//
você está lendo...
ARTIGOS

Testes de pré-Temporada – Dia #5

IMAGENS: F1fanatic/Divulgação McLAREN: abusando de recursos para “coletar” dados aerodinâmicos do MP4-25

Depois do terrível clima de ontem, talvez a chuva dê trégua e ofereça às equipes a oportunidade de finalmente testar a plena força na Andaluzia.

A previsão climática para hoje é de “apenas” 20% de chances de chuva — previsão que não se repetirá nem na sexta (80%) e nem no sábado (60%). Abaixo, você pode ver como o clima de Jerez se desenvolverá ao longo do dia:

Nos quase inúteis testes de ontem, a McLaren abusou das traquitanas para mesurar fluidos de velocidade. Segundo um porta-voz da equipe, este é um procedimento padrão diante da restrição de testes ao longo da temporada. É geralmente utilizado para comparar os números capturados em ambiente real com os virtuais dos sistema de CFD e os artificiais do túnel de vento, mas foi o alarme que anunciou que algo não ia bem em 2009.

Má notícia para a Red Bull. Um dos quatro motores Renault disponíveis para os testes de pré-temporada teve a sua primeiríssima falha — o que deve ter dado um frio na espinha de Vettel, que teve seguidas quebras de motor em 2009.

Pelos lados da Virgin de Di Grassi, boatos sugerem que o novo carro o VR – 01 foi desintegrando-se pelos boxes, largando peças enquanto trafegava. Se o dia estiver realmente seco, será fascinantes ver os tempos de volta desse carro planejado sem túnel de vento em comparação com os tradicionais.

Ontem, pela primeira vez, eu tive acesso às pernas de voltas da Ferrari, o que não adiantou muito já que não tive muito como mesurar como mal tempo. Veremos como essas informações poderão ser lidas se a pista realmente secar.

Como sempre, é bom lembrar a vocês que análises, links interessantes e informações relevantes, serão muito bem-vindos na sessão de comentários.

___________________________________________________________________________

Vista aérea do circuito

___________________________________________________________________________

Pilotos em Jerez hoje:

  1. Michael Schumacher
  2. Mark Webber
  3. Jenson Button
  4. Fernando Alonso
  5. Kamuy Kobayashi
  6. Nico Hulkenberg
  7. Vitaly Petrov
  8. Tonio Liuzzi
  9. Sebastian Buemi
  10. Timo Glock

___________________________________________________________________________

Onde acompanhar os testes

Discussão

163 comentários sobre “Testes de pré-Temporada – Dia #5

  1. vamos para mais um emocionante dia (apesar de que ontem foi bem chato)
    como voce destacou ali no tempo becken, o dia sera ensolarado…
    espero que seja interessante…

    grande abraço, e é uma honra ser o 1º a comentar novamente neste post.

    Tomás;
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 11/02/2010, 12:50 am
  2. Bom dia Becken e povo do F1 Around

    Acordei agora para ir voar e me deparei com essa notícia bastante interessante sobre o fim da novela Campos Meta. Deixarei o link abaixo para maiores informações:

    http://www.as.com/motor/articulo/formula-automovilismo-deportes/dasmotfm1/20100211dasdaimot_1/Tes

    Campos vendida, participação garantida no grid de 2010, participação da Volkswagen no negócio – com direito a ser equipe de fábrica em 2011. Só não sei se – Será bom para o Bruno? – perguntaria o tal do Galvão.

    Isso é que é sair do inferno para o céu sem passar pelo purgatório.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 11/02/2010, 3:10 am
  3. Caríssimo: para quem gosta, como eu, teu blog é fantástico. Só que é “mau tempo” e não “mal tempo”. Quando tiver dúvida, faça a pergunta do oposto: seria bem tempo ou bom tempo? Abraços, Carlos Alberto Reis Sampaio. E dê uma clicada no meu blog. E corrija meus erros também.

    Publicado por jornaloexpresso | 11/02/2010, 3:35 am
  4. @Becken
    Será Kubica y no Petrov quien pruebe hoy en Jerez. Ha habido un cambio de última hora en Renault. Yo había cometido el mismo error ;-)

    Un saludo desde Efecto Suelo.

    Publicado por Jors | 11/02/2010, 5:39 am
  5. Bom dia a todos e vamos aos testes, q por enquanto seguem em pista seca, melhor tempo do Buemi 1:21:920

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 7:15 am
  6. Espero que o Webber não comece já a tapar os outros e a colocá-los fora de pista.

    Publicado por Ernesto Sousa | 11/02/2010, 7:21 am
  7. Becken, hoje é o Kubica que testa pela Renault… o Petrov acho que não testa hoje, e talvez nunca mais..rsrsss se vc souber de alguma informação sobre o novato… seria bom se postasse para todos nós…

    Publicado por Jackson | 11/02/2010, 7:22 am
  8. Continua se desmanchando o carro da Virgin. Glock perdeu o aerofólio dianteiro. Perigo a vista com esse carro CFD.

    Buemi segue voando agora na casa de 1:20

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 7:36 am
  9. E o Virgin continua se desmanchando na pista: “El caso es que a Glock se le ha desprendido el alerón delantero y posteriormente ha pasado por encima de él dejándolo destrozado…”

    Lamentável…

    Publicado por Will | 11/02/2010, 7:38 am
  10. E todos dirão: STR testando sem lastro e sem combustível…rs

    Publicado por Will | 11/02/2010, 7:39 am
  11. E todos dirão: STR testando sem lastro e sem combustível

    E assim será durante toda a pré-temporada… A única certeza é que os mecânicos da Virgin ainda não aprenderam a apertar os parafusos.

    Publicado por Willian | 11/02/2010, 7:46 am
  12. Schumacher X Alonso, quem leva hoje? Acho que o alemão vai tomar uma surra.

    Publicado por Seinfeld (fernando-ric) | 11/02/2010, 7:55 am
  13. Alonso, Scumacher, e Buemi voando baixo neste momento..e a Vitgin soltando pedaços..kkkk

    não sei o resultado desses testes, mas para mim, não há duvidas que o Schumacher está em plena forma. está fazendo bons tempos e tem aguentado os treinos…

    Becken, eu não sei se já perguntaram antes, mas você se arrisca a dizer quem será o campeão deste ano, pilotos e construtores?

    e os demais amigos do fórum? acham que quem será o campeão?

    para mim, será o Schumacher, mas é puro achismo. ainda é cedo, mas creio que será um campeonato competitivo, como há muito tempo não se via..

    abraços..

    Publicado por Danilo R. | 11/02/2010, 7:59 am
  14. Hamilton / McLaren

    Publicado por Will | 11/02/2010, 8:00 am
  15. Danilo, acho q nem após a 1º corrida teremos uma visão clara de quem será o favorito. Após a prova do Bahrein já vai pra ter uma idéia dos candidatos. Dar um nome agora, é apenas um palpite no piloto predileto.

    Sendo assim, vou de Massa hehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 8:04 am
  16. Ferrari prepara versão B seu carro
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16405/

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 8:07 am
  17. Bom dia people..

    o link da Willians ta funcionando pra alguém?

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 8:09 am
  18. frio na espinha deve ter dado no glock e no di grassi se eles lembraram do ultimo carro do nick wirth que soltava peças por ai….

    Publicado por Edson Framil | 11/02/2010, 8:12 am
  19. O Link da William não funciona aqui na empresa, mas aqui é td bloqueado, abre a tela mas não mostra os tempos.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 8:16 am
  20. Para mim, está perfeito (o link da AT & T Williams F1).

    Publicado por Will | 11/02/2010, 8:20 am
  21. Edson Framil , realmente lembrar da Simtek é péssimo em todos os aspectos…

    Publicado por Will | 11/02/2010, 8:23 am
  22. Aqui é liberado, mas tá dando bad gateway.

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 8:25 am
  23. Sobre a notícia da Campos,

    como costura o tio Bernie, deve passar o dia inteiro na máquina máquina de costura.

    rsrs

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 8:27 am
  24. Celso, depois de toda a relutância que a Volkswagen demonstrou ao ser questionada inúmeras vezes se entraria na F1, eu fico com um pé atrás em relação à notícia, mas… hoje em dia nada é impossível na F1 (para o bem ou para o mal). Caso se confirme, é uma grande notícia, ainda mais depois da debandada dos japoneses.

    O link da Williams também não está pegando aqui.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 8:27 am
  25. Realmente Felipinho, esse costura muito!

    Publicado por Will | 11/02/2010, 8:28 am
  26. Danilo,

    1º Hamilton
    2º Alonso
    3º Schumacher
    4º Button
    5º Vettel
    6º Kobayashi (banzaaaaaaaai)

    Publicado por Seinfeld (fernando-ric) | 11/02/2010, 8:33 am
  27. link da williams idem aqui: bad gateway.
    Segundo o motor21, alonso carregado de combustivel. Neste momento as 12:27 (horal local), alonso já rodou 25 voltas e continua na pista, seus tempos de volta vem caindo gradativamente, mas a maioria na casa de 1:25 – as ultimas voltas é que tem caido abaixo de 1:24.

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 8:34 am
  28. Se o resultado da costura toda for 13 equipes no Bahrein, tá bom pra mim. Apesar das boas novas em relação a Campos do Bruno Senna, pra mim segue o imbroglio Campos x USF1 x Stefan GP.

    De qualquer forma 11 equipes garantidas já é melhor do q as 10 dos últimos anos, se contarmos com as debandadas de Honda, Toyota e BMW. A F-1 sobrevive e se fortalece!

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 8:34 am
  29. jornal marca tambem acompanhando os tempos e movimentaçao em jerez de la fronteira.
    Neste momento por exemplo
    Schumacher realizou oito voltas seguidas con una media de 1:22.7.

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 8:36 am
  30. Tô preocupado com o Virgin Racing…tá parecendo que ‘beleza não põe mesa’, o carro só se desmancha!

    Publicado por Will | 11/02/2010, 8:38 am
  31. O Schumacher realmente está impressionando. O alemão tá um relógio!

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 8:40 am
  32. Melhores tempos até o momento…

    Name / Best

    BUEMI / 1:20.504
    ROSBERG / 1:20.927
    BUTTON / 1:21.528
    HULKENBERG / 1:21.823
    SCHUMACHER / 1:21.907
    KUBICA / 1:22.129
    ALONSO / 1:22.895
    LIUZZI / 1:23.004
    WEBBER / 1:23.164
    KOBAYASHI / 1:23.190
    PETROV /1:25.440
    GLOCK / 1:29.964

    Publicado por Will | 11/02/2010, 8:45 am
  33. “Se o resultado da costura toda for 13 equipes no Bahrein, tá bom pra mim. Apesar das boas novas em relação a Campos do Bruno Senna, pra mim segue o imbroglio Campos x USF1 x Stefan GP.”

    Alex,

    mas temos que ver em que condições esses carros vão alinhar, pois se pra algumas que já apresentaram o carro como a VR já está dificil, imagina para a Campos.

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 8:46 am
  34. Bom dia rapaziada!

    Imagem bacana que não víamos faz algum tempo:

    brakes

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 8:51 am
  35. 12:48 (horal local) alonso completa 37 voltas seguidas (ou seja, está realizando simulação de corrida com muita gasolina ou tanque cheio) tempo dele neste momento: 1:22.564. Ou seja, ele vai realizar programa da ferrari e lá pelo fim do dia, com pouco combustível deverá tentar fazer voltas com tempos bem baixos.

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 8:52 am
  36. ops…o importante é q os carros sejam seguros, no mais, volta a época dos retardatários. Vamos ver quem é mais decidido ao ultrapassar um desses retardatários. E as vezes algum bom piloto consegue se destacr numa dessas carroças, lembram do Alonso de Minardi ?

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 8:53 am
  37. Ahh como campeão dificil falar, como brasileiro, torço p/ o Massa, mas não quer dizer que é o melhor… mas entre os favoritos (dependendo do carro) HAMILTON, SCHUMACHER, ALONSO / MASSA

    Publicado por Jackson | 11/02/2010, 9:03 am
  38. Alonso completa mais de quarenta voltas com o melhor tempo ao fim em 1:21.928.

    Tempos até agora:

    1 Buemi Toro Rosso 1m20.026s
    2 Button McLaren 1m20.681s +0.655
    3 Hulkenberg Williams 1m21.823s +1.797
    4 Schumacher Mercedes 1m21.907s +1.881
    5 Kubica Renault 1m22.129s +2.103
    6 Alonso Ferrari 1m22.178s +2.152
    7 Liuzzi Force India 1m23.004s +2.978
    8 Webber Red Bull 1m23.164s +3.138
    9 Kobayashi Sauber 1m23.193s +3.167
    10 Glock Virgin 1m29.964s +9.938

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 9:03 am
  39. Becken, fantástico! Chega logo 1ª corrida!!!

    Publicado por Will | 11/02/2010, 9:04 am
  40. Se o Button já conseguiu 1:20.618, imagina o Hamilton amanhã…pena que vou casar hoje e amanhã não vou poder acompanhar os testes em Jerez (devia ter marcado a lua de mel para lá!!!!!!!)…

    Publicado por Will | 11/02/2010, 9:06 am
  41. Placar temporada 2010

    1o. Schumacher, 2o. Hamilton (ou vice-versa) e o resto.
    Gostaria que o Kobayote fosse o melhor do resto.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 9:06 am
  42. Se o Button já conseguiu 1:20.618, imagina o Hamilton amanhã…pena que vou casar hoje e amanhã não vou poder acompanhar os testes em Jerez (devia ter marcado a lua de mel para lá!!!!!!!)…

    Uau! Parabéns, Will. Felicidades!

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 9:08 am
  43. Resolvido meu problema com a Williams… era simplesmente endereço errado. Fui procurar o site da equipe no Google e cliquei no primeiro link (www.williamsf1.com). Esse não funciona.

    O endereço do living time é esse, que o Becken deu em outro post:

    http://www.attwilliams.com/test-timings

    Quem tiver com dificuldades, tenta agora.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 9:10 am
  44. Valeu Becken! E o melhor é que a minha esposa assiste as corridas comigo!!! E já leu alguns livros sobre F1 desde que começamos a namorar, então ela já se sai bem em alguns comentários!!!

    Publicado por Will | 11/02/2010, 9:11 am
  45. Tudo bem que são apenas testes, o primeiro em Jerez com condições normais, que há muitas variáveis e blablablá… mas mais de 6s de diferença entre a Virgin e a penúltima equipe é assustador.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 9:14 am
  46. Will, era melhor postergar o casamento e passar a de mel em Mônaco…

    Ok, não cu$ta sonhar, hehehehe… parabéns, ao menos não vai ter briga aos domingos. ;)

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 9:16 am
  47. Will, Felicidades companheiro e bem vindo ao clube dos encoleirados hehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 9:17 am
  48. O pior, Vitor, é que a Virgin perdeu peças e não possui “estoque” para reposição. Dificilmente volta a testar hoje…

    Publicado por Willian | 11/02/2010, 9:18 am
  49. ao menos não vai ter briga aos domingos

    Um detalhe muito importante. Opinião de quem tem experiência própria! ;)

    Parabéns, Will. Felicidades!

    Publicado por Willian | 11/02/2010, 9:19 am
  50. Alonso rodou 79 voltas (nao trocou pneus) e conseguiu o tempo de 1:21.928

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 9:20 am
  51. A Virgin comunica que encerra os testes por hoje!

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 9:21 am
  52. Alonso está aproveitando bem o teste até agora, já deu 79 voltas, diferença de + ou – 4s entre tanque cheio e vazio

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 9:22 am
  53. É Willian, vi isso agora. E só deram 6 voltas… se esta é, entre as novas equipes, a mais organizada (talvez atrás da “Lotus”?), o que esperar do resto? Se é que vão alinhar… parabéns ao Mosley e seus “critérios”.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 9:23 am
  54. o endereço da Williams não ta abrindo, dá Bad Gateway, alguém tem um válido?

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 9:23 am
  55. alex/ctba – então temos valores muito bons. Em dezembro havia lido num site que esperava-se em torno de 5seg. a mais em relaçao carros ano passado quando carregados com tanque cheio e pneus duros.

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 9:25 am
  56. Tentou esse, Leonardo?

    http://www.attwilliams.com/test-timings

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 9:25 am
  57. Vitor, lembre-se q trata-se de uma virgem.
    Na 1ª vez é normal não dar tudo certo!

    Publicado por Leandro Magno | 11/02/2010, 9:25 am
  58. Pessoal a noticia da compra da Campos pela VW é cascata…olha ai no Tazio…

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16421/

    a montadora negou veementemente assim q soube…

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 9:26 am
  59. Parabéns Will, Muitas Felicidades.
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 11/02/2010, 9:27 am
  60. Bom dia a todos !!

    Com a historia do carro B da Ferrari, me lembrei de outra historia que sai pelo menos 2 x por semana com fontes e tudo, na imprensa mundial. Vamos fazer uma bolsa de apostas o que irá acontecer primeiro ?

    Ferrari lança o carro B

    Ou

    Madonna termina com Jessus.

    Will -> Parabens ai pelo casamento.

    Publicado por claudio cardoso | 11/02/2010, 9:28 am
  61. Vitor agora abriu a página, mas os time está offline…

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 9:28 am
  62. Bom close do sensor aerodinâmico da McLaren:

    aero sensor

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 9:29 am
  63. O que será que tem na cabeça de jornalistas espanhóis ?

    Quem é o melhor piloto do mundo em atividade, Schumacher ou Alonso ?

    Quem tem um histórico de vitórias na Ferrari Schumacher ou Alonso ?

    Quem é mais importante Ferrari ou Alonso ?

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16423/

    Quem eles acham que é o Alonso, Deus, Zeus, Alá ou Buda ?

    Publicado por Claudemir Freire | 11/02/2010, 9:30 am
  64. Wilson, não dá pra saber ainda, foi um chutômetro meu, o Becken ao término dos testes com certeza vai analisar isso detalhadamente

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 9:31 am
  65. linka da Williams: Test timings are currently offline.

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 9:31 am
  66. Vitor, lembre-se q trata-se de uma virgem.
    Na 1ª vez é normal não dar tudo certo!

    Rsrsrsr.. Ótima, essa!!!!

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 9:31 am
  67. O Alonso a tarde vai ao segundo 19! Vamos ver se o tempo ajuda, mas de certeza que a tarde vai ser tipo qualificação, ou não! Pode ser que parta para outra simulação de corrida como fez esta manha.

    Publicado por Jonas | 11/02/2010, 9:31 am
  68. becken, Alonso então da em ritmo de corrida e pesado…ta rápido então?

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 9:33 am
  69. Parabéns, Will.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 9:34 am
  70. Claudemir, o Becken já havia alertado o tamanho da Pachequice da imprensa espanhola. Se prepara meu amigo, q é daí pra pior, fora o racismo dos torcedores q é melhor nem comentar pra não estragar essa manhã q está bacana.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 9:35 am
  71. Ele fez 42 voltas bem consistentes com os tempos baixando gradativamente e eu imagino que a Ferrari esteja concentradíssima no desempenho, comportamente dos pneus e na interação deles com o carro.

    Acho que mais que do que velocidade, CONSISTÊNCIA é chave hoje!

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 9:36 am
  72. HAHAHAHAHA, esqueci desse detalhe Leandro…

    É Leonardo, deu apagão mesmo.

    Acho que essa temporada vai ser a pior em termos de pachequice da imprensa. Por enquanto a espanhola ganha com folga, mas esperem as reações da inglesa e brasileira… sem falar no Bild (lembram do “odiômetro” em relação ao Schumacher?).

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 9:38 am
  73. Valeu a todos pelas congratulações!

    E o melhor mesmo é não ter briga aos domingos!!

    Com relação aos testes, ainda acho que o Button roda muito pouco em comparação com o Alonso, p.ex. Mas o tempo que ele conseguiu é promissor (não considero que a McLaren testou sem lastro…).

    Publicado por Will | 11/02/2010, 9:42 am
  74. Ih… li a baboseira espanhola sobre o Massa.
    Meus amigos, não se preocupem. Tenhamos os pés no chão pois sabemos que o cara é bi-campeão. No entanto, não se chuta cachorro morto. Penso que eles fazem isso com o Massa como forma de negar as qualidades que nele reconhecem. A recíproca é verdadeira – o Massa tem uma pedreira à sua frente. Logo tem que se concentrar no trabalho e na longa temporada está à caminho. E só.
    Um bom incentivo é saber que os espanhóis estão com algum medo.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 9:46 am
  75. Toro Rosso metendo tempo em todo mundo?!?

    Deve estar fora do regulamento. Tá fazendo igual a Ferrari… =D

    Publicado por Arlindo Silva | 11/02/2010, 9:46 am
  76. sei não..mas parece que esse Hulkenberg é um bom piloto. acho que ele vai duelar com o yakisoba para ver qual o melhor piloto revelação..

    considerando que o Japa não correu muito no ano passado..

    como é bom ver novos pilotos guiando bem..tomara que dê uma canseira nos pilotos mais velhos..

    ahaha, será divertido ver pilotos agressivos, como Schumacher, Alonso, Lewis e Massa, fazendo curvas roda a roda com essa garotada…

    essa temporada promete..

    mas ao que me parece, acho que a Ferrari está fazendo a melhor preparação e simulação de corridas..

    parabéns ao Will pelo casamento! espero que dê tudo certo para vocês.

    abraços

    Publicado por Danilo R. | 11/02/2010, 9:49 am
  77. Will, a Mclaren parece( é só uma opinião minha) estar com um problema sério com o Button. Ele gosta de se sentar muito alto no cockpit(além de ser naturalmente bem mais alto q o Hamilton) e o seu capacete parece q está bloqueando uma das entradas de ar, o q está comprometendo o sistema de arrefecimento do carro.
    Essa entrada passou a ser muito importante, pois os sidepods foram bem reduzidos.
    Estão perdendo o maior tempo com isso e por isso estão rodando tão pouco.

    Publicado por Leandro Magno | 11/02/2010, 9:50 am
  78. É extremamente irritante acompanhar pelo Motor21.

    Publicado por Iomau | 11/02/2010, 9:51 am
  79. Não tem uma vez q o Massa dá uma entrevista para veículos brasileiros q n gera uma confusão.

    Publicado por Leandro Magno | 11/02/2010, 9:52 am
  80. Olha que bonito a McLaren,

    ontem ela irrigou, hoje está arando o terreno…

    já prepararam o adubo?

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 9:54 am
  81. Ah Parabéns ao Will, e boa sorte (rsrs) um bom começo já é não ter brigas aos domingos (ao menos cedo).

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 9:55 am
  82. Não tem uma vez q o Massa dá uma entrevista para veículos brasileiros q n gera uma confusão.

    Ele teve aulas particulares com o Barrichello durante as férias forçadas.

    Publicado por Willian | 11/02/2010, 9:55 am
  83. Valeu Leandro Magno! Interessante ver que há detalhes que fogem mesmo a equipes com tamanha estrutura.

    Publicado por Will | 11/02/2010, 9:56 am
  84. Em editorial publicado nesta quinta-feira, o jornal espanhol “Mundo Deportivo” mandou Felipe Massa se calar.

    Com o título “¿Por qué no te callas?” _inspirado na frase dita pelo rei da Espanha, Juan Carlos, ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em 2007_ o jornal não aceitou as declarações dadas pelo brasileiro ao programa Pit Stop, do UOL.

    “O brasileiro quer se reafirmar no papel de igualdade da equipe, sobretudo porque existe a crença popular de que Alonso é a peça que faltava no quebra-cabeças ganhador que é uma equipe de F-1”, afirma o editorial, que ainda chama o vice-campeão de 2008 de “mimado”.

    “Massa não está disposto a ceder desta forma. Nos últimos três anos ele foi _por sua integração e pelo desapego de Kimi Raikkonen_ um menino mimado. E, desde já, não deseja retroceder à época em que era segundo piloto de Michael Schumacher.”

    O jornal deixa claro que as declarações do brasileiro que mais irritaram foram as que defendiam Michael Schumacher. “Fernando é um dos melhores pilotos do grid, mas não o melhor, já que Schumacher voltou”, afirmou Felipe nesta terça.

    “Fernando é um grande piloto, tem um grande potencial, mas chega a uma equipe nova que já tem sua forma de trabalhar e não vai mudar para ele. Isso, sem dúvida, é algo que ele terá de aprender”, ressaltou o brasileiro, em frase destacada pelo “Mundo Deportivo”.

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 9:59 am
  85. já prepararam o adubo?

    A gosma verde? Não vi em Jerez ainda… :D

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 10:00 am
  86. Leandro, mas ele não disse nada além do que havia dito antes, até nas entrevistas em Madonna disse as mesmas coisa, o que os jornalistas espanhóis estão querendo fazer é um clima de guerra psicológica.

    Que azar danado do Glock, dois dias sem fazer nada em pista, melhor sorte ao di Grassi.

    E novamente Leandro, de onde vem essa informação do Button, isso é muito interessante para debater aqui no blog, se for isso mesmo ele terá problemas sérios e a Mclaren também.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/02/2010, 10:00 am
  87. Melhores tempos até o momento:

    1 Buemi Toro Rosso 1m20.026s
    2 Button McLaren 1m20.618s +0.592
    3 Hulkenberg Williams 1m20.637s +0.611
    4 Schumacher Mercedes 1m21.907s +1.881
    5 Alonso Ferrari 1m21.928s +1.902
    6 Kubica Renault 1m22.129s +2.103
    7 Liuzzi Force India 1m23.004s +2.978
    8 Webber Red Bull 1m23.164s +3.138
    9 Kobayashi Sauber 1m23.190s +3.164
    10 Glock Virgin 1m29.964s +9.938

    Publicado por Galkadesh | 11/02/2010, 10:01 am
  88. indy projeta mudanças radicais para 2012 e está recebendo projetos quanto a chassis de alguns fabricantes. Indo um pouco mais a frente a Delta Wing apresentou um projeto bem inusitado para a indy, mesmo que não vingue (o que acho mais provavel) vale como experimentação:
    http://tazio.uol.com.br/indy/textos/16424/

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 10:03 am
  89. Becken Lima PERMALINK
    Ele fez 42 voltas bem consistentes com os tempos baixando gradativamente e eu imagino que a Ferrari esteja concentradíssima no desempenho, comportamente dos pneus e na interação deles com o carro.

    Acho que mais que do que velocidade, CONSISTÊNCIA é chave hoje!

    Acho que essa estoria de carro B é boato puro, não poderia estar assim nos treinos se o carro fosse uma bomb. Pois para pensar em versão B , somente se o carro fosse uma m….

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 10:05 am
  90. Os testes no ano passado e nesse ano são bastante inconclusivos de fato, mas hoje vemos que apesar de Buemi ter colocado um motor Ferrari a frente no grid houve um dominio de motores Mercedes e a Williams deu uma bela melhorada com seu Cosworth. E o Hukenberg pelo visto ate sabe sentar a bota!
    Isso analisando apenas posições, afinal a outra com os Cosworth é a “Virgem de corrida” entao não dá pra ter uma idéia clara por ela de como esse motor anda.
    Os Renaults se mantiveram do meio pro fim do grid.
    Entao. será que tão escondendo o jogo? Testando coisas diferentes? Simulando corridas? Os motores vão aguentar um stress maior por andar com carro mais pesado? Esses Cosworth vão dar prego? Voltaremos a ver suspensão quebrando ao passar numa zebra alta com o carro quebrado? Creio que todas essas perguntas só serão respondidas mesmo no dia do primeiro teste do primeiro grande premio.
    A corrida já poderia ser esse final de semana por mim! E esse dai já poderia ser o treino livre de quinta(se é que já existiu treino quinta-feira)

    Publicado por demetrius albuquerque | 11/02/2010, 10:06 am
  91. no inicio deste post tem quatro indicaçoes de onde acompanhar os testes

    Motor 21
    F1 Today
    Live GP
    Williams – Tempos de volta ao vivo

    Publicado por wilson | 11/02/2010, 10:08 am
  92. Pois é Wilson, ele realmente deu essa declaração em relação a Schumacher x Alonso. Só q aí o repórter insistiu, perguntando se ele realmente achava o Schumacher melhor do q o Alonso, no q o Massa emendou, q é melhor nos NÚMEROS, já q não tem ninguém no grid q se aproxime aos nºs do alemão e completou dizendo q tem vários pilotos bons atualmente e citou o Hamilton como um deles. Mas pra q a imprensa espanhola daria a notícia completa ? não daria polêmica…

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 10:11 am
  93. Wilson, eu vi o “Batmóvel”. Estranhíssimo… mas o que achei interessante foram as rodas semicobertas. Todos sabem que o maior perigo dos carros “open wheel” é o risco de capotagem derivado do contato estre as rodas, como por exemplo o acidente entre Coulthard e Wurz na Austrália há dois (?) anos.

    No modelo bizarro do Delta Wing, a solução foi cobrir parcialmente as rodas. É uma idéia interessante, mas prefiro a elegência dos protótipos da Le Mans:

    Vale a pena ver também uma das propostas da Swift para a Indy, também há um cuidado neste sentido:

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 10:15 am
  94. vendo estes testes, eu acho temerário que equipes como Campos e Usf1 corram nesta temporada..

    já que citaram a Simtek, eu tenho muito receio que ocorram coisas do tipo..

    os carros hoje são mais seguros, mas continua sendo um esporte extremamente perigoso, e não é lugar para amadores ou principiantes, já que vidas estão envolvidas, inclusive as do publico..

    abraços

    Publicado por Danilo R. | 11/02/2010, 10:16 am
  95. De volta a terra firma novamente.

    Ví a entrevista do Massa ao Seixas e o que ele falou sobre Schumacher ser melhor que Alonso é, apenas e tão sómente, com relação aos números entre um e outro. Isto é o óbvio ululante, não tem como espanhol nenhum contestar. Ele não usou nenhum outro referencial, apenas este.
    Sobre a estória da adaptação do Alonso à equipe também foi uma repetição do que ele já havia dito em outras ocasiões quando perguntado sobre o assunto. O Alonso deve se adaptar ao ritmo da equipe e não o contrário. A espanholada é de doer de fanatismo.
    Fui casado com uma filha de espanhois e com direito a ter sogro e sogra em casa por um bom tempo. “Me comí el pan que el diablo amasó” ;-( ;-)

    saludos

    Publicado por celso gomes | 11/02/2010, 10:17 am
  96. “E esse dai já poderia ser o treino livre de quinta(se é que já existiu treino quinta-feira)”

    Demetrius, existe sim, em Mônaco, todo ano.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 10:18 am
  97. Virgin se desmanchando….:

    Abandonaram o treino por falta de peça de reposição

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 10:21 am
  98. Que bonitinho: tem uma mini-Jerez do lado da original.

    Publicado por Andy | 11/02/2010, 10:24 am
  99. Will, parabéns, já estou a 12 anos nessa batalha que é o casamento.

    Se puder dar uma opinião seria:

    Sejam amigos acima de tudo. É a melhor forma de atravessar o tempo sem perder o que sentem agora.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/02/2010, 10:26 am
  100. Andy…kekekekekeke!!! Me acabei de rir aqui! Valeu!!

    Publicado por Will | 11/02/2010, 10:34 am
  101. Gostei do texto do Fábio Seixas sobre o tal editoria espanhol:

    Uma das coisas mais idiotas que aconteceram nos últimos anos foi o duelo sujo entre as imprensas inglesa e espanhola em 2007, quando Hamilton e Alonso dividiram a McLaren.

    Sujo porque distorcia qualquer declaração ou ato do piloto “inimigo”. Sujo porque extrapolava o relato dos fatos ou a análise para comprar uma briga que, na verdade, era apenas dos dois pilotos. Sujo porque interferiu no esporte, atrapalhando os dois personagens, mudando o rumo do Mundial. Uma coisa é informar, outra é querer ser parte atuante. E quando jornalista quer virar notícia, há algo de errado, diz um velho ditado das redações.

    Pois parece que alguns coleguinhas espanhóis, ainda neófitos na cobertura extensiva da F-1, gostaram dessa bobagem. E estão querendo reviver o clima, começando a pegar pesado contra Massa, tentando fazer do brasileiro o “inimigo” da vez.

    O “Mundo Deportivo” de hoje publica um editorial com o título “¿Por qué no te callas?”, atacando Massa por sua entrevista ao UOL. O foco da ira, o momento em que Massa diz que Alonso precisa aprender a trabalhar na Ferrari.

    Ué, qual é o problema? Qual é a mentira?

    Quem viu a entrevista, seis posts abaixo, sabe que não há nenhum espírito belicista na declaração. Foi apenas um diagnóstico sobre o início de trabalho de um piloto numa equipe nova. O trecho que mais irritou os espanhóis é este aqui.

    Ou o editorialista do “Mundo Deportivo” não viu a entrevista ou está agindo de má-fé. Em qualquer dos casos, faz mau jornalismo.

    Que Massa não entre nessa onda. E duvido que vá entrar, aliás. Ele é inteligente, experiente, da paz, sabe que isso só atrapalharia a equipe. E também duvido que a imprensa brasileira embarque.

    Modéstia e diferenças pessoais à parte, embora muitas vezes sejamos tratados como periferia nos paddocks mundo afora, os brasileiros sabemos cobrir F-1.

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 10:37 am
  102. Muito boa a resposta…vários níveis acima dos espanhóis e até mesmo da entrevista (bem fraquinha).

    Publicado por Will | 11/02/2010, 10:43 am
  103. Becken… Becken…,
    Tô falando q a Mclaren tá com problemas de aquecimento.
    Olha o rasgo q tiveram q fazer na “cacunda” do MP4-25:
    http://bit.ly/c3QKZs

    Mas, para n passar ar em excesso deram uma fechadinha na entrada:

    Publicado por Leandro Magno | 11/02/2010, 10:49 am
  104. É realmente preocupante. A FIA tem q ficar atenta, para q não se repita “A mola assassina” da Brawn do ano passado.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 11:02 am
  105. Virgen se desmanchando…

    acho que se esqueceram que o CFD não aperta parafusos..
    rsrs

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 11:23 am
  106. Leandro magno, essa abertura no final do “shark-fin” está lá desde a apresentação. Agora aquele quadrado na entrada de ar realmente quer dizer alguma coisa!

    Publicado por Rikhart | 11/02/2010, 11:28 am
  107. Leandro, esse rasgo que vocês ai mostra na traseira do novo McLaren está ai desde que o carro foi apresentado, ou seja faz parte da sua concepção inicial.

    Publicado por Marco Alves | 11/02/2010, 11:37 am
  108. Honestamente, vou criar uma polêmica. Quero mais é que o Button detone o Hamilton em 2010!

    Publicado por Ylan Marcel | 11/02/2010, 11:50 am
  109. Realmente o buraco estava lá desde o primeiro dia de testes.

    hole

    Publicado por Claudemir Freire | 11/02/2010, 11:55 am
  110. travou?

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 12:38 pm
  111. O LIMA , os teste estão passando no speed channel?

    Publicado por JOÃO | 11/02/2010, 12:38 pm
  112. *testes.

    Publicado por JOÃO | 11/02/2010, 12:39 pm
  113. Olha só que bacana: um gráfico ilustrando a relação entre a entrada de ar e a barbatana de tubarão da McLaren:

    barbatana mclaren

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 12:46 pm
  114. Diversão para hoje:

    Jogo dos sete erros

    str e rbr

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 12:46 pm
  115. cade nosso amigo Sirlan Pedrosa para os comentários da imagem do Becken

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 11/02/2010, 12:54 pm
  116. 16:52 h A Button se le ha parado el coche antes de llegar a la curva Dry Sack

    xi.. quebrou

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 1:01 pm
  117. Marcelo,

    não sou especialista, mas parece que ai o objetivo é ganhar mais downforce na traseira, forçando a passagem do ar pela carenagem e direcionando o fluxo para a parte de cima do difusor, ou para a parte de baixo do aerofolio.

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 1:04 pm
  118. Felipinho…

    achei 1 erro… a cor das calotas são diferentes…kkkk

    Publicado por Jackson | 11/02/2010, 1:08 pm
  119. No jogo dos 7 erros, tb vale diferanca na pintura dos capacetes?

    Algum site realmente tentou comparar os 2 carros?

    Publicado por jaspion | 11/02/2010, 1:09 pm
  120. cor das rodas né,

    esse ano as calotas foram banidas.

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 1:09 pm
  121. é desculpe, a cor das rodas..rsrsss

    outra coisa… podem falar o que for, mas que este carro da McLaren não é bem nascido, ahh isso não é…

    Publicado por Jackson | 11/02/2010, 1:17 pm
  122. Uau, no finzinho, Kobayashi baixa os tempos de todo mundo:

    1 — Kobayashi……………………1m19.950s
    2 — Buemi Toro Rosso………..1m20.026s +0.076
    3 — Button McLaren……………1m20.618s +0.668
    4 — Hulkenberg/Williama…….1m20.629s +0.679
    5 — Liuzzi Force India……….1m20.754s +0.804
    6 — Schumacher/Mercedes….1m21.083s +1.133
    7 — Alonso/Ferrari…………….1m21.424s +1.474
    8 — Kubica/Renault……………1m22.003s +2.053
    9 — Webber/Red Bull………….1m22.043s +2.093
    10 — Glock/Virgin……………..1m29.964s +10.014

    Fim dos testes hoje!

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 1:19 pm
  123. No jogo dos sete erros percebi duas outras diferenças além da cor da calota, os chifres vamos dizer assim, dos carros são um pouco diferentes, sendo mais suaves no STR5(achei mais harmonioso) e também a asa traseira do STR5 começam a fazer uma curva na parte de baixo mais acima que no RB6.

    Publicado por Douglas | 11/02/2010, 1:37 pm
  124. oloco, olha o japa voador o.0

    fui ate conferir pra ver se o post do becken n era fake kkk

    Publicado por stephan könig | 11/02/2010, 1:40 pm
  125. Jogo dos 7 erros:

    Conforme o bico vai se aproximando do cockpit, o da Red Bull faz “ondas” na carenagem. O da Toro Rosso vai mais leve.

    Publicado por Iomau | 11/02/2010, 1:49 pm
  126. Sabe aqueles fungos de árvore? Não sei porque mas a evolução da concavidade original do RBR6 me lembrou um pouco isso:

    Hehehe.

    Publicado por Iomau | 11/02/2010, 1:53 pm
  127. Parece que o tempo do Koba pegou muita gente de surpresa,
    e ainda necessita de confirmação oficial.

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 1:57 pm
  128. Jogo dos sete erros ? Não vamos esquecer do motor, um é Ferrari o outro é Renault…

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 2:02 pm
  129. Ahhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!! Eu sabia!!!!!!!!
    Esse japinha vai me matar do coração.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 2:02 pm
  130. Parece que a Virgin se desmanchou do nada:

    virgin

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 2:09 pm
  131. Para carros feito no CFD, autódromos idem.
    Adorei o desmanche.
    Abs.

    Mas… e o Kobayote, hein… Uau!!! Tô eufórico.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 2:13 pm
  132. Koyote, o Koba não passa em branco. Vc lembra do treino q ele fez na sexta no fds do GP do Japão ano passado? Ele foi tão bem q houve uma pressãozinha para ele correr e não rolou. Depois foi GP do Brasil e GP de Abu Dhabi e o cara deu show. Toda fera mostra as garras logo de cara.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 2:25 pm
  133. Primeiro japones que abriu o olho na F1. huahuahuahaha

    Publicado por demetrius albuquerque | 11/02/2010, 2:29 pm
  134. Alex ->

    ” Toda fera mostra as garras logo de cara.”

    Rapaz eu ia aproveitar essa frase para fazer um comentario, mas eu to aprendendo me controlar, nao vou falar de uma certa pessoa. rss

    Até pq eu tenho certeza que durante o ANO ele vai dar muitos motivos mesmo..

    Publicado por Claudio Cardoso | 11/02/2010, 2:32 pm
  135. A asa dianteira da Virgin se desmancha aos 6 minutos e 5 segundos desse vídeo:

    Publicado por Becken Lima | 11/02/2010, 2:37 pm
  136. Essas novatas vão dar problema durante a temporada…

    Publicado por Willian | 11/02/2010, 2:50 pm
  137. Claudio

    Essa pessoa q vc iria falar, por incrível q pareça, mostrou as garras logo de cara, de Jordan e de Stewart, porém, deu azar de ser companheiro de equipe de um cara q tinha garras MUITO MAIORES, e ao invés de partir pra outra equipe, prefiriu lutar uma batalha inglória.

    Eu tenho admiração por essa pessoa, não pelo curriculum, q nem é tão ruim assim, mas por não ter deixado a peteca cair, em relação a pilotos brasileiros na F-1. Depois do Senna, tivemos esse hiato, até surgir o Massa com chances reais de ganhar um campeonato, ou pelo menos lutar por ele, porém essa pessoa, se não manteve a peteca lá em cima, pelo menos não deixou ela cair e um dia no futuro, talvez seja lembrado por isso e se faça justiça a história dessa pessoa.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 2:51 pm
  138. Becken me desculpe mas o carro da mclaren eh muito feio.

    Ok , quem sabe nos acostumamos depois , mas junto com a BMW sao os carros mais feios em anos de F1.

    Como eh legal ver o Schumacher pilotando de novo !!!!

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando | 11/02/2010, 2:56 pm
  139. O MP4-25 parou no meio da pista de Jerez a poucos minutos para o fim. Bandeira vermelha, e o carro teve de ser rebocado. Parece que foi algum problema mecânico ou hidráulico…..

    A Ferrari parece q fez longos stints….simulando corrida mesmo….

    Publicado por Leonardo | 11/02/2010, 3:07 pm
  140. Putz, os parafusos das rodas agora parecem aquelas lanças nas rodas das bigas medievais. Com certeza algo para facilitar os pits, mas que parece parece.

    Publicado por Iomau | 11/02/2010, 3:15 pm
  141. Alex->

    Na minha opiniao a coisa que talvez o tenha marcado como antipatico e uma pessoa ridicularizada pela grande massa, tenha sido sua Boca. Vejamos, ninguem sacaneia o Gulgelmin, o Pizzonia, e ate o Piquezinho ate estourar aquele escandalo.

    Se ele nao falasse tanta besteira, e nao prometesse tanto, tenho absoluta certeza que o grande povo ainda teria uma admiração por ele.

    Ele nao tem o pior curriculum da F1 ta longe disso, mas o problema é que ele se acha mais do que é, ai vem as declarações desastrosas que ele da.

    Publicado por claudio cardoso | 11/02/2010, 3:22 pm
  142. Iomau..

    também percebi isso na video ai acima, mas parece que é só a Ferrari.

    Veja a RBR
    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=145455&catID=4643

    Becken,

    impressões do Button sobre os testes de hoje:

    http://f1.gpupdate.net/en/formula-1-news/228071/i-feel-great-in-the-cockpit-now-button/

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 3:25 pm
  143. Claudio

    Nesse ponto eu concordo com vc, inclusive escrevi isso naquele post no qual o Becken reproduziu o texto do FG. Ele tem uma parcela de culpa sim, no seu processo de ridicularização junto aos brasileiros. Acho q ele sempre foi um pouco ingênuo e realmente acreditava nas promessas q fazia. Ano passado, tomou uma postura melhor, como se tivesse aprendido depois de tanto tempo, e agora no final de carreira e sem um carro competitivo, não tem como prometer mais nada mesmo.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 3:38 pm
  144. Felipinho, de fato não são todas as equipes mesmo.

    No vídeo que o Becken postou acima, percebe-se que a Mercedes GP também usa a lança de bigas.

    Publicado por Iomau | 11/02/2010, 3:40 pm
  145. Rapazes, mas……………………………………… e o Kobayote, hein!!!

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 4:29 pm
  146. Grande Koba! Melhor piloto de todos os tempos!!!!

    Publicado por Seinfeld (fernando-ric) | 11/02/2010, 4:31 pm
  147. Agora a Virgin está pensando seriamente em adotar a silver tape.

    Publicado por Seinfeld (fernando-ric) | 11/02/2010, 4:33 pm
  148. Pô, fazer carro de papelão é sacanagem… continuando desse jeito, com carro se desmanchando e sem treinar nada eles não vão conseguir tempo para se classificar no Bahrein. Deviam fazer como a Super Aguri e comprar um carro velho.

    A Virgin/Manor não era a equipe do amiguinho do Mosley?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/02/2010, 4:38 pm
  149. O Barrichello é um sujeito folclórico no mundo da F1. Muitos dizem que não vão sentir falta dele quando parar, mas o cara é figura rara … Nesse mundo tão politizado e mecânico da F1, ele demonstra muito bem o lado humano do esporte, manifestando suas falhas e esperanças.

    “Fanfarrão” do jeito que é, se o Rubens não fosse brasileiro, todo mundo aqui ia achar graça do seu jeito e ia torcer por ele, ia ter fama de simpático nesse mundo artificial e politizado da F1, mas como sujeito é da terra brasilis, e muitos aqui não gostam de ser “representados” (como se o Rubinho representasse o Brasil na F1 .. O cara ta la defendendo o dele, e só!) por alguém que passa uma imagem de ingênuo, eterno perdedor e que fica arrumando desculpa pra tudo, aí acontece isso, passam a execrar o sujeito.

    Eu sempre procurei avaliar os pilotos pelo que eles fazem dentro da pista .. e nisso o Rubens sempre foi muito competente e ainda tem méritos de ter envelhecido guiando muito bem, o que não aconteceu com inúmeros pilotos, como David Coulthard.

    Publicado por Galkadesh | 11/02/2010, 4:39 pm
  150. Perguntas interessantes que podem (ou não) serem respondidas amanhã:

    1 – O Petrov vai treinar?

    2 – Quem quebrará primeiro o silêncio ensurdecedor sobre a situação da Campos,
    O próprio Campos, a Dallara ou o Bernie?

    3 – Depois de usar o aspersor e o arado, qual será a próxima engenhoca que a McLaren vai prender no seu carro?

    4- Qual será a próxima parte do VR-01 a se soltar?

    Publicado por Felipinho | 11/02/2010, 4:39 pm
  151. kkkk Silver tape é Flórida, coitada da Virgin, vamos ver se amanhã ela consegue andar um pouco mais, pq o Glock só lamentos.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 4:40 pm
  152. Coyote, a Sauber tava andando sem lastro, não ficou sabendo não ?

    Publicado por Alex-Ctba | 11/02/2010, 4:41 pm
  153. Desculpa Becken, mas a Mclaren deveria usar o MP4-25 para promover o filme “Jogos Mortais” é cada parafernalha que penduram no carro que já tá parecendo um varal.

    Publicado por Galkadesh | 11/02/2010, 4:53 pm
  154. Galkadesh,

    Clap, clap, clap… Ao comentário sobre o Rubens, muito o que sei sobre F1 eu aprendi escutando os comentários dele, técnicos e políticos, do metier.

    Agora, sinto falta dos tempos nos stints…

    Sobre a”tralha” da Mclaren, se for firma o discurso do ano passado, a Ferrari andava bem nos teste, e abandonou o carro no campeonato. E Sauber é a nova Brawn.

    O jogo dos sete erro tá precioso….

    Publicado por Alexandre Gomes | 11/02/2010, 6:25 pm
  155. Marcelo,

    A entrada de ar superior tem a função de alimentar o motor com o ar usado na combustão. Em última instância nossos carros também tem essa entrada, junto ao filtro de ar.

    A barbatana em si não gera down force, mas ajuda a atuação da asa traseira, até onde sei ela tem a função de direcionar melhor a ar que atua na asa traseira durante as curvas. Tanto que esse ano até o momento 6 equipes usam e outras cinco não (Ferrari, Williams, Virgin, Lotus e Mercedes).

    Parece que a Mclarem especificamente diante do desafio de um novo tanque de combustível maior, relocou o radiador de óleo da lateral para a traseira do carro, por isso a entrada de ar além de levar ar para o motor tem um outro canal para refrigerar o óleo. A saída mostrada na foto na minha opinião é apenas o local por onde esse ar sai. Não acho que esteja no local por razões aerodinâmicas, o que não quer dizer que diante da necessidade de haver um escomento de ar naquele local a solução não seja integrada a todo o desenho do carro. Digamos que seja efeito, não causa.

    A Red Bull também tem uma saída no local, mais serve para ajudar na refrigeração do motor Renault que no início do ano passado estrava trabalhando acima da temperatura recomendada.

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 11/02/2010, 7:43 pm
  156. Alex,

    Fiquei sabendo não. De qualquer forma não alimento expectativas com a Sauber. Gostei do resultado porque o que eu quero é que alguma equipe competitiva e séria enxergue o japinha e o contrate sem cobrar pela vaga.

    Um talento desses ter que se mandar com o rabinho entre as pernas por falta de dinheiro é, é… nem tenho palavras para nomear. Complete a frase vc ou os amigos do blog… seria interessante…rsrs!

    Abraço.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 8:36 pm
  157. Ih…

    Fim de post, fiquem com essa imagem… hehehe!!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 9:23 pm
  158. Agora que estou vendo em detalhes a Virgin desmanchando. Simplesmente impagável!!! Muito bom!! Excelente!!!

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/02/2010, 10:40 pm
  159. Quanta maldade nesse coraçãozinho, heim, Coyotinho?
    Já parou pra pensar q uma asa como essa pode parar debaixo de um pneu do Kobayote quando ele estiver liderando em Mônaco a duas voltas do final, vindo de uma ultrapassagem dupla sobre Alonso e Schumacher na saída do túnel?
    abs

    Publicado por Leandro Magno | 11/02/2010, 11:28 pm
  160. Leandro,

    Não viaja… eu gostei do desmanche e só. Foi um aviso. Cabe à FIA proibir essa bomba relógio de entrar na pista de novo.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/02/2010, 6:30 am
  161. Piadinha infame enquanto os tempos da sexta não aparecem:

    Virgin CFD: Coisa Feita para Desmanchar

    Publicado por Mauro Brisola | 12/02/2010, 8:10 am
  162. Bons dias Meus F1 Freaks like me

    Conclusão de ontem o mais rápido o Japa como lhe chamam por aqui, já tinha gostado dele em Suzuka mas achava que com o abandono da outra montadora Japonesa o cara ia apear mas não.. Ainda bem é preciso é bons pilotos,acho que ele é mais que bom.
    Para os Schumacher´s foi bom aguentar mais de 120 voltas, sem problemas no pescoço o Alonso que fez quase 130 acabou com as costas..será início de 3º idade?
    A Mercedes, mas isso já é marca da casa, sem problemas no W01.Não sei porque tenho impressão que tanto ontem a McLaren como a Mercedes na semana passada foi panache seca não quiseram foi dar parte fraca de tentar bons tempos e depois.. no fuel.
    A Ferrari, que não é marca da casa até os de rua são delicados, não partiram não sei se foi material ou dos pilotos tanto Massa como Alonso não rebentam mecânica como outros muito adorados por aqui..Na simulação de Grand Prix a Scuderia foi globalmente melhor que a MGP apesar de o Schumacher ter feito melhor tempo que o Asturiano.

    Becken
    o Tempo em Formula 1 não é ainda o Tempo da Internet, qualquer modificação demora nas equipes de top 6 semanas nas normais 6 meses.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/02/2010, 9:20 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: