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Nova Lotus revela seu carro (fotos e vídeo)

O lançamento do novo Lotus T127 hoje não foi tão impactante quanto o departamento de marketing da equipe talvez desejasse.

Muito da expectativa foi esvaziada pelo site da Autosport, que fotografou o carro em pleno “shakedown” em Silverstone, dias atrás.

Superficialmente, o que chama atenção em um primeiro momento é a pintura, que segue o tradicional verde oliva, ou o “British Racing Green”, a cor das equipes que competiam sob a bandeira britânica e que a Lotus eternizou na história do automobilismo.

Empolgado com seu projeto, Mike Gascoyne falou à Autosport:

“O lançamento do carro é um momento de muito orgulho para o departamento de design da equipe. Para mim, pessoalmente, é um carro muito importante por duas razões: primeiro porque ver o nome Lotus de volta à F1 é algo muito especial.

Eu cresci em Norfolk e ia para a escola passando pela estrada onde estava a antiga fábrica. Eu cresci em uma era em que a Lótus vencia corridas e campeonatos, então a oportunidade de trabalhar com esta equipe é muito especial.

Mas, é também, um grande desafio levar uma nova equipe e um novo carro à F1 em um espaço de tempo tão curto.”

— Mike Gascoyne, diretor técnico da Lotus Racing

A nova Lotus é a segunda das novas equipes a lançar o seu modelo para competir em 2010. Pelo menos à primeira vista, o carro é menos refinado que os das grandes equipes, mas é claramente  mais robusto que o da Virgin, que  teve sérios problemas estruturais nos primeiros três dias de testes em Jerez de la Frontera, essa semana.

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Discussão

28 comentários sobre “Nova Lotus revela seu carro (fotos e vídeo)

  1. ao contrário das outras equipes.. quanta pompa e cerimônia!

    Publicado por Felipinho | 12/02/2010, 2:16 pm
  2. Para mim, o carro mais bonito da temporada. o segundo lugar ficar para a Mercedes…

    abraços..

    Publicado por Danilo R. | 12/02/2010, 2:27 pm
  3. Caramba,

    quanta “coisa” nessa asa dianteira:

    http://cdn.gallery.autosport.com/picture_free.php/dir/2010lot1/image/MG5D9826-2

    Publicado por Felipinho | 12/02/2010, 2:30 pm
  4. Gostei. Mais um carro que se estivesse sob as regras antigas de dimensões (exceto o excesso de ‘asinhas’) ficaria perfeito.

    Publicado por Bruno Said | 12/02/2010, 2:33 pm
  5. O site é bom, agora o carro parece melhor desenvolvido que o Virgin.

    http://www.lotusracing.my/

    Publicado por Claudemir Freire | 12/02/2010, 2:44 pm
  6. Deve ser porque ele usou tunel de vento enquanto a VIRGIN só usou o modelo do video game Claudemir!

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 12/02/2010, 2:47 pm
  7. será que não vai se desintegrar também?

    Publicado por wilson | 12/02/2010, 2:55 pm
  8. Becken, continuo com minha opinião de q o carro é bonito e vc mudou a sua ?

    Publicado por Alex-Ctba | 12/02/2010, 3:24 pm
  9. Foram os primeiros a sair mostrando as partes mais íntimas assim de cara, sem o menor pudor. Corajosos os caras!

    Publicado por Leandro Magno | 12/02/2010, 3:24 pm
  10. Gostei. Imenso. Agora falta ele rolar na pista, não é?

    Publicado por Speeder_76 | 12/02/2010, 3:25 pm
  11. Eu acho que a Lotus(embora não seja efetivamente a ”Lotus”), está em um patamar acima daVirgin e da Usf1, porque tem um projetista experiente e do ramo.

    quanto a Campos, o chassi a principio é de quem conhece do ramo, embora esteja ausente já há algum tempo.

    já Virgin(carro que dá medo) e Usf1(que nem tem carro ainda), são incógnitas..

    espero um bom campeonato, competitivo e equilibrado, como há muito tempo não se via..

    é esperar para ver..

    abraços

    Publicado por Danilo R. | 12/02/2010, 3:30 pm
  12. Becken, continuo com minha opinião de q o carro é bonito e vc mudou a sua ?<

    Eu gosto das cores, mas me sinto indiferente. Ao menos nessas fotos em estúdio, parece, sim, mais bonito, mas nada especial.

    Eu estou achando que muita gente sente-se influenciada por essas cores e pelo nome Lotus, que pertencem a uma era romântica da F1 (aliás, não existe coisa mais anti F1 que romantismo!).

    Aliás (2), esse ano têm poucos carros bonitos e até a McLaren que tradicionalmente capricha na estética, resolveu privilegiar performance e fez um carro horrendo (que me perdoe nosso lider supremo e pastor Ron Dennis por falar essa heresia!).

    Gosto das linhas elegantes do F10, da agressividade do Sauber e do Red Bull e das cores do Virgin. O resto não me agrada…

    Publicado por Becken Lima | 12/02/2010, 3:42 pm
  13. Becken, vc esqueceu de citar no texto o nome da criança.

    Publicado por Leandro Magno | 12/02/2010, 3:44 pm
  14. Verdade, Leandro. corrigido! thanks!

    Publicado por Becken Lima | 12/02/2010, 3:45 pm
  15. Becken

    Quando deu a primizia eu falei da Jaguar por ser carro de rua que faz sempre o lançamento em British Green Racing mas a Aston Martin também usa muito, nomeadamente no DB, só sendo purista queria-lhe notar que antes da Lotus foi a Cooper que estreou a côr na Fórmula 1 e com piada sendo vc um apaixonado da McLaren, para além do Stirling Moss e do Jack Brabham também o neo-zelandês Bruce McLaren correram nessa Cooper verde engraçado para essa scuderia pilotaram esses dois fundadores (JB e BMc) de futuras e ainda hoje, só uma,da muito viva e muito triunfante( eu espero que não nesse ano) McLaren.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 12/02/2010, 3:46 pm
  16. Não consigo achar os carros da F1 atual bonitos.
    A F1 já teve épocas em que os carros eram lindos. Especialmente aquela Lotus do ano de 78 negra da época do patrocínio da JPS, aquele carro tinha um visual sinistro, do mal mesmo, parece ter sido projetada pelo Darth Vader, hahahaha!!!
    Tá aí uma foto galera:

    Publicado por Mauro | 12/02/2010, 3:46 pm
  17. vídeo:

    Publicado por Becken Lima | 12/02/2010, 4:00 pm
  18. “Eu estou achando que muita gente sente-se influenciada por essas cores e pelo nome Lotus, que pertencem a uma era romântica da F1 (aliás, não existe coisa mais anti F1 que romantismo!).

    Aliás (2), esse ano têm poucos carros bonitos e até a McLaren que tradicionalmente capricha na estética, resolveu privilegiar performance e fez um carro horrendo (que me perdoe nosso lider supremo e pastor Ron Dennis por falar essa heresia!).”

    Ô Chefe, estou te achando hj (1) muito hitech e (2) e herege. What’s happened? ;-)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 12/02/2010, 4:08 pm
  19. Vamos ver como vai ficar a aposta do Fernandez e do Branson, eu ponho mais fichas na Lotus e podem me achar louco mas a dupla GayJarno e Kovalento eh melhor que a da Vixe.
    E a Campos gente ?
    Algo de novo ?
    Tomara que amanha tenhamos um dia sem chuva pra podermos dizer que o Alonso andou melhor que o Massa rs rs rs .

    Publicado por Fernando | 12/02/2010, 5:19 pm
  20. Vocês se lembram de quando a Force India queria entrar com uma ação contra a Lotus por usarem dados aerodinâmicos “roubados” (não achei palavra melhor), provenientes de as duas equipes terem usado a mesma empresa de túnel de vento?

    Agora olhem a semelhança:

    É a mesma asa!

    Publicado por Guilherme Teixeira | 12/02/2010, 7:08 pm
  21. Guilhermes, a asas são identicas!!
    Nigel Stepney ta trabalhando na Lotus agora..
    hehe

    Publicado por Rob | 12/02/2010, 7:50 pm
  22. Becken,

    Acho que é uma equipe que tem uma proposta séria. Usam uma boa estrutura que foi da Bentley na Inglaterra e contrataram bons pilotos.

    O que vi no carro, além da bela pintura :

    1. O bico é alto (comum esse ano) e estreito (incomum esse ano) e lembra muito o Toyota do ano passado inclusive nas hastes que fixam a asa dianteira. Não usaram nenhuma solução do tipo arado ou inspiração a la Red Bull, sendo dos carros apresentados o que tem o bico mais limpo. A fixação dos espelhos segue o padrão Brawn/Mercedes.

    2. A asa dianteira é das mais elaboradas. O Guilherme mostrou de onde veio a inspiração, embora o da Lotus pareça ainda mais desenvolvido e detalhado.

    3. As entradas de ar laterais emboram tenham aberturas grandes, talvez com medo de superaquecimento do motor, parecem baixas e compactas. Como todos tem a parte abaixo das entradas de ar esculpida, mas de uma forma muito menos delgada que a maioria dos outros carros.

    4. A Lotus é o único carro que não adota as laterais baixando e estreitando acentuadamente em direção a traseira do carro. Pelo contrário a lateral mantém a mesma altura e largura até o final, onde existe o óbvio estreitamento a la Coca Cola. Chega a lembrar um carro da década passada nessa região.

    5. A asa traseira segue o padrão Red Bull de ser fixa diretamente na base, dispensando a haste de fixação central.

    6. Não tem a barbana de tubarão e mostraram o difusor, que aparentemente lembra um pouco o usado na Brawn ano passado.

    Mike Gascoyne a despeito de ter fama de relacionamento difícil sempre esteve por trás de bons carros onde trabalhou.

    O objetivo declarado de ser o melhor estreante parece bem realista e possível.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/02/2010, 8:38 pm
  23. Sirlan, talvez seja só eu, mas eu vejo a asa da Lotus como uma cópia descarada – quase 90% dela é igual à do VJM02 (nota: é meio óbvio, mas nao custa lembrar que na foto da Force India, deve-se considerar apenas o bico que está mais alto no hack).Não dá nem pra considerar as diferenças. É cópia de papel carbono!

    1. Ambas tem o a mini-asa “Brawn-style” na frente dos flaps principais. A unica diferença é que, na Lotus, não há uma pequena haste que prende essa mini-asa ao main board.
    2. Os flaps principais são 100% identicos entre o endplate e aquela peça perpendicular (que também é identica à da Force India). Diferem apenas no setor que está entre aquela peça perpendicular e os suportes da asa, que no carro da Lotus estão mais para frente, mas o desenho é o mesmo.
    3. Achei apenas uma diferença no endplate: na extremidade do endplate, há duas aletas no carro da Lotus, uma vertical e outra horizontal. A horizontal não existe no carro da Force India, mas é só! A “concha” que joga o ar para fora da roda é igual, a aleta vertical que mencionei antes é igual, e aquela estrutura no lado externo da mini-asa “Brawn-style” é perfeitamente igual!

    Não há como dizer que não é cópia. Seria o mesmo que afirmar que o STR6 não copiou o RB5.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 12/02/2010, 10:06 pm
  24. “Sirlan, talvez seja só eu, mas eu vejo a asa da Lotus como uma cópia descarada – quase 90% dela é igual à do VJM02 (nota: é meio óbvio, mas nao custa lembrar que na foto da Force India, deve-se considerar apenas o bico que está mais alto no hack).Não dá nem pra considerar as diferenças. É cópia de papel carbono!”

    Guilherme,

    Primeiro gostaria de lhe dizer que são excelentes suas observações. Parece que compartilhamos a mesma paixão pelos carros.

    Na pequena análise que fiz sobre a asa dianteira da Lotus eu escrevi :

    “2. A asa dianteira é das mais elaboradas. O Guilherme mostrou de onde veio a inspiração, embora o da Lotus pareça ainda mais desenvolvido e detalhado.”

    Não vejo negação no meu comentário na inspiração da asa no modelo da Force Índia. Ressaltei que parece ser mais desenvolvido, afinal o carro da Lotus acaba de ser lançado e as mudanças devem ser naturalmente uma evolução do conceito.

    Eu não chamo cópia porque, como você descreveu bem, existem diferenças. Isso nós constatamos claramente apenas observando por fotos. Arrisco dizer inclusive que é possível que nenhuma medida seja comum a ambas as peças.

    Quanto a questão de haver roubo de projetos da Force Índia pela Lotus eu prefiro não julgar, afinal estou a 8.000 km de distância e sem saber detalhes de nada, apenas matérias veiculadas na imprensa.

    Aprendemos com o tempo que às vezes o bicho tem barba de gato,olho de gato e rabo de gato, mas não é gato…

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 13/02/2010, 12:26 am
  25. Eu achei as cores muito bonitas. Acho que este ano, no geral, as equipes tem acertado nas cores, embora o desing dos carros não ajude, a começar pelas asas desproporcionais que o regulamento impõe.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 14/02/2010, 8:25 am
  26. “A Lotus criou conceitos técnicos que até hoje são utilizados na Fórmula 1, como a introdução do chassi tipo monocoque, em 1963, o motor como elemento integrante do chassi, em 1967, a frente em cunha, em 1970, e o carro asa, em 1977. Foi com a Lotus que Jim Clark obteve dois mundiais, 1963 e 1965, e Emerson Fittipaldi venceu o primeiro título, em 1972, dentre outros grandes nomes da Fórmula 1 que por lá passaram e conquistas extraordinárias da organização. A realidade agora é outra. Os pilotos da Lotus serão Jarno Trulli e Heikki Kovalainen.” (LO)

    Belo trecho do texto do Livio, acompanhando os testes de Nice.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/02/2010, 10:19 am
  27. Fico com o comentário do Sirlan, apesar da bela explicação técnica do Guilherme Teixeira, visualmente não parece cópia e sim variação de um modelo. A olho nu não percebe-se diferenças, mas observando detalhadamente , nota-se q a aleta q liga a asa ao nariz do carro tem ângulos diferentes.

    Muito bom ler a explicação de quem entende , parabéns ao Sirlan e ao Guilherme pela discussão desenvolvida.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/02/2010, 10:27 am

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