//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Testes de pré-temporada – Dia #1

O clima geral entre insiders é que os testes de hoje foram um primeiro grande check-up que as equipes fizeram em seus modelos de 2010. Isso, claro, faz pouca diferença para a mídia quando Michael Schumacher volta a pilotar um carro de última geração na F1 e põe mais de meio segundo em seu jovem companheiro de equipe.

Se ver Michael de volta e no topo foi bom para o burburinho da mídia hoje, também é bom ver a Ferrari liderar todo o dia com o trabalhador Felipe Massa a bordo.

A liderança de Massa foi encorajadora para o moral dos Tifosi, que dia a dia vêem “insiders” sugerindo que o F10 não promete ser tão competitivo quanto a Ferrari planeja.

Joe Saward sugeriu em seu blog :

“Talvez seja a época do ano, talvez seja o clima da F1 no momento, mas eu continuo a ouvir de diferentes fontes que o novo carro da Ferrari não será muito competitivo. Não tenho muita certeza por que é difícil imaginar que a equipe tenha perdido a mão nesse nível, mas algumas sementes da dúvida foram plantadas por gente da mídia…”

Fora os rumores sobre a nova Ferrari, destaque de hoje para o veterano Pedro de la Rosa, que pôs a nova Sauber logo atrás de Massa depois de quatro anos longe da F1.

Um primeira caso para discussão são as entradas para os radiadores da McLaren, com uma fresta que pode ter função aerodinâmica, além de um apêndicezinho a mais no sidepod:

McLaren, Williams, Toro Rosso e Renault, talvez preocupadas com ajustes finos de seus carros, foram coadjuvantes nesse primeiro dia.

Amanhã, os testes prosseguem em Valência.

Tempos de hoje:

1. Massa Ferrari (B) 1:12.574 102
2. de la Rosa BMW Sauber-Ferrari (B) 1:12.784 74
3. M.Schumacher Mercedes GP (B) 1:12.947 40
4. Rosberg Mercedes GP (B) 1:13.543 39
5. Paffett McLaren-Mercedes (B) 1:13.846 86
6. Barrichello Williams-Cosworth (B) 1:14.449 75
7. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:14.762 18
8. Kubica Renault (B) 1:15.000 69

Fotos

Vídeos de hoje:

Circuito Ricardo Tormo, em Valência:

Análises, links interessantes, informações relevantes serão muito bem vindos na sessão de comentários. Fiquem à vontade.

Discussão

141 comentários sobre “Testes de pré-temporada – Dia #1

  1. De fato, os testes tendem a ser inconclusivos, mas temos q considerar q todos pilotos podem ter tempos altos (carro pesado) e tempos baixos(carro leve). Não acho q algum piloto vai testar o tempo inteiro lotado de combustível. Então os melhores tempos de cada um, dá pra tirar um primeiro parâmetro, lembrando q a Brawn ano passado, td mundo falava q não daria pra tirar conclusão nenhuma, mesmo a equipe destruindo td qto era tempo.

    (removi o coment pra cá pra receber no email os da rapaziada)

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 9:27 am
  2. saiu a primeira foto de um difusor….é o da Renault

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 01/02/2010, 9:37 am
  3. Não tenho certeza, mas aparentemente a Renault está usando asas traseiras e dianteiras diferentes das usadas na apresentação de ontem

    Publicado por Gustavo Perim | 01/02/2010, 10:01 am
  4. Rss, acabei de ver no TheF1.com:

    “Como dato importante queremos destacar que el R30 de Renault con el que ha corrido durante esta mañana Kubica incorporaba un alerón delantero y otro trasero diferentes a los que vimos ayer durante la presentación oficial del monoplaza.”

    Publicado por Gustavo Perim | 01/02/2010, 10:03 am
  5. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    No momento, tempos de volta não querem dizer nada…na minha opinião, o que vale sim é a quantidade de voltas, pois assim se pode saber se os carros apresentam problemas ou não (também relativamente) ou, como diria Cleber Machado: ‘ou não’.

    Publicado por Edgard | 01/02/2010, 10:06 am
  6. aí rapaziada, pessoal que frequenta site motor21, questionando escapamentos da mercedez saindo bem adiantado em relação carroceria.
    Alguem pra ver as fotos mais de perto e fazer comparaçao?

    Publicado por wilson costa | 01/02/2010, 10:31 am
  7. Óbvio que os testes não são conclusivos, mas como é bom ver o nome do Massa novamente no topo dos tempos!!

    Publicado por André Távora | 01/02/2010, 10:35 am
  8. Wilson a foto do escapamento da Mercedes que você quer ver.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=144431&catID=4597

    Gustavo eu já havia postado sobre as novas asas traseira e dianteira da Renault no post da apresentação da Renault

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=144472&catID=4597

    A Ferrari também está com asa nova mas apenas a dianteira.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=144460&catID=4597

    Publicado por Claudemir Freire | 01/02/2010, 10:41 am
  9. O segredo da Ferrari, o difusor.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=144515&catID=4597

    Publicado por Claudemir Freire | 01/02/2010, 10:50 am
  10. A Mercedes não seguiu a idéia usada no carro de 2009 da Brawn, o difusor está diferente.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=144498&catID=4597

    Publicado por Claudemir Freire | 01/02/2010, 10:54 am
  11. Valeu Claudemir, é realmente bem diferente do ano passado. Mais um elemento importante para comparações, os difusores.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 10:54 am
  12. O difusor de 4 níveis da Mclaren:

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 10:57 am
  13. Seria interessante se tivéssemos todos os tempos de volta para ver a média dos tempos e assim ter uma idéia melhor de qual carro está realmente mais rápido.

    Publicado por Gustavo Perim | 01/02/2010, 11:01 am
  14. Massa e Ferrari fecham o dia na frente com o “subdesenvolvido” F10:

    1. Felipe Massa Ferrari 1m13.088s 32
    2. Pedro de la Rosa BMW Sauber 1m13.247s 27
    3. Nico Rosberg Mercedes 1m13.543s 39
    4. Gary Paffett McLaren 1m14.018s 34
    5. Rubens Barrichello Williams 1m14.449s 42
    6. Robert Kubica Renault 1m15.298s 37
    7. Sebatien Buemi Toro Rosso 1m19.279s 10

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 11:16 am
  15. Achei interessante a tampa de motor da Mercedes… alguem tem alguma foto clara???

    Publicado por Jackson | 01/02/2010, 11:18 am
  16. Galera, acho que nossos comentários sobre a pintura da Mercedes foram um tanto precipitados, acho que devido as luzes das cameras, ficou meio que opaca a cor real dos “flechas de prata”, olhando diversas fotos de hoje nos testes, o carro é muito bonito…

    Publicado por Jackson | 01/02/2010, 11:24 am
  17. Becken, os testes n acabaram ainda.

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 11:25 am
  18. Sorry, Leandro: eu quis dizer fecha a “MANHÔ

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 11:32 am
  19. Schumacher na pista.

    Publicado por Filipe | 01/02/2010, 11:33 am
  20. Ate agora a ferrari mostrou-se superior a McLaren, como discutiu-se muito depois da apresentacao do carro da McLaren. Mas acho que isso so ocorreu porque quem esta testando nao eh nem Hamilton e nem Button, certo que nao acho o Button o melhor acertador de carros… mas seria melhor que o Paffett…
    Precisa-se comparar os testes entre McLaren e Ferrari quando tiver os titulares em ambas esquipes a testar.

    Publicado por Demetrius | 01/02/2010, 11:34 am
  21. Os tempos atualizados.

    1 F.Massa Ferrari 1:12.842 50
    2 P.De la Rosa Sauber 1:13.247 39
    3 N.Rosberg Mercedes 1:13.543 39
    4 G.Paffett McLaren 1:13.846 53
    5 R.Barrichello Williams 1.14.449 42
    6 R.Kubica Renault 1:15.298 37
    7 S.Buemi Toro Rosso 1:19.279 10

    Interessante ver que Ferrari e Mclaren foram as que mais rodaram até então.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/02/2010, 11:34 am
  22. Eita!!! De la rosa pulverizou o tempo do Massa!! 1:12.784 !! segura a Sauber!!

    Publicado por Flávio | 01/02/2010, 11:39 am
  23. Tempos do meio de tarde:

    1 P.De la Rosa Sauber 1:12.784 +-.— 39
    2 F.Massa Ferrari 1:12.842 +-.— 50
    3 N.Rosberg Mercedes 1:13.543 +-.— 39
    4 G.Paffett McLaren 1:13.846 +-.— 53
    5 R.Barrichello Williams 1.14.449 +-.— 42
    6 R.Kubica Renault 1:15.298 +-.— 37
    7 S.Buemi Toro Rosso 1:19.279 +-.— 10
    8 M.Schumacher Mercedes -.–.— +-.— —

    Difusor da McLaren:
    mclaren difusor

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 11:40 am
  24. é o que ia dizer, becken, felipe ja baixou de 1:13 e ainda mais……….. o de la rosa com a sauber, bateu por um pouquinho. massa: 1:12.842 / la rosa 1:12.784

    Publicado por wilson costa | 01/02/2010, 11:41 am
  25. Sauber é o unico carro ai que tenho certeza está buscando ser rapido. Precisam de mais investidores afinal.

    Publicado por Filipe | 01/02/2010, 11:43 am
  26. URGENTE!!!!!!!!!!!!!!

    Imagens do Schumacher ao vivo aqui:

    http://www.n-tv.de/mediathek/livestream/

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 11:45 am
  27. Schumacher volta a um carro de Formula 1 da nova geração, finalmente:

    schu is back

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 11:55 am
  28. E o Alemão já é o 4º…

    Publicado por Bruno | 01/02/2010, 12:02 pm
  29. Ue. Mas esses tempos nao querem dizer muita coisa, afinal de contas ninguem sabe o nivel de combustivel que cada um esta andando. A Sauber pode estar com o tanque seco, a Ferrari tambem, e as outras podem estar com um nivel de combustivel mais alto. Creio que so saberemos mesmo quando esses carros estiverem mesmo na corrida e nao nos testes.

    Publicado por Demetrius | 01/02/2010, 12:03 pm
  30. Três anos sem correr e o Schumy já deixou o Barrica pra trás e está no encalço do Rosberg!!! Se continuar assim, esse ano vai ser uma lavada!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 01/02/2010, 12:08 pm
  31. Agora é o terceiro: 1:13.498, shummi acabou de bater o tempo de Rosenberg

    Publicado por Flávio | 01/02/2010, 12:09 pm
  32. Schumacher já bateu o tempo do Rosberg…..tá fuzilado o alemão mais novo…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 01/02/2010, 12:10 pm
  33. PQP.

    O Schumacher com poucas voltas, ja esta mais rapido que o Nicko com o mesmo carro

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 12:11 pm
  34. Joe Saward and ouvindo de diferentes fontes que o carro da Ferrari não é competitivo:

    “…Maybe it is the time of year, maybe it is the way of Formula 1 at the moment but I keep hearing from different sources that the new Ferrari F10 is not going to be a very competitive car. I am not sure I believe that because it is hard to imagine that the team has lost its way to that extent, but some seeds of doubt have already been planted by some of the media. Fernando Alonso mentioned the other day that it took Michael Schumacher a long time to win at Ferrari. This is true but it was perhaps not the wisest thing to say. It was probably just an aside but why say it unless there is a worry?…”

    TRADUÇ.:

    “Talvez seja a epoca do ano, talvez seja o clima da F1 no momento, mas eu continuo a ouvir de diferentes fontes que o novo carro da Ferrari não será muito competitivo. Não tenho tenho muita certeza por que é dif´cil imaginar que a equip etenha perdido a mão nesse nível, mas algumas sementes da dúvida foram plantadas por gente da mídia…”

    LINK:
    http://joesaward.wordpress.com/2010/02/01/watch-lap-times-with-caution/

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 12:12 pm
  35. Beclen -> Tb nao podemos nos esquecer, que pode ser informacao plantada pela propria Ferrari.

    Fala para um funcionário falar com alguem da imprensa como informacao sigilosa e bla bla, e pronto o negocio ja esta espalhado.

    Bem até agora o cronometro nao ta mostrando isso. Acho dificil um carro mal nascido logo de cara começar a fazer bons tempos.

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 12:33 pm
  36. vai ter que provar na pista se o carro é bom…..ou não…

    só falar falar sem prova não adianta. falar é fácil até papagaio fala..

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 01/02/2010, 12:36 pm
  37. Previsivel: primeiro carro a quebrar é do Rubinho.

    Sem nenhuma intenção em aguar o chopp dos fãs do Schummy mas ele tinha obrigação de terminar na frente do Nico treinando na segunda parte do primeiro dia de treinos do carro. Mas meritos por chegar lá tão rápido.

    Publicado por Filipe | 01/02/2010, 12:38 pm
  38. Claudio, a questão é estes tempos são bons mesmo? Ou só parecem? O outro carro em ritmo similar até agora é a Sauber que todos esperam no meio do grid.

    Publicado por Filipe | 01/02/2010, 12:40 pm
  39. Filipe -> Apesar de somente a Sauber andar proxima, nao esqueçamos que estao grandes equipes testando, e ate agora nada de ninguem. E outra coisa, Ja viu o número de voltas da Ferrari ?

    Muito provavelmente nao estao andando no cheirinho

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 12:43 pm
  40. O carro do Rubens não quebrou, aparentemente é falta de combustivel

    e McLaren ainda não é parametro, pois ainda não correu os pilotos titulares

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 01/02/2010, 12:44 pm
  41. Marcelo -> Se realmente for falta de combustivel, o Rubens ja começou bem na equipe heim !!!

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 12:44 pm
  42. Deixei passar algo importante.

    Se O Rubens ficou parado por falta de combustivel, a situação é pior ainda do que se pode imaginar. Sinal que estava andando ja no cheirinho da gasolina, e nem assim o carro anda.

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 12:47 pm
  43. O Becken por que vc faz questão de detonar a Ferrari? Primeiro chama o carro de “subdesenvolvido” e agora começa a disseminar essa estória que o carro não é bem nascido. Os cronômetros não dizem isso não cara. Apesar de os testes não dizerem muita coisa, se o carro fosse mesmo uma bomba não estaria andando bem….fala sério!

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 12:47 pm
  44. Vamos ver o que a Mcladra vai arrumar…kkkkk

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 12:48 pm
  45. Sim, mas quem não garante que McLaren e Mercedes não estão fazendo testes de set up bem mais distantes do ideal para volta rapida que Ferrari? Não digo que você esta errado e Saward certo, mas não dá para concluir que as fontes dele estão erradas só porque a Ferrari pareceu rapida hoje. A Ferrari pareceu muito mais rapida que a Red Bull em todos os testes ano passado e o resultado final foi aquela tragédia.

    Publicado por Filipe | 01/02/2010, 12:48 pm
  46. Não esqueçamos que o carro da Mcladra campeão de 2008 tem DNA Ferrari, ou o esqueceu do Stepneygate? E seu projeto “próprio” de 2009 começou um fiasco. Vamos aguardar antes de fazer conclusões.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 12:50 pm
  47. Becken,
    O J.A. disse q ouviu q os números da McLaren tb n são lá essas coisas:

    Q: “What were the rumours about the Mclaren aero figures? Impressive or disappointing?”

    James Allen: “Disappointing, but it could be smoke and mirrors, we’ve seen it before. Last year it turned out to be true, however”

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 12:50 pm
  48. Massa pegou o 1º tempo novamente… 00:01’12”780

    Publicado por Jackson | 01/02/2010, 12:58 pm
  49. Filipe ->

    Pode acontecer da Mclares estar testando outras coisas. Mas TODAS ???

    E outra a Ferrari é a que tem o maior número de voltas junto com a Mclaren, obvio que nao estao andando no CHeirinho.

    Bem se for verdade a Willians ficou a pe por falta de gasolina, sinal que estava com tanque vazio, e nao andava rapido…

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 1:01 pm
  50. Filipe -> Esqueci de outro detalhe.

    O Carro da Ferrari do ano passado nao foi um Desastre. Desastre foi o da Mclaren nao nos esqueçamos que do meio em diante a Mclaren fez um outro carro que era o B.

    A Ferrari no inicio do ano nao andava em primeiro, mas tirando a Red Bull e a Brawn ela tava na frente. No meio do ano em diante eles pararam com o desenvolvimento do carro.

    AI as pessoas ficam com a impressao do fim do ano que o carro era uma Lastima, e a Mclaren um carro médio. MAS a Mclaren fez outro carro no meio do ano, de tao ruim que era o carro da 1a metade

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 1:03 pm
  51. Concordo com vc Claudio, se estão dando tantas voltas é claro que não estão andando “no cheiro”

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 1:04 pm
  52. Treino encerrado, olhem os tempos:
    1 F.Massa Ferrari 1:12.650
    2 P.De la Rosa Sauber 1:12.784
    3 M.Schumacher Mercedes 1:13.273
    4 N.Rosberg Mercedes 1:13.543
    5 G.Paffett McLaren 1:13.846
    6 R.Barrichello Williams 1.14.449
    7 R.Kubica Renault 1:15.000
    8 S.Buemi Toro Rosso 1:16.333

    Publicado por Muta | 01/02/2010, 1:15 pm
  53. Galera, o carro do Barriquello não falotou combustível,
    aparentemente houve algum problema elétrico, pelo que tou
    vendo ele tá treinando com o tanque cheio, acho que ele está
    certo, já que mudaram as regras tem que testar o carro com tanque
    cheio e por conseguinte ver se o motor é confiável.

    Publicado por Juninho | 01/02/2010, 1:15 pm
  54. Muta –>

    Esses tempos ai estao errados

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 1:17 pm
  55. Acho que as equipes não vão querer perder o curto tempo de treinos pré-temporada, então logo poderemos ter uma boa ideia do que veremos nas corridas.

    E estou ansioso também para ver como as novas equipes se comportarão em breve!

    Publicado por Muta | 01/02/2010, 1:18 pm
  56. Leonardo – Acho que vc me interpretou errado. Quando eu disse “Subdesenvolvido” eu fui irônico (que coisa ter que tradizir o que se escreve!), querendo dizer que a impressão que tivemso dias atrás no lançamento pode ser errada, afinal fez o melhor tempo na manhã.

    Com relação ao post do Joe Saward falando sobre o carro, vc pode ir reclamar lá no blog dele a respeito, não comigo. Apenas replique a informação!

    Abração!

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 1:21 pm
  57. Becken -> Eu tinha percebido a ironia. Por isso que nem comentei :-)

    Pq antes o pessoal colocava pilha que o carro nao tinha refinanmentos aerodinamicos.

    Mas outro detalhe, é que todo mundo ainda pode melhorar bastante, pois ainda da tempo de se detectar coisas mais ou menos erradas e corrigir. Erro de projeto é que nao da.

    QUer dizer se nao aparecer ninguem com um carro super magico, a ferrari nao deve vir mal. A Nao ser que a Redbull Venha com um aviao.

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 1:25 pm
  58. Me pareceu que a Ferrari andou de tanque cheio (ou + ou – cheio) e também com pouco petróleo.

    Duas boas coisas que me chamaram a atenção. Andaram sem maiores problemas mecânicos e o FM que parece estar,realmente, em plena forma.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 01/02/2010, 1:25 pm
  59. Quanto ao Massa ainda é cedo para falarmos. Somente quando no mesmo dia andarem Massa e Alonso para termos certeza.

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 1:26 pm
  60. Final do Treino

    Felipe Massa (Ferrari): 1:12.574 (102 vueltas)
    De la Rosa (BMW Sauber): 1:12.784 (74 vueltas)
    Schumacher (Mercedes GP): 1:12.947 (40 vueltas)
    Rosberg (Mercedes GP): 1:13.543 (39 vueltas)
    Paffett (McLaren): 1:13.846 (86 vueltas)
    Barrichello (Williams): 1:14.449 (75 vueltas)
    Buemi (Toro Rosso): 1:14.762 (18 vueltas)
    Kubica (Renault): 1:15.00 (69 vueltas)

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 1:27 pm
  61. Tempos finais em Valência

    A Ferrari do “nervosinho” Leonardo aí em cima acaba no topo com o “nosso” Massa:

    1. Massa Ferrari (B) 1:12.574 102
    2. de la Rosa BMW Sauber-Ferrari (B) 1:12.784 74
    3. M.Schumacher Mercedes GP (B) 1:12.947 40
    4. Rosberg Mercedes GP (B) 1:13.543 39
    5. Paffett McLaren-Mercedes (B) 1:13.846 86
    6. Barrichello Williams-Cosworth (B) 1:14.449 75
    7. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:14.762 18
    8. Kubica Renault (B) 1:15.000 69

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 1:28 pm
  62. claudio cardoso -> É, você tem razão… O pessoal do F1-Direct me enganou, mas peguei agora a última atualização. ;o)

    1 F.Massa Ferrari 1:12.574
    2 P.De la Rosa Sauber 1:12.784
    3 M.Schumacher Mercedes 1:12.947
    4 N.Rosberg Mercedes 1:13.543
    5 G.Paffett McLaren 1:13.846
    6 R.Barrichello Williams 1.14.449
    7 S.Buemi Toro Rosso 1:14.762
    8 R.Kubica Renault 1:15.000

    Publicado por Muta | 01/02/2010, 1:30 pm
  63. “É uma lástima esse carro subdesenvolvido da Ferrari, cópia da RBR, que não é inovador nem competitivo.. deixa eu ver os tempos do treino…

    ops! xi..
    ah.. todo mundo ta só testando e vão mudar os carros, e a Ferrari deve ter andando só no cheiro, fora que a McLaren está treinando com o piloto de testes.

    Vamos aguardar os treinos oficiais e as corridas, porque com certeza esse carro é uma lástima, não é possível ele ser melhor que o inovador e melhor acabado aerodinamicamente carro da McLaren!”

    Acontece.

    Publicado por Felipinho | 01/02/2010, 1:30 pm
  64. Bechen, acho que vc também não me entendeu. Eu não disse que a informação foi sua, apenas disse que vc faz questão de disseminar informações negativas sobre a Ferrari. (compartilho com vc do desgosto de ter que explicar o que se escreve).
    No mais acho boa a discussão automobilistica que vc promove no site. Gosto do blog, apesar de ser Mclariano…rsrs

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 1:31 pm
  65. Sobre rosberg-Schumacher interessante usar o Massa como contraponto. Schummy foi 6 decimos mais rapido, Massa baixou 5 decimos da hora que Nico saiu do carro para o fim.

    Claudio, não acho que Saward sugira um desastre mas outra temporada de coadjuvante de luxo.

    Publicado por Filipe | 01/02/2010, 1:34 pm
  66. Será que o Schumacher não colocou pouca gasosa para se garantir e não pagar mico na esteria, e ficar a frente de Rosberg, já que todos os olhos estavam sobre ele? Psicologicamente isso é importante….tentar minar a confiança de Rosberg.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 1:34 pm
  67. Becken…eu não sou “nervosinho”, e nem torço pro Massa ou pra Ferrari. Apenas acho que se vc se propõe num blog a comentar e informar sobre a F1, vc deve ser imparcial, mesmo que tenha uma prefrida, não deve ser tendencioso pois isso comprometeria a confiabilidade de seus comentários.
    Relax…..vou continuar lendo o blog, gosto dele, apesar de vc erroneamente me classificar como “nervosinho”…rsrsrs

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 1:37 pm
  68. Leonardo -> O Blog dele em geral é bem neutro. Ele em geral deixa para por a opiniao mais pessoal dele nos comentários.

    é Normal a gente ter uma equipe preferida, como no meu caso é a Ferrari. Mas em linhas gerais os posts sao imparciais …

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 1:39 pm
  69. Tranquilo Claudio…. respeito sua opinião, como a dele e a de todos aqui. Mas percebe-se uma tendência pró-Mclaren…minha opinão. Tenho certeza que o Becken a respeita.

    Abração

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 1:43 pm
  70. Ah….já ia me esquecendo: Não vi nada demais no “super revolucionário projeto e refinamento aerodinamico da Mclaren. Acredito que a Mercedes vem bem…talvez até a Ferrari…temos que aguardar o Barhein.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 1:44 pm
  71. Apenas acho que se vc se propõe num blog a comentar e informar sobre a F1, vc deve ser imparcial, mesmo que tenha uma prefrida, não deve ser tendencioso pois isso comprometeria a confiabilidade de seus comentários.

    Eu não fui tendencioso, isso fica claro. na verdade fiz uma “piada interna” dado a quantidade de discussão que tivemo a respeito do novo carro da Ferrari dias atrás:

    https://f1around.wordpress.com/2010/01/28/o-novo-carro-da-ferrari-fotos/

    Foi isso.

    Como eu disse, vc me interpretou mal e se propôs a fazer provocações desnecessárias sem entender o que estava acontecendo.

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 1:50 pm
  72. Estão fazendo ma onda pq o Schumy marcou o terceiro tempo,aí eu pergunto será que a Mercedes o colocou pra andar com o tanque cheio???
    Duvido,eles não perderiam a chance de fazer de Michael o assunto do dia,na corrida é que veremos se ele será iso tudo mesmo…

    Publicado por mayko | 01/02/2010, 1:51 pm
  73. Eu freqüento este blog há bastante tempo, e oconsidero o melhor sobre F1, e sabem por que ? Porque aqui estão unidos os melhores conteúdos e comentaristas. Sinceramente, esta equipe dá de 10 em todos os portais e blogs do país, dá gosto acordar cedo para trabalhar e abrir o F1around pra ver o que o Becken escreveu e os comentários do Claudemir Freire, claudio cardoso, Leandro Magno, Alselmo Coyote, Sirlan Pedrosa e muitos outros (me perdoem os que não mencionei).
    Mas tem uma coisa que me irrita: esses caras que ficam perdendo tempo e ocupando espaço aqui discutinho torcida, parcialidade, e chegam a chamar o blog de tendencioso. Na boa, se for pra discutir no nível de torcida de futebol, vá procurar outros blogs. Enfim…

    Mas e aí, descobriram o motivo da pane da Williams ?

    Publicado por Gustavo Perim | 01/02/2010, 1:53 pm
  74. Foi realmente uma discussão besta, já q a piada era até fácil de entender. Mas acho q o Leonardo não acompanhou a discussão do ‘refinado’ MP4/25 e não entendeu a piada. E a Renault quase 2,5 s mais lenta do q a Ferrari hein?…ahh claro, tem a questão da gasolina.

    Bom ver q o Massa continua a mesma formiguinha de antes, o negócio é trabalhar mesmo ( Foi o q deu mais voltas )

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 1:59 pm
  75. Minha opinião baseada nos testes de hoje:

    McLaren: Piloto reserva, Hamilton vai fazer a diferença e mostrar a real agressividade do Mp4-24
    Ferrari: Quero ver os tempos na maioria dos stints, mas acho que vai brigar pelas primeiras posições
    Sauber: Em busca de patrocinador, tanque vazio
    Williams: Tanque cheio, mas acho que não vai sair muito disso: 4.a ou 5.a equipe
    Mercedes: deve ter andado com tanque vazio para promover Schumy, se for isso mesmo, vai brigar mesmo é com a Williams.
    Renault: judiação, o mesmo tijolo de 2009
    Toro Rosso: não fez mais do que o esperado

    Publicado por Gustavo Perim | 01/02/2010, 2:06 pm
  76. Vídeo de hoje:

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 2:13 pm
  77. Sabemos que o Becken torce para McLaren e pro Hamilton. (ponto final)

    sabemos que é o melhor blog. (outro ponto final)

    Torço para o Kubica além da Ferrari….mas o problema da Renault foi o arrasto que o nariz dele causa…. :D

    vamos esperar para tirar conclusões, mas como é bom saber que as baratas estão na pista.

    o que será da USF1? será já conseguiu fazer algum tipo de difusor, pois o bico já conseguiram né!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 01/02/2010, 2:21 pm
  78. Descoberto um quinto(Isso mesmo! Quinto.) andar no difusor da Mclaren q já está criando controvérsia:

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 2:21 pm
  79. Claudio->

    McLaren: Realmente o Hamilton deve trazer alguma diferencano Mp4-24.
    Ferrari: Ainda restam muitas duvidas, talvez nem tenha andado com o tanque cheio o tempo todo, muito provavelmente nao, so deram varias voltas com varios setups para que o Massa volte a ritmo de corrida jah que ele nao corria desde a metade do ano passado.
    Sauber: Nao necessariamente de tanque vazio, afinal faz um tempo que a BMW vem desenvolvendo esse carro. E De la Rosa nao eh um piloto tao escroto assim, pelo menos nao para testes.
    Williams: Devem estar brigando para se acertar com o motor ainda jah que no ano passado usavam motores toyotas. E acho que se tivessem a opcao de ter permanecido com os moteres toyotas teriam ficado com eles. E unica equipe a usar os novos motores das que testaram hoje.
    Renault: hum… Nao sei nem o que dizer! Talvez a aposta da Reanult realmente seja a economia de combustivel e agora estam andando com o tanque ate a tampa de cheio.
    Toro Rosso: nao tem piloto. vai fazer o que?

    Publicado por Demetrius | 01/02/2010, 2:25 pm
  80. eu já tinha mencionado que a maclaren é tipo toyota, sem um conceito definido! Muita asinha!
    Se lembrarem-se do redbull era um carro muito limpo!
    Cheira-me a projecto furado, a Ferrari segue o caminho certo, penso eu! se virem o Mercedes ele anda muito perto do ferrari, vejam os flancos, na frente é que se vêem as grande diferenças e é no ângulo.

    Publicado por Jonas | 01/02/2010, 2:33 pm
  81. Ano passado, todos falaram no DDD ( Double Deck Diffuser ) ou nosso difusor duplo. Pelo andar das máquinas, o “Double” já é coisa do passado

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 2:33 pm
  82. ATUALIZAÇÃO DO POST:

    O clima geral entre insiders é que os testes de hoje foram um primeiro grande check-up que as equipes fizeram em seus modelos de 2010. Isso, claro, faz pouca diferença para a mídia quando Michael Schumacher volta a pilotar um carro de última geração na F1 e põe mais de meio segundo em seu jovem companheiro de equipe.

    Se ver Michael de volta e no topo foi bom para o burburinho da mídia hoje, também é bom ver a Ferrari liderar todo dia com o trabalhador Felipe Massa a bordo.

    A liderança de Massa foi encorajadora para o moral dos Tifosi, que dia a dia vêem “insiders” sugerindo que o F10 não promete ser tão competitivo quanto a Ferrari planeja.

    Joe Saward sugeriu em seu blog:

    “Talvez seja a época do ano, talvez seja o clima da F1 no momento, mas eu continuo a ouvir de diferentes fontes que o novo carro da Ferrari não será muito competitivo. Não tenho muita certeza por que é difícil imaginar que a equipe tenha perdido a mão nesse nível, mas algumas sementes da dúvida foram plantadas por gente da mídia…”

    Fora os rumores sobre a nova Ferrari, destaque de hoje para o veterano Pedro de la Rosa, que pôs a nova Sauber logo atrás de Massa depois de quatro anos longe da F1.

    Um primeira caso para discussão são as entradas para os radiadores da McLaren, com uma fresta que pode ter função aerodinâmica, além de um apêndicezinho a mais no sidepod:

    mclareradiador

    McLaren, Williams, Toro Rosso e Renault, talvez preocupadas com ajustes finos de seus carros, foram coadjuvantes nesse primeiro dia.

    Amanhã, os testes prosseguem em Valência.

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 2:35 pm
  83. Tranquilo Becken, quero parabenizar pelo excelente blog, e por amnter as discussões em níveis elevados e democráticos. Talvez eu tenha pegado o bonde andando na discussão e quero reconhecer isso aqui.

    Gustavo Perim: “Na boa, se for pra discutir no nível de torcida de futebol, vá procurar outros blogs. Enfim…”

    Gustavo, eu não quero discutir a níveis de paixões futebolísticas, reconheci que posso ter me equivocado, seria uma boa vc fazer o mesmo, pois se o Becken que é o dono do blog encarou isso de forma educada, acho totalmente inapropriada e deselegante a sua postura de “conselheiro” de quem pode ou não acessar o blog.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 2:36 pm
  84. Bechen, talvez a Sauber esteja buscando patrocinadores e colocou o pedro com tanque quase vazio não? Ou será que a BMW terá a mesma ingrata surpresa que a Honda teve em 2009 ao ver que o barco que abandonou iria se dar bem em 2009?

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 2:40 pm
  85. Tenham MEDO, tenham MUITO MEDO…

    A Bela 1 – Monstro de Woking 0

    Publicado por Cavallino Rampante | 01/02/2010, 2:45 pm
  86. No vídeo acima, o que aquilo pendurado na Ferrra de Massa? Um câmera? parece grande demias pra isso não?

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 2:52 pm
  87. O pessoal quer que um blog pessoal fique imparcial, é isso? kkkk que piada.

    E outra coisa, depois que o Massa conseguiu um vice-campeonato, a internet encheu de gente que “torce porque ele é brasileiro” e AI de quem torcer pra outro.

    Menos, gurizada, menos. O Massa é um piloto mediano e vai precisar SIM de muita sorte pra subir no lugar mais alto do pódio neste ano. Só pode estar de brincadeira quem acha que ele vai detonar facilmente o Alonso (bicampeão recém-contratado pela equipe, segundo o Montezemolo “Alonso, the right driver at the right time”), Schumacher com vontade de comer os novatos, o campeão Button empolgado com uma equipe de seu país, o Hamilton doido pra mostrar que é melhor que o Button e todo o resto, o Vettel DOIDO pra ganhar um campeonato e mais um monte de cara do mesmo nível do brazuca.

    Torcer é uma coisa, ficar cego e apaixonado, é outra. Lembrem-se dos vices do Rubinho e as ordens do box.

    Publicado por Cosmo | 01/02/2010, 2:54 pm
  88. Cosmo, concordo com vc, aqui no Brasil só se pode torcer pra brasileiro, mas acho q isso se deve a TV global intope o telespectador com essa propaganda idiota: ” Vai começar mais uma temporada da F1, vamos torcer para nosso Felipe Massa” . Ridículo. Também acho Massa mediano. E já que é pra revelar torcida, torço pro Alonso, que na minha opinião é o mais completo do grid HOJE. E Antes que as “pensionistas” do Schumacher venham bradar “blasfemia”, precisamos ver como o Schumacão ira correr esse anop, afinal a idade chega para todos e não podemos esperar que ele repita o mesmo que fez a alguns anos atrás. E outra, ele não tem nada aprovar.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 3:03 pm
  89. Leonardo,

    Se você frequentasse o F1 Around há mais tempo saberia que o Becken é um defensor quase cego de Hamilton e McLaren, o importante é que isso não atrapalha muito o conteúdo que é postado, só um pouquinho…rs…

    Portanto, se você quer ficar bem informado sobre a F1 é só acessar o F1 Around, qualidade garantida ou seu dinheiro de volta (cobra do Becken viu!!!).

    Becken prova que é mais competente do que muito jornalista que está nos grandes veículos de comunicação.

    Agora, bem que ele poderia resolver esse problema com os meus comentários, pois sempre tenho a impressão de estar sendo censurado!!!

    No mais, FORZA MASSA!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 01/02/2010, 3:08 pm
  90. Krk, sera q a MacLaren errou a mao de novo? Ano passado, se nao me engano em algum momento disseram q o novo carro ja era 1 seg mais rapido que o anterior (acho que em agosto, pq se for em relaçao ao carro do inicio do ano passado, nao daria pra comemorar nada)!!

    De todo modo, estranhei que todo mundo melhorou e depois de mais 33 voltas no final do treino o Paffet nao melhorou 1 decimo!

    Bom ver o Massa andando bem, mas pra mim ele nao eh mediano, pode nao ser o melhor mas mediano…

    Ainda é o início dos testes!

    Publicado por F1Slick | 01/02/2010, 3:10 pm
  91. Cassius,

    realmente como eu disse, gosto do blog e acho muito informativo. Mas leio outros também como o Grande Premio, o do Flavio Gomes, o do Luiz Fernando Ramos, o do Capelli. São muito bons também, especialemnte o do Luiz fernando ramos que faz a cobertura lá na Europa e costuma ter umas reportagens muito boas.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 3:20 pm
  92. Só posso dizer q vai ser muito bom torcer pelo ‘mediano’ Massa contra os Deuses da velocidade, Alonso, Hamilton, Schumacher, Vettel, Kubica, Kobayashi…

    Feio é se um desses Deuses tomar pau de um piloto ‘mediano’.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 3:22 pm
  93. Cassius,

    Como eu já disse, eu gosto do blog, acho muito informativo. Mas leio também outros como o GP, o do Ico, do capelli. Especialmente o do Ico que faz a cobertura na Europa, com boas reportagens.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 3:22 pm
  94. O problema da Williams hoje foi eletrônico (um problema no acelerador e que fez o motor cortar). Não deixa de ser irônico um carro pilotado por Rubens Barrichello ter problemas no acelerador. Quanto à gasolina não vi nenhuma informação que pudesse sugerir que a Williams estivesse com o tanque vazio.

    Publicado por Galkadesh | 01/02/2010, 3:22 pm
  95. Mais uma coisa, sobre a especulação do primeiro de abril (ops, fevereiro)

    O Becken é perfeito ao dizer que a Ferrari parece “subdesenvolvida”, várias fontes internacionais falam isso, mas para alguns isso é ofensa, para outros (mais espertos) significa que eles deverão testar várias soluções até o início do campeonato e que a Ferrari não deve ter mostrado todas as armas ainda (tomara).

    Ou seja, não confundam discussão técnica com provocação. Ninguém faz a mínima idéia do que as equipes estão testando hoje, nem a configuração de cada carro.

    Publicado por Cosmo | 01/02/2010, 3:25 pm
  96. Na boa, a imprensa quase que em toda a sua totalidade é pró-Ferrari, todos vêm aqui comentar com seu lado torcedor(quem disser que não, está mentindo), e só o que eu não entendo é essa história de que o F1Around tenha que ser 100% imparcial.

    Primeiro que imparcialidade total não existe, e segundo que se o Becken pendesse pro lado italiano, ninguém levantaria essa questão…

    Mas quanto aos tempos, prefiro esperar por Hamilton & Button. E em relação aos carros do ano passado, por mais que a McLaren tenha construido um carro B, quem terminou na frente de quem???

    Publicado por Alan McLaren | 01/02/2010, 3:27 pm
  97. Alex,

    Sua resposta só confirma o que eu disse. Schumacher, Alonso, Hamilton e Button tem, juntos, um número de títulos igual número de vitórias do Massa.

    Torno a falar, torcer é legal, mas é preciso ter consciência do desafio.

    Publicado por Cosmo | 01/02/2010, 3:31 pm
  98. F1Slick, n é possível responder.
    A Mclaren treina sempre com uma quantidade média de combustível quando testa novas peças. O treino do Paffet hj foi de idas de 5 ou 7 voltas a pista pra observar a evolução do funcionamento de várias partes. Ex: 1º se testou a refrigeração do carro com as tampinhas sobre os sidepods(mostradas pelo Becken) fechadas, depois só uma aberta, depois duas. Depois se testou o desempenho com a presença e ausência de alguns apêndices e assim por diante.
    Na verdade, a Mclaren n confia num piloto enferrujado(para monopostos) como o Paffet pra tentar voltas voadoras, simplesmente por receio de destruir o carro e perderem o resto dos treinos. Veja q nos 10 minutos finais quando Massa e Schummi estavam baixando o tempo(provavelmente com pouca gasolina), o Paffet já estava no motorhome tomando o banho dele.
    Lembra-se qual foi a diferença de Badoer e Kimi nos treinos para o Gp de Valência? Foram cerca de 3 segundos, ou seja, piloto de teste q n anda em monoposto, quando pega, anda muito mal.
    Se a Mclaren andar atrás amanhã e depois, aí podemos começar a responder a sua a pergunta.
    abs

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 3:32 pm
  99. Alan Mclaren, vc torce para qual equipe? Hummmm deixa eu pensar…será uma equipe de Woking? kkkkkk

    Isso são provocações normais, coisas que valorizam a emoção do esporte. Leva na boa…no fim é tudo pilha….

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 3:33 pm
  100. Leandro, mas se o piloto é enferrujado, pra que coloca-lo na pista. Não seria muito mais inteligente aproveitar o pouco tempo de teste e colocar piloto de ponta como Hamilton e Button?

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 3:35 pm
  101. Na minha opinião,Felipe Massa é um piloto que encomoda,só não sei se a Temporada for equilibrada entre duas ou tres equipes,A Ferrari,vai deixar a briga aberta e se arriscar em não somar o maior numero de pontos possíveis a um primeiro piloto,neste caso na minha opinião Fernando Alonso.
    Ele Felipe se quiser ter alguma pretenção,tem que começar o ano vencendo,algo que ele não conseguiu ainda,se Alonso Vencer,ele será engolido pelo espanhol
    A Ferrari na minha opinião será competitivA E ME PARECE MUITO CONFIÁVEL.
    Mclaren vem forte com seus pilotos Titulares,Mercedes vai brigar com wiliams,e Red Bull pode sim vir forte tbm…
    Aliás quero ver se els vem na proxima bateria de testes engolindo todo mundo,espero que não, senão será uma temporada frustrante.

    Publicado por mayko | 01/02/2010, 3:38 pm
  102. Na programação era pra ser o De la Rosa q acabou assinando com a Sauber de “última hora” e como a Mclaren quer evitar insinuações(pelo menos antes da hora) sobre preferências a pilotos, ela optou por um shakedown com o piloto de testes q tinha.

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 3:39 pm
  103. Schumacher + Alonso + Hamilton + Button = 11 títulos
    Massa = 11 vitórias

    Aplicando-se a Fórmula Cosmoniana = Massa Mediano

    Interessante esse cálculo

    Não estou dizendo q o Massa é melhor do q os campeões mundiais acima, só não acho ele um piloto mediano, mas é só minha opinião.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 3:40 pm
  104. ALANN –>

    Mas quanto aos tempos, prefiro esperar por Hamilton & Button. E em relação aos carros do ano passado, por mais que a McLaren tenha construido um carro B, quem terminou na frente de quem??

    Numa boa voce querer comemorar uma coisa dessa chega a ser incrivel. A Ferrari perdeu o Massa, e correu com o piloto de teste 2 ou 3 corridas que tomava mais de 1 segundo. veja quantos pontos no minimo a Ferrari perdeu com a saida do Massa ate o fim do ano e me diga se a Mclaren teria chegado na frente.

    e 2o.

    Comemorar quem é menos pior do resto é foda !!! para mim 3a ou 4a equipe nao é nenhum merito para Ferrari ou Mclaren. as unicas posicoes de honra para as duas equipes sao 1 a e 2a equipe no geral.

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 3:44 pm
  105. Aê, Becken
    Rompendo a barreira dos 100 coments….!
    N sei se é a 1ª vez, mas se for é um dia duplamente histórico junto com o retorno do Schummi.
    F1 Around deu um show de “o 1º blog a mostrar…” na blogosfera brasileira nessa semana.
    Abs e parabéns.

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 3:47 pm
  106. mas a Mclaren poderia ter feito igual a Ferrari, colocado o Hamilton que poderia passar informações mais completas sobre comparações com o carro do ano passado. Na boa, acho que esses pilotos de testes, na F1 atual, estão com os dias contados. Na boa, é só ver…não tem serventia prática.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 3:48 pm
  107. mayko:

    Nisso eu concordo totalmente, se o Felipe quer se impor, tem que começar o ano destruindo o Alonso. De preferência três vitórias em três corridas.

    Agora, se o Massa chega em quinto e o Alonso em sexto, não vão dizer que o Massa está detonando o espanhol, e sim que a Ferrari está deixando a desejar. Coisas de primeiro e segundo pilotos.

    Alex:

    Só estou chamando o Massa de mediano porque ele nunca chegou detonando num campeonato. Dá pra comparar com o Alonso? Dificilmente. E com o Schumacher? De forma alguma.

    No máximo dá pra comparar ele com o Hamilton, mas como todos sabemos, já tomou um chocolate do inglês.

    Publicado por Cosmo | 01/02/2010, 3:49 pm
  108. Leandro, valeu a explicaçao!

    Vamos ver como fica amanha!

    A unica coisa certa nessa temporada eh que todo mundo vai querer tirar casquinha no Schummy!

    O resto vamos descobrir aos poucos!

    Publicado por F1Slick | 01/02/2010, 3:49 pm
  109. Pessoal, lendo os comentários aqui, principalmente estes de torcedores, me bateu uma coriosidade:

    Tem alguém aqui que NÃO gostaria de ver o Massa campeão esse ano ?

    Independente se torcem pra McLaren ou Force India, apenas a título de curiosidade.
    Eu por exemplo sofro um pouco de patriotismo (talvez por causa do Galvão “envenenando” meu cérebro por 27 anos), e coloco Massa como meu preferido ao título de 2010, mesmo considerando Alonso um piloto melhor.

    Publicado por Gustavo Perim | 01/02/2010, 3:56 pm
  110. Cosmo

    O Alonso chegava detonando, pq tinha a proteção do Briatore. Detonar o Fisichella e o Trulli, numa equipe comandada pelo Briatore não é uma das tarefas mais difíceis. Qdo chegou na McLaren ele foi é detonado por um rookie.

    Schumacher, já é um caso a parte. Pra mim o alemão era outro nível. Esse sim chegou detonando td, só q os adversários agora são mais fortes

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 3:58 pm
  111. Alex:

    Detonar o Fisico ou o Trulli não garante campeonato. Que eu me lembre outras equipes participaram do mundial.

    Entre Alonso e Massa, você realmente acha que o segundo é melhor piloto e tem mais chances?

    Gustavo:

    É lógico que eu gostaria de ver o Massa campeão. (emocionalmente).

    Mas pensando na razão, se eu tivesse que dar 5 nomes e se um deles fosse campeão no fim do ano eu levasse U$ 1.000.000, eu colocaria Alonso, Hamilton, Schumacher, Button e Vettel. Não gastaria um chute com o Felipe.

    Publicado por Cosmo | 01/02/2010, 4:03 pm
  112. O Alkex,

    Schumacher tb chegou detonando numa equipe de Briatore tb….e convenhamos, ele nunca teve adversário forte como companheiro de equipe. Não estou desmerecendo o alemão, apenas constatando uma verdade.

    Publicado por Leonardo | 01/02/2010, 4:04 pm
  113. Aê!!! Começou!!! kekekekek Ferrari x McLaren…pra variar!

    Publicado por Will | 01/02/2010, 4:07 pm
  114. F1 Slick,
    Só esquceci de dizer uma coisa:
    Se a Mclaren não aparecer amanhã com a asa traseira de 2008 já será um bom sinal. rsrsr

    Publicado por Leandro Magno | 01/02/2010, 4:08 pm
  115. Cosmo

    Eu acho o Alonso melhor do q o Massa, mas o q acontece com o Massa é estranho, mesmo qdo ele tem td contra ele acha algo e surpreende todo mundo. Foi assim com o Kimi, todos achavam q seria o fim do Massa na Ferrari, mas ele sobreviveu ao finlândes. Eu já comentei antes e vou repetir, o Kimi era um gênio preguiçoso e o Massa um trabalhador esforçado. Todo esse esforço dele, resulta em evolução, eu acho q ele erra bem menos hj em dia, consegue tirar quase td do carro e então eu não acho um absurdo ele vencer o duelo interno com o Alonso. Não é fácil, já q é claro q o Alonso tem o status de 1º piloto para a cúpula da equipe, até mesmo a programação dos testes mostra isso, o Alonso entra já na hora do filé-mignon, o acém quem vai comer por enquanto é o Massa, mas não podemos esquecer q do outro lado da garagem tem uma equipe q respeita e vai trabalhar forte pro Felipe. Essa é minha torcida, mas eu não me iludo como os milhões de brasileiros q só acompanham F-1 pela globo.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/02/2010, 4:18 pm
  116. tudo chique no urtimo por aqui. Parabens a todos. Ao becken, os colegas aqui que postaram opiniões, aqueles que colocaram links outros sites, fotos, informações, etc… Tornou esse blog o mais completo até aqui. Observações finais até aqui: os tempos do rubinho indicam estar andando tanque de meio cheio pra cheio. Que o schumacher fez um setup de classificação, ah isso ele fez. Até porque rodou pouco. Mas nao deixa de ser um bom indicativo. Sauber: muito bom os tempos conseguidos por de la rosa. Precisam de patrocinadores? precisam e com certeza estava com pouco combustivel. Dado bem interessante: projeto até poderia estar adiantado para esse ano, mas o motor é totalmente diferente. È ferrari.
    Quanto a mercedez pelo menos lá fora, pessoal na espanha questionando o escape saindo alem do que está recomendado no regulamento técnico. Deve ser uma das polemicas no inicio do ano.
    Ferrari: O maior numero de voltas do dia. Não testaram com pouco combustivel com certeza, além disso um dado bem interessante: usaram pneus duros. Informação confirmada por um periodista do motor21 que acompanhou o treino.
    Amanhã a pista ficará ainda mais emborrachada, mas ainda não estará no nível ideal devido baixa temperatura.
    Duplo difusor: quantos conceitos diferentes. Até mesmo a mercedez deu uma mudada em relação a do modelo do ano passado.
    Vamos acompanhar os testes desta semana e na semana que vem, mas uma idéia legal da coisa só no barein, onde temperatura vai estar alta, vão estar todas equipes (imagino que sim, talvez alguma das novatas possa não estar, afinal as novatas ta´ tudo enrolado)
    Por sinal nas novatas, informaçoes seguras dizem que a campos foi vendida ao tony teixeira (que patrocinava a a1gp) mas terá que ter uma ultima conversa com eclestone garantindo que tem dinheiro pra manter a equipe, caso contrario entra a stefan gp.

    Publicado por wilson costa | 01/02/2010, 4:20 pm
  117. Olá pessoal!
    caramba, hoje teve muitos comentarios!
    estou muito feliz pelo blog, desde que o descobri, quando acordo de manha, eu visito sempre 1º o f1 around do que os outros sites de f1…
    e vejo noticias que nem sites especializados ainda colocaram!!!!
    sensacional becken, parabéns.

    queria convidar os leitores do blog para visitarem o meu também.
    meu nome é Tomas, tenho 13 anos e o meu se chama Blog Fórmula 1, ou como muitos o chamam, The Formula.
    sempre tento levar as melhores noticia e analises lá.
    e voces, que sempre comentam aqui, deem uma olhada, está bem legal.
    inclusive esta na lista de blogs amigos aqui no F1 Around, como The Formula 1 Blog
    agradeço a todos, e se alguem visitar, ficarei agradecido.
    deixo o link:
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    bom, obrigado e vamos ver como a f1 se comportará amanhã!!!
    abraço;
    Tomás

    Publicado por Tomás | 01/02/2010, 4:22 pm
  118. james allen já descobriu o que é o F10B

    Publicado por andre | 01/02/2010, 4:42 pm
  119. Claudio Cardoso,
    concordo que a Ferrari perdeu o Massa no meio da temporada e já esperava alguém citar isso, só que a McLaren andou com 1 piloto só a temporada INTEIRA!
    O Kovalainen, com uma McLaren na mão, perder cerca de 8 posições na largada em Monza? O mesmo carro que o Hamilton chegaria em 3º, não fosse o erro.

    E nem é comemorar não, é fato. A McLaren chegou na frente, fizeram um carro ruim, trabalharam duro e terminaram o ano de forma digna(não to dizendo que a Ferrari não teve dignidade). Vergonhoso seria se após começar mal o ano, a equipe cruzasse os braços e terminasse o ano como começou. E por sinal, o KERS foi um grande vilão dos times grandes ano passado. O erro da McLaren, pra mim, foi continuar evoluindo ele sabendo que esta tecnologia tem data de validade.

    Agora, depois de aguentar dois anos um piloto fraco, ainda tenho que ver esse Kovalainen dizer que quando ele era da Renault ele conseguia tirar mais do carro do que no tempo que andou de McLaren, e que na Lotus vai ser diferente.

    Publicado por Alan McLaren | 01/02/2010, 5:04 pm
  120. Correm rumores em Valência, que a McLaren vai testar amanhã com a famosa solução à base de parafina na asa traseira!!!

    Será que…

    Publicado por Cavallino Rampante | 01/02/2010, 5:08 pm
  121. vamos botar lenha na fogueira… he!he!he! seguinte
    1º) rubens barrichelo entre algumas declaraçoes e impressões sobre os testes hoje: ” … a mclaren na reta era cerca de 10kms mais rapida que meu carro…” E olha que era o piloto de testes.
    2º) Coluna do livio orichio (que estava lá acompanhando a movimentaçao toda) segundo ele com relação ao difusor duplo: ” … o que foi possível ver no modelo F10 da Ferrari não é um buraco no assoalho, para alimentar de ar o duplo difusor, mas uma cratera. Não parece uma solução refinada. Mas se funcionar é o que interessa.” Mais a frente em sua coluna:
    “… Uma palavrinha sobre a Ferrari F10:
    As diferenças para o modelo do ano passado são significativas, aerodinâmicas e mecânicas, visivelmente. O bico é, como a maioria, inspirado no carro da Red Bull do ano passado. E o conjunto traseiro, bastante original, com um recorte no assoalho, a fim de desviar parte do ar sob o carro para fluir na direção do duplo difusor, de dimensões generosas também. Trata-se de uma solução radical. E, nesse caso, pode tanto funcionar muito bem como não funcionar. É menos comum essas tentativas de radicalização ficarem no meio do caminho, algo do tipo funciona mais ou menos. Massa vai falar logo mais às 17 horas.
    Meu feeling? Não é dos melhores!
    Bem, então é o seguinte: eu sei que o orichio é confiavel. Mas não sei dizer o quanto ele é pé frio ou falível. Tambem não sei por quem ele costuma torcer (ferrari, mclaren ou outra)
    Para vossas analises galera.

    Publicado por wilson costa | 01/02/2010, 5:29 pm
  122. A entrevista em áudio do Rubens no qual ele fala de McLaren e Ferrari:

    http://tazio1.tempsite.ws/f-1/textos/16232/

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 5:35 pm
  123. A discussão está bastante interessante. Não adianta já sermos macacos-velhos quando o assunto é pré-temporada, os primeiros números que aparecem são suficientes para ficarmos com muitas impressões sobre como estão os carros e já começarmos a confabular como será o campeonato.
    Ano passado a Ferrari mascarou razoavelmente bem suas deficiências durante os treinos de inverno ao passo que Brawn (e de forma inversa a McLaren) mostrou de forma cristalina sua situação em poucas voltas…
    Ao menos dá pra ter uma certa segurança de que Felipe Massa e Michael Schumacher estão em ótima forma.

    Publicado por Carlos T. | 01/02/2010, 5:59 pm
  124. “Correm rumores em Valência, que a McLaren vai testar amanhã com a famosa solução à base de parafina na asa traseira!!!

    Será que…”

    Hehehe, você está de brincadeira né Cavallino?

    Publicado por Carlos T. | 01/02/2010, 6:03 pm
  125. McLaren usou o flow viz hoje:

    flowviz

    JAmes Allen sobre a McLaren:

    McLaren had Gary Paffett at the wheel for the first day, tomorrow it will be Lewis Hamilton and on Wednesday Jenson Button.
    Paffett took the radical looking McLaren around 86 laps and set a fastest time of 1m 13.8s. Most of the long runs looked like they were run on heavy fuel, there was one long run in the middle of the day when he lapped mainly in the low 1m 14s to high 1m 13s.

    Publicado por Becken Lima | 01/02/2010, 6:18 pm
  126. Continuando a sessão comentários de pilotos.

    A declaração do Felipe foi emblemática:

    “Foi melhor que imaginava, o carro é mais fácil de guiar que o de 2009”

    Um sinal de que as coisas estão melhores que em 2009, agora é ver o que as demais evoluiram para saber se eles tem um carro vencedor.

    Wilson, sobre as declarações do Livio eu achei de um chute grosseiro, ninguém pode dizer quem está melhor até agora ou que carro A, B e C serão dominantes no campeonato. Mesmo ele estando lá acho que ele falou besteira.

    Do Rubens achei ele muito tranquilo com a situação encontrada hoje, e dizer que a Mclaren é mais rápida 10 km em reta então temos três variantes.

    O motor Cosworth é fraco e não empurra como os Mercedes.

    A Mclaren estava trabalhando acerto para pistas de alta, consequentemente com menos asa e arrasto.

    O carro é um foguete e colocaram um freio nas curvas para não assustar o galera.

    Sou mais a primeira hipótese.

    Agora o que ele disse da Renault foi o que me fez crer que até então o FW32 é um lixo, porque ele disse que ambas estão no mesmo nível.

    Outra coisa a ser notada que a maioria das equipes rodavam stints curtos de 7 a 10 voltas, nunguém se arriscou a longos trechos hoje.
    Então acho que amanhã será um dia mais produtivo e que trará mais dados.

    Aos que estão dizendo que a Ferrari está mal fica pergunta, será que só a Mclaren e Mercedes sabem esconder o jogo ou a Ferrari está precisando de dinheiro de patrocinadores por isso andou o tempo todo com um sopro de gasolina ?

    E acampanhando os testes os tempos do Massa sempre foram em 1,14 altos e os do Paffet sempre na casa do 1,15 altos também, vale pensar quais foram os níveis de gasolina usados por eles nesses tiros de 10 voltas no máximo, mas ainda assim são 1 seg. isso seria pelo menos 35 kilos a mais de gasolina no carro da Mclaren se mabas tiverem desempenhos semelhantes de tanque vázio, são muitas variáveis, mas já dá pra especular um pouco. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 01/02/2010, 6:18 pm
  127. Alann ->

    Se o Kovalaoem é fraco e ruim, foi escolha da Mclaren, afinal ele era seu piloto titular ne.

    O que nao aconteceu com a Ferrari, que teve de por tapa buraco.

    Publicado por claudio cardoso | 01/02/2010, 6:20 pm
  128. Becken,
    128 comentários?!!! Sem comentários e nem precisa computar esse.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/02/2010, 8:20 pm
  129. “Schumacher + Alonso + Hamilton + Button = 11 títulos
    Massa = 11 vitórias

    Aplicando-se a Fórmula Cosmoniana = Massa Mediano”

    hahaha

    A Fórmula Cosmoniana ainda diz que “tomar um chocolate”= perder pela diferença enorme de 1 ponto.

    Publicado por Felipinho | 01/02/2010, 8:31 pm
  130. Becken,

    Já teve de tudo um pouco nesse post. Só não teve o meu comentário.
    Então como não tenho nada mais a acrescentar a essa discussão, então lá vai o comentário 130.

    Parabéns meu amigo. Vc merece o sucesso aqui deste espaço. Tão bem cuidado, tanto na parte estética como editorial.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 01/02/2010, 8:33 pm
  131. Se a grande mudança no regulamento é o banimento do reabastecimento de combustível, por que as equipes gastariam treino correndo sem gasosa, desperdiçando a oportunidade de se analisar como se comportam os carros com o novel peso em excesso?

    Outra coisa, é cediço que a Ferrari sempre foi beberrona, seguindo esta, e a premissa acima, por que a equipe deixaria de lado a chance de o mais rápido possível começar a desenvolver alguma forma de tornar seu propulsor mais econômico, ou na impossibilidade disto, encontrar o melhor balanço estratégico?

    Creio que os testes, além de avaliar o de sempre, devem neste ano, imperiosamente, extrair o máximo de dados sobre o comportamento dos carros desde o “caminhão tanque” do início de corrida, até a “carreta vazia em descida” nos finais de prova.

    Por isso, pode ser que durante o treino os carros foram testados com muito e pouco combustível, para todos, com excessão da Sauber (hehehe).

    O jogo é o mesmo para todos. Acho que a Ferrari vem bem, e o Queixada está sacudindo o pó. Em breve ele será o pesadelo da garotada!

    Publicado por Iomau | 01/02/2010, 8:38 pm
  132. “Se a grande mudança no regulamento é o banimento do reabastecimento de combustível, por que as equipes gastariam treino correndo sem gasosa, desperdiçando a oportunidade de se analisar como se comportam os carros com o novel peso em excesso?”.

    As equipes precisam saber o comportamento dos carros com pouca gasolina também, o que começará acontecer quando meio tanque já tiver sido queimado até o final da corrida (ou da gasolina…rsrs).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/02/2010, 9:20 pm
  133. Bem, parabêns ao site [ sitio]e a todos que comentam e participam. Estou chegando agora e percebo na maioria a mesma grande paixão , a F1. Comentários lógicos e embasados em conhecimentos tecnicos-empiricos-históricos. Alguns com mais chute outros com garfo de puxar Sardinha, mas é assim mesmo.
    Pessoal não se esqueçam que é só o 1º dia de treinos da turma, acho que para ter uma idéia de qual vão ser as equipes e os pilotos que vão andar na frente com maior concistência só depois da 1ªcorrida. Já aconteceu em outras ocasiões de um carro: A- nascer bem e aos poucos ser alcançado pelos outros ; B- nascer bem, continuar evoluindo e dominar o campeonato [vide Mclaren de 88]; C- começar mais ou menos[se entendendo], ir se desenvolvendo e terminar brigando lá na frente ; D- nascer estrupiado e ai já era. Mais outras possibilidades e combinações que podemos ficar aqui lembrando por ex: Caso A: Shadow de 75, Ligier de 79. Caso B: Williams de 92, Ferrari de 02. Caso C: Mclaren de 74, Red Bull 09. Caso D: Merzario de qualquer ano, Osella tambem de qualquer ano. Falou pessoal , até mais abraços Jopa.

    Publicado por Jopa | 01/02/2010, 9:23 pm
  134. e foi por isso becken que postei aqui. Lá não tem repercussão, é fechado, Então resolvi postar aqui pra ver o circo pegar fogo (no bom sentido é claro). Parabens pelo blog, continue assim e os demais, especialmente pessoal que tem postado links de fotos e outros materiais com informaçoes adicionais. Imprescindível.

    Publicado por wilson costa | 01/02/2010, 10:03 pm
  135. É sempre bom ter uma boa impressão por parte do piloto sobre o começo de um novo carro. Felipe Massa, pelas entrevistas, mostrou-se satisfeito, principalmente, em comparação com o F60. Por isso, a decisão correta da ferrari em optar por ele neste começo.E, ainda, com os diversos recursos da ferrari para desenvolvê-lo, fará com que a ferrari seja bastante competitiva este ano. Sobre a mclaren não podemos concluir muito devido a ausência de seus pilotos principais. teremos que esperar. O resto é como sempre, apenas figurantes, não importa muito a estratégia destas equipes nos treinos de hoje. Lembremos, que, não existe nenhuma fiscalização quanto ao peso mínimo nestes treinos. Ferrari e mclaren não ousariam nesta estratégia; os outros tenho minhas dúvidas. Rubens Barriquello reclamou de subesterço no FW32, prova que o projeto já tem suas deficiências. Para mim, não dá para especular, que é o que fazemos bem, mais do que já foi dito aqui. E, Becken, como todos aqui, também parabenizo pelo enorme sucesso do seu blog e continue com toda a força, porque não ligo se você é mclariano ou Hamiltoniano. Todo bom escritor coloca um pouco de paixão em seus relatos sem omitir a informação.

    Publicado por Ilton Fernandes | 01/02/2010, 10:15 pm
  136. o bom do mundo hoje é que se consegue informaçoes rapidamente e as vezes a impressão que se tem eh que certos assuntos e declaraçoes são conflitantes. Mas na verdade não são quando
    vamos mais a fundo e procuramos razões, emoções ou só um palpite. Isso é em relação ao post do becken. Que bom que os bloguistas, jornalistas hoje em dia na medida do possível, apesar de estarem sujeitos a erros, sabem reconhecê-los ou procurarem ser o mais neutro possível naquilo que dá para ser neutro.
    O livio orichio, num post mais a frente traz os comentários do massa sobre os testes de hoje e impressões dele sobre o f10. E massa como pilotou o do ano passado era só alegria. Enquanto
    no lançamento do modelo do ano passado já apresentava problemas (que mais tarde vimos ser uma tragédia) o desse ano já nasce bom. Falta saber o quanto. Disse ele: ” …“O carro é mais fácil de guiar, de ser acertado, constante, confiável, tem boa aderência, enfim, é muito cedo, mas é sempre bom começar na frente”…
    O proprio Olivio a tarde em uma parte do circuito foi conferir uma curva onde quem mais fazia aquela curva adequadamente era a ferrari do felipe massa. Vejam o comentário:
    “… Mas o importante é que na opinião de quem está lá dentro do cockpit, Massa, solução grosseira ou não, o F10, no primeiro teste foi além do esperado. De tarde estive ao lado da curva 1, a única rápida da pista, e Massa era quem melhor a contornava. Não há dúvida de que o F10 gera importante pressão aerodinâmica. Perguntei ao Massa se estava leve, o que não parecia, por ter realizado séries de 12, 13 voltas muito boas, constantes, sem parar. Disse me que não, daí sua confiança.”
    Então apesar de no primeiro post ao ver a solução da ferrari parecer meio simplista demais, não tão bem acabada, pode ser que isso é venha a trazer bons resultados no conjunto da obra.

    Publicado por wilson costa | 01/02/2010, 10:17 pm
  137. O Lívio Oricchio é descendente de italianos, fala italiano desde sempre e é ferrarista até os ossos, mas nunca escondeu isso. E tem mais: está num dilema gigante (acredito), porque de forma igualmente declarada é o maior torcedor e admirador do Schumacher.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/02/2010, 11:15 pm
  138. Becken,

    Eu não poderia ficar de fora desse recorde né ???

    Então vamos lá :

    Acho que os tempos de hoje não dizem muita coisa, mas sim a impressão ds pilotos. O que eles passaram nas entre-linhas…

    O Massa parecia o Button e Barrichello ano passado…

    O Shummy disse que se sentia como pela primeira vez, que foi num Jordan que era um dos melhores chassis do grid…

    O Barrichello falou que o carro foi resistente mas que precisa buscar um melhor acerto…ummm…parece o Massa ano passado…

    O Kubica também falou em acerto, carro saindo de frente…até parece que tava na BMW do ano passado…

    Alguém entrevistou o Paffet, o De La Rosa e o Buemi ????

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 01/02/2010, 11:26 pm
  139. Então Sirlan, aqui quem fala é o Tomas do Blog Fórmula 1.
    vc perguntou se alguem entrevistou o Paffet, o De La Rosa e o Buemi, então deixo aqui uns links das entrevistas feitas a eles, (do Buemi naõ achei), em inglês:

    Pedro De La Rosa: http://www.autosport.com/news/report.php/id/81188
    Gary Paffett: http://www.autosport.com/news/report.php/id/81193

    grande abraço;
    Tomas

    Publicado por Tomás | 02/02/2010, 12:07 am
  140. Obrigado, rapaziada, pelo recorde de comentários.

    Eu acho que foi efeito “Schumacher”, pois o blog também teve um dia bem movimentado em termos de acesso: 6.008

    Não foi o recorde de acessos em apenas um dia, mas foi significativo para apenas um dia testes, o que mostra o quão ávido está o fã de F1 por essa temporada.

    Abraço a todos!

    Publicado por Becken Lima | 02/02/2010, 12:14 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: