Well, os ferraristas estão adorando.
    Vamos quando ele vai começar a pagar a fatura.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 23/10/2009, 4:06 pm
  15. EU nao acredito que ele va favorecer a Ferrari.

    Ele sempre foi uma pessoa que procurou fazer o melhor por qulquer empresa que ele estivesse. E sinceramente acredito que ele va continuar com essa filosofia. logo com isso ele deve fazer o que for melhor pra FIA e Pra Formula 1.

    Sejamos sinceros, que precisa mudar algo precisa realmente, porque ver essaqs coirridas onde nao acontece nada, ou quase nada ja ta chato pra caralho.

    Ao menos entrou alguem que entende do riscado, eu ficaria feliz ate se fosse o Ron Dennis, acho que precisamos mais de pessoas que realmente vivam o esporte e o automobilismo, do que Advogados.

    Publicado por claudio cardoso | 23/10/2009, 4:43 pm
  16. Cláudio,

    Concordo, mas o Max Mosley é formado em Física também, foi piloto e dono de equipe. Entende pra caramba do riscado e tem a grande vantagem de não gostar das montadoras. Mas se perdeu nessa guerra, onde ganhou e também perdeu.

    Antes de qualquer coisa, essa história de chicotinho não nos diz respeito. Por uma jogada um tanto suja hoje sabemos o que ele faz (ou fez) na intimidade. Quem o critica por isso devia encher o próprio quarto de câmeras e por na internet ao vivo e a cores para provar todo o pudor.

    Mas, tomara que as coisas aconteçam realmente como todos nós desejamos. Que ele consiga transformar as corridas de F1 (e tb das outras categorias) em algo bem mais emocionantes do que tem sido. Eu duvido, tendo em vista a relação carnal dele com a Ferrari, mas torço para que um milagre aconteça e isso não interfira em sua gestão.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 23/10/2009, 6:04 pm
  17. Anselmo –>

    Mas se as corridas ficarem boas e a Ferrari ganhar tudo, tb nao vou reclamar nao hahahah
    rssss

    Publicado por claudio cardoso | 24/10/2009, 10:29 pm
  18. Becken, o show é na madrugada de Segunda, e não de Domingo.

    Valeu a dica!

    Abraço!

    Publicado por André Távora | 25/10/2009, 12:31 am
  19. Espero q Todt mude o sistema de pontuação e dê mais vantagem para o 1º colocado. Já discutimos anteriormente, e como possívelmente teremos 26 carros no grid a partir de 2010 e se esse nº se mantiver em 2011 a pontuação poderia ser alterada. Atualmente 40% do grid recebe pontuação ( 1º ao 8º ). Se mantiver mais ou menos esse % então poderiam pontuar do 1º ao 10º, valorizando a vitória: 15-11-8-7-6-5-4-3-2-1.

    Duvido tb q ele vá favorecer a Ferrari em qualquer questão. Pelo contrário, pelo seu passado com a Escuderia, ele tende a ser até parcial CONTRA a Ferrari, pra não levantar dúvidas.

    Que ele trabalhe para termos de volta duas fábricas de pneus na F1. Gostava do tempo em q pneu compensava um carro inferior aerodinamicamente ( Renault 2005 ).

    Espero q banir o reabastecimento traga mais ultrapassagens, mas desconfio q o problema é muito mais do q isso. Ao menos a fliyng lap está de volta. Agora não adianta mais, pois os carros terão tanque maior, mas a medida deveria ter sido gradual. Voltar a ser o pole o mais o piloto mais rápido, porém a estratégia de combustível ser mantida, sendo divulgada somente apos o início da corrida.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/10/2009, 8:45 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: