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ARTIGOS

Comparando McLaren com McLaren e McLaren com Ferrari

Muita gente já fez as comparações internet afora, mas aqui vai as McLarens de 2009 e 2010 perfiladas, o que ajudará vocês a visualizarem a pequena, eu diria, micro — talvez nano — revolução que a McLaren fez do ano passado para cá.




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Discussão

12 comentários sobre “Comparando McLaren com McLaren e McLaren com Ferrari

  1. Becken, me desculpe, mas se não estou enganado, a última foto da Ferrari que vc mencionou, F10-2010… essa foto é do F60… DE 2009…

    Publicado por Jackson | 29/01/2010, 6:35 pm
  2. Fazendo coro ao Jackson na última foto que compara a a Ferrari com a Mclaren está escrito :

    mp-424-2010

    Quando deveria ser:

    mp-4/25 – 2010

    Publicado por Claudemir Freire | 29/01/2010, 6:39 pm
  3. Exatamente isso é uma oto do F-60 ……

    Publicado por JOÃO | 29/01/2010, 6:45 pm
  4. ops FOTO*

    Publicado por JOÃO | 29/01/2010, 6:45 pm
  5. Becken,

    Li algums comentários no post anterior sobre o lançamento do Mclarem mas acho que é prudente esperar o carro ir para a pista. Sendo uma equipe com os recursos da Mclarem é improvável que façam um carro ruim novamente, mas ter uma abordagem inovadora não faz necessáriamente o carro ser mais veloz que outro pensado de uma maneira mais “convencional”.

    Analisando as fotos podemos ressaltar :

    1. O bico é mais alto que o do ano passado mais dispensa a solução a la Red Bull. Aparentemente tem alguma coisa nova na quilha (como se começasse já no bico) mas não dá para ver com nitidez nas fotos disponíveis.

    2. As laterais são bem altas e volumosas, mas são mais curtas e parecem estão numa posição mais à frente que as da Ferrari.

    3. Como as laterais são bem curtas a traseira do carro é extremamente compacta, o que parece ser uma busca constante de todo projetista.

    4. O que mais chama atenção é a parte central do carro logo após o piloto. Além de aparentemente um pouco mais alta ela é bem mais larga que a Ferrari e parece até meio desproporcional. Normalmente os projetistas buscam fazer essa área o mais fluida e esguia possível. Então não é uma solução usual. Vamos ver o porque mais na frente quando surgirem mais informações.

    5. A tal barbatana de tubarão é normalmente usada para servir “como uma quilha” nas curvas principalmente de alta. Não parece ser uma solução de consenso pois nunca foi padrão em todos os carros do grid. Essa da Mclarem entretanto parece ter sido mais estudada e colocada dentro de um contexto mais específico. Vamos ver.

    6. Engraçado a diferença de localização dos escapes dos carros da Mclarem e da Ferrari. Parece ser uma síntese do quanto os dois projetos apostam em soluções totalmente destintas.

    Vamos esperar os carros na pista, é lá que as coisas realmente mostram se funcionam ou não.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 29/01/2010, 7:29 pm
  6. Muito maneiro essas comparações.

    Publicado por Beatle Ed | 29/01/2010, 7:33 pm
  7. Perdão rapaziada pela mancada no Photoshop! É que esses carros da Ferrari são tão parecidos… ;)

    (A Tifosaiada vai ficar fula comigo :D

    Publicado por Becken Lima | 29/01/2010, 8:47 pm
  8. Tifoseamente falando, a grosso modo, os dois bicos (partindo da ‘tabua’) são muito parecidos, diria mais, dependendo do ângulo, quase idênticos…então diria que a McLaren também utilizou uma solução redibúlica…seria um Red Bull prateado? Hehehe…

    Publicado por Edgard | 29/01/2010, 9:03 pm
  9. Belas e interessantes observações, Sirlan. Mais uma vez obrigado pela colaboração!

    Publicado por Becken Lima | 29/01/2010, 9:13 pm
  10. A Bela e o Monstro de Woking!!! ;)

    Falando mais a sério, é engraçado que ninguém “abre o jogo”, ou seja, o difusor traseiro e a respectiva asa continuam bem… ESCONDIDOS!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 29/01/2010, 9:44 pm
  11. A Bela e o Monstro de Woking!!! ;)

    Pelas ruas já chamam de “Silver Beast…”

    Publicado por Becken Lima | 29/01/2010, 10:11 pm
  12. Como em 2009, a McLaren ousou e fez um carro original, com fortes apelos aerodinâmicos. A ousadia só leva a dois lugares: fracasso total ou sucesso absoluto. Gosto dessa coragem, vamos ver a resposta na pista.

    Só quero ver o que Adrian Newey vai responder aos copiões…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 30/01/2010, 1:15 pm

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