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Análise da Ferrari mostra que Alonso foi mais rápido que Massa em primeiro teste

IMAGENS: Ferrari/Divulgação
ALONSO dá o seu precioso “feedback” do F10 para Aldo Costa

James Allen, um sujeito que é muito bem informado quando assunto em pauta é Ferrari, sugere em seu blog hoje que “analise mais precisa dos tempos de volta [feita pela Ferrari] baseada nos tempos corrigidos pela quantidade de combustível, mostrou que Alonso foi ligeiramente mais rápido que Massa no primeiro teste.”

Antes dos torcedores do brasileiro cortarem os pulsos, Allen esclarece que Alonso testou “sprints” curtos com o carro mais leve, enquanto Massa concentrou seu trabalho mais em pernas longas com mais combustível a bordo — daí a variável “correção de combustível” na equação de quem foi mais rápido essa semana.

Obviamente, as condições de pista (aderência) também influenciaram a performance dos dois mas, como já discutimos, Alonso já mostra sua mão em apenas um dia de testes pela Scuderia.

Paralelamente, Allen sugere que a McLaren, que andou pesada durante todos os três dias de testes, está em tão boa forma quando a Ferrari.

Acompanhando os press releases das equipes nos últimos dias, acabei inferindo que o real objetivo do testes em Valência é pôr a prova a capacidade de tração de cada carro, e menos o pacote aerodinâmico, o que fica óbvio pela total inexistência de curvas rápidas ao longo do circuito.

Os testes são muito bem escalonados e focados em cada área de desenvolvimento, por isso Jerez na próxima semana, e Barcelona logo após, nos darão um quadro mais acurado do equilíbrio aerodinâmico das equipes e, consequentemente, do nível de competitividade de cada uma delas.

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Discussão

61 comentários sobre “Análise da Ferrari mostra que Alonso foi mais rápido que Massa em primeiro teste

  1. Valeu pelo esclarecimento do sprint, Becken. Já iria cortar meus pulsos. ;)

    Publicado por Andy | 05/02/2010, 10:25 am
  2. Para mim, os testes são inconclusivos para se afirmar que o Alonso foi realmente mais rápido que o Massa.

    as pistas estavam em condições diferentes. as temeparturas eram idênticas?

    impossível afirmar isso. temperatura e emborrachamento de pistas influem muito.

    o Alonso pode até ter sido efetivamente mais rápido em uma pista com uma temperatura superior, por exemplo. mas eu sí afirmaria isso, se tivesse os dados em vista.

    vou deixar para tirarconclusões quando os dois estiverem em suas voltas lançadas para a primeira corrida do ano..

    até lá, só conjecturas e hipóteses..

    abraços

    Publicado por Danilo | 05/02/2010, 10:28 am
  3. Falei com o Galvão e ele me garantiu que o Massa é muito melhor que o Alonso. Estou tranquilo agora.

    Publicado por Cosmo (fernando-ric) | 05/02/2010, 10:39 am
  4. “Antes dos torcedores do brasileiro cortarem os pulsos, Allen esclarece que Alonso testou “sprints” curtos com o carro mais leve, enquanto Massa concentrou seu trabalho mais em pernas longas com mais combustível a bordo — daí a variável “correção de combustível” na equação de quem foi mais rápido essa semana.”

    Êita Becken, manchete sensacionalista no F1 Around, será que o sucesso estará lhe subindo a cabeça?

    …rs…, é só brincadeira viu, o sucesso é merecido e a manchete ajuda a chamar a galera.

    É que ao lermos o post chegamos à conclusão óbvia de que Alonso foi mais rápido do que Massa porque testou com o carro mais leve em suas pernas de voltas mais curtas, ou seja, seguiu a lógica da relação peso/velocidade.

    Aliás, sendo muito chato, só o uso da expressão inglesa “sprint” explicou tudo, pois, o seu significado, por si só define o que ocorreu: uma “corrida curta em máxima velocidade”.

    Bom, de qualquer forma, o fato do Asturiano sentar no cockpit e já estar botando tempo é um sinal bem forte de que ele dará muito trabalho, só convém lembrar que Massa também não conhecia o carro e está voltando de um gravíssimo acidente.

    Em síntese, daqui a pouco aparecem os “donos da verdade” para decretar que essa é a prova definitiva de que Massa é um merdinha relegado ao posto de segundo piloto e Alonso um “Hiper Mega Blaster Ultra Super Tera Piloto de F1 que irá dividir o mar vermelho (torcida Ferrari) e levar aqueles que forem seus seguidores para a terra prometida (título mundial de F1), não sem antes empalar devidamente os infiéis”.

    Chega logo Bahrein!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazonni | 05/02/2010, 10:53 am
  5. Na verdade como os testes serão feitos em circuitos com diferentes características, as equipes testarão diferentes áreas, portanto, me arrisco dizer que um balanços dos 3 testes aponatrá quem estará bem no início da temporada. As equipes que andarem consistentemente bem nos 3 testes poderão ser consideradas fortes para o início do campeonato.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 10:56 am
  6. ainda é cedo para dizer quem foi melhor nos testes, mas o que surpreende foi a rapida adaptacao do Alonso com o carro da ferrari e os acertos do massa, se os dois tem mesmo um estilo parecido de acerto quem mais ganha com isso e a equipe no geral pois o feedback dos dois ajudam a equipe a evoluir no mesmo caminho, mas já dá pra ver que a disputa entre os dois vai ser acirrada

    Publicado por Joao | 05/02/2010, 10:57 am
  7. “Obviamente, as condições de pista (aderência) também influenciaram a performance dos dois mas, como já discutimos, Alonso já mostra sua mão em apenas um dia de testes pela Scuderia.”

    Becken disse tudo…..

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 10:57 am
  8. Boa Cosmo..rsrsss
    Becken, vc levantou a questão que este circuito (Valência) não tem tantas curvas de alta, então não podemos tirar conclusões reais, e como diz o post, as condições de pista, acerto e combustivel entre os dois eram diferentes… sou fã do Massa, mas concordo que Alonso está anos luz na frente do brasileiro, mas acho que Alonso não terá vida fácil em bater massa, como fez anos anteriores com Truli e Fisico… enfim, voltando aos circuitos… com o calendário da F1 lotado de pistas chatas e travadas… quem tiver o melhor pacote (carro bom em curvas de baixas) e uma boa aerodinamica para uma volta lançada e estiver na pole, certamente ganhará corridas…
    Bom essa é a minha pobre conclusão…

    Publicado por Jackson | 05/02/2010, 10:57 am
  9. @Cosmo
    aiuehiaeuheauiheaui

    a Ferrari nao e uma Red Bull vermelha como dizem por ai
    o sidepod dela e “baseado” no BMW do ano passado
    so que infinitamente mais bem esculpido e anorexico
    ate porque nao tem o kers

    Publicado por Edson Framil | 05/02/2010, 10:59 am
  10. Na verdade, o que é interessante é que essa informação e análise vem de DENTRO da Ferrari, e não parece ser uma simples dedução do James Allen.

    Publicado por Becken Lima | 05/02/2010, 11:03 am
  11. As variáveis são muitas, realmente. Na minha modesta opinião, qualquer conclusão é puro chute.

    Não dá pra negar que o Alonso andou bem de “prima”.

    Por outro lado, se o Massa andou bastante com o tanque mais cheio melhor pra ele, pois assim vai se adaptando mais rápido a essa nova forma de pilatagem que a temporada desse ano vai exigir dos pilotos, tendo em conta o fim do reabastecimento. A forma de pilotar muda muito com o tanque cheio, os pontos de freada, etc. Dentro de uma mesma equipe, penso que o piloto que acumular mais quilometragem andando pesado vai levar vantagem.

    Publicado por Fernando | 05/02/2010, 11:06 am
  12. Interessante que todos falam que o Alonso pegou o carro de primeira e já se deu bem, e esquecem que o carro é novo pros 2!! O Massa mesmo falou que o carro é bem diferente em relação ao do ano passado, mudou o peso, não tem KERS, pneus dianteiros mais estreitos, etc, etc. Ou seja, estão em condição de igualdade.

    O grande detalhe pra mim é o seguinte, o Massa tá sem pilotar um carro de F1 há mais de 6 meses, e o Alonso pilotou até o final do campeonato!

    Olhando por esse ponto de vista, quem tem que se preocupar é o Alonso!!

    É bom demais ver esse Blog fazendo esse sucesso, me lembro que quando o conheci, achava injusto um Blog de tanta qualidade com 3 ou 4 comentários!

    Parabéns Becken!

    Publicado por André Távora | 05/02/2010, 11:27 am
  13. Os testes apenas começaram, mas uma conclusão parece inevitável: Massa e Alonso, hoje, tem ritmos muito parecidos e essa temporada será muito disputada entre eles. Não sei se brigando pelo título ou por pódios.

    Publicado por Danilo | 05/02/2010, 11:28 am
  14. Salvo algumas pouca$ exceçõe$ (filhos de papai pagantes) os pilotos de F1 estão um outro nível. Basta ver o que acontece quando um Michael Andretti da vida vai tentar a sorte lá.

    Mas no esporte a motor sempre há aqueles que “são de outro mundo”. Valentino, Loeb, Schumi, Senna….

    Não gosto nem um pouco da pessoa do Alonso. Mas não se pode negar que ele é no mínimo candidato a vaga de piloto diferenciado. E eu estou entre os que acreditam que ele o é.

    O que não é e nunca foi o caso do Massa. Rápido mas longe de ser suficientemente consistente.

    Me parece que mais importante do que o tempo da melhor volta foi a velocidade com que Alonso adaptou-se a um carro que não foi ajustado para ele e por ele.

    Eu adoraria estar errado e poder ver o Massa tirando o Choronso do sério como LH fez em seu ano de estréia. Mas me parece mais provável que iremos assistir uma sucessão de melhores resultados para o Alonso. Principalmente em ritmo de prova. E então vai chover teorias de conspiração entre a pachecada.

    IMHO

    Publicado por Mauro Brisola | 05/02/2010, 11:33 am
  15. Becken e amigos,
    Sem alternativas, eu prepararia o carro para ser bom na primeira metade do tanque. Na segunda metade eu queimaria gordura e compensaria com pneus, na medida do possível. Largar na frente e deslanchar, sem ter que ultrapassar a ninguém. Quem vem de trás, mesmo com o carro preparado para andar melhor na segunda metade, fica sempre exposto, pois tem que ultrapassar, disputar curva, arrostar quem quer defender posição… aí sempre há o risco de um toque, uma rodada etc. Neste aspecto penso que o Massa está em vantagem em treinar com tanque cheio, mesmo tendo sido mais lento (foi mesmo?).
    Puro instinto. Se falei bobagem, corrijam-me.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 05/02/2010, 11:36 am
  16. Becken,

    São muitas variáveis. Afirmar que a Ferrari está andando mais que os outros é temerário, quanto mais que existe uma diferença entre seus pilotos.

    Só para ilustrar : caso Massa tenha realmente andado com o tanque mais cheio, no momento em que seu carro estava com o mesmo peso do de Alonso seus pneus estavam mais gastos também.

    Então não dá para fazer qualquer avaliação a esse respeito.

    Uma coisa que precisamos avaliar também é a motivação de cada um. Massa claramente estava focado em fazer o melhor trabalho visando começar bem o campeonato.

    Alonso, por sua vez, estreava na Ferrari diante de quase 40 mil torcedores fanáticos. É óbvio que isso teve um efeito no espanhol no sentido de andar mais rápido do que o necessário e fechar os treinos na frente.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 05/02/2010, 11:38 am
  17. Becken Lima —>

    “Na verdade, o que é interessante é que essa informação e análise vem de DENTRO da Ferrari, e não parece ser uma simples dedução do James Allen”

    Quantos jornalistas com informaçoes la de dentro da Ferrari, nao diziam que o carro era uma porcaria, que tinham os dados da telemetria, e que a Ferrari ja estava construindo a versao “b”

    Sinceramente eu nao levo fe em mais nada desses caras

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 11:48 am
  18. Becken não acredite nesse James Allen, ele este ano já disse uma quantas de muito rir!
    Não va por ele, ehehehe. Esse James já deve estar a tirar fotos F10B, ehehehehe.
    Ele é inglês e diz que a Mclaren está rápida, claro! tinha de dizer!!! Como deve ter dito o ano passado, heehehehee, por esta altura.
    Ah no ano passado estava a esconder as maravilhosas asas que se iam na 1ª corrida! James deixa-me rir!

    Publicado por Jonas | 05/02/2010, 11:51 am
  19. Quanto à McLaren, ela sempre foi conhecida nos testes coletivos por nunca “fazer bonito por fazer”, ou seja, colocar um pingo de combustível no carro no final da sessão e mandá-lo para pista. Uma equipe tão austera na pré-temporada quanto é em Woking, diga-se de passagem…

    Publicado por danielmedici | 05/02/2010, 11:54 am
  20. Ele é inglês e diz que a Mclaren está rápida, claro! tinha de dizer!!

    Jonas – O James Allen é um grande profissional, mas é um apaixonado pela Ferrari. Ele escreveu a melhor biografia do Schumacher, trabalha para a RAI italiana e deu a um de seus filhos o nome de Enzo em homenagem àquele outro Enzo…

    No caso dele, acho quer ser inglês nâo significa muito. ;)

    Publicado por Becken Lima | 05/02/2010, 12:02 pm
  21. André Távora,

    vc esqueceu de um detalhe amigo, o próprio Alonso disse :

    ” “Foi um dia importante, por estar em uma Ferrari pela primeira vez. Um dia emocionante. Acho que aproveitei ao máximo o dia em termos de voltas e de tempo na pista. No carro, ainda tenho muitas coisas a ajustar: o banco, os pedais, o volante e o capacete, que é de uma marca diferente. Além disso, nunca havia andado com freios Brembo, então foi um início pra mim também.”

    Ou seja, o carro ainda não estava o ideal para ele, pois os ajustes não eram dele, e sim de outro piloto , e ele correu condições novas além do próprio carro.

    Para o Massa, a única novidade era o carro mesmo…mas os sitemas de freio etc e tal ele já conhece desde 2006.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 12:42 pm
  22. Eu aqui me divirto com o pessoal tentando justificar o por que de um Bicampeao ser mais rapido que um brasileirinho contra o mundo, ate dizem que o Massa nao pilotava desde o ano passado…

    Ora bolas o Homem Mola fez testes com a Ferrari 2007 e 2008 que se nao me engano sao carros de F1 !

    Ok vao dizer que as configuracoes sao diferentes, perfeito, mas, sao carros de F1 e o Zaca correu dois dias com o carro novo e o Alonso sentou pela primeira vez na Ferrari e jah mandou pau….

    Nao torco contra o Massinha , mas o para mim o Alonso eh melhor assim como o Schumacher e o Super Campeao Lewis Hamilton ( amigao do Becken ).

    Pobre James Allen , o cara eh um dos melhores reporteres e tem gente querendo dizer que ele eh bairrista….agora soh falta o Livio Oricchio e o Ico escreverem que o Alonso foi melhor que a galera vai dizer que os dois sao espanhois.

    Que venham os treinos em Jerez e que a Redbull venha com um super carro !!

    Becken, e a Campos Meta ?

    Será que o nosso estimado primeiro sobrinho vai dar lugar para o Ralf Schumacher e o Nakajima na Stefan GP ????

    Que fim de feira hein ?

    e tudo que falaram do sobrenome Senna ser um big Asset… nao sei nao, mas acho que ele fara par com mais um sobrenome famoso fora da F1.

    Publicado por Fernando | 05/02/2010, 12:42 pm
  23. João

    Concordo com seu comentário, e esse foi um dos motivos da troca do Kimi pelo Alonso. Quem não se lembra de qtas vezes na temporada de 2008 em q o Massa usava a barbatana e o Kimi não ? De como eles tinham desempenhos distintos em diferentes pistas, por conta do acerto do carro? Em algumas pistas um não conseguia acompanhar o outro. Nem vou citar Turquia e Brasil, pq nessas o Massa é imbatível, mas por exemplo Valência para o Massa e China para o Kimi.

    Jackson

    Notei uma certa contradição no teu comentário. No mesmo parágrafo vc afirma q o Alonso está a ANOS LUZ A FRENTE DO BRASILEIRO, mas acha q o Alonso NAO TERÁ VIDA FÁCIL EM BATER MASSA. Bem, um piloto q teoricamente está a anos luz de outro, não teria dificuldades em superá-lo. Que tal mudar para meses luz, semanas luz…

    Eu concordo com todos q ainda está bem cedo para conclusões, vamos aguardar semana q vem e principalmente Barcelona, com suas curvas de alta, para analisarmos a questão do entre-eixos e comparar com a performance da Renault q o Claudemir levantou.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 12:44 pm
  24. Becken,

    O Alonso não fez mais que a obrigação. Ele tinha todas as condições de andar mais que o Felipe:

    * É um piloto em um nível um pouco acima do Felipe;
    * O carro parece ser bastante guiável;
    * Já sabia, pela telemetria, onde eram os pontos em que o Felipe perdia tempo. E tinha isso bem claro, uma vez que os estilos de pilotagens são equivalentes;
    * Tinha que marcar território, pois o Felipe já havia feito “xixi no poste” nos dois dias anteriores.

    Semana que vem, a situação se inverte, será o Felipe quem terá acesso aos dados e a pista mais emborrachada. Então provavelmente esta posição se inverterá.

    Agora, em março….aí sim, não tenho idéia do que acontecerá. Tanto pode dar Felipe quanto Fernando. É uma verdadeira incógita para mim.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 05/02/2010, 12:47 pm
  25. Não concordo. Todos baixaram seus tempos no último dia. Pista mais emborrachada e maiores dados coletados. Acho que estão no mesmo ritmo. A disputa será excelente de se ver.
    Button sim ficou devendo na McLaren com relação a Hamilton.

    Publicado por Ylan Marcel | 05/02/2010, 12:55 pm
  26. Essa informação que o magnífico James deu é boa, mas temos que levar em conta tudo o que você esclareceu no post Becken.
    Como eu torço para Alonso desde criancinha, fico contente por ele se sentir bem em este time tão glorioso.
    espero que agora nos testes em Jerez, a Ferrari consiga manter esse ritmo diante da Red Bull, que virá com um carro muito engenhoso desenhado por Adrian Newey..
    vamos ver como tudo seguirá daqui para a frente..

    grande abraço; Tomás

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 12:55 pm
  27. “Como eu torço para Alonso desde criancinha, fico contente por ele se sentir bem em este time tão glorioso.”

    Não faz muito tempo então né Tomas? heheheh, to te devendo um comentário no teu blog…

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 1:15 pm
  28. Acho que Alonso não é besta, ele mesmo disse que nos dois primeiros dias de testes, ele ficou treinando intensamente com a equipe antes dos testes, ou seja.. quer dizer que o espanhol deve ter feito um trabalho arduo no simulado antes de sentar-se no F10. E com um carro mais leve, pista emborrachada, carro com um bom acerto ( que o mesmo disse ), ficou muito mais fácio a tarefa do Espanhol, quero ver quando for semana que vem, dia 10… Alonso testa primeiro, e Massa testará na sequência, lógico que… Massa será mais rápido, Dai todos irão dizer, O MASSA PEGOU PISTA EMBORRACHADA, O CARRO ESTAVA MAIS LEVE, O ALONSO ACERTOU O CARRO… entre outras….

    Publicado por Jackson | 05/02/2010, 1:18 pm
  29. Interessante o que Alonso disse após o teste:

    “”To be competitive you need a reliable car and we’re on
    the right track. The technicians have lots of data now to
    prepare us the best possible way for the next tests. It’s
    important that the data we had before we came here has
    been confirmed on the track. We need to continue like
    this and in the last tests, we need to try to find the
    car’s limit.”

    Ou seja, aquele boato de que o F10 preocupava os engenheiros era somente boato, pois ele disse ai em cima que os dados antes dos testes se confirmaram,e que isso foi muito importante.

    Então a Ferrari esta no caminho certo….mal nascido definitivamente parece que o carro não é.

    Fonta da entrevista: http://www.f1technical.net/news/14136?sid=567a18c245f1ac9d22ca8c382515ab09

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 1:23 pm
  30. Leonardo ->

    Concordo plenamente contigo.

    E como disse, nao duvido nada que essas coisas ai das informações privilegiadas que os jornalistas tinham, nada mais nada menos era do que informacao espalhada pela propria Ferrari, para despitar sobre o progresso da carro.

    Sinceramente, nao acredito em nada que esses jornalistas ai escrevem como informações de dentro da equipe.

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/02/2010, 1:32 pm
  31. Vou discordar do Becken em uma coisa. E é sobre a equipe McLaren.

    O James Allen também disse na quarta feira que o melhor tempo do Alonso foi em uma série de 12 voltas, enquanto o melhor tempo do Button foi em uma série de 9. A diferença foi considerável entre o melhor tempo de um e o melhor tempo de outro.

    E mesmo quando o Alonso treinou com mais gasolina, fazendo séries de 16 voltas, ele fez tempos de volta na casa de 13 baixo até chegar em 11 alto. O que é melhor do que qualquer marca que o Jenson fez, mesmo numa série curta.

    Publicado por Arlindo Silva | 05/02/2010, 1:32 pm
  32. vixi, o ibope do JA entre os comentaristas do F1 Around anda em baixa rsrs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 1:36 pm
  33. E assim será por toda la temporada, com Alonso como 1º piloto e o Massa bem…escudero de lo asturiano.

    Publicado por Fernando Kesnault | 05/02/2010, 1:39 pm
  34. Pois é Alex ctba;;;
    hahah
    finais de 2005 eu já estava torcendo pra ele;;;
    minha mãe dizia: ah, voce só torce pra ele porque ele é campeão do mundo…”
    parece que as palavras dela deram sorte, já que ele foi bi em 2006.
    2007 foi quando eu comecei a acompanhar freneticamente, eu sabia todos os pilotos, os gps quem havia vencido e estava confiante que ele seria tri…
    mas um certo hamilton apareceu no caminho….
    heheh
    eu nunca gostei do jeito do lewis, sempre metido, (ta, o alonso também é,rsrsrs)
    e o resto todos sabem…
    2008 e 2009 foram dificeis, mas eu nunca deixei de torcer por ele porque estava em um mal momento..
    e agora a recompensa…
    quero ver a disputa MAS-ALO esse ano..
    será genial!

    grande abraço Alex;

    Tomás

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 1:40 pm
  35. Pessoal, acho a essa tal de Stefan Gp vai mesmo entrar no lugar da Campos. A equipe espanhola tem até hoje para definir sua situação junto à Dallara.

    Mas que maré do B.Senna hein?! Ano passado tinha quase acertada sua vaga na Honda, ai os japoneses cairam fora – ele perdeu a vaga; e agora parece que o mesmo vai acontecer, mas agora com a Campos…..sacanagem.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 1:48 pm
  36. Bacana isso Tomás. A Globo não te transformou num pacheco rsrs. Mas eu tenho notado isso nessa nova geração. Uma certa tendência em torcer para os vencedores, no teu caso, os vencedores da época q vc começou a acompanhar F-1, eram Schumacher, Alonso e Kimi. Vc simpatizou com o Alonso, precisa ver até onde vai essa fidelidade. É o mesmo q ocorre com o aumento de torcedores para o SPFC, levando o exemplo para o futebol. Mas vc só não virou um pacheco pq sempre buscou informação, o q não é o caso do público alvo da Globo. Eu torço sempre para os brasileiros e se me quiserem chamar de pacheco, não tem importância, é o q eu gosto, ver os brasileiros vencendo e levar a bandeira nacional pro pódio. Mas atualmente, gosto muito da pilotagem do Hamilton, q me lembra muito o Senna. O GP da Itália de 2008, foi um dos melhores dos mais recentes. O moleque tava possuído.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 1:53 pm
  37. Alex-Ctba,

    Vc disse: “Mas atualmente, gosto muito da pilotagem do Hamilton, q me lembra muito o Senna. O GP da Itália de 2008, foi um dos melhores dos mais recentes. O moleque tava possuído.”

    Quem venceu o Gp da Italia de 2008 foi o Vettel.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 1:59 pm
  38. Alex-Ctba,

    era isso mesmo q vc queria dizer? Vc se referia a vitória de Vettel ou performance de Hamilton neste gp?

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 2:00 pm
  39. valeu Alex….
    na verdade eu comecei a torcer para o alonso porque gostava do carro e quando ele vencia…
    quando temos 8 anos as coisas são bem diferentes…
    mas o que acontece com muita gente é que se o schumacher ganha, torce pelo schumacher, aí vem outro diferente, e torce pelo outro…
    isso é muito sem personalidade…
    tanto assim que tem muito aí torcendo pro button…
    mas admiro mesmo o que torcia por ele desde antes, e mesmo com uma temporada de 3 pontos na honda, confiaram nele e agora é campeão…
    a f1 é assim…
    cada um tem a sua vez….
    vamos ver de quem é esse ano…

    abraço;
    Tomás

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 2:02 pm
  40. leonardo, acho que ele se referiu ao vettel..
    o alemaozinho fez uma excelente pole e dominou todo mundo com uma chuva infernal….

    abraço; Tomás

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 2:04 pm
  41. Leonardo

    A vitória do Vettel foi impecável, histórica, de ponta a ponta, em uma pista encharcada e com uma STR, mas o destaque da corrida foi o Hamilton, q fez ‘trocentas’ ultrapassagens, algumas de alto risco, como a sobre o Glock e deu outro siginifado para o termo ‘faca nos dentes’ tão propalado pelo GB.

    Sim, eu me referia a performance. Vettel foi perfeito, mas quem deu o show foi o Hamilton.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 2:05 pm
  42. ops, significado…

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 2:06 pm
  43. ah, era do hamilton então….
    é, foi uma corrida impressionate dele também…

    Alex, espero seu comentário lá no meu blog!
    hehehe

    grande abraço, Tomás
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 2:08 pm
  44. “treinos são treinos, carreiras são carreiras”

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 05/02/2010, 2:10 pm
  45. “Devo dizer que me senti à vontade imediatamente graças ao trabalho de Felipe durante os últimos dias: o carro foi bem e era rápido, tinha um bom set up, também, que é positivo “.

    Estas são as palavras do Alonso.

    Não vejo que seja a hora de se discutir quem foi mais rápido, porque nesta fase de treinamentos, as equipes estão apenas coletando dados específicos para as configurações do carro (set up) e também confirmando os dados das simulações. Cada piloto testa em condições diferentes para isso mesmo. Então, devo dizer que não dá para afirmar se, também, o Jenson button foi mais lento do que lewis. Não esqueçamos que com os super simuladores que tem a Ferrari e Mclaren, tanto Alonso quanto Button devem ter tido milhares de kilometros de pilotagem virtual com estes novos modelos. Isto explica também o enorme sucesso de lewis Hamilton no seu ano de estréia. Aliás, era a grande vantagem da da Mclaren no desenvolvimento do carro de 2007 para cá. Agora as duas equipes estão em igualdade em tecnologia e isto explica a facilidade do Alonso (como lewis o fez em 2007) desta adaptação rápida ao F10.

    Publicado por Ilton Fernandes | 05/02/2010, 2:23 pm
  46. Bobagens! Corrida ainda esta longe!

    Publicado por Demetrius | 05/02/2010, 2:52 pm
  47. sou de uma epoca em que vi: ronnie peterson (morreu muito cedo) bom, muito bom piloto. Gilles vileneuve (não foi campeão mas era muito bom piloto por sinal) além de emerson fitipaldi, nelson piquet, airton senna, nigel mansel (por não ser excepcional, até meio cavalo muitas vezes, mas o cara foi campeão numa imbativel williams com suspensão ativa é verdade, mas nos Estados Unidos na formula indy, onde não tem esses aparatos ele também venceu e uma situação totalmente sui-generis onde acabou combustivel e ele desceu para empurrar seu carro)

    Gostava de ver o mika hakinen, e passei a torcer pelo espanhol (alonso).

    Nunca gostei, sempre torcia contra mesmo: schumacher (três títulos dele são facilmente contestáveis, além de não ter tido adversários a altura)

    Nunca gostei do barrichelo, independente da propaganda da globo ( o homenzinhu como piloto é muito pé frio)

    Massa, acompanho, gosto, mas não torço e não alimento grandes expectativas.

    Hamilton, campeão imerecido de 2008. Arrogante, metido, tipo do piloto que a cada tres corridas, uma ele vai fazer lambança. é batata. Querem apostar quanto que hora que ver o ALonso na frente ou começando a fazer pontos a mais que ele o cara vai começar a errar?:
    aposto com qualquer um no mínimo uma caixa cerveja.

    Além disso sempre acompanhei formula indy, excelente trabalho pilotos brasileiros:
    emerson, gil de ferran (desconhecido de quem só vê formula 1, mas baita piloto) André Ribeiro, Tony Kanaa, Helio Castro Neves. Tem pegas memoraveis por lá com até três carros lado a lado.

    Campeonato Inglês formula turismo BTCC, que passa no speed chanel, excelente. Tem cada pega. Lá ficar se tocando é normal.

    Publicado por wilson | 05/02/2010, 3:26 pm
  48. É…..

    deviam mostrar isso aqui ao Massa pois ele no final de 2006 criticou o Senna por este ter-lhe negado um autografo. Deu pena do garoto….

    Link: http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/02/05/video+schumacher+recusa+autografo+a+fa+e+passa+direto+por+imprensa+9388595.html

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 3:33 pm
  49. esses super similadores não são tão super assim. Mclaren de 2009 foi uma porcaria, só se redimiu do meio do ano pra frente. Ferrari f60 tambem mal nascida. E as duas tinham super simuladores etc. e tal.

    Hoje em dia, vivemos num mundo que tudo tem que ser pra ontem e pra se conseguir resultados, deixa-se de lado as vezes todos os testes necessarios (vide industria automobilistica que nunca se viu um numero tão grande de recall, haja visto para queimarem etapas não se darem ao luxo de testarem tanto ou aplicar peças de fornecedores questionáveis) Daí aparece depois famoso recall pra substituir uma peça defeituosa. Até empresas de nome consagrado estão passando por isso.

    A f1 está com muitas mudanças ano a ano para estancar a queda de público, de receita, etc.
    Segundo a visão de quem a está dirigindo, é tudo perfumaria. Não atacam os principais problemas. Daí as vezes acontece como ano passado que editam um regulamento tecnico que acabou permitindo uma interpretação diferente e brawn se tornou imbatível o suficiente no inicio para ganhar o campeonato.

    Em muitas coisas na vida tem se descoberto que voltarmos de certa forma as origens, a coisas do passado traz mais alegria, resultado, contentamento do que os padrões atuais. E na formula um não é diferente. Tem que se resgatar um pouco mais de simplicidade. Reduzir custos estratosféricos ou então se cria duas categorias diferentes, como se tentou: um com montadoras e outro com equipes indenpendentes.

    As pessoas no mundo a fora não vão deixar de acompanhar, torcer, ver formula um se ela ficar mais simples, mais barata, mais fácil de acompanhar, pelo contrário.

    Publicado por wilson | 05/02/2010, 3:38 pm
  50. Wilson,

    acho q o Ilton se referiu a adaptação e não acerto e desenvolvimento do carro, e nisso concordo com ele, essa geração nova se beneficia desses super-simuladores, especialmente Hamilton , pois o da Mclaren é reconhecidamente um dos melhores da F1, junto com o da Ferrari.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 3:42 pm
  51. Rádio de Michael Schumacher quando não baixava seus tempos e saiu mais cedo do treino com problemas hidráulicos:

    Rossssss!!!! Faça alguma coisa!!!!!

    rsrsrsrs

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 3:52 pm
  52. Leonardo,
    O Schummi anda simplesmente puto com o carro da Mercedes. Ele é um cara com um espírito muito muito competitivo e já percebeu q nem por pódio vai dar pra brigar nesse ano. A n ser, é claro, se melhorarem consideravelmente o carro.
    Pra mim tem todo um sentido essa contratação do Heidfeld ter saído só depois dos primeiros testes do carro.

    Publicado por Leandro Magno | 05/02/2010, 4:00 pm
  53. Olha a rivalidade aí geeeeente!
    http://www.thef1.com/noticias/noticias-2010/febrero-2010/felipe-massa-no-promete-fidelidad-a-ferrari

    Isso é mais ou menos uma mostra do que está por vir. A imprensa espanhola será outro desafio a ser superado pelo piloto brasileiro.

    Por isso admiro Alonso, mas não torço por ele.
    Admiro Zinedine Zidane, Michel Phelps, o time feminino de hóquei sobre a grama da Argentina, mas não torço por eles.

    Quem aqui não consente de que Messi é um baita jogador de futebol?
    Agora pergunto: A rivalidade entre BRA x ARG permite que um brasileiro saia com uma camisa com o rosto do jogador do Barça, feliz e contente, sem ser, no mínimo gentilmente criticado?

    Acho que a relação Alonso x Massa caminha para essa direção.
    Alonso é um baita piloto. 99% dos brasileiros acham isso. Agora, torcer e defender o cara, pelo menos deste ano pra frente, já estamos tendo uma noção (aqui no blog mesmo) do quão esta realidade pode estar mudando.

    Por isso o tema lhe rende mais de 100 comentários por dia Becken. Querendo ou não, a ascensão de Felipe Massa e a artilharia espanhola são ingredientes que até então não faziam parte da discussão puramente técnica entre os dois pilotos.

    Teremos que conviver com isso. Até Massa provar que NO. HE CAN’T. Caso contrário só teremos a lucrar.

    Publicado por Iomau | 05/02/2010, 4:02 pm
  54. Quanta especulação sem sentido, vamos esperar o campeonato começar pra saber quem tem o melhor carro, quem é o melhor piloto.

    E aí sim falar, reclamar e debater com mais dados.

    Publicado por Claudemir Freire | 05/02/2010, 4:25 pm
  55. a discussão está boa pessoal!!!

    abraço, Tomás

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 5:19 pm
  56. Interessante esse pequeno diálogo entre James Allen e um dos leitores dele:

    juice

    February 5th, 2010 @ 2:44 pm

    Hi James. You wrote: “Although Ferrari had faster lap times, McLaren ran more fuel all week and the feeling is that the McLaren may be a shade faster at this point.” Did you meant McLaren’s speed might be faster than Ferrari or comparing to itself?
    [Reply]

    James Allen Reply:
    February 5th, 2010 at 6:07 pm

    A shade faster than Ferrari

    Em miudos, ele sugere que a McLaren é MAIS rápida que a Ferrari no balanço e estudo dos pesos de combustível durante os três das de testes.

    Isso talvez explique o cuidado com que a Ferrari anda encarando esses testes nas entrevistas pós Valência. Alonso, Doemenicali e até Aldo Costa, estão com os pés no chão!

    Publicado por Becken Lima | 05/02/2010, 5:52 pm
  57. Bem já viram todos

    que o resultado dos testes toda a gente diz, não vale, não dá para tirar conclusão não são fidedignos
    Mas toda a gente comenta dado de dado, comentário de comentário, comentário de dado, dado de comentário e aí encontram sempre uma prova de que têm razão.
    À única coisa palpável que se podem agarrar cronometragens numa pista peculiar com bom tempo, isso não serve para nada…
    Notável como o ser humano utiliza a informação como melhor lhe apeteça para chegar à explicação que lhe apetece.
    Cúmulo do paradoxo

    Publicado por SennaCeccotto | 05/02/2010, 6:04 pm
  58. Olha a rivalidade aí geeeeente!
    http://www.thef1.com/noticias/noticias-2010/febrero-2010/felipe-massa-no-promete-fidelidad-a-ferrari

    Eu confesso que essa cobertura espanhola (e também a brasileira, claro) chega a dar calafrios. A matéria é totalmente ingênua, para não dizer estúpida.

    O público da Fórmula 1 está aumentando. Está na hora de melhorar a qualidade dos sites “especializados”. Acho que vou convidá-lo, Becken, para criar um blog “en español”.

    Uma boa forma de livrá-los de todo o mal, amém.

    Publicado por Willian | 05/02/2010, 6:14 pm
  59. A Cosa Nostra foi fiel ou leal a alguém? quando? Nunca em tempo ou lugar algum. Pessoa jurídica não tem coração – tem cofre.

    Publicado por Anselmo Coyote | 05/02/2010, 11:34 pm
  60. Confirmando (ou não) o que o pessoal vem comentando, o Alonso nessa entrevista (minuto 1:16), diz que o desempenho dele no último dia teve relação com o que o Massa desenvolveu nos dias anteriores.

    Publicado por Alessandro Resta | 06/02/2010, 4:14 am
  61. O momento que os doi estavam com a mesma quantidade de gasolina na pista, os pneus estavam com a mesma quantidade de desgaste? (já que o massa , segundo allen, saiu para sprints mais longos), a pista estava na mesma temperatura e aderencia (já que a tendencia é ela emborrachar mais e mais)?. Não. Então, não dá pra analisar.

    Publicado por marcelle | 14/02/2010, 11:24 am

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