//
você está lendo...
ARTIGOS

Brawn GP torna-se Mercedes Grand Prix

silverarrowlight

Como era já esperado há meses, a Mercedes-Benz anunciou em entrevista coletiva hoje pela manhã que tomará o controle acionário da Brawn GP, sendo agora rebatizada Mercedes Grand Prix.

A equipe manterá a atual linha de comando — com a adição de Norbert Haug na função de coordenador —, seu staff técnico e sua sede em Brackley, beneficiando-se da proximidade com a sua fábrica de motores de alta performance, também situada na Inglaterra.

Nesse processo de redefinição de sua própria identidade dentro da Formula 1, a Mercedes continuará a fornecer motores a sua histórica parceira, a McLaren, até 2015, “por um preço”, com opção de renovação futura, mas cedendo o controle acionário da equipe inglesa até 2011.

Mesmo com a especulação de que a McLaren talvez revertesse a sua pintura para o antigo laranja oficial da equipe, Ron Dennis garantiu que a equipe inglesa continuará prata e vermelha em 2010, exatamente como é hoje.

Os pilotos da nova “Flecha de Prata” continuam indefinidos, mas é dada como certa a contratação de Nico Rosberg. Segundo rumores, Nick Heidfeld e Jenson Buton seguem na briga pela segunda vaga.

Anúncios

Discussão

65 comentários sobre “Brawn GP torna-se Mercedes Grand Prix

  1. Núvens negras pairam sobre Woking!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 16/11/2009, 7:33 am
  2. Será uma semana cheia de notícias ?

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 8:11 am
  3. Núvens negras pairam sobre Woking!!!

    Deve ser o costumeiro mau tempo inglês! :)

    Publicado por Becken Lima | 16/11/2009, 8:37 am
  4. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Acabei de ler no Tazio que tudo foi confirmado, inclusive a equipe vai se chamar Mercedes, com grande possibilidade de 2 pilotos alemães (Nico e Heidfeld), enquanto a McLaren ficará com os dois ultimos campeões mundiais e, ao que parece, ainda com o motorzão alemão…

    Publicado por Edgard | 16/11/2009, 8:59 am
  5. Já foi tudo… O maior “worst kept secret” desde a novela do Alonso.
    Go go Mercedes! Mais um rival a altura da Ferrari =P

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/80173
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/80172
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/80170

    Ganhamos uma montadora em troca de três… Mas pensando bem, prefiro uma montadora como a Mercedes, que tem tradição em fazer carros de luxo e esportivos, onde a performance e perfeição está no DNA. Uma montadora que faz carros “exclusivos”, ao contrario da Toyota, que faz “populares”.

    Publicado por Guilherme Teixiera | 16/11/2009, 9:39 am
  6. Edgard, se Heidfeld for pra Mercedes GP eu vou “chocar”.

    Não imagino Button saindo agora que a equipe se transformou com certeza numa das maiores, senão a maior, força do automobilismo!

    O assento restante da Mercedes GP acaba de se transformar em OURO PURO!

    Publicado por Daniel Gomes | 16/11/2009, 9:52 am
  7. Cara, 2010 vai pegar fogo! E estou ansioso por isso!

    Publicado por Willian | 16/11/2009, 9:52 am
  8. Bah, montadoras vêm e vão, e eu nunca vou sacar qual é a delas !

    Mas uma coisa é certa: se a Honda se arrependeu no começo de 2009, o final do ano foi harakiri coletivo!

    Publicado por fernando-ric | 16/11/2009, 10:10 am
  9. Sim, será uma semana cheia de notícias.

    Agora resta saber os detalhes dos pormenores desse que sem dúvida foi o maior evento da categoria nesse fim de ano.

    Agora será uma papagaida essa de piloto germanico de acordo com a equipe.

    É fácil lembrar que a Mclaren nunca foi desse tipo de baboseira.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 10:23 am
  10. So posso pensar que esse movimento ja estava planejado desde no minimo o meio do ano.

    Lembram do Ross Brawn que sempre falava que o dinheiro para o Ano que vem ja estava certo ?

    Ele tb dizia que nao iria ter nenhum problema no desenvolvimento para o Ano Seguinte.

    E mais que isso, em nenhum momento ele se preocupou com a questao dos patrocinios do carro.

    Será, ai ja é especulação que essa historia toda ja nao estava certa desde a “venda” da Honda ? Afinal passou a empresa sem o Ross Pagar nada, nem como emprestimo foi.

    Será que agora a compra da Brawn pela Mercedes nao é a hora que nos subterraneos o Brawn vai passar a grana para a Honda ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 16/11/2009, 10:42 am
  11. Ei, não vamos esquecer de uma coisa: não era paranóia do Becken, afinal!
    O “feeling” dele estava correto quanto ao desconto na loja da McLaren. :D

    Publicado por Willian | 16/11/2009, 10:51 am
  12. Ei, não vamos esquecer de uma coisa: não era paranóia do Becken, afinal!
    O “feeling” dele estava correto quanto ao desconto na loja da McLaren. :D

    É uma pena, Will, mas segundo Ron Dennis na Autosport a McLaren continuará prateada:

    McLaren will also continue to run in the silver and red colours that have been a hallmark of its tie-up with both Mercedes-Benz and title sponsor Vodafone.

    Publicado por Becken Lima | 16/11/2009, 11:02 am
  13. Ah, o Schumacher seria perfeito como piloto dessa equipe, não? Talvez ciente disso, a Ferrari foi lá e renovou o compromisso com ele…

    Publicado por Becken Lima | 16/11/2009, 11:09 am
  14. Becken –>

    Parabens por ter acertado…

    “Ah, o Schumacher seria perfeito como piloto dessa equipe, não? Talvez ciente disso, a Ferrari foi lá e renovou o compromisso com ele”…

    Nao faça uma desgraça dessas, deixa ele la com a roupinha vermelha :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 16/11/2009, 11:34 am
  15. Para mim ficou ótimo. McLaren como 1 e Mercedes como 2 equipe!!!

    PS1: O Dick Vigarista era para andar de prata no meio/final da década de 90…

    PS2: Quando é que a McLaren vai trocar a cor daquela “camisa da vitória” para laranja? Essa cor red rocket é muito VodaFone/Ferrari.

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 16/11/2009, 11:45 am
  16. E o Barrichello hein, deve estar se mordendo de arrependimento!!!! rs….

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 16/11/2009, 11:54 am
  17. Cara, to bem satisfeito com a situação!
    McLaren independente, e o mais importante, autosustentável, sem a pressão de ter que contratar piloto germânico e de quebra ainda ganhei um segundo time pra torcer!!!

    Só falta agora a McLaren comprar a divisão de motores da BMW e fica perfeito!(Não to dizendo que é fácil, mas que seria F*D@, seria!!!

    Publicado por Alan McLaren | 16/11/2009, 11:57 am
  18. Acho que a Mercedes esperava mandar e desmandar na McLaren, depois ela viu que não era bem assim, e Brawn estava ali dando sopa, acho que foi bom para a F-1, a McLaren continua grande e a Brawn que era uma incognita para 2010, pois ninguem sabia como seria o futuro dela passa tambem a ser uma grande equipe com a força e tradição da Mercedes.

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 16/11/2009, 11:59 am
  19. Ron Dennis (Executive Chairman, McLaren Automotive; Founding Shareholder, McLaren Group) said:

    “This is a win-win situation, for both McLaren and Daimler.

    “I’ve often stated that it’s my belief that, in order to survive and thrive in 21st-century Formula 1, a team must become much more than merely a team. That being the case, in order to develop and sustain the revenue streams required to compete and win Grands Prix and World Championships, companies that run Formula 1 teams must broaden the scope of their commercial activities.

    “Nonetheless, all of our partners will of course continue to play a crucial role in our Formula 1 programme. For that reason, and because the engines they produce are very competitive, we’re delighted that Mercedes-Benz has committed to continue not only as an engine supplier but also as a partner of ours until 2015 – and perhaps thereafter.

    “The next few years will be a very exciting time for McLaren, during which period we intend to become an ever-stronger technological and economic force. Formula 1 will always be a core activity, for sound business reasons as well as for historical sporting reasons: to be clear, our Formula 1 business has traditionally enjoyed great financial security, largely as a consequence of the longevity of our contracts with our partners, many of which have exceeded 15 years of continuous involvement with McLaren. Indeed, two of our partners have been with us for more than 25 years.

    “We’re risk-averse by design. Over the past two years we’ve analysed in great detail the challenge of entering the high-performance production sports car market. In the MP4-12C, which will be introduced to market in 2011, we have a car that has inherited the genes of the iconic McLaren F1 of 1994 and has already been the subject of much global media acclaim. It is proposed that it will be produced in a new state-of-the-art production facility adjacent to the existing award-winning McLaren Technology Centre at Woking [Surrey, UK].”

    Não vejo nuvem negra nenhuma em Woking, principalmente depois de ler o que disse Ron Dennis…

    Publicado por Alan McLaren | 16/11/2009, 12:10 pm
  20. Bem, uma coisa é certa.
    Ao menos de layout tenho certeza de que o carro melhora.

    Só espero que a Mercedes não fuja da raia ao primeiro sinal de tempestade, como fizeram as outra equipes.

    Só falta agora definir os pilotos.
    Eu aposto em um salário maior para o Button e a vaga para o Nico Rosberg.

    Já a Mclata pode dar adeus ao sonho de ter o Kimi, sem a grana da Mercedes fica mais difícil.

    Publicado por Ron Groo | 16/11/2009, 12:14 pm
  21. E o Kimi aonde fica nesta história?

    Publicado por Monique | 16/11/2009, 12:41 pm
  22. Foi muito bom para a Mclaren, que ainda continuará com o patrocínio da Mecrcedes, e ainda se encerra aquela história que o time de Woking poderia ser vendido aos alemães.

    Publicado por Hugle | 16/11/2009, 12:41 pm
  23. Claudio Cardoso,

    Penso da mesma forma quanto a suspeita de pulo do gato Brawn/Mercedes já algum tempo.
    Lembremos ainda que Ross Brawn inclusive passou imune, sem nem titubear, pelas ofertas de Sir. Richard Branson da Virgin.

    Publicado por Iomau | 16/11/2009, 1:20 pm
  24. Iomau ->

    Entao temos dois caminhos para pensar.

    1o Ross Brawn foi testa de ferro.

    2o Ross Brawn foi o cara mais esperto da formula 1, pois comprou por 1 libra e vendeu por uma fortuna, e a Honda uma estupida.

    Sinceramente eu acredito na 1a opcao. Pois se a Honda estava com problemas de dinheiro, o mais obvio seria vender para entrar alguma coisa, do que entregar e ficar com as maos vazias.

    Outra coisa muito estranha foi ele nao querer se comprometer com patrocinios de longo prazo com ninguem, passa la na porta do Frank Willians e ve se conversando direitinho ele não pinta o carro ate de rosa choque com detalhes em Verde limao rs.

    Mais um fato, o Ross Brawn um cara experiente como ele, nao acredito que iria embarcar numa aventura para ver no que daria, se iria arrumar patrocinio ou algo do tipo. Para mim a operação ja foi carta marcada, pois as concessões que foram feitas a Brawn GP provavelmente não teriam sido aceitas se a Equipe tivesse o nome Mercedes GP.

    Ninguem iria aceitar fornecer os motores como foi feito, nao iriam aceitar isenção de pagamento de taxa de inscrição de equipe nova, e mais um monte de outras facilidades.

    Tambem acredito que a Empresa nao quis no 1o ano entrar como Mercedes GP, porque até entao ninguem sabia qual o potencial real do carro. Ja imaginou o carro ser um fiasco e a equipe se chamando Mercedes ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 16/11/2009, 1:52 pm
  25. Agora com o poder financeiro da Mercedes a “Mercedes” pode ter Nico e Kimi nos seus carros prateados.

    Relegando Button a Mclaren e formando assim 3 duplas fortíssima para 2010 e a Red Bull terá que compensar no carro a deficiência de pilotos que ela tem.

    Mas circula boatos que o Nico assinou um contrato que impede que seu parceiro de equipe ganhe mais que ele, ou seja, coloca o parceiro como segundo piloto pelo menos financeiramente (fonte Fábio Seixas).

    Como disse, será uma semana cheia de notícias, e ainda tem o Piquet se engraçando com a FI de forma oficiosa, mas divulgada pela Autosport.

    Sobre a pintura se for essa aí já posso esperar que o carro será muito feio, porque o que deixa a Mclaren muito bonita é o charmoso vermelho da Vodafone constrastando com o prata espelhado carenagem. Se for essa coisa fosca com o preto da fibra de carbono será muito feio.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 1:58 pm
  26. Já ia deixando passar.

    Aos que diserram que a Mclaren independente será uma equipe forte lembrem-se:

    * Não terão mais o aporte da Mercedes para equilibrar o orçamento.

    * Terão que pagar para ter os moteres da marca alemã.

    * Terão que pagar os 40% que era da Daimler.

    * Serão obriagados a angariar mais patrocínios e parcerias.

    * Tem uma relação financeira um tanto complicada ainda na divisão automotiva, ainda buscam dinheiro para terminar o projeto, e não poderão agora se aplicar a divisão sem antes pensar na F1, seu carro chefe.

    * Por último, talvez esteja aí o entrave na negociação com o Kimi, eles já estão projetando um 2010 e 2011 magros em relação ao dinheiro, e o piloto finlandês custaria caro.

    Bem, estou torcendo pra que seja uma boa idéia, mas assim como na minha empresa qualquer mudança brusca no orçamento causa um caos momentâneo, mas depois aprendemos a trabalhar e nos recuperamos.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 2:10 pm
  27. E pior que isso… quando o projecto inicial for mau, acabou o saco “cheio de dinheiro” para fazer de um projecto inicial mau, num projecto final bom!!!

    Alguém sabe ao certo quanto é que gastou a McLaren-Mercedes em 2009?!?

    Publicado por Cavallino Rampante | 16/11/2009, 2:23 pm
  28. É galera,

    Cheio de puxa-sacos da McLata (no blog do Becken isso, logicamente, já era esperado), é elogio daqui, é elogio dali, é crítica à Mercedes para cá é critica à Mercedes para lá, porém, os nobres fãs da McLata esquecem do principal:

    O principal fator que fez a Mercedes dar um fim ao casamento são os constantes envolvimentos da McLata nos mais diversos escândalos, ou seja, a falta de ética e caráter de vários dos integrantes da McLata.

    Aliás, não me admira que, depois de usar e abusar da grana e do apoio da Mercedes, Ron Dennis resolveu apunhalar a fábrica pelas costas ao lançar seu pseudo super esportivo (pseudo porque jamais terá a mística de uma Ferrari, Porsche ou Lambo).

    É aquele negócio, para definir essa relação eu cito dois ditados populares:

    1) Para os fãs que sempre citam o tal super hiper mega blaster centro tecnológico e esquecem da espionagem industrial que a McLata fez contra a Ferrari: “Quem ama o feio, bonito lhe parece.”

    2) Para Mercedes que confiou na serpente Ron Dennis: “Quem cria cobra, um dia amanhece picado.”

    E assim caminha a humanidade… cada um com suas preferências!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 16/11/2009, 2:24 pm
  29. Ross Brawn é o 2º cara mais esperto da Formula 1 (Ecclestone é o primeiro, claro) ;-)

    Se a Mercedes não ficar com Button vai ser a maior estupidez do mundo. Ter o Nº 1 no carro seria um tremendo golpe pubicitário que eles simplesmente não podem se dar ao luxo de perder.

    A equipe pode dar o $$ que Jenson exige, e terá comcerteza um carro competitivo também. O que precisa mais?

    Não acho que Rosberg segure o rojão de ser o primeiro piloto assim tão fácil e essa história da cláusula no seu contrato parece a mais pura balela.

    De qualquer forma vai ser interessante acompanhar os próximos capítulos.

    E o Barrichello hein? Deve estar chorando no travesseiro a essa hora…

    Publicado por Beatle Ed | 16/11/2009, 2:31 pm
  30. Cavallino ->> O pessoal comemorar a “independencia da equiep” Me lembra uma frase muito usada no autodromo. Sem dindim nao tem fumaça (o pessoal se referia a fumaça do motor que sem dinheiro o carro nao anda)

    Beatle Ed ->

    “E o Barrichello hein? Deve estar chorando no travesseiro a essa hora”

    Sinceramente eu nao acredito que ele tenha saido porque quis, e sim pq “quiseram” por ele rssss… entao ele nao tinha opcao mesmo.

    Publicado por Claudio Cardoso | 16/11/2009, 2:39 pm
  31. Claudemir – Não esqueça que a McLaren não é uma equipe que sustanta-se apenas com patrocínio e grana dos construtores. A McLaren é um pool de empresas, principalmente uma desenvolvedora e fornecedora de Tecnólogia que atende a indústria aeronaval e a automobilística ao redor do mundo a inclusive a própria FIA.

    De todas as equipes é a que tem — para usar as palavras do Alan — um negócio auto-sustentável e com vários braços.

    Além do mais, com todo o corte de gastos, limitação de uso de túnel de vento, CFD, e staff, não adianta ter um super budget sem ter know-how na arte de arte de fazer carros de corrida.

    Para mim grande parte do fracasso da McLaren em 2009 se deu por causa do KERS, que parece ter sido um imposição da Merecedes que desejava desenvolver a tecnologia.

    Será que a McLaren seguiria por esse caminho? Não sei, mas a McLaren tem um parque tecnológico admirável e agora terá mais liberdade como equipe e empresa.

    Aliás, todo mundo reclama da intromissão das montadoras na categoria e detrimento dos garagistas, agora que a McLAren volta a ser independente deveria haver uma festa para se comemorar a volta da velha e independente McLaren — mais do que nunca parecida com a Williams, mas acho qu emais flexível e forte.

    Publicado por Becken Lima | 16/11/2009, 2:44 pm
  32. Muahahaha! Complete joke! Merc are shooting themselves in the legs. They will for sure, end up like BMW or Toyota. Manufactures imho must stick to supplying engines & leave the real racing to the real guys.

    Poor McLaren :( :( were supplied with engines suffering from asthma, but now after all these years of sputtering & coughing, merc finally deserts them, just cuz they have somehow managed to manufacture reliable engines?? Until 2006 merc engine was the most unreliable engine in F1. Kept blowing up every few feet. It is cuz of mercedes that mclaren potentially lost the titles in 2000,2003,2004,2005!!

    I have proof to substantiate my (some would call it) “OUTRAGEOUS” claim

    The McLaren Mercedes partner ship began in 1995, since then this is what has happened:

    1995: Agreed that mp4-10 was “The” most horrible looking,handling car ever built. It was supposedly designed by a supercomp! That needle nose was horrible & Mansell couldn’t fit his ass into its cockpit! But you can excuse mclaren, cuz this was post Senna. People were trying out differnt noses, front wing, safety elements etc. But Merc kept blowing up.

    1996: Saw some instability, Marlboro was leaving, DC came in, chassis was decent but no match for Adrian Newey’s FW18. But merc still kept blowing up.

    1997; Stunning livery. Initial chassis was designed by Neil Oatley, later in the season it was improvised by Newey himself. Won 3 races, but lost at least 7 races due to merc blowing up! Most notably at nurburgring with Mika in the lead.

    1998: Superb chassis, Won bot WDC & WCC. But had a fair number of blow ups. So did ferrari, so it was nullified.

    1999: Remember Melbourne ? Both Mika & DC retired whilst leading a 1-2, that too on consecutive laps
    merc let them down on numerous occasions that season.

    2000: How can you ever forget US Gp!!! It was a death blow to mclaren. Mika was leading both the championship & the race when the merc blew up!! McLaren never ever recovered from that. Another Case of merc letting down mclaren again.

    2001: Remember spanish gp? make retired on the last corner with a blown engine, painful. merc let down mclaren in crucial situations that year.

    2002: Kimi blew up on numerous occasions, most notably in spa. But that Merc was underpowered compared to BMW & Ferrari.

    2003: Can we ever forget that merc blowing up during the race at nurburgring?? It was such a crucial race for Kimi, but merc blew up again. kimi never had a chance since then on, even though he finished only 2 points behind scummy in the WDC.

    2004: I won’t even talk about it :( just see for yourselves.

    http://www.youtube.com/watch?v=ogC1w_RAnxU ( after his engine had failed)

    Also blew up at nurburgring, spain,monza

    abysmal season. totally blame merc

    2005: That year was destined to be McLaren’s & Kimi’s year.They had the most explosive combination in the form of Kimi & JPM. But merc had other plans :P Most of the time, Kimi started with a 10 place grid penalty & was always compromised. That MP4-20 was a monster. But Merc….

    2006: One word- UNDERPOWERED

    2007,2008&2009: Merc find a cure to their engine related problems & decide to dump mclaren! Traitors!

    In 15 years of their partner ship you can fault McLaren at most 2 times(95 &96) but even then, merc was probably underpowered & unreliable.

    I think mercedes leaving McLaren would be the best to to happen to them in the long term.

    Only three teams exist to race in Formula One:

    McLaren
    Ferrari
    Williams

    the rest are noobies :P
    …………………………………………………………………………………………………………

    Muahahaha! Piada completa! Merc é um tiro nos pés. Eles vão com certeza, acabar como BMW ou Toyota. Fabrica imho deve ater-se a fornecer motores e deixar a verdadeira corrida para os caras real.

    Poor McLaren: (: (foram fornecidos com motores que sofrem de asma, mas agora, após todos estes anos de sputtering e tosse, merc finalmente desertos-los, só porque eles têm alguma forma conseguiu fabricar motores confiáveis? Motor merc Até 2006 foi o mais confiável motor de F1. ficavam explodindo a cada poucos metros. É primo da Mercedes que a McLaren perdeu os títulos potencialmente em 2000,2003,2004,2005!

    Eu tenho a prova para fundamentar a minha (alguns chamam) “ultrajante” reivindicação

    O navio parceira da McLaren Mercedes começou em 1995, desde então, foi isso o que aconteceu:

    1995: Concordo que MP4-10 foi “a mais” horrível olhar, movimentação de carros já construídos. Era, supostamente desenhada por um supercomp! Que agulha nariz era horrível e Mansell não poderia caber a bunda em sua cabine! Mas você pode servir de desculpa da McLaren, porque essa era pós Senna. As pessoas estavam experimentando narizes differnt, asa dianteira, segurança etc Merc elementos, mas ficavam explodindo.

    1996: Saw alguma instabilidade, Marlboro estava saindo, DC entrou, chassi foi decente, mas não é páreo para FW18 de Adrian Newey. Mas merc ainda manteve explodir.

    1997; libré Stunning. Chassis inicial foi projetado por Neil Oatley, mais tarde na temporada, foi improvisado por Newey-se. Venceu 3 corridas, mas perdeu, pelo menos, e devido ao merc explodir! Mais notavelmente em Nurburgring com Mika na liderança.

    1998: chassis Superb, bot & Won WDC WCC. Mas havia um bom número de ampliações. Assim fez a Ferrari, então foi anulado.

    1999: Recorde de Melbourne? Ambos Mika & DC aposentado enquanto levando um 1-2, que também em voltas consecutivas
    merc decepcioná-los várias vezes nessa temporada.

    2000: Como você pode esquecer E.U. Gp! Foi um golpe de morte para a McLaren. Mika estava levando tanto o campeonato e na corrida quando o merc explodiu! McLaren nunca recuperou do que isso. Outro processo de merc deixar as McLaren novamente.

    2001: Recorde GP espanhol? fazer aposentado na última curva com um motor fundido, doloroso. merc Let Down McLaren em situações cruciais nesse ano.

    2002: Kimi explodiu em inúmeras ocasiões, sobretudo no spa. Mas isso foi Merc underpowered comparado com BMW e Ferrari.

    2003: Será que podemos jamais esquecer que merc explodir durante a corrida em Nurburgring? Foi uma corrida tão crucial para o Kimi, mas merc explodiu novamente. Kimi nunca teve uma chance desde então, apesar de ele terminou apenas 2 pontos atrás scummy no WDC.

    2004: Eu não vou nem falar sobre isso: (basta ver por si mesmos.

    http://www.youtube.com/watch?v=ogC1w_RAnxU (após o motor falhou)

    Também explodiu em Nurburgring, na Espanha, monza

    temporada abismal. totalmente culpa merc

    2005: Esse ano foi destinado a ser year.They, da McLaren, e Kimi tinha a combinação mais explosiva sob a forma de Kimi & JPM. Mas merc tinha outros planos: P Na maioria das vezes, Kimi começou com uma pena de grade 10 lugar e sempre foi comprometido. Esse MP4-20 era um monstro. Mas Merc ….

    2006: Uma palavra-underpowered

    2007,2008 e 2009: Merc encontrar uma cura para os seus problemas relacionados com os motores e decidir despejo McLaren! Traidores!

    Em 15 anos de seu navio parceiro pode culpa da McLaren, no máximo, 2 vezes (95 e 96) mas, mesmo assim, foi provavelmente merc underpowered e confiável.

    Acho que a McLaren Mercedes deixando seria o melhor para lhes acontecer a longo prazo.

    Só existem três equipes para correr na Fórmula Um:

    McLaren
    Ferrari
    Williams

    o resto são noobies: P

    Sorry for mistakes & long post :-)

    Publicado por mp4-19b | 16/11/2009, 2:53 pm
  33. Oh! I’ve included some of the missing videos here:-

    1999:- http://www.youtube.com/watch?v=pflMiifO1Ec

    2000:-http://www.youtube.com/watch?v=Ld54HmZXTbk

    2001:-http://www.youtube.com/watch?v=IS5dmhGYqBA

    2002:- http://www.youtube.com/watch?v=t7Gm6qQ1ThI

    2003:- http://www.youtube.com/watch?v=t7Gm6qQ1ThI

    P.S. :—–>> This is Best Non-English Blog ever :D

    Publicado por mp4-19b | 16/11/2009, 2:58 pm
  34. Becken, nem tenho o que acrescentar. Só esperar a saraivada de críticas ao novo começo da McLaren, gente secando e torcendo pra equipe acabar, enfim, como eu disse e acredito: É SÓ O COMEÇO!!!

    Não sei se leram o texto do Ron Dennis, mas, apesar de ser auto-sustentável, a McLaren tem credibilidade junto aos patrocinadores exatamente por manter parcerias long-term como eles chamam. E põe LONG nisso, pois muitos parceiros estão lá a mais de 10, 15 anos. Hugo Boss, Mobil1, Kenwood, Enkei, é, acho que já deu né?

    Na época de 2000 a 2003 a McLaren mesmo amparada pela Mercedes passou por um aperto financeiro dos grandes, por causa da construção do Tecnology Centre, e só veio a fechar as contas no fim de 2006!

    A cisão entre McLaren Automotive e McLaren Group é mais ou menos para não afetar diretamente as finanças da McLaren Group. Ou seja, vão usar a grana da McLaren Automotive pra construir o Tecnology Centre dela, e todo e qualquer prejuizo, só vem a atingir diretamente a Automotive. Sendo que planejam começar as atividades para 2011, tempo suficiente para obter recursos.

    Bom, a minha leitura é essa quanto aos acontecimentos dentro da McLaren. À Mercedes, volto a desejar boa sorte e dizer que será como uma segunda equipe pra mim!

    Publicado por Alan McLaren | 16/11/2009, 3:05 pm
  35. Becken->

    EU nunca comemorei esse negocio de Garagistas. Até pq sinceramente na minha opiniao,isso nao existe mais na formula 1. Nem a Willians para mim é assim.

    “De todas as equipes é a que tem — para usar as palavras do Alan — um negócio auto-sustentável e com vários braços.”

    A Mclaren no ano passado nao teve prejuizo ?

    A Ferrari é Auto sustentavel tambem, porque o texto deixa a entender que a Mclaren é a unica, apesar de ter lido em algum lugar que deu prejuizo ano passado, mas minha memoria é pessima.

    2009 > lucro operacional de 176 milhões de euros no ano ate setembro.

    Ferrari anuncia lucro recorde em 2008
    Apesar da turbulência econômica, fabricante de Maranello lucrou 27% a mais que em 2007
    O lucro da fabricante, no entanto, deu um salto de 27%, com o balanço final fechando em 339 milhões de euros

    2007 garantiu um lucro de 266 milhões à marca italiana

    Publicado por Claudio Cardoso | 16/11/2009, 3:06 pm
  36. Cláudio: A McLaren fechou em série de 2000 a 2006 no prejuízo devido a construção do Tecnology Centre. Depois disso voltaram a ter lucro.

    E jogar números da Ferrari não é muito conclusivo. Visto que todo ano recebem 8o milhões a mais que qualquer equipe…

    Publicado por Alan McLaren | 16/11/2009, 3:13 pm
  37. Great post mp4. At least someone who can remember how Mercedes had messed up with McLaren years ago.

    Let’s see how they can develop a car from scratch now that the big guns are back!

    Publicado por Becken Lima | 16/11/2009, 3:22 pm
  38. http://www.autosport.com/news/report.php/id/80172

    Merc renews McLaren’s engine deal until 2015.

    How can that happen if the mp4-12c, which is slated to hit the market somewhere in 2011 is a direct competition to the Mercedes super car?

    And what are the chances of merc supplying “Second Class” engines to McLaren?

    Publicado por mp4-19b | 16/11/2009, 3:36 pm
  39. Jogar a culpa dos fracassos da McLaren nos motores Mercedes não é desculpa. Se os Mercedes eram bombas, foi de responsabilidade da McLaren continuar com eles por anos e vender 40% do controle acionario para a Daimler. A Williams arrematou a BMW na época, motor que até hoje é muito rápido e consistente. A McLaren continuou com os Mercedes por que quis (ou por que já tinha vendido parte da equipe), então não me venham colocar a culpa somente nos propulsores.

    And MP4, you say that the 2006 Mercedes engine was underpowered, but how come?! The engines have been frozen ever since! I know that they found a few tweaks, but then in 2007 their engines were just performing awesomely. To me it is obvious that the engine was ok, but the MP4/21 was a truck.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 16/11/2009, 4:19 pm
  40. Bravo, Becken. Hoje venho a seu blog para saber se você se importaria em colocar o link de meu blog (www.motorizado.wordpress.com) em sua vasta link de blogs. Desde já agradeço. A gente vai se falando! Abração!

    Publicado por Ylan Marcel | 16/11/2009, 4:34 pm
  41. Becken e amigos.

    O que não se pode negar é que serão dois anos difíceis pelos lados de Woking.

    Porque terão que pagar pelos motores agora e também os 40% das ações da Daimler. Não será o mar de rosas que vocês mais otimistas estão projetando.

    Basta ver que essa atitude de separação de menos de um ano e por essa o grupo de cabeças da equipe talvez não esperassem, por isso imagino que Ron Dennis estava na ultima corrida corrida nos Emirados para conseguir um investidor aos moldes do que já existe da Ferrari com a Mubadala, para poder ter um folego maior para sair desses dois complicados anos que tem pela frente.

    Assim como Alan disse que financeiramente os anos de 2000 a 2006 foram ruins para Mclaren e em 2007 voltaram a um vigor financeiro melhor, pode ser que se aplique o mesmo agora, eu disse pode ser, e por isso acredito que teremos novidades sobre o futuro da equipe até o início da temporada 2010, com mais patrocínios e investidorers para bancar a equipe pelo menos até 2015 quando imagino que eles irão estar com um motor puro sangue Mclaren empurrando os carros laranjas.

    Aos que irão me xingar dizendo que quero ver a ruina da equipe, vai um aviso, eu quero muito que a Mclaren cresça com essa nova empreitada, porque F1 sem Mclaren e Ferrari não tem graça, mas não vejo como os fãs da equipe veêm, apenas analiso da minha forma e dessa vez acho que ele vão se sair muito bem, mas só após passar por esses dois anos críticos que virão.

    É torcer para que o carro de 2010 nasça bem e não precise de muitos upgrades durante a temporada, se não a vaca vai para o brejo.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 4:45 pm
  42. Estou de férias da F-1 por enquanto, saco cheio mesmo, mas não poderia deixar de comentar sobre a nova Mercedes GP e o desdobramento para a McLaren.
    Acho que a equipe inglesa vai perder força nos próximos anos sim. A McLaren estava caminhando para ser a primeira força da F-1, suplantando sua histórica rival e provavelmente emplacaria um super campeão mundial de 7 titúlos ou mais. Agora isso ficou nos sonhos apenas. Equipe independente na F-1 é sinônimo de contas no vermelho. Só a Ferrari consegue lucro como equipe de F-1 e isso apenas porque ela vale mais que a própria F-1.
    Hamilton que se prepare pois vai ter que fazer muita propaganda pra equipe dele complementar o orçamento nos próximos anos…

    Publicado por Carlos T. | 16/11/2009, 4:46 pm
  43. Alan –>

    “E jogar números da Ferrari não é muito conclusivo. Visto que todo ano recebem 8o milhões a mais que qualquer equipe…”

    Ok 80 milhoes a mais, mas o lucro nao foi de 80.
    339 milhoes menos 80 = 259 milhoes ainda de lucro.

    Da para dizer que é estavel mesmo assim?

    ————————————————————————————————-

    Outra coisa, ISSO é forçar demais dizer que a Mclaren perdeu os titulos seguidos daqueles anos por conta de motor.

    Os Motores da Ferrari tb nao quebraram nao ?
    o Schumacher nao tem 8 titulos mundiais entao por conta de uma quebra de motor tb..

    Tiveram alguns anos que os motores eram uma bomba realmente, mas uma equipe ter 2 ou 3 quebras de motor por ano é mais do que normal.

    E normalment o motor costuma quebrar justamente quando o carro nao é esse supra sumo todo nao, afinal se o carro esta sobrando todo mundo anda com os giros mais baixo. Mas quando nao se tem de onde tirar tem de esgoelar o motor mesmo.

    Publicado por Claudio CArdoso | 16/11/2009, 5:33 pm
  44. Alias no ano de 2008 o Hamilton tb nao ia ser campeao.

    Afinal o Motor do Massa quebrou na Hungria

    Publicado por Claudio CArdoso | 16/11/2009, 5:40 pm
  45. Claudio Cardoso.

    Eu queria entender porque os próprios fãs da Mclaren batem tanto no motor Mercedes.

    Eles quebraram nos anos de 2003 e 2005 com certa frequência, concordo, mas o carro e o piloto não ajudaram muito, mas nesses 14 anos de parceria os motores dos alemães equiparam os carros apenas em 2003 e 2005 ?

    Os titulos de 99, 2000 e 2008 foram com Ilmor ?

    Mesmo quando estreou na categoria pela Sauber em 93 os motores já eram promissores e para mim um equipamento com menos de 6 anos de F1 e que leva uma equipe até então cambaleante ao campeonato e quem é campeã é apenas a equipe ?
    Não senhores, é a empresa que empurrou goela abaixo montanhas de dinheiro no desenvolvimento do motor e do chassis da equipe num todo que merece parte dos créditos que agora aparecem pra dizer que só foi a Mclaren e não a Mercedes todos esses anos que fez o que fez.

    Isso está parecendo rancor de fim de casamento.

    Pergunta besta, quanto valem os 40% da Mercedes na Mclaren, alguém sabe ou arrisca um valor ?

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 5:55 pm
  46. Os termos para a McLaren tem 2 lados iguais: por uma parte o forncimento de motores até 2015 dá a equipe 6 anos para preparar terreno para o motor próprio no lugar de dois. E isto é uma excelente noticia. Lado ruim ter que recomprar em 2 anos as ações vai exigir um desvio de investimentos consideravel(e concordo Claudemir Ron Dennis provavelmrente adoraria encontrar um sheik disposto a engolir ao menos metade desta conta). Isto explica muito do porque as negociações com Kimi emperraram, neste cenario um sujeito que quer ganhar valores pré-crise e ainda se recusar a trabalhar junto aos patrocinadores é uma completa impossibilidade.

    Agora vejam como as coisas são em 2001, o Raikonnen e Heidfeld eram companheiros e foi um choque geral quando o finlandes acabou ganhando a vaga na McLaren, o que definiu toda a futura carreira dos dois. 8 anos depois, Heidfeld está na estranhissima posição de estar desempregado sobre o risco de ter que dirigir o caminhão que sobrar e ao mesmo tempo caso Kimi se aposente tem 90% de chahces de ser segundo piloto ou na McLaren ou na Mercedes.

    Publicado por Filipe Furtado | 16/11/2009, 5:56 pm
  47. MP24-19b, I don´t think you are beeing fair here.
    You claim that Mercedes has ruined McLaren in the early 2000′, well, I say, they gave(helped) McLaren winnig both Hakkinen´s championships.
    So what if they had a few shortcomings in yers like 2003, 2005, etc etc etc, show me a team/engine suplier that didn´t.
    Besides that, they were crucial in Hamilton´s WDC last year.
    Cheers

    Becken, você acha que a Mercedes foi a culpada pelo 2009 ruim? Como assim, os caras fizeram o melhor motor da temporada, e foi justamente o Kers a carta na manga da McLaren. Esse ano quem se trabalhou mal foi a equipe de Woking.

    Publicado por The Stig | 16/11/2009, 5:59 pm
  48. Becken, você acha que a Mercedes foi a culpada pelo 2009 ruim? Como assim, os caras fizeram o melhor motor da temporada, e foi justamente o Kers a carta na manga da McLaren. Esse ano quem se trabalhou mal foi a equipe de Woking.

    O que eu acho é que a McLaren comprometeu o desenvolvimento aerodinãmico de seu carro por causa do KERS e isso — não tenho certeza, admito — me pareceu uma decisão baseada na vontade da Mercedes de desenvolver o KERS.

    Não tem nada a ver como motores, tanto que nenhuma das equpes com o KERS conseguiu ir tão longe quanto a McLaren.

    Se todas tivesse optado pelo KERS a McLaren teria sido a grande força em 2009, mas o “SE” não joga aqui…

    Agora cada “fã” com a suas crenças e eu respeito as do mp4, mas eu continuo como fã ardoroso da Mercedes, admirando o esmero da montadora e a tradição e sua herança histórica com a F1.

    O que eu acho é que esse cenário apocaliptico, sempre pintado com tintas negras por aqui, é tremendo engodo baseado em nenhum fato — em ZERO — e mesmo que eu repita “ad nauseam” o modelo de negócios da McLaren ninguém parece racionalizar isso, preferindo profecias à la Nostradamus.

    McLAren independente é bem para a F1, deve-se comemorar.

    Publicado por Becken Lima | 16/11/2009, 6:16 pm
  49. 2005 foi realmente um ano em que a Mercedes vacilou feio. Nos outros, concordo que houve erro nos 2 lados, e no saldo geral, eu acho que valeu a pena. A McLaren tava se “apequenando” demais. Chegou ao ponto de usar Peugeot em 1994!!!!

    Concordo que os investimentos da Mercedes manteve a McLaren como grande, deu uma reanimada, e eu particularmente gosto da Mercedes. Se me perguntarem por 2005, vou meter o pau na empresa mesmo, mas de resto acho que se houve maus resultados tanto McLaren quanto Mercedes tiveram culpa.

    Mas discordo ao dizer que se o motor quebra sempre o carro também tem seus defeitos. O MP4-20 de 2005 era quase imbativel, e na maioria das vezes perdemos corridas quando liderávamos e o motor quebrou.

    Publicado por Alan McLaren | 16/11/2009, 6:25 pm
  50. Becken, isto me parece revisionismo. Todas as equipes grandes investiram uma nota e potencialmente prejudicou sua aerodinamica por isso. No começo da temporada a crença era de que o Kers seria decisivo, tinhamos até quem apontava BMW como potencial favorita pelo seu suposto excelente sistema e que colocava interrogações sobre a Ferrari por conta do dela. Hoje é fácil dizer que era melhor investir na aerodinamica, mas em Março não era. As unicas equipes que optaram pelaaero sobre o Kers era turma com teto de gastos menor.

    Publicado por Filipe Furtado | 16/11/2009, 6:32 pm
  51. Os “filhos de Woking” que por aqui habitam, esquecem-se do mais importante, ou seja, após o ano de 2009 vão ter apenas direito aos motores Mercedes da classe B, visto que os Motores Mercedes da classe A ficam destinados aos Mercedes GP!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 16/11/2009, 6:36 pm
  52. Amigo, a Brawn GP venceu o campeonato com qual classe de motor esse ano???
    E a Force India quase venceu seu primeiro GP esse ano com Mercedes de qual classe???

    Sinceramente, por mais que não sejam as unidades A, não vejo motivo pra pânico. Até porque a Mercedes não vai fazer com a McLaren o que a Ferrari por anos fazia com a Sauber, fornecendo motores de anos anteriores. Aquilo sim, era classe B!!!

    Publicado por Alan McLaren | 16/11/2009, 6:49 pm
  53. “McLAren independente é bem para a F1, deve-se comemorar.”

    A de se comemorar e muito, principalmente que seu modelo de negócios se baseia na F1 e não na venda de carros de rua, ou seja, ela não sairá da F1 porque tem um norte-americano fraudando seus balanços e quebrando bancos de investimentos fuleiros mundo afora.

    Mas o que venho dizendo é que ela precisará de mais dinheiro para pagar os motores e desenvolver o carro duarante a temporada, isso não é um cenário de apocalipse, é realidade, qualquer empresa tem que se adequar o novos modos de trabalho quando o orçamento encurta por alguma razão.

    Se o carro for bem nascido, ótimo, ela pode repetir o que fez a Brawn, se o carro for mal nascido… Será que ela repete o que ela mesmo fez esse ano ?
    Teria dinheiro e peito pra colocar num carro que não vai ser campeão, precisando pagar uma fortuna a Daimler ?

    Não, imagino que não, ela irá se adequar, e se não aparecer algum parente rico do Mansour Ojjeh para bancar os 100 milhões de dolares (valor fictício, pode ser menos ou muito mais) que não tilintará nos cofres de Woking eles pensarão duas vezes.

    De onde virá o dinheiro que a Daimler irá deixar de colocar se não de novos patrocínios ou investidores, Ron Dennis tiraria o dinheiro das outras empresas do grupo para sanar os problemas de caixa da Mclaren na F1?

    Por isso acredito que a Mclaren será uma nova equipe em todos os sentidos em 2010, e até o dia que o carro entrar na pista e se mostrar a que veio continuarei cauteloso com ela.

    Que venha uma Mclaren forte e vencedora, torço por isso, a F1 merece.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 7:12 pm
  54. Não é por nada não, mas acho que os motores que equiparam Mclaren, Brawn e FI foram os mesmo, sem distinção de A, B ou C, e será assim em 2010.

    O que a Ferrari fez com Sauber ela não faz com a Toro Rosso, pelo mesmo motivo dá Mercedes, motores congelados no desenvolvimento, não se pode mexer lembra galera.

    E do caso da Saber, os motores “Petronas” já estava no contrato que seriam a segunda linha de Maranelo.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/11/2009, 7:19 pm
  55. O ás no baralho da Brawn eram os sidepods que direcionavam o ar para as laterias do assoalho e a Mclaren n pôde reduzir seus sidepods pois as baterias do seu KERS ficavam alojadas bem ali.
    A Mclaren como corria para terminar o campeonato em 3º, para garantir um pouco de grana, não quis trocar os 0,4 s certos q o Kers dava por um desenvolvimento do seus sidepod q poderia demorar tempo suficiente para ser derrotada pela Ferrari.
    Observem os sidepods do MP4-25.
    Sem contar tb com a falta de liberdade q o peso do Kers provocava na hora da distribuição do peso.

    O Kers não foi determinante no fracasso do desenho original do carro, mas atrapalhou bastante em seu aperfeiçoamento quando foi percebido os pontos fortes dos outros carros.
    Por essas e por outras q eu acho q Ferrari e Mclaren têm tudo pra deslanchar em 2010, pois têm muito mais espaço pra evoluir do q a RBR e Mercedes.
    Lembrando tb q Mclaren e Ferrari ( a Williams tb, claro) têm, em seus bancos de dados, informações a mil sobre o comportamento dos carros q não são reabastecidos durante as corridas. Já as jovens RBR e Mercedes….

    Publicado por Leandro Magno | 16/11/2009, 7:32 pm
  56. Agora sim entendi, Claudemir. E concordo. Não vai ter mais a facilidade de antes, errou a mão no carro e apela pras upgrades. Agora se errar, vai ser mais dificil msm.

    Achei que antes vc tava dizendo que a equipe iria entrar em crise, salvo algum milagre(leia-se investidor)…

    E vendo uma entrevista do Eddie Jordan na BBC.co.uk, ele disse algo mto importante: “A Mercedes só deixou a McLaren pq a intenção deles era se tornar majoritária da McLaren e assumir o comando, mas nunca conseguiram.”

    E vale lembrar que nunca conseguiram pq o McLaren Group sempre conseguiu se sustentar e não se viu obrigado a vender suas ações, e mesmo que os Bahrenitas vendessem pra Mercedes os 8% ainda ficaria 52% / 48%…

    Publicado por Alan McLaren | 16/11/2009, 7:34 pm
  57. Guardian diz que McLaren assinou Button por 3 anos.

    Publicado por Filipe Furtado | 16/11/2009, 8:02 pm
  58. “Os titulos de 99, 2000 e 2008 foram com Ilmor? ”

    Não, foram de Mercedes, 1998-1999 (Hakkinen) e 2008 (Hamilton). Alguns podem argumentar que foram poucos títulos, mas esquecem que neste hiato houve uma equipe com desempenho extraordinário e incomum: a Ferrari. Do “resto” que tentou ameaçar a hegemonia vermelha, nenhuma equipe foi mais constante que a McLaren Mercedes.

    Não há motivos para pânico: contando com os motores Mercedes, a McLaren pode dar conta do recado, e muito bem. Nesta temporada, a Red Bull deu um banho na equipe de fábrica e a Renault se deu muito por satisfeita por ganhar GPs, mesmo que por uma cliente… creio que a Mercedes, que ganhou um campeonato sem ter sua marca estampada na carenagem do carro, ficaria muito satisfeita em levantar a taça de campeã na McLaren em 2010.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 16/11/2009, 9:44 pm
  59. E o meu comentário Becken?

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 16/11/2009, 11:17 pm
  60. Claudemir –>

    E no final, vamos ter a re-equalizacado dos motores ou nao ?

    No meio do ano se falava disso, de uma atualizacao por parte dos outros motores para ficarem mais proximos ao Mercedes, e no final alguem tem noticia sobre isso ?

    Bem, para onde voces acham que irão os motores que o teste do dinamometro indicarem serem os melhores ?

    Publicado por Claudio CArdoso | 17/11/2009, 7:56 am
  61. Claudio Cardoso.

    Em 2008 a Renault pediu de joelhos para fazer uma melhoria nos seus motores que salvo engano eram até 40 hp mais fracos que os demais, e esse ano foram atendidos, e veja que Red Bull conseguiu vitórias e não perdeu para Toro.

    Em 2010 apenas a Cosworth tem o direito de mexer nos motores até a estréia em março, depois dessa, ele será congelado como os demais.

    Aposto ainda que os Mercedes serão os melhores, seguido de perto pelo Ferrari.

    Sobre o teste no dinamômetro, o Barrichello disse que o motor já tem potência igual aos Mercedes, mas o consumo ainda está a desejar e é nisso que eles estão trabalhando, se conseguirem uma relação consumo/potência aos níveis que eles vem pregrando, pode ser a grande surpresa de 2010.

    Vitor, eu sei que foram de Mercedes, foi só pra provocar os fãs da Mclaren que estão metendo o pau nela porque saiu sem dar um beijinho.

    Alan, obrigado por entender o que eu disse, ufaa, só o Becken não entendeu que eu estou falando.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/11/2009, 8:56 am
  62. Claudemir, entendi a ironia. Apenas quis lembrar que o “fracasso” da parceria McLaren Mercedes é bem relativo, para não dizer falso.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 17/11/2009, 9:09 am
  63. “Ron Dennis resolveu apunhalar a fábrica pelas costas ao lançar seu pseudo super esportivo (pseudo porque jamais terá a mística de uma Ferrari, Porsche ou Lambo).”

    Isso é futurologia.

    A mística/mítica da Ferrari, Porsche e Lamborghini vieram na conjunção carros bons/tempo.
    O MP4-12c tem todos os pressupostos de um superesportivo, em todos os aspectos – motor, desenho, segurança, tecnologia e materiais empregados: é um superesportivo. O lance agora é trabalhar com isso e construir uma aura, o que demanda tempo.

    Mas, no final de tudo estou frustrado e com raiva do Kimi Raikkonen. Estava tudo combinado. Ele abaixava o seu preço e corria para a Mc. Em contrapartida, coerentemente, a Mc ia vender o MP4-12C pelo preço do Celta básico e eu já estava com dinheiro para comprar 02… agora ferrou tudo. A Mc acertou com o Button e eu fiquei a pé de Mp4-12C.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/11/2009, 10:25 am
  64. Claudemir, acabei de escrever um post imenso sobre os motores da Cosworth, mas nao sei porque apagou tudo na hora de enviar. Mas agradeço o esclarecimento sobre as regras. Mas em resumo:

    Aquele teste que o Barrichello viu no dinamometro nao serve de nada. È o mesmo que perguntarem ao Lula o que aconteceu sobre o Apagao. Ele vai ate mostrar graficos que esta tudo otimo.

    Quero ver é la na Pista com temperatura, trepidação, força centripeda em cima se o motor vai andar mesmo e nao vai quebrar. E outra alguem auferiu esse dinamometro ai para saber se é real ne.

    Na verdade o Sr. Willians veio com a estorinha da carochinha de que resolveu usar os motores apos ver o teste do dinamometro.

    É uma ofensa a inteligencia issso.. Obvio que ele trocou porque é mais barato ne. Se fosse por isso era so pegar os Mercedes;

    Publicado por Claudio Cardoso | 17/11/2009, 12:13 pm
  65. Declaração do Norbert Haug tirada do Tazio (posso fazer isso Becken?)

    “Tivemos uma cooperação que rendeu muitos frutos no passado. Ganhamos três títulos mundiais de Pilotos, dois com Mika Hakkinen e um com Lewis Hamilton, fomos campeões de Construtores e ficamos dez vezes com o vice-campeonato nos dois mundiais.”

    Depois ficam falando que o Barrichello é vice….risos

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 17/11/2009, 1:39 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: