//
você está lendo...
ARTIGOS

Balanço dos testes em Valência

IMAGENS: Ferrari/Divulgação ALONSO no F10: sentou e andou e andou rápido…

Em três dias de duro trabalho a Ferrari dissipou, completamente, rumores que, dia a dia, sugeriam que o novo F10 requeria mais eficiência aerodinâmica. Foram três dias seguidos de intenso trabalho da turma de Maranello, que tem um carro aparentemente bem nascido e já com a maior quilometragem desse início de preparação, somando 1417.77 km de asfalto coberto.

E o mais importante: sem qualquer pane ou falhas aparentes — um dos transtornos da Ferrari em 2007 e 2008, e que foi razoavelmente erradicado em 2009 e dá bons sinais em 2010.

Mas quanto há de realidade nesses tempos da Ferrari? Impossível garantir o potencial do carro com segurança sem ao menos ter as folhas de tempos nas mãos, o que possibilitaria verificar ao menos as parciais e extensões de pernas de voltas e corelacionar com uma certa quantidad de combustível. O jeito, então, é confiar no jornalista inglês James Allen, que informa que a Ferrari concentrou-se em curtas pernas de 10 a 20 voltas, com a melhor volta de Alonso sendo atingida na quarta volta de um total de 12.

McLaren atrás, mas mostra potencial

Em comparação, a McLaren trabalhou consistentemente com um conjunto de 20 a 25 voltas. Lewis, que no segundo dia ficou a 0.534s de Massa, alcançou sua melhor marca na quarta volta de um total de 20. Ao contrário da Ferrari, a McLaren não foi ao limite do MP4-25, talvez concentrada em seu meticuloso programa particular de testes, que ainda parece um enorme “check up” na aerodinâmica do novo carro e na confiabilidade que, ao lado da Ferrari, mostra-se encorajadora.

Mercedes

Duas entrevistas atestam as primeiras impressões que o novo W01 deixou na Mercedes. Primeiro, Ross Brawn foi enfático:

“Ontem nós rodamos com um tanque cheio e não parecemos tão ruins. Mas temosproblemas como balanço do carro. Sabemos qual é o problema e foi reparado para Jerez na próxima semana. Claro, as outras equipes fizeram progresso. Não somos tão rápidos quanto a Ferrari e Lewis deixou uma boa impressão ontem.”

E Schumacher confirma as palavras de Ross:

“Eu não esperava vencer logo no começo. Não era um objetivo que eu tinha nem algo que eu esperasse. Mas precisamos ser fortes o suficiente em desenvolvimento.

Acho que seremos competitivos, mas até o carro ser um vencedor de cara, aí é outra história. Para mim isso não é importante 1 será uma longa temporada. Precisamos estar lá e somar pontos do começo.”

O que se sabe é que a Mercedes tem no forno uma asa dianteira e um difusor da geração 2010 para satisfazer ao Kaiser, já preocupado com seu novo carro que enfrentou uma pane hidráulica no último dia de testes.

Sauber, Williams, Renault e Toro Rosso

Entre as coadjuvantes, a Sauber fez o possível para gravitar ali bem próxima da liderança, mas saber que suas melhores voltas foram alcançadas em curtíssimas “perninhas” de voltas desaponta, mas não deixa de eclipsar o fato de que o C29 é, no geral, um bom carro, como sugeriu Ross Brawn ontem.

Toro Rosso passou os dois primeiros dias na rabeira do pequeno pelotão e reagiu no último dia, mas probleminhas com a caixa de câmbio não é um bom sinal para uma equipe que terá dois inexperientes pilotos desenvolvendo um carro feito na sede da equipe não mais m Milton Keynes, sede da Red Bull.

A Williams foi a segunda equipe com mais quilometragem até agora (1.213 km), o que nos deixa a impressão de que o trabalho duro deva estar concentrado em ter acesso ao real potencial do novo/velho motor Cosworth.

A Renault de Kubica concentrou-se em longas jornadas no strês dias e em estudar como fazer Robert Kubica adapatar-se ao comportamento dos novos pneus. Eu particularmente pensava que Robert teria rápida adaptação, mas não é o caso; seu estilo de pilotagem parce bem sensível. Petrov, por outro lado, tentou apenas pegar mão do carro no dia 3.

Felipe Massa  vs   Fernando Alonso

Grande parte dos comentários ontem foi centrado no pseudo embate entre Massa e Alonso, o que é justificável. Mas apenas para que vocês tenham uma idéia mais acurada do quanto é complexo inferir o que se passa de um dia para o outro em uma semana de testes, basta observar que do dia 1 para o dia 2, Felipe Massa baixou o seu próprio tempo em 0.852s, enquanto Alonso baixou o tempo de Massa no dia 3 em 0.252s.

O ponto da comparação aqui é destacar que do dia 1 ao dia 2 Massa achou quase um segundo de performance per se, enquanto Alonso, com um set up de Massa, diga-se, encontrou apenas 0.25 — o que definitivamente não é muito se observarmos a evolução de Massa de segunda a terça-feira.

É importante traçar comparações, mas com cuidado, extremo cuidado.

O único fato que chama atenção é a impressionante capacidade de adaptação de Alonso, que sentou no F10 sem seus acertos e com freios diferentes e quase que imediatamente achou performance, o que não aconteceu nos boxes da McLaren, por exemplo.

Abaixo, um balanco estatístico dos testes em Valência.

______________________________________________________________________

Tempos de volta

______________________________________________________________________

Quilometragem por pilotos, carros e motores

FONTE: F1fanatic.co.uk

Discussão

239 comentários sobre “Balanço dos testes em Valência

  1. excelente post Beken, completíssimo..
    eu quero ver a red bull, acho que ela trará surpresas..
    parabens pelo blog e até mais

    Tomás

    Publicado por Tomás | 04/02/2010, 1:40 am
  2. Becken

    Estive literalmente voando nestes últimos dias e só conseguia dar uma rápida passada pelo ótimo F1 Around para ver como estavam as coisas. Como todos estou bastante ansioso pelo início desta temporada que não começa nunca ;-)

    Ótima e precisa a sua análise sobre o que aconteceu de importante nestes 3 dias de primeiro contato com as novas baratas. O que eu observo também é que, a expectativa que vem causando entre todos pelo início desta temporada, que promete ser uma das mais interessantes de toda a história da F1, pelos motivos que todos estamos já bem familiarizados, vem causando especulações puramente emocionais na maioria das pessoas, incluindo aí a imprensa dita especializada. Essa estória da Ferrari vir, de antemão, com um carro que não seria bem nascido já indica o rumo que as coisas tomaram devido a essa excitação excessiva. O resultado está aí, a tal da F10 demonstrou ser, no mínimo, bastante boa aerodinamicamente (pelo menos frente a F60 do ano passado) e confiável mecanicamente.

    De uma coisa podemos ter certeza, só no dia 14 de março próximo é que essas especulações apaixonadas irão terminar. A hora da verdade e das emoções está chegando, demoram um “tiquinho” ainda, mas está chegando….

    saudações

    Publicado por celso gomes | 04/02/2010, 6:02 am
  3. Perfeita análise Becken e concordo com vc pois comentei isso aqui ontem: Alonso se adaptou muito bem a um carro totalmente diferente, sem seus acertos, freios de tipo diferente, conforme ele mesmo frisou, e preocupou-se em se adaptar ao carro e sentir-se confortável. Ele mesmo agradeceu o acerto ao Felipe pois ele não precisou se concentrar em acertar o carro, mas, apenas em se adaptar. Acredito que por isso a diferença foi apenas 0,252. Com acerto próprio e adaptação completa Alonso vai voar mais baixo com esse carro. Será um embate muito interessante na Ferrari, que na minha opinião, tem a melhor dupla. mas acho que Alonso leva no final a vantagem , pois é um piloto mais completo e está mais maduro também. (Ai ai, os massistas vão me fuzilar, rsrs)

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 6:27 am
  4. Fala Becken e Rapaziada! Excelente análise e conclusões. O q eu posso dizer, é q realmente a Ferrari, apesar de todos os protestos ( meu inclusive ) acertou ao contratar o Alonso. Por ter estilo de pilotagem parecido com o do Massa, se adaptou rápido ao trabalho desenvolvido de acerto fino do carro nos dois dias anteriores e só precisou sentar a bunda na F10 e acelerar.

    Como foi discutido anteriormente sobre estilos de pilotagem, se fosse o Kimi, o set up do Massa não funcionaria e ele teria q ajustar o carro ao seu estilo. Parece q a Ferrari está no caminho certo com sua dupla de pilotos e com seu carro q se mostrou muito confiável.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 7:15 am
  5. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Vou na toada do Leonardo…se o Alonso só fez a adaptação ao carro, sem mexer em nada, na hora que ele ‘colocar a mão na graxa’ a tendência é a coisa se distanciar…mas isso tudo é relativo, não se tem a exata noção das configurações dos carros.
    Uma coisa, aparentemente, foi possivel notar: a Ferrari tem um carro veloz e confiável, assim como a McLaren; na Mercedes, parece que tem alemão torcendo os bigodes (apesar de não os ter…hehehe), mas nada que seja de outro mundo.
    Quanto as demais, gostei da Sauber. Podem ter andando na ultima gota de combustivel, para aparecer no topo, mas seus carros sempre foram competentes, dando oportunidade ao piloto aparecer e se destacar (o que, particularmente, acho dificil no caso do De la Rosa…).
    Quanto a Renault e Toro Rosso, aparentemente, não vão fazer muita coisa esse ano…
    Vamos aguardar o esperado lançamento da Red Bull, das novatas acho que a expectativa é se Campos e USF1 vão andar e só, pois não vão fazer muito. Aliás, chega a ser irritante (como não poderia deixar de ser) o retumbante silêncio e omissão da emissora oficial quanto ao imbróglio que envolve a StepanGP, ignorando totalmente o que está acontecendo nos bastidores, imagino eu com medo de demonstrar que o ‘ungido’ pode não estrear…

    Publicado por Edgard | 04/02/2010, 7:18 am
  6. Becken

    Penso que a mclaren andou bem e não mostrou as deficiências do MP4/24 no ínicio da temporada passada por causa do seu grande desenvolvimento no final, mas também é nítido que eles não encontraram a velocidade e o equilíbrio nas mesmas condições da ferrari. Todos aqueles testes com a mistura verde demonstram realmente que ainda não encontraram o caminho da eficiência aerodinâmica. Devem ter muito arrasto a tirar neste carro, pois a impressão de que a ferrari, com seu desenho limpo, é mais eficiente e pode andar com menos “asa” com o mesmo equilíbrio, já a mclaren tem as formas muito truculentas em sua parte frontal (asa dianteira e bico), quando vejo que o caminho de todas as outras equipes é deixar aquele espaço com as formas mais delgadas possível. O que você me diz, Becken, com a sua experiência e análise dos especialistas do assunto. Espero um comentário seu.

    Publicado por Ilton Fernandes | 04/02/2010, 7:22 am
  7. Meio complicado este ano o número de equipes da categoria “B” no grid. Como comentou FG, teremos várias “Minardis” formando um distante terceiro pelotão.

    Quanto às expectativas com relação ao desempenho das grandes, só depois de Jerez dá para falar alguma coisa.

    Publicado por Mauro Brisola | 04/02/2010, 7:41 am
  8. Muitos chutes vem pelo desenho arrojado da ‘front wing’ do MP4/25. Besteira, vamos aguardar e confirmar que Lewis Hamilton vai voar baixo no Bahrein…;)

    Publicado por Will | 04/02/2010, 7:47 am
  9. Muito bom trabalho.
    Venha dia 10, para mais testes.

    Publicado por Jonas | 04/02/2010, 7:50 am
  10. Mauro, se teremos várias “Minardis” então existe a possibilidade de aparecer alguns “Alonsos” hehehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 7:52 am
  11. o hamilton de repente pode voar baixo e acabar saindo da pista indo pra caixa de brita.

    Quanto aos testes em valência que para nós pobres mortais torcedores não são muito conclusivos para gente que entende da coisa e esteve lá tem visão diferente:

    jornal as ” …schumy: Los Ferrari están muy fuertes”

    jornal as: “… marc gene (testador) resumiu sentimento da equipe ferrari quanto a Alonso – o normal seria alonso não baixar os tempos de felipe, pois o carro estava adaptado para Felipe, além do felipe ter ficado muito a vontade no novo carro. Deixou uma expectativa muito boa (o rendimento do alonso) junto ao diretor tecnico Aldo Costa, ao chefe de engenharia Chris dyer, e ao ex engenheiro de pista de Kimi, Andrea Stella.

    Schumacher e ross brawn sentiram que novo mercedez tem um pequeno problema repartição de pesos, para testes finais em Barcelona estarão com novo aerofolio dianteiro e modificação difusor traseiro.

    Isso tudo porque os testes em valência são inconclusivos para nós.

    Publicado por wilson | 04/02/2010, 8:17 am
  12. corroborando o que o becken disse, jornal marca trás uma entrevista com alonso.
    E apesar de ter conseguido andar bem disse que ainda não se sente 100% para tirar o máximo rendimento do novo carro da Ferrari. Resumidamente, ALonso disse que precisa sua capacidade pessoal para conduzir melhor o F10 bem como melhorar fisicamente para estar 100% na primeira prova no Barein.

    Reconheceu a grande confiabilidade do novo F10 e reconheceu, agradeceu o belo trabalho feito por felipe massa, que permitiu a ele acostumar-se mais facilmente na condução inicial junto ao novo modelo da ferrari.

    Publicado por wilson | 04/02/2010, 8:24 am
  13. Esse bico é tão fino que numa chegada mais forte “acopla” no difusor alheio. Principalmente se tiver a forma do difusor da Brawn/2009. Rsrsrs.

    Becken, estou matriculado para a aula de CFD, ok?
    Acho importantíssimo, já que se o VR-01 vingar*, revoluciona não revoluciona?

    Abraço, e parabéns pelo blog, principlamente agora que tá quase começando!

    *A concepção de vingar para o VR-01 já seria ser a melhor novata, ok?

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 8:55 am
  14. Se o Massa acertar o carro do Alonso, e o segundo ganhar a corrida, o mérito será de quem?

    Lógica: Alonso, que ganhou a corrida
    Galvão: Do Massa, que é um grande acertador de carros
    Povão: Do Massa, que está sendo boicotado na Ferrari igual o Rubinho era !
    Eu: Isso é apenas suposição, pois quem vai realmente ganhar é o HAMILTON !!!

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 8:56 am
  15. Opa, meu comentário era para o post sobre a Virgin-Manor. Foi mal.

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 8:57 am
  16. BECKEN, vc tem alguma informação do motivo de Schumacher ter treinado com capacete preto? Será que estava testando novo modelo também? Mas ficou legal….

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 9:12 am
  17. Cosmo,

    Em tese, havendo equilíbrio ou supremacia do Massa a situação ficará crítica e a Ferrari priorizará o espanhol. Os motivos são óbvios ($$$). Mas o Massa não é trouxa de entregar o ouro. Basta-lhe não fazer acerto algum e salve-se quem puder.

    Na real, o Alonso não precisa do Massa para acertar o carro ao seu estilo.

    Mas tudo isso será de somenos importância quando o Alemão e o Hamilton terminarem de afinar as respectivas violas. Aí começará o campeonato nacional. A disputa Massa x Alonso será como campeonatos estaduais – restrita à scuderia.

    Ah… e tem o Kobayote que em 2011 estará numa equipe de ponta, óbvio.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/02/2010, 9:26 am
  18. Que blog este… sensacional!

    Quase nunca comento, porque tem tanta gente boa dando suas opiniões que eu, leigo perante tanta gente boa, me contento só de ler.

    Mas me diga uma coisa Becken, ficou muito estranho o nome da Sauber (BMW Sauber) com um “Ferrari” depois, não é mesmo?

    Parabéns pelo trabalho. Diariamente, pelo menos 3 vezes, acesso seu blog.

    Publicado por Athos | 04/02/2010, 9:28 am
  19. Becken

    Confiar no Inglês que disse que a Ferrari tinha problema aerodinâmico, não é a melhor política. Tanto Massa como Alonso fizeram alguns- poucos- stints de 30 cada um para testar consumo.Diz quem viu.
    Ser McLaren e dizer
    “Em comparação, a McLaren trabalhou consistentemente com um conjunto de 20 a 25 voltas.”
    Quando tinha dito
    ” O jeito, então, é confiar no jornalista inglês James Allen, que informa que a Ferrari concentrou-se em curtas pernas de 10 a 20 voltas,…”
    20 voltas da Ferrari stints curtos, da McLaren consistentes..Bonito ver essa Paixão toda.
    Interessante é comparar os tests do ano passado com este ano (para já só esses)
    Qual a diferença de tempos entre a McLaren e a Ferrari esse ano.E Brawn e todos os demais ano passado?
    McLaren continua desfazendo pneu traseiro baita de problema ano passado.
    Button ano passado mal andou na Brawn e é.. AVIÃO
    esse ano ainda não acertou altura nem…
    Ron Dennis mandava fazer carro rápido.
    Martin Withmarsh ” a nossa preocupação é fazer carros rápidos e bonitos..” Preocupado com elegância?
    Quando a MGP resolver os problemas a gente fala, se conseguir..Dinheiro não faltará.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 9:42 am
  20. Anselmo Coyote

    Sir Winston S. Churchill também recebeu Nobel e foram os dois( Saramago) pela qualidade da escrita?

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 9:48 am
  21. De qualquer forma será fantástico acompanhar a primeira corrida, pelo menos neste primeiro momento me parece que Alonso, Massa, Hamilton, Button, Schumacher e Vettel terão carros competitivos desde o início.

    Nada de ficar, por exemplo, o Alonso jogado lá pra trás com aquela Renault tranqueira.

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 9:49 am
  22. Muttleeeey(OPS, Ross)!!! Faça alguma coisa!!! –

    frase de Schumacher ontem nos treinos após perceber qua a Mercedes não baixava tempo.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 10:01 am
  23. Galera, vcs viram a foto que Ross Brawn e Schumacher tiraram ontem?

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 10:02 am
  24. ” Nunca será”.
    Capitão Nascimento respondendo se Massa algum dia seria campeão mundial de F1 .

    Publicado por Capitão Nascimento | 04/02/2010, 10:10 am
  25. Pra descontrair galera:

    Fatos sobre o Massa:

    No GP da Australia de 2008, rodou na primeira curva e estampou sua Ferrari na lateral da RBR de David Coulthard.

    No GP da Malásia, sentiu uma sensação estranha (?), rodou sozinho, atolou o carro na brita e entrou em um banheiro químico ao lado da pista.

    Depois de 5 GP’s, o efeito da poção acaba, e Massa quebra o recorde de mais rodadas e zerinhos em Silverstone(2008), ás más línguas dizem que foram duas rodadas em pista molhada por volta! mais as cameras só captaram cinco.

    Consegue a proeza de quebrar um motor Ferrari em Hungaroring, praticamente no final da corrida! e como todo bom muleque, chorou.

    Depois de ele próprio admitir guiar “como um bundão” em Spa-Francorschamps, na Bélgica, viu uma vitória cair no seu colo (mesmo não tendo cruzado em primeiro) após Räikkönen provar ser o “Homem de Gelo que detesta água” e Hamilton bancar o novo Dick Vigarista pós-Schumacher.

    No GP do Brasil conseguiu a grande façanha de ganhar a corrida e perder o campeonato por 1 ponto. Nem Rubinho Barrichello perdeu tão feio!

    Ser piloto secundário em favor de Nick Heidfeld na Sauber.

    Ser piloto secundário em favor de Giancarlo Fisichella na Sauber.

    Ser piloto secundário em favor de Jacques Villeneuve na Sauber.

    Conseguiu perder um campeonato moleza (2007) quando TODOS os pilotos da McLaren e Ferrari (exceto ele) estavam se adaptando aos seus novos carros (e conseguiu ficar em QUARTO).

    Conseguiu perder o campeonato seguinte (2008) para um piloto que está em seu SEGUNDO ano de F1.

    Ainda vai conseguir bater o recorde do Rubinho (de vice-campeonatos, evidentemente)
    Você sabe o que Felipe Massa faz após ganhar um título mundial de Fórmula 1? Desliga o PlayStation e vai dormir.

    As chances de Felipe massa ser campeão mundial de F-1 são as mesmas de:

    Acharem o Osama Bin Laden

    A Sabrina Sato passar em 1° no vestibular para medicina na USP.

    O Kimi Raikkonen virar apresentador de programa de auditório infantil.

    A Thammy Gretchen se casar com um homem.

    O Sarney cortar o bigode.

    O Vasco deixar de ser vice.

    Os torcedores do São Paulo virarem machos.

    Um filme brasileiro ganhar um Oscar.

    Hugo Chavez ser eleito presidente dos EUA.

    Por hoje é só pepessoal……

    Foi só uma brincadeira para descontrair, que vi na Dsciclopédia……não fiquem irritados os fãs do Massa, que é um bom piloto.

    Publicado por Wanderson | 04/02/2010, 10:22 am
  26. Realmente Wanderson, Massa em 2008 só fez isso no campeonato todo, nas outras corridas nem correu.

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/02/2010, 10:28 am
  27. ah ah…eu sabia, como disse Marcelo, eu fiz uma brincadeira….é só vc terminar de ler o meu comentário, e fazer essa “brilhante” conclusão.

    Publicado por Wanderson | 04/02/2010, 10:30 am
  28. Capitão nascimento foi boa…kkkkkk

    Publicado por Wanderson | 04/02/2010, 10:30 am
  29. sim, eu li até o final.

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/02/2010, 10:31 am
  30. Ceccotto,

    Vc tem razão. E acrescento um exemplo: Guimarães Rosa, Zé Sarney, Zélia Gatai e Paulo Coelho estão na Academia Brasileira de Letras e não tem a menor possibilidade de comparação. O Guimarães é escritor. O resto é resto mesmo.

    De minha parte prefiro o Saramago.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/02/2010, 10:33 am
  31. Neste caso é um óbvio nulante pro Massa:

    “Os torcedores do São Paulo virarem machos”

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 10:34 am
  32. Becken,
    Pane hidráulica é um termo genérico para quem não quer dar detalhes (com razão, óbvio). Elas existem, mas podem ser nos mais variados lugares e pelos mais variados motivos, desde um cano furado por que foi atingido por uma pedra a uma mangueira que derreteu por superaquecimento do motor ou atrito com uma parte do carro. São infinitas as possibilidades.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/02/2010, 10:37 am
  33. Realmente rapaziada, a popularização do blog do Becken tem esses efeitos colaterais, atrai todo tipo de palhaço, os comentários aumentam, o q é bom, mas o nível abaixa, fazer o q…

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 10:38 am
  34. Bam dia amigos,
    Começo hoje com esse comentario do Massa:

    Ele (Alonso) está no topo da lista, sem dúvida. Mas é bom não esquecer que sempre compartilhei meus times com grandes pilotos também. Michael (Schumacher), Kimi (Räikkönen), apesar das críticas… O Fernando é apenas outro desses grandes”, disse.

    Deu pra ver o medo que ele tá né (;

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 10:38 am
  35. Wanderson, cê dormiu com o Bozo?

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 10:43 am
  36. Wanderson……Massa perdeu o titulo pra um piloto em seu 2 ano de F1?
    O bi-campeão Alonso foi superado por esse mesmo piloto no seu ano de estreia e com o mesmo equipamento.

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 10:47 am
  37. Daniel, concordo contigo, mas pressão mesmo ele só teve do Kimi, porque quando dividiu a Ferrari com o Queixada, ele mesmo dizia que estava lá para aprender com a grande proeminente mandíbula germânica. Sabia que ali não dava para sentar na janelinha. Deve ter sido uma grande experiência como piloto, com certeza.

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 10:50 am
  38. Não dá para tirar muitas conclusões a respeito dos testes ocorridos nesta semana.

    não dá para saber como estavam os tanques dos carros, e isso por sí só já inviabiliza qualquer analise mais profunda.

    quanto a um piloto ser mais rápido que o outro nos testes, é preciso aferir o quão rápido esse piloto pode ser com os pneus deteriorados e com tanque cheio.

    ritmo de corrida vai ser um fator preponderante neste campeonato. creio que pilotos de tocadas mais técnicas, terão certa vantagem sobre os pilotos mais agressivos, que vão acabar com seus pneus mais rapidamente.

    isso foi um chutômetro, mas, ainda jogo minhas fichas no Schumacher.

    abraços..

    Publicado por Danilo | 04/02/2010, 10:51 am
  39. Beken, o que você diz sobre essa notícia:

    “USF1 terá caixa de câmbio transversal em seu carro.”
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16284/

    Publicado por Bruno Said | 04/02/2010, 10:51 am
  40. Daqui a pouco a USF1 divulga que o Type 1 será enviado a uma missão espacial, e que quem testará o carro será o macaco Albert.

    Que o principal sponsor é a NASA. Que o carro é na verdade um projeto inovador, terá 3 rodas e captura imagens do Huble.

    Será que eles estão no lugar certo?
    Queria muito queimar a minha língua a vê-los detonando bicos, mas tá difícil.

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 11:00 am
  41. Iomau………. Pois é esse “O Queixada” que você se refere é o heptacampeão mundial,na minha opinião o 2 melhor de todos os tempos,só perdendo pro SENNA,então se eu tivesse que escolher um professor seria ele.
    E parece que o Massa foi bom aluno,pq em 2008 pulverizou o campeão Kimi Raikkonen(que é melhor que o Alonso) o transformando em segundo piloto.E em 2009 antes da mola,estava 16 pontos na frente.

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 11:02 am
  42. Alex-Ctba,

    DEIXA DE SER SEM GRAÇA E PRECONCEITUOSO, vc por acaso é o que? Um especialista ou engenheiro de F1 para segregar os frequentadores do blog assim: populares e especialista?

    Popularização….ta legal…deve andar de Gol ou Uno e fica detonando os populares….

    Publicado por Wanderson | 04/02/2010, 11:03 am
  43. Alex-Ctba……..concordo com você,totalmente dispensável o comentario do indivíduo

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 11:10 am
  44. Aí fui dar uma olhadinha no youtube da USF1.

    Tem um “capítulo” novo sobre parte elétrica:

    Não sei porque, mas me parece que eles estão encarando F1 como Overhaulin, West Coast Customs, American Hot Rod sei lá.

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 11:13 am
  45. O James Allen falou algo muito interessante no blog dele ontem:

    … Alonso’s time today (1:11.470) was set on the fourth lap of a 12 lap run.

    …Alonso did a 16 lap run in the late afternoon, which started out in the low 1m 13s and gradually came down smoothly and consistently to the high 1m 11s, which is roughly the difference in fuel weight, so the car seems to be well balanced and looks after its tyres pretty well.

    …Schumacher did 82 laps today and is clearly in pretty good shape physically. The car seemed fairly consistent on the long runs of 23 laps or so, the same length runs Rosberg was doing yesterday. He ended with a super consistent 16 lap run in which all but one lap was in the 1m 14s. But the times were not coming down as demonstrably as the Ferrari’s as the fuel burned off.

    …He (Button) set his fastest time, a 1m 12.9 on the final lap of a nine lap run. With more fuel on board later on he was lapping in the high 1m 13s and low 1m 14s.

    Resumindo a coisa toda:

    Alonso fez um sprint de 16 voltas e seus tempos iniciais foram na casa de 13” baixo que foram baixando até 11” alto.

    Schumacher fez um sprint de 16 voltas e seus tempos foram sempre na casa de 14” baixo.

    Button com carga de combustível semelhante aos outros dois fez tempos na casa de 13” alto e 14” baixo.

    O melhor tempo de Button foi feito numa série de 9 voltas e o melhor tempo de Alonso foi feito numa série de 12 voltas. A diferença entre eles foi de 1,5 segundos.

    É pra se pensar…

    Publicado por Arlindo Silva | 04/02/2010, 11:17 am
  46. Eu não segrego ninguém, se tem alguém q pode fazer isso aqui é o Becken, afinal aqui é a ‘casa’ dele. Só emiti minha OPINIÃO a respeito da popularização do blog, mas se vc acha q é importante essas piadinhas, q tem td a ver com o tema “Balanço dos testes em Valência”, fique a vonts…

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 11:18 am
  47. Estou relamente curioso pra ver o que o pessoal vai falar quando em Jerez, Massa testar depois do Alonso e tiver a pista melhor e ajustes mais apurados.

    Publicado por stephan könig | 04/02/2010, 11:25 am
  48. Iomau, essa USF1 é uma fanfarrona. Parei de acompanhar qualquer notícia deles depois que postaram aquele vídeo de fabricação do bico do carro. Faltaram usar tesoura sem ponta e cartolina.

    Estou ansioso por notícias da Lotus, será que vai?

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 11:32 am
  49. SennaCeccotto PERMALINK
    comentário de ontem

    Daniel
    Are you a English Lord?
    A little bet to incite to?

    At Oxford we learn:
    a/an with similar sound better “a”

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 11:45 am
  50. Stephen König

    e ficar atrás dele..
    Conclusão
    Alonso é melhor.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 11:48 am
  51. acho prematuro os alonsistas proclamarem vitória do Alonso sobre o Massa.

    para confirmar isso, teria que obter dados que ninguém tem, tais como, quanto combustível cada um tinha no carro, além da temperatura da pista no momento do teste. é impossível determinar que as temperaturas eram idênticas.

    a pergunta que faço é a seguinte:

    os tempos do ultimo dia de teste, foram sistematicamente inferiores ao do dia anterior? ou somente o ”gênio” Alonso conseguiu um tempo melhor que o de seu companheiro?

    para mim, são muitas variáveis..a pista estava mais emborrachada..

    por isso, para mim, só vou acreditar que o Alonso é superior ao Massa neste momento, se ele alinhar na frente na primeira corrida…e isso vale para todos..

    abraços..

    Publicado por Danilo | 04/02/2010, 11:49 am
  52. nível dos comentários caiu muito.

    Publicado por andre | 04/02/2010, 11:55 am
  53. Danilo

    Tudo bem?
    Se ele alinhar na frente ou se ficar na frente na primeira corrida?
    Massa tinha a vantagem de conhecer um carro similar, andou dois dias, o set-up era dele.
    Toda a gente tá falando que é invulgar um piloto chegar sentar e fazer melhor tempo que um bom piloto e com experência do bólide.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 11:59 am
  54. Anselmo Coyote
    (por extenso)

    Não sei se podemos falar por aqui de Nobel e literatura, essa não é popularização é só desvio de tema, então para vc o grande Guimaraes Rosa é assim quase como o Ayrton e o Paulo Coelho é o Schumacher, P.C. é melhor que o grande queixada! vendem é muito, os outros dois serão o Rubinho e a menina é a Lella Lombardi ah essa teve pontuação só metade mas teve..
    Saramago é bom mas ainda não acabei os Clássicos…

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 12:13 pm
  55. É prematuro dizer qual está melhor? Claro.

    Mas que o Alonso fez a lição de casa, isso ele fez.

    E que o Massa deve ter ficado puto, isso ele ficou.

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 12:14 pm
  56. Becken,

    Você analisou bem o que aconteceu nesses três dias e não há muito mais o que comentar.

    Não podemos sequer usar os tempos como grande refência, quanto mais comparar as performances de Felipe e Alonso. O que fica claro é que o carro de Maranello não apresentou as possíveis falhas de projeto tão noticiadas.

    Acho que Mercedes e Mclaren tem bons carros e obviamente vão trabalhar no seu desenvolvimento.

    A Sauber nunca foi uma equipe de fazer jogo de cena nesses 17 anos de fórmula um. Acho até que podem ter treinado um pouco mais leve, mas devem ter um bom carro sim.

    A Renault e a Williams é que se mostram uma grande interrogação. Realmente eu (e a torcida do glorioso Sport) esparávamos uma carro mais rápido. As declarações do Barrichello sugerem um carro com problemas de equilíbrio, mas ao mesmo tempo fala que estava sempre com muita gasolina. Vamos ver.

    O carro da Toro Rosso, em última análise o modelo do ano passado com um tanque maior(até a suspensão traseira se manteve igual a do ano passado), mostra o quanto esse projeto é bom. Ficamos a imaginar o que pode apresentar a Red Bull já que com certeza vai levar bem mais longe o trabalho de evolução deste carro.

    Uma última coisa a ressaltar é que Valência é uma pista lenta, com retas curtas e a temperatura estava muito baixa. Arrisco dizer que é o inverso de uma corrida na Malásia por exemplo.

    Talvez só nos últimos testes, em Barcelona (que é uma pista bem mais completa para avaliar um carro) teremos uma visão mais clara do que pode acontecer na estréia no Barhein.

    SennaCeccotto,

    Churchil era, independente do que representou para a história como estadista, um GRANDE ESCRITOR.

    Escreveu a vida inteira. Livros, ensaios, colunas em jornal, discursos.

    Na sua obra podemos destacar :

    – História dos povos da Língua Inglesa
    – Grandes homens do meu tempo
    – Biografia de Marlboroug
    – Biografia de Gladstone
    – Memórias da Segunda Guerra Mundial

    Foi após a publicação de Memórias da Segunda Guerra Mundial que ele foi premiado com o Nobel de Literatura. Trata-se uma obra composta de CINCO livros com mais de 2.500 páginas onde ele relata, de uma maneira impressionan te o com um estilo todo próprio, a história dessa guerra sob a ótica de um dos seus maiores protagonistas,

    Churchill foi o homem que escreveu os discursos mais famosos do século 20. O discurso da Hora Gloriosa, quando a França estava prestes a cair, e o de Fulton, onde ele cria a expressão “cortina de Ferro” são só alguns que recomendo a todos lerem.

    A questão é que o HOMEM E O ESTADISTA CHURCHILL são ainda maiores que o escritor cronista.

    Tenha certeza, trata-se de alguém único na história do século 20. Foi alguém que num momento de inflexão da história se manteve firme aos seus princípios tendo como adversários todo o mundo, inclusive seus companheiros britânicos.

    Em última análise a associação Brawn/Mercedes é resultado da obra e da vida deste homem.

    Caro amigo Anselmo Coyote,

    Comparar Churchill com Sarney, por mais longe que tenha sido essa comparação me fez lembrar uma declaração dada esses dias pelo governador do DF José Roberto Arruda onde ele se compara com o Apóstolo Paulo….risos .Parece mentira, mais é verdade, ele disse isso….risos

    Um grande abraço,

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/02/2010, 12:26 pm
  57. Grande Sirlan, são comentaristas como vc q fazem a excelência do blog, ainda q fuja do tema, mas sempre com boas histórias e assuntos interessantes, ajuda a equilibrar a balança q os wandersons da vida insistem em trazer abaixo.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 12:35 pm
  58. Meu caro

    Sirlan Pedrosa

    A questão é que o HOMEM E O ESTADISTA CHURCHILL são ainda maiores que o escritor cronista.
    Tocou no ponto.
    Não vou estar aqui brandando bandeira se ainda não leu, a Biografia de Martin Gilbert é soberba.Pelo jeito já leu.
    Em dois livros e 5cd´s estão recopilados todos os seus discursos, que me servem de inspiração para muita coisa ,se for a Londres não deixe de ir aos War Cabinet Rooms por baixo do antigo Almirantado perto 10 Downing Street.

    “Em última análise a associação Brawn/Mercedes é resultado da obra e da vida deste homem.”
    Essa não, não mesmo. É INEQUIPARÁVEL. NOT MESURABLE
    ABRAÇO

    P.S. Se for a Londres vá também de ao La Movida..cada gata.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 12:48 pm
  59. Sirlan, se puder, quiser, gostaria de saber qual a sua profissão?

    obrigado

    Abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/02/2010, 12:49 pm
  60. Meu estimado amigo SennaCeccotto…….Vamos quem é melhor após as 3 primeiras corridas.Por enquando tá valendo nossa aposta,caso o Massa teste por ultimo,vai ser engraçado você escrever Massa campeão 2010 abaixo do seu nick.Lembra?

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 12:55 pm
  61. Sirlan Pedrosa

    o Nobel foi-lhe concedido porque o da Paz era um bocadinho irónico..como mudou o Comité de Atribuição! Agora até o Lider de uma nação em guerra com outras duas o recebe..
    Mas pela vida e Obra e não só Literaria merecia um Prémio Nobel
    O cara era um espirituoso notável.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 12:58 pm
  62. SennaCeccotto.

    tudo bem, e você?

    Se o Alonso alinhar na frente do Massa, não vou tirar nenhuma conclusão precipitada. pode ser estratégia da equipe, com um carro mais leve, e outro pesado. ou pode ser que o Alonso encaixou uma melhor volta com condições de pista melhor. ou pode ser que ele adptou seu estilo de pilotagem melhor que o Massa. ou pode ser que ele realmente seja melhor que o Massa.

    o ponto, é que na minha opinião, é prematuro decretar a supremacia do Alonso sobre o Massa, com base nos tempos dos testes.

    o Alonso pegou um carro já acertado. o Massa teve que acertar o carro até achar o ponto. por outro lado, o Alonso não conhecia o carro. mas os novos carros são uma incógnita, já que estão mais pesados e com uma tocada diferente, por causa dos pneus..

    mas, eu tenho absoluta certeza que se o Schumacher estivesse pilotando essa nova Ferrari, nem Alonso, nem Massa, nem Kimi conseguiriam bater ele..

    abraços..

    Publicado por Danilo | 04/02/2010, 1:01 pm
  63. Alex-Ctba,

    Não foi vc mesmo que criticou meu comentario por ele , segundo vc, não ter nada haver com o tema “Baçanço dos testes em Valência”? E elogiou o Sirlan pelo comentário fora do tema proposto? Nada contra Sirlan e seu comentário, mas na verdade vejo que vc é um baita puxa-saco de alguns aqui…..mas não resiste às suas próprias contradições. Uma pena….

    Publicado por Wanderson | 04/02/2010, 1:03 pm
  64. Daniel

    The bet is only at the second one, not included!
    Mas olha que vai ficar premonitório..depois toda a gente “o cara acertou até pôs no nick.”
    ALONSO TRI-CAMPEÃO

    e se o Massa e vc ganharem não me caem os parentes na lama por causa disso.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 1:04 pm
  65. Concordo com o comentário do Arlindo, essa diferença de tempo (1,5s) nesses stints dão o que pensar. Na minha oponião, acho que a Ferrari vem forte, ainda mais por ter abandonado o desenvolvimento em 2009 e se dedicado a esse carro. Acho que devem ter acertado a mão e no mínimo vem com carro competitivo.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 1:06 pm
  66. Voltando a questão Massa x Alonso, se atribuirmos notas de 1 a 5 para os principais quesitos para um piloto top, imho seria assim:

    Volta lançada de classificação:
    Massa 5
    Alonso 4

    Largada:
    Massa 5
    Alonso 5

    Ritmo de corrida:
    Massa 4
    Alonso 5

    Ultrapassagem:
    Massa 4
    Alonso 5

    Conviver com a pressão:
    Massa 5
    Alonso 5

    Administração do equipamento:
    Massa 4
    Alonso 5

    Arrojo:
    Massa 5
    Alonso 5

    Trabalho em conjunto com equipe ( Engenheiros/Mecânicos )ou simplesmente carisma:
    Massa 3
    Alonso 5

    Resultado final:
    Massa: 35
    Alonso: 39

    O q não impede do Massa superar o Alonso este ano e avançar em alguns quesitos.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 1:06 pm
  67. Wanderson

    Deixa isso para lá cara
    vamos falar de F1
    Quais os dez melhores pilotos incluídos os vivos?

    Abc.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 1:06 pm
  68. “mas, eu tenho absoluta certeza que se o Schumacher estivesse pilotando essa nova Ferrari, nem Alonso, nem Massa, nem Kimi conseguiriam bater ele..”

    Mais uma pensionista…….incrível como ninguém até agora tava falando coisas do tipo…

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 1:08 pm
  69. Falam mal mas a US F1 team faz uma coisa que ninguém faz, que é mostrar a construção de F1 nas varias vertentes.
    Não sei qual é confusão de mostrar a realidade! Grande promoção que estão a fazer, um marketing muito bom. As equipas da velha guarda é que não mostram nada, tudo no segredo dos deuses, equipas fechadas cheias de merdas e que fazem da F1 actual um grupo fechado a beira da rotura. Vamos ver até quando a bolha aguenta, foi por isso que o kimi foi embora. E já em algum lado que uns fotógrafos já estavam tristes porque o Shummi abandonou as motos e o estado descontraído para voltar ao sistema da formula 1. Restrito e cheio de não me toques, vejam o Rossi campeão como ninguém e mais conhecido que 90% dos pilotos de F1.

    Publicado por Jonas | 04/02/2010, 1:12 pm
  70. Alex Ctba

    Faltou aí historial
    que conta sempre alguma coisa, como diria WSC ” Historia Historia Historia”
    Na pontuação conviver com a pressão: o Massa se estiver pressionando para passar um cara às vezes erra..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 1:12 pm
  71. respondendo a proposta de SennaCeccotto:

    Senna, Schumacher, Fangio, Clark, Prost, Piquet, Lauda, Gilles Vileneuve( não ganhou título, mas guiava muito), Alonso, Hakkinen.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 1:13 pm
  72. Wanderson

    Não é puxasaquismo não, é admiração mesmo. Sempre aprendo alguma coisa com o Sirlan, bem como com o Coyote, Cardoso, Willian, Edgard, Leandro, Guilherme, Ffigueiredo, Ernesto, Daniel Gomes etc e mais recentemente com o Celso Gomes, wilson, Irlan, putz, de cabeça vou deixar um monte d gente boa de fora, enfim, a rapaziada q trás o debate para um nível bacana e q fez desse blog, um dos meus prediletos em relação a F-1 q é o esporte q TODOS NÓS AMAMOS.

    De repente vc só quis fazer um comentário descontraído, foi infeliz, mas acontece, o q não impede de vc se juntar a rapaziada aqui e debatar F-1 q é o q interessa. Não sou azedo e gosto de piadas, mas as vezes a gratuidade das mesmas me irrita um pouco.

    Então a gente pode começar de novo e eu humildemente peço desculpas se te ofendi em algum momento e bola pra frente companheiro, q tem uma temporada promissora a nossa frente.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 1:14 pm
  73. Alex-ctba………..depois me cobra os direitos autorais!

    Volta lançada de classificação:
    Massa 5
    Alonso 5

    Largada:
    Massa 4
    Alonso 5

    Ritmo de corrida:
    Massa 6
    Alonso 5

    Ultrapassagem:
    Massa 5
    Alonso 5

    Conviver com a pressão:
    Massa 7
    Alonso 5

    Administração do equipamento:
    Massa 4
    Alonso 5

    Arrojo:
    Massa 7
    Alonso 5

    Trabalho em conjunto com equipe ( Engenheiros/Mecânicos )ou simplesmente carisma:
    Massa 5
    Alonso 5

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 1:18 pm
  74. Leonardo

    é isso aí
    se a Xuxa não estivesse um bocadinho passada se era calhar era melhor que a Ana Paula Tabalipa

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 1:18 pm
  75. Alex-Ctba

    Tranquilo, estamos zerados, também gosto muito de F1 e debater o tema, eu realmente quiz trazer uma piada para descontrair, creio que alguns gostaram outros não, como vc, mas respeito e vamos em frente….espero poder contribuir nos comentários.

    Falou camarada

    Publicado por Wanderson | 04/02/2010, 1:18 pm
  76. Parabéns ao Alex-Ctba e ao Wanderson que se entenderam e propuseram estabelecer bons debates aqui, neste excelente blog.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 1:20 pm
  77. SennaCeccotto…sinceramente não entendi…..vc esta se referindo a qual comentario meu?

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 1:21 pm
  78. Senna, Clark, Fangio,Lauda, Gilles Vileneuve, Alonso,Nuvolare,Vettel(ainda vai ser) e Schumacher,ah mas foi desclassificado por atirar Hill filho, Villeneuve filho pra fora da pista.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 1:27 pm
  79. daniel

    as patacoadas do hamilton (para mim, campeão por acaso em 2008 devido as patacoadas demais da ferrari em 2008):
    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/04/02/em+dois+anos+de+carreira+hamilton+e+ima+de+polemicas+e+confusoes+5280937.html

    Em 2007, repito, não bateu o alonso, foi ajudado pela equipe em destronar o alonso, (apos alonso delatar a mclaren) mesmo que isso fosse a mclaren perder o título. Estavam com 17 pontos na frente, faltando 3 corridas, terminaram com um ponto atrás do raikonen. Se isso não é trabalhar contra um piloto (no caso alonso) não sei mais o que é. Querem um declaraçao em cartorio do ron dennis?

    seguinte: alonso não levou pau do hamilton e posso provar.
    Ate o gp da belgica alonso tinha 95 pontos e hamilton 97. Saiu decisão final caso espionagem,
    da mclaren (nesse caso delação por parte do alonso) faltavam tres provas. A mclaren trabalhou intensamente em favor de hamilton. Mas esse, que era protegido do ron denis ainda não estava preparado para a pressão que viria. Resultado: em tres provas o hamilton fez aquelas cagadas na china e no brasil. Alonso mesmo com equipe trabalhando contra fez nas tres provas 14 pontos, hamilton 12.

    Então não levou pau do hamilton. até porque matematicamente os dois empataram e foi usado desempate atraves numero maior nr. segundos lugares. Se a mclaren tivesse trabalhado de forma isenta, no mínimo alonso teria sido campeão, mas porque privilegiar alguem que trabalhou contra né? E isso ninguem leva em conta. É igual história do mensalão: todo mundo sabe que existiu. Mas para o Lula e para a justiça não aconteceu nada. Tudo normal.

    E ainda tem mais:

    em 2008 com a carroça que a ruimnault construiu aquele ano, do gp da hungria (decima primeira prova) até a ultima prova no brasil (decima oitava) quem mais somou pontos não foi o massa, nem kimi, nem hamilton foi o alonso: 48 (contra 24 kimi, 40 hamilton e 43 do massa). é mole ou quer mais?

    Hamilton é um bobo alegre que só sabe acelerar. Pena que pneus vão ser iguais para todo mundo e a Bridgstone fez segundo massa um pneu para aguentar longas voltas e com 800kg de peso (carro+piloto+gasolina ate fim da corrida). Porque hamilton nunca soube poupar equipamento. então se tivesse varios compostos e pelo menos ums dois fornecedores diferente ele estava ferrado.

    Piloto que no inicio de corrida com esse peso extra ficar subindo em chicane, zebras a dar com pé vai comprometer sua corrida, pois o peso será maior e exigirá mais da suspensão e freios em alguns circuitos.

    Publicado por wilson | 04/02/2010, 1:28 pm
  80. Leonardo

    Pensionista…
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 1:29 pm
  81. Daniel, eu torço pro Massa tb, mas desses quesitos, eu realmente acho q em ultrapassagem o Alonso é melhor, o problema é q com a carroça da Renault, não dava pra ultrapassar ninguém, e em largada q vc rankeou o alonso melhor, muito da fama de bom de largada dele, tem relação com o sistema da Renault de 2005/2006 q era imbatível, até o Fisichella largava bem. E em relação a carisma, não dá pra comparar ainda, mas o Massa chega lá. Tem um quesito em q o Massa e o Vettel são imbatíveis: ‘front runners’ qdos eles saem na pole, e difícil pegar, de cara pro vento, como diz a besta do GB, eles não cometem erro.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 1:33 pm
  82. Wanderson –>

    Eu tb sou fan do Sirlan.

    Mas de boa mesmo, uma coisa é fazer citação curta de qualquer assunto, outra é virar um debate de literatura.

    Para mim é Chato pra caralho, para voce pode ser otimo. Mas debate isso entao num forum de Literatura e nao de Formula 1.

    Aqui se tu quiser falar se o parafuso do formula 1 é medido em Centimetro ou Polegada OK, mas literatura nao tem nada haver com formula 1.

    Publicado por Claudio Cardoso | 04/02/2010, 1:35 pm
  83. Boys,

    Me digam, qual é o critério que vocês usam para achar que 0 Massa está, pelo menos, próximo do nível do Alonso. Além é claro do fato de vocês torcerem por ele.

    Se a Ferrari achasse que o Massa poderia ser igual ou melhor que o Alonso, não tinham contratado o espanhol, mas sim um escudeiro pro Massa. Ainda mais pagando praticamente o DOBRO pro Alonso.

    Olha as coisas que tenho que ler:

    Conviver com a pressão:
    Massa 7
    Alonso 5

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 1:36 pm
  84. SennaCeccotto

    Não sou pensionista mesmo, nem gosto do Schumacher, mas não posso negar que ele é um dos melhores da estória, apesar de achar que ele também se beneficiou de uma entre-safra ( ou escassez, ausência) de grande pilotos em sua carreira.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 1:37 pm
  85. Vao inventar mais merda.

    Tirado do Tazio

    A F-1 estuda a possibilidade de implantar uma nova regra que obrigaria os pilotos a realizarem ao menos dois pit stops por corrida.

    A proposta foi discutida entre as equipes e a FIA para ser introduzida, possivelmente, já nesta temporada, mas uma recente reunião entre os principais membros da categoria decidiu contra a mudança imediata.

    “Houve diversas opiniões sobre isso”, afirmou Ross Brawn, chefe da Mercedes. “Isso é um pouco preocupante com relação às estratégias de corrida de cada equipe.”

    “Devemos ver como as corridas irão se desenvolver. Se acharmos que não estamos tendo o espetáculo que gostaríamos, teremos que reconsiderar.”

    Mesmo com o fim do reabastecimento, ao menos um pit stop será obrigatório, já que as equipes são obrigadas a utilizarem dois compostos diferentes em todas as corridas. A nova medida obrigaria a utilização de dois tipos de pneus diferentes, mas com um deles sendo utilizado duas vezes ao longo da prova, forçando duas passagens pelos boxes.

    “Vamos esperar algumas corridas antes de pensarmos em mudar as coisas”, encerrou Brawn.

    Publicado por Claudio Cardoso | 04/02/2010, 1:39 pm
  86. Claudio Cardoso,

    vc viajou amigo….quem estava debatendo sobre literatura era o Sirla, Alex, outros caras….não era eu…

    Publicado por Wanderson | 04/02/2010, 1:40 pm
  87. Concordo com vc Cosmo, e acrescento mais uma coisa:

    Se fosse assim, a Ferrari não contrataria Alonso a peso de ouro e ainda ficar pagando o salário do Kimi equanto ele corre de Rali.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 1:42 pm
  88. Mais quesitos aí gente!

    Ego:
    Alonso 1.234.564.220
    Massa 15

    Quantidade de segundos levados para as equipes:
    Alonso 1.5 s
    Massa : ) s

    Lidar com a pressão:
    Alonso : (
    Massa 260

    Filhos:
    Alonso –
    Massa 1

    WDC’s:
    Alonso 2
    Massa 0,95

    Semelhança com Zacarias:
    Alonso 0
    Massa 100

    Maturidade:
    Alonso Alguns escandalos na categoria, 2 títulos.
    Massa Iô-iô Sauber, 4 anos de Ferrrari, 01 filho, 01 vice, 01 mola assassina, um excelente retorno.

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 1:45 pm
  89. SennaCeccotto (ou seria Tolemam de 1984 ?),

    Gosto muito desse espaço, porque por alguma razão nasci com o gene de amante do automobilismo e aqui encontro outros que como eu sofrem desse mal.

    O melhor entretanto é que com esses outros aprendo muito. Com o tempo passamos até a esperar o que o colega vai escrever para refletir com essa informação a mais. São as pessoas que o Alex-Ctba escreveu no seu post e tantos outras mais que podemos estar esquecendo, sem falar claro no Becken que estimula e direciona o discurção.

    Jamais entro em discursões aqui querendo “mostrar” que meu ponto de vista está correto, pelo simples fato que consigo conviver bem com a diversidade das opiniões e por minhas convicções serem independentes de serem populares ou não.

    Mas este blog também é frequentado por alguns jovens, como nosso querido Tomás, e acho que é uma obrigação mostrar alguns pontos que são inequívocos e não cabem sequer discursão. E no caso específico de uma figura como Churchill acho um dever em nome de seu legado e de sua história esclarecer para as futuras gerações quem foi esse homem.

    Pode-se gostar ou não de Wiston Churchill como escritor, mas dái a insinuar que ele não tem uma obra compatível com os demais “Nobel de Literatura” é desinformação ou misturar preferências com fatos. O prêmio Nobel dado a ele está definitavamente nas mãos de um grande escritor.

    Eu por exemplo não gosto de Guimarães Rosa, mas reconheço sua importância para a Literatura Brasileira.

    Quanto a associação Brawn/Mercedes está claro que você não entendeu.

    Eu daria o Nobel da Paz a Churchill. Tem coisas na vida que não bastam ser lidas, tem que ser vividas…

    Alex-Ctba

    Parabéns pelo seu post. É muito mais difícil estender uma bandeira branca que apontar um fuzil.

    Uma grande lição de espirito democrático e de humildade, caso alguém fale que estou puxando seu saco tudo bem. É verdade. Puxo o saco de quem admiro.

    Marcelo (Cascavél)

    Amigo, eu sou Engenheiro Mecânico por formação.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/02/2010, 1:45 pm
  90. Wanderson -> foi mal.

    Entao é direcionado a quem ta debatendo rss

    Publicado por Claudio Cardoso | 04/02/2010, 1:46 pm
  91. Cosmo

    vc não é nada como a personagem vai sempre pela lógica se tinha melhor contrataria escudeiro

    Claudio Cardoso

    Isso de mudar as regras a meio do jogo é palhaçada.. Cheira a que o Brawn está vendo a Ferrari muito forte e está querendo uma virada a meio do Campeonato, como fizeram com ele no ano passado (vê se ele deixou) o cara é se vou na frente não muda nada se vou detrás podia-se mudar qualquer coisa para animar…

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 1:52 pm
  92. E aí Wanderson, não acha que podia ter dormido sem essa?

    Entenda, aconselho que, se você não puder pelo menos se ater ao assunto do post, não poste qualquer merda que encontrar na web, é que o pessoal que frequenta esse espaço é realmente elitista.

    E quando digo elitista, digo no bom sentido, da busca de qualidade nos argumentos, da colaboração para o entendimento das complexidades que envolvem a F1 (aerodinâmica, estratégia, consumo de combustíveis, regulamentos e políticas, etc.).

    Se você estiver em um dia em que tiver muita vontade de postar porcaria, indico o Blig do Gomes e o Blog do Téo.

    Digo isso porque o Gomes é mestre em ser furado pelo Becken (e em nehuma ocasião tem humildade para reconhecer que a notícia veio daqui) e o Téo José, sinceramente, sem desmerecê-lo como pessoa, não sei como ele ganha a vida como repórter especializado em F1.

    Os blogs citados são espaços perfeitos para extravasar sua antipatia pelo Felipe Massa, cheio de comentaristas que vão achar o máximo textos como o que você postou aqui.

    É apenas uma dica ok, nada de pessoal, pois, desde de que o Becken aceite o comentário, já que é ele que manda nessa bagaça, entendo que você tem o direito sagrado de escrever o que quiser e onde quiser, afinal, não é à tôa que limpamos o c… com papel, é a prova inquestionável de que ele aceita qualquer coisa . Eu mesmo já cansei de jogar pedra no Barrichello, muitas vezes por puro desprezo daquela singular figura. Tem muito fã do cara que me detesta por conta disso…rs…

    Ah! Para não deixar passar batido, estou notando que está cheio de dono da verdade decretando a prematura queda de Felipe Massa, baseado no que eu não tenho a menor idéia (acho que eles também não…rs…).

    Eu, por exemplo, odeio Hamilton e Alonso, mas tenho um medo danado dos dois e nunca vou desprezá-los, pois sei que eles podem perfeitamente ganhar o campeonato.

    Bom, como dizia a minha avó: “precaução e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém”. Portanto, como costumo seguir seus conselhos, vou esperar até o 5º ou 6º GP para tirar conclusões realmente fundamentadas sobre a atual temporada.

    Publicado por Cassius Clay Regazonni | 04/02/2010, 1:52 pm
  93. Claúdio Cardoso,

    Prometo que não falo mais de outra coisa hoje que não seja F1, é que não resisti….risos

    Por falar nisso, o que vc achou da declaração do Serra sobre a Dilma ??? risos

    E a terra, tá aquecendo mesmo ??? risos

    Um abração amigo,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/02/2010, 1:53 pm
  94. Sirlan –>

    So voce mesmo rsss.

    Com o nosso povo a Dilma Ganha. Afinal no brasil nao é politica, é disputa de quem tem mais carisma. No caso da Dilma é pior ainda, pq agora entramos na série indicados.

    Mas e ai Sirlna a USF1 Vai ou nao vai rss ??

    Essa agora de inventarem o Cambio PQP. Se ja ta dificil de fazerem o carro, pq nao compram logo o conjunto caixa motor ne … Alias qual o motor deles ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 04/02/2010, 1:59 pm
  95. Daqui a pouco a USF1 aparece com dois ventiladores na traseira, falando que é o difusor rotativo.

    E o Becken posta foto da Brabham pra comparar (rs)

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 2:05 pm
  96. ”Se fosse assim, a Ferrari não contrataria Alonso a peso de ouro e ainda ficar pagando o salário do Kimi equanto ele corre de Rali”.

    a Ferrari contratou o Alonso a peso de ouro..ou melhor, o Alonso trouxe vários pesos de ouro para a Ferrari, por meio do patrocíno do Antaander..

    oras, a Ferrari não segurou o Kimi, pois ele não valia a pena. não trouxe um grande patrocínio, e não teve um desempenho satisfatório. ganhou um campeonato de presente de dois pilotos medianos e incompetentes que muitos aqui gostam de exaltar…

    foi um dos maiores vexames aquele ano de 2007..

    o Alonso foi o perdedor moral, por assim dizer. penou para empatar com um molecote..

    já o molecote, perdeu o titulo por incompetência e imaturidade.

    ambos já foram campeões, porque tinham equipamentos confiáveis. mas não vejo nada demais nestes dois, Alonso e Lewis..

    para mim, a unica diferênça entre o Rubens e o Alonso, é que o primeiro nunca foi campeão.

    ambos são chorões.. quando não ganham, começam a culpar a equipe, ao invés de trabalharem..

    quanto ao cometário do Leonardo, afirmando que o Schumacher se beneficiou de uma entre-safra de pilotos, isso é um argumento simplista e simplório.

    oras, desde que a F1 existe, só na era Schumacher houve essa entre-safra?

    isso é minimizar um grande piloto. o Schumacher foi um dos melhores, senão o melhor que já passou pela F1.

    não só por seus feitos, mas, pela capacidade de reerguer uma equipe como a Ferrari.

    muitos dirão que isso se deve ao Jean Todt, mas ele estava lá desde 1993.

    foi o Schumacher quem teve a iniciativa de trazer uma equipe competente e vencedora para atuar ao seu lado, a começar pelo projetista.

    então, grande piloto é aquele que consegue extrair o máximo de se equipamento, e consegue ir além do que outros já fizeram..

    ao contrário de outros, que quando a equipe começa a ir mal, já vão se oferecendo a outra equipe, o que é no mínimo uma falta de respeito aos profissionais da equipe e falta de capacidade de extrair o máximo de seu equipamento.

    abraços..

    Publicado por Danilo | 04/02/2010, 2:06 pm
  97. Claudio,

    BOSS 302?

    Publicado por Iomau | 04/02/2010, 2:07 pm
  98. Danilo,

    “para mim, a unica diferênça entre o Rubens e o Alonso, é que o primeiro nunca foi campeão”

    Isso pra mim faz toda a diferença !

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 2:11 pm
  99. O primeiro milho é dos pardais.

    Publicado por Ernesto Sousa | 04/02/2010, 2:17 pm
  100. é por isso que não há nada melhor que um dia atrás do outro. Quem viver, verá.

    Publicado por wilson | 04/02/2010, 2:18 pm
  101. Sirlan Pedrosa
    Acertou

    A questão ai era Churchill merecia mais o da Paz, que trouxe à Europa, e a ligação Inglaterra, se o Brawn a representar ( que eu acho que nunca representará com medida), com a Alemanha e a Mercedes, e não seja tão pessimista a guerra ia acabar mesmo não ia durar até hoje, finalizou foi mais depressa e melhor e não tão rápido como poderia se Chamberlain tivesse ouvido o Churchill antes, ou merecia mais o Prémio Nobel de Literatura, forma rebuscada da Academia para agradecer tudo o que fez pela HUMANIDADE.
    Há-de convir que o da Paz era muito mais idóneo.
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 2:23 pm
  102. Claudio Cardoso

    o motor é mesmo o Cosworth que eu achava que também tinha a caixa acoplada.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 2:26 pm
  103. Danilo,

    Não é simplista não camarada, veja bem: Quando é que nos tempos de Schumacher houve uma temporada como a de 1986, com 4 pilotos excelentes( Senna, Piquet, Prost, Mansell) disputando um título?

    Talvez agora em 2010 que ele correrá tendo pilotos de alto nível (Alonso, Hamilton, Vettel, Massa) em equipes de ponta com chances de título.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 2:28 pm
  104. Cosmo,

    Gostei do difusor rotativo, e claro da pronta comparação do Becken…

    Com outra idéia dessas corre o risco de o Adrian Campos te contratar….risos

    Cláudio,

    A USF1 tem tudo para ser um grande engodo, mas o fato é que o Peter Windsor é do ramo, parece ter boa credibilidade no meio e temos que lembrar que eles anunciaram que iriam fazer a equipe antes de toda aquela confusão do Max Mosley sobre economia e restrição de orçamento.

    Como você falou seria muito mais fácil eles tentarem comprar o cambio da Williams, por exemplo ( Peter Windson já trabalhou com eles), mas a opção pelo transversal me parece muito boa. porque vai ajudar a diminuir o entre-eixos. Realmente espera que alguém viesse com uma opção assim, só não esperava a USF1.

    Acho que se tivesse que escolher entre a Campos e a USF1 qual delas estaria no Barhein, apontararia a Stefan….

    Mas tenho muita simpatia pela USF1 e torço por eles.

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/02/2010, 2:30 pm
  105. Pobre Danilo:

    “para mim, a unica diferênça entre o Rubens e o Alonso, é que o primeiro nunca foi campeão.”

    …quanta besteira em um único post, podia mandar em prestação, assim não evidenciava tanta bobeira junta…..por favor.

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 2:31 pm
  106. Não há dúvidas que o Danilo é uma pensionista…..

    Mas esse ano devemos nos acostumar com eles….

    Publicado por Leonardo | 04/02/2010, 2:32 pm
  107. ahhhhhh Alonso FEZ MAIS PONTOS EM 2008… pode até ser… mas vc não conta né o Cash-gate… se a NAP não tivesse feito aquilo, o Alonso nem teria pontuado…

    Publicado por Jackson | 04/02/2010, 2:49 pm
  108. o nelsinho bateu em oito corridas?

    Publicado por wilson | 04/02/2010, 2:52 pm
  109. Um termo de comparação para o que o Alonso fez é o que conseguiu o Button na tão adorada McLaren ficar a quase 1s do Hamilton son e com pista mais emborrachada..
    Nos próximos testes cada um rodando dois dias, alternando não vai haver muita mais desculpa, e é que o foi surpreendente é eu também achava que a uma volta o Massa ganhava do Alonso..Vamos ver.
    e em Jerez a pista é mais rápida para o carro grande da McLaren poder curvar melhor e na velocidade de ponta poder bater todo o mundo.Engraçado havia até comentários dizendo que no pontos mais rápidos do circuito era a Mclaren a melhor..os caras ou eram panache muito grande nas outras partes do circuito ou então freavam mesmo antes de cortar a linha que era para despistar concorrência.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 2:54 pm
  110. :(

    o Alex-Ctba esqueceu de mim.

    A coisa ficou bem eclética, tivemos piadas, literatura, rusgas, desculpas, brigas, Massa X Alonso (para não gerar piadas infames vou colocar nas duas ordens Alonso X Massa) UsF1, menos o balanço dos três dias de testes.

    Renault, que andou muito bem com tanque cheio até a boca e que pode se dar muito bem em circuitos de baixa e média velocidade por ter o entre eixos menor e as atualizações que eles prometem ate 14 de março que dizem que são em torno de 30% a mais do que já foi testado.

    Williams que optou também pela mesma tática de andar com muita gasolina me agradou muito, sei que não vão ser a potência da temporada mas estão bem. E os motores Cosworth responderam bem aos mais de 300 km rodados nos testes, que a partir de Barcelona terão mais uma equipe rodando com os motores ingleses e que podem ajudar no desenvolvimento do mesmo, lembrando que eles serão homologados em março, então podem fazer um desenvolvimento bem promissor neste mês de fevereiro.

    A Mercedes enfrenta problemas, mas já disse que tem um novo difusor e conjunto de asas para Barcelona e que encontrou a soloção para o problema.

    Mclaren está bem, não dá pra comparar tempos, mas diria que vem forte que vão ser uma das forças do ano, mas me decepcionei com os tempos do Button, foi muito abaixo do que o carro pode render.

    Ferrari_UFC, talvez seja minha impressão, mas já começou a guerra de egos entre Alonsistas e Masseiros, pode ser esse o calcanhar de Aquíles dos rossos este ano. Não digam que isso não chega ao conhecimento dos pilotos, porque chega e cria uma sensação que um tem que mostrar que é bi-campeão e no outro gera o desejo de derrotar a qualquer custo o queridinho do Montezemolo.

    Sobre o carro, acho que está na mesma toada da Mclaren, mas ainda vão desenvolver o carro como vão fazer a galera de Woking, e até as primeiras impressões da Red Bull (que pode vir curtinho como a Renault) para mim são as favoritas por enquanto, não descarto a Mercedes, mas estão um pouco atrás por enquanto

    Toro Rosso, é a Toro Rosso, nada mais.

    Bem que venha o dia 10 com a Red Bull na pista.

    Publicado por Claudemir Freire | 04/02/2010, 3:01 pm
  111. A Mercedes enfrenta problemas, mas já disse que tem um novo difusor e conjunto de asas para Barcelona e que encontrou a solução para o problema de balanço apresentado em Valência. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 04/02/2010, 3:11 pm
  112. PQP como fui esquecer do meu mestre Claudemir ???? mestre Claudemir q tá louco pra ver a Renault voltar ao time dos grandes.

    Esqueci de citar o Iomau, Fernando, André, Cassius, Beatle Ed, Cosmo, Jackson, Jonas o Mauro Brisola q acompanha faz tempo, mas comenta a pouco tempo, a raziada nova: SennaCeccoto, Leonardo etc ( vai ficar de novo um monte de gente boa de fora )…

    Essa rapaziada q somada as demais q eu citei, q faz deste blog um dos melhores (senão o melhor) para acompanhar F-1

    Realmente rolou de td hj e ainda são só 16:20 hehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 04/02/2010, 3:19 pm
  113. nossa, mas que discussão…
    então vou deixar a opinião de um menino de 13 anos aqui:

    01)alonso é um piloto excepcional, e ele venceu schumacher dois anos seguidos quanto este vinha de 5 campeonatos pela ferrari…
    02)alonso não precisaria ganhar em cingapura, esta bem, se nelsinho nao tivesse batido a historia seria diferente, mas o que muita gente esquece é que ele ganhou a corrida seguinte com um estrategia de equipe largando da 4ª posição, e que depois foi 2º no brasil…
    03) a ferrari decidiu contratar alonso por seu talento, eu nao estou dizendo que kimi nao tem, mas alonso tem carisma, inteligencia e fala com precaução…
    eu acho que o piloto vale o que estao pagando por ele…

    ——————————————————-

    bom, com relação aos testes, ficou claro que a ferrari e a sauber foram as melhores, agora resta saber em que condições elas foram a pista.
    mercedes e mclaren ainda tem que aperfeiçoar muitas coisas, mas acredito que o começo é bom,,,
    a renault também tem que melhorar, mas é um começo excelente, por ser uma equipe que vinha em crises em 2009;
    e a Williams e Toro Rosso eu nao sei muito, apenas que o FW32 nao mostrou tudo ainda e que a STR pode dar trabalho as grandes, inclusive por que ela usa motores ferrari ( como a ferrari e a sauber…)

    porém, ainda faltam Red Bull, Force India, Virgin, Lotus, USF1, e Campos (se é que corre)..
    acredito que a Red Bull esta fazendo um mega projeto e estara no nivel das primeiras…

    bem, essa é a minha opiniao,e , apesar de ter 13 anos, consigo ter uma opiniao fundada (nao que alguem tenha contrariado isso)

    grande abraço a todos e a conversa aqui no blog esta legal.

    deixo o link do meu também:
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    abraço, Tomás

    Publicado por Tomás | 04/02/2010, 3:49 pm
  114. Cosmo….Olha as coisas que tenho que ler:

    Conviver com a pressão:
    Massa 7
    Alonso 5

    Alonso só foi campeão quando o chefe de equipe era seu empresario e Briatore.
    Quando foi pra Maclaren e viu um estreiante andando na frente,chorou iqual ao Barrichello,pondo a culpa na equipe,ao invés de superar o companheiro de equipe na pista,ou seja não aguenta pressão.
    Já o Massa quando viu seu companheiro de equipe Kimi(que é melhor que Alonso)ser campeão em 2007,ao invés de ficar chorando e pondo culpa na equipe como Rubinho e Alonso,em 2008 foi lá e superou Kimi,e qualquer um que entenda o minimo de F1 sabe que o titulo era pra ser dele,não foi por erros da Ferrari.Superar a pressão de ter o campeão do mundo,com sua equipe e virar o jogo?Isso sim é aguentar pressão.

    Tá explicado o
    Conviver com a pressão:
    Massa 7
    Alonso 5

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 3:53 pm
  115. Outra coisa…..Vcs ficam o tempo todo falando que Alonso ganha mais,que a Ferrari vai beneficiá-lo,parece que vcs não confiam na pilotagem do Alonso,acham que ele vai superar Massa pq a Ferrari quer assim.
    Só que as coisas não são bem assim.Alonso foi pra maclaren já bi-campeão pra ser o n1 e quanhando 5 vezes mais que o Hamilton e foi superado.E não venham com esses dados de 109 a 109.Hamilton só não foi campeão pela barbeiragem no Gp do Brasil.Tb ficam dizendo que a maclaren o beneficiou,o problema foi na pista,Hamilton foi superior.Ou a maclaren ficou com ele ao invés do Alonso por Bondade?Qual é?
    Finalmente falando de Ferrari,o Kimi foi ganhado o dobro do Massa e foi superado e rebaixado a segundo piloto.

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 4:08 pm
  116. Claudemir,

    Você levantou uma questão importante. O entre-eixos mais curto do Renault numa pista de baixa velocidade. O Kubica fez um tempo no nível de Mclarem e Mercedes e se foi mesmo com o tanque mais cheio, eles não estão tão mal assim.

    E tem também o Red Bull com o motor Renault mais econômico…

    Bem lembrado,

    Um abraço,

    Sirlan

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/02/2010, 4:13 pm
  117. Daniel, então, quero compartir uma ideia com voce,

    como voce disse, hamilton cometeu muitas barbeiragens,,
    e alonso nao.. (tantas, pelo menos)
    acho que os dois sao ótimos pilotos, e com carro ruim ninguem consegue vencer..
    ( a nao ser o senna com a toleman))))
    todos sabem como lewis erra muito, perdeu o titulo de 2007 por querer ir encima de alonso na largada e ficou vice..
    e em 2008 foi ultrapassado nas ultimas voltas por vettel, com um STR, e só ganhou pelo erro de glock…

    e que eu saiba alonso nunca dependeu de nada para vencer…
    ja sei que voce pode dizer do motor quebrado de schumi em 2006, mas alonso fez uma corrida digna de campeao.

    e agora na ferrari massa e alonso vao disputar gp a gp o titulo…
    eu nao tenho medo de que alonso perca, confio na capacidade dele para vencer desafios…
    e massa esta a sua altura, porque senao estivesse a ferrari ja o teria dispensado…

    essa é a minha opiniao;

    grande abraço Daniel.

    Tomás

    Publicado por Tomás | 04/02/2010, 4:20 pm
  118. Sirlan;
    valeu pelo comentario no meu blog;

    grande abraço; Tomás

    Publicado por Tomás | 04/02/2010, 4:21 pm
  119. SennaCeccotto, não é que houve ‘comentários’ sobre velocidade final mais alta das McLaren, houve medições (se não me engano a Autosport noticiou). Um carro com velocidade final maior em Valência não precisa ‘frear’ para fazer um tempo abaixo de outro mais rápido em curvas de baixa, Valência força configuração aerodinãmica semelhante à Hungaroring. Mas o certo é que Barcelona vai responder melhor às nossas dúvidas…

    Publicado por Will | 04/02/2010, 4:32 pm
  120. Daniel: “Massa em 2008 foi lá e superou Kimi,e qualquer um que entenda o minimo de F1 sabe que o titulo era pra ser dele,não foi por erros da Ferrari”

    O que aconteceu nas duas primeiras corridas? O que aconteceu em mônaco? O que aconteceu na inglaterra?

    Hum, sempre a Ferrari prejudicando os brasileirinhos…….

    Publicado por Cosmo | 04/02/2010, 4:38 pm
  121. Engraçado ver essas discussões sobre quem é melhor ou “menos melhor”….

    Todos falam as suas opiniões e falam falam mas……ninguém muda de opinião, pois todos já tem convicções que A ou B é melhor, no fim, todos os ditos até agora são bons senão não estariam aonde estão e nem estaríamos falando deles.

    Na minha opinião acho muito difícil comparar pilotos em épocas diferentes, por exemplo Senna com Alonso, ou Piquet com Fangio ou também Pelé com Robinho.

    outras épocas outras regras outra cabeça outras tecnologias…..mas no fim as discussões são boas desde que sempre respeitando a opinião alheia.

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/02/2010, 4:53 pm
  122. Espero que vc entenda,se não terei prazer em explicar novamente…

    Ao contrario do dos chorões Barrichello e Alonso e seus fãs,que afirmarão que a maclaren e Ferrari os sabotaram.Quando eu falo em erros da Ferrari,eu falo em erros “NÃO PROPOSITAIS”.Não é que o Domenicali mandou o mecanico o liberar o carro ainda com a mangueira engatada,ou mandou sabotar o motor pra estourar a 3 voltas do final.Deu pra entender a diferença?

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 5:05 pm
  123. FALOU E DISSE MARCELO (cascavel)!!!!!!!

    grande abraço, Tomás

    Publicado por Tomás | 04/02/2010, 5:23 pm
  124. Becken,

    Pegando o gancho num post do Cláudio Cardoso, segue abaixo um link para uma matéria de um site americano de automobilismo, onde um jornalista descreve uma visita recente na fábrica da USF1.

    É uma visão bem pessoal dele. Vale a pena conferir.

    http://www.racintoday.com/archives/13543

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/02/2010, 5:25 pm
  125. Daniel
    Iironia minha “frear na linha” o que eu vi foi o De la Rosa comentando que o McLaren tinha mais 10km que o seu Sauber e depois vi que na curva 2 etc. o Becken se não tem engano…Sei bem que sim basta estar desequilibrado nas partes lentas do circuito.
    Tenho a ideia que a autosport torce assim para o lado de Woking se estavam no circuito porque não divulgam velocidade de demais scuderias? Estranho né?

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 5:32 pm
  126. DesculpaDaniel era para o

    Will

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 5:34 pm
  127. Tomás
    Fantástico e para um menino de 13 anos!!!

    Na verdade a vitória do Ayrton Senna com a Toleman-Hart no Mónaco foi.lhe retirada pela conexão franco-belga.
    Chovia muito e o Ayrton como sempre voava, passou o Prost em Rascasse e ia na frente quando Jacky Ickx, Director da Corrida, parou a prova outorgando a classificação como é de regulamento da volta anterior à suspensão.Resultado Prost primeiro Ayrton segundo com metade da pontuação..ironia do destino Prost perderia esse Campeonato para o Lauda por meio ponto no Estoril.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 5:44 pm
  128. Eu já ia perguntar o que vc andou bebendo!
    hehe bricadeira amigo!!
    Abraço!

    Publicado por Daniel | 04/02/2010, 5:47 pm
  129. COSMO como você tem uma cabeça pequena.^^

    Só de ver seus comentários já me deu raiva.

    Primeiramente, acho que você só deveria ficar contradizendo o que os outros pensam no fim do ano, até lá veremos quem é o melhor.

    Em questão de ser campeão, ao meu ver, isso não é muito importante se na questão do campeão o mesmo não teve muitas dificuldades para ser.

    Antes de ficar babando no Alonso e sempre dizer que o Massa é inferior e já está sendo intitulado como segundo-piloto, por que você não pensa assim: em questão do salário do alonso: Ele foi duas vezes campeão, ou seja, nessa questão realmente encontra-se uma diferença em ser campeão ou não, a Ferrari mudou os dias de testes que antes eram: Massa, Alonso e Alonso.

    Entre outras questões que você não observou ou apenas só comenta para encher…

    Boa Noite pessoal

    Gostei desse blog muito bom!

    Publicado por Ângelo | 04/02/2010, 5:47 pm
  130. Alex Cbta

    Muito obrigado pela deferência.
    É estimulante.

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 5:48 pm
  131. ———————–
    todos sabem como lewis erra muito, perdeu o titulo de 2007 por querer ir encima de alonso na largada e ficou vice..
    e em 2008 foi ultrapassado nas ultimas voltas por vettel, com um STR, e só ganhou pelo erro de glock…
    ———————–

    2007 – Retira a marmelada da Ferrari no GP do Brasil e veja como fica o resultado da temporada. Hmailton tinha vários opções para se sagrar campeão, inclusive um 7º lugar. A única coisa fora do normal naquela corrida foi a marmelada da Ferrari.

    2008 – Hamilton estava com motor usado e, novamente, não precisava vencer para ser campeão. Sobre o Glock, acho que falar que ele errou é absurdo. Ele estava de pneus para seco na Chuva. Faça uma comparação com Massa em Silverstone 2008 que estava com pneus de chuva, na chuva.

    Publicado por djow | 04/02/2010, 6:03 pm
  132. Quando o gato sai os ratos sobem na mesa. Mas ele volta e enquadra todo mundo…rsrsrs.

    Caríssimo Sr. Sirlan Pedrosa (quando minha mãe me chama pelo nome completo é porque o bicho pegou. A vantagem é quando ela a começa falar Anselmo Coyote das Caatingueiras e Barrancas do Vale do Rio Gavião, na verdade, antes de chegar nas Caatingueiras eu já pulei as Barrancas, atravessei o Vale e estou dando braçadas no Rio).

    Mas, voltando ao assunto, preste atenção nisso:

    “Vc tem razão (Ceccotto). E acrescento um exemplo: Guimarães Rosa, Zé Sarney, Zélia Gatai e Paulo Coelho estão na Academia Brasileira de Letras e não tem a menor possibilidade de comparação. O Guimarães é escritor. O resto é resto mesmo.”.

    Não houve comparação do Churchill com Sarney. Ninguém em sã consciência questionaria o valor histórico do homem Churchill e de seus inspirados escritos.

    A questão é que quando o Ceccoto falou em Saramago eu pensei em Arte Literária. Em Literatura Assim mesmo, sem adjetivos. A arte pela arte sem quê nem porquê. Digo isso porque existe literatura médica, literatura jurídica, literatura contábil etc e nenhuma delas é arte.

    Por melhor que seja a obra ou objeto, inclusive a escrita, se tiver fim utilitário ou instrutivo, mesmo que concebido com a melhor das intenções (caso do Churchill), não será arte. O destinatário da arte é o espírito. Arte é transcendentalidade, é metafísica.

    Arte é meio marcar com a idiossincrasia, divulgar crenças próprias ou alheias, entreter e estimular a si próprio e aos outros, explorar novas formas de olhar e interpretar, com elevação do espírito, o micro e o macrocosmo.

    Neste sentido, que é o único filosoficamente legítimo, os senhores vão me desculpar, mas Winston Churchill não produziu arte. Repito quantas vezes for necessário o quão indiscutível é o valor desse homem, como homem, como estadista e como escritor. Como artista, não.

    Para mim um padre ou rabino, um engenheiro da Nasa e um filósofo têm o mesmo valor como homens. Todavia não posso confundir alhos com bugalhos. Religião é uma coisa, Ciência é outra e Filosofia é outra. Cada uma tem seu objeto, seu instrumental e sua finalidade completamente distintos.

    Mas, ainda bem que foram vocês – e não eu – que reconheceram que foi mais conveniente dar ao Churchill o Nobel de Literatura que o da Paz naquele momento histórico. Ele compreendeu a grandeza do gesto e o recebeu, homenageando seus mentores. Foi de fato um grande homem.

    Literariamente prefiro Saramago, Guimarães Rosa, Gabriel García Marques, Machado de Assis, Mario Vargas Llosa, Ohan Pamuk, Gibran Khalil Gibran, Kafka, Milan Kundera e muitos, muitos outros.

    Querem saber? Vão todos pentear macacos (mas só até os próximos treinos ou o próximo post…rsrs).

    Abraços.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/02/2010, 6:22 pm
  133. Anselmo,

    Eu sou um homem lógico, na maioria das vezes que olho uma pedra, vejo uma pedra.

    Você é um artista, certamente poucas vezes vê uma pedra onde está uma pedra.

    Bom ler seus textos. Muito bom mesmo.

    Um grande abraço amigo,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/02/2010, 6:31 pm
  134. Sirlan,

    Grade curricular do 1o ano de Filosofia:

    História da Filosofia;
    Teoria do Conhecimento (Fenomenologia);
    História Geral e do BrasilI;
    História Geral e do BrasilII;
    Antropologia Filosófica, e
    LÓGICA (rsrsrs).

    Obrigado pela deferência, mas aqui todos são artistas. Nem dá pra fazer filme, por falta de bandidos.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/02/2010, 6:45 pm
  135. Anselmo Coyote

    É isso aí Arte Literatura tudo no seu lugar.
    A confusão do Sirlan deve ter sido por pôr dois políticos tão diferentes juntos no mesmo post.
    Aliás de encontro ao que vc diz ele dizia para o seu filho “Pensar sem concretizar é uma actividade ociosa” o que encaixa perfeitamente nessa sua Alma de realizador e não de artista só que pensa contempla e filosofa de per si sem outro objectivo.Também pintava e outras tantas coisas..
    Eu por mim lhe agradeço mais A Alma Mater da Resistência com os seus discursos radiofónicos que NUNCA deixaram cair o Espírito dos Aliados e do Povo Europeu e Mundial, apesar de reconhecer que escrevia maravilhosamente e com uma realística que só quem o viveu poderia plasmar.O see discurso de aceitação do Prémio Nobel evidencia o que vc disse

    Bem-hajam todos e um forte Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 04/02/2010, 6:51 pm
  136. Não vou mais discutir com fãs do Massa. É a melhor chance que o Brasil tem de ter um piloto campeão neste ano, fazer o que!

    Como disseram, o fim do campeonato dirá quem se deu melhor: Alonso ou Massa.

    Rubinho campeão 2010. I want to believe.

    Publicado por São Cosmo | 04/02/2010, 7:44 pm
  137. obrigado SennaCeccotto;;;
    me faz sentir bem saber que voce gostou do meu blog;

    e a todos!

    ei, o becken nao deu um sinal de vida hoje…
    será que ele vai postar algo depois?

    estamos esperando!

    abraço, Tomás

    Publicado por Tomás | 04/02/2010, 7:53 pm
  138. “Você é um artista, certamente poucas vezes vê uma pedra onde está uma pedra.”

    Caríssimo Sirlanzinho (assim que mamãe me chama quando me afaga – meu doce e belo Coyotinho),

    Vc é um provocador nato, característica das grandes almas. Não me sentiria digno deixá-lo incorrer novamente neste equívoco – quote acima. Por isso vou ser didático e breve, na medida do possível.

    A relação específica do conhecimento é formada por sujeito e objeto. O sujeito (eu e vc) tem papel passivo e o objeto (qualquer coisa – uma pedra, por exemplo) tem papel ativo. Calma. Não estranhe.

    Esse objeto, em sua quietude e mutismo, nos modifica. A recíproca não é verdadeira, porque não temos qualquer influência que lhe modifique a essência e/ou a forma.

    No primeiro momento desta relação de conhecimento o sujeito (nós) somos ignorantes. Postados diante do objeto, ele imprime sua imagem em nossa mente valendo-se dos nossos sentidos, e nos transforma de ignorantes em conhecedores. Em suma, ele desempenha papel ativo e nos modifica. Nos transforma em outras pessoas, nos enriquece. Entendido? Ok.

    Pois bem. O que conhecemos por Verdade é a concordância desse objeto com a imagem que temos dele. Já podemos dizer que na relação específica do conhecimento entramos em contato com a Verdade. Podemos dizer também que para conhecer temos que ser humildes, reconhecer que não conhecemos e nos submeter passivamente à inércia dos objetos.

    Então, meu caro amigo, onde vc vê uma pedra eu também vejo uma pedra.
    O que ocorre é jamais veremos a pedra por inteiro, mesmo que a viremos. Esse se mostrar e ao mesmo tempo se esconder é chamado “fenômeno”. Mas, cada um, por motivos diversos, tem uma forma própria de apreender a imagem, o que faz com que a pedra, embora com a mesma imagem, tenha significados distintos.

    Mas a pedra é a pedra e não vai mudar. Como pedra ela pode servir para calçar a roda de um caminhão numa ladeira ou como uma arma de defesa ou ataque. Depende da pessoa e das circunstâncias. Daí a importância da troca de impressões sobre os fenômenos com os quais nos deparamos, como forma de universalização do conhecimento.

    Daí também vem a expressão “toda unanimidade é burra”, porque é fisicamente impossível a todos ocuparem o mesmo espaço ao mesmo tempo e apreender o objeto e formar a mesma imagem. Então a opinião não pode ser unânime. Na unanimidade quando todos pensam igual é porque alguns, em verdade, não estão pensando.

    É isso aí.

    Um grande abraço.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/02/2010, 7:54 pm
  139. Alex-Ctba, isso é que é ser o verdadeiro “politicamente correto”: ter a sabedoria de conviver com os diversos pensamentos que por aí fluem. Em resumo, a paz, quando se merece a paz. Parabéns pela postura!

    Sinto bastante orgulho em poder conviver com pessoas que tenham opiniões tão bem fundamentadas com relação à vida no geral. Isto significa aprendizado constante e aprimoramento da tal raça humana. Parabéns a todos aquí do blog que me deixam essa agradável sensação.

    Tiago, vc é a surpresa mais interessante que já apareceu por aqui. Ficaria feliz se pelo menos 1/10 de nossa juventude fosse interessada, atuante e focada como você o é. Sem dúvida o futuro seria melhor. Parabéns pelo exemplo que você é para todos nós.

    Caríssimo Becken. Que tal planejarmos para um dia desses aí pra frente, talvez no final desse ano, quando estivermos comemorando o novo campeão mundial da F1 de 2010, quer seja o Alonso, o Button, o Hamilton, o Massa, o Shumacher, o Vettel ou quem mais chegar (observem a ordem puramente alfabética, para evitar polêmica, hein povo!), para fazermos um inesquecível Boteco Real do F1 Around (até rimou) regado a litros e litros da mais gelada das loiras (ou louras, como queiram) e de incontáveis salgadinhos, incluindo aí o torresminho do mineirim Coyote e quem sabe até do famoso caldinho de peixe e etc. do pernambucano Sirlan. Seria absolutamente imperdível juntar tantas boas cabeças aqui do F1 Around, in loco, ao redor de uma grande mesa de bar. Vamos levar essa idéia adiante? Parabéns a vocês, meus amigos do F1 Around, por me proporcionarem essa vontade de compartilhar com vocês, não somente no mundo virtual, nossas idéias, opiniões, absurdos, gozações e etc.

    Por ultimo, o maior dos parabéns ao “Grande Chefe” Becken por ter conseguido, com sua inteligência e objetividade, juntar esse número bastante significativo de cabeças pensantes. Você merece essa puxada de saco, Chefe! Como dizem por aí, você é O CARA!

    saudações, meus amigos

    Publicado por celso gomes | 04/02/2010, 9:15 pm
  140. Celso, sugestão sobre o “boteco” anotada!

    Publicado por Becken Lima | 04/02/2010, 9:16 pm
  141. Ooops!

    TOMÁS me desculpe pelo Tiago ;-(

    São as muitas horas pelos céus e também pela idade

    saudações e parabéns, mesmo, pelo seu ótimo blog. Você é O CARINHA!

    Publicado por celso gomes | 04/02/2010, 9:20 pm
  142. Fiquei o dia fora, mas confesso que achei absolutamente fascinante a discussão sobre Churchill. Sendo eu mesmo um anglófilo, Churchill não poderia deixar de ser um dos meus heróis. Coincidentemente, eu reli (sim, RELI!) um livro chamado “O Duelo”, escrito por um historiador inglês chamado John Lukacs — talvez um dos sujeitos que mais entendem de Churchill no mundo.

    O livro é fascinante porque narra os 80 dias anteriores ao momento em Churchill reúne forças políticas internas e externas para combater Hitler, ao mesmo tempo em que convence Roosevelt a aderir à sua campanha. Entremeado, há um admirável retrato comparativo de Churchil e Hitler e também um retrato dos povos inglês e alemão.

    Eu recomendo a leitura!

    Eu vi uma discussão sobre o talento literário de Churchill e aqui vai um excerto de sua prosa contida em o “Duelo”:

    “Certamente não caberá a esta geração pronunciar o veredicto final sobre a Grande Guerra. O povo alemão merece explicações melhores do que a versão leviana de que eleestava solapado pela propaganda inimiga… No entanto, os registros humanos não contém nenhuma manifestação igual a erupção do vulcão alemão.

    Durante quatro anos, a Alemanha combateu e desafio os cinco continentes do mundo por terra, mar e ar. Os exércitos alemães sustentaram seus vacilantes confederados, intervieram com êxito em todos os teatros de guerra, resistiram em toda parte no território conquistado e infligiram aos inimigos mais do dobro de derramamento de sangue que sofreram.

    Para lhes dominar a força e a técnica e para lhes refrear a fúria, foi necessário levar todas as maiores nações da humanidade ao campo de batalha contra eles. Populações imensas, recursos ilimitados, sacrifício incomensurável , o bloqueio marítimo não conseguiram triunfar durante cinqüenta meses. Estados pequenos foram calcados no conflito; e quase vinte milhões de homens pereceram ao derramarem seu sangue antes que a espada fosse arrancada daquela terrível mão. Sem dúvida, alemães, para a história foi o bastante.

    Não é, simplesmente, maravilhoso? Há um misto de temor, respeito e admiração na mesma medida nesse trecho e imagino que a sua aureola de estadista estava nessa consciência em perceber exatamente a natureza dos alemães além do fenômeno Hitler.

    Publicado por Becken Lima | 04/02/2010, 9:52 pm
  143. Pois é,
    Como eu disse acima, quando o gato sai os ratos sobem na mesa, Mas, depois… ih… o Coyote se deu mal… parece que desagradou o chefe… rsrs.

    Becken,
    Vc precisa ver (se é que não viu) as requisições de material que Graciliano Ramos fazia quando era um mero burocrata da Paraíba, estado do qual foi presidente (era assim que se falava). Peças riquíssimas, mas não estão catalogadas dentre suas obras literárias. Não são. Da mesma forma as correspondências trocadas entre Carlos Drumond de Andrade e Guimarães Rosa naqueles tempos difíceis de guerra etc.

    Como Cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo, na Alemanha, de 1938 a 1942, para auxiliar judeus a fugir para o Brasil, juntamente com sua esposa, a consulesa Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, assinou vistos além das cotas legais. Por estes atos de altíssimo risco, no pós-Guerra, foi reconhecido pelo Estado de Israel, e sua mulher, Aracy, é a única no mundo homenageada no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto, em Israel.

    Não estou confrontando nada nem comparando. Um era escritor e o outro estadista, o que não os impediu de fazer incursões providenciais em searas alheias.

    Só estou aproveitando (perdido por um, perdido por mil) e assim como os colegas Ceccotto e Sirlan, mostrando uma outra face de um grande sujeito.

    Sub pauladas, claro.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/02/2010, 10:23 pm
  144. obrigado celso!!!
    valeu mesmo, e entendo que vc tenha se confundido..
    hahah

    Becken, excelente texo cara, muito bom..

    abraço; Tomás

    Publicado por Tomás | 04/02/2010, 10:24 pm
  145. Amigo Coyotinhooooo,

    “As vezes Deus me tira a poesia, olho pedra e vejo pedra mesmo.” (Adélia Prado)

    Na verdade nem cheguei perto da sua análise sobre a pedra, apenas respondi mostrando minha admiração por vossa senhoria parafraseando a poetisa mineira Adélia Prado.

    O 1o período de engenharia :

    Geometria análitica
    Geometria descritiva
    Cálculo 1
    Física 1
    Química 1
    Álgebra linear

    É meu amigo, a rapadura não era doce nem mole….risos

    Ah….também…quanto a essa coisa de ativo e passivo, pernambucano não entende muito disso não….risos

    Becken,

    Já li alguns livros do Lukacs, e O Duelo já li duas vezes. Atualmente por coincidência estou lendo pela 3a vez.

    Não sei se já leu, mas se gostar do tema recomendo : FRANKLIN e WINSTON – A Intimidade de uma Amizade Histórica, de Jon Meacham. Uma leitura muito boa.

    Um forte abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 05/02/2010, 12:06 am
  146. Cosmo…

    o problemas do Massa são as “sensações estranhas”…kkkkk

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 6:25 am
  147. Hitler foi a maior desgraça do século 20, desumano, a verdadeira manisfestação de um monstro no poder.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 6:41 am
  148. Hitler foi a maior desgraça do século 20, desumano, a verdadeira manifestação de um monstro no poder.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 6:42 am
  149. sobre os argumentos simplórios para desqualificar a carreira do Schumacher, como alguns insistem em fazer, afirmando que ele não enfrentou a fase Piquet-Senna-Prost-Mansell, a impressão que fica é que os 4 disputavam cada corrida roda a roda, o que não é verdade, já que em boa parte desses anos, algum deles tinha um equipamento muito superior ao do outro.

    lembrando que Schumacher correu ao lado do Piquet, e estava na frente do Senna em 1994.

    quanto ao Piquet, que para mim sempre foi um piloto mais completo que o Senna, que era mais marketing, achei essa matéria interessante…

    http://f1nostalgia.blogspot.com/2008/10/o-que-voc-esta-fazendo-ai-ayrton-senna_10.html

    abraços…

    Publicado por Danilo | 05/02/2010, 6:56 am
  150. Ontem Timo Glock foi à pista com o carro da Virgin, e hoje é a vez de Lucas di Grassi… tomará que tudo certo, torço por esse garoto, não vejo sintomas de gênio nele, mas pode ser um bom piloto…

    Publicado por Jackson | 05/02/2010, 7:09 am
  151. Danilo,

    Então por que o Piquet vetou o Senna, um cara que era só “marketing” como vc afirmou?

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 7:30 am
  152. Jackson, tenho curiosidade tb em relação ao desempenho do Di Grassi, q alguns aqui já taxaram de arrogante,meu amigo Coyote inclusive, para dar nome aos bois. Não tenho ainda uma idéia formada sobre esse piloto, tanto em desempenho, já q sua performance na GP2 nunca me encheu os olhos, qto. em relação a personalidade.

    Tb fico curioso em relação aos carros equipados com motor Cosworth q vão alinhar no Bahrein: Williams, Virgin e Lotus. Campos e USF1 permanecem como incógnitas.

    Vamos poder comparar bem esses carros e descobrir se o carro da virgem, concebido em CFD pode competir com os carros concebidos através de métodos mais tradicionais (Túnel de Vento).

    Aliás, por falar em CFD, aproveito para criticar a GLOBO E SUA SUPERFICIALIDADE no q tange notícias sobre F-1. No Jornal Nacional de segunda-feira, o Bonner limitou-se a dizer q foi lançado hj o carro da equipe Virgin do piloto brasileiro Lucas di Grassi, concebido através de uma técnica revolucionária. Só isso, não citou o Glock, nem qual é essa técnica revolucionária.

    Então para não somente criticar mas informar, vou fazer um resumo, do q é CFD, para quem não sabe ainda, e não passe dessa forma a ficar repetindo um termo sem ao menos saber o q está falando, tal qual o “ano sabático” do Kimi q todo mundo falou, mas alguns nem sabiam o q significava.

    CFD (Computational Fluid Dynamics ) ou bem resumidamente, conjunto das técnicas de simulação computacional usadas para predizer os fenômenos físicos ou físico-químicos que ocorrem em escoamentos.

    CFD faz parte da área de Mecânica Computacional que, por sua vez, está incluída na grande área de Simulação. A simulação é usada por físicos, químicos e engenheiros para predizer o comportamento de um produto, processo ou material em determinadas condições assumidas ou aferidas, no nosso caso, a Virgin do Lucas.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 7:42 am
  153. Sirlan,

    A Adélia Prado mora e sempre morou a algumas quadras da minha casa, em Divinópolis-MG. Troca receitas de guloseimas com minha mãe desde que as duas eram mocinhas e pertencem à mesma Congração Mariana há mais de 50 anos (religiosidade mineira – aqui ainda temos isso, graças a Deus). Os filhos dela estudaram comigo e o Dudu, seu neto, é amigo e colega de escola do Anselmo Jr. Em suma, a pessoa e a escritora se confundem tanto que nem dá para separá-las – cada uma é melhor que a outra.

    Interessante, né! Lógica é matéria de 1o e 2o período de Filosofia e não é de Engenharia. E depois dizem que os Filosofia é poesia…rsrs.

    Sobre ativo e passivo, isso é coisa de contabilidade, ciências exatas etc., eu tb tô por fora…rsrs.

    Ah… Leia O Tempo da Memória, de Norberto Bobbio ou Crítica da Razão Pura, Immanuel Kant.

    Por fim, já que falou-se tanto em nazismo, alguém arrisca a chutar quanto tempo vai levar para alguém publicar uma foto do Mercedes GP com uma suástica? Vai acontecer, infelizmente.

    Olha, o chefe chegou… hehe.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 05/02/2010, 8:03 am
  154. Orra Coyote q coicidência, foi citado o nome da Adélia Prado e ela é tua vizinha. Muito legal!

    Ativo / Passivo é minha área, sou Contador ou Contabilista como falam atualmente. Contador remete a uma figura caricata, trambiqueira, cercado de livros empoeirados, ou o ‘guarda-livros” para os mais antigos. Por isso o Conselho Federal e os Conselhos Regionais, esforçam-se para mudar a denominação do profissional.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 8:17 am
  155. “Campos pode desaparecer hoje”, afirma jornal…
    saiu no tazio, acompanhem
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16303/

    Publicado por wilson costa | 05/02/2010, 8:21 am
  156. Celso Gomes, sua idéia do boteco é ótima. Sou capaz de sair aqui so sul e ir aonde for pra um boteco real.

    idéia aprovada por mim.

    abraços.

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 05/02/2010, 8:40 am
  157. Contem comigo pra tomar uma Loira Gelada, ou Breja como falam em SP, Cerva no RJ, Béra como o povo aqui de Ctba fala. Aliás SP pelo tamanho, deveria ter um bar temático de F-1 (já tem será ?) mas temos q marcar longe das “monções” senão teremos q ir de barco hehehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 8:51 am
  158. Danilo

    Tocou num ponto que me deixa abrumado vc está lembrado porque o Schumacher estava na frente do Senna no Campeonato nesse fatídico ano…
    Pois vou dizer o Senna ficou sempre na frente em qualificação e na corrida também, acontece que sempre que paravam para reabastecer a Bennetton fazia um milagre dava sempre 2 ou 3s numa das vezes até mais, resultado ficava na frente do Senna e o este indo no prejuízo se ferrou duas vezes, o milagre não foi mais nada do que a retirada do filtro na mangueira de reabastecimento o que resultava numa vantangem crucial.A Bennetton o Senhor Briatore foram multados castigados mas o mal já estava feito o AYRTON SENNA da SILVA pressionado pela vaantagem que a Bennetton já tinha, pediu no 4º Grand Prix para lhe reduzirem o diámetro da coluna da direcção o que ..levou a acontecer o aconteceu em 1º de Maio de 1994.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 8:55 am
  159. Também topo botecar… mas levo minha caninha curraleira, broinha de fubá, queijo e carne de sol, pra mim e pr’os amigos… rsrs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 05/02/2010, 9:13 am
  160. Pessoal quais as datas dos próximos testes em Jerez e Barcelona?

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 9:27 am
  161. 10 a 13 fevereiro, sendo que há possibilidades de chuvas na região nesta data e estaria sendo agendado como data reserva se isso se confirmar 14 tambem

    Publicado por wilson costa | 05/02/2010, 9:29 am
  162. se eu não estiver enganado de 10 a 13 sendo q no caso da Ferrari Alonso, dias 10 e 11 e Massa 12 e 13. Massa q vai estar ai vivo no Pit Stop do Fabio Seixas na próxima terça ( será ? )

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 9:32 am
  163. Danilo,

    Comparar Piquet com Senna é como comparar a seleção de 94 com a de 70. Uma piada…

    Publicado por Will | 05/02/2010, 9:36 am
  164. Anselmo Coyote
    Sirlan Pedrosa
    Becken

    SIR WINSTON SPENCER CHURCHILL

    É para mim, e para mais pessoas concerteza, o Maior Ser Humano do Século XX. Juntamente com Gandhi de quem foi adversário.
    Fazendo um bocadinho de História, sem soberba, os Antigos Gregos e depois os Romanos em relação aos antigos Imperadores e também à alguns Cônsules, tinham por hábito ao fazer-lhe o Elogio Fúnebre ( é um Clássico o de Marco António a Caio Julius Caesar ) nomeá-los como Grande Homem ou Grande Imperator.
    Dessa forma os vangloriavam e deixavam, no que cabia, o seu legado para a posteridade.
    Essa tradição do Elogio Fúnebre, pelo menos dessa magnitude, se perdeu, mas ainda hoje quando se fala em alguém com evidência, e até é uma tradição Germânica, que foram quem, na gramática da língua sobretudo, e nalgumas tradições chamar Kaiser ao Chefe máximo po exmplo e que até deu Czar nos russos- Caesar- mais mantiveram as suas traditio..Invasor Oblige.
    Assim sendo é um costume referir-se a alguém ou como um Grande Homem ou como um Grande Técnico- na evoluçao que o conceito teve e não gramaticalmente mas sim em termos de tradição, os imperadors acabaram, mas os seres humanos que se distinguiram numa área da sua profissão se mantiveram; o Edison foi um Grande Inventor logo se o classificarmos entre Grande Homem ou Grande Técnico colmatava a categoria de Grande Técnico, o Médico Albert Schwitzer que ajudou populações de África a sair da doença e também a Madre Teresa de Calcutá podem ser exemplos de Grande Homem e Grande Mulher.O próprio Gandhi completa com largezza a categoria de Grande Homem da Humanidade.Mas preencher os dois campos é que muito poucos o conseguem ora é para mim claro que Winston S. Churchill ocuparia as duas classificações, e a de Grande Escritor também só que tenho claro que como Grande Homem o seu legado marcou e marcará para sempre a Humanidade.
    Em relação ao excerto do Becken exemplifica ainda mais a Grandeza do Homem, elogia o Povo derrotado daquela maneira só uma Grandeza de Espírito como a dele o permitiria.Ele tinha uma frase que ilustra bem e na sua plenitude esse pequeno texto-como vc conseguiu tudo isso em dois parágrafos..

    ” Na Guerra: Determinação, Na Derrota:Desafio, Na Vitória; Magnanimidade, na Paz: Boa Vontade”
    Winston S. Churchill

    Um Grande Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 9:43 am
  165. Leonardo, o Piquet vetou o Senna porque não queria dividir as atenções com outro piloto, que tinha um bom marketing por trás. alías, eu não disse que o Senna se resumia somente ao marketing.

    ele foi um bom piloto, mas superestimado. tecnicamente, o Piquet foi melhor que ele, porque além de ser um excelente piloto, foi um dos melhores acertadores de carro…senão o melhor…

    além do que, o Piquet foi responsável pela melhor ultrapassagem feita na F1, justamente em cima do Senna.

    SennaCeccotto,

    pessoalmente nada contra o Senna. mas, eu estava descrevendo um fato. independente dos fatos ocorridos, o Schumacher estava na frente do Senna.

    ou seja, ele correu contra o Senna, contra o Piquet, contra o Prost. e não fez feio. em igualdade de condições.

    então, acho injusto atribuir os títulos dele ao simples fato de ter havido uma entre-safra.

    mas para mim, na era moderna da F1, pós Fangio, o Piquet e o Schumacher foram os melhores pilotos. pois eram mais completos que os outros..

    mas enfim, é só minha opinião. outros podem pensar diferente, e eu respeito isso.

    abraços.

    Publicado por Danilo | 05/02/2010, 9:45 am
  166. Sobre o boteco, podemos nos reunir numa cidade da Bahia ? :)

    Cerveja, carne do sol, caranguejo, moquecas de camarão e peixe, camarão alho e óleo, sol muito sol e praia.

    Quer coisa melhor ?

    Sirlan tú estás em Pernambuco, tenho planos de passar o Carnaval na casa de amigos que conheço de longa data, não sei se será agora em 2010, mas vou num futuro próximo, podemos nos encontrar para tomar uma cerveja. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 05/02/2010, 9:45 am
  167. Will,

    porque comparar Senna a Piquet é piada? embora o Piquet tenha começado antes, e tenha sido campeão antes, ambos disputaram provas e juntas, e quase foram companheiros de equipe, conforme mostrou a matéria.

    ridiculo seria comparar Schumacher a Fangio. outras epocas, outros carros, outros estilos de pilotagem.

    abraços..

    Publicado por Danilo | 05/02/2010, 9:54 am
  168. Amigos,

    Ainda que não ande postando comentários, continuo com minha leitura diária obrigatória do F1 Around e, como disse o Wilson Costa, parece mesmo que a Campos entrou num beco sem saída. Os indícios de que a Dallara deu mesmo um ultimato à equipe estão cada vez mais fortes … Pelo jeito o Bruno Senna vai “brochar” por dois anos consecutivos.

    Agora saiu no “The Daily Telegraph”, em notícia reproduzida pelo G1, que a Force India também pode dar adeus à F1:

    “Por sonegação, governo britânico pode fechar Force India em três meses”

    Publicado por Galkadesh | 05/02/2010, 9:59 am
  169. Danilo

    Aí se ferrou cara..com respeito

    Piquet melhor acertador de carro que o Senna? Não se enganou na nomeação?

    Se o Senna era conhecido por alguma coisa no Mundo todo, e no extremo oriente, sobretudo no Japão, era por ser um Fantástico acertador de carro.
    Vou-lhe contar uma história que aconteceu!!! …

    Estava o Senna, testando o Motor Honda, e depois de muitas volta entra na Box e diz para o Engº Osumo Goto, que era o Chefe do Departamento de Motor Power da Honda naquele tempo, e se tinha deslocado aos testes porque o Senna dizia que alguma coisa no motor não andava bem..o Engº que não fazia corridas mas era o Chefe no Japão na Casa-Mãe foi lá porque era a maior sumidade em motores que a Honda tinha tanto que era o Chefe do Dep…
    e os engenheiros de pista diziam que não, tudo OK. A telemetria também contrariava o Senna mas ele continuava na dele, era teimoso o Beco, resultado depois das voltas à pista o Engº Goto ouviu o motor disse para o Senna que tudo estava bem mostrou a telemetria mas como o ele insistia tiveram que abrir o motor para provarem ao Ayrton que tudo era uma má-impressão dele, o que aconteceu é que quando abriram o motor o Engº Goto reparou que sim senhor havia uma anomalia com um dos circuitos que não refletia na telemetria…Satisfeito e como essa algumas mais.
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 10:12 am
  170. Claudemir, nem fala, minhas melhores férias até hj foram na região Sul da Bahia ( Trancoso, Cumuruxatiba, Curuípe, Caraíva, Santo André, Moreira etc ) pretendo subir mais um pouco ( Morro de São Paulo ). Sul da Bahia q tem as melhores praias do Brasil.

    Enganam-se quem acha q o primeiro título do Schumacher foi fácil, apesar das falcatruas da Benneton, ele levou por 1 ponto de diferença do Hill 92 x 91. Época em q a vitória dava 10 pts contra 6 do segundo colocado o q foi vital para a conquista do título, já q o alemão teve 8 vitórias contra 6 do Hill. Hill q é muito menosprezado pela crítica especializada, mas o tenho como um bom piloto.

    No ano seguinte, em 95 a Benneton dominou completamente a temporada e Hill apesar do vice campeonato, não foi adversário para o Schumacher. Veio daí a fama de piloto fraco.

    Os títulos de Ferrari, todo mundo sabe de cor…

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 10:13 am
  171. SennaCeccotto,

    acho o Piquet melhor acertador de carros que o Senna, sem dúvidas.

    Piquet analisava o carro pelos roncos, pelos ruidos, e sabia transmitir isso aos engenheiros. ele ajudou muito no desenvolvimento dos carros.

    além do que, são celebres as suas táticas de corrida, como largar com pneus murchos e pouca gasolina.

    abraços.

    Publicado por Danilo | 05/02/2010, 10:23 am
  172. Senna Ceccotto.

    Me desculpa, mas essa historia ai ta dificil de engolir heim !!!.

    Primeiro, que Circuito o Motor tem ? O motor nao é eletrico ..

    Segundo, Dificilmente os Caras iriam Abrir motor na pista, e achar algo de errado assim. Para abrir um motor, e conferir defeitos a nivel de “telemetria” precisaria-se levar para fazer inumeras medições. DIficilmente alguem abriria um motor de formula 1 e no olho em 5 minutos ia achar algo errado ali na pista.

    Terceiro, Uma viagem da Fabrica da Honda Japao, a Europa demora pra caralho, nunca o cara ia chegar no aeroporto, encontrar um voo para aquele momento, chegar na europa, e depois ir para o autodromo dentro da mesma sessao de treino. E mais ainda desmontarem o motor.

    ISSO AI TA MAIS PARA LENDA URBANA.

    AH ESQUECI, SENNA MELHOR ACERTADOR QUE PIQUET É PIADA. Senna podia ser mais tudo que o PIquet, Mais Rapido, Mais novo, Mais Viado, porém melhor acertador de carro nunca.

    COm a Palavra ai o nosso historiador CLaudemir. E se eu falei algo errado ai na parte de Motor a segunda palavra ai vai para o Sirlan

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 10:29 am
  173. Alex.

    Moro em Canavieiras, cidadezinha próximo a Ilhéus, mas sou paulista de São Bernardo do Campo. Quando amigos vem pra cá não querem mais voltar para caos molhado de SP. :)

    Danilo que introduziu o reabatecimento na F1 foi o Piquet, para você até onde ía a genialidade do piloto, até então fazia-se corridas com tanques cheios sem paradas para troca de pneus.

    Publicado por Claudemir Freire | 05/02/2010, 10:36 am
  174. Claudio não me coloque em sinuca de bico como essa. :)

    Mas dados comprovam que ambos eram grandes acertadores de carro, mas essa história do Ceccotto está parecendo coisa da Stock dos anos 80 e não F1 com motores GM.

    Como piloto acertador de carros prefiro o Piquet, ele tinha muito mais feeling que qualquer piloto de sua época, como disse acima ele introduziu o reabastecemento na F1, seria gênio se não fosse tão porra-loca, sua boca era enorme, falava demais e criava inimizades em todos os cantos, levou o troféu limão (uma babaquisse criada nos anos 80 para os pilotos mais “legais” e mais chatos) um monte de vezes, ele era anti-herói.

    Já o Senna era o oposto, de fácil trato com a imprensa (mas uma megera nos boxes) foi catapultado pela genialidade e fácil adaptação as situações adiversas, porém, não era um exímio acertador de carro mas era obistinado não parava enquanto não conseguia o que queria, era sim um grande condutor de carros, impressionante o que ele tirava de um carros ruins como os Mclarens de 92, 93 ou até mesmo o Lotus de 86, 87, que comprovadamente era uma bomba que só ele sabia guiar, tanto que em 88 o Piquet se rendeu a genialidade do Senna ao afirmar que o carro era inguiável nos primeiros contatos com o carro de 87.

    Mas se ambos são a figura do herói e do anti-herói suas qualidades tem que ser destacadas e adimirada pelo público especializado como são os daqui do blog, não adianta ser ufanista e torcer como num jogo de futebol para A ou B porque os dois foram e serão sem dúvida pontos de referência quando o assunto é F1.

    Para mim fica assim.

    Acertador e estrategista – Piquet.

    Piloto quase perfeito e herói de mídia – Senna.

    Publicado por Claudemir Freire | 05/02/2010, 11:09 am
  175. Piquet tb era chegado a uma falcatruazinha, como usar agua como lastro hehehe. Senna era mais rápido e realmente, tão obstinado qto o Schumacher. Dois gênios.

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 11:16 am
  176. Alex ->

    Na historia ai da Agua nao era falcatrua, o regulamento permitia. Ainda era mais permitido do que o Difusor da Brawn, pois o regulamento nao tinha nenhuma interpretacao que nao permitisse o que o Piquet fez a Epoca

    Tanto que foi por conta dele que o regulamento foi modificado sobre a questao da pesagem.

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 11:51 am
  177. Claudio Cardoso

    Tudo o que se diz tem que ser entendido “cum grannus salis”
    As histórias para resumir tem que se contar um bocado à pressa e passando por alguns pormenores como..o motor vinha dando problema no Turbo, quando eu disse que o Goto tinha saído na hora do Japão, no acto, ou na mesma sessão de treino? Quando em que parte?
    Depois conto com mais pormenor, mas só para responder à do Viado.. aqui há sempre alguém que baixa o nível mas
    Vou-te responder como o Senna ao Piquet que foi quem lançou essa porque dizia que ele gostava mais de passar o tempo na Box( acertando carro percebendo de mecânica..) do que com mulher bonita.

    Pergunta pra mulher dele, como é!!
    Senna para jornalista que veio com essa.A mulher do Piquet tinha tido um caso com o Senna.
    E aviso já para quem descer o nível vou deixar de responder.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 11:56 am
  178. Alex Cbta

    Se esqueceu de acrescentar que ganhando o Schumacher por um ponto esse Campeonato 1994 na última corrida na Austrália na última volta o carro dele panou e o cafre esperou que o Hill que vinha atrás o tentasse passar e atirou literalmente o Bennetton para cima do Williams aliás fez duas manobras para a direita e para a esquerda para acertar no Hill e pará-lo ali se ele (Hill)ganhasse a corrida seria Campeão..A manobra mais suja que alguma vez vi corrida de Formula só comparável ou igual contra Villeneuvefilho aí sim lhe retiraram todos os pontos e perdeu o campeonato. Com essas e muitas outras se fez o vencedor de sete títulos mundiais e também o piloto mais multado penalizado schiffo da história, mas corria muito.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 12:08 pm
  179. Exato SennaCeccotto, isso pq o Hill foi elevado a primeiro piloto na marra, depois da tragédia de Ímola e conseguiu levar a disputa do título até a última prova, qdo o Dick Vigarista fez o q fez. Benneton q sob o comando do Briatore, jogava sujo, como na história do reabastecimento q vc citou.

    No ano seguinte, ao passar para os motores Renault, a Benneton de Schumacher não teve adversários.

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 12:22 pm
  180. Senna ->

    A Do Senna com Prost voce nao assistiu ne ?

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 12:25 pm
  181. SennaCeccotto ->

    Tu 1o precisa se decidir onde era o problema afinal ?

    1o Foi no circuito do motor (sinceramente nao conheço motor eletrico na formula 1 )

    Agora Ja é no turbo

    Voce escreveu que o cara ficava na fabrica e foi la para o teste so pq o Senna achava que tinha algo errado.

    fazendo o joguinho de liga liga imagina-se ……

    Seguindo sua logica nao chamei ninguem de viado, assim como tb nao disse que o Senna era melhor piloto que o Piquet, apenaqs falei que ele poderia ser qualquer coisa e enumerei varias hipoteses, ele so nao era Melhor Acertador de carro.

    Agora aquele ditado ne, Gato escaldado tem medo de agua fria, leu viado no mesmo paragrafo que tem Senna, os caras pulam..

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 12:34 pm
  182. falam tanto da jogada de carro do Schumacher, que esquecem da jogadinha de carro ”limpa ”que o Senna deu…

    ah, mas o Prost tinha feito isso também..

    pois é…

    Prost fez, Senna fez, Schumacher fez, e creio eu, 99,9 dos pilotos disputando os títulos fariam..

    abraços..

    Publicado por Danilo | 05/02/2010, 1:09 pm
  183. Danillo ->

    Nao adianta, quem é fan cego do Senna nao adianta.

    È igual a torcedor de futebol fanatico.

    Aquilo que vimos Senna fazer foi coisa que somente nos enxergamos.

    Sabe pq ele tem RAIVA ODIO DO SCHUMACHER. como demonstrado nessa frase aqui

    “com essas e muitas outras se fez o vencedor de sete títulos mundiais e também o piloto mais multado penalizado schiffo da história,”

    PQ ele pode CHORAR ESPERNIAR, porem TODOS OS RECORDES de performance sao do SCHUMACHER..

    Ai vem aquela coisa, se nao tem como falar dos números, so resta a ele desvalorizar cada conquista do Alemão.

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 1:19 pm
  184. Claudemir,

    Sou pernambucano até a última célula do corpo, mas a alguns anos adotei a Bahia como lar e hoje também sou um pouco baiano, por adoção.

    Então somos quase vizinhos….risos

    Com certeza um botequinho vai ser ótimo, mas pela localização da maioria em SP seria o ideal…

    Agora se tiver chovendo lá como está agora, nós deixamos eles reunidos em SP e ficamos mandando post´s diretamente da praia de Itacaré, comendo camarão na beira da praia e reclamando como a vida a chata….risos

    Um abração amigo,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 05/02/2010, 1:49 pm
  185. SennaCeccoto,

    Você deve ter se equivocado ou entendido de uma forma muito literal. Frequento esse lugar a mais de um ano. Aqui niguém baixa o nível.

    Compreendo que seja difícil para alguém ler que Senna era melhor acertador que Piquet, mas até essa opinião de uma maneira geral é recebida com respeito aqui.

    As pessoas aqui são do bem caro Tolemam 1984, digo SennaCeccoto…

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 05/02/2010, 1:55 pm
  186. Bem só para acabar de uma vez e cada um tem sua opinião

    AH ESQUECI, SENNA MELHOR ACERTADOR QUE PIQUET É PIADA. Senna podia ser mais tudo que o PIquet, Mais Rapido, Mais novo, Mais Viado, porém melhor acertador de carro nunca.

    Claudio Cardoso se não chamou…pareceu muito… e isso para mim é baixa nível… chamar de viado um cara que já fez a passagem..
    Se quiser mais pormenores, na altura não existia net portanto agora não está documentado mas me lembro de ter lido essa entrevista em três jornais diferentes TheTimes GazzettadelloSport e L ´equipe e a história tem quase 20 era dose me lembrar de todo pormenor
    Aliás há alguém que dá me razão quando diz que Piquet achava o Lótus 87 inguiável se era melhor acertador que o Senna que o pussesse ao jeito dele para ganhar corrida, nada de piribitá.

    Abraço

    E Atenção Piquet era baita de un piloto perito sim em guerra psicológica se é que é isso que vcs entendem como acertador , acertava no que tinha de dizer para desestabilizar o Mansell sobretudo.
    Isso é meio guerra Rio-São Paulo

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 3:25 pm
  187. Senna ->

    Numa boa, nao entrando mais na questao do SENNA especifica.

    Nao é pq alguem “fez a passagem” que deixou de ser viado, ladrao, puta, honesto, bandido, gente boa.

    Isso nao é falta de respeito…

    Se for por esse seu Raciocionio ai entao, ninguem nem pode falar mal de Hitler, afinal ele “fez a passagem”

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 3:30 pm
  188. “Se for por esse seu Raciocionio ai entao, ninguem nem pode falar mal de Hitler, afinal ele “fez a passagem””

    Fez a passagem pro inferno, e tomara q só de ida. Q o diabo o tenha!

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 3:35 pm
  189. AlexCtba

    E sua alma não tenha mais descanso pro.. Hitler

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 3:56 pm
  190. Rapaziada, esse post pode não ter batido o recorde de comentários, mas com certeza bateu o recorde de MAIS ECLÉTICO DE TODOS OS TEMPOS, acho q eu vou passar uma receita de bolo hehehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 4:02 pm
  191. “Aliás há alguém que dá me razão quando diz que Piquet achava o Lótus 87 inguiável se era melhor acertador que o Senna que o pussesse ao jeito dele para ganhar corrida, nada de piribitá.”

    Senna Ceccotto.

    Eu disse isso, mas isso não quer dizer nada, cada piloto tem seu estilo de pilotagem e gosta de carros feitos para sí.

    Em 94 quando o Senna testou com a Williams campeã em 93 com o Prost, ele disse que o carro era inguiável também. E quem era o melhor piloto até então Senna ou Prost ?

    Essa guerra de Piquet x Senna deve se resumir em quem tinha algo de melhor que o outro como piloto, e não ofensas ao carater e a indole das pessoas que eles eram.

    Se o Senna era viado, quem é homofóbico aqui ?
    Se o Piquet é filho da puta, quem nunca teve ou tem amigos assim ?

    Aliás de pessoas como eles, temos vários artistas e esportistas e personagens importantes da história que não serão apagados por seram viados ou filhos da puta, e estou falando dos de bem, não dos Mussollines, Hitlers ou generais da ditadura sulamericana.

    Fiquem em paz, deixem as brigas para as discussões técnicas.

    Publicado por Claudemir Freire | 05/02/2010, 4:09 pm
  192. Ah me lembrei duma frase muito espirituosa do Churchill

    Dizia ” se Hitler invadisse o inferno finalmente faria uma referência favorável ao diabo in The House of Commons”

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 4:12 pm
  193. E continuam com a vaca fria…

    É perguntar pra Xuxa, quando era avião, e pra Gallisteu se o cara era ou não?

    Fim de ataque

    Abração

    E o Alonso mais rápido que o Massa ( e se formos para o próximo artigo do Becken) a sede da Ferrari vai ser atacada…

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 4:20 pm
  194. SennaCeccotto

    Por mim se vai das dores a morada
    Por mim se vai ao padecer eterno
    Por mim se vai a gente condenada
    Moveu justiça, meu autor meu sempterno
    Formado fui por divinal possança, sabedoria suma e amor supremo
    No existir, ser nenhum por mim se avança
    E não sendo eterno, eu eternal perduro:
    -Deixai a vós que entrais, toda a esperança!

    Foi isso q o Hitler leu quando deu de cara com o portão

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 4:29 pm
  195. Da-lhe Dante !!

    Mas ALEX

    cade a receita do bolo ? vou fazer no domingo !!!!!

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 5:23 pm
  196. Senna, excelente piloto.
    Enquanto copiou os acertos do Prost se deu bem. Qdo ficou sozinho passou aperto. Não sabia acertar mesmo. Nunca soube. Morreu por causa disso. O Piquet jamais sentaria no Williams de 1993; aquilo era uma cadeira elétrica. O Senna achava que não. Quando viu a bomba, em vez de sair fora, achou compensaria com seu arrojo a deficiência do carro. Avaliou mal. O defeito do carro era crônico e muito maior que a perícia do piloto. Infelizmente.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 06/02/2010, 7:33 am
  197. 1994.

    Publicado por Anselmo Coyote | 06/02/2010, 7:35 am
  198. Coyote, o carro era uma cadeira elétrica realmente, já q tinha um canhão de um motor Renault, mas sem o aparato tecnológico do carro do ano anterior. Faltava equilibrio no carro e o trabalho ao longo da temporada seria pesado. Quem assistiu o DVD da Abril sobre o Senna, viu um pouco do trabalho q ele desenvolvia junto aos engenheiros no ajuste da máquina. É bem interessante, tinham cortes de cena entre a conversa deles e o carro na pista. As primeiras voltas, um carro totalmente nervoso, porém, pouco a pouco o carro tornava-se suave e mais fácil de conduzir. O trabalho foi assumido por Damon Hill e teve razoável sucesso, já q a Williams foi campeã de construtores em 1994 e Hill, q obtve 6 vitórias contra 8 do alemão, perdeu o título por 1 ponto, por falta de um pouco de malandragem ou comunicação com os boxes, já q Schumacher tinha batido sozinho e abandonaria a prova.

    Alguém tem dúvida q Senna faria um trabalho melhor do q Hill e levaria o wdc ?

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 8:07 am
  199. Meus Caros
    Anselmo Coyote
    Não posso deixar passar essa, Ayrton se foi porque não soube acertar o Williams isso é estultícia.
    O que eu contei do Osumo Goto que o Senna depois indicou pra Ferrari, sonho da vida dele mas que nunca concretizou, porque na altura dele não tinha o budget ilimitado de hoje, ainda não tinha sido anexada pela Fabbrica Italiana Automobili Torino, e tinha problemas de consumo..onde já ouvi isso..para além de outros, foi como eu disse mais pormenor menos pormenor.
    O que aconteceu em Imola foi barra da direcção mais fina, rebentou pela solda.Que ele pediu para modificar porque incomodava, não tem nada a ver com acerto de bólide se é esse o seu conceito de acerto então ele não era bom acertador pelo seu conceito…
    Quem pode dizer se ele sabia acertar ou não era quem trabalhou com ele, dpois de Imola o Patrick Head que era da Renault e depois foi para a Williams, disse numa entrevista que o Ayrton era a pessoa mais precisa, no sentido de dizer exactamente aquilo que queria, a frase em inglês é mais correcta “the most accurate human being I´d known” isso para explicar o que queria do carro.

    Publicado por SennaCeccotto | 06/02/2010, 9:34 am
  200. Ceccotto,

    Quod gratis affirmatur, gratis negatur.

    Percebe-se que vc sabe muita coisa sobre o Ayrton Senna e pouco ou nada sobre o Nelson Piquet.
    Ao lado de Fittipaldi, foram os dois melhores pilotos brasileiros na F1 e estão entre os melhores de toda a história da F1. Todos merecem ser estudados de forma isenta.

    Para instigar sua curiosidade, recomendo-lhe assistir no youtube a Era dos Campeões. Trata-se de um documentário em 6 capítulos sobre Fittipaldi, Piquet e Senna. Cada vídeo tem cerca de 10 minutos, com depoimentos de mais de 20 pilotos de F1, de mecânicos, chefes de equipes e outras pessoas envolvidas no meio.

    Para detalhes muitíssimo profundos, leia Nelson Piquet – A Trajetória de Um Grande Campeão (de Luis Carlos Lima).

    Quanto à estultice (definição abaixo) ou outro adjetivo do gênero, acho desnecessário e impróprio para o debate.

    estulto
    es.tul.to
    adj (lat stultu) Insensato, néscio, parvo, tolo. Antôn: inteligente, sensato.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 06/02/2010, 10:15 am
  201. “Patrick Head que era da Renault e depois foi para a Williams”

    Senna Ceccotto.

    Ele nunca foi funcionário da Renault, ele é fundador da equipe Williams junto com o homem que dá o nome a equipe, ele esteve para a década de 80 e 90 como Ross Brawn está para os dias atuais.

    Então amigão vai com calma nas escrituras, dê uma leve pesquisada antes.

    Aí vai um breve resumo de sua vida na Williams.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Patrick_Head

    Coyote o Alex tem toda a razão, o carro depois que desembarcaram toda a tecnologia que era obrigatória pelo regulamento de 94, ficou uma cadeira elétrica, ele sentou no carro de 93 e teve uma péssima impressão do carro e o carro de 94 era uma evolução grotesca da arrogância de Patrick Head que achava que seriam dominantes na temporada com o carro de 93 com pequenas evoluções.

    Em 94 ele começou algumas alterações no carro, mas ele tinha uma frente muito frouxa e um motor extremamente potente (o que fez ele rodar na subida da junção no GP Brasil tentando descontar os 7 seg de vantagem para o alemão) por isso ele mandara diminuir a barra de direção, para que as reações do carro ficassem mais nervosas na dianteira (seu estilo de pilotagem exigia um carro mais arisco na dianteira) e ele podesse ter reações mais rápidas já que o pacote aerodinâmico não estava ajudando em nada e não teria evoluções significativas até o meio da temporada.

    Ou seja, ele tinha um grande feeling para acertos, sabia as reações do carro, tentou de forma armengada consertar os problemas do carro, mas como todos sabemos no que deu não dá pra conjecturar mais coisas sobre isso.

    Ah, e alguém disse que a Benetton fazia pits mais rápido que as demais por volta de 3 segundos, não é verdade.

    Último pitstop no GP Brasil de 1994:

    Benneton – Schumacher volta 45, 7s4
    Williams – Senna volta 44, 8s5

    No primeiro pit eles pararam juntos, mas a Williams fez merda e a Benetton trabalhou melhor assim o alemão saiu na frente, e os motores Ford-Cosworth-Zetec V8 eram mais econômicos que os Renault V10 por isso entraram nos pits um giro depois que o Senna na volta 45.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/02/2010, 10:23 am
  202. Valeu Claudemir, mais uma aula gratuita. Bom relembrar o GP Brasil de 94, q apesar da rodada do Senna, foi o último em q vimos uma das marcas do Senna, q o acompanhou durante toda sua carreira: Pulverizar diferenças dos adversários q vinham a frente. Isso era uma das coisas q eu mais gostava nessa F-1 da época do Senna. A Forma como ele volta a volta tirava a diferença, até colar, pegar o vácuo e fazer a ultrapassagem. Nesse do Brasil não deu, mas ele vinha imprimindo um ritmo alucinante e tirando a diferença para o Schumacher.

    Em relação a discussão entre o Ceccotto e o Coyote, é muito claro o q está acontecendo. Um é fãzasso do Senna, tanto q até usa um nick conjugado e o Coyote a gente já sabe q é o maior fã vivo do Piquet no Brasil, possuidor de horas intermináveis de vídeo e audio do Nelsão. Então se os dois forem debater quem é o melhor acertador de carro, essa discusão nunca terá fim, pois cada um terá um argumento a favor e outro contra.

    Nesse caso fico com a análise do Claudemir: Piquet melhor acertador, Senna mais rápido. Os dois tri-campeões mundiais!

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 10:35 am
  203. Alex,

    O Piquet era muito mais cerebral. Essa qualidade foi aprofundada pelo fato de, ao contrário do Senna, nunca ter tido o melhor carro da temporada nem um companheiro que lhe acertasse o carro. Mas isso não o impediu de ser tri-campeão.

    Quando a equipe começou a trabalhar contra ele (Head, Mansell e todo o resto), ele não fugiu da raia. Ficou e foi campeão, vencendo o companheiro, o chefe da equipe, toda a equipe e também a imprensa que o agraciou seguidas vezes com um tal “troféu limão”. Aliás, esse “troféu” acabou né? Hoje os pilotos (exceto o Kimi) só o que mandam seus assessores de imprensa. Melhorou pra pior… rsrs.

    Isso é um pouco diferente do que aconteceu com um certo bi-campeão que correu na Mc Laren, não é? Falo de um que assombrado pelo talento de um estreante, fez beicinho, pediu regalias, chantageou o dono da equipe (em Mônaco). Queria todas as atenções para si, espionava a Ferrari e ao final usou da delação premiada, voltando de novo ao antigo antro, sob a batuta do desonesto Briatore. Sim. Voltou a competir do jeito que sempre soube, embalado pela equipe e sem um companheiro à altura.

    PS. O Senna era simplesmente fantástico.
    Sabe porque eu enxergo isso? Porque sou Piquet.
    O próprio Piquet disse que se tivesse uma equipe o quereria como piloto.
    Mas, infelizmente, salvo as exceções de praxe, os sennistas aprenderam sobre F1 com um certo Galvão Bueno, o que me faz encerrar o assunto sumariamente e a ele não voltar, até mesmo em respeito aos companheiros do blog.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 06/02/2010, 11:09 am
  204. Alex ->

    Sinceramenteo problema que tenho percebido é o seguinte.

    o SEnnaCeccoto -> leu bastante coisa sobre o Senna, porem pela condição de Fan extremo, nao filtra as informações. Vide aquele absurdo que eles escreveu sobre o motor, Senna e o direitor de Engenharia da Honda, onde a historia nao bate absolutamente nada com Nada. Seja por logistica, Seja por Mecanica, ou seja pelo piloto. Sem contar que a historia começou no “circuito do motor”(que nao existe) e foi parar no Turbo.

    Fora que parece nao conhecer a historia da formula1, ele so conhece Ayrton SENNA, ai é como falar que o Sao Paulo tem coisas melhores para uma Corintiano fanatico. È Perder tempo nao adianta. EU JA DESISTI

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 11:12 am
  205. Alex ->

    Sem contar que tu ve, o fanatistmos para ele, o Schumacher foi mal carater de ter ganho o titulo jogando o carro em cima.

    o Senna ele nem lembra que fez o mesmo. Fala de lealdade, e honestidade, foi o primeiro a pular fora quando o carro era ruim. Ao contrario de outro campeao, que ficou incondicionalmente na Ferrari, ela estando boa ou ruim. Ele ajudou a construir a equipe campea. Ja o Senna so queria sentar a bunda em carro campeao.

    MAS ALEX A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR>

    CADE A RECEITA DO BOLO DE DOMINGO ??????

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 11:19 am
  206. Blz Coyote, acho q a discussão ajudou a desenvolver boas conclusões e ajuda quem não vivenciou essa época, como nosso mascote do blog o Tomás. Vc tem toda razão em relação ao Alonso, mas Senna tb tinha comportamento parecido ( olha eu colocando mais lenha na fogueira ).

    Ele era gênio? Sim
    Um dos maiores de todos os tempos? Sim

    Mas o ego na mesma proporção. Não gostava de companheiros de equipe fortes. Qdo teve, ficou no 1 x 1 com o Prost. Foi brilhante em 88 mas faltou um pouco de frieza em 89. Confesso q não lembro o q aconteceu com o Mika Hakkinen, se ele se machucou ou outra coisa, mas ele conseguia acompanhar o Senna e até colocava tempo as vezes no brasileiro. Não lembro o q acontece com o Mika q não durou muito como companheiro do Senna. Sempre queria o melhor equipamento, qdo a McLaren perdeu o motor Honda, e a Williams passou a dominar a categoria, queria de todo o jeito correr pela Williams. Frank Williams deu declarações q não queria contratar o Senna, eles preferiam desenvolver o talento do jovem Schumacher q aparecia forte na época. Senna conseguiu seu objetivo, não sei a que preço ( deve ter feito um contrato muito vantajoso para o mão de vaca do Frank ) e deu no q deu.

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 11:28 am
  207. Claudio

    Bolo de fubá cremoso

    9 c.s de fubá
    2 c.s de margarina
    4 ovos
    4 xic de leite
    2/5 xic. Açúcar
    1 pct. Queijo ralado
    1.pct 50g de coco ralado

    Bater no liquidificador todos os ingredientes, despejar em uma vasilha acrescentar 1 c.s. de fermento, colocar em forma untada e assar em fogo médio.

    Bom apetite

    PS: c.s é colher de sopa. Importante acrescentar o fermento só no final. Este é o bolo mais fácil q eu já fiz na minha vida e fica muito bom, pra quem gosta de bolo cremoso

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 11:34 am
  208. Alex ->

    segunda feira vou falar o que aconteceu com o bolo…

    2/5 xicara de açucar. _> perai essa receita voce do copiou do SIRLAN…..

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 11:42 am
  209. Bem vou começar por dizer que nunca me vou arrepender de me juntar a vcs por aqui a qualidade dos comentários é fabulosa vcs são para lá de craques.

    Me desculpa Coyote mas é para lá de insensatez dizer que o acidente se deu por não saber acertar a Williams, e a grossura da barra tinha a ver com aleijar o joelho e não com reacção mais rápida ou lenta e nunca nervosismo da frente do carro Claudemir.E outra coisa a Bennetton do Schumacher foi multada porquê? Retirada filtro mangueira combustível não era para ficar mais lento o reabastecimento..

    “Ou seja, ele tinha um grande feeling para acertos, sabia as reações do carro” isto é o cara era tudo (e nisso incluido lá a historieta de que o Briatore disse que o Papai Piquet lhe pediu ajuda porque o Junior morava com homem mais velho..não se pode cuspir pra cima..coisa que em Londres toda a gente sabia..) menos bom acertador..

    Se não soubesse acertar viatura, poderia fazer volta canhão como Senna fazia sempre?Para lá do limite..
    Em relação ao Patrick Head confesso que não checo informação mas o importante não é se ele esteve na Renault ou não-erro meu confesso- mas o que disse sobre o Ayrton saber acertar carro, que é o que estamos falando
    E para animar mais ainda quem é hoje em dia o melhor acertador?

    Repito vcs são fera.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 06/02/2010, 11:44 am
  210. Alex ->

    “Frank Williams deu declarações q não queria contratar o Senna, eles preferiam desenvolver o talento do jovem Schumacher q aparecia forte na época. Senna conseguiu seu objetivo, não sei a que preço ( deve ter feito um contrato muito vantajoso para o mão de vaca do Frank ) ”

    Sinceramente, opiniao pessoal antes que apareça um xiita ai, acho o Frank Willians outro Mal carater. Toda hora ele da uma declaracao e depois se for vantajoso para ele tudo bem. Vide oque escreveu agora.

    Lembram do Barrica ano passado ? ta onde agora ?

    e a Historia do Motor Cosworth ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 11:45 am
  211. “Mas, infelizmente, salvo as exceções de praxe, os sennistas aprenderam sobre F1 com um certo Galvão Bueno, o que me faz encerrar o assunto sumariamente e a ele não voltar”

    Coyote, é assim que os fãs do Senna deveriam ver o Galvão Bueno.

    Horas depois, Senna foi até a Tosa e conversou com seu amigo Sid. Ele o aconselhou a parar naquele momento. Era desnecessário correr este tipo de risco. No retorno ao Motorhome da Williams, Senna se trancou por uma hora e refletiu sobre os acidentes. Em seguida, pediria a Frank para enviar à direção de prova, sua posição: Ele queria a suspensão da corrida, o motivo era a desestabilização dos pilotos.

    A direção de prova não acatou o pedido de Ayrton, como ainda o ameaçaram de punição por causa de sua ida à pista sem autorização.

    (FW)- Você que conhece bem o Ayrton, acha que ele vai correr amanha?
    (GB)- Não só acho que vai correr, como vai fazer de tudo para ganhar.
    (FW)- Você acha mesmo?
    (GB)- Acho não! Tenho certeza.
    Conversa entre Frank Williams e Galvão Bueno no anoitecer de sábado.

    Frank estava preocupado com o estado de Ayrton. Segundo Patrick Head, ele nunca pressionaria Ayrton a correr, mas o fato dele ter presenciado uma morte “ao vivo” na F1, o abalara. Desde 82 a Formula 1 não vivia este triste dia em GP’s oficiais.

    Mas como seus fãs normalmente são fãs do Galvão acabam não lendo essas passagens fantásticas do nosso inominável locutor global.

    O cara mandou (sem querer, claro!) seu amigo para a morte.

    Um jornalista abestalhado perguntanto ao Piquet após a morte do Senna, o que o Senna era pra ele:

    “Não é meu inimigo, não, viu? É concorrente”, Nelson Piquet

    ————————– A pedidos————————–

    Claudio.

    Já que o Alex está se omitindo do assunto de forma vil e sem considerações a sua pessoa, que pede uma receitinha básica para saborear um bolo no fim de semana, eu passo a receita que minha esposa sempra faz aqui em casa. :)

    Bolo de fubá cremoso

    4 xícaras (chá) de leite
    4 ovos
    2 xícaras (chá) de açúcar
    2 colheres (sopa) de manteiga
    1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
    1 ½ xícara (chá) de fubá
    2 colheres (sopa) de farinha de trigo
    1 colher (sopa) de fermento em pó
    Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma

    Bata no liquidificador o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga e o queijo por 5 minutos. Acrescente o fubá, a farinha de trigo e bata até que obtenha um creme fofo. Por fim, acrescente o fermento em pó e misture. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e leve para assar no forno preaquecido (150 ºC) por cerca de 30 minutos.

    Rendimento: 8 porções
    Tempo de Preparo: 45 minutos
    Grau de Dificuldade: Fácil

    Publicado por Claudemir Freire | 06/02/2010, 11:46 am
  212. Claudio

    opa, foi mal, quis dizer 2 xicaras e MEIA . Aquela declaração dele esta nesse DVD do Senna da Abril. Concordo o tio Frank vai dançando conforme a música, mas de qualquer forma ele é um SOBREVIVENTE no meio.

    SennaCeccoto

    Não se intimide e por favor, continue a comentar conosco. É q vc teve uma amostra da equipe de “Caçadores de Fãs Fanáticos” do F-1 Around, liderada pelo Cardoso, na artilharia pesada e o Claudemir no feedback!

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 11:49 am
  213. Claudio, você vai se empanturrar de bolo de fubá cremoso.

    Será que essa mulherada afora só faz esse bolo, rsrs.

    Devia ter pedido o de cenoura.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/02/2010, 11:53 am
  214. C só pode tá de sacanagem Claudemir! A gente passou quase a mesma receita pro Claudio.

    Sinistro!!!!!

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 11:54 am
  215. SennaCeccoto

    “Em relação ao Patrick Head confesso que não checo informação”

    talvez o problema esteja ai rapaz :-) nao acredite em tudo que le :-)

    SObra a historia do filho do Piquet ser viado, e ele ter cuspido pra cima. Ai é outra historia o filho dele.

    Bem se tem o Piquet filho, alguem tinha de ter gostado de mulher ne :-)

    e como o asssunto é o pai e nao o filho.

    Me lembro tb que em outro post, vc comentou para perguntar a XUXA, mas perai, a XUXA nao é mais sabida de todas as historias que era Sapatao ????

    Será que nao é muito conivente alguem com fama de sapatao e alguem com fama de viado “namorarem” ? perai namorar ?? um morava na europa e outro trabalhando no brasil ??
    namorar ??

    bem quanto a Galisteu, que diga-se de passagem era absoloutamente ninguem naquela epoca, a propria familia do Senna barrou ela na ala da familia no enterro. Por que será ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 12:04 pm
  216. Alex e Claudemir ->

    Como uma pessoa que gosto de tirar a prova dos nove, vou fazer os dois.

    e depois digo qual ficou melhor :-)

    ai voces optam por uma ou outra depois :-)

    Para ficar isento terei mais 5 test drivers para dar o resultado .

    :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 12:11 pm
  217. Não desista Claudio não desista…
    e se eu disser que Nunca li crónica de Galvão Bueno,é assim que se escreve?
    Alex-Ctba
    “ele não gostava de companheiro de equipe forte ele” nao foi pra McLaren com o Prost lá?
    Prost era fraco..tem toda a razão..

    Publicado por SennaCeccotto | 06/02/2010, 12:14 pm
  218. Alex em 1993 o Senna teve como pilotos parceiros de equipe o Michael Andretti e o Mika Hakkinen

    Naquele ano o Hakkinen correu apenas as três últimas corridas do ano, assim não teve tempo de mostrar seu potêncial ao lado do Senna, mas conseguiu seus primeiros pontos e pódio na equipe de Woking.

    Umas das curiosidades dessa temporada, era que o carro da Mclaren era muito bom, tão bom quanto a Williams do Prost, mas corria com um motor V8 muito safado da Ford, que não era nem a primeira linha da montadora americana, esses eram destinados a Benetton.
    Então a coisa era mesmo problemas de potência nas usinas, mas mesmo assim o Senna ganhou 5 corridas nessa temporada.

    Ceccotto.

    Problemas de espaço das pernas e a barra de direção não são necessariamente o que causou a diminuição da peça, porque mesmo que diminuisse ela continuaria na mesma posição dentro do cockpit não alterando as dimensões em nada.

    Ele tinha problemas de dirigibilidade porque o carro tinha muita tração e pouca estabilidade na dianteira, (o que chamo de carro frouxo, onde você faz a curva de alta e ele tende a sair de frente constantemente com a frente sambando, teste no seu carro em curvas de alta, se ele for estável não sentirá nenhum problema, mas se você começar a corrigir a trajetória do volante, você tem um carro que sai muito de frente e precisa de correções constante, e se o motor for potente você tem que ter atenção redobrada.) para isso pediu que diminiusse a barra para ter um curso menor no volante, assim tendo reações mais rápidas.

    Ahaaa, ele reclamou que o carro o estava machucando, mas disse isso na pré temporada, o armengue da peça foi logo após Aida.

    Abraço a todos, está na hora de fechar as portas, e daqui a pouco ir a praia tomar uma cerveja com a família, bom fim de semana a todos e segunda estamos colados.

    Obs.

    Claudio, você vai ter problemas se comer tanto bolo assim.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/02/2010, 12:25 pm
  219. Ei cara pera aí se Xuxa era sapatão será que Senna gostava de arrumar duas ao mesmo tempo..
    Já gosto mais dele..como a Gallisteu não era ninguém não servia pra os jogadores de Polo aí do Blog?
    Elitista aí cara..

    Publicado por SennaCeccotto | 06/02/2010, 12:28 pm
  220. Enganchou o comentário.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/02/2010, 12:29 pm
  221. Claudio a família Senna barrou a Adriane porque ela estava dando um par de flores na cabeça do Senna, o Leonardo Senna (pessoa mais escrota que conheci na minha vida) fez gravações telefonicas na época que revelavam ela tendo conversas libidinosas com um ex-namorado.

    O Senna claro, não acreditou, mas mesmo assim continuou.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/02/2010, 12:33 pm
  222. Senna

    Ele não teve opção. Ou encarava o Prost ou não pilotaria um carro de ponta. Encarou e venceu. Mas a convivência pacífica durou uma temporada e três corridas. Senna ao quebrar o acordo de cavalheiros de não ultrapassar antes de completar a primeira volta, em Ímola/89 declarou guerra a Prost q prefiriu desenvolver o carro da Ferrari e desafiar Senna por outras trincheiras.

    Ceccotto, entenda, Senna é um dos meus maiores ídolos na F-1, mas não podemos ignorar os fatos. Ele só teve Prost como companheiro de equipe do mesmo nível e o resultado foi 1 x 1.

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 12:34 pm
  223. SennaCeccoto

    Companheiros de equipe de Senna:

    1984
    Senna 13 pts
    Stefan Johansson 3 pts
    Pilotaram pela Toleman ainda em 84: O Venezuelano Johnny Cecotto e Pierluigi Martini, mas não pontuaram

    1985
    Senna 38 pts
    Elio de Angelis 33 pts ( bom piloto )
    Senna tb não tinha escolha, pois queria ascender na carreira e a Lotus era uma equipe melhor q a Toleman

    1986
    Senna 55 pts
    Johnny Dumfries 3 pts ( Inexpressivo piloto Inglês )
    Uma das grandes temporadas d F-1, onde Senna conseguiu disputar o campeonato contras as poderosas Williams de Piquet e Mansell e o talentoso Alain Prost q levou o título na regularidade com uma McLaren

    1987
    Senna 57 pts
    Satoru Nakajima 7 pts
    Preciso comentar ?

    1988
    Senna 90 pts
    Prost 87 pts

    1989
    Senna 60 pts
    Prost 76 pts

    1990
    Senna 78 pts
    Berger 43 pts

    1991
    Senna 96 pts
    Berger 43 pts

    1992
    Senna 50 pts
    Berger 49 pts
    Senna, deixou sua decepção afetar sua performance, já q a William de outro planeta de Mansell dominou a temporada. Senna obteve 3 vitorias na temporada contra 2 de Berger

    1993
    Senna 73
    Michael Andretti 7 pts
    Mika Hakkinen 4 pts ( substitui o incompetente piloto americano, q a única coisa bonita q fez foi a “voada” na largada do GP de Interlagos )
    Uma das melhores temporadas de Senna, q assombrou o mundo na primeira volta em Donington Park e mostrou quem mandava em pista molhada.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 1:03 pm
  224. enganchou meu comentário tb…

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 1:18 pm
  225. “Toda hora ele da uma declaracao e depois se for vantajoso para ele tudo bem. Vide oque escreveu agora. Lembram do Barrica ano passado ? ta onde agora ?”

    Cláudio,
    Sobre o espião Alonso (confirmado em sua caixa de msg) a Vermelhinha o declarou inimigo n. 1 etc e tal. Onde ele está hoje, mesmo depois do “não sei nada” de Cingapura? Na Cosa Nostra Rossa – todos felizes e saltitantes.

    Esse nobres senhores tem moral para vetar Nelsinho?

    Sobre baitolagem, seja lá de quem for, primeiramente eu digo:
    Antigamente era proscrita, depois passou a ser tolerada, hoje é normal. Vou embora antes que se torne obrigatória.

    Por fim, recomendo (rsrsrs):

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 06/02/2010, 1:20 pm
  226. teste ( o mesmo comentário enganchou )

    SennaCeccoto

    Companheiros de equipe de Senna:

    1984
    Senna 13 pts
    Stefan Johansson 3 pts
    Pilotaram pela Toleman ainda em 84: O Venezuelano Johnny Cecotto e Pierluigi Martini, mas não pontuaram

    1985
    Senna 38 pts
    Elio de Angelis 33 pts ( bom piloto )
    Senna tb não tinha escolha, pois queria ascender na carreira e a Lotus era uma equipe melhor q a Toleman

    1986
    Senna 55 pts
    Johnny Dumfries 3 pts ( Inexpressivo piloto Inglês )
    Uma das grandes temporadas d F-1, onde Senna conseguiu disputar o campeonato contras as poderosas Williams de Piquet e Mansell e o talentoso Alain Prost q levou o título na regularidade com uma McLaren

    1987
    Senna 57 pts
    Satoru Nakajima 7 pts
    Preciso comentar ?

    1988
    Senna 90 pts
    Prost 87 pts

    1989
    Senna 60 pts
    Prost 76 pts

    1990
    Senna 78 pts
    Berger 43 pts

    1991
    Senna 96 pts
    Berger 43 pts

    1992
    Senna 50 pts
    Berger 49 pts
    Senna, deixou sua decepção afetar sua performance, já q a William de outro planeta de Mansell dominou a temporada. Senna obteve 3 vitorias na temporada contra 2 de Berger

    1993
    Senna 73
    Michael Andretti 7 pts
    Mika Hakkinen 4 pts ( substitui o incompetente piloto americano, q a única coisa bonita q fez foi a “voada” na largada do GP de Interlagos )
    Uma das melhores temporadas de Senna, q assombrou o mundo na primeira volta em Donington Park e mostrou quem mandava em pista molhada.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 1:28 pm
  227. A coisa está feia…se o outro era escrota se baitolagem qualquer dia é obrigatória..
    Em relação à Cossa Nostra Rossa também houve um aí que jurou fidelidade e agora vai fazer figura de Lobão que levou pau de Capuchinho vermelho..

    Publicado por SennaCeccotto | 06/02/2010, 1:39 pm
  228. “Não lembro o q acontece com o Mika q não durou muito como companheiro do Senna”.

    Como o Claudemir bem lembrou, os dois conviveram bem pouco. Acho o Hakkinen um dos campeões mais subestimados da F1. Não acho que o fato do Schumacher respeitá-lo seja pouca coisa. Compare o comportamento do alemão diante outros rivais como Damon Hill (desdém: “ele tem síndrome de perdedor”) ou Alonso (frieza: nunca fez um comentário).

    Sobre o Senna, é o piloto que vi correr que mais admiro, galvanices e sennistas xiitas à parte. Mas sempre separei o piloto Senna, o mais espetacular nas pistas, do sujeito Senna, o cara fora do cockipit. Não saberia descrever quem foi este último: primeiro, não o conheci; segundo, estava envolto em camadas e mais camadas de marketing que seria uma tarefa impossível dizer que ele era de verdade. E, sinceramente, não me interesso nem um pouco, o Senna piloto para mim é quem importa.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/02/2010, 2:58 pm
  229. Senna ->

    o Schumacher nao teve carro para voltar, foi muito diferente. Incllusive saiu de la sem falar mal de ninguem, muito pelo contrario, quem acompanha esta vendo que sempre que ele da alguam declaracao é para falar bem da Ferrari.

    Um fato que talvezz passe desperceeido, ele esta na mercedez, e continua com o capacete veremlho, que por sinal esse capacete ele fez em homenagem a Ferrari, pois antes de ir para la, ele nao usava esse modelo de Pintura.

    A questao da Galisteu, voce nao entendeu… Nao é ser elitista, vc nao entendeu a sutiliza da coisa, a Galisteu rapaz era menina que ficava rodando pelo Padoock, agora o que ela fazia la rodando por la, so Deus Sabe. Para ser contratada para posar de namorada nada custava ne.

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 3:24 pm
  230. E a mulher do Piquet e a ex-mulher do Senna…também se passeavam pelo paddock?

    Acho Senna o melhor piloto que vi e o Piquet um grandissimo piloto e evolucionador de mecânica fantástico..
    Não acho apropriado andar por aqui um Blog de altíssimo nível fazendo eco da imprensa côr-de-rosa da época estimulada pelos dizeres do cara que depois teve castigo divino e seu proprio filho caiu no que ele dizia que eram os outros e que conste que tenho aí uns quatro ou cinco contra mim mas não dou moleza não..gosto de ver que existe camaradagem entre os antigos já que sou rapaz..

    Publicado por SennaCeccotto | 06/02/2010, 5:39 pm
  231. Vitor

    É claro q o o Schumacher tinha q respeitar o Mika, já q perdeu o campeonato de 98 para ele. Em 99 o Schumi certamente levaria se não fosse o acidente em Silverstone. A Ferrari já tinha um carro superior ao da McLaren, q contava com um motor Mercedes ainda não totalmente confiável. Foi a grande chance do playboy Irvine q não soube aproveitar. Em 2000 a disputa foi novamente acirrada, mas a política de igualdade da McLaren, talvez tenha pesado contra o campeonato do Mika, q ainda assim chegou próximo ao alemão. Hakkinen obteve 4 vitórias enquanto o seu companheiro Coulthard venceu 3 vezes na temporada. A Ferrari todos sabem, era Schumacher F-1 team, q venceu 9 vezes contra 1 vitória de Barrichello. No final deu Schumacher 108 x 89.

    Hakkinen q eu considero tão bom qto o endeusado Raikkonen, e q para a história da F-1 é superior, já q o primeiro é bi-campeão e o segundo tem só 1 wdc.

    Hakkinen q conseguia acompanhar os tempos do Senna e as vezes conseguia superá-lo em classificação, como em Estoril em 1993.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 06/02/2010, 7:29 pm
  232. Senna ->

    Uma coisa que o Piquet era conhecido, era por ser Mulherengo.

    Nesse quesito nao vai ter como vc querer comparar com o SENNA

    que pelo conhecimento geral teve a XUXa (com fama de sapatao) e Galisteu(que antes era menina de paddock sem absolutamente nenhuma reputação).

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/02/2010, 10:26 pm
  233. Publicado por Leandro Magno | 06/02/2010, 10:37 pm
  234. Acho q a casa da Ferrari começou a cair.
    É só uma especulação.
    Porém, como muita gente desconfiava, faz muito sentido.
    Detalhe o jornal é francês e não alemão ou inglês, ok?

    http://www.tomorrownewsf1.com/f1-les-secrets-de-la-ferrari-f10-a-valencia-11182

    Publicado por Leandro Magno | 06/02/2010, 10:42 pm
  235. Leando –>

    tremendo absurdo dizer que a ferrari correu sem lastro os 3 dias..

    irresponsavel e completamente idiota essa materia. Deve ter sido alguem com conhecimento da globo.

    Se hj se utiliza o Lastro como forma de acerto. Qual o sentido em se testar sem lastro ? nenhum..

    Vamos lembrar que hoje em dia, os testes sao limitadissimos. Nao faz sentido testar um carro sem lastro, que justamente ajuda a mudar o balanço do carro. Faria mais sentido estar sem gasolina do que sem lastro

    Publicado por Claudio Cardoso | 07/02/2010, 12:01 am
  236. Claúdio,
    Como eu citei, é apenas uma especulação.
    Porém se vc ler todas as entrevistas q foram dadas, a Ferrari pareceu demasiadamente cautelosa.
    Bem…alguns dirão q a Ferrari n precisa de patrocinadores e portanto n teria necessidade de fazer isso.
    Porém, assim como ela n precisa de patrocinadores ela tb n precisa de uma crise.
    Supondo q tudo faça sentido, entendo q o objetivo é adiar o problema na medida q vão arrumando as soluções até o Bahrein.
    Talvez tenham esperança de instalar o superdifusor até a 1ª corrida.
    Isso é só uma hipótese.
    A equipe vem de um ano bem ruim e seria péssimo engatar outro de resultados fracos.
    Junte as declarações em Madonna di Campglio com as após os treinos, especialmente o posicionamento do Alonso, e vc verá q n é tão absurdo o rumor da matéria. Junte tb a preocupação de Aldo Costa com a possibilidade da questão dos difusores voltarem a ser objeto de polêmica no início do campeonato.
    No entanto, só a corrida no Bahrein vai mostrar se tudo isso faz sentido ou não. Aguardemos mais 5 semanas.
    abs

    Publicado por Leandro Magno | 07/02/2010, 12:36 am
  237. UAU!!!!!!!

    Será que aqueles tempos foram fogos de artifícios para os fãs de Alonso e da Ferrari nos testes, Leandro?

    O site diz ter “fontes” e eu acompanho sempre. Se não é para aos fãs da Ferrari entrarem em pânico, é para manter a orelha em pé, pelo menos.

    Publicado por Becken Lima | 07/02/2010, 8:18 am
  238. Leandro e Claudio vou entrar na conversa de vcs mas tenho de concordar totalmente com o Claudio.
    A Ferrari sempre é objecto de imensa polémica, lembram daquela que só tem uma semana que já estariam preparando a versão B, porque o F10 tinha dado imensos problemas na “data” aerodinâmicos que viu os testes de Cheste não diria o mesmo. O que há um pouco de verdade nisso é que parece que um técnico de design que a Scuderia foi buscar à Toyota se “vendeu” dizendo que poderia fazer um difusor do tamanho de folha A3…essa a razão da nova polémica com difusor..
    Em relação ao site zero credibilidade basta ver a janela de últimas noticias que mais parece cacha de boato de comadre.

    Alex-Ctba
    É verdade que Hakinnen foi um grande piloto bateu duas vezes o proprio Schumacher em Campeonato do Mundo, agoar aquela que bateu o Senna um vez no Estoril..oh cara se o Barrichello chegou a ganhar, várias vezes do proprio Schum e feia aquela cena da Austrália na primeira!! corrida do campeonato deixando o Barriche passar o Campeão do Mundo…

    Publicado por SennaCeccotto | 07/02/2010, 8:39 am
  239. SennaCeccoto,
    Eu tb tenho minhas reservas quanto ao jornal. No entanto, quem 1º cantou a contratação do Button foi o tal de Focus; até o final do ano passado ningúem tinha ouvido falar de Turun Sanomat; e o Bild n era levado a sério até arrumar uma fonte quentíssima dentro da Mercedes e começar a antecipar, um por um por, os passos do Schummi.
    É claro, muitas estórias são só teorias da conspiração e n levam a nada. Todavia, muitas vezes é preciso fazer uma interpretação sistemática das notícias pra se chegar a conclusões e, como eu disse, se vc começar a juntar todas as entrevistas tem alguma coisa errada entre os tempos conseguidos pela Ferrari em Valência e o verdadeiro potencial do carro.
    Contudo, temos q esperar até a bandeirada final no Bahrein.

    Publicado por Leandro Magno | 07/02/2010, 10:34 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: