//
você está lendo...
ARTIGOS

Barrichello vs Google

IMAGEM: Brawn GP/Divulgaçãobaricagoogle

A minha memória virtual particular, o Google, está sendo obrigado a retirar todo o conteúdo ofensivo a Rubens Barrichello postado no seu site de relacionamentos, o Orkut, sob pena de multa diária de mil reais a cada dia de atraso na ação e mais uma indenização por danos morais de 850 mil reais.

A ação corre desde 2006 e a companhia não tomou qualquer atitude com relação ao conteúdo ofensivo, mas essa medida cautelar publicada pelo Diário Oficial caberá recurso, o que significa que teremos desdobramentos.

Não vou cair na tentação de comentar o processo, mas é curioso que eu tenha lido uma entrevista recente na revista Info Exame de um desses gurus da internet, o escritor inglês Andrew Keen, e ele, honrado o seu sobrenome, faz este interessante comentário sobre a internet que encaixa bem no caso:

Na minha opinião, a pior coisa da internet é o anonimato. O ocidente é um lugar livre, você pode dizer o que quiser. Mas a internet está crescendo como uma mídia responsável, nos temos de ter responsabilidade por nossas visões. O anonimato é inaceitável, faz a internet ser corrosiva. Se você não gosta de alguém e escreve sobre ela, tudo bem, mas diga quem você é. Penso que devemos cultivar mais a cultura da responsabilidade no mundo online.

— Andrew Keen, escritor inglês

Anúncios

Discussão

33 comentários sobre “Barrichello vs Google

  1. O mais engraçado é que a indenização (que pode chegar a R$ 1,2 milhão com o retroativo) será quase o mesmo valor do salário de Barrichello na Brawn, algo em torno de R$ 1,7 milhão…

    Publicado por Willian | 10/11/2009, 6:38 am
  2. Perfeito o comentário do Andrew Keen.

    Democracia não é apenas ter o direito de dizer o que quer, mais é também o dever de se responsabilizar pelo que foi dito.

    Essa semana, na segunda assiti durante a madrugada o filme Olga, na Globo. Acabado o filme fui para a internet pesquisar sobre Luís Carlos Prestes.

    Achei uma entrevista dele, de 1986, no Roda Viva da TV Cultura. Num determinado momento ele condena a ação da censura no Brasil. Questionado sobre a censura na URSS, aí ele muda de idéia e diz que “lá na Rússia eles estão preservando a população de idéias contrárias aos interesses dessa mesma população”, afinal eles, os lideres, eram responsáveis pelo que é bom e ruim para o povo.

    Um comunista com pensamento facista…

    Não podemos aceitar que a internet seja um meio de comunicação facista…

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/11/2009, 12:02 pm
  3. Como sempre, Barrichello perde mais uma chance de sair por cima, achei que ele tivesse mudade, mas, pelo visto, continua o mesmo.

    O cara é figura pública e tem de aprender a conviver com as gozações, apelou perdeu.

    Ao processar a galera que fala mal dele, apenas dá visibilidade a essas pessoas. Ah… será que ele vai me processar também…rs…

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 10/11/2009, 12:10 pm
  4. Zoado ou não, sempre atrás do alemão!

    Publicado por Fernando-ric | 10/11/2009, 12:37 pm
  5. Na realidade eu nao acho que o problema seja o anonimato na internet.

    O problema hj é a banalizaçãos dos processos na justiça.

    Venhamos e convenhamos, Imagina se cada um de nos for processado por ter falado mal de alguma coisa como forma de opiniao pessoal. Vao ter de fechar esse Blog aqui, Imagina o que falamos mal do Galvao Bueno heim !!!

    Acho entao que as comunidades do Orkut (nao gosto e nao tenho orkut) perdem a razao de existir. Pois nao podemos mais nos associar nos locais onde tenhamos nosso ponto de vista convergente.

    Outra coisa, Nao existe mais o direito de livre expressao ? As pessoas nao podem mais se reunir por nao gostar de alguem ?? EU nao tenho o direito de escrever que acho o Barrichello um LERDO e um BABACA ?

    O que esta se confundindo é um TEXTo jornalistico, com textos de opinioes pessoais em locais de diversao (afinal orkut nao é o New York Times). O BABACA do Barrichello nao vai deixar de ser zoado na boca do povo, nos escritorios, aqui no comentarios(ao menos por mim) no dia seguinte as corridas, simplesmente pq nao se pode falar mal dele no orkut.

    ELE vai continuar sendo uma pessoa que nao tem o respeito do grande povo, vai continuar sendo uma persona nao grata no meio publicitario.

    Publicado por Claudio CArdoso | 10/11/2009, 12:43 pm
  6. Agora ele é contra a liberdade de expressão também… ai meu Deus.

    E se a gente resolvesse processá-lo por propaganda enganosa, que ele vem fazendo de si próprio há tantos anos?
    Tem algum advogado na casa?

    Publicado por Ron Groo | 10/11/2009, 1:08 pm
  7. Lembrem que o processo não foi apenas contra as gozações de cerca de 90 comunidades, mas contra 300 perfis fakes dele.

    Alguém aqui gostaria de ter um perfil fake? Alguém que fingisse ser você? Por mais incrível que possa parecer, há muitas pessoas que acreditam que aquele perfil é mesmo do piloto…

    Será realmente justo enganar essas pessoas? Ou até fazer algo pior com elas?

    Pensem antes de criticá-lo por mover essa ação. Pensem se vocês, na posição dele, não fariam a mesma coisa.

    Publicado por Willian | 10/11/2009, 1:44 pm
  8. Willian ->

    Acho que nao é so o Barrichello que tem perfil fake.

    E numa boa, voce esta realmente acreditando que ele esta fazendo isso pelas pessoas que acham que estao falando com ele ?

    E se realmente ainda fosse esse altruismo todo, pq tirar as comunidades ?

    Desculpa, mas to achando uma ingenuidade isso heim :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 10/11/2009, 1:54 pm
  9. Como eu suspeitava

    Bem o Schumacher tem mais de 1.000 perfis e olhem que interessante até o Ayrton Senna tem perfil.. O Alem tb usa Orkut.

    Tem de tirar o perfil de todos eles tb ?

    Acho até um atentado a inteligencia de qualquer um, colocar Rubens Barrichello no orkut aparecer 30 perfis e alguem achar que os 30 sao dele…

    Publicado por Claudio CArdoso | 10/11/2009, 1:58 pm
  10. “Outra coisa, Nao existe mais o direito de livre expressao ? As pessoas nao podem mais se reunir por nao gostar de alguem ?? EU nao tenho o direito de escrever que acho o Barrichello um LERDO e um BABACA ?”

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    Como que alguém vai se defender contra babacas anônimos? É isso que o Direito apresenta: você fala o que pensa, mas será responsável por exageros. Engraçado que esse povo que reclama da suposta violação da liberdade de expressão esquece que a mesma é atrelada à vedação do anonimato.

    Publicado por Andy | 10/11/2009, 2:00 pm
  11. Todos tem o direito de opinar sem nenhuma forma de censura.

    Certo, mas divulgar suas opiniões e não se responsabilizar por elas é outra coisa, e é disso que o Andrew Keen disse em seu texto e concordo com ele.

    O Orkut é uma ferramenta de difamação, prostituição e confusões, que usa a tal privacidade dos seus usuarios para se protegerem, e assim bandidos, pedófilos e traficantes ficam livres pelo anonimato.

    O que o Barrichello fez, a mim pouco importa, o que importa é que seja colocado em pratos limpos o que está acontecendo na internet, que haja leis que protejam, mas também coíbam o infrator, sem que seja necessário meses de processo por quebra se sigílo dos internaultas.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/11/2009, 2:08 pm
  12. Sirlan,

    Eu nem vou entrar nessa discussão de censura. Sou contra e pronto. O processo do Barrichello eu não conheço, por isso não vou comentá-lo.

    Sobre Luis Carlos Prestes, entendo que vc confundiu as coisas. Não houve mudança na opinião do entrevistado. Ele é contra a censura num regime capitalista onde prevalece a liberdade e a livre iniciativa. Eu concordo, porque isso é contraditório.

    Ele é a favor da censura num regime comunista. Certo ou errado, não há aqui a contradição apontada por ele no regime capitalista.

    O que não faz sentido é pretender que as regras do regime capitalista prevaleçam no regime comunista e vice-versa, senão não haveria distinção entre os regimes. Seriam ambos comunistas ou capitalistas ou um tertium genus.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/11/2009, 2:09 pm
  13. Esclarecedor o seu comentário, Andy!

    Publicado por Becken Lima | 10/11/2009, 2:11 pm
  14. Andy ->

    È por conta de interpretações dessas que vemos cada vez mais os absurdos cometidos pelo judiciario.

    Me desculpa, mas querer utilizar isso para um bate papo de pessoas em comunidade na internet, beira o Absurdo…

    È O mesmo entao que querer andar na rua, no escritorio com um gravador gravando as conversas de todo mundo para depois processa-las, por conversas de nada a lugar algum.

    Alguem em sã consciencia acredita que existe algum cunho de seriedade ou texto jornalisticos em uma comunidade do ORKUT ? Que é diferente de um bate papo de uma roda de amigos ?

    È completamente diferente se eu estivesse dando uma entrevista pro Jornal o Globo para um site de noticias e eu por exemplo dissesse que o Rubens é viado. Ai sim tem todo o direito de me processar, que por sinal alias, o Proprio SCHUMACHER poderia ter feito com aquele cara sem noçao que fez isso numa festa da propria Ferrari onde ele era um Convidado, mas por entender que ele é um nada que o nada nao iria ofender e modificar em nada a carreira e o conceito que as pessoas tem dele deixou pra la.

    Agora querer que num lugar de bate papo de botequim proibir as pessoas de falarem mal dele é o ABSURDO.

    É publico e notorio que é IMPOSSIVEL controlar a internet. (GRAÇAS A DEUS)

    SABE O QUE È ISSO !!!! QUERER GANHAR O RESPEITO DAS PESSOAS NA MARRA. È coisa de alguem que nao é respeitado e é um PUTA RECALCADO (minha opiniao de forum intimo, sem nenhuma comprovação com laudo psicologico ou psiquiatrico, antes que apareça algum advogado dizendo que ofendi a honra do Barrichello e queira me processar porque é amigo dele)

    Publicado por Claudio CArdoso | 10/11/2009, 2:13 pm
  15. É isso aí, Andy, liberdade de expressão é o que pessoal faz aqui por exemplo, com nome, e-mail…

    Que liberdade seria essa na qual não se mostra o rosto? Se continuarem defendo isso, as redes sociais continuarão repletas de spammers e fakes. Será que esse deve ser o objeto de uma rede social?

    Cardoso, claro que o Rubens não tirou do ar pensando nas pessoas que conversam com os fakes pensando ser o piloto de verdade.

    O problema (ou melhor, o legal desse mundo imenso) é que cada pessoa tem um modo próprio de pensar. Ele não gosta desse tipo de coisa e tem todo o direito disso.

    Estão ofendendo ele. E são ofensas muitas vezes injustificáveis. Palavras de baixo tom e, por vezes, até mesmo ameaças em comunidades do Orkut.

    Defendem isso e depois reclamam quando acontece até mesmo tragédias como de torcidas organizadas que reclamam de jogadores e depois atiram pedras neles.

    Se o Google tomasse uma atitude, episódios assim seriam evitados. Quem esconde a cara para expressar a opinião é porque tem algo a temer e sabe que está fazendo algo errado.

    Publicado por Willian | 10/11/2009, 2:18 pm
  16. O que o Barrichello fez, a mim pouco importa, o que importa é que seja colocado em pratos limpos o que está acontecendo na internet, que haja leis que protejam, mas também coíbam o infrator, sem que seja necessário meses de processo por quebra se sigílo dos internaultas.

    Exato, Claudemir. Somente dessa forma vai acabar essa bagunça. Há inúmeros crimes na internet justamente por causa do anonimato.

    Cardoso, se você não sabe o perigo que uma ferramenta como o Orkut pode causar, eu sugiro que leia a seguinte matéria:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/01/23/crimes+no+orkut+crescem+240+em+6+meses+diz+ong+3588041.html

    Publicado por Willian | 10/11/2009, 2:22 pm
  17. Willian li a materia que voce “linkou”

    Ainda segundo a ONG, os crimes que apresentaram maior crescimento foram os de racismo (167,2%), homofobia (131,4%) e pornografia infantil (62%). Os números foram obtidos por meio de denúncias de usuários do site à ONG.

    Acho que nada disso ai é parecido com o caso do Barrichello. Ja viram a quantidade de perfil que existe no orkut de qualquer pessoa publica ??

    Sinceramente entao a soluçao será para se criar um perfil, será necessario enviar copia do Passaporte pro Google, mais comprovante de endereço e coisas do tipo.

    Agora ocupar a justiça que nao consegue, nem prender estelionarios, assassinos confessos (como o jornalista Pimenta) querer que essa mesma justiça se preocupe com o que falam do Barrichello me perdoem, mas é muita falta do que fazer.

    O Campeao de processos entao, é o Galvao Bueno, vou fazer Advocacia e convencer o Galvao a processar todo mundo, ele nao precisa nem me pagar honorarios, so quero os 10%.

    Becken – > voce vai ter de fechar o blog daqui a pouco, pois pode-se interpretar que voce promove um meio em que se permita que se fale mal das pessoas sem a devida comprovacao, e mais que isso voce incentiva a medida que nao tem controle nem checa a veracidade dos e-mails aqui inscritos.

    Nao seise alguem aqui acompanhou, mas saiu uma materia onde diz que Hackers invadiram o sistema de um Ministerio brasileiro e alteraram a senha do servidor e pediram um valor para reabilitarem o sistema da forma original. Bem rastrearam e descobriram que o IP veio la do leste Europeu.

    Pergunto eu. Deu em alguma coisa ? Isso é mais importante do que falarem mal do Barrichello ? Qualquer entendido em informatica sabe que existe inumeras formas de se modificar o IP

    ISSO SIM é um crime e coisas que devemos nos preocupar com a internet, e nao se falam mal de A ou B.

    SE formos continuar dessa forma, e como o direito diz que todos somos iguais perante a lei, vai ser permitido processar o coleguinha da escola que falar mal do outro no Twitter.

    Publicado por Claudio CArdoso | 10/11/2009, 2:39 pm
  18. Concordo em totalmente com a opnião do Andy.

    Liberdade é algo diretamente ligado a responsabilidade.

    Anselmo,

    Já li alguma coisa sobre o Prestes, e o admiro pelo seu raciocínio bastante linar naquilo em que acreditava, diferentemente dos “novos” representantes da “dita” esquerda.

    Mais discordo totalmente das idéias dele. Para mim, liberdade, democracia e direito de propriedade são sagrados. Não vejo como algo que afronta a liberdade seja nocivo num contexto, mais justificável nouto. Isso para mim é um pensamento facista.

    É uma discursão que foge do escopo de post e do blog, mais aqui o nível é tão bom que nos permite falar até dessas coisas.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/11/2009, 2:41 pm
  19. Claudio Cardoso

    Seus comentários aqui no blog são sempre pertinentes e merecem reflexão, mas desta vez o que a maioria está dizendo é que o anonimato das pessoas que estão difamando o Barrichello, ou qualquer outro, é que é o perigo maior.

    Não precisa ser o Barrichello, aqui na cidade onde moro colocaram um vídeo de uma funcionária da VIVO dando “umazinha” e a moça foi embora da cidade, e a pessoa que postou o vídeo não foi identificada porque acabará de criar a conta e postou no Youtube.

    O que ela faz da sua vida pessoal não me interessa, mas o sacana que fez isso podia responder por danos morais e financeiros, já que ela pediu demissão porque sua vida ficou complicada, e sabe no que deu, nada, ele nunca foi identificado.

    Ou seja, se ele pode postar isso sem sofrer nenhuma pena, qualquer um pode fazer o que quiser ?

    A internet então é terra de ninguém, qualquer um pode acabar com a vida alheia pelo simples fato de querer ?

    É como fica claro no post, a internet é uma ferramenta de multiplas facetas, que pode agir para o bem ou para mal, mas quando usado para o mal que sejam punidos de forma exemplar como qualquer outro criminoso.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/11/2009, 4:07 pm
  20. Concordo com o Andy. Se tem coragem pra difamar, tenha coragem pra mostrar a cara e assumir o q falou.

    O Orkut é acessado por muitas crianças. Crianças não tem discernimento sobre certas situações, inclusive perfis falsos. Barrichello tem filhos pequenos. A partir daí vcs podem ir “ligando os pontinhos” e imaginarem aonde eu quero chegar. Por isso, concordo com a maioria q defende a responsabilidade no uso da internet e não a banalização da mesma.

    Publicado por Alex-Ctba | 10/11/2009, 4:24 pm
  21. Sirlan,

    Falemos de corridas, então. Cada categoria tem suas regras. Coisas permitidas ou obrigatórias na F1 não o são na FIndy e vice-versa. O que eu quero dizer é que regras contraditórias entre si podem representar o justo nos seus contextos.

    Se eu estou numa corrida de F1, em 2o lugar, a 2 segundos do líder, e entrar o SC eu colo nele. Se eu ultrapassá-lo e chegar 0,1 segundo à sua frente eu ganhei a corrida, mas não lutei por 1,9 segundos – ganhei de graça.

    Na Indy, na mesma situação, eu teria que ultrapassar o líder e abrir dele 2 segundos, para compensar o que ganhei de graça com a entrada do SC.

    A FIndy é mais justa que a F1? Aparentemente sim. E porque ninguém na F1 reclama quando isso acontece na F1? Porque as regras da F1 são outras e todos concordaram com ela desde o início. E porque concordaram? Porque é aleatório – a entrada do SC pode beneficiar a mim hoje, a vc amanhã, ao outro depois e assim sucessivamente.

    Quem sai da FIndy e vai para a F1 ou vice-versa não vai discutir se é justo ou não. Vai seguir as regras.

    E quem defende a regra da F1 na F1 e a da Indy na Indy, mesmo sendo elas contraditórias, não está sendo contraditório nem injusto. Foi o que o Prestes fez.

    Aliás, censura num regime que se diz democrático, livre e que prega o direito à propriedade é um absurdo.

    Aliás, rsrsrs… o que que vc queria? Que ele defendesse a censura aqui e lá ou que ele a condenasse, igualmente, aqui e lá?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/11/2009, 7:32 pm
  22. Rubens é uma mala sem alça!! Querer censurar a internet é o mesmo que enxugar gelo!

    Além de correr o risco de ter sua imagem prejudicada.

    É um bunda mole mesmo!!

    Publicado por Beatle Ed | 10/11/2009, 7:39 pm
  23. Eu não acho que o cerne da questão seja a discussão sobre liberdade de expressão, o cerne da questão é: Porque Barrichello não se emenda e vai cuidar de acelerar a Willians.

    Não, ele jamais pode relevar as gozações, tem de processar, chorar e espernear… que esse bosta me processe!!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 10/11/2009, 11:13 pm
  24. Barrichelo é um mala… Na minha humilde opinião ele so quer ganhar um trocado que está fazendo falta na sua conta bancária, já que na temporada de 2009 da F1 ele teve que se humilhar para conseguir uma vaga no grid.

    E se isso for uma mentira, mandem ele vir me processar.

    A proposito, utilizo o Orkut e tenho mais de 10 contas Fakes:

    Do meu Cachorro, da minha guitarra, do meu pedal de distorção, do meu ampli, do meu desenho favorito…

    Engraçado ninguem vir me perguntar se meus fakes existem mesmo…

    Eu defendo o Anonimato na internet.

    Os autores dos verdadeiros crimes da internet tem que serem punidos.

    Publicado por Israel Deive Pinto da Silva (iDavid) | 11/11/2009, 12:04 am
  25. Claudemir ->

    Talvez o que eu nao possa ter sido explicito ou infeliz em minhas colocações é o seguinte. Eu nao sou contra a responsabilizacão do que as pessoas fazem na internet.

    O Caso dessa menina ai da Vivo, tudo bem, isso sim é uma difamação, entra até em violação da privacidade.

    EU li o caso dessa menina da Vivo, e pelo que eu me lembro o video dela rolou foi nos blogs e sites e o orkut foi somente continuaçao. (e so para reforçar, eu nao gosto de orkut, e nao tenho orkut, pois pode parecer que estou defendendo o orkut)

    Mas o que eu ainda nao consegui entender foi, qual a difamação é essa que fizeram com o Rubens, sinceramente eu nao sei, alguem pode me explicar no que ele foi difamado ?

    Alex-Ctba —>>

    “O Orkut é acessado por muitas crianças. Crianças não tem discernimento sobre certas situações, inclusive perfis falsos. Barrichello tem filhos pequenos. A partir daí vcs podem ir “ligando os pontinhos” e imaginarem aonde eu quero chegar. Por isso, concordo com a maioria q defende a responsabilidade no uso da internet e não a banalização da mesma.”

    E eu te pergunto, criança assistie A Rede GLOBO ?

    Pelo que eu me lembro passava no Casseta e planeta zoações dele com caracterizações e tudo. E ai Pq nunca processou a REDE GLOBO que tem RAZAO SOCIAL, CNPJ e Endereço FISICO conhecido de todos ???

    Alias nessa teoria ai, vai poder existir programa humoristico que retrate o cotidiano das pessoas ?

    O Teatrinho com satira das coisas que aconteciam entre as personalidades e pessoas conhecidas ja existia desde a epoca dos Romanos.

    ——— xx ————

    Nego sacanear ele de tartaruga, de lerdo e coisas do tipo, é isso que nao pode mais ?

    Entao ninguem mais vai poder tambem escrever que jogador é perna de pau, que nao joga nada, tambem ninguem aqui vai poder dizer que politico em geral é FDP, tambem NINGUEM AQUI NA COPA FALOU QUE O RONALDO ESTAVA GORDO NE ? É ISSO MESMO QUE VCS ESTAO FALANDO que nao pode ?

    o Ronaldo Tb tem de tirar todos os perfis falsos e todos os comentarios que falam que ele é viado

    EU acho que entao estou vivendo em outro mundo sinceramente, pois alguem levar a sério bate papo de forum de orkut de garoto de 15 , e mais que isso, ser caso de Justiça, eu estou em outro mundo.

    Agora querer proibir de falarem que o cara é ruim que, nao gosta dele, desculpa, mas para mim beira o absurdo.

    Porque praticamente qualquer Celebridade tem varios perfis no orkut, e nenhuma delas entrou na justiça para retirarem ???

    Numa boa, eu trabalho com varios artistas, e todos eles tem pelo menos mais de 30 perfis, gente que gosta, gente que nao gosta, gente que diz que é viado, e nunca vi nenhum deles da a minima para isso. Td bem vao dizer, se eles nao ligam problema é deles.

    EU acho que voces estao levando aos extremos uma situacao de bate papo de pelada com situacoes de Pedofilia, Furto eletronico, Invasao de Privacidade, e querer colocar tudo no mesmo saco.

    Como o Beatle escrever vai ser como enxugar gelo.

    ALguem ai lembra do caso da Ciccarelli ?
    adiantou alguma coisa ?

    Alguem lembra do Metallica que proibiu o Napster, e na sequencia surgiram inumeros outros sites de troca de mp3. Alias isso sim é roubooo, e te garanto que todo mundo nesse blog aqui tem mp3 em seu computador. e nao venham com historia de Robin Hood que cd é caro e coisas do tipo pq roubo de 1 real ou de 1.000.000 é roubo, e eu como trabalho na area musical vejo o que esta acontecendo com os estudios e o pessoal que trabalha na area, todo mundo sendo mandado embora e perdendo seus empregos. Mas nao tem jeito é um processo que nao tem mais como parar.

    Publicado por Claudio CArdoso | 11/11/2009, 6:14 am
  26. Eu defendo o Anonimato na internet.

    É, percebe-se…

    Publicado por Becken Lima | 11/11/2009, 6:21 am
  27. Becken, a única coisa que eu penso qnd vejo uma “celebridade” tentando proibir a propagação de “fatos” e “comentários” na internet, vindo de uma ferramenta de comunicação de massa (para as massas), é uma bobagem. É a opinião popular, é o que as pessoas pensam (bem ou mal) de uma personalidade pública, que por livre e espontanêa vontade optou por se tornar público.

    São os ossos do ofício, não gostou? mude de profissão.

    Tem um comentário sobre Barrichelo que eu particularmente não vejo mal algum:

    Até na disputa pelo Vice, o Rubinho consegue ser Vice.

    Publicado por iDavid | 11/11/2009, 8:11 am
  28. iDavid,

    Vc está redondamente enganado.
    O Rubinho foi vice (do vice…kkkkkkk).

    E se o Rubinho escrevesse no twitter dele:

    Todos que me criticam são uns b.nda-moles.

    O que ia acontecer?

    Rsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/11/2009, 11:25 am
  29. Discussão interessante, mas, pra variar, o Claudio Cardoso entrou no famoso disco arranhado que o Coyote havia entrado dias antes.

    Para quem comparou uma conversa de boteco com uma conversa em comunidade da internet, a conversa de boteco, ainda que se dê em lugar público, tem fins privados e não pode ser “acessada” pelo grande público.

    A internet passou de ferramenta a meio de comunicação há muito tempo e, como tal, é acessada por um público infinito e anônimo.

    A discussão dos limites da privacidade de uma pessoa pública é enraizada na Filosofia tanto quanto no Direito, mas não tratamos aqui de privacidade, mas sim de INJÚRIA.

    “A difamação consiste em atribuir à alguém fato determinado ofensivo à sua reputação. Assim , se “A” diz que “B” foi trabalhar embriagado semana passada, constitui crime de difamação.”

    “A injúria , de outro lado , consiste em atribuir a alguém qualidade negativa , que ofenda sua dignidade ou decoro. Assim , se “A” chama “B” de ladrão , imbecil, etc., constitui crime de injúria .”

    “A difamação se destingue da injúria , pois a primeira é a imputação a alguém de fato determinado, ofensivo à sua reputação – honra objetiva – , e se consuma quando um terceiro toma conhecimento do fato, diferentemente da segunda em que não se imputa fato, mas qualidade negativa que ofende a dignidade ou o decoro de alguém – honra subjetiva – , ALÉM DE SE CONSUMAR COM O SIMPLES CONHECIMENTO DA VÍTIMA.”

    Portanto, diante da lei, você tem direito de dizer o QUE QUISER, mas eu não tenho obrigação de ouvir sua ladainha. O Rubinho pode ser a Rainha da Inglaterra ou um mendigo na rua, se alguém lhe ofender, ele tem o DIREITO SALVAGUARDADO CONSTITUCIONALMENTE de PROCESSAR A PESSOA LANÇADORA DA INJÚRIA e aguardar os trâmites da lei.

    Acontece que o Claudio Cardoso, velho disco arranhado da vitrola do F1 Around, está sempre e tão somente considerando as piadas que dizem que Rubens Barrichello é lento ou tartaruga ou coisa que o valha.

    Claudio Cardoso, se vc se dignar a comprar um disco novo, ou mesmo começar a ouvir mp3 para evitar os ‘skips’, vc verá que, na internet, as palavras sobre Rubens Barrichello vão muito além do simples “ele é lento, tartaruga, pé-de-chinelo”.

    Se vc não tiver a preguiça mental de buscar fatos contra os falaciosos argumentos que colocam aqui para impedirem um cidadão brasileiro (Barrichello) de correr atrás dos seus direitos, vc verá que muitas pessoas ANÔNIMAS falam coisas horrorosas sobre ele.

    Agora, se outras celebridades não querem mexer com isso, problema delas. Barrichello tem DIREITO de fazer o que quiser contra essas pessoas anônimas (ou a empresa que lhes serve de morada -o Google) por LEI.

    Só que discos arranhados não permitem com que passemos à próxima canção e ficamos sempre gastando nosso tempo pegando no pé-de-chinelo do Rubinho, não é verdade?

    Deu até sono!

    Publicado por Daniel Gomes | 11/11/2009, 6:13 pm
  30. Daniel –>

    Mas voce que ja esta no disco 200 musicas na minha frente, e que deve ter tempo de sobra para ficar procurando, pode me dizer entao qual é o comentario ofensivo sobre o Barrichello ?

    E voce tb nao me esclareceu, pq ele nao processou a Globo, que é tao facil de ser achada, com endereçco fisico, cnpj conhecido de todos ?

    Mas se voce esta cansado de ler minha ladainha, pq alem de ler, ainda perde tempo respondendo ?

    contraditorio nao ?

    Publicado por Claudio CArdoso | 11/11/2009, 10:01 pm
  31. Claudio, basta procurar no Google e no Orkut as palavras ‘rubens’, ‘barrichello’ e qualquer palavrão ou xingamento que vc quiser que vc vai encontrar.

    Quanto às piadas da Globo/Casseta, PIADAS são diferentes de INJÚRIAS.

    Existe um contexto dentro do humor que permite que o humorista tenha “licença poética” para brincar com determinado assunto ou personalidade.

    Como tais programas estão dentro desse contexto, mesmo que Rubinho entrasse na justiça, não ganharia nada. Tanto é que Rubinho participou de um Casseta e Planeta recentemente, ou seja, deu carta branca “oficial” para que brinquem com ele, mas sem o mau gosto que muitos outros usam para ofender o brasileiro.

    Agora, se vc assistir ao Jornal Nacional e ouvir William Bonner dizendo que Rubinho é uma merda, ou idiota, ou imbecil ou coisa do tipo, ou mesmo fizer piada sobre ele, aí sim a coisa pode mudar de figura, pois um programa jornalístico sério não pode ferir a honra de quem quer que seja. Existe o contexto da credibilidade, e isso é levado em conta pelos juízes.

    Não é à toa que todo dia tem jornalista sendo processado e indo em audiência por ter dito coisas que, muitas vezes são verdade, mas que não podem ser ditas de determinada forma ou em determinado contexto.

    Xingar por xingar é contra a lei e todos têm o direito de se defenderem usando o mesmo sistema que lhe dá o direito de dizer o que quiser, a tal liberdade de expressão.

    Por manter uma posição sempre tão rançosa em relação ao Barrichello, eu acredito que a analogia do disco arranhado se adequa a vc. Não me vi repetindo a mesma coisa ad nauseum para convencer ninguém aqui.

    Todo mundo já viu que vc morre de amores pelo Barrichello. Pode parar por aí mesmo senão vira zona.

    Publicado por Daniel Gomes | 11/11/2009, 11:55 pm
  32. Exatamente o que eu disse antes.

    Se voce ver um Jornalista…..

    Agora Orkut nao é bricandeira entre pessoas ? nao é satira as comunidades ?

    Ai sinceramente é uma briga pro Supremo decidir se uma comunidade particular entre os seus proprios membros é ou nao uma Injuria a Honra dele.

    E vamos lembrar que a decisao que ele ganhou foi em 1a instancia muitaaa agua ainda vai rolar nessa historia.

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/11/2009, 10:16 am
  33. A Cicarelli ganhou primeiro. O Barrichello SEGUNDO.

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/11/2009, 10:01 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: