//
você está lendo...
ARTIGOS

Pré-temporada mostra Formula 1 com prestígio em alta

IMAGENS: Ferrari/Divulgação TIFOSI e Alonsistas: as duas mais fanáticas torcidas da F1 agora juntas

Espionagem; mentiras; manipulação de resultados; briga fratricida entre os principais mandátarios do esporte; fuga em massa de grandes montadoras; crise financeira; e uma temporada xoxa sem as melhores equipes ou pilotos na disputa direta pelo titulo…

Sinteticamente, esse foi o coquetel que, nos últimos três anos, quase implodiu a F1, mas nessas primeiras semanas de 2010 a F1 mostrou uma saúde que há muito tempo não se via.

Isso, claro, graças à volta de Michael Schumacher e à ida de Alonso para a Ferrari. Isso foi o suficiente para criar um burburinho benéfico para o esporte, capaz de gerar mídia positiva continuamente.

Isso se refletiu diretamente na mídia eletrônica e os números divulgados pela Haymarket, detentora da Autosport, é um bom exemplo da emergente avidez do fã de F1 por informação.

Durante os três dias de testes mais de 482 mil usuários acessaram ao site da Autosport pela primeira vez, somando quase um milhão de visitantes que leram mais de 4,3 milhões de páginas. Isso catapultou as vendas de assinaturas online do site, que negociou quatro vezes mais que no mesmo período de 2009.

Em Valência não foi diferente. Segundo reportes diretos da pista, formaram-se congestionamentos de 4 km nas imediações do circuito Ricardo Tormo, que desembocaram mais de 36.000 apaixonados espanhóis para vibrar pelo bicampeão Alonso, agora vestido de vermelho.

Tanta expectativa estendeu-se também ao nosso blog, um espaço nanico no vasto universo da mídia especializada. Nossos números inexistem próximos dos da Autosport, claro, mas em três dias de treinos atingimos mais de 750 comentários e nos últimos quatro dias mais de 20 mil page views — e com uma grata e bem-vinda invasão de novos leitores, afiados e desejosos de debater essa nova e pulsante F1.

Todos esses números mostram uma das grandes qualidades da categoria, que é sua imensa capacidade de renovar-se e regenerar-se — mesmo que os próprios homens que a governem atirem no pé continuamente.

Como bem disse recentemente o grande mestre Joe Saward, “automobilsmo é um tipo diferente de religião” e nós, definitivamente, somos um bando sedento e incurável de fiéis…

Discussão

19 comentários sobre “Pré-temporada mostra Formula 1 com prestígio em alta

  1. Mostra também a qualidade do F1 Around…
    Parabéns pelo trabalho nessa pre temporada Becken

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 05/02/2010, 5:43 pm
  2. essa pré-temporada está excelente mesmo Becken…
    e parabéns pelo grande número de comentarios, porque sei que dá trabalho fazer com que os números aumentem…
    vamos ver se dá para bater o recorde!!
    afinal, qual é o recorde de comentarios por postagem???

    abraço, Tomás

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 6:00 pm
  3. Interessante analisar isso, Becken. Realmente o interesse aumentou e os comentários aqui nos últimos dias provam que o público está “animadinho” ;-)

    Ou seja, é um sinal de que o “show” pretendido por Bernie Ecclestone começa a surtir efeito. A Fórmula 1 está se popularizando.

    Se a temporada comprovar o que se espera dela, essa explosão tende a aumentar ainda mais. Nós estamos apenas em fevereiro. Imagina quando o pega começar para valer!

    Publicado por Willian | 05/02/2010, 6:07 pm
  4. concordo, graças a Seu trabalho Becken, temos aqui Posts e comentários realmente dignos gastar seu tempo para ler…

    mas acho que nossa midia brasileira (globo), poderia explorar mais essa nova F1… tanto para atrair mais amantes deste maravilhoso esporte e tbm para lhe dar mais ibope, pois comparado com outros países, nossa rede globo deixa a desejar…

    Publicado por Jackson | 05/02/2010, 7:26 pm
  5. Felicitaciones Becken por el gran aumento en nuevos lectores y page views.
    Como apasionado del automovilismo en general y la F1 en particular leo diariamente varias Webs y blogs y realmente pienso que F1 Around es una de las mejores.
    Saludos.
    Pedro
    Bariloche
    Argentina

    Publicado por Pedro Mazzaro | 05/02/2010, 7:31 pm
  6. Somos bem fiéis a este esporte não é mesmo….

    E pelo jeito o becknen já tem fã….

    Mas Beckn, a Brawn GP quando entrou nos teste andou detonando todo mundo…do jeito que fosse….e Button e Rubinho batendo um o tempo do otro, dia-a-dia….

    E me diga…o que a Ferrari deveria fazer se seu carro detona logo de cara, chega senta a bota e o carro é melhor que os outros????

    Mas não podemos nunca esquecer a Red Bull…

    Pois acho que esse carro pode ganhar e tem um baita de um piloto….o Tedesco Jr.

    Esse é fera galera e podem escrever…será gênio….

    E tem um narigudo feio pa caralho que não esta tendo sua chance em equipe grande…

    Não vejo a hora de começar essa bagaça, dia 12 no barhein….pois vou acompanhar todos os treinos é claro….

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 05/02/2010, 8:53 pm
  7. Pedro;
    yo ya vivi en bariloche tambien..
    muy frio!!!!
    fueron 4 años, de 1999 a 2003, despues me vine a brasil..

    saludos, Tomás
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 05/02/2010, 8:53 pm
  8. Não gosto da palavra “fanático”, pois sugere torcida louca e desarrazoada, que não se apega a fatos e à razão. Sei que existem torcedores fanáticos pela Ferrari e pelo Alonso, mas torço pelo Alonso , sem ser fanático…até por que essa palavra designa religiosidade, e com certeza não encaro Alonso , ou a F1 dessa forma, isso não é minha vida ou meu objetivo nela.

    Mas gosto dos debates técnicos, estou aprendendo muito com alguns comentaristas aqui , e colocando meus pontos de vista também. Além é claro de por “uma pilha” em alguns, pois esse lance de torcer, por pilha no torcedor adversário, isso faz o esporte ser vibrante, contagiante e legal.

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 9:54 pm
  9. F-1 é um esporte singular. São tantas informações, tantos dados para analisar e debater em um fim de semana de GP q falta tempo e espaço para td isso. Que outro esporte muda as regras ano após ano, e ainda assim, consegue manter o nível de interesse alto?

    O Sirlan definiu bem nós, amantes desse esporte. Por alguma razão, nascemos com o gene pré-determinado para amar esse esporte, o q nos faz ficarmos horas debatendo os mais varáveis temas concernentes a F-1.

    A temporada de 2010, q não chega nunca, pode representar o ápice da categoria, pois nunca tantos talentos tiveram oportunidade para mostrarem seus valores. Uma geração incrível, ocupam os melhores carros e se as máquinas, corresponderem as expectativas, temos td pra acompanhar a melhor temporada dos últimos anos. E a cereja desse bolo, é a volta de um certo heptacampeão, depois de três anos de afastamento.

    O campeonato de 2008 foi incrível, pois tivemos um brasileiro protagonizando um dos finais mais apoteóticos q se tem notícia, com o título mundial sendo decidido na última curva e em Interlagos, pista apontada por fãs ao redor do planeta, como uma das melhores do circuito.

    Em 2009 uma mudança radical dos carros e diferentes interpretações do regulamento, fizeram com q a F-1 entrasse numa nova fase e invertesse as forças, destronando as poderosas Ferrari e McLaren, q parecem voltar com td agora em 2010. A F-1 não vai deixar nunca de evoluir e diferente do futebol, esporte mais popular da Terra, q demora ‘oitocentos’ anos para alterar uma simples regra e faz de tudo para impedir q a tecnologia adentre suas fronteiras, a F-1 por outro lado, sempre vai mudar e elevar a tecnologia a níveis máximos, pois é nela q está fundamentada sua natureza. Ou alguém acredita q esta regra de congelamento do desenvolvimento dos motores vai durar pra sempre? Em relação aos pneus, com a saída da Bridgestone ao término da temporada, quantas mudanças não vamos ter em relação aos mesmo, até por conta dos novos fabricantes. Pilotos candidatos a gênio como Vettel e Kobayashi, qto tempo até inverterem as forças no cenário atual? Novas pistas e a sede de novos mercados, como Rússia, agora com um piloto pela primeira vez na categoria, qto tempo vai demorar até fazer parte do calendário? A volta do mercado Norte-Americano, importantíssimo em termos de negócios para grandes equipes, como McLaren, Ferrari e Mercedes e seus super esportivos?

    O q vale mesmo é q todos nós estaremos acompanhando isso, debatendo, desenvolvendo idéias, defendendo nossos pilotos prediletos, atacando nossos desafetos, mas enfim, vivendo intensamente esse esporte q é simplesmente fascinante!

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 05/02/2010, 10:32 pm
  10. Bom demais saber de tudo isso. Isso se dá por termos, nesta temporada, os melhores pilotos nas melhores equipes. A luta será ferrenha pela coroa!

    Publicado por Ylan Marcel | 05/02/2010, 10:53 pm
  11. Becken,

    Impressionante essa semana. Tive uma semana cheiaça no trabalho, mal dava pra dar uma espiadinha nos tempos. E quando chegando em casa a noite e olhando o blog, mais de trocentos comentários. Tomei até um susto, e vc merece esse sucesso Becken.

    Prova que essa temporada promete, e a turma aqui aprendendo cada vez mais, com as novas caras que por aqui pintam…
    Sejam bem vindos…

    Fernando figueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 05/02/2010, 11:07 pm
  12. Comecei a frequentar o blog há uns 2 meses , mas como comentarista esta semana. Quero parabenizar ao Becken pelo trabalho feito aqui e aos comentaristas que com eles tenho aprendido e compartilhado opiniões e debates tão legais.

    Espero que esta temporada seja realmente de fascinante disputa pro nosso deleite….

    Abs a todos….

    Publicado por Leonardo | 05/02/2010, 11:39 pm
  13. Parece que a Campos foi vendida…

    Publicado por iDavid | 06/02/2010, 1:38 am
  14. Becken,
    Fiquei sabendo do teu blog através da página sobre F1 do site terra, e desde então(um mês) venho acompanhando teu blog todos os dias, e este é meu primeiro comentário.
    Quero parabenizá-lo pela tua iniciativa e pelo ótimo trabalho que fazes aqui. Sucesso sempre!
    Até logo!!

    Mauro

    Publicado por Mauro | 06/02/2010, 3:35 am
  15. Somos viciados; assistimos a todos os infelizes acontecimentos dos últimos anos, acompanhamos às temporadas previsíveis dos anos de ouro do duo Ferrari/Schumacher, a quase repetição do domínio da Brawm, e não largamos essa F1, bastante desfigurada em relação ao que era a F1. Só pode ser vício.

    Aí vem o ano de 2010, com promessas de ser “a melhor temporada dos últios tempos”. Mesmo slogan da pré-temporada de 2009. Vai ser? Sei não, mas se não for, quem disse que a gente vai largar isso?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/02/2010, 10:53 am
  16. parabéns polos teus éxitos.

    saúdos

    Publicado por carlan | 06/02/2010, 12:50 pm
  17. Becken,

    Fico muito feliz quando vejo o crescimento do F1Around. Feliz mas jamais surpreso. O espaço aqui é de muita qualidade e isso obviamente ia se refletir em algum momento na audiência.

    O melhor de tudo é que essa audiência está sendo formada de uma maneira que acredito ser consistente. Observo que você não se importa em fazer propaganda do F1Around em outros espaços, mas sim trabalha como um louco para que este lugar seja uma vanguarda no que se refere a informações e debate sobre o automobilismo.

    Quem queria acompanhar os lançamentos dessa semana passada não achou lugar melhor em língua portuguesa que o F1Around. Isso vai dar audiência consistente e fiel, que em última análise é a que mais interessa.

    O aumento da audiência trás consigo novos debatedores, que vão ajudar a manter esse espaço sempre arejado e repleto de novas opiniões e pontos de vista, independente de concordarmos com eles ou não. Acho esse debate um dos pilares do F1Around.

    Não tenho dúvida que com sua capacidade de trabalho e criatividade teremos um ano muito bom aqui.

    O momento bom da F1 é sem dúvida um fator que vai trazer mais interesse para a categoria, mas o F1Around faria sucesso ainda que hoje estivéssemos no meio das brigas entre a FIA e as equipes.

    Qualidade faz toda diferença.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 06/02/2010, 1:04 pm
  18. não sou de ler comentários. muito menos de comentar.

    acho que durante esses dias de testes, passei mais tempo no seu site do que nos outros 20 que eu visito, religiosamente, duas vezes por dia. e lendo justamente os comentários, pq são poquíssimos os blogs hoje com contribuição de tanta qualidade como o seu.

    meus parabéns, e continue assim!

    Publicado por Joshué Nunes Fusinato | 06/02/2010, 3:24 pm
  19. Interessante notar que os longos meses de pré-temporada ao invés de esfriar nosso interesse, conseguem gerar altas expectativas, como uma angustiante e vagarosa contagem regressiva. Mesmo extremamente ocupado este ano não consigo deixar de acompanhar as notícias e a movimentação das equipes e pilotos. Como falou o Alex, sempre se tem o que analisar e comentar do mundo da F-1. Já tive algumas temporadas de imersão quase total mas atualmente procuro me distanciar um pouco pra não se tornar um vício. Exceto nos fins de semana de GP, aí realmente não tem como não focar neste esporte.
    Parabéns ao Becken pelo blog continuar sendo um dos mais prazerosos pontos de encontro pra se debater Fórmula 1.

    Publicado por Carlos T. | 06/02/2010, 5:23 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: