//
você está lendo...
ARTIGOS

Schumacher e outros campeões elegem Senna o melhor da História

De quando em quando surge uma dessas listas de “O Melhor da História” feita por algum incauto e corajoso jornalista que acaba sendo motivo de homéricos arranca-rabos em blogs e fóruns.

Dessa vez, no entanto, a Autosport inovou. A revista inglesa, que completou em 2009 60 anos reportando o automobilismo no mais auto nível, perguntou a 217 pilotos, todos com o prestígio de carregar vitórias e campeonatos nas costas, quem, de facto, é o melhor da história.

Adivinhem quem surge no topo da lista? Sim, ele mesmo, o sujeito da foto acima, o tricampeão, Ayrton Senna.

A primeira posição de Ayrton certamente não configura grande surpresa, mas assim como em qualquer lista, há distorções, como a ausência de Rubens Barrichello entre os top 75, onde encontra-se Aguri Suzuki.

Para deleite público, a Autosport publicou um caprichoso hot-site com um pequeno perfil dos campeões, contendo os resultados e as estatísticas mais importantes. Junto aos números há a pergunta: “você concorda?” 72% dos leitores que acessaram o site concordam com a 1ª colocação de Senna, o que é um número absolutamente expressivo e que retrata o prestígio popular do Super Campeão Senna.

Para se ter um paralelo, Michael Schumacher, o segundo colocado no ranking, deveria estar classificado mais abaixo, segundo a opinião dos leitores da prestigiosa revista inglesa.

E vocês, o que acham do ranking feito pela Autosport? Opinem.

Os dez melhores

10: Gilles Villeneuve
9: Fernando Alonso
8: Sir Stirling Moss
7: Niki Lauda
6: Sir Jackie Stewart
5: Jim Clark
4: Alain Prost
3: Juan Manuel Fangio
2: Michael Schumacher
1: Ayrton Senna

Discussão

30 comentários sobre “Schumacher e outros campeões elegem Senna o melhor da História

  1. Uhmm, meu comentário esta bloqueado e falava disso, rsrsr. Então deixe ele preso lá Becken.

    Não vejo a lista muito díspare da que eu faria, mas tem alguns sapos que não são “engolíveis”.

    1º. Ayrton Senna (BRA)
    2º. Michael Schumacher (ALE)
    3º. Juan Manuel Fangio (ARG)
    4º. Alain Prost (FRA)
    5º. Jim Clark (ESC)
    6º. Jackie Stewart (ESC)
    7º. Niki Lauda (AUT)
    8º. Stirling Moss (ING)
    9º. Fernando Alonso (ESP) Exagerada essa posição do asturiano, ele deveria estar junto com o Mika Hakkinen

    10º. Gilles Villeneuve (CAN) Sacanagem, esse maluco ter ficado a frente de grandes campeões por apenas ser pirotécnico nada mais na lista dos 100 quem sabe.

    11º. Nigel Mansell (ING) Isso é coisa de inglês recalcado, essa besta quebradora de carros ficar a frente de Emerson e Piquet é brincadeira.

    12º. Emerson Fittipaldi (BRA)
    13º. Nelson Piquet (BRA)
    14º. Jochen Rindt (AUT)
    15º. Mika Hakkinen (FIN)
    16º. Alberto Ascari (ITA)
    17º. Lewis Hamilton (ING)
    18º. Jack Brabham (AUS)
    19º. Ronnie Peterson (SUE)
    20º. Mario Andretti (EUA) Outra coisa de deixar qualquer um besta, de onde tiraram essa, Mario merece estar na lista, mas lá no finzinho.

    21º. Graham Hill (ING)
    22º. Kimi Raikkonen (FIN)
    23º. John Surtees (ING)
    24º. James Hunt (ING)
    25º. Keke Rosberg (FIN)
    26º. Sebastian Vettel (ALE) O alemãozinho tem que ralar muito pra entrar na lista do 100, quiçá dos 40.

    27º. Jose Froilán González (ARG) É piada, eu não entendi ? Ele teve duas vitórias e está na lista, uhmm, quero o Massa, Barrichello, Culthard, Webber e Irvine.

    28º. Dan Gurney (EUA)
    29º. François Cèvert (FRA)
    30º. Jenson Button (ING)
    31º. Alan Jones (AUS)
    32º. Giuseppe Farina (ITA)
    33º. Phil Hill (EUA)
    34º. Carlos Reutemann (ARG)
    35º. Stefan Bellof (ALE) Who! O cara correu dois anos de F1 e morreu, será que é póstumo ?

    36º. Clay Regazzoni (SUI)
    37º. Gerhard Berger (AUT) Não merece estar na lista.

    38º. Jean Behra (FRA) De onde saiu esse, corria de que ?

    39º. Riccardo Patrese (ITA) Foi por insistência que entrou na lista, só pode, mas se fosse assim o Barrichello também estava.

    40º. Jacky Ickx (BEL)

    Publicado por Claudemir Freire | 10/12/2009, 6:53 pm
  2. Becken enroscou de novo meu comentário, só pode ser o pneu que furou.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/12/2009, 6:55 pm
  3. Becken,

    Essas listas são ótimas para gerar discursões assunto no final do ano, por isso fizeram.

    Agora existem algumas piadas :

    1. Gilles Villeneuve em 10o ???? Eu vi o cara pilotar, não preciso ler a respeito para formar minha opinião. O filho era melhor que ele, tenham certeza.

    2. Piquet em 13o ??? Atrás de Emerson, Villeneuve e Mansel. Piada pronta.

    3. Vettel à frente de Button ???? O que o Alemão fez para estar nessa lista ???

    4. Alonso como o 8o maior da história, logo após Lauda ??? Será que já estão considerando o que ele ainda vai fazer ??? Pode ser a mesma questão do Vettel. Ainda bem que na época do Montoya não fizeram essa lista…com esse critério ele poderia ter sido posto entre os cinco melhores da história….

    Tem mais, muito mais, porém se é para polemizar já dei minha contribuição.

    Um grande abraço

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/12/2009, 7:31 pm
  4. hahahahahaha

    Para mim que sou viúva assumida essa lista é um deleite!!!

    E ainda há quem diga que Senna é produto da Globo. Blá…será que a Globo influenciou os 217 pilotos entrevistados?

    A RG transmitia F1 na Inglaterra???

    Abraço a todos!

    Publicado por luiz carlos | 10/12/2009, 10:16 pm
  5. Lista fraquinha…

    Ainda bem que opinião é igual c… cada um tem a sua. Na minha fica assim (só vou considerar os que vi correr):

    1º Schumy.
    2º Piquet.
    3º Senna.
    4º Prost.
    5º Lauda.
    6º Mansel.
    7º Mika Hakinnen
    8º Alonso.
    9º Massa.
    10º Hamilton.
    11º Raikonnen.
    12º Vettel.
    13º Button.
    14º Rosberg (Pai).

    Podem meter o pau!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 10/12/2009, 11:39 pm
  6. No meu top 10, eu colocaria Barrichello:

    1. Piquetzão
    2. Massinha
    3. Barrichello
    4. Herbert
    5. Brundle
    6. Patrese
    7. Irvine
    8. Verstappen
    9. J. J Lehto
    10. Nico Rosberg???

    Mas não é disso que cês tão falando, lista furada a minha.

    Publicado por Larissa Oliveira | 10/12/2009, 11:53 pm
  7. Até a 5ª posição a lista é bem aceita, poderia ter uma mudança aqui ou ali, de acordo com o gosto.
    Para completar os 10 primeiros eu mudaria só:
    Stirling Moss passaria a ser 10º e em 8º e 9º entrariam Emerson e Piquet.
    considerando que desses 10 só vi correr:
    Senna (boa parte da carreira)
    Schumacher (toda a carreira)
    Prost (final de carreira)
    Piquet (final de carreira)

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 11/12/2009, 12:04 am
  8. Tirando o 1º e 2º colocados, o resto tá td distorcido, mas é compreensível, já q a lista foi feita por pilotos e não pela crítica especializada. Nos números frios, Schumi NUNCA vai ser superado. Igual Pelé, difícil imaginar q alguém vai fazer mais de 1200 e alguma coisa gols.

    Larissa, que lista é essa minha filha ? confesso q gostaria de saber teu critério…

    Pra mim o q importa mesmo nesse momento é se vai mudar ou não a pontuação. Vai postar algo antes da decisão do conselho Becken ?

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 11/12/2009, 7:35 am
  9. Alex,
    Esses caras têm (ou terão) algo em comum. Esse foi o critério estapafúrdio. Um conceito amplo e aberto que no final das contas não tem base técnica alguma apenas mostra um gosto pessoal. Como todas as listas costumam ser…

    Publicado por Larissa Gonçalves Oliveira | 11/12/2009, 7:49 am
  10. Bom dia

    Confirmado Di Grassi na Virgen…..

    vai levar grana da Unilever…

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 11/12/2009, 7:51 am
  11. Marcelo,

    Onde saiu essa ótima notícia? Confesso que tô procurando aqui e não encontro.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 11/12/2009, 8:07 am
  12. Turma,

    E o sistema de pontuação hein??

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 11/12/2009, 8:15 am
  13. Tb não achei nada sobre o Di Grassi na Virgin. No site da autosport não fala nada…

    Publicado por Alex-Ctba | 11/12/2009, 8:21 am
  14. Em relação ao sistema de pontuação, eu havia contestado o Claudemir, mas ele tem razão. Em termos % a nova proposta não muda nada. Analisando o pódio apenas:

    10-8-6 é 100% para o 1º, 80% para o 2º e 60% para o 3º
    25-20-15 é exatamente o mesmo em termos percentuais.

    O antigo sistema 10-6-4 a diferença entre o 1º e 2º era de 4 pts, menor do q os cinco propostos, porém em termos percentuais, era bem maior: 100%-60%-40%

    Publicado por Alex-Ctba | 11/12/2009, 8:27 am
  15. Vai postar algo antes da decisão do conselho Becken ?

    Não, melhor depois…

    Publicado por Becken Lima | 11/12/2009, 8:33 am
  16. Nossa, essa lista até me forçou a fazer um “break no meu break” lá no blog. Que lista estapafúrdia!

    Voto combinado entre japoneses, pilotos que nem sequer tiveram um pódio entre os 40 melhores, ‘bias’, ‘hype’, etc. Nakajima, Suzuki, Herbert e Luizzi na lista e Rubinho fora?! Só pode ser piada… Colo aqui parte do que disse no meu blog:

    Não, não eram quaisquer 217 pilotos – somados, eles dividem 9194 Grandes Prêmios e 270 vitórias (interessante é que um terço desse total pertence a uma pessoa…) – mas, infelizmente, a lista apresenta, principalmente em suas posições mais baixas, claras tendencias nacionalistas e votos-piada.

    Considerando que o critério utilizado era que cada piloto iria eleger seus 10 preferidos e julgá-los com as notas 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1, sendo proibido um ‘eleitor’ dar a mesma nota para dois pilotos diferentes, apenas alguma meia duzia de décimas posições colocaria um piloto x entre os “76 melhores”.

    E se os japoneses que votaram combinaram todos de votar em seus companheiros, mesmo que seja no finzinho da lista, apenas para fazer pontos? Pois não parece uma suposição absurda quando se percebe que Kazuki Nakajima ficou empatado com vários outros pilotos em 76º e que Aguri Suzuki ficou em 63º.

    A ausência de Rubens Barrichello, vencedor de 11 Grandes Prêmios e duas vezes vice-campeão mundial, é inaceitável, ainda mais se considerarmos quem entrou na lista…

    Quem tiver interesse, eis o link:
    http://grandprixnobrasil.wordpress.com/2009/12/11/senna-o-maior-da-historia/

    Publicado por Guilherme Teixeira | 11/12/2009, 8:55 am
  17. Eu não sou fã de Schumacher, mas acho estranho que ele – com sete títulos mundiais – não seja o líder de qualquer ranking de melhores pilotos.

    Quando se fala de “melhor” deve ser levado em conta os resultados e não a força de vontade ou a ousadia de um piloto.

    Bem, esse ainda é o menor dos equívocos. Como foi bem apontado por outros leitores, Gilles Villeneuve em 10º é loucura. Ele é melhor do que Piquet, Fittipaldi e Hakkinen?

    Mas ainda existem outros absurdos:

    – Felipe Massa, por exemplo, está atrás de Kubica, Zanardi e até Pescarolo!

    – Rubens Barrichello sequer aparece na lista e Mark Webber é apenas o 76º. Será que Nakajima, Liuzzi e Aguri Suzuki realmente são melhores do que eles?

    Tais fatores são suficientes para eu desconsiderar totalmente essa lista…

    Publicado por Willian | 11/12/2009, 9:40 am
  18. Aliás, vendo essa lista eu vejo que os critérios utilizados pela Larissa foram os mesmos utilizados pelos pilotos…

    Publicado por Willian | 11/12/2009, 9:42 am
  19. Critérios muito, muito estranhos… incluir uma “homenagem póstuma” ao Bellof, que, dizem, tinha um grande potencial, mas uma carreira curtíssima… e não incluir o Ronnie Peterson?? Ou, nacionalismo a parte, José Carlos Pace…

    E o Vettel? Ok, teve feitos significativos como a 1ª vitória em Monza… mas peraí, só por isso?

    Listas nunca agradarão a todos, mas essa aí tem uns furos bem estranhos…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/12/2009, 9:45 am
  20. Sobre o post levantado pelo Claudemir e o Alex; a FIA vai perder mais uma oportunidade de valorizar a vitória? Vejamos, a nova proposta de pontuação contempla os dez primeiros. Assim, a ordem do 1º ao 10º é: 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.

    Cinco pontos separam o 1º do 2º; até aí ok, menos mal… o problema é que a mesma diferença separa o 2º do 3º e este do 4º. Ainda não vejo muito mérito para o vencedor. Mais justo era o antigo sistema, que dava 10 pontos para o ganhador, 6 para o segundo e 4 para o terceiro.

    E pra turma que gosta de estatísticas, os novos campeões encostarão mais rápido nos antigos… e os números, neste ponto de vista, serão ainda mais relativos.

    No fim, mais uma medida da FIA para esticar a disputa do campeonato. Já a disputa real, na pista…. bem, esta vamos ter que esperar mais.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/12/2009, 10:00 am
  21. Lista…..Listas….

    Gosto de listas da forma que fizemos aqui, dos 10 melhores do ano. Sempre deve haver uma linha temporal para margear as avaliações.

    Não é justo comparar o Piquet com o Kimi, não correram na mesma época, é sempre injusto.

    Comparar o Senna e o Prost já acho injusto, uma vez que quando o Senna entrou, Prost ja era campeão. E quando correram juntos foi tudo muito equilibrado. Mas o francês tem 4 títulos.

    Como a gente fez aqui é legal. Melhor da temporada. Todo mundo correu contra todo mundo. Tá tudo no mesmo Cluster. Mas desse jeito aí, é muito sem critério, nem dá pra avaliar.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 11/12/2009, 10:04 am
  22. Concordo com o Fernando. É muito subjetivo comparar pilotos de épocas distintas. São carros, pistas, regras, adversários etc, diferentes. Como comparar Fangio com o Senna ? Essas listas de melhores de todos os tempos são uma piada. O melhor é o Schumacher, pronto e acabou. Maior nº de títulos, poles, vitorias, pódios, voltas rápidas etc. Pra mim o melhor é o Senna, pois eu acompanhei a carreira dos dois (Senna e Schumi)mas como eu vou argumentar com os meus critérios contra os nºs ?

    Publicado por Alex-Ctba | 11/12/2009, 10:18 am
  23. Postei mais ou menos isso que o Fernando disse, numa comunidade do Orkut.

    Acho muito pretensioso comparar habilidade de pilotos que tiveram a carreira separada por 5 décadas. Um bom piloto nos anos 2000 não necessariamente seria um bom piloto nos anos 60/70, e a recíproca é verdadeira. Tecnologia diferente, habilidades necessárias diferentes.

    Da mesma forma, um bom piloto na formula 1 será um bom piloto em categorias de turismo? A carreira de Mika Hakkinen na DTM já diz tudo. E, no caminho inverso, é só olhar para o Bernd Schneider.

    Da mesma forma, a F1 em 2000 não tem nada a ver com a F1 de 1960, ou mesmo a da década de 80.

    Se for para comparar, tem que comparar entre pilotos que correram juntos. Caso contrário será só especulação.

    Publicado por The Stig | 11/12/2009, 11:53 am
  24. Sou muito suspeito. Primeiro pq sou do final dos anos 80, ou seja, perdi a melhor época da F1, e segundo pq sou fã do Senna. Minha percepção do bom ou ruim naquela época não era confiável, já que tirando a paixão que sempre tive por carros, o que me movia a assistir as corridas era ver o Senna combater nomes como Prost e Mansell. Dos demais, nem o nome eu me importava em saber. Era um mundo onde só existiam McLarens e Williams, assim por dizer, na minha infância.(alguns perguntarão se alguma coisa mudou desde então, hahahahah. Já adianto, mudou, sim, mas acho que não vem ao caso.)

    Então, se eu tivesse que fazer alguma lista, teria que fazer dos que eu vi correr, e ainda sim não seria justa, pois como disse a Larissa, cada um tem suas prefências….

    E falando na Larissa, eu ri aqui qdo vi J.J. Lehto. Nem lembrava mais desse cara. Só falta escolherem Ukyo Katayama huahauahua.

    Publicado por Alan McLaren | 11/12/2009, 1:35 pm
  25. Quando o levantamento é feito por quem realmente entende, ou seja, os pilotos, não tem como ser diferente: Senna o melhor da História. Essa posição dele só muda quando a lista é feita por “especialistas” que mal sabem o quão duro é o câmbio de um F-1 ou a diferença que existe entre a pressão dos pneus dianteiros para os traseiros. Seja qual for a alteração da segunda posição para trás, tanto faz. O maior de todos é Senna.

    Publicado por djow | 14/12/2009, 3:08 pm
  26. THE STIG DIZ: Se for para comparar, tem que comparar entre pilotos que correram juntos. Caso contrário será só especulação.

    Sendo assim, não dá para dizer que o Pelé é o Rei do Futebol, que o Muhamad Ali é o maior boxeador da história etc etc etc.

    Aliás, não dá nem pra dizer que o Senna é melhor queo Massa. Afinal de contas, eles correram em épocas diferentes, com tecnologias diferentes.

    Publicado por djow | 14/12/2009, 3:15 pm
  27. Eu tenho a lista dos piores:
    1º Ukio Katayma
    2º Satoro Nakajima
    3º Rubens Barrichelo
    4º Rene Arnoux
    5º Luciano Burti

    Publicado por Vilson | 03/03/2010, 12:15 pm
  28. Eu assisto a formula 1 desde 85, dai em diante não parei mais, só sei de uma coisa podem falar o que quiser Senna pra mim sempre sera o melhor do mundo,se quiserem descutir comigo fiquem a vontade isso nunca vai mudar minha opinão.
    agora falar que o shumi é o melhor palhaçada ele só correu numa época de pilotos não muito bons, ele era sujo e o rubinho era seu capacho graças a ferrari, ele só conseguiu todos esses titúlos graças as essas marmeladas todo mundo sabe disso.

    Publicado por alcides osmar manara filho | 02/11/2011, 5:03 pm
  29. Os que vi correr e outros que não mais são bons
    1* Ayrton Senna
    2* Alain Prost
    3* Nelson Piquet
    4* Niki Lauda
    5* Juan Manuel Fangio
    6* Elio de Angelis
    7* Nigel Mansell
    8* Mika Hakkinen
    9* Keke Rosberg
    10* Michael Schumacher
    Meu voto é dado independente de ter ganhado títulos ou não , eu votei pelo o que cada um fez …

    Publicado por Glauber Kozaczyns | 10/05/2016, 6:53 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: