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Red Bull revela seu novo carro

Ao invés de reinventar a roda, parece que Adrian Newey fez uma grande revisão no antigo RB5, transformando o foguete de 2009 no ainda mais robusto RB6 de 2010.

Como o seu predecessor do ano passado, que teve clones aparecendo por todos os lados nesse início de 2010, ele parece cheio dos detalhes e refinos aerodinâmicos costumeiros nos trabalhos de Newey.

Resta saber se, assim como no ano passado, as horas a mais no túnel de vento serão mais proveitosas que as primeiras sessões de testes perdidas em Valência na semana passada. A expectativa é que esse seja o carro a ser batido em 2010.

Discussão

27 comentários sobre “Red Bull revela seu novo carro

  1. Alguém poderia dar mais detalhes sobre a a famosa suspensão “pull-rod”?

    Publicado por Leonardo | 10/02/2010, 6:27 am
  2. Mais detalhes:

    https://f1around.wordpress.com/2009/11/26/rb5-o-carro-do-ano/

    Trecho:

    O segredo do RB5

    Qual o segredo do RB5? Nenhuma revolução, isso fica claro, mas em uma era de regulamentos apertados, sem espaço para inovações e grandes reviravoltas tecnológicas, foi a leitura correta e precisa das regras feita por Newey o grande segredo do RB5.

    A afirmação acima virou clichê, mas é tão evidente que a grande inovação do RB5 foi uma releitura de há vinte anos, a já citada aqui suspensão traseira em pull-rod. Mesmo longe da F1 há tanto tempo, ela ajudou a compactar a porção traseira do RB5, dando muito mais espaço para a fruição do fluxo de ar através de asa traseira e difusor — até ali convencional. Um benefício adicional da suspensão foi o centro de gravidade mais baixo, o que em conjunto com o entre – eixos mais longo, acabou por fortalecer um dos pontos fortes do estilo de Newey, a bem trabalhada aerodinâmica, dando um sonoro benefício em circuitos em que o equilíbrio aerodinâmico era vital, como em Silverstone e Suzuka.

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 6:35 am
  3. Muitos esperavam que Newey desse o pulo do gato e viesse com um carro totalmente diferente do RB5, mas este carro é uma evolução do anterior, que já era muito bom. Interesante ver como algumas equipes trabalharam o bico com soluções mais simples e outras como a RBR construiram asas com muitos refinamentos aerodinamicos.

    Publicado por Mape | 10/02/2010, 6:40 am
  4. Carro bonito, e creio eu, funcional.

    pode ser um dos favoritos ao título. mas vai depender também da usina de força, se vai estar a altura do projeto do Newey, profissional reconhecidamente competente..

    e de seus pilotos..

    abraços.

    Publicado por Danilo | 10/02/2010, 7:24 am
  5. As fotos são estranhas, não dá para se perceber mt bem. Becken não consegue mais imagens?

    Publicado por Jonas | 10/02/2010, 7:29 am
  6. O ângulo dessas fotos não permite uma boa comparação com os outros carros, vamos ver na pista como ele se comporta. Bonito carro!

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 7:31 am
  7. O Calcanhar de Aquiles do RBR5 foi o fraco e pouco confiável motor Renault, que continuará a impulsionar os bólidos da Red Bull nesta temporada, se não melhoraram este ano, de nada adiantará o talento criativo do Newey.

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 7:51 am
  8. Eu tenho dúvidas se o fraqueza do motor será menos importante que o seu baixo consumo…carro bonito (menos os ‘chifrinhos’).

    Publicado por Will | 10/02/2010, 7:58 am
  9. De qualquer forma o “fraco” motor Renault, venceu 6 corridas ano passado com 1 equipe, contra 10 do Mercedes com 2 equipes, sendo q a dominante Brawn do início da temporada levou 6 corridas no primeiro semestre com o Button. Motores Renault q pelas avaliações é o mais econômico do grid o q pode ser um trunfo para 2010.

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 7:58 am
  10. É disparado o mais agressivo aparentemente.Contando que dominou a segunda metade da temporada passada,é candidata ao titulo ou no minimo dará muito trabalho a Ferrari,McLaren e Mercedes.

    Publicado por Daniel | 10/02/2010, 7:59 am
  11. ahh Red Bull “tomou” um patrocinador da Renault, PEPE JEANS..rsrss

    Publicado por Jackson | 10/02/2010, 8:02 am
  12. Ok, os motores Renault venceram 6 corridas… mas contabilizaram quantas quebras?

    lembro que a menos de 3/4 da temporada a Red Bull já estava muito próximo do limite de trocas previsto no regulamento, o que de certa forma prejudicou o desempenho da equipe.

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 8:09 am
  13. Becken,

    O carro lembra muito o do ano passado mesmo. Até a suspensão transeira parece manter o mesmo pull-road do ano passado, mas as fotos estão em ângulos ruins e fica difícil fazer qualquer análise.

    Vamos aguardar fotos melhores.

    Um abraço,

    Sirlan pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/02/2010, 8:44 am
  14. Felipinho, vc tem razão qto a confiabilidade dos motores Renault. O q eu coloco é q o fator preponderante q fez a Red Bull perder o título para Brawn, não foi motor e sim difusor. Ao fazer uma leitura diferente do regulamento, o “esperto” Ross ( personalizo nele, toda a equipe ) conseguiu uma vantagem no início do campeonato q foi determinante para a conquista do mesmo. A Red Bull demorou umas cinco corridas para incorporar o DDD aos seus carros e a partir daí, todos viram qual foi o melhor conjunto.

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 8:52 am
  15. Dá pra ter uma noção do difusor:

    Publicado por Leandro Magno | 10/02/2010, 8:56 am
  16. Newey renasceu com o RB5, já que não fazia um carro vencedor desde o McLaren de 2000, que mesmo assim perdeu todos os títulos naquela ocasição. Em 2005, projetou o MP4-20, mas foi para a Red Bull e não o desenvolveu. Está de parabéns.

    Publicado por Ylan Marcel | 10/02/2010, 8:58 am
  17. Me pareceu que o desenho do carro é uma evolução natural do carro do ano passado, que aponta para uma direção boa e segura.
    Mas como houveram varias mudanças no regulamento e construção dos carros é bom esperar pra tirar mais conclusões.

    A pintura é coerente com o nome e a proposta da equipe: Mostrar o patrocinador.

    Publicado por Ron Groo | 10/02/2010, 9:21 am
  18. …de qualquer forma é melhor o motor dar pau agora durante os testes, para q os engenheiros possam analisar os problemas e sanar até o início do campeonato. Testes são para isso…

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 10:15 am
  19. Alex-Ctba ,

    Os motores estão congelados…os engenheiros de motores Renault podem apenas olhar e chorar…

    O Christian Horner já está chorando… http://www.autosport.com/news/report.php/id/81370

    Publicado por Will | 10/02/2010, 10:21 am
  20. Alex,

    A Braw pode ter conseguido a vantagem durante as provas iniciais, mas RBR já tinha equalizado a vantagem através de alterações e superado a Braw e a partir da Inglaterra, venceu duas provas seguidas, (Inglaterra e Alemanha), o gp seguinte foi vencido pela McLaren, e o considero uma excessão pois o acerto da McLaren para esta pista o deixava imbatível. O próximo GP era o da Europa (Valência) e ai o que acontece:

    “O jovem alemão já detonou seis motores nas 11 corridas deste ano – dois só no fim de semana em Valência. ”

    A partir dai a RBR “desaparece” da luta por vitórias, um hiato de 4 corridas, voltando a vencer somente no final, quando a fatura já estava praticamente decidida, com resultados não muito relevantes do Button.

    Portanto sim o tão aclamado motor econômico da Renault tem sim sua parcela de culpa no resultado final da equipe.

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 10:58 am
  21. Se repararem na imagem que o Leandro Magno colocou no link, a asa traseira do RB6 são bastantes arrendados do meio para baixo, eu nunca tinha visto algo assim ainda nos carros desses ultimos anos, assim como a asa traseira rebaixada copiada pela toyota no ano passado.

    Publicado por Douglas | 10/02/2010, 11:26 am
  22. Pergunta.

    Não era para a Toro Rosso fazer o seu próprio carro ?

    Ou a Red Bull não era para fornecer mais suporte técnico ?

    http://www.f1today.nl/foto/7617/

    http://www.f1today.nl/foto/7637/

    Os carros são idênticos, só muda a pintura, motor e cambio, nada mais.

    E alguma informação sobre a distância de eixos do RB6 ?

    Publicado por Claudemir Freire | 10/02/2010, 11:57 am
  23. Realmente, e eu nem cheguei a perceber issu acreditando que a Toro Rosso realmente tinha “produzido sozinha” o carro para este ano…

    Publicado por Douglas | 10/02/2010, 12:03 pm
  24. É Claudemir,

    pelo jeito o garoto do xerox andou trabalhando nesta pré-temporada.

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 12:10 pm
  25. Bem Claudemir, a Toro Rosso fez seus carros em Faenza… só os desenhos que não vieram da Itália. :p

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/02/2010, 12:38 pm
  26. Mais do mesmo.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/02/2010, 5:43 pm
  27. Vai ser a surpresa da época, acredito eu.

    Publicado por Ernesto Sousa | 11/02/2010, 7:23 am

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