//
você está lendo...
ARTIGOS

Bom começo para Jean Todt na Presidência da FIA

Novo lay-out para Silvertone, que reberá o GP da Inglaterra até 2014

Os amigos que frequentam esse blog já há algum tempo, sabem de minhas reservas quanto ao novo e napoleônico presidente da FIA, o ex-chefe de equipe da Ferrari, o francês Jean Todt.

Nos últimos dias, no entanto, tenho que admitir que a sugestão feita por James Allen, de que Jean Todt teve direta influência na manutenção de Silverstone como sede do GP da Inglaterra, é digna de elogio.

Sob a sanha mercantil de Bernie, o Grande Prêmio inglês chegou a correr o risco de ficar de fora do calendário em 2010, mas agora será realizado em Silverstone até 2014.

Mas o importante é que Jean teve decisiva atuação nos bastidores — bem no seu estilo discreto — ao persuadir Bernie Ecclestone da importância em se manter o GP Britânico em sua casa, Silverstone — um dos templos sagrados do automobilismo.

Os ingleses estão prometendo até mudar o lay-out da pista — nada significativo e que vá contribuir para o show gerando mais ultrapassagens — mas essa pode ser considerada a primeira boa ação de Todt no comanda da FIA.

Começou bem!

________________________________________________________________

Proposta de mudança

Anúncios

Discussão

25 comentários sobre “Bom começo para Jean Todt na Presidência da FIA

  1. Nâo seria até 2026 como foi veiculado?

    Publicado por Ridson de Araújo | 09/12/2009, 12:17 am
  2. Tava na cara que isso ia acontecer. O desafio, mesmo, para Todt, será levar a F-1 de volta à França. De preferência a algum circuito interessante que não seja nem na EuroDisney (blergh) nem em Magny Cours, aquela aberração que só presta quando chove (vide 1999).

    Publicado por Hugo Becker | 09/12/2009, 2:47 am
  3. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Belo começo, indica uma gestão mais ‘técnica’ e menos ‘monetarista’…de qualquer forma, prevaleceu o bom senso.
    O melhor de tudo (senti uma pontadinha de sua parte, Becken) não vai dar espaço para que idéias ‘Tilkeanas’ venham a destruir mais um circuito tradicional. Tomara que faça uma faxina e voe com este alemão burocrático para bem longe…que fique na sua caixa-forte contando as moedinhas amealhadas e deixe as corridas para quem sabe…

    Publicado por Edgard | 09/12/2009, 7:48 am
  4. Vamos ver como ele vai gerenciar a questão dos pneus…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/12/2009, 7:48 am
  5. Acho que o Alex tocou num ponto crucial.
    A questão de sua influência no acordo com Silverstone foi importante, mas estou certo que isto aconteceria de qualquer forma.
    Não tem lógica a F1 sem GP na Inglaterra. Dá pra imaginar até sem Spa, Mas sem Mônaco e Inglaterra, é fora de cogitação. O Bernie Certamente cederia. Era uma questão de ele chegar mais próximo do valor que ele queria, que deve ter sido o que ocorreu.

    Mas a questão dos Pneus, Essa sim vai mostrar quanto o francês é habilidoso. Os japoneses da Bridgestone que babavam ele na época da Ferrari, já vão.
    A Michelin diz que não volta nem por reza braba.
    A Pirelli e Goodyear também disseram que não querem. Sobrou quem???

    E pior, se o aspecto esportivo estiver mesmo contando, ele deve arranjar é dois fornecedores de Pneus. Se já não tinha um, imagina dois.

    Esse abacaxi, é que vai ser duro de descascar.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 09/12/2009, 8:21 am
  6. Ok, vamos lá por que essa boas idéias dão um ótimo post como expectativa para 2010:

    Desafio 1: encontrar um fornecedor de pneus que ofereça tecnologia, competitividade e segurança.

    Desafio 2: levar a F1 de volta à França, outro berço sagrado da categoria.

    Aceito mais sugestões! :)

    Publicado por Becken Lima | 09/12/2009, 9:17 am
  7. Sugestão:

    Em que pé anda a USF1?????? A equipe só aparece no Speed Chanel.
    Será que ela venderá seu lugar pro Peter Sauber?

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 09/12/2009, 9:51 am
  8. Fernando,

    Pensando em tecnologia e performance dois fornecedores de pneus é a melhor solução.

    Entretanto, para o equilíbrio na pista um fornecedor é de longe o melhor. Com dois fornecedores, aquele que tiver o pneu inferior fica totalmente sem qualquer chance. Nada pode compensar um pneu inferior.

    O mesmo vale para os motores congelados.

    Com certeza é uma F1 sem grandes disputas tecnológicas, mas em compensação temos vinte carros em 1,5s e equipes como a Force Índia surpreendendo em algumas provas.

    Becken,

    Acho que o Jean Todl vai ser um grande presidente da FIA. Ele mostrou do que é capaz na Ferrari, e concordo é um ultrage não termos corridas na França.

    Quem sabe Paul Ricard não volta ? Com uma grande reforma e uma pista mais longa claro.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/12/2009, 10:10 am
  9. Depende do Layout que escolherão.
    Se for tilkenizado vai ser uma grande m…

    Publicado por Ron Groo | 09/12/2009, 10:11 am
  10. Nao sendo muito original :

    Levar a F1 para os USA e quem sabe Argentina ( por Fangio ) , Mexico ( eu vivo aqui ) e Portugal ( Circuito novo em Algarve)).

    NUnca mais trabalhar com o Herman Tilke e mandalo para a Siberia.

    Fazer uma corrida de F1 nos USA em um circuito OVAL .

    Permitir os testes nas segunda feira ou ter um terceiro carro com o piloto de testes oficial na sexta do fim de semana.

    Dar mais valor a vitoria , nao com medalhas , mas criando um meljhor ssitema de pontuacao.

    Dar mais valor a Pole Position e a melhor volta da corrida ( 1 ponto quem sabe).

    Nao me vem nada mais no momento mas ….

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 09/12/2009, 10:13 am
  11. Uma questão importante seria abandonar esse regulamento que traz a obrigatoredade de se utilizar dois tipos de pneu a cada GP.

    Becken, você já chamou a atenção aqui no blog para a sul-coreana Kuhmo, que atualmente fornece seus compostos para a F3 européia.

    Teria a Kuhmo cacife para fornecer seus compostos à F1?

    Publicado por Iomau | 09/12/2009, 10:22 am
  12. Fora a questão dos Pneus, e a volta do GP da França, acredito q ele poderia estudar a possibilidade de mais GPs na temporada. Gostaria de ver a F-1 de volta aos EUA e Portugal.

    Tem também a questão do sistema de pontuação q deveria ser revisto. Não pode continuar essa diferença de 2 pts entre o 1º e o 2º…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/12/2009, 11:18 am
  13. “Em que pé anda a USF1?????? A equipe só aparece no Speed Chanel.
    Será que ela venderá seu lugar pro Peter Sauber?”

    A Sauber-Ferrari já está assegurada no grid em 2010, certo ?

    Qto a USF1, segue como incógnita, o q os americanos estão armando ? Será q vamos ter surpresas com essa equipe + espólio da Toyota, ou estou viajando na maionese?

    Publicado por Alex-Ctba | 09/12/2009, 11:23 am
  14. Verdade Alex.

    Até me confundi. A Sauber tá confirmada. Quem não está confirmada é o espólio da Toyota, a tal Stefan GP.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 09/12/2009, 12:05 pm
  15. Bem lembrado pelo Fernando Piccione. Algo tem q ser feito em relação aos testes. Os testes as segunda-feiras após GP é uma boa saída em relação aos custos. Em Intervalos de 2 semanas entre os GPs, é perfeitamente possível implantar essa idéia.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/12/2009, 12:41 pm
  16. Boa tarde

    Sempre vai ter alguém querendo expor seus pneus na F1…

    Acho que deveria ser revisto algumas pistas, Valencia, Cingapura e Barcelona etc… Pista tem que ter pontos de ultrapassagens.
    Em algumas pistas o problema não é da pista em sí e sim os freios que hoje em dia são muito bons, o cara freia o carro a 300 km/h 100 m antes da curva.

    A pontuação deveria ser a mesma de antes, 10, 6……..

    Treinos nas segundas pós GP seria ótimo.

    e por fim, deveria ter uma corrida no autódromo aqui de Cascavel hahahahahahahahahahahaha

    Abraço a todos!!!!!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 09/12/2009, 1:34 pm
  17. Silverstone é para a F-1, o que o Maracanã é para o futebol Brasileiro, não pode ficar de fora do mundial.
    Acho importante ter um GP na França por conta de sua tradição.
    Quanto a pneus e motores acho bom como está, pois aumenta a importância do piloto, quanto maiis parecidos os carros mais o piloto aparece.

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 09/12/2009, 1:37 pm
  18. Sugestão de fabricante de pneus seria a Continental que já participou da F1 em épocas remotas.

    Existem outras menos gabaritadas e com menor representatividade no mercado como a Avon e a Yokohama, mas imagino que não tenham dinheiro para bancar uma temporada toda.

    Sugestão de pista para a França seria Paul Ricard mas essa tem um entrave, o don

    o Bernie Ecclestone que não parece muito afim de colocar seu circuito no mundial, porque imagino eu que ele acha muito caro promover uma corrida, a FOM cobra muita grana.

    Sirlan, a reforma que você se referiu já foi feita em Paul Ricard a muito tempo, hoje ele conta com 3 traçados distintos com 5,8 km, 3,8 km e 3,3 km, com o circuito sendo homologado pela FIA e com muitas areas de segurança.

    http://www.circuitpaulricard.com/tracks-p-155.html

    Publicado por Claudemir Freire | 09/12/2009, 3:10 pm
  19. “Em algumas pistas o problema não é da pista em sí e sim os freios que hoje em dia são muito bons, o cara freia o carro a 300 km/h 100 m antes da curva”.

    Ótima lembrança, Marcelo.

    Muitos especialistas dizem que reduzir a enorme eficiência freios é de extrema importância para aumentar as ultrapassagens, mais até do que acabar com o reabastecimento.

    Fica aí outra sugestão de post para esse período sem muitas notícias Becken.

    Tenho impressão que se deixassem os freios menos eficientes, proibissem os duplos difusores para voltar ao intuito original dessas novas configurações das asas dos carros e mantivessem o fim do reabastecimento, teríamos um aumento significativo das ultrapassagens nas pistas que apresentam pontos propícios para elas.

    Becken, está aí outra sugestão de post para esse período sem muitas notícias.

    Abraço.

    Publicado por Flavio | 09/12/2009, 4:19 pm
  20. Na minha opinião, a eficiência dos freios não deve ser reduzida. A F-1 não deve involuir, já q ela sempre primou por ser laboratório de alta tecnologia e o q se desenvolve lá um dia chega aos carros de passeio (menos nos populares pé-duro-canela-seca-casco-de-boi).

    Se os freios são eficientes e o piloto freia a 50m da curva, o piloto q quer ultrapassar q freie a 40m e se vire pra segurar o carro. No S do Senna em Interlagos temos muitos exemplos de pilotos arrojados, fazendo ultrapassagens freiando “pra lá do Deus me livre” como diz o Galvão. O arrojo tb vale para defender uma ultrapassagem, vide a canseira q o Kobayashi deu no campeão mundial Button na mesma Interlagos.

    Chega de pilotos bundões…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/12/2009, 4:34 pm
  21. O Alex tem razão.

    Este ano em interlagos, procurei me sentar justamente entre a placa de 100 e de 50 metros no final da reta oposta.

    Cheguei 7 da manhã pra justamente sentar ali. Queria ver se conseguia perceber o momento da freada. E era isso mesmo, eles freavam justamente na placa de 50M.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 09/12/2009, 5:23 pm
  22. Becken e amigos,

    Minha intuição me diz que vão fazer em Silverstone um complexo com hotéis 200 estrelas, shopping center, boliche, heliponto, piscina suspensa, aquário com sereias nórdicas bronzeadas artificialmente, zoológico com animais exóticos, parque aquático, dentre outras coisas.

    Ah… entre essas trapizongas sobraram uns espaços que serão ligados entre si formando um todo apertadinho com esquinas e joelhos que serão asfaltados e zebreados e até receberá um semáforo na única reta da bagaça.

    Dá para brincar com kart e tbém com carros maiores, desde que não se pretenda altas velocidades nem ultrapassar o carro da frente, porque aí tbém já é querer demais.

    Abs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/12/2009, 8:58 pm
  23. Anselmo,
    Silverstone fica no meio de uma roça duca.
    Isso já ajuda o circuito a escapar de eventuais pretensões MickeyMouseanas.
    Nem um cassininho eu acho q rola pois na terra da rainha, se n me engano, n é permitido.
    Mas, cara, Silverstone sem chuva é uma das piores corridas. É praticamente um oval. É um cocô para os carros de hj.
    Achei o projeto interessante, pois preserva uma grande parte do circuito e cria um pontinho de ultrapassagem.
    ………………..
    O Mengo é penta, amigo.
    O campeão brasileiro disputa a libertadores do ano seguinte e vc sabe q não foi o seu time q disputou, né?
    Abs

    Publicado por Leandro Magno | 09/12/2009, 9:40 pm
  24. Olá,

    As ultimas noticias do globo.com são muito interessantes, a primeira:

    Alonso não acha que correr sem abastecimento irá influenciar na decisão das corridas, e sim o desempenho dos pneus nas primeiras 15 voltas.

    Comentario: Segundo alonso então quem souber economizar pneus vai ganhar as corridas, nada mais do que ja foi comentado aqui.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1407739-15011,00-FERNANDO+ALONSO+MINIMIZA+IMPORTANCIA+DO+FIM+DO+REABASTECIMENTO+NA+FORMULA.html

    Segunda: A mclaren acredita em um bom relacionamento entre button e hamilton, diz tb que trouxe um outro piloto não pre ser um ‘escudeiro’ e sim um piloto que dispute titulos tb.

    Comentario: Eu pessoalmente não acredito em tratamento igual, é ver pra crer, as desavenças vão começar certamente se o button começar a bater o hamilton, é fato.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1409224-15011,00-CHEFE+DA+MCLAREN+ACREDITA+EM+BOM+RELACIONAMENTO+ENTRE+HAMILTON+E+BUTTON.html

    Terceira, Abu Dabi pede pra trocar a data de seu GP pelo GP do Brasil.

    Comentario: Eles viram que o campeonato pode ser decidido na ultima corrida, assim como vem acontecendo e querem esse posto de foco das atenções pra eles, um GP que decide um campeonato sempre atrai mais midia e logicamente mais patrocinadores e consequentemente mais R$.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1409236-15011,00-ORGANIZACAO+DE+ABU+DHABI+AINDA+TORCE+POR+INVERSAO+DE+DATAS+COM+INTERLAGOS+E.html

    por enqto é só.

    abs

    Publicado por Anderson Dorneles | 09/12/2009, 10:52 pm
  25. bom dia

    Ao pessoal que é contra a involução…. (eu também sou)

    A aerodinâmica nesta temporada (2009) foi atrasada para dar um maior efeito solo ao carro, no entando vieram alguns especialistas e deram um “jeitinho” de voltar com ela só que embaixo do carro.

    Com os freios seria a mesma coisa, a criatividade iria aparecer novamente.

    abraços!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 10/12/2009, 6:56 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: