//
você está lendo...
ARTIGOS

Nelsinho procura redenção na NASCAR

O filho do tricampeão Nelson Piquet, o “Júnior”, decidiu redirecionar a sua carreira como piloto profissional para a NASCAR — o supra sumo do automobilismo americano e que tem outra estrela banida da F1 em plena atividade, o colombiano Juan Pablo Montoya.

Durante algum tempo foi cogitada sua volta a F1 pela Sauber e, mais recentemente, pela Campos — o que provou-se apenas uma pegadinha de um site espanhol. Nelson, no entanto, parece disposto a apostar em outros ares e falou sobre a mudança em comunicado no seu site:

“Passei os últimos meses avaliando cuidadosamente as minhas opções para este ano. Eu tinha que escolher uma direção e essa foi uma decisão difícil a ser tomada. Ser bem sucedido na Fórmula 1 sempre foi o meu objetivo, mas aprendi que felicidade é tão importante quanto ambição. Meus primeiros 18 meses na F1 não saíram exatamente como planejado, então decidi focar em algo diferente e escolhi competir na América do Norte.

A NASCAR é extremamente competitiva e jamais alguém “de fora” conseguiu chegar e vencer na categoria. Será um desafio incrível e algo totalmente novo para mim. Sempre estive aberto a desafios e me dedicarei ao máximo nesta nova fase. Encontrei um ótimo grupo de pessoas, cheio de disposição para me ajudar e estou feliz e grato por eles estarem comigo nesta sequência da minha carreira. Sinto que será uma ótima experiência de vida, em um ambiente muito positivo. Tenho certeza de que este ano será fantástico e estou muito empolgado com as perspectivas para o meu futuro nas pistas. Informarei a voces mais detalhes sobre a temporada em si em breve.”

A categoria americana pode não ter a mesma exposição global da F1, mas tem uma cultura automobilística diversa e original, o que certamente oferecerá ao jovem Piquet a oportunidade de reestruturar uma carreira que foi pulverizada pelo seu envolvimento direto no escândalo do GP de Cingapura de 2008.

Boa sorte ao “Júnior”!

Discussão

29 comentários sobre “Nelsinho procura redenção na NASCAR

  1. Recordando sempre que Jr provavelmente correrá na Nascar Truck Series, algo como uma terceira divisão.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 12/01/2010, 2:01 pm
  2. O Montoya também correu em uma dessas “terceiras” divisões, não?

    Publicado por Becken Lima | 12/01/2010, 2:01 pm
  3. http://www.oconsumidoremdebate.com.br

    Pelo que sei essa categoria tem diversas ‘etapas’ a serem cumpridas, não deixam simplesmente um ‘rookie’ chegar na principal. Assim foi com o Montoya, assim vai ser com qualquer um, mesmo os pilotos da Indy…

    Boa sorte ao Junior, bem longe dos ‘agouradores’ quem sabe ele possa mostrar seu valor ou simplesmente que tenha algum…

    Publicado por Edgard | 12/01/2010, 2:33 pm
  4. Boa sorte ao Nelson Ângelo mesmo, porque ele vai precisar.
    E, tomara que se saia vencedor, porque assim quem gosta da F1 estará livre dele para o resto da sua carreira.
    Eu não me esqueci, nem vou, da maracutaia que esse menino mimado promoveu na mais alta corte do esporte motor.

    Publicado por Jayme | 12/01/2010, 2:59 pm
  5. Creio que o Nelson não teve a oportunidade de provar se é ou não um bom piloto. na F1, tinha um carro nitidamente inferior. estava pressionado pelo Briatore, e cometeu um erro aceitando bater o carro proposiltalmente.

    bom, ao menos ele teve coragem de assumir o que fez. creio que outros já fizeram o mesmo, mas nunca vieram a público dizer.

    de qualquer forma, ele se quiemou. acho bem dificil que ele consiga voltar a F1. a não ser que o Nelsão compre uma vaga para ele em alguma equipe no ano que vem.

    penso que seria melhor para ele ter ido para a Formula Indy. lá ele faria um bom campeonato, com certeza. poderia ganhar um ou dois títulos, e voltar com moral para a F1.

    já na Nascar, sei não. são estilos muito diferentes de carros. se precisar voltar a F1, teria que treinar muito para conseguir andar no mesmo ritmo que os outros.

    mas enfim, espero que ele se dê bem.

    gostaria que ele tivesse feito dupla com o sobrinho do Senna. seria interessante.

    pelo que eu ví até hoje, acho o Piquet Jr melhor que o primeiro sobrinho.

    abraços.

    Publicado por Danilo | 12/01/2010, 3:04 pm
  6. @Becken
    O Montoya também correu em uma dessas “terceiras” divisões, não?
    Não.
    Montoya disputou:
    2006
    – NASCAR Nextel Cup (atual Sprint Cup), campeonato principal.
    2007
    – NASCAR Nextel Cup (Sprint Cup);
    – NASCAR Busch Series (atual Nationwide Series), algo como a segunda divisão;
    2008
    – NASCAR Sprint Cup;
    – NASCAR Nationwide Series;
    2009
    – NASCAR Sprint Cup;

    Ao contrário de ser uma “etapa” para ingressar na Sprint Cup, a Nationwide Series pode inclusive ser disputada em paralelo ao campeonato principal.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 12/01/2010, 3:42 pm
  7. Na verdade quando Montoya assinou com Chip ele fez algumas provas da Nationwide e umas duas da Sprint em 2006 para se aclimentar (vale lembrar que ele saiu da McLaren no meio da temporada) e no ano seguinte correu nas duas (o que é bem comum lá). Montoya fechou contrato com uma equipe de medio porte que colocava carro nas duas categorias, não sei qual o acerto do Nelsinho, mas o teste da truck que ele fez foi por uma equipe que só corre lá, se for por ela que ele vai correr não teria a principio acesso sequer a Nationwide. A titulo de comparação quando a Red Bull levou o Speed para lá ano passado, ele foi campeão da ARCA (4 divisão), terceiro na truck e correu algumas provas da Nationwide. No ano seguinte puxaram ele para a categoria principal (apressadamente eu diria).

    Publicado por Filipe Furtado | 12/01/2010, 3:55 pm
  8. @Furtado
    Não recordava dele ter disputado provas da Nationwide ainda em 2006. Obrigado!

    E realmente, a Red Horse Racing, disputa apenas as Camping World Truck Series. Resta saber se haverá investimento do sobrenome Piquet na equipe.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 12/01/2010, 4:05 pm
  9. Quando o Nelsão chegou para o Mosley e disse: “tenho uma história que vai fazer a vida do Briatore acabar, mas para contá-la preciso que você garanta imunidade ao Nelsinho”, Mosley respondeu: “Garantida! tenha minha palavra”. Aí Nelsão contou toda a sujeira e tal e o Mosley pensou: “Otário. Com essa história, o filho dele será banido da F1 com ou sem imunidade.”

    Parabéns, Nelsão!

    Publicado por andre | 12/01/2010, 4:24 pm
  10. Teve uma genial que eu vi: ele, Franchitti, Villeneuve e Hornish todos correndo. Fã de Nascar que assistiu só a aquela prova saiu convencido que pilotos de monoposto são todos barbeiros.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/01/2010, 4:33 pm
  11. Nelson Angelo só teria nova chance se fosse um fora de série, o que ele não é. A F1 não precisa dele e ele não voltará a andar lá. Não creio que os demais profissionais da Europa possam olhar pra ele sem despreso ou,no mínimo, desconfiança. Nenhuma das maracutaias conhecidas (espionagem, deixar o outro passar etc) podem ser comparadas ao que ele fez. Isso de confessar depois foi por mera conveniência. Conveeniência misturada com burrice.
    Torço quase incondicionalmente por pilotos brasileiros mas o Nelson vai ter que passar muito tempo no purgatório para se redimir deste pecado.
    Nelsão foi meu favorito, gostava do seu sarcasmo, sua irreverência e humor. Mais ainda dele na pista, desde a Super-Vê. Mas o que ele fez, por vaidade ou vingança foi uma idiotice. Não tinha nada a lucrar e ainda acabou com a carreira do filho.

    Publicado por cariocadorio | 12/01/2010, 5:53 pm
  12. Juan Pablo esta na NASCAR por meritos
    Nelson estara pelo dinheiro de seu pai

    Publicado por joao | 12/01/2010, 6:09 pm
  13. Truck Series é uma espécie de 3ª divisão da NASCAR. Quando a mídia aqui fala de NASCAR o público deve pensar que é a categoria principal – Sprint Cup – o que não é verdadeiro. Lá ele poderá bater à vontade no muro que o público vai gostar e é o que vai acontecer e muito….ah, vai levar muito toque também e ser jogado para fora, vai apanhar igual cachorro de bêbado. Bem feito, quem mandou cair em querer vingar qdo. usufruia da coisa.

    Publicado por Fernando Kesnault | 12/01/2010, 8:13 pm
  14. A carreira de Nelsinho já está no fundo do poço e isso estava claro desde que o escândalo de Cingapura veio a tona.
    Não consigo imaginar porque ele se colocou numa situação dessas apenas por vingança. Antes tivesse ficado quieto e agora poderia estar correndo por alguma equipe novata, já que ainda tem vaga sobrando.
    Uma estupidez o que ele fez, Alonso saiu dessa história sórdida tão alvo quanto um floco de neve e Briatore logo estará no circo novamente.
    Ficamos esperando a vinda para a Stock Car em breve.

    Publicado por Carlos T. | 12/01/2010, 8:19 pm
  15. Graças a essa mancada do Nelsinho os pobres podem bater no peito e, ainda que apenas virtualmente, dizer: eu sou melhor que esse sujeito, desonesto, sem caráter, playboyzinho milionário, bonito, namorado de uma supergata, dono de um mercedes conversível, um iate superluxuoso, um jatinho, de residências em vários países europeus… snif, snif… ai que ódio que não sou eu.

    Trrrriiiimmmmmmmm……

    Puta que pariu, tá chovendo de novo e meu barraco tá perigando nessa encosta… mas já são 6 horas. Ó vidinha de merda.

    Fazer o quê?
    É levantar, tomar um cafezinho preto, pegar o busão e ir trabalhar, aguentando aquele chefe sádico-mala até as 17 horas. Ah.. e torcer para para de chover, senão quando voltar meu barraco terá ido com a lama e o aguaceiro.

    Ah… e amanhã tem mais.

    Fazer o quê? Descontar nesse playboyzinho de merda aí, claro.

    kkkkk!!!!!!! Esse mundo é muito engraçado. O pobre não quer sair do buraco… quer companhia dentro dele.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/01/2010, 8:34 pm
  16. Anselmo,
    Não se trata de “mancada”, trata-se de uma trapaça suja e premeditada que podia matar alguem…inclusive o Nelson. Depois complementa-se essa trapaça com um plano de vingança. Só que mal planejado, o que aí sim pode ser considerado mancada ou estupidez.
    O goleiro Barbosa disse que ele pagou pelo “crime” que ele cometeu ao tomar o 2° gol uruguaio por toda a sua vida. Coisa injusta no caso dele.
    Com Nelson acontecerá o mesmo. Os milhões e as mulheres não serão suficientes para compensar o desprezo com que a história citará o seu nome para sempre.
    A menos que o caráter dele seja parecido com o de um José Roberto Arruda da vida, o que eu não quero acreditar. Porque para gente assim nada que não seja dinheiro e “mulheres” tem algum valor. Aí realmente a sua história do pobre se aplica. Só que o pobre decente não vai querer um cara desse no mesmo buraco que ele nem com todo o dinheiro do mundo.
    Honestamente espero que ele encontre um meio de espiar seu pecado e que viva bem consigo mesmo. Talvez o tempo, ao contrário do que fez com o Barbosa, possa ajudá-lo…

    Publicado por cariocadorio | 12/01/2010, 9:06 pm
  17. Grande Coyote,
    Sempre escrevendo certo por linhas tortas.
    Uma simples(e presumida infrutífera) defesa do filho do seu piloto favorito transborda numa análise holística e visceral – uma aula da mais pura retórica.
    2010 será um ano profícuo para vc neste blog, meu velho.
    Dá-lhe Coyote Sanguinário.

    Publicado por Leandro Magno | 12/01/2010, 9:39 pm
  18. “Só que o pobre decente não vai querer um cara desse no mesmo buraco que ele nem com todo o dinheiro do mundo.”.

    Vc está confundindo decência com moralismo, hipocrisia e inveja, que são sinônimos de indecência e revelam a incapacidade de um ato de nobreza. As pessoas decentes são nobres, generosas e acima de tudo sabem que o caminho da decência árduo. Nele escorrega-se frequentemente (principalmente se o meio em que se está é inadequado), mas também sabe que é possível levantar e seguir em frente.

    Tenho ojeriza, pavor mesmo de moralistas, hipócritas e afins. Dessas pessoas que se acham, que têm facilidade em condenar sem sequer conhecer ou julgar. Pessoas que sabem que já erraram e que ainda vão errar muito pela vida afora, mas sentam-se sobre o próprio rabo e se põem a falar do rabo alheio.

    Essa gente que se acha ariana vai querer vê-lo mais f*dido do que já está para se sentir superior. Essa é a tônica de quem poderia voar, mas não sai do chão, envolvido em impedir que alguém voe.

    É o que eu penso.

    Aproveito para fazer uma retficação com todos os colegas… os que concordam e os que não concordam comigo sobre esse assunto.

    Eu usei aquela figura de retórica naquele post. Na verdade, refiro-me ao pobre no sentido mais próprio do termo. Refiro-me ao pobre de espírito, ao miserável, e não o desprovido de bens materiais.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/01/2010, 10:15 pm
  19. Becken,

    Uma frase me chamou a atenção no comunicado de Nelson Ângelo Piquet :

    “Ser bem sucedido na Fórmula 1 sempre foi o meu objetivo, mas aprendi que felicidade é tão importante quanto ambição…”

    Imagino o que se passou na cabeça dele nos últimos meses. Foi criado para um dia “honrar seu nome e sobrenome” nas pistas. Não deve ser fácil viver e crescer com esse peso sobre os ombros.

    Certamente ele deve estar amadurecendo muito e aprendendo que a vida é mais que carros e corridas.

    Sua opção pela Nascar é de certa forma um grito de liberdade e uma renúncia ao pesado fardo de ser filho de um tri-campeão de F1.

    Correndo em pistas ovais nos EUA e com carros de turismo ele parte para uma aventura no extremo oposto da categoria em que seu pai venceu e onde esperava-se que também seu filho o fizesse.

    Apesar de ser ainda muito novo é possível que jamais corra na F1 novamente, mas tem uma grande chance de escrever sua história e conquistar seu espaço como homem e como profissinal nas terras do Tio Sam.

    Talvez o jovem Piquet encontre a felicidade onde nunca imaginou…Vamos torcer !

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/01/2010, 10:16 pm
  20. Leandro,

    Eu erro frequentemente e sei disso e vejo erros dos colegas frequentemente. Se eu tivesse o poder de bani-los e o fizesse, eu conversaria com quem? contribuiria com o quê? melhoraria o quê? o que eu aprenderia? nem ser solidário eu poderia. Terminaria sozinho, implorando um simples olhar de alguém. Para que isso? A vida não é assim não, meu caro. Vamos nos acertando, tropeçando e a vida segue seu curso até o gran finale, quando estaremos todos no mesmo buraco, onde nosso orgulho e arrogância serão engolidos pelos vermes.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/01/2010, 10:25 pm
  21. Leandro,
    Agora que pude assistir ao vídeo… Kkkkkkkk!!! Que lambança, meu irmão…rsrsrs! Coyote Fru-Fru é soda.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/01/2010, 10:40 pm
  22. Coyote,
    For the God Sake.
    Fiz o mais sincero e espontâneo elogio a vc, meu amigo.
    No entanto, parece q vc n entendeu, cara.
    Achei q vc foi brilhante no q escreveu apesar de n concordar com sua posição sempre aqui defendida de q o NAP foi vítima do Briatore durante toda sua passagem pela FIA.
    Repito o q já lhe tentei dizer em outras ocasiões:
    Me causa estranheza e entendo q n se coaduna com o enorme conhecimento q vc demonstra sobre F1( e as coisas da vida em geral), a tentativa de desfraldar e manter tremulante a seguinte bandeira ” O q vimos sobre o NAP n é a realidade. Ele é um bom piloto e mereceria uma nova chance.”
    Bem…como eu já disse em outras vezes, eu julgo o desempenho do NAP apenas pelas outras 17 corridas q não a de CIN 08. E, nessas 17 corridas, ele n me pareceu um piloto merecedor de um lugar na dita categoria máxima do automobilismo. (Eu disse “dita” pq as coisas estão ficando muito estranhas, afinal têm até bicampeão pagante na categoria.)
    Além do NAP, há vários outros pilotos bem ruins. Mas, a F1 é seletiva. No fim das contas, a maioria dos pilotos fracos caem.
    Cara, mas se vc gosta do rapaz e acha q ele tem talento, vc tem todo o direito de defendê-lo expondo a sua opinião.
    Como diria o Voltaire, “Posso não concordar com nenhuma das tuas palavras, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las.”

    De novo… talvez eu n tenha me feito entender, mas aquilo foi um elogio dos mais puros, colega.
    abs e desculpa aí

    Publicado por Leandro Magno | 12/01/2010, 10:55 pm
  23. Acho que nesse rolo todo, Nelsinho teve o castigo correto: nãoi voltará jamais à F1, pois nada fez para merecer estar lá, pelo contrário; mas continuará sua carreira em outras searas. De todos os envolvidos no escândalo, foi o único que que teve a pena de verdade… e diga-se de passagem, justa. A lamentar apenas que os demais envolvidos não teham sofrido castigo proporcional aos seus pecados.

    Do automobilismo americano, só gosto da Indy, embora atualmente ela esteja longe do que já foi (tempos de Emmerson, Mansell…). Acho a Nascar bem chatinha… mas é uma outra cultura de automobilismo e, como bem frisou o próprio Nelsinho, os estrangeiros tem que ralar para ter um desempenho digno. O Montoya está há quatro anos lá e só em 2009 foi regularmente competitivo. Isso mostra que os pilotos da “categoria principal do automobilismo” não tem moleza por lá e “andar em círculos” não é uma coisa simples. Nascar é sobretudo uma prova de resistência, constância e completamente baseada em manter-se bem posicionado no “jogo de vácuo” durante três horas.

    Boa sorte ao Nelsinho, agora tem a chance de fazer seu próprio nome.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 13/01/2010, 9:16 am
  24. Ih… agora danou-se. Eu tb me enrolei com as palavras.

    Leandro, eu entendi a sua primeira mensagem e fico-lhe grato. Eu que não soube me expressar. Desculpe-me.

    Quanto ao Nelsinho Piquet, vou dar um tempo antes de comentar isso de novo. É que nem todos os colegas estão interessados no assunto e acho que já me expressei o suficiente.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/01/2010, 9:48 am
  25. Penso que não deve ter sido fácil pra NP tomar essa decisão, o garoto desde sempre foi talhado para seguir os passos do pai na F1, como bem disse o Sirlan. Reinventar sua carreira num outro país e numa outra categoria é uma coisa que exige no mínimo uma carta dose de coragem.

    Ao mesmo tempo me parece a estratégia correta. Ficar um ano ou dois longe do ambiente nefasto no qual a Formula 1 se tornou pode ser muito bom até para poder articular um possível retorno.

    Nelson tem boas possibilidades de fazer uma bela temporada, é um piloto rápido e em geral quem vai da F1 para os ovais não sente muita dificuldade em se adaptar, já o contrário…

    Quanto à sua participação no escândalo de Cingapura o que eu penso é que seria muita ingenuidade achar que ele foi o primeiro piloto a fazer uso de tal expediente. No esporte de alto nível ninguém é santo. Todo mundo sacaneia todo mundo e trapaças são comuns desde os primórdios. Seu pai, o tricampeão foi um verdadeiro mestre em sabotagens e outras manobras pra vencer corridas ou impedir que outros o fizessem. Senna, Prost, Schumacher, Alonso, Hamilton… todos esses em algum momento se valeram de algum tipo de manobra para se tornarem o que são. Seja dentro das pistas ou fora delas.

    A diferença é que Piquet (pai) não tem vergonha de ser quem é ou de fazer o que faz.

    Todos os outros fazem pose de bom moço quando na verdade são verdadeiros chacais, Piquet diz pra quem quiser ouvir: “Sou escroto mesmo”!

    Vamos deixar a hipocrisia de lado por favor. A Formula 1 é assim, goste-se ou não. E não vai mudar.
    Se você gosta de sentar à frente da TV aos Domingos e pensar que o que está vendo são cavalheiros respeitados disputando saudavelmente um campeonato você está rigorosamente equivocado. Tenho até pena de quem pensa assim!

    Ali só existe gente escrota, gananciosa, competitiva, egoísta… Os mais bobos são capazes de matar a própria mãe por um milhão de $$.

    Esse “Circo Romano” que acho interessantíssimo. Alta tecnologia misturada com mesquinharia, gênios em estratégia, lógica, física, matemática e ao mesmo tempo capazes de golpes baixos, das maiores mentiras e traições.

    Isso é que faz a F1 interessante e humana.

    Me faz pensar que não passamos de um bando de primatas apesar de todas as ferramentas que construimos e das obras que criamos.

    Filosofia de botequim perde! ;-)

    Publicado por Beatle Ed | 13/01/2010, 12:07 pm
  26. tomara que ele se de bem…
    e deixe um lugar livre para alguem que merece na F1…
    abraço;
    Tomas, do Blog Fórmula 1
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomas | 13/01/2010, 12:16 pm
  27. “De todos os envolvidos no escândalo, foi o único que teve a pena de verdade… e diga-se de passagem, justa”

    Ele realmente está pagando pelo seu erro. Só que ele está pagando por ter sido dedo duro e não por ter feito o que fez. Desde o GP Brasil 2008 a FIA já estava sabendo de tudo. Esse escândalo era pra sido abafado na surdina, como muitos outros podem ter sido no passado. Mas o moleque tinha que dar com a língua nos dentes para o desgosto de Mosley, manchando a imagem da cândida Fórmula 1…

    Por isso tenho pena dele. Sua carreira na F-1 foi um fiasco e ele a enterrou não com a batida no muro e sim com a sede de vingança. Muitos dos seus fãs (e do Nelsão) o felicitaram pela coragem de desmascarar Briatore e toda a sujeirada mas agora vamos ver se vão dar suporte ao Nelsinho que vai disputar com a ralé nas divisões inferiores da Nascar.

    Publicado por Carlos T. | 13/01/2010, 3:39 pm
  28. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Coyote, pra variar, disse tudo e disse o certo. Boa parte dos ditos ‘criticos’ não sabem sequer o que estão criticando e, pior, levam a estúpida guerrinha PiquetXSenna às ultimas consequencias, por qualquer coisa, como se o mundo fosse perfeito e só o NAP errou, o resto do mundo é todo imaculado.
    Quero só ver se ele se der bem nas categorias de base da NASCAR (já disse que vai começar por baixo, para ir evoluindo…) e o primeiro-sobrinho quebrar a cara, logo de cara, o que vão dizer…

    Publicado por Edgard | 13/01/2010, 4:29 pm
  29. Se desconsiderarmos tudo o que foi falado acima, o NAP ainda será um boçal como piloto.

    Publicado por Cosmo | 14/01/2010, 9:38 am

Deixe um comentário

