//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Gazzetta de lo Sport revela ‘preview’ da nova Ferrari

IMAGEM: Giorgio Piola – Gazzetta de lo Sport

A Gazzetta de Lo Sport de hoje veio com esse estudo acima — arte do ilustrador oficial do F1.com, o italiano Giorgio Piola — que revela a maneira como a Ferrari encarou as duas principais mudanças de regulamento desse ano: a proibição do reabastecimento e a diminuição da largura dos pneus dianteiros.

Como a Ferrari não é muita chegada em revoluções, o carro realmente seguirá alguns conceitos aerodinâmicos desenvolvidos por Adrian Newey com o RB5 em 2009 que — como já disse aqui — tornou-se o carro conceito da atual F1.

O difusor também seguirá as linhas aerodinâmicas do carro de Newey, agora com três canais. A parte superior do bico também será côncava como a do RB5 e a asa dianteira permanecerá como a de 2009, o que provavelmente dará ao novo modelo de Maranello um aspécto frontal como mostrado abaixo, nessa foto dos treinos livres do GP da Alemanha, onde a Ferrari testou o conceito RB5:

Com o redimensionamento do tanque de combustível — que ficou o dobro do de 2009 para carregar 240 litros até o fim de cada prova — o carro ficou sensivelmente mais robusto. O cockpit será mais alto e o entre-eixos mais longo 15cm que o do F60. Por conta do novo tanque, até o outro tanque, o de óleo, foi afetado, sendo movido da frente para atrás do motor depois de 12 anos.

Com a diminuição na largura dos pneus, a distribuição de peso do carro foi revista, dando ênfase para a porção traseira.

As consequências dessas mudanças serão interessantes. Segundo o jornalista inglês James Allen, com carros largando 185 kg mais pesados que em 2009 — 30% —, os freios serão uma área de maior atenção para os engenheiros.

A Ferrari ainda não estipulou a data de lançamento do carro, mas rumores sugerem que o chassi nomeado 281 será revelado pouco antes dos testes que começam no dia 1º de Fevereiro, em Valência.

Anúncios

Discussão

38 comentários sobre “Gazzetta de lo Sport revela ‘preview’ da nova Ferrari

  1. Vamos ver se a Ferrari esse ano vem com um F1 para lutar por vitórias e o campeonato, se possível com Felipe Massa superando o grande Fernando Alonso.
    Pelo desenho e na teoria parece que vem muito bem, será que suficiente para enfrentar, Mclaren, Mercedes GP, Red Bull e talvez a Willams??????

    Publicado por Luiz Sergio | 10/01/2010, 6:19 pm
  2. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Uma coisa fica evidente, após os ‘carros-penduricalhos’ que predominaram até 2008 e o impacto visual (inicialmente negativo) do qual fomos brindados no ano passado, ao que parece, este ano os bólidos serão mais agradáveis de serem vistos (ou menos feios, como preferirem…).

    Publicado por Edgard | 10/01/2010, 6:37 pm
  3. Engraçado, tenho mais curiosidade em ver os carros das novatas do que os das tradicionais. Principalmente por causa das pinturas a serem adotadas. A Mercedes, é claro, por ser uma “novata”, também aguça. O formato tubarão – cara e barbatana – deverá ser quase que uma unanimidade entre eles e não espero grandes novidades quanto à aerodinâmica das máquinas, principalmente nestes tempos de uso total da computação nos projetos e até em testes aerodinâmicos. Não sobra muito espaço à criatividade e ousadia dos antigos grandes projetistas, que contavam somente com suas mentes brilhantes para ousar. Acho até o Adrian Neway (o último deles)) meio devagar hoje… ;-)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 10/01/2010, 10:18 pm
  4. que carro magnífico!
    gostei muito do corte e da modelagem do cookpit.
    Com certeza esse será um grande candidato ao título.
    Dá-lhe Ferrari!

    Tomas, do Blog Fórmula 1
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomas | 10/01/2010, 10:33 pm
  5. Tirando a ausência do shark fin, é o RB5 com um tanque maior.

    Alguém sabe se em 2010 as asas dianteiras ainda serão ajustáveis pelo piloto durante a volta ?

    Publicado por Leandro Magno | 10/01/2010, 10:35 pm
  6. Alguém sabe dizer se o uso das “calotas” será valido em 2010???

    Publicado por Jackson | 11/01/2010, 7:28 am
  7. Alguém sabe se em 2010 as asas dianteiras ainda serão ajustáveis pelo piloto durante a volta ?

    Sim!

    Alguém sabe dizer se o uso das “calotas” será valido em 2010???

    Não! Foram banidas!

    Publicado por Becken Lima | 11/01/2010, 8:35 am
  8. “…será que suficiente para enfrentar, Mclaren, Mercedes GP, Red Bull e talvez a Willams??????”

    Williams?… quem sabe, né… afinal, o Hulkenberg está lá. Então, tudo pode acontecer. Se não, valeu pela piadinha neste início de semana.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/01/2010, 8:46 am
  9. Leandro as asas serão ajustáveis ainda mas muitas equipes abandonaram a idéia no meio do campeonato de 2009 por ser pouco usual.

    Jackson as equipes fizeram um acordo de não usar calotas em 2010.

    O que mais chama atenção nesse preview do carro é altura do cockpit, como disse o Becken. Essa medida está relacionada claramente ao tanque de combustível, certo, mas podem ter certeza que gerará alguma polêmica se algum projeto conseguir desenvolver um carro mais baixo (logo mais eficiênte na aerodinâmica) e com o tanque de 240 litros sem mudar demais as caracteristcas do projeto, coisa que a Red Bull e a Mercedes podem surpreender devido a seus gênios.

    A dimensão dos motores podem também ser crucial nos projetos de 2010, ajudando os projetistas a diminuir essa altura do bólido e conseguindo décimos preciosos.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/01/2010, 8:47 am
  10. Olha a infelicidade da materia:

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/noticias/0,,OI4197481-EI14633,00-Feito+sob+medida+pela+Ferrari+carro+de+Alonso+traz+mudancas.html

    Pelo texto entende-se que as alterações no carro da Ferrari, ao invés de se adequarem ao novo regulamento, foram feitas unicamente para favorecer o tipo de pilotagem do espanhol.

    Publicado por Gunther | 11/01/2010, 8:56 am
  11. Na foto os pneus dianteiros estão maiores (em tudo) que os traseiros.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/01/2010, 9:01 am
  12. Pelo texto entende-se que as alterações no carro da Ferrari, ao invés de se adequarem ao novo regulamento, foram feitas unicamente para favorecer o tipo de pilotagem do espanhol.

    Bem que o Terra poderia me pagar para hospedar o F1 Around por lá… ;)

    Publicado por Becken Lima | 11/01/2010, 9:20 am
  13. Becken,

    Seria uma ótima ideia

    Publicado por Gunther | 11/01/2010, 9:29 am
  14. Becken,

    Ave cruz….a gente podia fazer uma campanha né….
    Até o Capelli arranjou uma boquinha. Tá passando da hora destes caras descobrirem o F1Around.

    Este blog é caprichado, esteticamente perfeito. Sem falar no nível dos frequentadores, todos formadores de opinião, estou certo disso.

    Mas me parece que isso é uma baita penelinha…se o cara não é daquela patota de jornalistas não tem vez. E olha que tem cada blogzinho sem-vergonha por aí.

    Mas é para frente que se anda.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 11/01/2010, 9:59 am
  15. esteticamente perfeito

    Isso me deixou feliz… :D

    Publicado por Becken Lima | 11/01/2010, 10:19 am
  16. Bem que o Terra poderia me pagar para hospedar o F1 Around por lá… ;)

    Por que você não faz uma proposta?

    Embora eu concorde com o Fernando que existe bastante panelinha, também há algumas pessoas que valorizam o bom conteúdo.

    Publicado por Willian | 11/01/2010, 10:37 am
  17. Não é apenas a Redação do Terra que é ruim.

    Dei uma lida nos comentários da matéria e cheguei a uma conclusão: seria um desperdício misturar os bons comentaristas daqui com aqueles.

    Aquilo é uma sessão dos horrores, pior do que o blog do FG.

    Publicado por Willian | 11/01/2010, 10:48 am
  18. Colegas,
    Bom mesmo seria se o Becken fosse nosso repórter in loco nas corridas e bastidores… rsrs.
    Enquanto isso não acontece, se o Becken acha que hospedar o blog no Terra é uma boa, poderíamos lançar uma campanha. Todos mandaríamos e-mails para o Terra sugerindo essa jogada. É só uma idéia, à espera de outras melhores.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/01/2010, 11:02 am
  19. Se o Massa perder a disputa pro Alonso, já terá uma desculpa; se vencer, será o herói, que lutou contra tudo e contra todos… pelo menos por parte do Terra.

    Quanta bobagem…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/01/2010, 11:12 am
  20. Acompanho o blog a pouco tempo, mas se hospedasse seu blog no Terra, seria leitor arduo como sou do F1 Around… Se precisarem do meu apoio para enviar e-mails ao Terra, estou a disposição…

    Publicado por Jackson | 11/01/2010, 12:06 pm
  21. O coyote tem razão… Os pneus estão errados. Afinal os trazeiros serão mais largos.
    Mas se o carro seguir mesmo esta tendencia será bem bonito. Resta saber se vai andar bem.

    Publicado por Ron Groo | 11/01/2010, 12:34 pm
  22. O carro da Ferrari é bonito se comparado as aberrações que rondaram a F1 no ano passado.

    estou curioso em ver os carros da equipe Lotus.

    seria legal, se houvesse ao menos uma referência a antiga equipe nos carros, já que alguns eram bonitos.

    aliás, para mim, os carros da Lotus da fase Jps foram os mais bonitos da F1.

    quanto a matéria do terra,normal. boa parte das matérias esportivas andam niveladas por baixo.

    gosto de como as matérias são apresentadas aqui.

    seção gossip:

    os boxes da McLaren deixaram de ser interessantes neste ano..

    abraços.

    Publicado por Danilo | 11/01/2010, 1:22 pm
  23. os boxes da McLaren deixaram de ser interessantes neste ano…

    É verdade… Mas ao menos teremos uma substituta a altura:

    michibata

    Publicado por Becken Lima | 11/01/2010, 1:34 pm
  24. O comentário do Terra desporto é muito fraco, sem fundamento! Com um português horrível. Dando a intender que Alonso vai ter um carro e o massa outro!!! Que os carros são feitos por medida todos os sabemos pelo menos os mais atentos!

    Publicado por Jonas | 11/01/2010, 1:45 pm
  25. Mais um ponto p/Hamilton… rsrs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/01/2010, 1:51 pm
  26. “O comentário do Terra desporto é muito fraco, sem fundamento! Com um português horrível. Dando a intender que Alonso vai ter um carro e o massa outro!!! Que os carros são feitos por medida todos os sabemos pelo menos os mais atentos!”

    ______

    Português horrível mesmo. Ficou difícil de “INTENDER”….

    Publicado por Bruno Salomão | 11/01/2010, 2:11 pm
  27. Coyote essa japinha aí é a mulher do Button.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/01/2010, 2:31 pm
  28. Claudemir,
    Acho q o Coyote quis dizer q, estando solteiro, o Hamilton vai ficar por conta só de acelerar. N tendo, assim, q dar assistência a nenhuma pussy, digo, Pussycat Doll.

    Coyote e Groo,
    Os pneus estão certinhos nos desenhos de 2010(dianteiros mais estreitos). A fotografia mostra o carro de 2009 em sexta-feira de GP deste ano(2009), sendo assim os pneus da mesma largura.

    Publicado por Leandro Magno | 11/01/2010, 2:48 pm
  29. estando solteiro, o Hamilton vai ficar por conta só de acelerar. N tendo, assim, q dar assistência a nenhuma pussy, digo, Pussycat Doll.

    E o Sutil vai deixar ele ficar solteiro por muito tempo?

    Publicado por Willian | 11/01/2010, 2:51 pm
  30. Olá,

    Não sei pq dizem que a materia do terra não faz sentido. Não é verdade que, em anos anteriores e ate mesmo para a temporada 2010, tão dizendo que a Maclaren ta fazendo um carro para o hamilton (e o button que se vire pra adptar)? Com relação a componentes, não foi o barrichelo que disse que os freios do button eram diferentes dos dele (por ecolha errada dele mesmo), e depois q ele escolheu um igual ao dele se deu bem? Fazer um carro que beneficie esse ou aquele é perfeitamente normal, e ‘segundos pilotos’ mediocres até aceitam numa boa. Então pra mim a materia faz sentido sim, se é a verdade, ai são outros 500.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 11/01/2010, 3:23 pm
  31. A matéria do Terra ou foi feita por alguma seguidora histérica do Alonso ou foi por algum estagiário demitido do Grande Prêmio, daqueles bem incompetentes que volta e meia circulam por lá.
    hehehe, só rindo mesmo…

    Estou esperando alguma novidade apenas na própria RedBull, as demais acredito que não vão revolucionar nenhum aspecto do carro e sim copiar o que deu certo em 2009. Apesar de que Ross Brawn deve estar esquadrinhando o regulamento com raios-X à procura do caminho pra El Dorado.

    Publicado por Carlos T. | 11/01/2010, 3:30 pm
  32. Leandro Magno, Claudemir e Groo (e mais quem tiver paciência, ora).

    1. Qto aos pneus, é só uma distorção. Fotografia feita com objetiva grande angular. Dá para ver pela leve distorção periférica, pela profundidade de campo e pela própria desproporção dos pneus.

    2. Hamilton: Leandro, obrigado pela intervenção, mas o Claudemir tem mesmo razão. Achei que o Hamilton tivesse trocado (ou sido trocado, tanto faz). De qualquer forma, eu daria a ele mais um ponto. Pedras têm que rolar.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/01/2010, 3:45 pm
  33. Não sei pq dizem que a materia do terra não faz sentido.

    O Terra começa o texto assim:

    “…Fernando Alonso terá um carro diferente em sua estreia pela Ferrari na Fórmula 1. O protótipo do piloto espanhol, feito sob medida para o novo companheiro de Felipe Massa, traz algumas mudanças em relação ao modelo de 2009, como os pneus dianteiros mais estreitos e um tanque de combustível maior…”

    O “incaulto” leitor, que não tem familiaridade mais profunda com a categoria, irá pensar que mudanças tão profundas no carro são exclusivas para o Alonso, como o jornalista do Terra quer fazer crer.

    Agora outra coisa é adaptar suspensões, freios para o estilo de pilotagem de um dado piloto.

    O texto é infeliz, para dizer o mínimo, porque nos dá a impressão de que ou o sujeito que escreveu não sabe “lhufas” de F1…

    Publicado por Becken Lima | 11/01/2010, 3:46 pm
  34. Becken, eu acho que o Terra se inspirou no Marca. Olha o título da matéria dos espanhóis:

    Ferrari hace a Alonso un coche a medida

    Depois

    El diario MARCA desvela este lunes cómo será el nuevo Ferrari de Fernando Alonso

    http://www.marca.com/2010/01/11/motor/formula1/1263201740.html

    Publicado por Willian | 11/01/2010, 3:56 pm
  35. Hummm… Terra+Telefonica+ Espanha…é, matou a charada, Will!

    Publicado por Becken Lima | 11/01/2010, 4:01 pm
  36. “Hummm… Terra+Telefonica+ Espanha…é, matou a charada, Will!”

    Becken, não acho que seja “influenza” de sangue árabe que corre nas veias das citadas acima que dão o tom da matéria e sim um jornalista mal informado ou talvez mal intencionado que não sabe distinguir nada quando se trata de F1.

    Só um pitaco quanto aos que acham que o carro pode vir a ser ao estilo Alonso de pilotar.

    Em 2007 os carros da Mclaren tinham um maior entre eixos que a Renault carro que correra durante 4 anos, e todos sabemos o que aconteceu com ele, então a Ferrari está fazendo um carro mais lento em curvas de média e baixa, justamente os pontos fortes do espanhol já que estará 15 cm maior que em 2009.

    Mas também prejudicará o Massa que tem estilo muito semelhante, a seu favor apenas o entrosamento natural de 3 anos na equipe, é ver pra crer.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/01/2010, 5:35 pm
  37. Becken e amigos,

    Não tenho dúvidas de que a Ferrari vai priorizar o Alonso, afinal, carcamanos são carcamanos. Patrocinador nenhum, ainda mais um banco, põe milhões de euros num negócio para dar chance ao concorrente de seu patrocinado. O Massa vai continuar o que sempre fez: trabalhar duro, em silêncio, e ficar na espreita. Um vacilo do espanhol e pimba – gol do Massa!

    Exemplo de sobra ele tem para saber que se “barriquelizar”, entrando nessa de “brasileirinho contra esse mundão”, é um caminho sem volta para a derrota.

    De qualquer forma, não sou torcedor de Massa nem de Alonso, embora torça para que internamente aquele vença.

    Quanto ao carro, é óbvio que não são iguais. Cada piloto tem suas medidas e preferências.

    Por fim, é interessante ouvir que o 1B, o grande preparador de carros começou a reagir quando copiou o carro do Button.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/01/2010, 8:35 pm
  38. Muito bom saber que as calotas foram banidas! Uma atrocidade visual a menos! =)

    E puta que pariu. Esse blog é muito, mas muito bom. Está no roll dos meus sites a serem visitados pelo menos uma vez ao dia. Parabéns aos que o fazem. Excelente qualidade.

    Momento jabá: Ah, sou web designer (não, não sou nenhum sobrinho.) Se precisarem uma remodelagem, estamos aí. =D

    Publicado por Bruno Said | 11/01/2010, 10:46 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: