//
você está lendo...
ARTIGOS

O quanto a marca ‘Schumacher’ renderá ao seu dono e à F1 em 2010

O heptacampeão Michael Schumacher poderia competir “de grátis” pela Mercedes em 2010 e ainda assim sairia com os bolsos cheios ao fim da temporada. Estima-se que ele receberá um salário de US$ 13 milhões da Mercedes, mas para se ter uma idéia do poder da marca Schumacher, o alemão lucrou mais de US$ 100 milhões nos três anos de aposentadoria (37m em 2007; 33m em 2008; e 30m em 2009), quando fez um “bico” aqui e ali como “consultor” para a Ferrari.

A marca Schumacher vale hoje US$ 130 milhões e, dependendo do que Michael fisgar na temporada (quem sabe um octacampeonato), esse valor poderá duplicar ao fim de 2010.

Esses lucros gerados pela marca e pelo suor do alemão são divididos em salário, patrocínio e licenciamento de produtos. Nessa trinca, foi o licenciamento que mais sofreu com a sua aposentadoria, lucrando “apenas” míseros US$ 7,2 milhões de euros em 2009. Em 2010 — para que se tenha uma perspectiva do potencial de negócios dos licenciamentos — a marca Schumacher dará um lucro estimado de US$ 13 milhões ao seu proprietário.

O interessante é que a assinatura do acordo com a Mercedes o fez ter prejuízo por conta do conflito de patrocinadores. A Shell, sua parceira histórica, por exemplo, foi embora — assim como a rede de autopeças alemã ATU. Para compensar, a Barcardi renovou seu patrocínio (+ US$ 2 milhões), assim como a Rest Omega (+US$ 864.000) e a DVGA (+ US$ 2,88 milhões).

Estima-se que Willi Webber, seu empresário, ainda encontre espaço no macacão do homem, o que geraria mais alguns US$ 4,3 milhões nos três anos de contrato com a Mercedes.

Há ainda as famosas torres em Abu Dhabi que custaram US$ 2,88 bilhões de euros e que foram batizadas com o seu nome e construídas com sua colaboração. Elas renderão 5,8 milhões de euros a Schumacher em 2010.

Estima-se que sua receita pessoal nesse ano de reestréia chegue a 39 milhões de euros. Mas se considerarmos o quanto de audiência e exposição de mídia sua volta gerará para a F1, o valor da marca Schumacher é inestimável e lucrativa para todos que gravitam ao seu redor — e muito mais para a Mercedes que agora terá um embaixador dessa estatura divulgando seus produtos.

O irônico é que Erich Klemm, presidente do conselho da Daimler — controladora acionária da Mercedes — contestou o investimento da Mercedes em uma equipe genuinamente alemã: “nesses tempos de dificuldades econômicas, esse dinheiro deveria ser melhor investido na comercialização de carros de verdade.”

Agora, com Schumacher a bordo, é bem provável que o Sr. Kleem tenha reavaliado sua posição.

Anúncios

Discussão

7 comentários sobre “O quanto a marca ‘Schumacher’ renderá ao seu dono e à F1 em 2010

  1. Schummy, Schummy, Schmmy,,,
    se os negócios continuarem assim, ele nunca mais se aposenta!!!
    ninguém sabe…

    abraço,
    Tomas, do Blog Fórmula 1
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomas | 07/01/2010, 1:59 am
  2. É impressionante o quanto essas “marcas” influenciam na nossa vida. Ainda que não percebamos de forma direta.
    Sempre que viajo a Teófilo Otoni-MG(são 1,100Km de sampa) sempre abasteço o carro em postos de Bandeira BR ou Shell. Me passa uma sensação de segurança.
    Ontem no Supermercado, comprei um Shampoo da marca CLEAR da Unilever. Estava em dúvida entre duas marcas e acabei levando esse. Algumas gôndolas depois me dei conta que era o patrocinador do DiGrassi. Nunca comprei este Shampoo antes. E por aí vai….

    Então uma marca como a do Michael é de inestimável valor, e a Mercedez acertou em cheio em associar-se a uma marca como esta.
    O Alemão suou muito para construí-la. E continua a construindo até hj, vide um trecho da entrevista do DiGrassi no Felipe Motta, onde ele conta uma passagem no desafio das estrelas. Todos os pilotos já haviam deixado o autódromo, o DiGrassi tentava resolver um problema no carburador do Kart, e no Box do lado o Alemão fazendo uma regulagem milimétrica da posição do banco. O final do desafio todos sabem né?????

    E é essa dedicação que faz o Micheal uma baita marca. Manteve o mesmo espírito mesmo depois de aposentado. E os patrocinadores colam em caras assim como Chiclete.
    Que como eu que comprei o Shampoo CLEAR, quantos não comprarão os produtos Schumacher.
    (Tiger Woods está aí para dizer o quão valiosa é uma marca pessoal. E o quão rápido pode perdê-la).

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 07/01/2010, 7:56 am
  3. Fernando,

    Aconteceu com o Phelps o mesmo com o Woods, e hoje continua vivo faturando seus trocos.

    Ok, pode ser que antes ele faturasse 1000 e agora 500 de algum patrocinador X, mas assim que ele ganhar medalhas de ouro nas próximas estará de volta no jogo.

    Essa história de deixar de patrocinar somente quem é um exemplo a ser seguido cai quando o cara começa a ganhar tudo. E todo mundo gosta do cara que ganha tudo… Principalmente patrocinadores!

    Abs,

    Publicado por zezinho | 07/01/2010, 11:45 am
  4. Zezinho,

    Vc está coberto de razão. Não tem escândalo pessoal que resista a uma boa medalha de ouro, ou Record Mundial. Todo mundo gosta de quem ganha.

    Mas que o Woods tá cortando um dobrado, isso está. Ainda mais agora que parou a carreira, e não ganhará nenhum título por agora.

    Mas o Alemão em contrapartida, sempre foi um exemplo fora da pista. E isso ajuda a chamar a turma da publicidade.

    Publicado por Ffigueiredo | 07/01/2010, 12:50 pm
  5. Concordo… o Alemão sempre foi um exemplo fora da pista… Mas dentro dela… não posso dizer o mesmo (MAS SOU FÃO DE SCHUMACHER)… não é birra

    Publicado por Jackson | 07/01/2010, 4:01 pm
  6. onde se se lê: FÃO

    Deve-se ler: FÃ

    Publicado por Jackson | 07/01/2010, 4:02 pm
  7. Além do que o alemão nunca se expôs e sempre foi muito correto em aparições ao público…

    Enfim, um exemplo a ser seguido!
    Rs…

    Publicado por zezinho | 07/01/2010, 6:37 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: