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À venda a Benetton ‘com controle de largadas’ que Schumacher venceu seu primeiro título em 1994

benetton

Está lá no blog Corrida de Formula 1 do Will que a velha Benneton-Ford projetada por Rory Byrne, com que Michael Schumacher venceu o seu primeiro título naquele fatídico 1994, está à espera de um lance vencedor no site de leilões eBay.

Muito além de ser o instrumento com que Schumacher cometeu o seu primeiro grande pecado na F1 — jogando Damon Hill para fora da pista para garantir o seu primeiríssimo campeonato — carro é, ele mesmo, uma dessas preciosidades históricas pela quantidade de ilegalidades que, suspeitava-se, estariam embarcadas.

Houve a celeuma do filtro retirado da mangueira de combustível que permitia acelerar o reabastecimento, mas a grande suspeita era que o carro contivesse o controle de largadas que havia sido banido no ano anterior, a famosa “Opção 13”. A FIA revirou o carro do avesso antes do GP da Alemanha, mas não conseguiu provar que o sistema houvera sido usado. Ainda assim, a entidade publicou uma nota ameaçando excluir a equipe caso fosse encontrada qualquer prova posterior.

Com a ECU, unidade que centraliza e mapeia o fluxo de informações dos carros hoje, seria impossível esconder ou utilizar do sistema, mas em 1994…

A largada do GP da França daquele ano levantou as suspeitas jamais provadas, mas é curioso que no texto prospecto de venda esteja a afirmação de que “o [carro] está nas mesmas condições de 1994, com o controle de tração.”

Para arrematar o B194 hoje, o seu lance deve superar os US$ 3.893.105,75. Alguém se arrisca?

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Discussão

24 comentários sobre “À venda a Benetton ‘com controle de largadas’ que Schumacher venceu seu primeiro título em 1994

  1. Então, …

    No lance mínimo ‘tá incluído o Mutley?

    Abraço.

    Publicado por Antonio | 12/11/2009, 7:14 am
  2. Esse carro é o retrato de uma era na F1 – tudo em nome da vitória. Tudo mesmo.
    Schummy e Briatore juntos… Que dupla, heim?
    No início dos anos 40, a Europa assistiu a um italiano se aliar a um alemão e deu no q deu.
    É impressionante como a história se repete….

    Publicado por Leandro Magno | 12/11/2009, 7:31 am
  3. Se bem q o Hitler n era um legítimo alemão….

    Publicado por Leandro Magno | 12/11/2009, 7:32 am
  4. Apesar de tudo, bons tempos.

    Publicado por Iomau | 12/11/2009, 8:11 am
  5. “A FIA revirou o carro do avesso antes do GP da Alemanha, mas não conseguiu provar que o sistema houvera sido usado.”

    Será q a revisão da FIA foi tão rigorosa assim? A Williams/Renault tinha dominado os campeonatos de 92/93 de forma tão avassaladora q era do interesse da entidade uma equipe q rivalizasse com o time de Frank. McLaren estava em período de transição e a Ferrari agonizava.

    Pra mim a FIA fez vistas grossas para as Falcatruas da Benetton naquele fatídico ano. A Williams tinha um motor q era um canhão, mas o carro uma cadeira elétrica despido de toda a parafernália eletrônica enquanto q a Benetton um motor Ford Zetec V8 bom mas inferior aos V10 da Renault, porém um carro MUITO SUSPEITO…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/11/2009, 8:14 am
  6. Existiu campeonato de F1 em 1994 ?

    Foi um ano para apagar da memória, nada de bom saiu daquela temporada tudo de ruim aconteceu até mesmo o campeão.

    Publicado por Claudemir Freire | 12/11/2009, 8:25 am
  7. mas é curioso que no texto prospecto de venda esteja a afirmação de que “o [carro] está nas mesmas condições de 1994, com o controle de tração.”

    Realmente curioso. Eu reparei nisso lá. Confesso que, naquele momento, não fiquei atento ao “fato” em si.

    Mas é algo que realmente intriga…

    Para arrematar o B194 hoje, o seu lance deve superar os US$ 3.893.105,75.

    Já está nesse valor? Nossa! Imagina na segunda-feira. Muita gente espera para dar o lance na última hora.

    Publicado por Will | 12/11/2009, 8:26 am
  8. O Schumi deveria arrematar o carro e “esconder a prova do crime” para todo o sempre rsrs. Três paus pra ele é trocadinho…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/11/2009, 8:31 am
  9. Conspiração pouca é bobagem…rsrs.

    Meus amigos,
    Se o carro estava irregular (ninguém sabe), FIA fez vistas grossas e os reais interessados, equipes e pilotos, não tomaram as providências… Coitadinhos, não?

    Coerência também é bom de vez em quando.

    Muitos que consideram o Nelsinho Piquet um crápula, por não ter se rebelado contra a ordem da Renault na falcatrua de Cingapura, consideram coitadinhas as equipes e pilotos nesse episódio da Benetton. Elas também não deveriam ter se rebelado, levado o caso à Justiça Comum ou boicotado o campeonato?

    Quanto ao carro, não compro porque está muito sambado… rsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/11/2009, 9:23 am
  10. Essas celeumas me fazem rir face às tricas e sujeiras da F1 actual.
    A diferença entre Schumi e os outros é que ele era um piloto de F1 completo, tecnicamente competente, concentrado de poder e força de vontade para vencer e super bem preparado fisicamente. Se ele tivesse um Brawn nesse época…e um motor Mercedes…meu Deus. Aliás ele marcou bem a época de transição de playboys de pista para pilotos altamente competentes que necessitam de uma forma física e mental superlativa para vencer. Ele obrigou cada adversário a subir mais alto, a se esforçar para se bater com ele. Ele levou os adversários a um novo nível de pressão psicológica digna do termo castrense “apsique”. Jogou tudo o que tinha em cafa fim de semana e ganhou 7 títulos. Valentino faz o mesmo no moto GP e já tem 9 títulos no bolso. É um “sacaninha” que se ri muito para as câmaras mas de uma frieza interior e de uma maturidade competitiva muitos furos acima de seus adversários. Mas com uma media muito boa. Michael sempre teve má imprensa, mas mostrou na pista de que é feito. E continua, não gostando de perder nem a feijões, em tudo o que se mete. Bateu o pé
    a tudo o que era piloto da geração anterior, demoliu metodicamente a maior parte dos pilotos da sua geração e ainda mostrou aos novos que a sua carne estava dura demais para os dentes dos novos crocodilos.
    Tentar menorizar os títulos de Michael com esses argumentos só lhe confere mais valor sobretudo nesse carro. Enfim, bons tempos em que se entrava na F1 numa carroça e se tinha que mostrar de que fibra se era feito. Erros e polémicas, claro que as teve. Mas quem não as tem hoje, que atire a primeira pedra. O resto é conversa mole mesmo.

    Publicado por Ernesto Sousa | 12/11/2009, 9:34 am
    • Ele é um ótimo piloto, é verdade, merecedor de alguns títulos. Mas, com 7 títulos, não seria unânime a opinião de q ele foi o melhor de todos os tempos?
      “Bons tempos em q se entraca na F1 numa carroça e se tinha q mostrar de que fibra se era feito” – Concordo, porém, o alemão sempre teve ótimas carroças.
      Pois é, será q hoje, em 2013, você diria o mesmo do Schumacher q escreveu em 2009?

      Publicado por Cristiano | 31/01/2013, 8:04 am
  11. Ernesto, tudo isso é verdade e muito bem argumentado como sempre vc faz, ninguém contesta o Schumi como o maior piloto de todos os tempos, mas no final das contas a imagem q ficou daquele título de 94, o primeiro do alemão, é ele jogando o carro pra cima do Hill tal qual Dick Vigarista…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/11/2009, 9:42 am
    • Ninguém contesta? Só toda a mídia especializada.
      Se com 7 títulos ele é comparado a outros com 3, será q ele é o melhor de todos os tempos? E a mídia especializada, os demais pilotos, dizem oq? Schumacher é um piloto rápido, aliado a carros quase perfeitos e muitas falcatruas e politicagens a seu favor. Alonso, no lugar dele entre 2000 e 2004 teria dominado a F1 também. Naquela Ferrari onde Barrichello precisava tirar pontos dos adversários do alemão, Hakkinen, Montoya, Raikkonen, entre outros, teriam sido campeões. O carro passeava!
      Poucos se lembram de 99, quando Irvine era segundo piloto do alemão. Depois do acidente em Silverstone, a Ferrari passou a dar importância ao irlandês, e ele brigou até o fim do ano para ser campeão. Se tivessem lhe dado atenção desde o começo, poderia (pasmem), Irvine ter sido campeão pela Ferrari!

      Publicado por Cristiano | 31/01/2013, 8:13 am
  12. Como tb ficou a imagem do Senna jogando em cima do Prost.

    Como tb tivemos inumeros outros casos de falcatruas na Formula 1. ALias suposta ne, pq ninguem provou nada, e como todos sao inocentes ate que se prove ao contrario rss.

    Se for fazer uma revisao nos carros antigos de formula 1 nos dias de hoje, nao deve passar 1 carro campeao..

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/11/2009, 10:22 am
  13. Claudio

    Não lembro do Hill jogando o carro pra cima do Schumacher no ano anterior como Prost o fez em 89 e recebeu o troco em 90. Uma batida é uma batida outra batida é outra batida rsrs…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/11/2009, 10:46 am
  14. Ernesto,
    Vc foi preciso em seu comentário. Assino embaixo.

    “Não lembro do Hill jogando o carro pra cima do Schumacher no ano anterior como Prost o fez em 89 e recebeu o troco em 90. Uma batida é uma batida outra batida é outra batida rsrs…”

    Alex,
    Vc é um fanfarrão. Na F1 como em qualquer esporte são puníveis a agressão e o revide.

    Como torcedor apaixonado acho que vc tem razão. Mas torcedor apaixonado (e eu tb sou um), graças a Deus, não decide nada. Ainda bem.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/11/2009, 11:11 am
  15. Becken,

    Saindo um pouco desse tema, vc tem alguma informacao se a FIA acompanha as 4 novas equipes em relacao a um cronograma para estar segura que elas estarao no GRID em 2010 ?

    Vc sabe se existe alguma penalizacao se por acaso alguma delas nao tenha condicao de alinhar ?

    Jah estao dizendo que a USF1 e a Manor querem comprar os carros da Toyota 2010…nao sei o qto eh verdade ou nao, mas se querem comprar eh por que jah de cara nao acreditam em seus projetos nao ?

    Te pergunto isso por que tenho curiosidade em saber teremos realmente as 14 alinhando em 2010….

    Publicado por Fernando Piccione | 12/11/2009, 11:35 am
  16. …ainda bem Coyote hehehe

    Realmente, um erro não justifica outro, mas o mundo todo achou justo a atitude do Senna. Olho por olho, dente por dente. O q não foi o caso do episódio Schumacher X Hill em 94. Mas tudo isso já faz parte da história da F-1, hj em dia não existe mais a possibilidade de atitudes como essas não serem severamente punidas. Agora em relação aos carros com falcatruas, ainda tem espaço pros espertinhos de plantão…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/11/2009, 12:50 pm
  17. Becken,

    O Barnard saiu da Benetton em 91, chegando a Ferrari em 93.

    Esse carro é da dupla Ross Brawn/Rory Byrne, como aliás foram todos os carros com que Shumaccher venceu os seus sete títulos.

    Um abraço,

    Sirlan

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/11/2009, 3:03 pm
  18. Era o início das interferências da FIA de Mosley nos campeonatos. Curioso que agora, com a saída do Mad Max, muitos abram parênteses para dizer que o mesmo foi um f.d.p. mas fez muito pela segurança. Ora, não foi o próprio Mosley qye determinou mudanças drásticas no regulamento de 1994 para dar “mais emoção”?

    Emoção a qualquer custo: essa foi a tônica de 1994 em diante. Diversas mudanças de regulamento em curto espaço de tempo, vista grossa à equipes com recursos ilegais em seus carros por interesses políticos ou de marketing, punições baseadas em argumentos duvidosos… tudo isso aconteceu em 1994… e continuou até os dias atuais. Façam um esforço de memória e vocês encontrarão inúmeros exemplos de cada um desses infelizes acontecimentos em cada temporada da F1 de Mosley.

    Bernie e Mad Max f… com a F1.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 12/11/2009, 4:08 pm
  19. Corrigido, Sirlan! Thanks!

    Publicado por Becken Lima | 12/11/2009, 4:26 pm
  20. É galera,

    Acho engraçado o senso de justiça de alguns: Quer dizer que o Senna pode premeditar durante um ano e jogar o carro em cima de Prost só porque era por vingança e o Schumacher não pode para ganhar o título.

    Ou os dois são vigaristas ou nenhum deles, o que não existe é esse papo TAS de que um era um anjo e o outro é o demônio.

    Senna era um babaca que pilotava muito (um dos maiores), mas sempre foi um babaca. Se pudesse, usaria de todos os meios para ganhar dos outros pilotos.

    Ademais, na F1, o que existe(iu) de piloto e equipes pilantras é brincadeira, a Benetton só foi mais uma: Que o digam Hamilton, Alonso, Piquet Jr., McLaren, Ferrari, Brawn, Renault, etc.

    F1 é terra de pilantragem, grana e jogo de poder. Manda quem pode, obedece quem tem juízo e no fim das contas, todos levam uma graninha ou uma vaga em um cockpit qualquer para calar a boquinha.

    Se quiserem ver santos (do pau oco ou não) não assistam F1, assistam Rede Vida.

    E teje dito!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 12/11/2009, 11:07 pm
  21. Ola,ah um tempo(muinto tempo)em q fui mais fissurado aos detalhes da f1, lia materias inglesas e uma chamou bastante minha atençao. tais recursos proibidos em 94 foram encontrdos ja n inicio da temporada na maclarem e na beneton… avia uma falha na regra q permitia q estes recursos focem usados para coleta de dados em treinos e afins e q nas corridas os mesmos éram desligados….lembro q no mesmo tribunal foram jungados maclarem(por correr com dois cambios, um aparente sequencial qe na verdade éra automatico q ce auto programava as pistas)e benetton por correr com tudo supostamnete ilegal q tinha na época….resumo essa falha no regulamneto q safouu a beneton de ser escluida em 94…..destes fatos acnteceram acordos no qaul a beneton como alvo principal escluiria tais recursos para coletar tais dados

    Publicado por cristian | 01/06/2010, 11:34 am
  22. lembro nas primeiras corridas do ano (94) quando Shumy perdia a pole para Senna,a cara q Shumy fazia de nao acreditar no q estava vendo, ele sabia q seuu carro éra melhor q a willians pq ele corria com tudo ilegal e q Senna tava fazendo aquilo na raça. No entanto na corrida Senna nao teria como aguentar fazer tais voltas no limite o tempo todo, tanto q Shumy só esperava o momento serto, issso aconteceu com Senna e o mesmo com HILL…. lembro tbemmm q depois da metade do campeonato quando a wilians aprensentouu seu fw16B e a beneton teve q cortar boa parte dos seus recursos ilegaisss q até mesmo Hilll começou a encomodar Shummi. Na ultima etapa foi evidente, Shumi errou sozinho pq sentiu a presão nao de um piloto melhor q ele, longe disso, mas de um carro q ele nao mais conseguia despachar com a mesma facilidade do inicio da temporada………….essa é minha opinião fazeada em fatoss…t+++

    Publicado por cristian | 01/06/2010, 11:56 am

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