//
você está lendo...
ARTIGOS

Similaridades entre carros de Force India e Lotus cheira a confusão

Guilherme Teixeira, co-editor do “The Art of F1”, nos atentou na sessão de comentários para a extrema similaridade entre o novo carro da Lotus e os modelos de 2009 e 2010 da Force India.

Poderia ser um daqueles casos em que um engenheiro estuda outro carro e copia — algo tolerável na categoria — como é caso do inspirador bico da Red Bull, mas a “extrema coincidência” pode tornar-se séria controvérsia se a Force India acusar a equipe do seu ex-diretor técnico, Mike Gascoyne, de plágio novamente.

Em novembro último, a equipe de Vijay Mallia sugeriu que a Aerolab — companhia responsável por operar o túnel de vento da equipe indiana — teria compartilhado dados com a Fondtech, outra companhia irmã da Aerolab e que trabalhou no desenvolvimento do T127 da Lotus.

Como retaliação, a Aerolab processou a Force India, mas não por infâmia ou calunia — como seria o caso —,mas por dívidas não liquidadas em 2009.

Comparando os três modelos, há dois pontos que particularmente chamam atenção: um deles é o traçado das lâminas que compõe os apêndices das asas dianteiras do Lotus T127 que, a despeito de mais grosseiro e menos refinado que o do VJM03/02, é exatamente igual:

O segundo e mais marcante é o bico do Lotus, que tem a mesmíssima altura e estrutura do carro indiano de 2009:

É bom esperar para ver como os dirigentes da Force India, que anda endivida até o pescoço, reagem, mas eu suspeito que eles vão reclamar logo, logo…

_______________________________________________________________________

Mais fotos comparativas

Discussão

14 comentários sobre “Similaridades entre carros de Force India e Lotus cheira a confusão

  1. Oi Becken;
    interessante isso, realmente havia desconfiado, mas nao a esse ponto..
    se a Force India reclamar, o que sera que aconteceria com a lotus?

    abraço; Tomás

    Publicado por Tomás | 13/02/2010, 12:19 am
  2. Olha, ta tudo tao igual, que os carros atuais da F1 estao se diferenciando somente pela pintura.

    Se todos carros da F1 tivessem a mesma pintura eu duvido que alguem conseguiria diferenciar uma equipe da outra…

    Nos anos 70-80 os carros tinham mais personalidade…

    Publicado por Jorge Ortiz | 13/02/2010, 12:32 am
  3. A Fórmula 1 tem passado pela maior crise de identidade dos últimos tempos. Será que uma nova tentativa de ração da Force India não seria abafada?

    Eu penso que sim…

    Publicado por Willian | 13/02/2010, 4:35 am
  4. Acho um exagero, afinal são parecidos sim, mas existem milhares de fotos do FI 2009 pra quem quiser ver e se basear.

    Alias, se basear no FI não me parece muito esperto. ;)

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 13/02/2010, 8:04 am
  5. Isso é bobagem. O Mike é um designer automobilístico e tem uma linha de trabalho. Nada mais natural que seguir a mesma linha em outra equipe.

    Se o Newey saísse em 2009 da Red Bull e fosse em 2010 pra McLaren, o carro prateado seria uma evolução natural do RB5. Não teria sentido Newey sair do zero com tudo desenhado em sua cabeça.

    Publicado por Daniel Gomes | 13/02/2010, 8:30 am
  6. Daniel, o problema é que o Gascoyne saiu da Force India em novembro de 2008, quando o VJM02 era apenas um embrião e provavelmente nem se tinha ideia de como se tornariam certas partes do carro, como a asa e os shields. Não foi apenas uma evolução natural de seu projeto, pois ele não participou daquele projeto!

    E Becken, obrigado pelo link ;)

    Publicado por Guilherme Teixeira | 13/02/2010, 10:11 am
  7. Isso é parceria no duro, só mudou um pouco onde vai o motor, pois são motores diferentes, o nome disso é economia, Lotus não quis arriscar fazer um carro sozinha!

    Publicado por Luiz Sergio | 13/02/2010, 11:49 am
  8. Pra mim não tem nada de +. E não existe motivo pra uma reclamação formal.

    Publicado por JOÃO | 13/02/2010, 12:31 pm
  9. pra mim não tem nada de mais, é como a marca do projetista que tem preferência por um tipo de linhas especificas, o Newey mantem traços no carro da latinha que ja foram usados em projetos anteriores dele como a altura do bico.

    Publicado por joao | 13/02/2010, 3:45 pm
  10. Acho que tanto faz, nenhum deles tem cara de vencedor.

    Publicado por Leonardo | 13/02/2010, 11:00 pm
  11. Daniel, na verdade o Newey já fez isso quando saiu da McLaren para a Red Bull. Lembra que o seu primeiro carro das “latinhas” tinha aquele mesmo estilo da McLaren “bico de tamanduá”?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 14/02/2010, 8:18 am
  12. Eu achei o carro da Lotus muito mais parecido com o TF109.
    Coincidentemente, Gascoyne trabalhou pela Toyota antes da Force India – Spyker.

    Publicado por Lucas | 14/02/2010, 12:57 pm
  13. Lucas – Esse link não tá legal, mas fiz uma comparação:

    lotus e toyota

    Publicado por Becken Lima | 14/02/2010, 1:17 pm
  14. O bico parece mesmo com o da Toyota.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 14/02/2010, 2:10 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: