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A nova McLaren MP4-25

Ao que parece, a McLaren conseguiu surpreender os fãs da F1 com o seu novíssimo MP4-25. O carro, revelado hoje no QG da Vodafone em Londres, parece ser sensivelmente diferente do modelo do ano anterior.

Como é possível verificar na sessão de comentários, as comparações com o F10 da Ferrari são inevitáveis. Nesse ponto, a McLaren pareceu mais ousada que a turma de Maranello — ao menos nas formas aerodinâmicas mais aparentes do MP4-25.

O carro suscita ousadia, ao invés do conservadorismo que exala do F10 da Ferrari.

A única pista sobre as formas que inspiraram o carro de Lewis e Jenson vem do analista técnico da Autosport, Craig Scanborough:

“Aí está, um carro que não segue o da Red Bull; na verdade o MP4-25 tem mais inspiração do Brawn de 2009, aliado a área posterior do bico da Williams [de 2009].”

O novo MP4-25 estreará em pista na próxima segunda-feira, nos primeiros testes da pré-temporada.

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Mais Fotos:

Vídeo da apresentação do MP4-25

Discussão

77 comentários sobre “A nova McLaren MP4-25

  1. Hamilton bicampeão !!!

    Publicado por Cosmo | 29/01/2010, 7:17 am
  2. Uau! Parabéns, Becken!
    Como você conseguiu?

    Publicado por Will | 29/01/2010, 7:23 am
  3. Nossa, que carro… lindo

    Publicado por Jackson | 29/01/2010, 7:27 am
  4. Que tampa de motor horrível!!!!! Esse conceito “bigorna” é de doer, ams a Mclaren se “superou” ao fazer um coisa não feia.

    Publicado por Leonardo | 29/01/2010, 7:28 am
  5. Uau! Parabéns, Becken!
    Como você conseguiu?

    Minhas fontes dentro da McLaren…rsrsrs

    Brincadeira, foi apenas sorte!

    Publicado por Becken Lima | 29/01/2010, 7:31 am
  6. Achei feio, mas isso pouco importa se for vencedor. Mais uma peça para copiarem se for eficiente. Q venham os testes agora!

    Publicado por Alex-Ctba | 29/01/2010, 7:32 am
  7. Minhas fontes dentro da McLaren…rsrsrs

    Brincadeira, foi apenas sorte!

    hehe

    Eu achei também. No fórum da AutoSport :P

    Publicado por Will | 29/01/2010, 7:36 am
  8. Que tampa de motor horrível!!!!! Esse conceito “bigorna” é de doer, mas a Mclaren se “superou” ao fazer um coisa tão feia.

    Publicado por Leonardo | 29/01/2010, 7:42 am
  9. Superficialmente, ao menso me parece um “approach” mais agressivo que o do F10 da Ferrari de ontem. O carro também tem o entre-eixos menos…

    Publicado por Becken Lima | 29/01/2010, 7:46 am
  10. Será que esse lance de entre eixos menor ou maior vai fazer aquela diferença que vimos em 2008, quando em algumas pistas a Mclaren por ter o entre-eixos menor levava vantagem e a Ferrari em outras levava a vantagem por ter o entre-eixos maior?

    Publicado por Leonardo | 29/01/2010, 7:50 am
  11. O carro também tem o entre-eixos menos…

    Realmente. Essa comparação é interessante:

    Publicado por Will | 29/01/2010, 7:53 am
  12. Bom dia a todos….

    Hamilton bicampeão?? meeenos bem menos…..

    o bico não foi copiado da Red Bull, mas como todos sabem o segredo é o difusor…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 29/01/2010, 7:53 am
  13. Ops, acho que não apareceu a imagem no comentário anterior. Aí está a comparação:

    Publicado por Will | 29/01/2010, 7:54 am
  14. Becken parabens , para mim nasce com cara de campeao e olhe que nao sou
    mclariano !

    Gostei da tampa do motor estilo red bull e das saidas dos escapes me parece um carro elegante e rapido !

    Agora nos faltam os Mercedes e os RBR por que o resto fara figuracao……

    Que o Button detone o SUPER CAMPEAO LHamilton !!!! (torco mas nao acredito, no fundo )

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 29/01/2010, 7:54 am
  15. Publicado por Leandro Magno | 29/01/2010, 8:02 am
  16. Realmente acho que o diferencial está do dofusor, como em 2009. E devemos lembrar que a Ferrari fez questão de esconder a peça…..ai pode ter coelho na cartola…vamos aguardar.

    Publicado por Leonardo | 29/01/2010, 8:07 am
  17. Um ar agressivo, uma pinta de carro rápido.
    Me parece que acertaram.

    Publicado por Ron Groo | 29/01/2010, 8:18 am
  18. Na foto onde está Button e Hamilton, nota-se a diferença dos pneus… a pergunta é… Será que as equipes vão errar os pit-stops… tipo: pneu dianteiro no lugar do traseiro, bom talvez a Ferrari apronte as suas nesta temporada..rsrsrss

    Publicado por Jackson | 29/01/2010, 8:22 am
  19. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Um conceito diferente (e interpretação das regras) do da Ferrari. A ‘bigorna’ é bem agressiva, e o carro, no geral, bonito, vamos ver, esse ano promete ser briga do começo ao fim…

    Uma curiosidade, que até já levantaram aqui, não sei se por enquanto são as unicas fotos mas, como no caso da Ferrari, ontem, a McLaren também faz questão de não mostrar o tal do difusor…ano que vem ninguem vai poder fazer esse suspense…hehehe.

    Publicado por Edgard | 29/01/2010, 8:23 am
  20. É…….aqui to vendo q todo mundo é blogueiro Mclariano, acho que pode-se mudar o nome para F1-Mclaren Around. To saindo fora….

    Publicado por Leonardo | 29/01/2010, 8:24 am
  21. Nessas duas parcas imagens dá pra ver que eles procuraram soluções diferentes da Ferrari.

    Com a caixa do motor muito mais larga e a saída do escapemento de forma lateral podem ter o diferêncial da temporada, vamos aguardar para saber o quanto ela é menor no entre-eixos e mais alguns detalhes em outras fotos.

    E Becken parabéns, você está dando um show, porque até agora nada nos portais.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 8:25 am
  22. É…….aqui to vendo q todo mundo é blogueiro Mclariano

    Eu não sou. Mas nem por isso vou deixar de reconhecer que a McLaren fez um grande trabalho. Enquanto a Ferrari apenas se “inspirou” na Red Bull.

    Publicado por Will | 29/01/2010, 8:31 am
  23. Mclaren e Mercedes pratas e nesse ano vai ser sorteado entre as equipes, a cada Gp, a posição nas garagens. Imaginem quando Mclaren e Mercedes ficarem em garagens vizinhas… vão fazer igual ao Jaime q queria ser abastecido pela RBR em Abu Dhabi, a n ser que os uniformes dos mecânicos sejam bem diferentes.

    Até a 1ª corrida mudam essa saída dos escapamentos. Sidepods bem diferentes.

    E essa imagem da nova Mercedes…é montagem?

    Publicado por Leandro Magno | 29/01/2010, 8:33 am
  24. “Eu não sou. Mas nem por isso vou deixar de reconhecer que a McLaren fez um grande trabalho. Enquanto a Ferrari apenas se “inspirou” na Red Bull.”

    Will, pega leve o grande trabalho por enquanto é visual, na pista saberemos se o que olhos nos mostraram até agora será refletido em tempo.

    Em 2009 sem qualquer sombra de dúvidas o MP4-24 era o carro mais harmonioso do grid com suas belas linhas e cores, com o próprio Withmarsh dizendo que eles queriam um carro rápido mas também bonito, ficaram apenas com o bonito na primeira metade do campeonato.

    Então, muita calma nas avaliações.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 8:37 am
  25. Will, vc acha que a Mclaren não se inspirou na Red Bull??

    Publicado por Trajano Bandeira | 29/01/2010, 8:37 am
  26. acredito que a bigorna/barbatana vai ser quase uma regra em 2010. a ferrari não apresentou o F10 com ela, mas lembremos que o carro que massa e rossi testaram a tinha, embora não tivesse competido assim em 2008. portanto, aposto num F10 com barbatana.

    acredito também que a maioria das equipes vai aumentar o entre-eixos. talvez a ferrari seja mais longa que a macca, mas pouca coisa. o que parece ser o diferencial da ferrari é o bico mais longo.

    Publicado por andre | 29/01/2010, 8:38 am
  27. Will, pega leve o grande trabalho por enquanto é visual, na pista saberemos se o que olhos nos mostraram até agora será refletido em tempo.

    Com certeza. Mas, por enquanto, o trabalho da McLaren parece mais ousado. Pode ser problema ou solução. Mas eu gosto disso.

    Não é defender A ou B, mas reconhecer o trabalho.

    Will, vc acha que a Mclaren não se inspirou na Red Bull??

    Tem alguns aspectos. Como o Becken disse, a Red Bull virou o padrão. Mas não é tanto quanto a Ferrari.

    Publicado por Will | 29/01/2010, 8:47 am
  28. começou a temporada de avaliação de velocidade de carro parado.

    Publicado por andre | 29/01/2010, 8:52 am
  29. Meu Deus… QUE ABERRAÇÃO!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 29/01/2010, 8:52 am
  30. http://f1.gpupdate.net/en/gallery.php?catID=4673

    Fotos do lançamento.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 8:53 am
  31. É sem duvidas um trabalho mais agressivo que o da Ferrari, o que não quer necessariamente algo bom, mas significa algo (ano passado se me perguntassem que carros tinham soluções externas mais particulares eu diria RBR e Renault e elas tiveram tmporadas digamos distintas).

    Publicado por Filipe Furtado | 29/01/2010, 8:54 am
  32. “Tem alguns aspectos. Como o Becken disse, a Red Bull virou o padrão. Mas não é tanto quanto a Ferrari.”

    Acho que todas as equipes terão alguma solução da Red Bull, pois Newey encontrou excelentes soluções, mas se a Ferrari tivesse “copiado” inteiramente a RBR, ela apareceria com a “bigorna”., o que não aconteceu. Ela até pode colocar depois, mas na apresentação, não mostrou isso. E a Mclaren ano passado apareceu com um modelo igualmente arrojado e deu no que deu no incio, penou 6 meses até encontrar uma saida. Acho que com proibição de testes, ser ousado pode custar uma temporada, e a Ferrari não pode se dar ao luxo de ter mais um ano no branco.

    Publicado por Leonardo | 29/01/2010, 8:57 am
  33. Aproveitando a presença do nossos amigos da Ferrari…

    http://www.forumula1.net/2010/f1/f1-news/mclaren-launch-day-10-23am/

    Hj a Ferrari abandonou o projeto do F10b e, depois da apresentação da Mclaren, começaram o F10c. rsrsrsr

    Publicado por Leandro Magno | 29/01/2010, 8:57 am
  34. Leandro, pode até ser o carro da Mercedes, mas as entradas de ar está incompátivel com os modelos atuais da F1 e se form montagem é uma bela montagem.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 8:58 am
  35. A maioria falando de projeto agressivo, linhas harmoniosas. Não vi absolutamente nada que detraia ou adicione a este carro da McLaren em relação ao F10.

    Acho que tem muita gente falando pelos cotrovelos aqui.

    Publicado por Daniel Gomes | 29/01/2010, 9:05 am
  36. “Meu Deus… QUE ABERRAÇÃO!!!”

    Isso cheira a medo… Como se a “Red Bull genérica” fosse mais bonita.
    Se continuar assim, vão colocar um Touro Rampante no logo do time…

    Publicado por Alan McLaren | 29/01/2010, 9:09 am
  37. Daniel Gomes.

    A galera está empolgada com lançamentos próximos de Mclaren e Ferrari.

    A única coisa que eu estou ansioso pra ver é o entre-eixo do carro da Red Bull, Williams e Mercedes para saber qual será o caminho adotado se vai ser carros maiores ou mais gordinhos como esse da Mclaren.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 9:11 am
  38. Todo mundo escondendo suas partes íntimas:

    Publicado por Leandro Magno | 29/01/2010, 9:28 am
  39. O legal é ver que aqui, dúvido que tenha um engenheiro mecânico ou físico com especialização em aerodinâmica (os graduados na área por favor me corrigam, mas a maioria tem o mesmo conhecimento que eu: zero) para dizer que o MP4-25 é 6 milhões de vezes melhor que o F10. Os carros nem andaram! Não passa de puro achismo e opinião de torcedor fanático. O carro é bonito? E daí? Os carros da Williams sempre foram bonitos e eles não vencem há 5 anos.

    O carro da Ferrari foi lançado como um “beta”, com asas provisórias, e talvez até tenha uma “bigorna” na linha de produção. Ainda há muito para mudar, e temos Red Bull e Mercedes pela frente.

    Todo mundo diz que a Ferrari copiou descaradamente a Red Bull, e isso é mentira. O F10 é mostrado ontem é quase um F60C – um “cocô com lacinho”, como diz um amigo meu. Apenas a concavidade do bico é copiada, e nada mais. Mas parece que há uma vontade tremenda de desmerecer a Ferrari para exaltar suas equipes favoritas… me sinto discutindo futebol.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 29/01/2010, 9:31 am
  40. Ah Becken, perdão pelo “rant”, tu sabe que eu adoro teu blog, mas alguns comentários são ruins de engolir.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 29/01/2010, 9:32 am
  41. Calma Guilherme!

    Eu só acho que a McLaren — e parece que é o que a maioria do pessoal acha também — foi agressiva, ao menos nas formas do carro, o que sempre SUGERE ousadia, ao invés da Ferrari que realmente foi conservadora.

    Obviamente isso não quer dizer que a McLaren será um carro dez vezes melhor que o F10, haja visto o desastre que foi o MP4-24 no ano passado, um dos carros mais bonitos do grid, mas ordinário quando assentou na pista.

    Partir para um projeto novo, aparentemente, sugere coragem e vontade!

    No fundo, a discussão é bacana e sempre sobra algo interessante para se refletir quando ela flui livre…

    Publicado por Becken Lima | 29/01/2010, 9:40 am
  42. Guilherme, o pessoal aqui pelo que eu to vendo, estão exaltando as novidades do carro, além de acharem bonito, e quanto aos comentários exaltados, se não me engano quem começou com isso foi ferrarista. O que eu respondi, por exemplo, não sei se é medo ou inveja…

    Eu particularmente acho que se não tiver algo pra dizer, então não diga nada. Nos posts de lançamento da Ferrari aqui eu li, mas não comentei exatamente por não ter nada a acrescentar, também não ia criar confusão a toa. Agora, tudo que o Becken traz ao blog com McLaren no título tem um grupinho que sempre vem criar baderna…

    Publicado por Alan McLaren | 29/01/2010, 9:46 am
  43. Vejam só que interessante o que o Pizzonia falou agora há pouco no Twitter:

    “A Williams de 2004 que eu pilotei, tinha um bico revolucionário que no túnel de vento era muito eficiente. Com o tempo aprendemos que, seguindo outro carro, ele perdia muita eficiencia. Coisa que só aprendemos c/ tempo de pista, pois o túnel não mostrava. No meio da temporada a equipe teve que mudar todos os carros para um bico mais convencional.”

    É isso que vai rolar com a maioria desses carros. Como sempre foi.

    Publicado por Daniel Gomes | 29/01/2010, 9:48 am
  44. Além disso, Becken, está pipocando pra todos os lados que os resultados finais do F10 no túnel de vento está apontando pra um fiasco, como no link q coloquei acima.
    Quem está na F1 há muito tempo sabe q os rumores persistentes em geral indicam que existe um fato por trás, ainda q um pouco diferente.

    Publicado por Leandro Magno | 29/01/2010, 9:49 am
  45. [/rant]

    Eu entendo Becken (meu rant não foi dirigido à você, diga-se de passagem), também gosto de uma boa discução técnica, comparando carros e tudo mais. Concordo que o carro é bem agressivo e passa uma sensação de velocidade, uma fera que come asfalto, mas tem gente por aí (não só nesse blog) que diz que a McLaren vai “aniquilar com a Ferrari”, ou que o F10 é um “Red Bull genérico”, e por mais que eu me pergunte “por quê?”, eu não acho uma resposta para essas afirmações. Parece só conversa de bar. Ontem sobrou até para a Williams, acusada de cópia do RB5 sendo que o FW32 não tem nada a ver com o Red Bull.

    Comparações de performance eu vou deixar para o Bahrein. Até lá só vou discutir qual é o carro mais bonito.

    Agora para fazer a discução fluir novamente – se o carro mudou tão radicalmente, por quê a McLaren desenvolveu tanto o “hopeless” MP4-24? Afinal, o carro está diferente do início ao fim.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 29/01/2010, 9:58 am
  46. Essa de unir à asa traseira a barbatana de tubarão pode ser interessante. Acho que resolveram apostar nisso para maior equilíbrio na traseira. Estou ansioso para os testes!

    Publicado por Ylan Marcel | 29/01/2010, 9:58 am
  47. Bom dia!
    Sou totalmente leigo a respeito da parte técnica dos carros de F1.
    Mas, é impressão minha, ou nessa montagem do blog F1Fanatic
    0 entre-eixos da Mclaren é maior que o da Ferrari ?

    abs a todos

    Publicado por Giba | 29/01/2010, 10:04 am
  48. Ontem sobrou até para a Williams, acusada de cópia do RB5 sendo que o FW32 não tem nada a ver com o Red Bull.

    Eu acredito que a Williams não foi acusada de cópia. Apenas houve um comentário de que o bico era o mesmo estilo, algo que deve ser uma tendência daqui para a frente.

    Sobre F10 e MP4-25, a maioria não está dizendo que a McLaren vai “aniquilar” a Ferrari. Apenas que ela foi mais “arrojada” do que os italianos.

    Para saber se vai mesmo corresponder ou não, somente nas pistas. Aliás, o exemplo do Daniel Gomes é excelente.

    Publicado por Will | 29/01/2010, 10:04 am
  49. Bom, eu senti mais segurança no quesito “caralho, vai dar certo” vendo o carro da Maclaren do que quando do “Casa di Maranello”.

    Mas enfim, na ousadia contra conservadorismo, vai dar certo só quando estiverem na pista.

    Apesar da bigorna, uma “gentil aberração”.

    Publicado por Bruno Said | 29/01/2010, 10:04 am
  50. Mas, é impressão minha, ou nessa montagem do blog F1Fanatic
    0 entre-eixos da Mclaren é maior que o da Ferrari ?

    Creio que não, o próprio Keith explica:

    The different zooms used on the photographs makes it difficult to compare dimensions accurately, and makes the MP4-25 look much longer than the F10.

    Publicado por Will | 29/01/2010, 10:06 am
  51. Calma Guilherme !

    Leandro nos testes boa parte de suas dúvidas serão dissipadas, assim como a da maioria dos comentáristas do blog as terão e aí poderão escrever suas opiniões sobre A, B ou C com mais critérios. Comentar essas especulações é complicado.

    O que dá para perceber é que estão chovendo no molhado em relativizar carros como “Red Bull vermelha” bigorna da Red Bull, bico alto da Red Bull, ora se for assim deixa a Red Bull fazer todos os chassis é mais fácil, não ?

    A Ferrari achou as soluções que lhe cabiam melhor, a Mclaren também, o que pra mim não que dizer cópia e sim a evolução de uma idéia que deu certo, se não se pudesse evoluir as idéias até hoje, apenas a Renault poderia usar o bico de tubarão idealizado por John Barnard na Benetton em 1991 ou os difusores da Brawn e Williams apenas elas poderiam usar.

    Qualquer equipe que vier com bico alto será o da Red Bull ?

    Uhmmm, pode ser o da Fi também ? Ou Toyota ? Ou BMW ?

    Todas usaram um bico alto como o da Red Bull em 2009, mas porque ninguém fala disso, porque ninguém está precupado em ver o carro da Ferrari e da Mclaren como um projeto único sem tentar compara-los com outros, está faltando senso crítico ou é só pra fazer onda mesmo ?

    E quem disser que o carro é rápido só de olhar na foto como foi dito ontem e hoje, que vai destruir A ou B, por favor deixe isso para o decorrer do campeonato com os resultados se apresentando.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 10:21 am
  52. estava analisando as fotos de carros anteriores com essa tal estilo bigorna (renault, propria ferrari, redbull rb4) se alguem tambem fizer essas analises vai perceber que os modelos anteriores, era uma especie de continuação, algo como que improvisado e que evidentemente dava alguma melhora no bolido. Já esse estilo da mclaren mp25 esse desenho estilo bigorna ja parece algo projetado mesmo com formas arredondadas continuaçao do morro atras do piloto, dando nítida impressão de algo formulado e não apenas encaixado ou um apendice de ultima hora. Agora isso tambem vem de encontro ao seguinte, modelo do ano passado sofria muito na parte traseira, entao foi juntos com mais algum melhoramento soluçao encontrada. Agora falta vermos nova mercedez e redbull.

    Publicado por wilson costa | 29/01/2010, 10:33 am
  53. @ Claudemir: obrigado, você conseguiu dizer tudo o que eu queria eu não consegui, e com calma ainda! ;-) Estão exageirando em dizer que tudo está virando cópia da Red Bull.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 29/01/2010, 10:46 am
  54. O uso da bigorna “redbulliana” pela Mcaren.

    O Giba postou uma foto para comparação do tamanho do Ferrari e do Mclaren (de díficil conclusão por sinal, eu acho que o F10 é maior que o Mp4-25) mas o que chamou a minha atenção foi o fato de se a Mclaren não usasse a bigorna “redbulliana” usaria o que ali ?

    Vejam com calma não tem espaço para colocar uma barbatana como a do F10, a caixa de motor do Mp4-25 é muito mais alta em relação ao sidepods do que o normal usado pelas equipes que utilizaram em 2009, ou seja, só poderiam usar a bigorna, até esteticamente o carro ficaria mais feio sem a peça.

    Sendo assim não copiou nada de ninguém, apenas fez uso no seu projeto para adequar as necessidades do carro.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 10:47 am
  55. Essa barbatana interligada à asa traseira não fere o regulamento não?

    Publicado por Jayme | 29/01/2010, 10:48 am
  56. Com certeza a Mclaren fez um grande trabalho. Mas o resultado só veremos na pista.

    Publicado por Hugle | 29/01/2010, 10:54 am
  57. Todo mundo sabe que carro bonito, pintura bonita ou sei lá o que não ganha corridas…

    as discussões por aqui são sempre boas. mas saber qual carro será mais rápido somente dia 13 de março no fim do treino de classificação.

    Sou Ferrarista mas com base em evoluções creio que a Red Bull virá com o melhor carro lembrando que ano passado se não fosse o fraco e não-confiavel motor Renault a Red Bull teria vencido fácil mesmo sem o difusor duplo a Brawn.

    Todos os engenheiros “copiam” e melhoram os conceitos que deram certo em outros carros, não há mal nenhum nisso. Evolução!!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 29/01/2010, 10:56 am
  58. “Essa barbatana interligada à asa traseira não fere o regulamento não?”

    Jayme, não é e aí vamos chover no molhado novamente a RED BULL USOU EM 2009 ele interligada na asa traseira assim como o projeto da Mclaren.

    Mas de qualquer forma amigo é melhor dúvidas assim do que afirmações fantasiosas.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 11:02 am
  59. Ninguém sentiu falta do Santander na carenagem do carro? eu só vi nos macacões. Qual será a razão?

    Publicado por Gilmar | 29/01/2010, 11:12 am
  60. Taí…pintou o carro campeão!
    18 vitórias em 19 corridas.
    MP 4-25 aka MP 4-4b.

    Publicado por O Polêmico | 29/01/2010, 11:13 am
  61. Valeu, Claudemir… mas não se iluda, minhas dúvidas também, às vezes, são fantasiosas. rss
    Juro que não me lembrava que a barbatana da Red Bull era acoplada à asa traseira.

    Publicado por Jayme | 29/01/2010, 11:16 am
  62. Parece uma nave espacial…
    será que voa?

    abraço, Tomas do Blog Fórmula 1
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 29/01/2010, 11:28 am
  63. Estou esperando é ver como virá a Red Bull.

    Lí, há uns dias, que a Red Bull atrasaria sua apresentação para retardar as cópias de design. De início, achei isso uma bobagem.
    O fato de existir barbatana para cá, bico “RBR” para lá em outras equipes, mostra para mim que não é tão bobagem assim.

    Publicado por Bruno | 29/01/2010, 11:55 am
  64. Bah, estão gastando saliva, o fato é que o Alonso vai papar o Massa, o Hamilton vai papar o Button, o Alemão vai papar o filhote e no final de tudo isso os três vão chegar empatados em pontos no Brasil !!!!

    Publicado por Cosmo | 29/01/2010, 12:08 pm
  65. no caso de estar ligado a asa traseira mesmo sendo leigo, percebo que tem por objetivo diminuir, eliminar a vibração da asa traseira, trazendo mais equilibrio. E no caso da mclaren por estar bem desenhado essa barbatana, bigorna, fazendo parte do desenho do carro, dá indícios de que no mínimo foi avaliado grandemente. A redbull, salvo algo de ultima hora, não acredito vir com algo muito revolucinario. O motor é economico, mas não é o mais potente, então para compensar tem que ter um chassis super, extremamente equilibrado, o que o modelo do ano passado era. COm isso dito e visto mudar demais o projeto, a aerodinamica do carro do ano passado, poderia trazer prejuízos e sair atrás das demais para esse ano.

    Publicado por wilson costa | 29/01/2010, 12:24 pm
  66. Claudemir:

    Só para complementar, a barbatana de tubarão interligada à asa trasaira também foi usada pela Force India em pistas de alto downforce.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 29/01/2010, 1:01 pm
  67. Bah..

    e eu que pensava que ganhava corridas e o campeonato quem tinha o melhor carro conjugado com um bom piloto…

    agora pelos comentários deste do blog descobri que é pelo design!

    Publicado por Sandro | 29/01/2010, 1:27 pm
  68. Leandro.

    “E essa imagem da nova Mercedes…é montagem?
    http://www.f1zone.net/up/img16/6274/8160778932.jpg

    Posso estar errado, mas acho que descobri de onde pode ter vindo essa montagem.

    Se não for montagem, kkkkk, a Mercedes esta ferrada. Repare nos detalhes da asa dianteira e no retrovisor são muito parecidos.

    Schumacher pagaria seus pecados ?

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 2:37 pm
  69. Uma coisa que ninguem ainda falou. SO ESTAO falando da grande e grande qualidade da asa traseira e da barbatana interligadas.

    MAS Nao esqueçam que ela é ALTAMENTE sensivel a ventos laterais…

    Como o Claudemir ja Comentou aqui,e um outro tambem.

    VAMOS DAR O TROFEU DE PILOTOS e Construtores a MClaren, nao precisa nem ter campeonato.

    Sinceramente, acho um absurdo varios dos comentários sobre A vai ser mais rápido que B. GENTE QUE ISSO. OS carros nao sujaram nem os Pneus e o pessoal aqui ja é capaz de dizer que é o mais rápido. Tem um monte de equipe de formuma 1 que estao precisando do Talento desse pessoal aqui.

    Os caras la com Tunel de Vento anos de estudos e experiencia, nao tem ainda a noçao do que os carros podem fazer, e tem um monte de gente aqui, somente no olho ja sabem qual o carro mais rápido. Para esse pessoal com essa experiencia tenho certeza que tem vaga em todas as equipes, é so escolherem ai é mandarem o curriculum…

    ISSO porque ainda ninguem sabe da parte mecanica, acham que o carro vai ser mais rapido so atraves do visual

    Publicado por Claudio CArdoso | 29/01/2010, 2:41 pm
  70. Turma

    Eu tô vendo este frenesi aqui no blog em relação à traseira da Mcaren. Frenesi muito justo, devo frisar, uma vez que o conceito é diferentão mesmo.

    Mas o que eu gostei mesmo foi da asa dianteira. Com quatro camadas, e alguns “dutos” para a passagem do ar mais limpo.
    Me pareceu muito mais refinada que a asa dianteira do F10.

    Que a segunda chegue logo.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 29/01/2010, 3:09 pm
  71. Na boa pessoal, tirando alguns mais exaltados aeh, acho que a discussão tá normal. Tirando o cara que falou aeh que o Hamilton já levou, e o que chamou o carro de aberração, não vi nada de mais.

    O pessoal tá especulando, debatendo e tal, mas não consigo ver a tal “alegria incontida” nos comentários já cantando vitória. Aliás, ferrarista tanto aqui nesse blog como em qualquer lugar acaba sendo maioria.

    O ponto que eu questiono é: Se a Ferrari viesse com um modelo mais ousado e a McLaren mais conservadora, dado o ano anterior(2009), a grande verdade é que a imprensa mundial iria estar anunciando neste momento a nova arma da equipe italiana pra recuperar o ano que passou. Acontecendo isso, ninguém questionaria. Seria fato.
    Mas num blog, o simples fato de um ou outro já se exaltarem é suficiente pra ter gente falando que vai deixar de acompanhar o blog pq só tem mclariano, etc.

    Eu que sou um dos caras que mais defendem a McLaren aqui, achei o carro muito bonito, e por enquanto é só. Isso aqui é igual futebol, de certa forma. Todo ano dizem que o Fluminense vai levar o carioca, contrata jogador a rodo, monta times muito competitivos no papel e nem nas finais chegam…

    Publicado por Alan McLaren | 29/01/2010, 3:41 pm
  72. Alan, tem razão. Se bem que o Carioca é bem mais previsível, todos já sabem que o Mengão vai ganhar!! =)

    Rumo ao Tetra Carioca!! ;)

    Publicado por André Távora | 29/01/2010, 3:50 pm
  73. Ôpa, anotei todas as previsões do Cosmo. Vou cobrá-las no fim da temporada. E não adianta justificar-se depois.

    Publicado por Andy | 29/01/2010, 4:05 pm
  74. estranho carro! acho que esta um pouco confuso de conceitos! faz lembrar a toyota, quando tinha um elemento de cada e nada funcionava.

    Publicado por Jonas | 29/01/2010, 4:59 pm
  75. Tô aki imaginando o quanto vai aumentar o tempo de volta em Mônaco. Esses carros são muito grandes(longos e largos). O cara vai ter quase q parar pra fazer a Rascasse. Isso se não errar e tiver que dar uma rézinha de vez em quanto.

    Publicado por Leandro Magno | 29/01/2010, 5:24 pm
  76. Becken saindo um pouco do foco te pergunto :

    O Nick Heifeild eh ou nao piloto de testes MERCEDEZ ?

    Ninguem falou nada e agora nada de pilotos na Renault , Stefan GP ( a CAMPOS deve dancar) e nem na USF1

    Abraco

    Publicado por Fernando | 29/01/2010, 5:48 pm
  77. ” o carro fico perfeito agora soh falta o mika hakkinen voltar as pista “

    Publicado por FABIANO MP4 25 | 04/02/2010, 12:17 am

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