//
você está lendo...
ARTIGOS

Lewis Hamilton vs Sebastian Vettel

Qual foi a grande estrela do GP do Brasil? Diante da corajosa atuação de Jenson Button rumo ao título, ninguém teve olhos para o resto do grid. Mas a verdade é que, observando-se com mais detalhes a performance geral de todos os pilotos, Interlagos foi palco das atuações brilhantes de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Sebastian finalmente nos mostrou que, afinal, sabe ultrapassar, deixando Rubens Barrichello, que saia dos boxes pesadíssimo, para trás na aproximação do Laranjinha — trecho dificílimo para se ultrapassar por fora.

Já Lewis, foi um pouquinho melhor, conquistando um pódio largando atrás e mais pesado que o alemão da Red Bull, mas ainda assim chegando à sua frente e conquistando um pódio.

O ponto é que a maioria dos jornalistas especializados acreditam que, em um futuro próximo, a Formula 1 será dominada por esses dois pilotos. Para mim, Lewis ainda é mais habilidoso e consistente que Sebastian, mas essa temporada tem sido um reverso de expectativas para os dois, com Lewis lidando de forma brilhante com um carro aquém de seu talento e Sebastian absorvendo a grande pressão de lutar por um campeonato com um carro vencedor.

Quem dominará quem no futuro? Impossível saber, mas o vídeo abaixo é um registro raro de 2005, que trás os dois travando uma duríssima batalha pela vitória na F3 Européia. Vettel já mostrando sua já conhecida capacidade na chuva, e Hamilton mostrando o instinto assassino que já nos acostumamos.

Quem levou a melhor em 2005? Assista e descubra, é automobilismo de primeira qualidade.

Anúncios

Discussão

26 comentários sobre “Lewis Hamilton vs Sebastian Vettel

  1. Eu acho Vettel melhor que Lewis tanto dentro como fora das pistas.

    A vantagem do carro de Lewis aí na F3 era evidente. Lógico, o carro não anda sozinho, mas era infinitamente superior ao de Seba e ele segurou com bravura.

    Pilotos menos brilhantes como Di Resta e Sutil tentaram mas nao superaram Vettel.

    Esse ano Vettel cometeu erros inimagináveis ano passado. Mas tudo faz parte do amadurecimento, é o mais jovem piloto a vencer um GP, com um carro que um dia foi Minardi, levou a Red Bull à sua primeira vitória e disputou o titulo até a penultima etapa de sua segunda temporada completa, aos 22 anos.

    O curriculo de Lewis não é menos honroso, provou ser bom com carros bons e carros ruins e o mais jovem campeao mundial da história. Porém pra mim o que pesa contra Lewis é ele ser muito ‘artificial’ fora das pistas, um garoto de marketing. Vive com suas declarações politicamente corretas, mas na pista é tao agressivo que chega até a ser sujo. E aí quando se envolve em patacoadas fica com aquela cara de menino que aprontou com lagrimas nos olhos dizendo “I’m sorry”. E seu pai fica pra lá e pra cá no paddock defendendo o filho como um deslumbrado.

    Sebastian, em comparação, nem empresário tem. E quase ‘roubou’ o título de Lewis ano passado…

    Publicado por Lucas | 27/10/2009, 12:58 pm
  2. Ótimo comentário, Lucas.

    Sobre o Di Resta, que vc acha menos brilhante, ele foi campeão em cima do Vettel, dividindo a equipe com ele em 2006. A diferença é que o Di Resta não tem a Red Bull/Helmut Marko por trás como o Vettel.

    Eu gostei muito das últimas corridas do Sebastian, principalmente da prova no Brasil. Ele foi espetacular, mas menos que o Hamilton, como falo no post.

    Aqui no Brasil, gostei de vê-lo irritado, de cara amarrada, soltando palavrão no microfone da Globo, mostrando que o “baby Schumy, ou Baby Vettel — essas caretices que a imprensa inventa e os fãs embarcam — é uma atitude tão artificial quanto a do Hamilton que vc cita acima.

    Ele mostrou quee tem fome de vencer e isso me fez ter mais estima por ele nesse final de temporada…

    Engraçado essa história sobre ser um garoto de Marketing que parece estar sendo vista por um outro prisma diante da novela McLAren/Raikkonen…

    Só agora a gente vê o quanto Hamilton é um tremendo profissional, dá duríssimo para promover as marcas que adornam o seu carro e isso faz parte do papel de um piloto top.

    Publicado por Becken Lima | 27/10/2009, 1:41 pm
  3. o hamilton tinha vantagem do carro nessa corrida? e o carro que o vettel tá guiando agora? ele tem um foguete na mão, o melhor carro da F1 no momento e não consegue ultrapassar ninguém. ele tem o melhor carro e tem 3 vitórias esse ano. quantas tem o hamilton? DUAS, eu disse 2, DUAS com uma porcaria que tomava bica até ontem.

    até ontem o Vettel tava tomando pau do aleijado do webber, ninguém se lembra disso

    como disse o blogueiro, confudem profissionalismo com marketing vazio.

    Tu pode não gostar do Hamilton, mas tu num pode desmerecer o quanto o cara anda, ninguém dá pau no alonso sem ter valor e pro Vettel chegar no nível do neguinho ali vai ter que comer muita poeira.

    Publicado por Jack | 27/10/2009, 2:27 pm
  4. Nem um, nem o outro.

    O melhor piloto da nova geração é… Robert Kubica!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 27/10/2009, 2:46 pm
  5. Comparações boas são feitas quando os pilotos dispoem do mesmo equipamento e a mesma condição dentro da equipe. Assim fica complicado, são bons pilotos, não são Schumacher, Senna ou Piquet, mas podem chegar lá.

    Becken você assim vai tomar sapatada de xiitas.

    Publicado por Claudemir Freire | 27/10/2009, 3:03 pm
  6. Becken e amigos,

    Vcs podem comparar as performances de Hamilton e Vettel. É bom, empolgante… enfim.

    O que não cabe nessa discussão é dizer que qualquer um deles (ou qualquer outro piloto) foi o melhor da corrida. O melhor de todos foi o Kimi, incontestavelmente. Dêem uma olhada e vão ver que o último a fazer uma corrida igual a ele foi o Schumacher, em seu último GP, em 2006, em Interlagos.

    Mas o Kimi ainda foi melhor que o Schumacher por um detalhe: fez tudo o que fez depois de tratar como a coisa mais normal do mundo um atentado terrível que sofreu em frente aos boxes. Atearam fogo nele e no carro. Engolido por labaredas devoradoras de 5 metros (ou mais) de altura, semi-cego com gasolina nos olhos, ele mostrou o que é sangue frio. Nem parou o carro. Só aliviou um pouco o pé, avaliou a situação, e imediatamente reacelerou. Um verdadeiro Ice-man.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/10/2009, 3:23 pm
  7. Becken você assim vai tomar sapatada de xiitas.

    Estamos muito perto de 10.000 comentários… Did you got it?

    Publicado por Becken Lima | 27/10/2009, 4:01 pm
  8. Hiiiii…..

    Vamos começar a discutir o sexo dos anjos.

    5 corridas espetaculares:

    Webber;
    Kimi;
    Hamilton;
    Button;
    Vettel.

    E não enquadro na lista acima, mas tenho que destacar:

    Kobaiashi ( acho que é assim que se escreve isso).

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 27/10/2009, 4:12 pm
  9. “Estamos muito perto de 10.000 comentários… Did you got it?”

    :)

    Creio que você já postou não lembro quando que chegaria naquela data aos 2000 comentários, me corrija se estiver errado.

    Parabéns!

    Publicado por Claudemir Freire | 27/10/2009, 4:28 pm
  10. Sim, está correto… Amanhã, certamente, haverá post a respeito!

    Publicado por Becken Lima | 27/10/2009, 4:48 pm
  11. Eu acho o Hamilton melhor. No q ele é mais criticado eu vejo sua maior virtude. A agressividade, o “instinto assassino” dele é espetacular. Se tiver uma chance de ir pra cima e tentar a ultrapassagem ele vai, vide Monza esse ano e ano passado.

    Vettel tem a velocidade, mas falta ainda um pouco de amadurecimento e habilidade pra tentar uma ultrapassagem. No GP da Bahrein desse ano, aquele em q as Toyotas largaram na pole, ele tinha tudo pra vencer, pois saia em 3º com o carro 10Kg mais pesado q os ponteiros e mesmo assim, Button venceu na estratégia.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/10/2009, 4:50 pm
  12. Anselmo ->

    “Mas o Kimi ainda foi melhor que o Schumacher por um detalhe: fez tudo o que fez depois de tratar como a coisa mais normal do mundo um atentado terrível que sofreu em frente aos boxes. Atearam fogo nele e no carro. Engolido por labaredas devoradoras de 5 metros (ou mais) de altura, semi-cego com gasolina nos olhos, ele mostrou o que é sangue frio. Nem parou o carro. Só aliviou um pouco o pé, avaliou a situação, e imediatamente reacelerou. Um verdadeiro Ice-man.”

    O Schumacher ja fez o mesmo tb com o carro pegando fogo e ganhando corrida. E os 5 metros de chama e a gasolina nos olhos eu vou levar como figura de linguaguem que voce usou…

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/10/2009, 5:07 pm
  13. Off-topic ->

    Agora é sobre o Valentino Rossi.

    Para ele vale realmente aquele ditado, que temos de aproveitar as oportunidades quando elas aparecem.

    O cara agora ta pedindo para testar formula 1. so que ele no momento nao tem mais chance alguma na Ferrari. A Ferrari ja esta com piloto demais e carro de menos. Alonso e Massa. Se aprovarem o 3o Carro o Valentino teria de disputar com o Schumacher, bem esse disputar ai é so por falar ne, pq nem disputa teria rss.

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/10/2009, 5:10 pm
  14. Cláudio,

    O que eu falei é verdade.

    Olha o que o Kimi falou depois da corrida:

    ““O que aconteceu na primeira volta arruinou minha corrida. Primeiro me acertaram na primeira curva, depois, quando eu tentava passar o Webber, eu bati, e perdi a asa dianteira. No pit-stop, acabei algumas gotas de combustível em meu olho, oriundas da mangueira de combustível presa no carro de Kovalainen, então eu estava cego e em chamas – Eu ia parar, mas as chamas logo pararam. Mesmo agora meus olhos continuam ardendo, mas já estou melhor.”

    Fonte: http://www.motorpasion.com.br/competicao/kimi-raikkonen-eu-estava-cego-e-em-chamas/#more-14480

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/10/2009, 5:34 pm
  15. Aos caros colegas,

    O que eu vi no vídeo foi o Vettel dando uma aula a Hamilton de como negociar uma ultrapassagem com um carro nitidamente inferior.

    Hamilton suou muuuuuuito para conseguir passar!!!!

    Bom, de qualquer forma, esse papo de fulano é melhor que sicrano é a maior conversa fiada do mundo, afinal, sem estarem com o mesmo equipamento e tratamento na mesma equipe, quem aqui pode garantir que as condições são iguais.

    Lógico que sabemos quem são os braço-duro, mas saber quem é o melhor, é puro chute regado à paixão!!!

    Na F1 atual, o piloto é apenas 30% da performance, trabalho de equipe e carro são os outros 60%, portanto, e ainda mais difícil de dizer. No final, esse post é só mesmo para chegar ao número 10.000 pretendido pelo Becken.

    Para não falar que eu fiquei em cima do muro, na minha opinião, se voltar com a mesma habilidade de antes, o melhor de todos é Massa, seguido de muito, mas muito perto mesmo por Vettel, Alonso, Hamilton e Kimi nessa ordem.

    Publicado por Cassius Clay regazzoni | 27/10/2009, 6:04 pm
  16. Essa geração atual é muito boa.

    Hamilton, Vettel, Rosberg, Kubica, Massa, Alonso, Sutil, Glock, todos bons pilotos.

    Os velhinhos são Kimi e Button, que acabam de chegar aos 30 anos…

    Quanto a Lewis e Vettel, ambos são muito bons, é uma questão muito pessoal a escolha entre os dois.

    O Alemão na minha opinião erra menos e parece ter uma velocidade absoluta. Largando na frente dificilmente perde, é rápido e constante. Só não é muito agressivo nas ultrapassagens. Não sei se é uma caracteristica do seu carro, mais não lembro de uma grande manobra do Vettel na sua carreira. O becken falou da ultrapassagem sobre o Rubens, mais aí não vale muito, o brasileiro saía do box, com o carro pesado e pneus frios…Nesse aspecto o Vettel lembra muito o Prost…

    O Inglês ainda tão novo é campeão do mundo. Não é uma promessa de grande campeão, é um fato, não uma promessa. Seu nome já está escrito nos registros como campeão. Rápido, agressivo, até meio arrogante…Fez nessa temporada seu melhor ano na F1. Teve um carro ruim boa parte do tempo, mais nunca esmoreceu, motivou a equipe e quando teve oportunidade venceu com categoria. Até no capacete amarelo lembra o Senna…

    Fora das pistas prefiro o estilo do Vettel, dentro das pistas gosto mais do Lewis.

    No final, o que vale é dentro das pistas né ?

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 27/10/2009, 6:47 pm
  17. Ao contrário do que estão dizendo, acredito que teremos, sim, muitas ultrapassagens em Abu Dhabi.
    Vejo 4 equipes fortes pra essa corrida: McLaren, Brawn, RBR e Ferrari. As pistas que mais se parecem com a Yas Marine é a da Hungria(onde vimos Mclaren e Ferrari bem fortes) e a de Cingapura, onde vimos a RBR forte. Apesar de q isso foi devido a suspensão duríssima dos touros vermelhos enfrentar bem as ondulações e, tb por conta da pista mais fria pela falta do calor do sol.
    Sendo assim, temos uma grande chance de vermos Lewis contra Vettel, cada um com uma motivação diferente, um lutando pelo vice campeonato e outro pelo 3º lugar de construtores.

    Publicado por Leandro Magno | 27/10/2009, 7:43 pm
  18. “Na F1 atual, o piloto é apenas 30% da performance, trabalho de equipe e carro são os outros 60%, portanto, e ainda mais difícil de dizer.” Cassius Clay regazzoni

    Qual a fórmula q vc usou pra chegar aos 30% ?

    Mas concordo em termos qdo vc diz q só podemos comparar se estiverem na mesma equipe, tipo Senna e Prost, porém Senna foi comparado a Mansell e Piquet apesar de nunca terem sidos companheiros de equipe. Partindo dessa lógica podemos dizer q Hamilton é melhor do q Alonso? Ainda acho o Alonso melhor, mas quem levou a fama de ter tomado pau foi o espanhol apesar do favorecimento da equipe.

    Acredito q os vinte ou mais pilotos de uma temporada podem ser comparados, levando em conta é claro o eqpto q eles dispõe mas , as condições dos GPs, permitem um parâmetro pra avaliar o desempenho de todos os pilotos e compará-los, especialmente pelos tempos das voltas e ritmo de corrida, além de separar os agressivos, os q gostam de brigar por posição na pista, tipo o Massa, Hamilton, Alonso, Kubica e os mais cerebrais como Button, Raikkonen, Webber, Heidfeld etc e o Vettel e Rosberg com esse grande potencial.

    Button quando foi preciso tb fez boas ultrapassagens com o avião da Brawn do início da temporada enquanto Vettel se atrapalhava um pouco e o Barrica não percebia q o freio do Button era o melhor q ele poderia usar e perdia tempo e terreno. Rubinho era um piloto agressivo q fazia muitas ultrapassagens no seu calvário pela Ferrari, só q de uns tempos pra cá tem se enrolado um pouco, vide o GP do Bahrein em q ele demorou umas cinco voltas pra passar o Nelsinho.

    Mas no final de tudo o q vai ficar em termos de comparação entre pilotos, serão os números da carreira de cada um.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/10/2009, 9:59 pm
  19. Leandro,

    Tomara que vc tenha razão, para o bem de todos.
    particularmente, acho que aquele circuito foi feito no estacionamento de algum hipermercado… coisa mais sem graça. Só ostentação e nada mais.

    Esse povo acha que charme e elegância estão à venda na boutique da esquina. Dá dó.

    Mas, repito, tomara que vc tenha razão e que a corrida seja arrepiante.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/10/2009, 11:17 pm
  20. No ano passado, em um antigo blog, fiz um texto falando sobre a atual geração da F-1. Esta geração não terá um grande pilar, como foi Michael Schumacher durante o auge de sua passagem pela F-1.

    Robert Kubica, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton, Felipe Massa, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen. São seis nomes fortíssimos, e provavelmente estou esquecendo alguém. Metade dessa lista já tem título mundial, e a outra metade tem tudo para conseguir ao menos um título.

    Mas é claro, dos garotos, Hamilton e Vettel são os expoentes e a garantia de que a F-1 continuará em altíssimo nível nos próximos anos.

    (E você continua com sua birra com o alemão, né? “Mostrou, finalmente, que sabe ultrapassar”… hahaha)

    Abraço, véio!

    Publicado por Hugo Becker | 27/10/2009, 11:18 pm
  21. “Para mim, Lewis ainda é mais habilidoso e consistente que Sebastian, mas essa temporada tem sido um reverso de expectativas para os dois, com Lewis lidando de forma brilhante com um carro aquém de seu talento e Sebastian absorvendo a grande pressão de lutar por um campeonato com um carro vencedor”

    Eu até já estava estranhando a falta da latria hamiltoniana. Mas afinal a técnica do Becken é postar 2 faz de conta e voltar ao seu tema preferido.

    Publicado por Jair Gonçalves | 28/10/2009, 8:25 am
  22. Eu até já estava estranhando a falta da latria hamiltoniana. Mas afinal a técnica do Becken é postar 2 faz de conta e voltar ao seu tema preferido.

    Estamos pertinho dos 10.000 gente, vamos lá… ;D

    Publicado por Becken Lima | 28/10/2009, 8:39 am
  23. O que vi foi muita competitividade, algo que ainda espero ver de novo na F1.

    Publicado por Iomau | 28/10/2009, 9:30 am
  24. Penso que Vettel ainda é uma promessa…precisa amadurecer e errar menos sob pressão.

    Teve dificuldades para bater um companheiro de equipe já veterano e que nunca havia vencido na F1.
    É um grande talento a ser desenvolvido.

    O Hamilton já é uma realidade… no ano de estreia enfrentou Alonso de igual para igual e conseguiu um vice (o que não é pouco para um calouro); no ano seguinte venceu o campeonato sozinho,sem a ajuda direta do companheiro de equipe (ao contrário do Kimi).

    É um grande piloto que continua em franco desenvolvimento.

    O link abaixo é um breve resumo de suas atuações na F1….

    [ ]´s

    Publicado por Marcio Ricardo | 29/10/2009, 8:44 am
  25. “sem a ajuda direta do companheiro de equipe (ao contrário do Kimi).”

    Pelo contrário, foi ajudado em todas as etapas pelo Kovalainen ser tão ruim… rs…

    Falando sério, em Hockenheim-2008 o Kova deixou ele passar o que creio eu ter sido fundamental para aquela vitória porque uma volta ou duas que o Kova segura ele atrás, talvez não desse tempo de pegar o Nelsinho. No fim foi fundamental para o campeonato.

    Publicado por Lucas | 29/10/2009, 10:54 am
  26. Comparar pilotos em teams diferentes é sempre polémico. Neste caso com KERS e sem KERS. Acho que ao Vettel faltou um pouco de sorte, leia-se fiabilidade do carro. Mas o Hamilton também não teve um carro competitivo muitas vezes. Acho de qualquer forma o alemão mais a caminho da maturidade do que o Lewis se compararmos tempos de F1 e casos sucedidos. Ambos são bons e muito rápidos. De qualquer forma acho que o Lewis desperdiçou mais nessa época do que o Vettel se pensarmos que a McLaren foi muito competitiva em algumas pistas e mesmo sendo um mau carro esse ano, tem o motorzaço da mercedes que em termos de performance / consumo é um factor determinante.

    Publicado por Ernesto Sousa | 29/10/2009, 12:42 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: