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McLaren já mostra em pista segundo chassi do MP4-25

A McLaren está em plena produção de um filme promocional para um de seus patrocinadores e aproveitou para pôr em pista o segundo chassi do MP4-25. É um bom sinal de que, em termos de manufatura, a equipe não tem muita dúvida quanto ao projeto inicial do carro.

Comprovando o poder das duas mais tradicionais equipes da F1, a Ferrari também disponibilizará o irmão gêmeo do bem nascido F10 logo mais, mas apenas na segunda rodada de testes em Jerez, a partir do dia 17 de Fevereiro.

Hoje, a equipe inglesa divulgou o seu cronograma para os testes que se iniciam na próxima quarta-feira em Jerez de la Frontera: Jenson Button testará nos primeiros dois dias, deixando os últimos dois para Lewis Hamilton.

Discussão

33 comentários sobre “McLaren já mostra em pista segundo chassi do MP4-25

  1. Bom sinal.

    Eles terão duas baterias de testes para acertar ambos os chassis de acordo com o estilo de cada piloto.

    Já a Ferrari terá apenas uma bateria para entregar o carro 3 para o Massa, menos evoluído e com pouca kilometragem.

    Publicado por Claudemir Freire | 08/02/2010, 3:49 pm
  2. Será que a “nova” Mercedes vai dar com os burros n’água e ficar pra trás, enquanto que sua ex-namorada briga pelo título?

    Publicado por Cosmo Seinfeld (fernando-ric) | 08/02/2010, 4:00 pm
  3. olha cosmo, acho que sim….

    bom, mas quem vai deixar todo mundo de boca aberta (além de alonso_+_+) será o koba!!!!!!!
    coitado do de la rosa……..
    e na mclaren o clima sera de HAMmer e BUTons

    Tomás

    Publicado por Tomás | 08/02/2010, 4:07 pm
  4. Mudando de assunto, não vingou nenhum estudo de fechar o cockpit ou proteger de alguma forma a cabeça do piloto? Porque o Massa até que saiu razoavelmente ileso, comparando com o Henry Surtees. Uma bolha seria proibido por regulamento?

    Publicado por Cosmo Seinfeld (fernando-ric) | 08/02/2010, 4:30 pm
  5. Será que a McLata é tão competitiva assim a ponto de já aprontarem o 2º chassi, então realmente o carro é bem nascido, já que a Ferrari só entregará o 2º chassi na 3º semana de testes, ou seja, os italianos irão colher dados ainda esta semana para atualizações, para ai sim, fazer os modelos em definitivo…
    tomará que a McLaren seja um foguete…

    Publicado por Jackson | 08/02/2010, 4:37 pm
  6. não…
    muita injustiça, pq se o massa tivesse morrido o bernie mal teria conseguido dormir…
    mas como ele saiu rindo do hospital…

    uma bolha é uma boa ideia!!!!!!
    e lá vem alonso bolha!h
    haha

    abraço Cosmo;
    Tomás
    http://theformula1-blog.blogspot.com/
    passa lá

    Publicado por Tomás | 08/02/2010, 4:38 pm
  7. Só para ilustrar a questão da bolha
    buble

    Ter a bolha resolve um problema, mas também cria outros como, por exemplo, em uma batida muito forte a bolha pode emperrar e dificultar o acesso ao piloto, atrasando assim o atendimento médico emergencial.

    Fato: Esporte à motor é uma atividade de risco.
    A preocupação com a segurança tem que se focar em eliminar os riscos tidos como desnecessários, evitando assim lesões por acidentes de causas estúpidas.

    Publicado por Galkadesh | 08/02/2010, 5:31 pm
  8. Até aí, um time lançar 2 carros não necessáriamente mostra que o projeto é competitivo. A Honda em 2006 foi uma das primeiras a lançar carro novo, e veio logo de cara com dois chassis.

    A Ferrari habitualmente demora pra colocar o segundo chassis na pista. No seu apogeu, eles costumeiramente lançavam o segundo chassis faltando poucos dias para a abertura do campeonato.

    Antes, quando os times podiam testar em 2 locais diferentes ou com dois carros ao mesmo tempo, colocar dois chassis em pista o mais rápido possível poderia significar alguma vantagem (embora o exemplo da Ferrari coloque isso em xeque). Hoje, com o uso cada dia mais frequente de simuladores e túneis de vento (mesmo com a limitação de horas), e a proibição de se testar com dois carros ao mesmo tempo, lançar a maior quantidade de chassis em menor tempo não necessáriamente significa vantagem.

    Para a McLaren, a única vantagem que eu vejo, talvez seja para o Jenson Button. Pelo que foi publicado nos sites lá fora, semana passada ele sofreu pacas no “arrojado e agressivo” MP4/25 type 001 “taylored for Lewis”

    Publicado por Arlindo Silva | 08/02/2010, 5:34 pm
  9. …e a proibição de se testar com dois carros ao mesmo tempo…

    Curioso, Arlindo, que antes de escrever o post eu procurei no regulamento se era realmente proibido testar com dois carros e não encontrei nada explicito:

    http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/sporting_regulations/8713/fia.html

    Será que não é um acordo de cavalheiros ter apenas um carro por equipe em pista?

    Publicado por Becken Lima | 08/02/2010, 5:43 pm
  10. Arlindo e Becken.

    Até onde sei pode-se testar dois chassis na mesma bateria de testes, o que não pode é testar o dois chassis no mesmo dia, o que não muda em nada no fim das contas.

    Por isso eu disse que a Mclaren pode testar os acertos necessários para deixar o Button mais confortável no chassis que for destinado a ele, assim esse pode fazer ajustes finos ao seu gosto.

    Em contrapartida a Ferrari evoluirá mais o chassi A e deixará para última bateria o chassi B que fatalmente será o do Massa, que terá que trabalhar em dobro nos testes. Lembrando ainda que chassis podem ser coisa feitas em túneis de vento e CFD, mas não são 100% iguais, em suma, podem apresentar variações de velocidades e ajustes.

    Publicado por Claudemir Freire | 08/02/2010, 5:56 pm
  11. Quantas vezes esses dois carros vão se tocar em toda a temporada?

    acho que umas duas vezes…

    essa dupla e a da Ferrari, vai sair borracha disso..

    tô tentando me lembrar de alguma dupla de campeões, onde houve uma disputa limpa,com igualdade de condições , sem guerra de egos e sem se digladiarem na pista..

    não lembro de nenhuma no momento..

    abraços..

    Publicado por Danilo | 08/02/2010, 6:29 pm
  12. E isso vídeo onde parecem os dois chassis do novo MP4/25, já está disponível?

    Publicado por Marco Alves | 08/02/2010, 6:38 pm
  13. As equipes divulgam de qual piloto é o chassi que ficou pronto primeiro?

    E no caso dos testes, a distância dos pedais e formato dos bancos não são ajustados para o piloto “dono” do carro.

    Se for isso mesmo, e a Ferrari que foi testada for a do Alonso mesmo, deve ser bastante disconfortável para o Felipe ter guiado o tanto que ele guiou com o banco do Alonso.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 08/02/2010, 6:55 pm
  14. “…em uma batida muito forte a bolha pode emperrar e dificultar o acesso ao piloto, atrasando assim o atendimento médico emergencial.”. Verdade, mas o mesmo diga-se do cinto de segurança, que pode ser cortado, assim como a bolha pode ser quebrada. Perfeição não existirá mesmo. Nunca. De qualquer forma, agrada-me a idéia da bolha pela segurança e porque acho que os carros ficarão mais bonitos (com pinta de aviões-caças).
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/02/2010, 7:47 pm
  15. Ffigueiredo realmente, se a Ferrari que esta ai é realmente do Alonso parabens para o Massa ter ficado tão proximo a ele usando o carro dele. foram o que 0,3s de diferença?
    Ao contrario do Button que foram 2dias de atraso.

    Publicado por Demetrius | 08/02/2010, 7:49 pm
  16. Becken,

    Há alguma evidencia ou até uma menção na critica especializada a respeito do que disse o Arlindo, isto é, que o MP4/25 é um carro “nervoso”. Se for, e isso não significa que o carro não seja veloz, as previsões de Eddie Irvine podem se confirmar. Pois um carro com essas caracteristicas é a melhor “roupa” que um piloto arrojado e acima da média como Lewis poderia vestir.

    Publicado por Gunther | 08/02/2010, 7:54 pm
  17. Gunther – Não li nada, ainda, que sugira que o MP4-25 é um carro “nervoso”, mas sei que há sim muitos “ínputs” do Lewis na sua concepção, o que, em teoria, o beneficiaria.

    Mas as regras de 2010, banimento do reabastecimento e redimensão dos pneus dianteiros, em teoria daria uma força para o estilo limpo e suave de Button.

    Eu abordei o tema uns dias atrás em dois posts:

    Parte1: https://f1around.wordpress.com/2010/01/18/o-plano-de-jenson-para-bater-lewis-na-mclaren-%e2%80%93-parte-1/

    Parte 2: https://f1around.wordpress.com/2010/01/19/o-plano-de-jenson-para-bater-lewis-na-mclaren-%e2%80%93-parte-2/

    Publicado por Becken Lima | 08/02/2010, 9:18 pm
  18. realmente os carros ficariam bonitos com a bolha…
    mas ela poderia atrapalhar na aerodinamica?
    e o piloto, usaria capacete?

    Publicado por Tomás | 08/02/2010, 11:24 pm
  19. pessoal;
    para os que sabem, para os que não, meu nome é Tomás, tenho 13 anos e sou fã de f1.
    gosto muito das conversas que rolam no f1 around e convido quem quiser para dar uma olhada e quiser deixar uma opinião no meu blog.
    ele vai completar dois meses e seria muito legal se alguem de voces passasse por lá;

    é apenas uma sugestão, mesmo para aumentar a qualidade do meu espaço.

    valeu Becken, e agradeço a todos!

    Tomás do Blog Fórmula 1
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 08/02/2010, 11:36 pm
  20. Tomás,
    Com a bolha o arrasto aerodinâmico diminuiria, ou seja, melhoraria a aerodinâmica. A menos que o projetista fosse totalmente obtuso e conseguisse a proeza de piorar, mas isso jamais aconteceria. Fala-se em problema de aquecimento do habitáculo, manutenção da limpeza da bolha durante a corrida e alguma dificuldade em caso de acidente.
    Eu só a acho bonita e estou certo de que acidentes como o do Massa não ocorreriam. Quanto ao mais, só especulação de minha parte.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/02/2010, 12:15 am
  21. Deixa eu apenas esclarecer um ponto:

    Quando eu disse “Taylored for Lewis” eu me referia as dimensões do carro em si, e não ao conceito do “ousado e agressivo” (desculpa Becken, mas eu não resisti) MP4/25.

    Li em um site, salvo engano no autosport ou no F1 Technical, que os mecânicos da McLaren tentaram encontrar uma solução para o Jenson ficar melhor acomodado no cockpit do carro mas ele não conseguiu.

    Talvez o segundo chassis o auxilie nesse sentido.

    Publicado por Arlindo Silva | 09/02/2010, 12:30 am
  22. Na minha opinião, a McLaren começa 2010 como em 2009. Atrás de Mercedes, Red Bull e Ferrari. Mas a tendência é melhorar aos poucos, pq o projeto parece ser bom. Mas existe o fator Mercedes, que pode beneficiar sua equipe em detrimento ao time de Woking. E aí, como fica essa questão para a McLaren em 2010?

    Publicado por Ylan Marcel | 09/02/2010, 12:50 am
  23. ago

    Publicado por Diego Yigio | 09/02/2010, 1:17 am
  24. Ops…
    agora que eu me dei conta, a ideia da bolha é factivel…
    resta saber se os chatos cartolas da FIA vao aceitar…

    meu amigo Tomás;

    muito bom o seu blog…
    me alegra ver pessoas da sua idade fazendo espaços com qualidade…
    sobre ele ser novo, é ter paciencia, nao é facil trazer leitores no começo…
    apesar de ter visto vários lá..
    mas aqui há gente com muito conhecimento…
    convida eles , insiste…

    bom, abraço Tomás
    e sorte.

    Diego

    Publicado por Diego Yigio | 09/02/2010, 1:34 am
  25. Ei Becken, faz um post sobre bolha nos F1, apenas pra especularmos.

    Publicado por Cosmo Seinfeld (fernando-ric) | 09/02/2010, 8:04 am
  26. Tudo Bem?

    Meu Caro Becken

    “É um bom sinal de que, em termos de manufatura, a equipe não tem muita dúvida quanto ao projeto inicial do carro.”

    Daria, já, tempo, de fazer um novo? Tomara que o carro fosse muito competitivo..Pra lutar ser cerrada..O que isso prova é que como disse Button não se sentiu cómodo no primeiro chassis queixou-se de estar muito alto..É bom lembrar que o ano passado só em Maio ou Junho é que surgiu nova versão apesar de todos os dias ouvirmos que era para estrear asa dianteira traseira e lateral se houvesse..Do que se viu em Cheste a Ferrari andava em trilho de comboio, como a Brawn ano passado, e parece que a McLaren era nervosa e só houve medição teste de velocidade para ela, apesar das medições serem de revista especializada e poder medir todas as Scuderias.

    Danilo
    No ano da McLaren Senna-Prost houve equiparação de material…agora Ego..piloto de Fórmula 1 não tem, transborda..

    Publicado por SennaCeccotto | 09/02/2010, 8:41 am
  27. É impressão minha ou eles já estão em Jerez?
    jerez

    Publicado por Becken Lima | 09/02/2010, 9:02 am
  28. A foto de lançamento dos carros ano passado em Jerez tinham como fundo as mesmíssimas portas azuis com janelinhas.

    jerez

    Publicado por Iomau | 09/02/2010, 9:15 am
  29. SennaCeccotto,

    sim, naquele ano eles tinham igualdade de condições nos equipamentos.

    mas acabaram brigando, e o resto é história..

    eu acho que o caminho natural é esse, no caso das duplas da Ferrari e da McLaren, pq é impossível dar condições iguais aos dois pilotos.

    eles vão acabar se digladiando nas pistas, o que é bom para nós, mas ruim para equipe..

    a menos que um deles se mostre muito inferior, e se rebaixe a condição de segundo piloto, o que acho improvável..

    abraços.

    Publicado por Danilo R | 09/02/2010, 10:27 am
  30. Alguém consegue ver a foto?
    “É impressão minha ou eles já estão em Jerez?”
    Eu não

    Publicado por SennaCeccotto | 09/02/2010, 1:43 pm
  31. nossa esse ano ta prometendo muito , pensa bem mclaren com dois campeoes na equipe , ferrari com um bi-campeao e um vice , a mercedes vem com um heptacampeao e o rosbreg que eu acho um piloto bom , 4 equipes novas , uma das quatro e a lotus que esta devolta , a red bull pode vir para brigar tbm pq ano passado numa parte do campeonato era o melhor carro , na willians o rubinho e o ultimo campeao da gp2 o nico hulkenberg , na renault kubica e o vitaly petrov eu ja vi ele correndo na gp2 pilota muito , na sauber pode aparecer um novo idolo da f1 o kamui kobayashi , e tbm nao pode se esquecer a possibilidade de ter 4 pilotos brasileiros na f1 , acho que a f1 2010 vai ser uma das melhores temporadas depois da epoca do ayrton senna

    a e o caso da bolha e se o carro capotar e fikar de cabeça para baixo como vai tirar o piloto de lah ???

    e agora que os carros vao tar com o tanque cheio a chance de acontecer um incendio e enorme

    a F.I.A ficou loka em deixar os carros sairem com o tanque cheio quantas mortes tivemos na f1 por cauisa disso ??? msm asssim ela quer fazer isso , entao ta neh ??? vamos torce para nao acontecer nd de grave

    flow.

    Publicado por alexsandro | 14/02/2010, 9:42 pm
  32. linda muito linda

    Publicado por jeffferson | 04/07/2010, 8:01 pm
  33. Idéia das bolhas me agrada, mas outro fator importante é a cobertura dos pneus para evitar o efeito catapulta. O projeto dos novos carros da Indy aborda este aspecto.

    Um exemplo de modelo que seria seguido nesta concepção utópica da F1 seriam os belíssimos Peugeot 908, grande decepção das 24h de Le Mans deste ano.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 05/07/2010, 8:22 am

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