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Force India lança seu novo carro (fotos)

Superficialmente, a Force India parece ter tomado a rota mais segura em termos de design com o seu novo VJM03 lançado agora há pouco. Não há radicalidades e com pequenas mudanças aqui e ali, o belo carro parece uma clara evolução do seu irmão mais velho do ano passado — o que seria uma aposta racional se lembrarmos dos GPs da Bélgica e da Itália em 2009.

Nessas duas provas, a simpática equipe de Vijay Mallya deu um belo calor na poderosa Ferrari, perseguindo, palmo a palmo, a vitória em Spa.

O que esperar da equipe de Vijay em 2010?

Primeiro, o empresário Indiano precisa esclarecer a quantas anda o seu balanço fiscal para o governo inglês que, dizem, anda ameaçando dissolver a equipe. Resolvida a pendenga, seria uma distração a menos para o seu corpo técnico trabalhar com tranquilidade.

Tecnicamente, a equipe prescindirá de um sujeito chamado Simon Roberts, ex-diretor de operações da McLaren, e que fez um belo trabalho organizando o operacional da equipe. Foi Simon quem extraiu o real potencial do time e por isso a McLaren o resgatou para cuidar também do novo MP4-25.

Se há prováveis deficiências, há também outros sinais encorajadores.

No fim de 2009, Mallya expandiu o seu programa de CFD, o que permitirá a equipe ter resultados mais acurados em termos de simulação virtual — algo que, sem testes, lhe dará maior controle e precisão sobre o desenvolvimento do carro ao longo do ano e provavelmente foi útil na gestação do novo carro.

A expectativa, então, é que o VJM03 tenha sido mais bem resolvido e acabado aerodinamicamente que o seu predecessor, que foi redesenhado às pressas para assimilar o motorzão Mercedes, o KERS, o sistema hidráulico e a caixa de câmbios providos pela McLaren em novembro de 2008.

Redimensionar o tanque de combustível não é nada se comparado a esses grandes desafios que prejudicaram o ajuste fino aerodinâmico do carro de 2009. Junte a isso a assistência técnica da McLaren e você terá, mais uma vez, um surpreendente e bem-vindo azarão para atazanar a vida de gente grande em 2010.

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Discussão

51 comentários sobre “Force India lança seu novo carro (fotos)

  1. Realmente Becken, é uma clara “evolução” do modelo de 2009, pois não muda quase nada, parace que estamos diante do carro de 2009. Vamos ver se houveram outras mudanças imperceptíveis aos olhos para fazer com que a simpática “Caminho das Índias” apresenta um desempenho ainda melhor que 2009, quando quase obteve vitória.

    Publicado por Leonardo | 09/02/2010, 6:18 am
  2. É o terceito carro mais bonito, depois da apresentação do MP4-25 da Mclaren, e do VR-01 da Virgin, creio que o VJM-03 será o carro a bater pelas estreantes, farão um campeonato á parte, onde as novatas lutarão para bater o VJM-03, vamos ver quais os circuitos em que o VJM-03 será ultrapassado pelas novatas, no geral não acredito que fará frente as de+ equipas que partem como favoritas aos título…

    Publicado por Afs.Angola | 09/02/2010, 6:20 am
  3. Um detalhe interessante: a “bigorna” na tampa do motor se conecta com a asa traseira , como a da Mclaren….parece que a parceria com a Mclaren é maior do que parecia.

    Publicado por Leonardo | 09/02/2010, 6:34 am
  4. es mais una bigorna+ bico alto.

    Publicado por wilson | 09/02/2010, 7:31 am
  5. Projeto um pouco parecido com o da Sauber. Carros q prometem incomodar as grandes em circuitos de alta velocidade como Spa e Monza. Nunca gostei dessa combinação de cores da Force India.

    Alguém sabe dizer se Virgin e Force India estarão em Jerez amanhã ?

    Publicado por Alex-Ctba | 09/02/2010, 7:41 am
  6. Afirmativo para ambas, meu caro Alex.

    Force India com Sutil nos dias 10 e 11 e com Tonio Liuzzi nos dias 12 e 13.

    Virgen (Manor, para a Venus Platinada): Glock – 10 e 11 e o di Grassi, 12 e 13.

    Só não vão a Lotus e as 2 incógnitas: Campos meta e USF1.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 09/02/2010, 7:56 am
  7. Há outras equipes em que a ‘bigorna’ está conectada com a asa traseira. Gostei muito do carro, muito clean e com uma pintura ‘old school’. Muito bom, como você bem disse é uma equipe ‘simpática’.

    Publicado por Will | 09/02/2010, 7:58 am
  8. Aliás, aí vai uma geral dos carros e pilotos para os testes em Jerez de la Frontera:

    Team Feb 10 Feb 11 Feb 12 Feb 13

    Mercedes GP Rosberg Schumacher Rosberg Schumacher
    Red Bull Webber Webber Vettel Vettel
    Mclaren Button Button Hamilton Hamilton
    Ferrari Alonso Alonso Massa Massa
    BMW Sauber Kobayashi Kobayashi de la Rosa de la Rosa
    Williams Hulkenberg Hulkenberg Barrichello Barrichello
    Renault Petrov Petrov Kubica Kubica
    Force India Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil
    Toro Rosso Buemi Buemi Alguersuari Alguersuari
    Virgin Racing Glock Glock di Grassi di Grassi

    saudações

    Publicado por celso gomes | 09/02/2010, 8:04 am
  9. Vendo alguns projetos como esse da FI, eu ainda me pergunto: Como é que a Renault conseguiu fazer um bico tão “espetacular” como aquele do ano passado?

    Publicado por Iomau | 09/02/2010, 8:08 am
  10. Espero que tenham um carro mais constante e bem-nascido, já que o motor Mercedes é garantia de um bom compromisso entre velocidade, potência e durabilidade.

    Caso não falte $$$ para desenvolver o carro, considero a Force India como uma real candidata ao top-5 desta temporada.

    Publicado por Daniel | 09/02/2010, 8:16 am
  11. Valeu Celso!! Amanhã vai ser uma boa oportunidade para comparar esse carro da Virgin com o da Williams, ambos Cosworth, para termos idéia do q o CFD é capaz.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/02/2010, 8:21 am
  12. Se a Ferrari tivesse colocado a ordem de treino em Massa-Massa-Alonso-Alonso, alguns já estariam bradando em revolta “Um brasileirinho contra o mundo impiedoso da F1”.

    Publicado por Leonardo | 09/02/2010, 8:23 am
  13. “Vendo alguns projetos como esse da FI, eu ainda me pergunto: Como é que a Renault conseguiu fazer um bico tão “espetacular” como aquele do ano passado?”

    Iomau.

    Não passou no crash-test frontal as vesperas do lançamento do carro, tanto que no site oficial tinha uma foto do R29 com um bico fino como o usado pela Ferrari no F60, depois do fiasco tiraram a foto.

    Sobre o lançamento a Force India, nada a acrescentar o carro é isso mesmo que já falaram e não me agrado com essa pintura nacionalista e seus montes de patrocínios das empresas de seu proprietário.

    Interessante o patrocínio da Reebok, e os milhões de euros que a Medion coloca através do Sutil, dizem que passa dos 10 milhões.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/02/2010, 8:28 am
  14. “Se a Ferrari tivesse colocado a ordem de treino em Massa-Massa-Alonso-Alonso, alguns já estariam bradando em revolta “Um brasileirinho contra o mundo impiedoso da F1″.”

    Oh No! not again please…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/02/2010, 8:34 am
  15. Pergunta, esse FI para que abaixo do bico não tem aquele “cortador de ar” que vi nos outros carros, estou enganado? É bem mais pra trás?

    Publicado por Seinfeld (fernando-ric) | 09/02/2010, 8:37 am
  16. Corrigindo: esse FI abaixo do bico não tem aquele “cortador de ar” que vi nos outros carros, estou enganado?

    Publicado por Seinfeld (fernando-ric) | 09/02/2010, 8:38 am
  17. humm…

    sei não.. tá com cara de McLaren B novamente…
    quem sabe já não vão testar algumas coisas para a matriz…

    Publicado por Felipinho | 09/02/2010, 8:56 am
  18. Não é feio nem bonito, tá na média dos carros lançados este ano, a pintura é uma coisa medonha, mas ai acho que é coisa de indiano mesmo.

    Publicado por Ron Groo | 09/02/2010, 9:04 am
  19. Não gosto muito do visual desta ”bigorna” na parte traseira.

    lembra McLaren em alguns aspectos..

    a pintura é no estilo indiano, meio espalhafatoso na combinação de cores.

    estou no aguardo para ver o novo carro da Lotus. mas, por enquanto, acho o da Merrcedes o mais bonito.

    abraços.

    Publicado por Danilo R | 09/02/2010, 9:22 am
  20. Danilo R, aqui vai uma sugestão de como poderia ser o carro da Lotus. Sei lá de onde veio isso…

    Publicado por Iomau | 09/02/2010, 9:35 am
  21. O que me impressiona é a falta de criatividade. Mesmas cores e mesmo design de 2009. O pessoal da benetton da década de 90 poderia dar uma aula de mkt para esses camaradas de hj em dia!

    Publicado por Ylan Marcel | 09/02/2010, 9:36 am
  22. rFactor.

    Publicado por Iomau | 09/02/2010, 9:38 am
  23. O carro em sí em bonito, a pintura que não ajuda.

    Gostei do design do retrovisor…

    Publicado por André Távora | 09/02/2010, 9:42 am
  24. KKKKKkkkkkkkkkkkkkk.

    O mesmo cara já havia feito um carro da Virgin. Esse é demais:

    Publicado por Iomau | 09/02/2010, 9:43 am
  25. Elaine F1??????

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 09/02/2010, 9:47 am
  26. Eu acho que uma meta razoável para a Force India é tentar bater a Williams e a Sauber no mundial de construtores.

    Diferentemente dos times do tio Frank e do Peter Sauber, a estrutura básica de chassis, motores e dupla de pilotos permanece a mesma. O carro do último ano demonstrou algum potencial em pistas velozes e tem o motor mercedes.

    Acho que Sutil precisa cometer menos erros bobos, como os que fez em Xangai, Nurburgring e Cingapura ano passado. Já Liuzzi precisa ser mais focado no que ocorre dentro da pista e não fora dela.

    Publicado por Arlindo Silva | 09/02/2010, 9:52 am
  27. Olhando atentamente pareceque o conceito bigorna da Force India é adaptável, pode-ser que não parece integrada como o da Mclaren e sim adaptada e que pode ser retirada conforme o circuito.

    Publicado por Leonardo | 09/02/2010, 9:56 am
  28. Agora concordo que as cores são bem feia…a combinação então…prefiro o layout de cores de 2008…dourado com branco, não era o ideal, mas era melhor que esse.

    Publicado por Leonardo | 09/02/2010, 9:58 am
  29. Embora seja apenas uma evolução do VJM02, a Force India sabe o que faz. Aprimorou os pontos negativos do antecessor e otimizou para andar bem nas pistas de alto downforce também.

    Além disso, investiu no CFD, uma aposta interessante. Assim como o Alex, estou curioso para saber como será o comportamento do carro.

    Vejo um bom projeto da FI. Realmente interessante para brigar com Sauber, Reanult… E diminuiu o espaço das novatas, que farão uma briga particular no fim do grid.

    Publicado por Willian | 09/02/2010, 10:11 am
  30. Iomau

    o da Lotus ficou bem legal. eu gostaria de ver o carros novos, com o mesmo esquema de cores dos carros antigos.

    acho aqueles Lotus dos mais bonitos carros já feitos, ao lado dos da Ferrari.

    já os da Renault…para mim parecem uma abelha..kkkk

    abraços

    Publicado por Danilo R | 09/02/2010, 10:21 am
  31. Offtopic: Tenho a impressão de que a Williams vai ser a primeira equipe a trazer mudanças visuais na parte aerodinâmica do seu carro depois dos primeiros testes.

    A porta voz da equipe, Claire Williams, tem divulgado em seu twitter:

    “Factory are busy manufacturing parts for Jerez next week, including some reliability fixes & performance items.”

    “The design office were all in again today, working overtime to get new aero parts for Bahrain spec car into production”

    “Everyone’s busy building the chassis in Jerez to include the new parts that have been turned around since Valencia in prep for tomorrow”

    Publicado por Galkadesh | 09/02/2010, 10:25 am
  32. Eu não espero nada da Force India. A equipe está lá só para o empresário desviar um dinheirinho básico, como infelizmente vem se tornando rotina no esporte mundial. Milionários usando o esporte para disfarçar suas tramóias, como faz o Abramovich no Chelsea e Flavio Briatore e Bernie Ecclestone no West Ham United. Lamentável isso.

    Publicado por Ylan Marcel | 09/02/2010, 12:11 pm
  33. Pq meus comentários não estão entrando?

    Publicado por Ylan Marcel | 09/02/2010, 12:13 pm
  34. Que dia sai o Red Bull? É a única que eu estou interessado em ver.

    Fernando

    Ps – que semaninha morna viu….

    Publicado por Ffigueiredo | 09/02/2010, 12:28 pm
  35. Becken,

    O carro parece muito o do ano passado, mas observando bem vemos muitas mudanças :

    1. Como era de se esperar possui as laterais bem mais volumosas, as entradas de ar laterais tem basicamente o mesmo formato mas parecem serem um pouco mais arredondadas.

    2. A traseira aparere pouco nas fotos, mas dá para perceber que é totalmente diferente da do ano passado. Agora segue o padrão adotada por todos esse ano se afunilando fortemente e terminando bem estreita e baixa. O difusor não aparece nas fotos.

    3. O bico está praticamente na mesma altura mas é mais largo. Possui uma saliência bem no início, que começa nos suportes da asa dianteira. É uma espécie de estrangulamento da e entrada que deve visar a aceleração do ar naquele ponto. Acho que é uma solução inspirada no Renault do ano passado e também deste ano, mas bem menos radical.

    4. Na altura da suspensão dianteira temos duas abas formando um túnel naquela área, nada muito original porque vários carros apareceram com esse elemento. A diferença é que nele está instalado um painel horizontal e uma quilha. Digamos que o tal “arado” que a Mclarem apresenta no bico eles deslocaram mais para trás.

    5. A parte do assoalho à frente doa radiadores laterais parece muito trabalhada. A curvatura dos suportes dos retrovisores mostram o cuidado do carro com os detalhes. Pode não fazer o carro andar mais rápido, mais atenção aos detalhes indica que não devem ocorrer erros e quebras bobas.

    6. A barbatana de tubarão, que eles usaram ano passado e é quase uma unaminidade esse ano entre as equipes também está lá. A asa traseira tem só um suporte, como a Renault testou semana passada em Valência. A asa dianteira é bem elaborada para as fotos de lançamento de um carro.

    Essa equipe é bem interessante. Ano passado foram os que mais evoluiram no grid. O carro era muito bom de arrasto, mas gerava pouca pressão aerodinãmica.

    Eles são descendentes da Jordan, que sempre construiu bons carros e como poucos conseguia trabalhar bem com orçamentos curtos. Tem dois bons pilotos, sendo que o Sutil considero um daqueles que poderia demonstrar alguma coisa boa com um carro competitivo.

    O motor Mercedes é no mínimo tão bom quanto qualquer um do grid. No terceiro ano de comando indiano eles podem finalmente colher os frutos de um período de estabilidade.

    Uma possível surpresa ???

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/02/2010, 12:37 pm
  36. Olhando detidamente, esses F1 2009 e 2010 são muuuuuuito feios.
    As asas dianteiras parecem limpa-trilhos.
    A traseira é um caixote – a qualquer hora salta um bozo lá de dentro.
    Esses bicos, então… parecem falos.
    De longe, de perfil(se não for bigorna) até dá pra passar.
    Bom, o Caetano Veloso já dizia que “de perto ninguém é normal”. Pelo jeito com os F1 é a mesma coisa.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/02/2010, 1:07 pm
  37. Olha ai: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16373/

    É um “babão” mesmo, queria ver ele pensar assim se colocasse no lugar do menino, pois ele não pensou assim quando foi o Senna….

    Publicado por Leonardo | 09/02/2010, 1:17 pm
  38. Galera…já que a semana ta fria mesmo….olha essa ai

    A Indy já aprovou a configuração dos carros para a corrida em São Paulo, ta aí:

    lancha

    Publicado por Leonardo | 09/02/2010, 1:19 pm
  39. Engraçado,

    No vídeo da Force India o carro na pista é o modelo novo, mas o que aparece nas entrevistas é o do ano passado. Reparem bem na lateral traseira do carro como é totalmente diferente esse ano.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/02/2010, 1:31 pm
  40. Pq meus comentários não estão entrando?

    Depois do aumento de comentários, eu instalei novos parâmetros no Akismet — o software que gerencia o antispam — e ele está barrando alguns comentários.

    Publicado por Becken Lima | 09/02/2010, 1:41 pm
  41. Sirlan, Claudemir, Alex.

    CHeguei somenta agora, de vez em quando agente precisa trabalhar :-)

    Nao precisei fazer cirurgia nao. E por incrivel que pareça nao esta doendo nada. Incomoda em volta do nariz, porem doer nao doi.

    Quanto ao cachorro.

    Foi um Filhote de Dobermann, pesei ele hj, esta com 27 kg ainda. Sorte a minha, pois os adultos chegam nos 45. 50kg

    :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 09/02/2010, 1:44 pm
  42. Já que a semana tá paradona por enquanto, eu vou sair um pouco do tópico. sabemos que a F1 é um esporte de risco, e já houveram muitas mortes..

    mas para mim, da F1 moderna essa foi a pior…que tragédia…

    c****a daquelas.. 2 mortos..

    alguém viu isso ao vivo? se lembram de alguma mais trágica que essa?

    dois angulos diferentes:

    Publicado por Danilo R | 09/02/2010, 1:46 pm
  43. “Como se pode explicar que um carro de F-1 precisa de 80 litros de gasolina para correr 100km?” – Jean Todt

    Você acham que isso precisa de explicação?

    No meu ponto de vista isso é secundário em termos de redução de custos. Claro que a questão ambiental é um foco atual, mas esse caminho me parece oposto ao da F1. O que vocês acham?

    Publicado por Will | 09/02/2010, 2:15 pm
  44. Claudio, boa recuperação.

    Ontém parece praga mas minha esposa fez o bendito bolo, ficou muito bom por sinal, mas tive uma bela dor de barriga, acho que foi pela besteira que falei sobre você ter tomado uma formada quando pediu o bolo a sua esposa. :)

    Sobre o cão deve estar muito bonito com esse peso, mas prefiro o Rottweiler, tenho um de 1 ano e 5 meses (que arrumou alguma coisa pra fazer e machucou a pata traseira) que é o xodó da minha filha de 5 anos, e ele por sinal é um bestão com ela.

    Melhoras.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/02/2010, 2:18 pm
  45. Foto da Autosport do shakedown da nova Lotus, aqui:

    saudações

    british green and gold – the real Lotus. almost… ;-)

    Publicado por celso gomes | 09/02/2010, 2:43 pm
  46. Claudio, boa recuperação!

    Falamos tanto de nariz dos carros, q quase todos copiaram o nariz da Red Bull etc e tal e vc resolver quebrar o seu. Já tive cachorro grande tb, um Afghan Hound, mas dava muito trabalho pq era muito peludo, agora tô contente com minha vira lata heheheh. Os Dobermans estão sumindo, quase não vejo mais, o cão da moda agora é o Labrador.

    Por Falar em Red Bull, nada do carro até agora ?

    Will

    1,25 Km/l ? será isso mesmo ? São motores 2.4 64V 800cv a 18.000 giros, é isso ? tirei de cabeça, o Cláudio poderia contribuir nesse assunto, motor é com ele…

    Will

    Publicado por Alex-Ctba | 09/02/2010, 2:45 pm
  47. Alex ->

    A questão dos motores, alex, eu fiquei um pouco perdido. O Flavio Gomes diz Na entrevista do Christin Horner que foi feita uma equalizacao dos motores para esse ano. . Agora como se deu isso eu nao faço a menor ideia. Trecho abaixo:

    “Em 2009, o motor Mercedes foi considerado o melhor da temporada, mas algumas equipes reclamaram de uma eventual vantagem. Diante do domínio das equipes que usavam os propulsores da montadora alemã, a FIA determinou a redução na potência dos motores este ano para promover uma nova equalização. 1”

    Alguem Sabe ??

    A questão dos cavalos, eu acho que é um pouco acima desses 800.
    Porém o mais importante do formula 1 hoje, nem é so cavalaria final, e sim sua curva de torque absurda, que propicia se chegar ao rendimento maximo do motor, em tempo minimo, por isso que eles trocam de marcha uma em cima da outra. QUe eu me lembre, não existe nenhuma categoria de nada com motor, que se troque marcha tao rapido como num formula 1.

    Mas essa relação de 1,25 km/l ja é uma grande evolucao !!! ja teve epocas que nao fazia 1 kilometro :-)

    ————————————————————————————————————-

    Com a proibição da conchectomia e a caudectomia(corte de orelhas e rabo) os Dobermanns serão vistos cada vez que passa menos. Voces ja viram um sem orelha e rabos cortados ?

    Talvez ja tenham vistos, porem nao o reconhecem como tal, ele parece um vira lata e se for o marrom parece um weimaraner.

    Depois vou colocar foto aqui..

    Claudemir -> eu em particular prefiro ainda o dobermann em referencia ao Rotweiller, em funçao da corrida. Quem tem area muito grande, o DOB é a raça mais indicada, pois nao se cansam nunca, e estão sempre dispostos. Tem alguns videos no youtube com uns dobs subindo ladeira junto com caminhão por pedaços longos. O meu mesmo ainda bebe, ja corre comigo 5 km 3 x por semana.

    A raça da moda de trabalho hoje se chama Pastor de Malinois, ou somente Malinois. È uma raça muito agil, com muita disposição para o trabalho. Quem quiser ver vai ai o link de dois videos. Um é da Policia Francesa treinando o Malinois, e outro de um pessoal na china.

    Publicado por Claudio CArdoso | 09/02/2010, 5:13 pm
  48. Faltou o segundo link

    Publicado por Claudio CArdoso | 09/02/2010, 5:16 pm
  49. Claudio.

    Gosto dos dobermanns, são animais maravilhosos, mas aqui na região onde moro é preciso animais mais rústicos por causa do clima quente e como você já disse são animais que estão desaparecendo aos poucos.

    Tenho um cliente que chegou aqui na cidade com 2 dobermanns adultos com mais de 5 anos cada, um já morreu e o outro não anda muito bem e o quintal dele tem pelo menos 2 mil metros quadrados todo em grama e areia.

    Por isso fico com os Rottweilers por serem tanques de guerra e quando criado com o devido carinho e zelo são extremamante dóceis. E aqui tem muito problema de animais com parvo e o pai do meu cachorro está com displásia, então estamos tomando muitos cuidados com a saúde dele, principalmente no que compete a cálcio e vitaminas.

    Sou um apaixonado por cachorros, mas aqui na Bahia não dá pra ter animais que requeream mais cuidados.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/02/2010, 6:13 pm
  50. Cláudio,

    Que bom que está melhor.

    Quanto aos cachorros…também gosto muito, mas prefiro os bobões bem mansos.

    Meu pai caçava e fui criado com Perdigueros (hoje um cachorro muito difícil de achar aqui).

    Quando minha filha maior fez 5 anos comprei uma daschound (aquela salsichinha) que é uma graça. Muito inteligente mas profundamente desobediente.

    A dois anos atrás nasceu minha ponta de rama, e claro que ela tinha que ganhar um cachorrinho. Foi a vez de uma Labrador. Linda, sapeca e muito inteligente, mas precisa de espaço porque é muito ativa. O que mais me impressiona nela é a obediência.

    Nossas crianças cada vez mais moram em apartamentos e não tem animais de estimação. Acho isso muito ruim para a formação deles. Aqui na Bahia moro em casa e temos além dos cachorros uma jandaia, passarinhos e peixes.

    O melhor de tudo é passear na rua com as meninas e as cachorrinhas. Uma festa só !

    Um agrande abraço amigo,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/02/2010, 7:30 pm
  51. abraços claudio!

    Tomás

    Publicado por Tomás | 09/02/2010, 10:01 pm

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