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ARTIGOS

O misterioso caso do novo R30 da Renault

A apresentação do novo carro da Renault ontem ganhou contornos de mistério depois de inúmeros blogs perfilarem o novo R30 ao lado do seu irmão mais velho, o R29 do ano passado. Chamou a atenção a extrema similaridade aerodinâmica entre um e outro e é preciso ir nos detalhes para verificar as mudanças mais visíveis:

O design ainda cru do carro explica-se: assim como a maioria das equipes, a Renault introduzirá mudanças aerodinâmicas após os testes de pré-temporada. Segundo o diretor técnico James Allison, a equipe entregará para o Bahrein novas asas traseira e dianteira; novo assoalho e dutos de freios.

Mas o mais curioso mesmo são as dimensões do R30, praticamente iguais as do modelo de 2009 — o que contraria a lógica de que os carros de 2010 deveriam ser sensivelmente mais longos que os de 2009, tudo por conta do aumento do tanque de combustível, algo que se pode notar com mais precisão em McLaren e Ferrari:

Oficialmente, a Renault insiste que o carro é 25 cm mais longo que seu predecessor, mas, visualmente, a percepção é de que essa diferença de entre-eixos é menor, eu diria até mínima:

É preciso dizer aqui que o entre-eixos não é algo tão simples de se mudar; ele é a fundação sobre a qual o carro é quase que inteiramente planejado. Sabendo disso, há duas pistas que podem explicar o por quê do R30 ser mais compacto que seus concorrentes.

Primeiro: os motores Renault são os mais econômicos do grid, o que certamente influenciaria a capacidade de volume do tanque e suas dimensões. Segundo: uma das áreas em que as equipes provavelmente instalaram as baterias para o KERS no ano passado foi, justamente, dentro do tanque de combustível. Sem KERS, se descontaria alguns centímetros quadrados no volume do tanque.

Pressionada pelos fãs e talvez imprensa, a Renault insistiu, via Twitter, que o carro é, de fato, o R30 — o que me dá sensação de que o novo Renault é um carro largamente subdesenvolvido aerodinamicamente, o que pode ser resultado da indecisão da montadora em dar uma direção para o seu programa de F1.

Confirmando essa minha impressão, o “insider’” francês, Jean-Louis Moncet, sugere que a “evolução B” desse “novo” R30 aparecerá apenas no Canadá.

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Discussão

8 comentários sobre “O misterioso caso do novo R30 da Renault

  1. Estranhíssimo isso… no site oficial da Renaul diz que o comprimento do R30 é de 5050 mm, enquanto os dados oficiais do R29 diziam que o comprimento do carro era de 4800 mm ou seja.. realmente.. 25cm maior que o carro do ano passado…
    mas aonde foram parar esses 25cm?

    Publicado por iFuel | 01/02/2010, 2:27 am
  2. Becken,

    Uma coisa que notei é que não divulgaram uma foto da lateral feita em estúdio, que é a usada examente para se comparar o entre-eixos.

    Não sabemos,mas talvez seja o inverso. Podem ter descoberto uma forma de não precisar fazer um carro tão longo. Tanto que divulgam o comprimento do carro (que tem pouca importância), mas não o entre-eixos (esse sim fundamental).

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 01/02/2010, 6:56 am
  3. Cockpit avançado e mais volume no tanque pela retirada do kers (?) aliado a motor mais econômico evita aumento do entre-eixos e favorece nos circuitos travados, que são a maioria na F1. Mas esse ganho é mais mecânico que aerodinâmico.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/02/2010, 8:30 am
  4. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Das duas, uma…ou vai ser um baita sucesso ou um retumbante fracasso, nesse caso não há meio-termo.
    O que ficou mais evidenciado, na minha opinião, com essa pouca (ou quase nenhuma mudança) é a falta de tempo/dinheiro/idéias de fazer um projeto melhor. Então ou o carro vai ser uma bomba ou vai estar nas cabeças, vamos ver…carro parado só dá pra analisar as formas e a pintura.

    Publicado por Edgard | 01/02/2010, 8:53 am
  5. É na verdade um R29 revisado para as regras desta temporada. O novo R30 deve ser mesmo apresentado somente no Canadá. Exatamente pela indefinição quanto à esta temporada de 2010, os caras parderam um precioso tempo que devem estar tentando recuperar neste exato momento na preparação do carro definitivo.

    Publicado por John Player | 01/02/2010, 9:32 am
  6. O carro da McLaren cresceu tanto que, segundo o blogueiro da BBC Andrew Benson, pela primeira vez ele nao coube no elevador da fabrica de Woking e teve que ser empurrado por um caminho alternativo.

    http://www.bbc.co.uk/blogs/andrewbenson/

    Publicado por JT | 01/02/2010, 12:57 pm
  7. De repente lembrei do Elton John… So goodbye yellow brick road… rsrs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/02/2010, 2:44 pm
  8. pow eu gostei dos carros deste ano são mais bonitos…

    mas tem um porém quem vai ser o campeão???

    Publicado por bras | 08/03/2010, 3:32 pm

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