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F60 vs F10 – Comparação

Na sessão de comentários da apresentação do novo carro da Ferrari, nosso “consultor técnico” Sirlan Pedrosa, faz uma boa comparação entre os modelos de 2009 e 2010 da equipe que vale a pena dividir. Com a palavra, Sirlan:

1. O bico lembra o da Red Bull, mas num meio termo entre as versões larga e estreitas usadas pela equipe em 2009. Também é mais comprido, terminando bem mais à frente do spoiler.

2 Como bem lembrou o Claudemir, as laterais são maiores e bem mais arredondadas, muito em função do espaço para o tanque de combustível.

3. O suporte da asa traseira é bem diferente do usado até então, lembrando muito as opções da Mclarem e uma evolução da BMW do ano passado.

4. A asa traseira parece ser igual a que Alonso usou no carro com a pintura nova, e provavelmente vai mudar bastante nos testes.

5. A parte lateral traseira lembra muito o carro do ano passado, sendo bem estreita. O carro parece ser bem mais longo que o do ano passado, e os escapes parecem estar colocados num local bem mais à frente do que o usual.

6. A suspensão traseira usa o padrão “push-road”, não adotando o sistema “pull-road” que Newey usou no carro da Red Bull ano passado e que, parece, atrapalhava o difusor duplo.

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Discussão

24 comentários sobre “F60 vs F10 – Comparação

  1. As laterais são maiores, assim me parece que houve uma leve alteração nos cockpits…
    também o tamanho do tanque de gasolina nota-se que esta bem maior…

    Becken, mais uma vez um ótimo post ótimas observações…

    Publicado por Jackson | 28/01/2010, 10:51 am
  2. detalhe…. F60-2009 — F60-2010?????

    Publicado por Jackson | 28/01/2010, 10:52 am
  3. Off Topic:
    “At Silverstone with the new car for some filming. Hope its as fast as it is pretty!”
    – (Pt-BR) Em Silverstone, com o novo carro para uma filmagem. Espero que seja tão rápido quanto bonito!

    http://twitter.com/ClaireVWilliams

    Possivelmente Barrichello no volante!

    Publicado por Thiago Leopoldo | 28/01/2010, 11:03 am
  4. Becken, mais uma vez um ótimo post ótimas observações…

    Méritos para o Sirlan!

    Publicado por Becken Lima | 28/01/2010, 11:22 am
  5. É curioso que a diferença de largura dos pneus é praticamente imperceptível a olhos nus. É pouquíssima diferença e ainda assim marcantes para os projetos dos carros.

    Publicado por Daniel Gomes | 28/01/2010, 11:35 am
  6. vou coloca meu comentário aqui também já que esse esta mais movimentado

    olhando bem as fotos a do carro de frente mais alguem noto que os retrovisores não são iguais?

    olhando de frente o do lado direito tem um arredondamento que no esquerdo não tem seria isso lugar para uma câmera?

    achei bem estranho isso pois o carro não fico simétrico e acredito que qualquer detalhe nos carros possa influencia na aerodinâmica.

    Publicado por kansei | 28/01/2010, 11:40 am
  7. O modelo é mais bem acabado que o de 2009. Mas, apesar da cópia do design do Red Bull de 2009, isso não garante bom desempenho…

    Publicado por Ylan Marcel | 28/01/2010, 11:57 am
  8. kansei,
    Não sei, mas acredito que deve ser um recorte despercebido no photoshop.

    Publicado por Gustavo Perim | 28/01/2010, 12:03 pm
  9. nota-se tbm que as laterais ganharam entradas de ar aparentemente menores que a do ano passado, e que não são mais retas, mas tem curvas como cunhas. e a asa dianteira tbm esta muito mais rica em detalhes do que a do ano anterior. lembrando um pouco a asa da brawm

    Publicado por Demetrius | 28/01/2010, 12:07 pm
  10. Andei lendo no outro post aí gente dizendo que o carro tinha até asas que lembram o BGP001… mas como, se as asas traseiras e dianteiras são iguais às usadas no final da temporada passada? A única mudança na asa dianteira estão na “placa” maior, mais próxima à roda e no suporte que fixa ela no bico. Os “endplates” e os “flaps” são identicos. A mesma coisa que a asa traseira, onde só os suportes dela mudaram (deixaram de ser paralelas e tem um fomato “V” agora)

    O bico é incostestávelmente inspirado no RB5, mas também não é uma cópia de papel carbono. O bico do RB5 era mais curvado pra baixo e mais achatado. O do F10 está mais “gordo”, lembra até uma mistura da concavidade do RB5 com a ponta do bico usado no FW31 durante a pré-temporada.

    Sobre o escapamento, o Luca Marmorini disse que a mudança era o pouco que eles podiam fazer para melhorar o motor com a regra do congelamento.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 28/01/2010, 12:26 pm
  11. É um belo carro, espero que Dom Alonso saiba domá-lo !

    Publicado por Cosmo | 28/01/2010, 12:47 pm
  12. É importante lembrar que as maiores mudanças do carro são internas, e não aerodinâmicas.

    Publicado por Thiago | 28/01/2010, 12:50 pm
  13. Off Topic de novo: Foto da nova Williams pilotada por Hulkenberg!

    Publicado por Thiago Leopoldo | 28/01/2010, 1:18 pm
  14. Quem disse que a asa dianteira é parecida com a da Brawn está com algum problema de visão.

    O Guilherme tem razão quando diz que são muito semelhantes as usadas no fim da temporada, essa foto abaixo foi tirada em Yas Marine.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=141984&catID=1104-3719

    Becken, não achei nenhuma foto mais explícita mas o sidepods usados na corrida árabe servem melhor para um comparativo com o F10, porque o usado lançamento do F60 foi abandonado poucas corridas depois e esse mais reto sem aquelas curvas foi o adotodo no F10.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=141905&catID=1104-3719

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=141980&catID=1104-3719

    Esse carro da Ferrari tem algumas semelhanças com BMW e Red Bull, mas etá mais para F60 do fim da temporada do que para qualquer outro carro de 2009.

    Publicado por Claudemir Freire | 28/01/2010, 2:55 pm
  15. Esse carro vai andar pra trás! Não posso falar o porquê (segredo). Apenas aguardem…rsrs.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/01/2010, 2:57 pm
  16. Becken –>

    Praticamente Montezemolo entregou que o Massa deve sair da Ferrari ano que vem. Vamos Ler as entrelinhas:

    Valentino é um amigo e um campeão incontestável. E também um potencial campeão de F1″

    Se existir a possibilidade em 2011, e ele ainda querer fazer isso, testar e se adaptar à F1, por que não?”, completou Montezemolo, que ainda voltou a defender a ideia de três carros por equipe, o que, segundo o italiano, viabilizaria uma eventual contratação do atual campeão da MotoGP no futuro.

    Quero ser um pouco mais geral. Falei sobre a possibilidade de um terceiro carro, mas isso não significa que a Ferrari precise de três carros. E estava falando do ponto de vista do interesse da F1 e do potencial das novatas”, acrescentou.

    Ou o Felipe detona o Alonso, ou fica a pe na Ferrari

    Publicado por Claudio CArdoso | 28/01/2010, 4:12 pm
  17. Becken -> Mais uma cacetada no Rubinho ou 1b

    Dessa vez ROSS BRAWN . Duas vezes chefe dele.

    I never wanted Michael to dominate, ” he said. “(At Ferrari) Michael dominated because he was the best. There was never a structure that enabled him to dominate. He dominated because he was the fastest and most consistent driver. So we will have to see how the season develops.
    “It is not good having one driver dominate a team because that means the other driver is not performing as he should. I don’t want Michael to dominate. I want them both to compete very strongly and both to win races. But at the end of the day we want to win the championship.

    Publicado por Claudio CArdoso | 28/01/2010, 4:30 pm
  18. Para o amigo becken ou outro colega do blog. Em outros campeonatos vi lançamento do carro para certo campeonato (como hoje) mas ate a data da primeira prova algum elemento mudava, tipo (muito comum) o aerofolio dianteiro. Pergunto: será que são apresentações definitivas, ou será que de repente não veremos uma ou outra com alguma coisinha diferente até primeira prova? Sei que não ha margem para mudança significativa no desenho do carro, mas algum elemento final que não queiram que as demais copiem a tempo da primeira prova por exemplo?

    Publicado por wilson costa | 28/01/2010, 4:46 pm
  19. Wilson – o segredo parece ser o difusor e a Ferrari o escondeu bem escondido da concorrência durante o lançamento do carro:
    difusor da ferrari

    Publicado por Becken Lima | 28/01/2010, 4:54 pm
  20. vamos aguardar as flechas de prata amanha

    Publicado por wilson costa | 28/01/2010, 5:35 pm
  21. Até pelo menos umas 2 da tarde não tinha visto nada no site do gpupdate, agora tem muitas fotos do carro, mas com o tapa sexo. :)

    http://f1.gpupdate.net/en/gallery.php?catID=4674&startat=0

    Publicado por Claudemir Freire | 28/01/2010, 6:02 pm
  22. para mim, esse paninho na frente do difusor não passa de uma piada. se a ferrari estivesse tão preocupada em escondê-lo, era só colocar um outro difusor falso no lugar, só para a apresentação.

    Publicado por andre | 28/01/2010, 6:03 pm
  23. Andre ->

    Muito provavelmente o do ano passado nao deve encaixar ali. E fazer um outro falso somente para sair na foto é impensavel. Uma peça daquela nao deve sair menos de R$ 300.000,00 reais.

    Publicado por Claudio CArdoso | 28/01/2010, 6:30 pm
  24. Também não estou vendo muito segredo nessa coisa ai do difusor, até porque o Massa iria fazer uma apresentação na pista com a F10 e lá não teria como eles esconderem. A primeira coisa que voaria seria o tapa-sexo e a nova Ferrari ficaria com suas entranhas descobertas…

    saudações

    Publicado por celso gomes | 28/01/2010, 10:44 pm

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