//
você está lendo...
ARTIGOS

O que a McLaren quis dizer com ‘enfoque agressivo?’

Imagem: andrewwatt via Flick

A McLaren esteve ontem na capa do site da Autosoport prometendo um “approach” agressivo no desenvolvimento do seu novo MP4/25 — a arma com que Lewis Hamilton e Jenson Button lutarão pelo campeonato em 2010.

Lá pelas tantas do artigo, escrito pelo competente Jonathan Noble, você perceberá que a equipe está, no fundo, tentando convencer a imprensa inglesa, e os fãs de Jenson Button, que o atual campeão da F1 terá à sua disposição um carro que também favoreça o seu estilo de pilotagem mais limpo e suave, que necessita de um carro com porção traseira mais fixa para render o máximo.

Lewis Hamilton está no lado oposto a Button quando a questão é estilo de pilotagem. Com o desenvolvimento do MP4/25 já em curso desde meados de 2009, acredita-se que a base de dados para a distribuição de peso e centro de gravidade do carro tenha vindo mesmo do estilo de pilotagem sobresterçado de Lewis, que precisa de uma frente mais fixa para chegar ao pico de sua forma.

A McLaren tem certa tradição em desenvolver carros “neutros”, basta relembrar que o MP4/22 de 2007 favoreceu tanto Lewis quanto Fernando Alonso ao longo daquele ano — algo que a Ferrari, por exemplo, não conseguiu fazer com Felipe Massa e Kimi Raikkonen em 2008.

No momento não parece haver uma alma viva nesse mundo que seja capaz de apostar a favor de Button nessa briga de foices com Lewis, daí a necessidade de reforçar para público e imprensa a neutralidade da equipe no desenvolvimento do MP4/25. Mas diferentemente da maioria, eu tendo a enxergar Button nessa disputa interna com Lewis como um bravo caçador que adentra a jaula do Leão.

Lewis pode ter um talento indomável, mas ninguém pode subestimar um caçador com o status de campeão que Button anda desfilando por aí.

Discussão

24 comentários sobre “O que a McLaren quis dizer com ‘enfoque agressivo?’

  1. Concordo Becken. Acredito q o Button não vai tomar essa surra q todos estão dizendo. Ele pode ser um rival sim para o Hamilton e é uma dupla forte na McLaren novamente depois de dois anos de Kovalento.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/12/2009, 7:22 am
  2. “No ano passado, nessa mesma época, diziam a mesma coisa sobre o MP4-24. E todos sabem como o carro estava no início da temporada…”

    É só voltar neste mesmo blog e conferir, nessa época tinha muita gente apostando na McLaren e seu “impressionante” MP4/24 feito no “hiper blaster mega” centro tecnológico de Woking, tido como o mais lindo F1 da temporada. Resultado: Todos quebraram a cara, o carro foi a maior bomba do Grid.

    Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 01/12/2009, 7:23 am
  3. Compartiho da opinião de Becken e do Alex com alguma ressalva. Acredito sim que Button não levará uma surra homerica no que diz respeito à pontuação final do campeonato, podendo até estar a frente de Hamilton, devido ao seu estilo “suave” de pilotar, mas no quanto à classificação, não vejo no atual campeao mundial velocidade suficiente para fazer frente a Lewis.
    Becken,
    Vc disse que Jenson Button precisa de um “carro com porção frontal mais fixa para render o máximo” e que “Lewis que precisa de uma frente mais fixa para chegar ao pico de sua forma”, não seria a mesma coisa???
    Abraços

    Publicado por Gunther | 01/12/2009, 7:39 am
  4. Pode até ter uma abordagem agressiva ou qq outro adjetivo q queiram usar, mas no fundo será um híbrido do BGP001 com o RB05.
    Porém, o importante é q seja um carro q ande rápido.
    Ao q me parece até agora, é o carro favorito, pelos comentários q andam fazendo por aí.
    Os próprios engenheiros da Mclaren têm chamado pra si essa responsabilidade.
    Contudo, favoritismo antes da hora é uma grande merda que pode jogar contra.
    Todavia, o projeto deve ser muito bom mesmo, pq, para terem enchido os olhos do Button sem necessariamente encherem o seu bolso(ele mesmo disse q vai ganhar menos q ganharia na Mercedes), devem estar construindo uma Ferrari de 2004 ou uma Williams de 92. O q, particularmente, acho difícil nos tempos atuais.
    Outro ponto interessante da entrevista é quando ele diz q a questão dos pneus não terá toda essa importância em termos de estilo de condução e sim de como o carro é construído.

    Becken, acho q a parte da entrevista a seguir n diz exatamente o q vc disse no seu post:

    “We’re lucky in that Lewis and Jenson both have fairly neutral driving styles – as does Pedro – so it’s unlikely to be a problem for us next year,” he said.

    Realmente vai ser um desafio das Arábias construir um carro q aqueça o pneu de tanque vazio pra dar uma volta rápida na classificação e q não o superaqueça de tanque cheio e o destrua na corrida.
    Talvez nisso, Ham leve vantagem sobre But. Com seu estilo Stirlin Moss de sambar em curvas de baixa, o piloto noir, pode ajudar a manter mais aquecidos os pneus( q não deverão se aquecer muito fácil para n se destruírem rapidamente na corrida) numa volta de classificação.
    Enfim, acredito q vamos assistir uma goleada nas classificações de Hamilton contra Button; e na corrida…aguardemos.

    Publicado por Leandro Magno | 01/12/2009, 8:04 am
  5. “devem estar construindo uma Ferrari de 2004 ou uma Williams de 92”

    É Leandro e junto com a McLaren de 88 os três carros mais perfeitos q eu já vi na F-1.

    Quanto a questão dos pneus, agora com a volta da flying lap, será q a Bridgestone não vai fabricar um composto exclusivo para a classificação ? Igual aqueles pneus “chicletes” q grudavam o carro no chão e duravam só três voltas? Ou será q por já ter anunciado a saída do circo ao final da temporada, não vai mais investir nisso?

    Publicado por Alex-Ctba | 01/12/2009, 8:20 am
  6. Fica um problema: odesgaste de pneus.
    o Leandro Magno foi no ponto. Provavelmente próximo ano, pilotos com estilo mais agressivo serão reinantes na classificação, mas na corrida, os pilotos mais limpos claramente terão vantagem. E isso começa a se desenhar não só na teoria, mas na clara prática, pois já se pensam em estilos neutros pros carros, uma clara tentativa de minimizar isso. É uma boa tática para vencer o campeonato de construtores, mas quando se pensa no de pilotos, quem tiver um carro totalmente a favor vai se dar e muito de bem.

    Não acredito que a Bridgestone vai fornecer um só p/ classificação: ela c….a vara ultimamente, com essas palhaçadas de pneus que tivemos este ano e para piorar, a sanha (correta em certo sentido) de reduzir os custos chegou a um ponto em que até itens de segurança como pneus bons estão sendo considerados supérfluos.

    Quanto à confusão dos estilos p/ Jenson e p/ Lewis, o Lewis precisa de frente mais firme pq é bom com traseira nervosa e o Jenson, o contrário, pq tira de letra frentes nervosas por sua guiada suave… acertei?

    Publicado por Ridson de Araújo | 01/12/2009, 8:34 am
  7. Tudo vai depender do início do campeonato. Se o Button começar mal o ano, a tendência é de surra para o restante do campeonato. Button é um bom piloto, mas para seu talento brilhar, necessita de condições ideais (carro, ambiente da equipe, etc.). É o que o separa de Lewis e, consequentemente, dos pilotos diferenciados; para estes, não importa se o carro é uma draga, andam no limite o tempo todo.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 01/12/2009, 8:37 am
  8. HUNTER BUTTON!

    Publicado por Iomau | 01/12/2009, 8:40 am
  9. Vc disse que Jenson Button precisa de um “carro com porção frontal mais fixa para render o máximo” e que “Lewis que precisa de uma frente mais fixa para chegar ao pico de sua forma”, não seria a mesma coisa???

    Ops, tem razão, Gunther! Corrigido. Ficou assim:

    “…que também favoreça o seu estilo de pilotagem mais limpo e suave, que necessita de um carro com porção traseira mais fixa para render o máximo…”

    Publicado por Becken Lima | 01/12/2009, 8:46 am
  10. Leandro, que base você tem para dizer que o carro da McLaren é o favorito? Eu até hoje só vi conjecturas, hipóteses, suposições sobre o MP4/25. A McLaren diz que o carro está ótimo… mas é óbvio que vão dizer, a pré-temporada nem começou, eles são a equipe inglesa mais vitóriosa, têm dois campeões ingleses… parece notícia para chamar a atenção da mídia mas que no fundo não quer dizer nada. Aliás, ultimamente a Autosport tem se tornado “chata” no que diz respeito a sua dupla de campeões.

    Então vou dizer que o carro da Ferrari é o favorito, e que eles sim vão ser “agressivos” em 2010, já que desistiram tão cedo do F60 e devem vir com a força que lhes era caracteristica nos tempos de regras estáveis.

    Ou então a Red Bull, afinal eles tem o Adrian Newey e terminaram o ano com um carro muito forte.

    Ou quem sabe a Mercedes! Afinal os alemães são lendarios no que diz respeito a perfeição tecnológica, são os atuais campeões e têm ninguém menos que Ross Brawn no time.

    Do meu ponto de vista, não há “favoritos” ainda, a não ser a USF1, que é favorita a não alinhar um carro no Bahrain.

    Let’s wait and see…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 01/12/2009, 9:21 am
  11. Pois é, Guilherme. Eu concordo com você. Que provas existem que o carro da McLaren será realmente o melhor?

    No ano passado, nessa mesma época, diziam a mesma coisa sobre o MP4-24. E todos sabem como o carro estava no início da temporada…

    Nesse ponto a Ferrari se diferencia da McLaren. Em Maranello, o projeto é guardado sob sigilo absoluto. Os engenheiros ou pilotos não ficam fazendo “propaganda” sobre o carro. Ainda que Montezemolo fale algumas bobagens de vez em quando…

    O fato é: quem muito fala, pouco faz. Pelo que a McLaren anda falando e a Ferrari fazendo, eu apostaria mais na Ferrari.

    Publicado por Will | 01/12/2009, 9:51 am
  12. http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1398653-15011,00-FEDERACAO+INTERNACIONAL+ANUNCIA+AS+EQUIPES+E+PILOTOS+INSCRITOS+PARA.html

    Publicado por Iomau | 01/12/2009, 10:29 am
  13. Guilherme, repito o q eu disse na íntegra e depois em outras palavras:

    “Ao q me parece até agora, é o carro favorito, pelos comentários q andam fazendo por aí.
    Os próprios engenheiros da Mclaren têm chamado pra si essa responsabilidade.
    Contudo, favoritismo antes da hora é uma grande merda que pode jogar contra.”

    ” Pelo q andam dizendo por aí(em foruns, em entrevistas do De la Rosa, do Witmarsh, etc), inclusive os próprios engenheiros da equipe, tá parecendo até q já têm o carro favorito. No entanto, propalar, ainda q nas entrelinhas, um favoritismo antes da hora é algo ruim e desnecessário pra equipe.”

    Espero q agora tenha ficado mais claro.

    abs

    Publicado por Leandro Magno | 01/12/2009, 10:32 am
  14. “Lewis que precisa de uma frente mais fixa para chegar ao pico de sua forma”

    Então esse ano foi a grande oportunidade que tiveram pra fazer um carro alá Hamilton. Em 2010 a Bridgestone vai diminuir a largura dos pneus dianteiros para corrigir um problema que muitas equipes reclamavam “o carro era pregado na porção dianteira” o que fazia um desgaste excessivo e quebrava a cabeça dos engenheiros para um melhor acerto.

    Sendo então que, em 2010 os carros tenderão a sair mais de frente por não ter mais o mesmo grip mecânico quem em 2009, com isso fazendo os engenheiros que queiram um carro mais “pegados” na frente tenham que colocar mais lastros, o que vai dificultar naturalmente o balanço dos carros, por isso acho que os engenheiros da Mclaren foram sinceros quando disseram que o carro será neutro, isso facilitará a construção dos carros e cada piloto fará o seu acerto conforme seu gosto.

    Sobre os pneus de classificação a Bridgestone já informou que não haverá pneus diferentes, e que o plano de dois compostos para a corrida vão continuar, ou seja, não teremos equipes tentando fazer toda a corrida sem nenhuma parada.

    Ainda na saga pneumática, os carros com menos gasolina serão mais soltos, e não haverá como corrigir isso.

    Nelson Piquet era péssimo em classificação por não ser um velocista nato com pneus novos e tanque vazio, mas em situação de corrida com pneus desgastados e pouco peso era mestre em vir de tráz e ganhar posições.

    Então, assim os pilotos terão que se acostumar com essa novas situações, e na minha singela opinião os pilotos que andaram recentemente de GP2 saem na frente ainda mais o Hulkenberg, di Grassi ou Petrov

    A ver, 2010 será um ano de muitas nuances.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/12/2009, 11:46 am
  15. Para que quiser saber como anda o treino dos novatos.

    1. G. Paffett McLaren 1:19.426 54
    2. D. Ricciardo Red Bull Racing 1:19.534 +0.108 83
    3. A. Soucek Williams 1:19.738 +0.312 60
    4. M. Conway Brawn GP 1:19.920 +0.494 58
    5. A. Rossi BMW Sauber 1:20.227 +0.801 60
    6. J. Bianchi Ferrari 1:20.247 +0.821 62
    7. J. Hildebrand Force India 1:20.537 +1.111 49
    8. B. Hartley Toro Rosso 1:21.325 +1.899 45
    9. P. di Resta Force India 1:21.387 +1.961 18
    10. B. Baguette Renault 1:22.461 +3.035 82
    11. M. Ericsson Brawn GP 1:22.817 +3.391 11

    Publicado por Claudemir Freire | 01/12/2009, 12:06 pm
  16. Eu estava doido para ver se o carro da Mercedes já viria prateado. Quebrei a cara.

    Becken,

    Vc sabe dizer o motivo da Mclaren ser inscrita como Vodafone Mclarem Mercedes na lista divulgada Pela FIA?

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 01/12/2009, 12:43 pm
  17. Quanto ao Hamilton beleza, mas o Jenson? Só vendo.

    Publicado por Ron Groo | 01/12/2009, 1:24 pm
  18. Vc sabe dizer o motivo da Mclaren ser inscrita como Vodafone Mclarem Mercedes na lista divulgada Pela FIA?

    Ela usará os motores Mercedes e tem a Vodafone como "Title Sponsor…" — exatamente como no ano passado!

    Publicado por Becken Lima | 01/12/2009, 2:26 pm
  19. “Eu estava doido para ver se o carro da Mercedes já viria prateado. Quebrei a cara.”

    Em razão dos contratos vigentes nenhuma equipe mudou a pintura, mas quando for em 2010 terás o prazer de ver os prateados na pista.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/12/2009, 2:57 pm
  20. Sei não viu Becken, No Site da FIA as equipes estão dispostas com duas colunas:

    Uma com o nome da equipe, e outra com o nome do construtor, onde consta o nome do Motor.
    Ex.:

    At&T Willians – Willians Cosworth.

    http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/pressreleases/f1releases/2009/Pages/f1_2010_entry_list.aspx

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 01/12/2009, 5:39 pm
  21. Aproveitando o gancho da abordagem do Claudemir ao teste dos rookies, olho no Jules Bianchi testando pela Ferrari. Ele é empresariado pelo Nicolas Todt e pode ser mais uma tentativa de achar um jovem piloto francês de talento. No entanto quem foi mais rápido no primeiro dia foi o Soucek

    “O espanhol Andy Soucek foi o mais rápido do primeiro dia de testes da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera, na Espanha. Pilotando uma Williams, ele fez o tempo de 1min19s58 e superou os britânicos Paul di Resta, da Force India, e Gary Paffet, da McLaren. Os ensaios estão sendo realizados com os carros que disputaram a temporada de 2009, e estão servindo como oportunidade para jovens pilotos.”

    1. Andy Soucek (ESP/Williams) – 1min19s168 (87 voltas)
    2. Paul Di Resta (GBR/Force India)- 1min19s369 (46 voltas)
    3. Gary Paffet (GBR/McLaren) – 1min19s426 (54 voltas)
    4. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) – 1min19s534 (113 voltas)
    5. Jules Bianchi (FRA/Ferrari) – 1min19s626 (91 voltas)
    6. Mike Conway (GBR/Brawn GP) – 1min19s920 (58 voltas)
    7. Alexander Rossi (EUA/BMW-Sauber) – 1min20s227 (82 voltas)
    8. Marcus Ericsson (SUE/Brawn GP) – 1min20s333 (50 voltas)
    9. Bertrand Baguette (BEL/Renault) – 1min20s511 (105 voltas)
    10. J.R. Hildebrand (EUA/Force India) – 1min20s537 (49 voltas)
    11. Oliver Turvey (GBR/McLaren) – 1min20s856 (27 voltas)
    12. Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso) – 1min21s325 (69 voltas)

    Fonte: UOL

    Publicado por Alex-Ctba | 01/12/2009, 11:40 pm
  22. Tava vendo a tabela de tempos acima e pensando com meus botões… será que não teria uma possibilidade da Mercedes surpreender e contratar o Di Resta para dividir o cockpit com o Rosberg?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 02/12/2009, 9:51 am
  23. Seria uma dupla fraca Rosberg/Di Resta. Ainda acredito na dupla Kimi/Rosberg. O quebra cabeça estaria + ou – assim:

    Ferrari: Massa / Alonso
    McLaren: Hamilton / Button
    Red Bull: Vettel / Webber
    Mercedes: Rosberg / ?
    Renault: Kubica / ?
    Williams: Barrichello / Hulkenberg
    STR: Buemi / Alguersuari
    FI: Sutil / Liuzzi
    Campos: Senna / ?
    Virgin: Glock / ?
    Lotus: ? / ?
    USF1: ? / ?
    Sauber: ? / ?

    10 vagas em aberto para os prováveis candidatos:

    Raikkonen, Heidfeld, Kovalainen, Grosjean, Piquet, Kobayashi, Bordais, Trulli, Nakajima, Di Grassi, Petrov, Maldonado, De la Rosa, Di Resta.

    Só consegui listar esses 14, já q dos Rookies q estão testando em Jerez, a maioria vai de GP2 / F2 ano q vem.

    Resta saber se a USF1 vai sair do papel e se vão apostar em pilotos norte-americanos…

    Publicado por Alex-Ctba | 02/12/2009, 12:43 pm
  24. Vi no Speed Channel que não existem [bons] pilotos americanos com superlicença para correr na F1.

    Publicado por Iomau | 02/12/2009, 2:37 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: