//
você está lendo...
ARTIGOS

Testes de pré-Temporada – Dia #4

A Ferrari não deu bola para a o clichê de que tempos de volta não seriam sinônimos de competitividade e dominou de cabo a rabo os primeiros três dias de testes da pré-temporada realizados em Valência, uma semana atrás.

Mesmo que no rastro dos testes tenham surgido rumores de que o F10 rodou sem lastro, ou que o restante das equipes girou carregando sensivelmente mais combustível, foi a equipe rossa quem estabeleceu um vantagem ao menos psicológica nesse início de temporada.

Rubens Barrichello já sugeriu que serão essas próximas sessões a nos oferecer um quadro mais claro de quem é competitivo ou não, resta saber então se a Ferrari transferirá, ao menos nos testes até aqui, seu amplo domínio de Valência para Jerez, ou se começaremos a ver, finalmente, a concorrência mostrar as garras — se é que as tem.

O único probleminha é que se confirmar-se a previsão de chuvas intensas em torno da região da Andaluzia para os próximos quatro dias, ficará ainda mais difícil inferir o potencial de cada uma das dez equipes que atenderão aos testes a partir de hoje.

O que será testado em Jerez

Ao contrário do curtíssimo e travado circuito Ricardo Tormo de Valência, onde as equipes concentraram-se em avaliar a tração de seus novos modelos, Jerez de La Frontera tem um bom mix de curvas rápidas, o que dará às equipes a possibilidade de finalmente avaliar com mais precisão os seus pacotes aerodinâmicos.

Fiquem atentos para a McLaren, que provavelmente abusará do seu “flow viz.”

De quebra, poderá ser avaliada também a confiabilidade e durabilidade dos pneus da Bridgestone, que terão pela frente o abrasivo asfalto que cobre os 4.423 metros da pista espanhola.

Análises, links interessantes e informações relevantes, serão muito bem-vindos na sessão de comentários.

Vista aérea do circuito

___________________________________________________________________________

Pilotos em Jerez hoje:

  1. Nico Rosberg
  2. Mark Webber
  3. Jenson Button
  4. Fernando Alonso
  5. Kamuy Kobayashi
  6. Nico Hulkenberg
  7. Vitaly Petrov
  8. Tonio Liuzzi
  9. Sebastian Buemi
  10. Timo Glock

___________________________________________________________________________

Onde acompanhar os testes

___________________________________________________________________________

Resumo estatístico dos testes

Discussão

90 comentários sobre “Testes de pré-Temporada – Dia #4

  1. Becken;
    como sempre este será um dia agitado no blog,
    e espero que o recorde de comentarios seja batido!!
    ah, obrigado pela resposta, então faz 2 anos…
    me tomei o trabalho de ver como era antes, e a evolução foi incrivel…
    PARABÉNS!!!!!!!

    enquanto aos testes, acho que a Ferrari continuará na ponta, pelo menos por enquanto.
    mas, se se provar que a mclaren anda mais rapido em certos pontos, poderemos ter surpresas…
    é esperar…
    Red Bull está aí..

    bom, grande abraço e até mais!

    Tomás
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 1:01 am
  2. Acho que a Ferrari continuará mandando, mas a Red Bull e a Mercedes vão encostar até o sábado.

    Publicado por Ylan Marcel | 10/02/2010, 2:25 am
  3. Provavelmente Ferrari irá manter um certo domínio nesses testes, e também estou torcendo para que o VR-01 ande bem, achu que será a surpresa do dia junto com o C-29 aparentemente mesmo estando leve para chamar atenção parece um bom carro. Estou ancioso para ver o RB6!!

    Abraços!

    Publicado por Douglas | 10/02/2010, 3:45 am
  4. Tempos no momento:

    1 Rosberg Mercedes 1m20.927s
    2 Buemi Toro Rosso 1m21.031s +0.104
    3 Hulkenberg Williams 1m22.243s +1.316
    4 Alonso Ferrari 1m22.895s +1.968
    5 Kobayashi Sauber 1m23.787s +2.860
    6 Button McLaren 1m24.947s +4.020
    7 Liuzzi Force India 1m24.968s +4.041
    8 Petrov Renault 1m25.440s +4.513
    9 Webber Red Bull 1m26.502s +5.575

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 6:38 am
  5. Publicado por Leandro Magno | 10/02/2010, 7:34 am
  6. Bom dia a todos e vamos aos testes.

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 7:36 am
  7. Pela analise do momento, o carro do Rosca, ops, Rosberg é o mais rápido. a condição da pista está pior devido a chuva.

    muita gente está apostando na Ferrari, McLaren ou Red Bull. mas eu não descarto a Mercedes.

    eles são os atuais campeões e contam com o Schumacher ao volante, o que é garantia de grande competitividade..

    mas tem muita coisas para acontecer e deve haver muitas mudanças até o fim dos testes, se a chuva deixar…

    abraços..

    Publicado por Danilo | 10/02/2010, 7:40 am
  8. está chovendo no momento em jerez?

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 10/02/2010, 7:53 am
  9. Alonso na pista.. pena que as condições do tempo não sejam as ideiais..

    estou curioso em ver a performance da Ferrari.

    essa mudança no angulo do motor, deslocando 3,5° para frente foi usada há muito, muito tempo atrás..

    na epoca não funcionou. será que funcionara agora?

    dúvidas como essas só poderão ser respondidas na primeira prova..

    que tá demorando demais para chegar..ahha..

    abaraços

    Publicado por Danilo | 10/02/2010, 7:55 am
  10. com a chuva que cai por lá hoje… vai ser difícil avaliar alguma coisa…

    pergunta:

    Parafina verde saí com chuva?

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 7:59 am
  11. Continua chovendo e a pista piorou, pois todos estão virando mais alto do q no ínício. Os melhores tempos no início estava na casa de 1:23 e agora estão na casa de 1:33

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 8:02 am
  12. ah…
    o melhor destes sites para acompanhar os treinos:

    http://hestar.com/deportes/pibones-f1-chicas-pilotos-79679/

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 8:02 am
  13. Caracas, tempão esperando Jerez e chove!!!

    Publicado por Will | 10/02/2010, 8:10 am
  14. E o mais monótono, nem tem o Massa para ficar dando zerinho…

    Publicado por Will | 10/02/2010, 8:10 am
  15. Will…..tem o Alonso pra ficar dando zerinho que tá em quarto,a posição que ele vai terminar o campeonato!

    Publicado por Daniel | 10/02/2010, 8:23 am
  16. E a galera verde-amarela acorda junto com Galvão Bueno!!! rsrsrs

    Publicado por Will | 10/02/2010, 8:26 am
  17. Acordou a galera verde-amarela!!!

    Publicado por Will | 10/02/2010, 8:27 am
  18. teste

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 8:33 am
  19. Por falar em Felipe Massa, alguém assistiu a entrevista q ele deu no Pit Stop, programa do Fábio Seixas da UOL ? Incrível a capacidade dos caras de perguntarem somente o óbvio. Perderam uma boa oportunidade de perguntarem sobre a estória do lastro, de qual foi o objetivo dos testes em Barcelona junto com o Rossi, a questão do consumo de combustível da Ferrari…até quando perguntaram da questão do autógrafo do Schumacher, não questionaram o caso similar dele com o Senna. Duas antas, o outro então q auxilia o Seixas típico telespectador “global”, lamentável

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 8:39 am
  20. NOSSA… me desculpem, mas não tem como assistir as entrevistas desse Fábio Seixas… sei que ele tem seus seguidores, mas não desce… impossível ver o “rapaz epilético” fazendo entrevistas..rsrsss

    Publicado por Jackson | 10/02/2010, 8:52 am
  21. “Tenemos información de lo sucedido con Webber. Al parecer, se le ha roto el motor de su monoplaza”. O motorzinho Renault começou bem o ano hein?

    Publicado por Will | 10/02/2010, 8:53 am
  22. Alex-Ctba……………Eu vi a entrevista,realmente deixou muito a desejar.Lamentável!!

    Publicado por Daniel | 10/02/2010, 8:58 am
  23. McLaren “pushing hard” nos gadgets para analisar a aerodinâmica do carro:

    pittube

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 8:59 am
  24. Becken, acredito q estão com problemas no sistema de arrefecimento e tb devem estar sofrendo com aquecimento no cockpit.

    Publicado por Leandro Magno | 10/02/2010, 9:03 am
  25. Pois é Daniel, parece q os caras ficam com medo de fazer perguntas mais ‘ácidas’. Ficam com aquele respeito todo, igual a entrevista do Leme com o Nelsão tempo atrás. Ontem eles perguntaram da diferença de relacionamento entre Kimi e Alonso, mas não perguntaram o mais importante q era a questão do estilo de pilotagem, q é o q queremos saber, lamentável realmente

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 9:08 am
  26. Não sabia que a McLaren estava também investindo na aviação agrícola, ou melhor, num F1 com aspersores. Deve ser para jogar veneno no resto dos carros…

    E vendo a “trosoba” de lado, parece uma máquina de caldo de cana. Nada melhor que um caldinho entre uma volta e outra…

    saudações

    Publicado por celso gomes | 10/02/2010, 9:09 am
  27. parece que o carro da Ferrari é bom mesmo, a equipe, que foi dominante em Valência, vem forte na chuva de Jerez também.

    Publicado por Leonardo | 10/02/2010, 9:11 am
  28. Good Morning F1 Cracks

    Em Jerez faz bom tempo 355 dias por ano..parece que os outros 10 vão ser exactamente estes.. a previsão é hoje mau amanhã bem depois ruim e último dia sol.
    Está-me parecendo que o Massa tá dando o flanco, não pode mostrar fraqueza, sempre que dá entrevista ataca Alonso na primeira levou puxão d´orelha da Scuderia.Será por isso que nunca vai ser um Grande Campeão..e dando chocolate pro Schumacher..até parece que o Alonso não deu pau nele das duas vezes sem time pelo meio..
    A massada ( ç ) é que nem chove sempre pra testar na chuva nem pára..parece chuva de Masai Mara..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 10/02/2010, 9:13 am
  29. Red Bull com probleminhas:

    erdbull

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 9:15 am
  30. becken me parece que esse “apêndices” que a Mclaren está usando são sensores para análise de atrito do pneu…tá no GP.:)

    Publicado por Leonardo | 10/02/2010, 9:17 am
  31. Leonardo PERMALINK
    ” becken me parece que esse “apêndices” que a Mclaren está usando são sensores para análise de atrito do pneu…tá no GP.:) ” bem vista essa…

    O mesmo problema da versão anterior, já o tinha dito, a MP 24-04 a tradução é Mordendo Pneu..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 10/02/2010, 9:25 am
  32. Leandro e Leonardo – O GP não sabe nada. Isso é chama-se Tubo de Pitot, e é uma traquitana usada para medir fluido de velocidade ou desempenho aerodinâmico.

    Eles devem estar coletando dados para compará-los com o que conseguiram no túnel de vento e no CFD.

    Porta-voz da McLaren:

    “Given the limited amount of testing that teams have been permitted over the past two seasons, as a team we feel it’s necessary to put as much emphasis as we possibly can on accurately measuring the flow structures we encounter at the track so that we can match them to the flow structures we are able to simulate in CFD and the windtunnel back at the factory.”

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 9:26 am
  33. Las mejores marcas, en mojado, han sido, hasta el momento:

    * Hulkenberg (Williams)-1:28.679
    * Rosberg (Mercedes GP)-1:28.988
    * Alonso (Ferrari)-1:29.602

    Publicado por Gakadesh | 10/02/2010, 9:35 am
  34. Uma duvida! A STR ainda usa motores Ferrari? Ou ela passou a usar os motores da COSWORTH? Se ela ainda usa motores Ferrari então temos 3 equipes que usam esse motor assim como existem 3 equipes usando motor MERCEDES, e no total quantas usam o COSWORTH?
    E uma ultima duvida. Se a STEFAN GP conseguir usar ela provavelmente usará os COSWORTH ou será que pode vir a ser um RENAULT ou mesmo a TOYOTA fornecendo motores a ela?
    Afinal se ela passasse a usar os motores RENAULT teriamos um grid completamente equilibrado com relação a motores pelo que eu imagino.

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 10/02/2010, 9:56 am
  35. Afinal, está chovendo ou não?

    Publicado por Seinfeld (fernando-ric) | 10/02/2010, 9:56 am
  36. Alguém sabe me responder se o Vr-01 andou hoje? Se não, o por quê se possível.

    Publicado por Douglas | 10/02/2010, 10:00 am
  37. Douglas acho que vc pode ouvir isso do proprio Di Grassi nesse link aqui: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16399/ ele deu uma entrevista ao tazio.

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 10/02/2010, 10:06 am
  38. Will permalink

    “Tenemos información de lo sucedido con Webber. Al parecer, se le ha roto el motor de su monoplaza”. O motorzinho Renault começou bem o ano hein?

    pois é.. a equação não fecha.. perde-se alguns cavalinhos ao ser mais econômico,
    mas não se tem confiabilidade????

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 10:09 am
  39. Qual o melhor tempo em pista molhada? Button (1.27.793)?

    Publicado por Will | 10/02/2010, 10:13 am
  40. Demetrius, a STR usa os motores Ferrari.

    Cosworth até o momomento: Williams, Virgin, Lotus – Campos e USF1 tb usariam os Cosworth se a gente tivesse certeza q vão alinhar

    Stephan GP permanece como um incógnita…

    Publicado por Alex-Ctba | 10/02/2010, 10:13 am
  41. Pois é Felipinho, e ano passado eles já sofreram para não perder 10 posições. Esse motorzinho Renault não me desse.

    Não é a toa que o Horner quer que a FIA suspensa o congelamento dos motores, a Renault precisa trabalhar muito esse propulsor.

    Desse jeito, não tem Newey que faça milagre…

    Publicado por Will | 10/02/2010, 10:16 am
  42. Sobre a VR:

    14:16 h Mario, Timo Glock ha dado la vuelta de calentamiento, ha vuelto a boxes y nada más se sabe de él…

    parece que as coisas não andam bem por lá..

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 10:21 am
  43. Esses caras nos link em tempo real não sabem nada….

    o motor com a equipe Renault não teve nenhum problema nos outros testes

    talvez seja um problema “hidraulico”

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 10/02/2010, 10:25 am
  44. Será mais uma “descoberta” milagrosa ou chute/invenção o angulo de inclinação do motor para a frente favorecendo a passagem do ar para[nos] os difusores na Ferrari. É interessante a idéia pode dar certo. Outra coisa, já que parece que vai chover e/ou ficar molhado em boa parte dos treinos, as equipes devem aproveitar para testar as configurações e reações dos carros nestas condições variaveis em relação à aderencia, molhadão, molhado e húmido. Pneu intermediario e para chuva mais forte. Sem se esqueçer do braço dos pilotos, se bem que uma vez o Senna falou que eram os pés que “dirigiam” o carro na chuva. Peterson, tambem já tinha falado mais ou menos isto. Abraços a todos Jopa

    Publicado por Jopa | 10/02/2010, 10:26 am
  45. Marcelo (Cascavel), e que fonte é essa do (genérico) problema hidráulico? Globo.com?

    Publicado por Will | 10/02/2010, 10:46 am
  46. Se a Stefan GP alinhar, usará os motores TOYOTA durante esta temporada… a partir de 2011 não sabemos…

    Publicado por Jackson | 10/02/2010, 10:56 am
  47. alonso., acelera!

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 11:07 am
  48. URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Alguém ouviu nossas preces: a Williams pôs um live timing dos tempos em seu site:

    http://www.attwilliams.com/test-timings

    Button o mais rápido nesse momento (última voltas computadas):

    1 4 ROSBERG
    2 16 BUEMI – 1:33.928
    3 10 HULKENBERG – 1:31.264
    4 8 ALONSO – 1:31.046
    5 62 KOBAYASHI – 1:34.791
    6 1 BUTTON – 1:30.899
    7 15 LIUZZI – 1:32.122
    8 12 PETROV – 1:34.957
    9 6 WEBBER
    10 24 GLOCK –

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 11:29 am
  49. essa chuva está dando um panorama MUITO diferente para tudo…
    espero que as coisas fiquem mais emocionantes e que o glock entre na pista…

    se alguem quiser trocar uma ideia e fazer um comentario lá no meu blog, deixo o link da postagem…
    obrigado a quem for…

    http://theformula1-blog.blogspot.com/2010/02/jeres-testes-ao-vivo.html

    valeu becken, e vamos aos testes!!!!!

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 11:40 am
  50. becken, o webber já marcou tempo:

    01:26:502

    só falta o glock;;;

    abraço

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 11:43 am
  51. Pelos tempos o que realmente esta fazendo diferença entre a RBR e a STR? O motor? O acerto feito pela STR em Valencia? Ou um simples fator clima? Não creio que seja fator piloto…

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 10/02/2010, 11:59 am
  52. Tomás,

    tem que pedir para que o Glock “fique” na pista.. pois entrar ele já entrou…
    mas sai e volta par o box sem completar volta.

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 11:59 am
  53. T. Glock Virgin Racing VR-01 1:38.734 +17.807 4 pit

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 10/02/2010, 12:00 pm
  54. felipinho;
    tens razão,eu havia falado que ele nao tinha tempo…
    QUE CHUVA!

    abraço; Tomás
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 12:05 pm
  55. o engraçado é que se a chuva parar, todo mundo vai ir pra pista para fazer um tempo baixissimo, s´´o que teria trafego,,,,

    http://theformula1-blog.blogspot.com/2010/02/jeres-testes-ao-vivo.html

    vamos ver as proximas surpresas meus amigos;;;
    apesar do teste nao ser aquela coisa, estou gostando…

    Tomás

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 12:09 pm
  56. Publicado por Tomás | 10/02/2010, 12:10 pm
  57. “Não sabia que a McLaren estava também investindo na aviação agrícola, ou melhor, num F1 com aspersores. Deve ser para jogar veneno no resto dos carros…”

    HAHAHAAHAHAHA, essa foi hilária!!

    Em 2009 a Red Bull ficou no limite das trocas de motores.. mas o curioso é que a Renault não teve tantas quebras. Isto pode ser um indício que o problema estava na adaptação dos propulsores franceses nos bólidos de Adrian Newey, como algum problema de refrigeração, por exemplo.

    De qualquer forma, os motores franceses são eficientes, com potência adequada e ótimo consumo. Se Newey tiver acertado mais uma vez em sua criação; e o desing “conservador” do modelo 2010 em relação ao 2009 sugere que é difícil que ele tenha errado. Resultado: possível carro do ano.

    Becken, ótima sacada do living time da Williams!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/02/2010, 12:18 pm
  58. Neste momento, na chuva Alonso é o mais rápido, 1:28.743.

    O tempo do Rosberg foi feito em um momento q pegou pista quase seca, foi circunstancial.

    Publicado por Leonardo | 10/02/2010, 12:41 pm
  59. De modo geral, o piloto mais rápido em pista molhada tem sido Alonso.

    Publicado por Leonardo | 10/02/2010, 1:13 pm
  60. Deu Rosberg. Mas o teste foi pouco conclusivo por conta da chuva. Vamos ver amanhã…

    Publicado por Ylan Marcel | 10/02/2010, 1:22 pm
  61. Tempos finais:

    Pos Driver Team Time Gap
    1. Nico Rosberg Mercedes 1m20.927s
    2. Sebastien Buemi Toro Rosso 1m21.031s +0.104
    3. Nico Hulkenberg Williams 1m22.243s +1.316
    4. Fernando Alonso Ferrari 1m22.895s +1.968
    5. Kamui Kobayashi Sauber 1m23.787s +2.860
    6. Jenson Button McLaren 1m24.947s +4.020
    7. Vitantonio Liuzzi Force India 1m24.968s +4.041
    8. Vitaly Petrov Renault 1m25.440s +4.513
    9. Mark Webber Red Bull 1m26.502s +5.575
    10. Timo Glock Virgin 1m38.734s +17.80

    Esse foi o pior e mais inconclusivo de todos os testes até aqui!

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 1:35 pm
  62. Por causa da chuva, não deu para tirar muitas conclusões sobre os treinos.

    mas, ao que parece o tal do Hulkenberg é bom de chuva, pois ficou na frente do Alonso na pista quando as condições não eram das melhores..

    mas enfim, quem sabe melhora o tempo, e o proximo teste seja mais produtivo em termos de análises.

    abraços..

    Publicado por Danilo R | 10/02/2010, 1:40 pm
  63. Queria saber qual o melhor tempo após a 2ª hora do início dos testes.

    Publicado por Will | 10/02/2010, 1:44 pm
  64. “Esse foi o pior e mais inconclusivo de todos os testes até aqui!”

    concordo…

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 1:45 pm
  65. O Hulkenberg chama minha atenção, tanto pelo tempo, quanto pela quilometragem alcançada. Acho que, dos novatos, ele é o que mais tem aproveitado os testes para conhecer as diferenças entre um F1 e os outros monopostos.

    Da mesma forma, acho que o Button aproveitou mal os seus momentos em Valencia e Jerez com o MP4-25. Rodou bem menos que o Lewis (e mais lento, diga-se de passagem).

    Publicado por Will | 10/02/2010, 1:48 pm
  66. – Ferrari alterando inclinação dos motores e a imprensa cada vez mais falando que uma versão B vai mesmo sair.
    – McLaren usando giz verde e cabideiros no carro porque ainda não está segura quanto a sua filosofia aerodinâmica.

    Parece que novamente os dois titãs não fizeram a lição de casa como deveriam.

    Publicado por Arlindo Silva | 10/02/2010, 1:56 pm
  67. Com certeza um teste de difícil análise, mas há alguns pontos que merecem atenção:

    – Red Bull e Mercedes precisam evoluir mais se quiserem estar no mesmo nível de Ferrari e McLaren. Elas visivelmente pagam o preço de ter brigado pelo título ano passado.

    – O vazamento de óleo do RB6 é preocupante para um primeiro teste. Principalmente para uma equipe que perdeu um campeonato dessa maneira, com falhas.

    – O W01 também não vingou. Falha mecânica, mesmo sob as condições atuais, nunca pode ser um bom sinal. Ross Brawn deve estar alerta e com os cabelos em pé! :P

    – O melhor tempo de Hülkenberg não deve iludir, mas a Williams claramente evoluiu de Valência para cá. É uma equipe que pode crescer. Houve voltas rápidas em momentos diferentes. O Button fez 1:27.793 e, mais tarde, virava 1:32s. Depende da condição da pista.

    – No mesmo tempo, a Ferrari andou na frente. Alonso fazia 1:30s e, às vezes, baixava para 1:29s. A Williams também andava em 1:30s, com a diferença de que o time de Frank Williams realmente se preparou para testar na chuva. Pelo menos estão trabalhando forte. ;)

    – A McLaren fazia 1:32s com Button nesse mesmo momento. Novamente não sabemos as condições. Mas a Mercedes rodava a 1:33s, mesma marca da Toro Rosso, outro sinal de desvantagem com relação à Ferrari e McLaren.

    É cedo para avaliar o potencial, obviamente. Eu sequer me arrisco a analisar Renault, Sauber e Virgin porque é impossível.

    Mas alguns aspectos já dão um singelo sinal de como será a dinâmica da temporada.

    E Becken, desculpe pelo post longo. :)

    Publicado por Willian | 10/02/2010, 1:59 pm
  68. é..
    O “Hulk” parece que manda bem a bota…

    vai ser engraçado o brasileirinho tomar tempo do alemãozinho..

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 2:07 pm
  69. Sobre a Red Bull, perder a 1ª semana de testes e ter a 2ª comprometida pelo clima pode atrapalhar o desenvolvimento do carro….sei não….

    Publicado por Leonardo | 10/02/2010, 2:18 pm
  70. Já anotei o tempo do Alonso,amanha anotarei tb.Depois irei comparar com os do Massa (;

    Publicado por Daniel | 10/02/2010, 2:26 pm
  71. Se for um carro bem nascido sabe-se que nao se precisa de tantos testes assim, vide Brawm ano passado.
    Ver o Rubinho tomando tempo de alemão não é nenhuma novidade. Seria bem mais engraçado se ele tomasse tempo do Nelsinho, ai sim eu dizia que ele pode se aposentar de uma vez por todas e se meter em um buraco porque o Nelsinho “anda quase 1 segundo mais lento por volta do que os caras de ponta”!

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 10/02/2010, 2:27 pm
  72. Demetrius,

    baseado nos fatos que você deve ter para suas afirmações, o Sena sobrinho, vai andar a quantos segundos dos caras de pontas?

    ops…
    se tiver carro pra correr né…

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 2:56 pm
  73. Sobre os testes :

    Nada a declarar :?

    Publicado por Claudemir Freire | 10/02/2010, 3:19 pm
  74. Sem comentarios para hoje

    Publicado por Claudio CArdoso | 10/02/2010, 3:47 pm
  75. Becken,

    Carros novos + pista molhada = nada a comentar, apenas a boa quilometragem da Williams

    Aproveitei para ver umas fotos no Gpupdate

    http://f1.gpupdate.net/en/gallery.php?catID=4642

    1. Analisando umas fotos laterais e de traseira da nova Red Bull numa mesma posição da Mclarem : impressionante como a Mclarem é volumosa na parte posterior ao piloto. A diferença para os outros carros, e no caso específico na foto que vi a Red Bull, é enorme. Normalmente quanto mais estreita a traseira, mais eficiente do ponto vista aerodinâmico.

    2. O local do cano de escape além de ser um componente de performance do motor, tem função mecânica (distribuição de peso) e também impacta na aerodinâmica da parte superior do carro. Ninguém usa a posição adotada pela Ferrari. Nem sei como conseguiram fazer daquela forma, tão a frente.

    3. O carro que mais me impressiona é o Force Índia. Parece um carro extremamente resolvido e bem acabado. Carro bonito não ganha corrida, mas se ganhasse acho que Liuzzi e Sutil seriam canditados ao número um no ano que vem.

    4. Como é simples a asa dianteira e a lateral traseira do carro da Virgin. Simplicidade não quer dizer que não funcione, pelo contrário, porém é notavél a diferença para os outros carros. Acho que ali ainda vai ter muita mudança, pois não é possível que os demais estejam todos errados…

    5. O carro da Red Bull é muito parecido com o do ano passado e com o Toro Rosso, porém não são mais gemeos. Embora sem fotos no mesmo ângulo para comparações, dá para perceber boas diferenças na parte superior do bico junto as suspensões. Até o ano passado eram totalmente iguais.

    Para finalizar uma foto do Kobayashi de lado numa curva ( o Coyote vai colocar como papel de parede). Normalmente isso não trás tempo, mais que é bonito não podemos negar…

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=145355&catID=4642

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/02/2010, 4:18 pm
  76. Ih… cheguei agora e nem vou poder ler tudo. Mas, Becken, veja isto:

    2 16 BUEMI – 1:33.928
    3 10 HULKENBERG – 1:31.264.

    O Buemi (2) está com tempo mais alto que o Hulk (3)? Não tinha que estar invertido?

    Vamos nessa Kobayote!!! Mostre para esses motoristas como tratar a barata.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/02/2010, 4:22 pm
  77. Sirlan,

    sobre o escapamento da Ferrari:

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/0/716.html

    Essa solução já foi usada no F2005

    Publicado por Felipinho | 10/02/2010, 4:23 pm
  78. A Renault já está dando uma “bela mão” a Red Bull, que com o problema de hoje teve que fazer uma mudança de motores preventiva. Cada equipe tem 4 motores para os testes de pré-temporada!

    Publicado por Becken Lima | 10/02/2010, 4:26 pm
  79. Sirlan.

    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/02/10/segredo+do+desempenho+da+ferrari+pode+estar+no+angulo+de+montagem+do+motor+9392777.html

    Talvez esteja aí o motivo do escape da Ferrari ter essa posição, e se for isso mesmo creio que nessa temporada não serão copiados.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/02/2010, 4:48 pm
  80. “Ih… cheguei agora e nem vou poder ler tudo. Mas, Becken, veja isto:

    2 16 BUEMI – 1:33.928
    3 10 HULKENBERG – 1:31.264.”

    Anselmo,

    Não sei de qual fonte você copiou estes dados, se foi do Live timing da Williams é pq eles estavam disponibilizando além do melhor tempo de cada piloto, outra coluna com a última volta de cada piloto. Talvez você tenha copiado a informação da coluna que representava a última volta destes pilotos .. e nao a melhor volta. Até pq as melhores voltas destes pilotos nao foram feitas com estes tempos.

    Abraço

    Publicado por Galkadesh | 10/02/2010, 4:57 pm
  81. “Ferrari alterando inclinação dos motores e a imprensa cada vez mais falando que uma versão B vai mesmo sair.”

    Essa inclinação dos motores da Ferrari é a mesma tentativa que a Rnault havia feito anos atrás? Se for, na época (uns 5 anos atrás, antes dos títulos dos franceses) o que se falava era que era uma idéia revolucionaria, mas muito arriscada. Passou-se um tempão ninguém mais falou nisso…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/02/2010, 5:14 pm
  82. Esses boatos so vao acabar, se a Ferrari colocar meio segundo na corrida por volta

    Publicado por Claudio CArdoso | 10/02/2010, 6:12 pm
  83. Vitor, o de Recife, acho que você está confundindo o ângulo de bancada dos cilindros do motor da renault que me parece, era de 111 graus (quase um motor boxer) para baixar o centro de gravidade do carro, mas que não deu certo, pois eles voltaram para o convencional de 90 graus temporada depois, onde o Fernando alonso foi campeão. O que eu entendi foi que , Ferrari, supostamente, alterou a inclinação do motor no sentido longitudinal do carro, para dar mais espaço para o ar através de “buracos” no assoalho para alimentar o “difusor triplo” .

    Publicado por Ilton Fernandes | 10/02/2010, 6:31 pm
  84. Realmente achei esse teste de hoje bem chato…
    nao temos quase nenhuma noção do que as novas equipes podem fazer…
    e isso se reflete nos comentarios, 87 contra os 186 do ultimo…
    acredito que amanha sera melhor
    :D

    Tomás;
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 10/02/2010, 7:49 pm
  85. Ilton,

    Perfeito.

    Não está se falando da abertura entre cilindros, mas sim de uma inclinação na montagem do motor junto ao chassi.

    Como o Claudemir falou é uma coisa que dificilmente será copiada, porque envolve a ligação do chassi com o motor, e muito provavelmente do motor com o cambio.

    Não me parece uma adaptação tão simples.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/02/2010, 8:01 pm
  86. Pela forma volumosa q se percebe na área onde se localiza o motor da Mclaren, desconfio q tb fizeram alguma coisa pra permitir maior passagem de ar sob a usina.
    Pelo visto, o “truque” da Ferrari foi revelado, pode ser q a Mclaren tenha feito a mesma coisa e, por enquanto, ninguém deu com a língua nos dentes.
    Lembre-se q as equipes ficaram fissuradas com a idéia do difusor duplo e devem ter feito diabos pra criar um superdifusor. Pela quantidade de saídas q tem o da Mclaren, eu n duvidaria q fizeram alguma coisa na hora de instalar o Mercedão.

    Publicado por Leandro Magno | 10/02/2010, 8:22 pm
  87. “…uma foto do Kobayashi de lado numa curva ( o Coyote vai colocar como papel de parede). Normalmente isso não trás tempo, mais que é bonito não podemos negar…”.

    Verdade, Sirlan. Mandou bem na imagem. Vou torcer bastante para esse japinha. Brigado.

    Galkadesh, copiei aqui mesmo no blog. É um excerto do coment do Becken.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/02/2010, 9:04 pm
  88. Sobre a inclinação do angulo do motor da Ferrari, isso foi usado pela Arrows a muito tempo atrás.. e não funcionou muito bem, por isso a desistência na epoca..

    mas enfim, a tecnologia evoluiu, quem sabe acharam um jeito de melhorar..

    bota o motor do jeito que tá no Fiat 147 que funciona…kkkk

    abraços

    Publicado por Danilo R. | 11/02/2010, 7:22 am
  89. Valeu pela explicação Ilton, tinha me confundido mesmo.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 8:17 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: