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O visual dos carros em 2009

ferrari 2008 vs 2009

Mais de um ano depois da aparição da primeira asa traseira seguindo as especificações aerodinâmicas de 2009, ninguém parece mais lembrar-se da celeuma causada pela aparente feiúra daquele novo conceito.

Eu fiz uma comparação fotográfica entre os carros que achei mais bonitos em 2009 e os seus predecessores de 2008 e devo admitir que, depois do choque inicial daquela asa traseira da Williams, a geração desse ano já salta aos meus olhos com carros mais bonitos.

Sim, a asa dianteira continua monstruosamente anti-estética e berrante, mas a limpeza dos penduricalhos aerodinâmicos fez um bem danado à estética geral dos carros.

E vocês, o que acham?

mp4 2008 vs 2009

RBR 2008 vs 2009

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Discussão

21 comentários sobre “O visual dos carros em 2009

  1. Vc deveria ter colocado MP4-23 depois das orelhas de coelho.



    Era ainda mais monstrengo.

    Publicado por Leandro Magno | 08/11/2009, 8:52 am
  2. Bom dia, Becken e amigos.

    Acho que os carros ficariam bonitos com as asas dianteira e traseiras dos modelos 2008 e isentos dos apêndices aerodinâmicos, como os modelos 2009.

    Tomara que os modelos 2010 sejam assim (torcida inútil).

    Aliás, por falar em modelos 2010, vc acha que as alterações a serem feitas para para aumentar a capacidade do tanque de combustível serão visíveis?

    Considere também que talvez essa mudança (aumento do tanque) acarrete a necessidade de outras, relativas à aerodinâmica, buscando eficiência e competitividade com o tanque cheio e vazio, passando pelos estágios intermediários.

    Becken, permita-me um off topic. Se achar conveniente, apague.
    O lance é o seguinte: eu gostaria muito de ver o Kobayashi correndo em 2010, sô.
    Olhe e veja a saia justa em que se meteram as equipes e todos os envolvidos na F1. O cara fez chover em duas corridas com um carro que todos diziam não valer nada e de repente não vai correr porque não tem dinheiro?

    Putz… e a competitividade, não importa? Quer dizer que a F1 é mesmo um negócio (vários negócios) que tem como apelo uma competição, cujos princípios não se aplicam? Olhe, eu vejo muitos colegas que tem a opinião de que a F1 é “superior” ao Futebol. Muitos falam com conhecimento de causa e têm essa opinião. Outros falam isso por puro preconceito.

    Não importa, preconceito ou não, conhecimento de causa ou não, o fato é que o Futebol também é um negócio com apelo numa competição, tal e qual a F1. Só que no futebol a competitividade existe. Jogador nenhum paga para jogar e, como regra geral, são os melhores (os Kobayashis) que jogam.

    Quer um exemplo? Lionel Messi, do Barcelona. O Barça investiu nele desde os 12 anos.

    Abraços.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/11/2009, 9:00 am
  3. Nem se comparam.

    Os carros de 2009 ganham de lavada aos meus olhos mais pelos seus belos ângulos retos, principalmente das asas, do que da sua falta de penduricalhos, o que tb os torna mais bonitos.

    Eu particularmente os achei bonitos desde o princípio, principalmente pela mega-asa dianteira.

    Publicado por Daniel Gomes | 08/11/2009, 9:01 am
  4. Pô, é curioso né, fiquei com a mesma impressão que você teve… acho os carros de 2009 mais bonitos e elegantes, de forma geral, mas a McLaren ganha de lavada do resto…

    É curioso, porque no começo do ano, quando os novos carros começaram a aparecer, achamos tudo tão horrendo e desproporcional, a asa dianteira “limpa trilho”, a asa traseira deixando o carro com aspecto de All Star de cano alto (lembra disso?)…

    Acho que os carros deste ano ficaram com aspecto meio retrô, tipo metade da década de 90. E ano que vem esta impressão deve aumentar ainda mais, já que provavelmente os carros serão mais largos em função do maior tanque de combustível, e os pneus dianteiros serão menores e mais estreitos que os traseiros.

    Vai ficar bem parecido com o carro do cara que está lá no meu blog…

    Abraço!

    Publicado por Hugo Becker | 08/11/2009, 9:52 am
  5. Não, essas asas de 2009 são muito desproporcionais, a traseira parace um carrinho de supermercado! E não houve uma prova esse ano sem que tivéssemos alguém entrando nos boxes pra troca-las.

    Publicado por Beatle Ed | 08/11/2009, 10:52 am
  6. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Gosto mais dos atuais, aquele festival de asinhas, penduricalhos e afins só ‘poluia’ o visual e justificava a ‘barbeiragem’ dos projetos, pois tinham que compensar alguma falha ou mesmo erro e fabricar alguma forma de produzir maior velocidade.
    Tirando as asas dianteiras, que ainda me parecem muito estranhas, o restante dos carros ficou bem melhor…

    Publicado por Edgard | 08/11/2009, 11:02 am
  7. Ainda acho feio.

    Só me acostumei mais com a feiura que, para mim, tem como causa a enormidade da asa dianteira em contraste com a rabetinha traseira. A única coisa que melhorou foi a ausência de penduricalhos que deixavam o carro parecendo uma mistura de porco-espinho com uma vaca.

    A propósito, mudaram a configuração aerodinâmica dos carros para permitir ultrapassagens, pegas, etc, e não seu viu muita coisa de melhor.

    Queria saber porque é que em todos os demais campeonatos de fórmulas do planeta segue-se com as tendências aerodinâmicas de sempre sem prejuízo de disputas acirradas.

    Hoje mesmo fiquei encantado com uma prova da Super-Liga em Jarama na Espanha. Muitas ultrapassagens, carros no vácuo, disputas ombro a ombro e aquele clima tosco da F1 dos anos 80. Uma maravilha.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 08/11/2009, 12:53 pm
  8. Apesar do visual limpo eu preferia os apêndices aerodinâmicos. Aquilo só estava no começo, não tinham limites para aquelas lâminas cortando o ar de forma cada vez mais eficientes. Seria interessante acompanhar a evolução e ver até onde a imaginação do homem poderia transformar os chassis dos bólidos. Os carros até 2008 tinham o visual de verdadeiros guerreiros e os pilotos de gladiadores.

    Vamos ver as soluções q a engenharia vai conseguir desenvolver para um tanque maior e um carro mais pesado no início das provas. Que o melhor projeto dite a moda para 2010. Pq dois ou três acertam a mão e todo mundo vai na onda, copiando o projeto mais eficicaz. O visual limpo e elegante tb sujere modernidade e depois de um tempo vc acaba se acostumando. Igual aquela lanterna esquisita do peugeot 207, depois de um tempo a nós nos acostumamos com o visual.

    Publicado por Alex-Ctba | 08/11/2009, 3:00 pm
  9. aonde lê-se “eficicaz”, entendam eficaz.

    Publicado por Alex-Ctba | 08/11/2009, 3:02 pm
  10. Assino em baixo do que o Luiz Carlos disse. A única melhora é a ausência dos penduricalhos, mas ainda acho mais bonitos os modelos sem a asa “limpa-trilhos” e com asa traseira mais baixa.

    Quanta a questão das ultrapassagens, eu acho que a adoção do difusor-duplo prejudicou muito pois os carros ganharam pressão aerodinâmica o que é o oposto do que se queria com as novas especificações das asas no carros.

    Anselmo, também ficarei revoltado se um garoto talentoso como o Kobayashi não conseguir vaga próximo ano por falta de dinheiro. Pois afinal, a F1 é um misto de negócio e esporte ou somente negócio? Tento acreditar que seja a primeira opção.

    Publicado por Flavio | 08/11/2009, 5:40 pm
  11. Eu continuo preferindo, infinitamente, os carros de 2008. Os winglets não fazem falta, mas a asa dianteira menor e asa trasiera mais larga e baixa dá mais impressão de velocidade e agressão ao carro, o que faltou nos bólidos desse ano. Olhem os ultimos dois carros da BMW – o de 2008 parece que está rápido mesmo quando está parado, já o de 2009 parece parado mesmo quando está andando. Quando vi o protótipo do F1.09, a primeira coisa que pensei foi “essa coisa anda?! parece que vai ser quebrar quando chegar a 200km/h!”

    As asas de 2008 davam um “charme” ao carro, e nunca engoli essa de que a configuração de 2009 ia melhorar as corridas – nas outras fórmulas elas são pequenas na frente e largas atrás, nem por isso os carros deixam de se ultrapassar. O problema é outro…

    E também para ser mais do contra, acho o MP4/24 um dos carros mais feios de 2009. Achei aquele bico arredondado horrendo, e a frente parece totalmente fora de sincronia com a traseira. Gostei mesmo foram dos carros da Toyota – muito harmônico da dianteira à traseira, e as pecinhas que seguram a asa dianteira ficaram legais bem na ponta do bico – e da Red Bull.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 08/11/2009, 6:22 pm
  12. Estou com o Alex e o Guilherme. Gosto mais dos carros de 2008. Queria ver onde aqueles aparatos aerodinâmicos iria parar.
    Também nunca engoli a historia de que aumentaria as ultrapassagens. Ultrapassagem não é uma característica da Fórmula 1. Por isso elas devem ser tão comemoradas quando ocorrem, e Pilotos como o Lewis são fora de série.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 08/11/2009, 9:35 pm
  13. Era o que estive pensando no GP do Brasil, quando lembrei que já havia me acostumado com essas aberrações.

    Ainda continuo preferindo os de 2008. Apesar de poluídos demais, com asinhas demais, tinham linhas mais proporcionais.

    A melhor “solução estética” (leia, menos esdrúxulo) ficou a Mclaren. Seguida de Williams e Ferrari. Contudo, uma coisa é certa, independente dos anos: Essas calotas são a gota d’água.

    Saudades dos aros e das imagens dos freios encadecentes nas freiadas…

    Publicado por Bruno Said | 09/11/2009, 1:03 am
  14. É verdade, a Ferrari começou com essas calotas e como traziam resultado, todo mundo copiou. Na F1 sempre é assim. Agora em relação a regra q introduz um tanque maior, não sei até q ponto um carro mal nascido pode “copiar” soluções de carros vencedores. Vamos aguardar pra ver o q esses carros de 2010 vão apresentar de inovador.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/11/2009, 9:46 am
  15. Acho que se a idéia era “limpar” os carros de apêndices aerodinâmicos, talvez seria melhor apenas limpar mesmo, e não forçar novas medidas para as asas.

    O carros poderiam voltar as configurações dos anos 90, que já estaria de bom tamanho. Naquela época alguém falava de “turbulência” dificultando ultrapassagens? Pelo contrário, era uma faisquêra só saindo dos assoalhos, e vácuo puro.

    Às vezes se complica em vez de simplificar.

    Publicado por Iomau | 09/11/2009, 10:04 am
  16. As calotas aerodinâmicas foram abolidas do campeonato de 2010 por um acordo com todas as equipes, e dessa vez a Williams não está contra.

    Os carros de 2009 são horríveis, e os de 2010 serão maiores e com pneus dianteiros de menores, vai ser pior ainda.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/11/2009, 11:14 am
  17. Becken,

    Eu quando vi a primeira vez também achei tudo muito estranho, mais depois de um ano os carros anteriores é que agora parecem achatados.

    Gosto muito de design atual dos carros, embora a partir dos retrovisores começaram a surgir novamente os penduricalhos.

    Iomau,

    Você se refere aos anos 80.

    A partir do início dos anos 90 os ganhos provocados pela frente elevada dos carros geraram uma enorme pesquisa aerodinãmica nessa área, que evoluiu muito a partir de então, com a consequente diminuição das ultrapassagens.

    Esse ano melhorou, mais ainda há muito para se fazer até que tenhamos corridas onde os pilotos possam realmente andar no vácuo e tentar fazer ultrapassagens.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/11/2009, 12:30 pm
  18. …pode até ser, mas Spa, Interlagos, Montreal e Indianápolis sempre proporcionaram ultrapassagens, inclusive com pista seca, independente da configuração do carro.

    Mas realmente as mudanças aerodinâmicas reduziram muito as ultrapassagens na F1. Eu lembro o Mansell de Ferrari, largando de 13º na Hungria em 89 e vencendo a corrida depois de fazer várias ultrapassagens. Senna tb nessa mesma pista travada em 90 chegou em 2º depois de vir de trás. Até em Barcelona tinha ultrapassagens. Quem não se lembra do roda a roda de Senna e Mansell no retão ?

    Publicado por Alex-Ctba | 09/11/2009, 2:07 pm
  19. QUando ele da a entender que cresceu volta a mesma. È incrivel…

    Perfis falsos e comunidades ofensivas sobre Rubens Barrichello no Orkut deverão ser retiradas do ar pelo Google, de acordo com decisão publicada no Diário Oficial de São Paulo, nesta segunda.

    Caso descumpra a medida cautelar que exige a retirada do conteúdo online da rede social, a empresa sofrerá multa diária de R$ 1 mil. O Google deve ainda pagar indenização por danos morais. O valor, atualizado desde que a ação foi impetrada, pode chegar a mais de R$ 1,2 milhão.

    Em uma busca rápida no Orkut, é possível ver 91 comunidades, como “Tartaruga Barrichello”, “Detesto Rubens Barrichello” e “Barrichello é uma lesma”, além de 348 perfis como se fossem do próprio piloto.

    Publicado por Claudio CArdoso | 09/11/2009, 4:36 pm
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    Publicado por David | 10/11/2009, 1:06 am
  21. Os carros de 2008 estavam horríveis com todas aquelas asas… mas os aerofólios dos bólidos de 2009 são muito feios. Claro que no final todos nós nos acostumamos, mas que a combinação “asa traseira de f3” com “limpa trilhos” não tem como ficar legal. E o pior é que não fez muita diferença para as ultrapassagens. E nem teria como fazer, tamanha a evolução dos freios atuais.

    Mas… sempre tem como ficar pior. Lembram da idéia da asa bipartida?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/11/2009, 9:14 am

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