//
você está lendo...
ARTIGOS

Kubica vs Heidfeld — quem venceu depois de três anos?

IMAGEM: BMW/Divulgação (NICK lidera Robert no GP da Alemanha em 2009)

Estará lá, para sempre, nos registros históricos da Formula 1, que o polonês Robert Kubica foi o primeiro e único piloto a ter vencido um Grande Prêmio de Formula 1 sob a marca BMW.

Ok, isso é fato. Mas olhando mais de perto o desempenho de Robert ao lado de seu companheiro de equipe, o veteraníssimo Nick Heidfeld, o grande feito de Robert perde um pouquinho do seu lustre.

Eu sequer me dei ao trabalho de levantar estatísticas, na verdade, foi a própria BMW quem fez o bom trabalho para esse blogueiro. O site da equipe mostra AQUI (clique!) que em 57 corridas juntos dividindo a BMW, os dois pilotos travaram uma equilibrada luta com a vantagem pendendo para Kubica nos detalhes.

Na última prova que disputaram juntos os dois pilotos estavam empatados no placar da classificação em 28  X  28, e só mesmo em Abu Dhabi é que Robert levou a melhor.

Em pódios: Rubica 7  X  6 a seu favor.

No quesito voltas mais rápidas, onde supostamente Kubica deveria demolir o velho alemão, a diferença ficou também em um ponto, 29  X  28.

Mas é nos pontos que Nick rouba a glória de Kubica, com um placar consistente de 150 a 137 a seu favor.

Eu sei que “Kubitza” é amado por Galvão Bueno — que acaba levando consigo a opinião de “nosso público” junto — mas confesso que nesse duelo o dilema da Tostines ficou no ar: será Nick Heidfeld melhor do que se imagina ou Robert não tão bom quanto se prega por aí?

Discussão

17 comentários sobre “Kubica vs Heidfeld — quem venceu depois de três anos?

  1. Ou os dois. Ou nenhum. O legal da vida é que ela não é feita de respostas definitivas…

    Kubica tem talento. Algumas vezes, ele aparece mais, noutras nem tanto. É uma questão de momento, mas também de adaptação ao carro.

    Heidfeld é um caso interessante. Embora subestimado, ela possui suas qualidades. “Quick Nick” é consistente e seria um bom segundo piloto, mas é difícil imaginá-lo liderando um projeto.

    E não isso não é injustiça. Mas cada um possui suas características. Essa não é a de Nick e sim de Kubica.

    O que eu quero dizer? Seria imprudente dizer que Heideld é melhor do que Kubica ou vice-versa. Na verdade, os dois se completam como pilotos. E talvez esse seja o segredo do “sucesso” deles na BMW.

    Publicado por Will | 28/11/2009, 6:34 am
  2. Boa dia…

    O Narizudo tem menos bagagem que o tedesco e por isso acho seus feitos melhores, brigou pelo título de 2008 até a penultima corrida mesmo vencendo apenas uma prova.

    Esse ano com uma draga qualquer um fica desmotivado, foi o que aconteceu neste ano com Kubica, não tenho nenhuma dúvida que é um dos melhores do grid e será em breve um dos grandes.

    Não sou um cara que me deixa levar pela galvanisses buenisses, muito pelo contrario sou um que fala o tempo todo “cala a boca galvão”. Sempre achei Kubica um fora de série só esperando um carro competitivo para mostrar seu talento.

    Opinião, claro, cada um tem a sua.

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 28/11/2009, 6:56 am
  3. * Bom dia……

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 28/11/2009, 6:56 am
  4. Becken,

    O Nick de hoje é o Button de 2008. Sou mais o alemão, por 150 a 137.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/11/2009, 8:15 am
  5. Nunca vi nada no Haidfeld, ao contrário do polonês.

    Acho que o Kubica leva vantagem, ao menos já o contrataram enquanto o alemão tá gramando um ostracismozinho involuntário.

    Publicado por Ron Groo | 28/11/2009, 8:37 am
  6. Uhmmm, sei não eles dois não dá um Kimi, que dirá um Schumacher.

    Acho o Heidfeld melhor que o Kubica, mas o primeiro está em fim de carreira, não tem muito mais a oferecer, o segundo demostrou que sem carro descente ele puxa o freio de mão, então se fosse assim o Hamilton não entrava nem nos pits das corridas no início da temporada.

    Por isso acho os dois muito equivalentes, com uma leve tendência para o alemão.

    Off.

    Como o Flávio Gomes é mal humorado, prepotente e arrogante, rsrsrs.

    Ele estáva tirando onda com a cara de alguns twitteiros (normal, ele só sabe fazer isso), e eu fui tomar as dores dos frascos e dos comprimidos.

    Disse a ele que, ele só era chato daquele jeito porque não tinha crescido, mas que se ele fosse bonzinho papai do céu deixaria ele passar de 1, 50.

    Ele me bloqueou, quase não dormi a noite, hahahahaha.

    Carinha mais idiota. Nosso Napoleão da imprensa, do alto de sua grandeza se intitula o cara mais cult da internet, rsrsr.

    Publicado por Claudemir Freire | 28/11/2009, 9:55 am
  7. Becken, me senti na pele de quem torce pro Massa agora, porque eu não gosto do Kubica por causa do pior comentarista da história.

    Aliás, nem é só o Galvão que cultua o cara, o padock de uma maneira geral também o faz, o sujeito é realmente dono de um talento inquestionável, talvez um dos futuros campeões, se não for, foi porque tomou o caminho mais tortuoso em comparação aos rivais de sua faixa hetária.

    O Hamilton por exemplo, sempre esteve em equipe de ponta, deixou de ser promessa faz tempo, é realidade. O Vettel também, está hoje numa das equipes top da F1. Acredito que o Rosberg vá se dar muito bem na Mercedes.

    O Kubica, por outro lado, passou da sempre promessa BMW, para a….Renault, de futuro incerto afogada em escândalos, com um CEO que é louco para apagar a luz e fechar a porta do programa da F1. Se o Kubica der uma de Montoya, é por culpa das oportunidades, dos empresários, talvez.[

    Já o Heidfeld é um piloto muito competente, porém, parece que já atingiu o máximo que pode oferecer. Podem até dizer que ele venceu Raikkonen e Massa enquanto foram companheiros de equipe na Sauber, da mesma forma como fez com Kubica, na BMW, este ano. Mas há também o fator experiência, da mesma forma, Heidfeld foi batido por Frentzen quando dividiu com o outro alemão a Sauber, em 2003.

    Publicado por The Stig | 28/11/2009, 11:15 am
  8. Becken, tira férias isso sim…

    Ficar criando post pra comparar performance do Alemao contra o Polones, é pessimo, nao??
    Eita temporada que nao começa logo…

    Publicado por Vera | 28/11/2009, 1:33 pm
  9. Ficar criando post pra comparar performance do Alemao contra o Polones, é pessimo, nao??

    NÃO, não é péssimo… para mim é ÓTIMO. :)

    …E como a F1 “por acaso” é COMPETIÇÃO, comparar performances é absolutamente relevante.

    Aliás, a TAG do post é RETROSPECTIVA, se é que vc me entende…

    Publicado por Becken Lima | 28/11/2009, 2:05 pm
  10. O Heidfeld em 2009 colheu melhores resultados ao acaso. Kubica é melhor que o alemão, mas, de fato, em três temporadas completas, perdeu duas para o tedesco. Obra do acaso.

    Publicado por Ylan Marcel | 28/11/2009, 2:23 pm
  11. Claudemir,

    Há vários motivos para que os blogueiros usem o moderador.
    Uns o fazem por imposição do “patrão”. Outros para selecionar a “clientela”, já que a qualidade dos posts não dá conta do recado. Outros, porque são covardes – só aprenderam a bater. São pernas-de-pau, mas donos da bola. Estes, na hora de apanhar, fazem o que sabem: acovardam, pondo fim ao jogo ou a algum jogador.

    Agora é contigo.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/11/2009, 5:40 pm
  12. Muito legais essas retrospectivas, Becken.

    Estou seguro que a BMW tinha dois excelentes pilotos em seus cockpits.

    Mas, não influenciado pelo oba-oba galvanístico (e grande parte da imprensa), sempre achei Nick Heidfeld um piloto mais completo que Robert Kubica.

    Pesam a favor a consistência e regularidade do alemão, características muito apreciadas por qualquer equipe, imagino. Além disso, passa a impressão de ser autêntico e com opinião, diferente da maioria dos pilotos de hoje, que preferem a politicagem e os “bons-modos”.

    Já Kubica parece carregar mais velocidade e agressividade, características muito mais “fáceis” de se notar que as de Heidfeld.

    Publicado por Daniel | 28/11/2009, 8:08 pm
  13. Becken,

    Em 2007 e Kubica estava na sua primeira temporada, aprendendo as sutilezas das pistas e dos finais de semana de corrida. O Heidfeld já vinha em sua oitava temporada e embora tenha feito um bom ano sendo o melhor depois da Ferrari e Mclaren, nunca mostrou agressividade para brigar pelas posições.

    No Japão em 2007 o Kubica teve uma briga com o Massa nas últimas voltas pela a quinta ou sexta posição, que dá uma amostra da personalidade do piloto.

    Em 2008 Kubica não cometeu nenhum erro e chegou a liderar o campeonato tendo um carro inferior à Ferrari e Mclaren.

    Já 2009 precisa ser analisado com mais cuidado. O carro foi projetado para o Kers, que prejudicou muito mais o polonês que é maior e mais pesado. Em muitas corridas só o alemão tinha o equipamento.

    A partir do terço final da temporada o Kubica visivelmente abandonou o campeonato e concentrou-se em conseguir a melhor vaga possível para 2010. Heidfeld que não tinha condições de escolher a melhor vaga, ao contrário deve ter trabalhado mais para tentar chamar a atenção de alguma equipe.

    Mais são dois bons pilotos. A BMW fez tudo certo. Tinha uma boa dupla de pilotos, comprou a equipe certa, tinha um bom dirigente. Enfim, é uma equipe que certamente fará falta.

    Ver uma disputa BMW x Mercedes na pista em 2010 seria fantástico.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 28/11/2009, 10:06 pm
  14. Não sei se o KERS foi assim tão preponderante em 2009, Sirlan. Afinal a BMW utilizou em poucas provas, mas eu sei que o Heidfeld teve sérios problemas com o carro “nervoso” de 2008, muito por conta da incapacidade de seu estilo de pilotagem — substerçado — não gerar calor nos compostos sob uma volta lançada.

    Foi o mesmo problema que teve Kimi no decorrer da parceria com Massa nesses três anos — o que imagino seja uma caraterística dos Bridgestone.

    Isso afetou mais a Heidfeld que a Kubitza e o alemão largava na maior parte das vezes mais pesado e vinha lá de trás comendo pontinho por pontinho.

    A única vitória do Kubtza teve “generosa” assistência doi Nick, que deixou Kubitza passar e ainda segurou Alonso naquela pista travada do Canadá. Se quisesse, mesmo mais pesado, talvez Robert não conseguisse o ultrapassar ali, mas aí os dois ficariam expostos a Alonso que tinha um bom desempenho em 3º.

    Como Alonso acabou batendo sozinho, Nick poderia ter vencido se houvesse segurado o espanhol por mais algumas dez voltas.

    Anyway, acho os dois muito bons, mas não compro Kubitza pela moeda que querem me vender e acho Heidfeld um dos mais sub-avaliados pilotos da F1.

    Acho dificílimo vê-lo na Mercedes em 2010 como muitos têm sugerido, mas se lá estiver, eu temo pela imagem de “Garoto Prateado” do Nico que pode ficar arranhada.

    Publicado por Becken Lima | 28/11/2009, 10:30 pm
  15. A galera do F1fanatic abriu um tópico Fã Clube do Quick Nick no fórum e tem uns vídeos bacanas por lá:

    Publicado por Becken Lima | 29/11/2009, 8:33 am
  16. faltou dizer, em todas as temporadas juntos, exceto em 2008, nick nao terminou na frente do kubica.

    Publicado por henrique | 03/01/2010, 11:02 pm
  17. Kubica é melhor (o Nick é bom, só está com a validade vencida)mas longe do que o Lerdão Bueno vende…

    Publicado por Will | 26/01/2010, 10:53 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: