//
você está lendo...
ARTIGOS

A atração em Abu Dhabi: McLaren vs Ferrari; Lewis vs Kimi

Imagens: McLaren/Divulgação lewiskimi(LEWIS lidera Kimi na China)

Para os que ficaram decepcionados com o “match point” que Jenson Button deu no campeonato aqui no Brasil, nem tudo está perdido para Abu Dhabi. É bom que vocês saibam que as duas maiores e mais poderosas equipes da história da Formula 1 não pretendem acabar esse campeonato comendo poeira da rival.

As esperanças das duas equipes, claro, estão depositadas nas estrelas de Kimi e Lewis, os homens que vêm, solitários, trazendo no braço a briga pela terceira posição no mundial de construtores (71  x  70 pró McLaren), além de sustentarem uma intensa e apertada batalha pela 5ª posição no mundial de pilotos (49  X  48 pró Lewis).

Com o congelamento no desenvolvimento do F60B na Bélgica e do MP4/24 em Cingapura, a Ferrari traz uma leve desvantagem para Abu Dhabi, mas é mesmo a falta de Felipe Massa o grande desfalque de Maranello.

A expectativa é que, no semi-travadinho circuito de Abu Dhabi, o KERS da McLaren faça uma boa diferença e ofereça uma mínima vantagem sobre a equipe de Maranello. Além disso, as últimas performances de Hamilton — Cingapura, Japão e Brasil — indicam a excepcional forma do inglês na segunda metade do campeonato, quando ninguém marcou mais pontos que ele.

Quem levará o consolo da terceira posição no mundial de construtores, Ferrari ou McLaren? Quem terá a honra menor de ser o quinto melhor piloto de 2010, Kimi ou Lewis?

A sessão de comentários é toda sua.

performance half 2009

Discussão

22 comentários sobre “A atração em Abu Dhabi: McLaren vs Ferrari; Lewis vs Kimi

  1. Putz… que maré braba dessas equipes e pilotos. As duas mais tradicionais (ao lado da Williams, claro) disputando 3o e 5o lugares… rsrs.

    Torço para o Kimi. Se a Ferrari se beneficiar disso será mera consequência.

    Mas, em 2010 devo torcer pelo Kimi, Hamilton e Mc Laren (desde que ela pare de tentar por o passe do finlandês-voador no mercado de pulgas).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 26/10/2009, 5:41 am
  2. Po Becken ->

    Leve desvantagem foi fogo heim !!! A Ferrari ja esta parada no desenvolvimento a pelo menos uns 3 meses e a Mclaren nao vem medindo esforços para desenvolver o carro. Chegou a fazer ate um novo. È ate covardia a comparacao.

    Até porque quando a Ferrari ainda desenvolvia o carro a Mclaren so enxergava a Ferrari quando a Ferrari parava nos boxes. :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 26/10/2009, 6:05 am
  3. Isso me leva a pensar:
    Kimi + Massa + F60 desenvolvido até a mesma data do MP4/24 = Ferrari anos-luz a frente…

    E olhando esse gráfico que o Becken fez, nos dá uma visão mais clara de como os candidatos ao título este ano eram medíocres. Com carros infinitamente melhores, não chegaram nem perto do Lewis e do Kimi nessa metade de temporada.

    Se eles, com carros ruins, já são assim, quem dirá com os melhores do grid…
    Seria a reprise eterna de 2007 e 2008

    Publicado por Guilherme Teixeira | 26/10/2009, 6:50 am
  4. Leve desvantagem foi fogo heim !!! A Ferrari ja esta parada no desenvolvimento a pelo menos uns 3 meses e a Mclaren nao vem medindo esforços para desenvolver o carro. Chegou a fazer ate um novo. È ate covardia a comparacao.

    Mas… não foi exatamente isso que falei?

    Publicado por Becken Lima | 26/10/2009, 7:18 am
  5. Becken -.

    hahah- È so para implicar senao nao da ibope :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 26/10/2009, 7:55 am
  6. É realmente um bom atrativo pra essa corrida. Se tivesse q apostar, apostaria no Hamilton. A McLaren é mais carro nesse momento e Lewis dá impressão q está sempre motivado. Mas o coração quer q dê Kimi, pra Ferrari ver q pode ter feito uma besteira ao trocar o finlândes pelo espanhol.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/10/2009, 8:31 am
  7. Corrida sem atrativos nenhum, nem essa disputa Ferrari x Mclaren tem grande apelo.

    Fica mais por conta de conhecer a pista, as instalações, uma corrida no lusco-fusco e como vão reagir os pilotos a esse detalhe.

    De resto fica a notícia extremamente perturbadora de que poderá não haver GP inglês em 2010, Donington não tem condições de mandar uma corrida em seu asfalto, Bernie já acenou que não está nem aí, e Silverstone (o templo) foi preterido por razões meramente financeira desse anão.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/10/2009, 9:46 am
  8. Ainda sobre o Kimi,

    O Ico diz hj em seu blog, que existe uma grande possibilidade de o Kimi tirar um ano sabático em 2010.
    O acordo com a Ferrari preveria uma multa de 50mi, para ele tirar um ano sabático, e de 20mi para ele assinar com alguém.
    Ele então estaria pedindo a diferença dos 30mi para correr ano que vem. Porém, ninguém tá com bala pra pagar.
    Acredito que a Mclaren até pagaria, mas o Kimi teria que pagar os micos publicitários da Mclaren. E isso ele não quer.
    Então, é grande sim, a possibilidade da Ferrari pagar pro Kimi ficar em casa um ano.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 26/10/2009, 12:36 pm
  9. Se Kimi tirar um ano sabático ele perderá muito. E eu não falo em termos financeiros onde, é claro, ele teria vantagens.

    Mas a F1 passa por muitas mudanças a cada ano. Ficar uma temporada sem correr pode ser fatal até mesmo para um excelente piloto como ele.

    Enfim, torço para que isso não aconteça e Kimi esteja ao lado de Lewis em 2010…

    Publicado por Willian | 26/10/2009, 1:36 pm
  10. Becken,

    Lá vai mais uma da seção de achologia:

    Ontem vi no autoesporte de manhã na globo, uma matéria sobre o Kart do Lucas diGrassi. o Monstro.

    Tive a impressão que a logo da Monster energy drink estava estampada no aerofólio traseiro do kart.
    Achei uma fotinha do kart na internet, mas tá bem sem-vergonha.

    Alguem sabe de alguma coisa? Ou é só neura minha?

    http://www.allkart.net/news/noticias.php3?action=Show&id=10134

    Fernando Figueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 26/10/2009, 4:54 pm
  11. Neura.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/10/2009, 5:22 pm
  12. Ajudando a dissipar a sua Neura Fernando.

    http://www.monsterenergy.com/web/athletes/list?sport=fourwheel

    Todos os atletas patrocínados nas 4 rodas pela empresa.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/10/2009, 5:47 pm
  13. Acho que Kimi está fazendo um certo doce.

    Depois do título pela Ferrari sua carreira perdeu o rumo, foi batido sistematicamente por seu companheiro de equipe e só voltou a andar na frente e vencer um GP quando esse se acidentou e ficou afastado do time.

    A Ferrari o demitiu antes do final do campeonato alegando absoluta falta de liderança de sua parte, gastou milhões pra honrar a multa recisória prevista no contrato e ainda outros milhões pra ter Alonso como seu substituto.

    Tudo isso no meio de uma brutal crise econômica, a indústria automobilística amargando prejuízos terríveis, montadoras ameaçando abandonar a categoria o tempo todo…

    E ele ainda quer bancar o gostoso?

    Publicado por Beatle Ed | 27/10/2009, 12:55 am
  14. Esse Beatle (espero que seja o George) é mesmo um fanfarrão e memória fraca…rsrs.

    Nesses três anos a Ferrari foi campeã de construtores em dois.
    No segundo ano o Kimi ainda fez o jogo da equipe estacionando o carro para o Massa passar e ter chances de lutar pelo campeonato, além de contribuir enormemente para o campeonato de construtores.

    Nesta temporada a Ferrari não conseguiu fazer carros competitivos ( o mínimo que uma equipe deve fazer). Mas, graças aos seus pilotos está na luta com a Mc Laren pelo segundo lugar de construtores.

    Não se esqueça: o Kimi, mesmo dispensado vergonhosamente (traído mesmo) pelos carcamanos, está segurando a onda SOZINHO sem o Massa e continua correndo feito um maluco.

    Trata-se de um grande profissional, que trabalha em silêncio, com técnica e ciência absoluta de suas responsabilidades e NÃO é um criador de casos. É um profissional exemplar. Dos melhores que eu já vi.

    Tente enxergar um pouco além. O grande investimento que a Ferrari fez no Massa poderia ter ido por água abaixo se o Kimi fosse um egocêntrico, mal caráter e brigador.

    Além de tudo isso ainda foi campeão.

    Agora, preste atenção. Preste bem atenção: tudo isso foi feito num clima de mais absoluta harmonia que nunca (eu disse NUNCA) se vê em equipes com dois pilotos em condições de ganhar títulos. Pense: porquê o Hamilton está vetando o Kimi e qualquer piloto que possa ser uma ameaça a ele? Não seria pela experiência ruim em 2007? E o que a Mc Laren fez? Enfiou o pé na bunda do Alonso porque sabe o valor de seu investimento.

    Não seja míope, meu amigo. Vc está entrando de bobeira nessa onda midiática besta, certamente encomendada pela Ferrari para justificar a sua incompetência (não conseguiram fazer carros competitivos) e falta de caráter deles (não reconheceram o valor do Kimi e ainda f.deram o dedicado Massa contratando o Alonso). Em suma, a Ferrari traiu seus dois pilotos por trinta dinheiros do Santander. E dá essas justificativas ridículas.

    O que vc queria? O que a Ferrari queria? O que a Mc Laren quer?
    Certamente que o finlandês-voador, campeão mundial de F1, agisse como um imbecil, não se desse o devido valor e se tornasse um puxa-saco, subserviente e talvez piloto-pagante, não é? Ah… e que acompanhasse a a banda Calypso em sua turnê!

    Esperem sentados!

    Ah… enquanto esperam, aprenda uma coisinha simples mas que ajuda muito: é preciso saber viver com as diferenças, afinal mesmo não sendo iguais, as pessoas podem produzir resultados iguais ou melhores.

    Certamente vc não é um George …rsrsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/10/2009, 9:39 am
  15. Vc achou engraçado o lance da banda Calypso? Pois é. São coisas de carcamanos. Pense e responda:

    O que é pior?

    a) mandar um piloto excepcional acompanhar a banda Calypso em turnê.
    b) mandar um piloto bater no muro para o outro ganhar a corrida.
    c) (antes que algum gaiato o faça) não… não… o gaiato que descubra sozinho a alternativa “c”.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/10/2009, 9:46 am
  16. Concordo parcialmente com o Coyote. Acho q a dupla Kimi/Massa deveria ter sido mantida. Resultado já tiveram. Tava td indo bem, exceto pelo carro desse ano q era um lixo no início do campeonato. Tb acho q a justificativa da Ferrari para trocá-lo por Alonso foi conversa pra boi dormir. Falasse logo q o novo patrocinador teve influência direta q ficaria mais bonito.

    E como tá demorando pra “cair” essa peça do dominó hein…Nada de Kimi, Button, Rosberg…

    Publicado por Alex-Ctba | 27/10/2009, 9:54 am
  17. Kamui Kobayashi, again!

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/14645/

    Publicado por Filho do vento | 27/10/2009, 10:07 am
  18. Kamui Kobayashi, again!

    Woohooooo… :D

    Publicado por Becken Lima | 27/10/2009, 11:20 am
  19. Anselmo ->

    Concordo com tudo que voce escreveu. Menos esse pedaço aqui

    Não seja míope, meu amigo. Vc está entrando de bobeira nessa onda midiática besta, certamente encomendada pela Ferrari para justificar a sua incompetência (não conseguiram fazer carros competitivos) e falta de caráter deles (não reconheceram o valor do Kimi e ainda f.deram o dedicado Massa contratando o Alonso). Em suma, a Ferrari traiu seus dois pilotos por trinta dinheiros do Santander. E dá essas justificativas ridículas.

    Ate agora eu gostaria de entender onde que fuderam o Massa ????

    Nada haver com o que voce escreveu Anselmo, mas o Massa ja tinha dito que ja sabia do Alonso desde o ano passado. Resumindo a decisão deve ter sido tomada em funçao do Massa ter andado o mesmo que o Kimi ou melhor (2008) e pensaram matematicamento. Bem o mesmo resultado um custa X outro XXXX melhor pagar somente X

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/10/2009, 12:01 pm
  20. Olha que diferença de postura gente.

    Não conhecia a pista no Brasil, o que era um pequeno fator desfavorável a mim porque todos os outros pilotos já tinham corrido lá. Mas agora não é o caso em Abu Dhabi. É uma pista nova para todos, o que deve me ajudar”, afirmou Kobayashi, que garantiu estar mais à vontade dentro de um carro de F1 depois de pilotar em Interlagos.

    “Estou mais familiarizado com o carro agora, assim como com outros procedimentos durante um fim de semana de corrida, como pit-stops e os dois compostos de pneus. Por isso, espero ser competitivo em Abu Dhabi. O carro vai estar forte. Lógico que vai ser extremamente difícil, mas vou fazer tudo o que puder para tentar marcar meus primeiros pontos na F1”, disse.

    Enquanto para uns tudo é dificuldade, para outros é uma facildade. Ele poderia dizer que nao tem experiencia que esta em desvantagem afinal tem pilotos com mais de 10 anos de formula 1 e etc etc.

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/10/2009, 12:24 pm
  21. Cláudio,

    Entendi seu ponto de vista.
    Mas, não vejo porque a Ferrari pensar “matematicamente”, uma vez que quando fez carros (em 2007 e 2008) ganhou o Mundial de Construtores e um de pilotos. Não ganhou os 2 de pilotos porque cometeu erros crassos (o Massa tb cometeu, claro).

    Em 2008, como não fez carros competitivos (o mínimo que uma fábrica de carros deve saber fazer), não ganhou nem um nem outro. Isso é lógica.

    Quanto à ferrar o Massa, é só minha opinião, partindo do princípio que o Kimi é um companheiro muito melhor para que o Massa possa continuar seu processo evolutivo. Talvez eu esteja errado, mas não deliberadamente. O histórico do Alonso na Renault e na Mc Laren é a base de minha opinião.

    Acrescento que o primeiro item a ser observado pela equipe na F1 de hoje é fazer um carro competitivo.

    Nesta linha de raciocínio, afirmo o Alonso não fez nada na Renault em 2008 e 2009. Porque não tinha carro, claro. Assim como o Button nada fez na Honda e o Hamilton tb não foi competitivo na Mc Laren 2009.

    A Ferrari será o mesmo fiasco da Renault se não fizer carro bom em 2010.

    Concluindo, com carro competitivo, Massa e Raikkonen dão conta do recado tranquilamente.

    Por tudo isso continuo achando que a contratação do Alonso foi apenas “traição por 30 dinheiros”.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/10/2009, 2:29 pm
  22. Com esse carro o Kimi tem poucas hipóteses e com esse motor super comilão ainda menos. Não acho que isso seja sequer a atracção da corrida. Prefiro ficar pensando onde vai terminar o Fisichella e como deve estar arrependido.

    Publicado por Ernesto Sousa | 29/10/2009, 2:11 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: