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ARTIGOS

Novas regras da F1 para 2010 – Infográfico

Quando a Ferrari desvelar o seu novo modelo na próxima quinta-feira, teremos o primeiro contato com um carro da geração 2010. Será também a primeira impressão real de como a poderosa equipe italiana reinterpretou as regras ditadas pela FIA para 2009 e como mais duas outras grandes mudanças — proibição do reabastecimento e estreitamento dos pneus frontais — influenciaram o desenvolvimento do seu novo modelo.

O infográfico abaixo traz as mudanças básicas que os carros sofrerão de 2009 para 2010 e também sugere como essas mudanças impactarão outras áreas dos projetos para essa nova temporada.

1. TANQUE DE COMBUSTÍVEL: Esta será a mudança mais dramática nos carros de 2010. Não influenciará, significativamente, mudanças no visual exterior dos carros, mas obrigará a um grande check-up na área traseira de cada modelo. Os tanques serão, então, sensivelmente maiores, capazes de carregar 235 litros de combustível ao invés dos 120 dos últimos anos.

2. ENTRE-EIXOS: O tanque de combustível obrigará os engenheiros a alongar a distância entre os eixos, deixando os carros, estima-se, de 15 a 13 centímetros mais longos — o que também influenciará a distribuição de peso e centro de gravidade de cada modelo.

1. CÂMBIO: A caixa de câmbio e também o motor foram realocados um pouquinho mais para trás. Algumas equipes até podem ter incorporado o tanque de óleo dentro da caixa de câmbio, uma técnica criativa usada na década de 90 para otimizar espaço.

4. COCKPIT: Outra solução criativa que algumas equipes poderão adotar é mover o cockpit dos pilotos alguns centímetros à frente, o que ajudaria a acomodar ainda mais o tanque de combustível.

5. PNEUS: Os pneus dianteiros foram estreitados, ficando agora com 24,5 cm ao invés dos 27,0 cm das temporadas anteriores. Os compostos serão também mais resistentes e as calotas que cobriam os dutos de freios, e tinha função aerodinâmica, serão banidas.

Freios e suspensões são outras duas áreas que, com o acréscimo de peso do combustível, também terão parâmetros reavaliados para 2010.

Discussão

12 comentários sobre “Novas regras da F1 para 2010 – Infográfico

  1. A única grande mudança é a falta do reabastecimento, o que concordo. No mais, os carros seguirão os padrões de 2009 mesmo. Tanques mais largos.

    Publicado por Ylan Marcel | 24/01/2010, 3:22 pm
  2. pneus tb implicarao em grande mudança. Com pneus dianteiros mais estreitos, carros sairam mais de dianteira, beneficiando pilotos que nao gostam de carros muito traseiros.

    Publicado por henrique | 24/01/2010, 4:00 pm
  3. Becken,

    Ficou muito bom o post. Bem didático e ao mesmo tempo completo.

    São duas mudanças enormes em dois anos seguidos. No ano passado a mudança deu-se quase exclusivamente na área aerodinãmica, além dos pneus slick.

    Esse ano visualmente talvez os carros mudem pouco porque a alteração agora vai concentrar-se na parte mecânica, mas não se iludam é tudo completamente diferente.

    Os carros não apenas crescerão (o que em si já seria uma enorme mudança), mas terão que ser construídos para andarem com uma diferença de peso enorme entre o início e o fim das corridas. Isso muda completamente a abordagem quanto a suspensões, distribuição de peso e freios. É outro carro, mesmo que na aparência não pareça.

    Os pneus mais estreitos são a cereja do bolo na nova equação do equilíbrio mecânico.

    Uma coisa que me chama a atenção é que os carros de Adrian Newey sempre se sobressaíram na aerodinâmica, e grandes mudanças nessa área faziam os carros dele levarem vantagem (como de fato ocorreu em 2009).

    Com as mudanças se concentrando na parte mecânica talvez a Wiliams e a Mclarem sejam as equipes mais beneficiadas.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 24/01/2010, 4:05 pm
  4. Vejo que poderemos ter surpresas, essa da RBR perder a primeira seção de treino, parece que vem com alguma mudança fora dos padrões!
    A Willams, deu a entender que também vem com novidades!
    A novidade na Ferrari é os 800 milhões para gastar a vontade.

    Publicado por Luiz Sergio | 24/01/2010, 4:09 pm
  5. Com todas essas mudanças só falta criar uma limitação nos freios que obrigue os pilotos a freiarem uns metros antes das curvas aí sim terá muita ultrapassagem.

    Publicado por mayko | 24/01/2010, 4:26 pm
  6. Excelente post Becken! De fácil compreensão, ilustra bem as mudanças para2010. Visualmente, talvez não será impactante, mas, são mudanças bem relevantes em relação ao ano anterior. A questão do tanque e dos pneus, fora os 15 cm referente ao entre-eixos, representam um grande desafio aos projetistas . Estou bastante curioso em relação ao FW32 da Williams e ao novo carro do gênio Adrian Newey. É esperar e ver quem achou as melhores soluçõesà nova regra.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 24/01/2010, 5:10 pm
  7. Becken,

    Os pneus dianteiros ficarão somente mais estreitos? O diâmetro tb não será redimensionado?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 24/01/2010, 9:28 pm
  8. Consegui perceber mais um pouco das regras para 2010 com a sua explicação

    Publicado por joaopedrocq | 25/01/2010, 7:38 am
  9. Ainda bem que as horrorosas calotas serão banidas!

    Concordo com o Mayko, agora só falta tornarem os freios menos eficientes que teoricamente teríamos a configuração ideal para facilitar as ultrapassagens já que em 2011 os difusores duplos serão proibidos.

    Publicado por Flavio | 25/01/2010, 11:07 am
  10. A adequação dos pneus é minha favorita.

    O proibimento das calotas já diminue a eficiência do freio, um pouco.

    Publicado por KBK | 25/01/2010, 7:33 pm
  11. Esperem pelo RB.

    Publicado por Ernesto Sousa | 26/01/2010, 1:22 pm
  12. Se eu entendi direito, as novas regras também diminuiram o número de mecánicos. para as equipes acostumadas a trabalhar com muita gente talvez seja mais complicado se adaptar a ter menos gente, agora, para as equipes pequenas talvez seja um fator positivo pois não precisarão fazer muitas modificações.

    Publicado por Horacio | 28/01/2010, 8:05 am

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