//
você está lendo...
ARTIGOS

Testes de pré-Temporada – Dia #7

Depois de a chuva tornar o dia quase que inteiramente inútil para as equipes ontem, a previsão do tempo para a região da Andaluzia, onde localiza-se o Circuito de Jerez de La frontera, promete céu nublado, mas sem chuvas, ao menos durante a manhã.

O sexto dia de testes esteve tão ruim para a rotina de trabalhos das equipes, que até Lewis Hamilton e Felipe Massa lamentaram o tempo perdido.

Torcendo para termos um dia seco e proveitoso, vai abaixo a relação de pilotos que trabalharão em Jerez hoje:

  1. Schumacher
  2. Vettel
  3. Hamilton
  4. Massa
  5. de la Rosa
  6. Barrichello
  7. Kubica
  8. Sutil
  9. Alguersuari
  10. di Grassi

Como sempre, é bom lembrar a vocês que análises, links interessantes e informações relevantes, serão muito bem-vindos na sessão de comentários. Fiquem à vontade.

___________________________________________________________________________

Vista aérea do circuito

___________________________________________________________________________

Onde acompanhar os testes

Discussão

120 comentários sobre “Testes de pré-Temporada – Dia #7

  1. Becken;
    a espera é de tempo seco, mas parece que garoas vao aparecer.
    minha aposta é no de la rosa;
    vamos ver como ele se sai;

    ah, só uma coisa:

    “Torcendo para um termos um dia seco e proveitoso, vai abaixo a relação de dos pilotos que trabalharão em Jerez hoje:”
    ficou repetido.

    grande abraço; Tomás

    Publicado por Tomás | 13/02/2010, 1:16 am
  2. tempos altos ainda…
    como está as condições da pista?

    Publicado por Felipinho | 13/02/2010, 6:43 am
  3. Fala rapaziada,

    condições da pista:
    A pista está longe do ideal para pneus de seco, porque ainda há algumas áreas de umidade. Outras equipes preferem esperar até que as condições são mais favoráveis.

    Publicado por Daniel | 13/02/2010, 8:09 am
  4. Começou a melhorar…

    LATEST TIMES
    1 Barrichello Williams 1m22.319s
    2 Massa Ferrari 1m23.847s +1.528
    3 Kubica Renault 1m24.373s +2.054
    4 De la Rosa Sauber 1m25.624s +3.305
    5 Vettel Red Bull 1m25.782s +3.463
    6 Hamilton McLaren 1m26.023s +3.704
    7 Alguersuari Toro Rosso 1m26.738s +4.419
    8 Sutil Force India 1m27.606s +5.287
    9 Schumacher Mercedes 1m29.768s +7.449

    Publicado por Felipinho | 13/02/2010, 8:18 am
  5. A Virgen não está treinando ?

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 8:41 am
  6. — di Grassi na pista…
    #
    — Hamiltom o mais rápido no “Speed trap”: 270.0kph

    — Massa em uma perna longa de voltas chegando a 1.22.697

    — Ele tem o segundo setor mais rápido do dia, agora que todo mundo começa a usar os slicks…

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 8:46 am
  7. Voltas do Massa hoje:

    3 1:29.010
    4 1:28.299 -0.711
    5 —-
    6 1:28.299
    7 1:32.247 +3.948
    8 1:31.008 -1.239
    9 1:31.402 +0.394
    10 1:31.004 -0.398
    11 1:31.950 +0.946
    12 —-
    13 1:31.950
    14 1:29.165 -2.785
    15 1:29.153 -0.012
    16 1:29.454 +0.301
    17 1:28.892 -0.562
    18 —-
    19 1:28.892
    20 1:29.556 +0.664
    21 1:29.387 -0.169
    22 1:29.249 -0.138
    23 1:29.820 +0.571
    24 1:29.519 -0.301
    25 1:29.650 +0.131
    26 1:29.428 -0.222
    27 1:29.680 +0.252
    28 —-
    29 1:29.680
    30 —-
    31 1:28.839
    59 1:23.847 -4.992
    60 1:24.186 +0.339
    61 1:24.108 -0.078
    62 1:23.847 -0.261
    63 1:24.083 +0.236
    64 1:24.195 +0.112
    65 1:24.235 +0.04
    66 1:25.103 +0.868
    67 1:23.957 -1.146
    68 1:24.365 +0.408
    69 1:24.498 +0.133
    70 1:25.134 +0.636
    71 1:24.826 -0.308
    72 1:24.389 -0.437
    73 1:24.558 +0.169
    74 1:24.553 -0.005
    75 1:24.424 -0.129
    76 1:25.199 +0.775
    77 1:25.169 -0.03
    78 1:24.433 -0.736
    79 1:24.652 +0.219
    80 1:24.048 -0.604
    81 1:24.173 +0.125
    82 1:24.057 -0.116
    83 1:23.858 -0.199
    84 1:24.548 +0.69
    85 1:31.253 +6.705
    86 1:23.453 -7.8
    87 1:23.073 -0.38
    88 1:25.199 +2.126
    89 1:24.273 -0.926
    90 1:22.872 -1.401
    91 1:22.697 -0.175
    92 1:23.219 +0.522
    93 1:22.736 -0.483
    94 1:22.641 -0.095

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 8:54 am
  8. massa provoca bandeira vermelha: motivo – pane seca apos 57 voltas (simulando um gp completo)

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 9:04 am
  9. 12:51 h Felipe Massa se ha quedado sin gasolina en la simulación de carrera que ha estado realizando. Llevaba 57 vueltas sin parar el brasileño que se ha pegado una paliza considerable para probar, a fondo, su F10.

    SE for verdade, o F10 tá fazendo, com um cheirinho de gasolina, mas com os pneus bem gastos e com a pista ainda não 100% emborrachada, em torno de 1:22:500.

    Publicado por Leandro Magno | 13/02/2010, 9:08 am
  10. Será que o Massa vai conseguir melhorar o 1m21.424s do Alonso na quinta?

    Com um programa parecido com o do Alonso e uma pista ainda secando ele fez: 1m22.641s

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 9:13 am
  11. Olhem os esquisitos stints do Hamilton:

    4 1:27.044
    5 1:26.833 -0.211
    6 1:27.761 +0.928
    7 1:27.136 -0.625
    8 1:27.195 +0.059
    9 —-
    10 1:27.195
    11 1:26.741 -0.454
    12 1:26.023 -0.718
    13 1:26.168 +0.145
    14 1:26.230 +0.062
    15 —-
    16 1:26.230
    17 —-
    18 1:26.230
    19 —-
    20 1:26.230

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 9:17 am
  12. A Mercedes está com problemas, 11 voltas apenas!

    E a Mclaren está pendurando alguma traquitana no carro, porque também deu poucas voltas.

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 9:18 am
  13. a diferença é a seguinte: nao sabemos quantidade gasolina que massa esta treinando, mas é para ser equivalente a do alonso que treinou mesmas circunstâncias. Só que com piso molhado tendência do carro é gastar menos gasolina, outro fator é que Alonso não foi relatado ter faltado gasolina, então talvez estejam além de simulando um gp completo vendo variáveis possíveis quanto ao gasto de combustível. Vai que colocaram um pouco menos para justamente até quanto aguentaria.

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 9:18 am
  14. Ótimo meio stint do Barrichelo, com voltas finais no nível das do Massa quando ele parou:

    23 1:26.735
    24 1:24.806 -1.929
    25 1:28.752 +3.946
    26 1:24.013 -4.739
    27 1:23.356 -0.657
    28 1:26.185 +2.829
    29 1:23.079 -3.106
    30 1:23.144 +0.065
    31 1:22.633 -0.511
    32 1:23.015 +0.382
    33 1:22.319 -0.696
    34 1:22.527 +0.208
    35 1:23.421 +0.894
    36 1:22.976 -0.445
    37 1:23.799 +0.823
    38 1:22.664 -1.135

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 9:18 am
  15. vai uma mclaren aí com gadgets?

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 9:20 am
  16. A Ferrari com esta pane seca acabou de jogar abertamente na mesa um bocado de informação para as concorrentes, suficiente para tirar algumas conclusões que antes estavam apenas no campo da especulação.

    Massa – melhor volta 1:22.641

    Como bem lembrou o Leandro, ainda temos que considerar a questão das condições da pista e do desgaste dos pneus, mas as equipes que estão por lá treinando já vão ter informações suficientes sobre estas variáveis para se ter uma melhor noção do real potencial do carro da Ferrari.

    Publicado por Galkadesh | 13/02/2010, 9:21 am
  17. Leandro Magno

    Verifique quantas voltas ele deu antes de dar a parada pelo esgotamento da gasolina por favor…

    Publicado por Ângelo | 13/02/2010, 9:21 am
  18. alguns sites trazendo atenção a quebra misteriosa da redbull. e aí? humm…. que dizem?

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 9:22 am
  19. O raciocínio do Leandro faz sentido…

    Último stint do Sebastian:

    53 1:24.759
    54 1:23.426 -1.333
    55 1:22.972 -0.454
    56 1:22.822 -0.15
    57 1:22.931 +0.109
    58 1:22.752 -0.179
    59 1:23.090 +0.338
    60 1:22.954 -0.136
    61 1:23.307 +0.353
    62 1:23.076 -0.231
    63 1:23.379 +0.303

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 9:23 am
  20. Antes, as outras equipes, pelos tempos de volta, sabiam que a Ferrari estava de tamque cheio (mas não sabiam o quão cheio) ou sabiam que a Ferrari estava leve (mas não quão leve) … Agora elas sabem o que a Ferrari foi capaz de fazer nestas condições de pista com o carro prestes a dar uma pane seca… A Ferrari acabou fornecendo um dado real às suas concorrentes e não apenas uma variável.

    Publicado por Galkadesh | 13/02/2010, 9:26 am
  21. O tempo do Massa dentro do stint de 49 voltas, é muito bom, visto que ele está com pneus intermediários.

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 9:28 am
  22. se isso for verdade a ferrari está 2 segundos atraz da sauber sem gasolina????

    Publicado por Stephan König | 13/02/2010, 9:29 am
  23. Stephan König

    Todos estão de pneus intermediários, o tempo da Sauber foi com pista seca e pneus lisos.

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 9:32 am
  24. Não Stephan , as condições de pista e pneus eram completamente diferentes.

    Publicado por Galkadesh | 13/02/2010, 9:32 am
  25. A Virgen deu 11 voltas e ainda não soltou nenhum pedaço, bom sinal, mas 5 segundos é muita diferença, será que estão com medo de imprimir uma volta lançada ?

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 9:41 am
  26. 1. M. Schumacher Mercedes GP W01 1:20.613 19

    Pelo visto a pista está melhorando

    Publicado por Ângelo | 13/02/2010, 9:48 am
  27. Uau…

    Michael on top!! Último stint do Kaiser:

    12 1:30.792
    13 1:22.000 -8.792
    14 1:20.971 -1.029
    15 1:20.944 -0.027
    16 1:20.613 -0.331 (a volta rápida!)
    17 1:21.111 +0.498
    18 1:20.661 -0.45
    19 1:20.895 +0.234

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 9:48 am
  28. Essa pane seca da Ferrari foi um blefe…..

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 13/02/2010, 9:57 am
  29. Voltas do di Grassi:

    3 1:33.035 -26.965
    4 1:29.734 -3.301
    5 1:28.223 -1.511
    6 1:27.780 -0.443
    7 1:28.100 +0.32
    8 1:28.592 +0.492
    9 1:27.726 -0.866
    10 1:27.389 -0.337 (a mais rápida)
    11 1:32.125 +4.736
    12 1:27.669 -4.456

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 9:57 am
  30. Agora foi o Kaiser que causou uma bandeira vermelha .. simplesmente parou na pista. Será outra pane seca?

    Publicado por Galkadesh | 13/02/2010, 10:05 am
  31. pelo jeito a Virgin nasceu bem, acho que estão escondendo o jogo, o CFD já mostrou que são os mais rápidos…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 13/02/2010, 10:08 am
  32. Motor, Galkadesh. :(

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 10:09 am
  33. Interessante como é realmente complexo e cheio de variáveis esses testes.

    O boato é que Massa realmente parou no chamado “out of fuel”, ou na inculta e bela, PANE SECA, com um tempo de 1:22.641.

    Precisamos esperar um pouco, mas suspeita-se que o Schumacher parou com a mesma PANE SECA, mas voando com uma volta em 1:21.662

    Os pneus devem ser levados em conta e Massa parou depois de 57 voltas, bem diferente de Michael que parou depois de apenas 8.

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 10:34 am
  34. Falta de combustível pode ser considerado pane hidráulica? Rs

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 13/02/2010, 10:36 am
  35. Exatamente Becken, e tb parece que quando o Schumacher parou na pista o asfalto tava mais seco. Confere?

    Publicado por Galkadesh | 13/02/2010, 10:37 am
  36. Quanta neurose!

    Publicado por Ylan Marcel | 13/02/2010, 10:43 am
  37. Jogando umas pulgas atrás da orelha: E se Ainda tinha gasolina no tanque e foi para dar impressão errada para todo mundo? Lá vão embaralhar os chutes e as analises. Abraços Jopa

    Publicado por Jopa | 13/02/2010, 10:45 am
  38. Galera posso até estar enganado…mas acredito que essa “pane seca” do Felipe não passou de um blefe!
    Estava relembrando algumas declarações do Felipe nesse começo de campeonato!
    Para mim quando ele diz que não jura amor eterno para a Ferrari é porque ou ele desconfia que o Alonso vai fazer um inferno na ferrari ou ele já sentiu dentro da equipe um certo favorecimento ao espanhou! Felipe não quer trilhar os mesmo caminhos que o Barrichello, e ficar com a fama de sempre querer ser o segundo!
    Grande abraço! e acho que essa temporada promete!

    Publicado por Bayma | 13/02/2010, 10:45 am
  39. James Allen sugere que ninguém é favorito:

    “Looking at the times from the dry running on Thursday, it’s still tricky to say with any certainty who is on top, because what is becoming clearer from talking to the engineers is that the field is pretty competitive at the front with only very small gaps in performance between the teams. They have a pretty good idea how much fuel each other is carrying and say that only a small variation in fuel loads would be enough to distort the true picture.

    It is beginning to look like we might be in for the season everyone is hoping for, with several teams capable of winning. At this stage there is no team which looks to be a step ahead of the others.”

    TRADUÇ.:

    “Vendo os tempos estabelecidos na pista seca da quinta, é bem complicado dizer com certeza quem está na ponta, porque esta ficando claro em conversas com engenheiros que, na ponta, o grid está bem competitivo, com apenas algumas pequenas diferenças de performance entre as equipes. Eles [os engenheiros] têm um boa idéia de quanto combustível cada equipe está carregando e dizem que apenas uma pequena variação em combustível é o suficiente para distorcer o quadro [de quem é ou não favorito]

    Está começando a parecer que teremos uma temporada que todo mundo desejava, com muitas equipes capazes de vencer. NESSE ESTÁGIO [DOS TESTES], NÃO HÁ EQUIPE QUE PAREÇA À FRENTE DAS OUTRAS.”

    LINK: http://www.jamesallenonf1.com/2010/02/jerez-day-3-a-washout-how-do-they-stand-now/

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 10:48 am
  40. Só mais uma coisa…auHUAHHUHUHae
    OLHO NO BARRICHELLO!!!!!
    ACHO QUE A WILLIAMS ESTÀ VINDO FORTE E ESSES TESTES ELA NÂO ESTÀ MOSTRANDO TODO SEU POTÊNCIA NO QUE DIZ RESPEITO A VELOCIDADE!!!

    Publicado por Bayma | 13/02/2010, 10:50 am
  41. A questã é: Por que o Massa blefaria? Não é uma sessão de testes? Eu, pessoalmente, duvido que esse tempo da pane seca o melhor que ele consiga hoje. Com pneus fresquinhos e uma pista ainda mais emborrachada no fim do dia, ele pode ir bem além…

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 10:51 am
  42. Becken ->

    E o James Allen, ja desistiu de dizer que a Ferrari esta fazendo o carro “b” ?

    Publicado por Claudio CArdoso | 13/02/2010, 10:59 am
  43. outra questão, porque deixaria acabar o combustivel?

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 13/02/2010, 10:59 am
  44. Bem se o Massa e o Schumacher estavam no “cheirinho” da gasolina, entao o cara ta voando.

    ELES sao a equipe a ser batida

    1 17 ALGUERSUARI P 1:19.919 –

    Publicado por Claudio CArdoso | 13/02/2010, 11:00 am
  45. temos que levar em conta também o desgaste dos pneus, o composto do pneu e também a quantidade em que os propulsores rodaram já….

    sei que ontem o massa estava com um motor zerado, hoje já é um de básicamente segunda corrida

    quantos corridas um motor tem que durar??

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 13/02/2010, 11:03 am
  46. outra questão, porque deixaria acabar o combustivel?

    Isso é comum em pré-temporada com carros novos. Geralmente é feito para testar a capacidade dos sensores que lêem o tanque. Põe-se número X de combustível e ver até onde vai para entender com precisão a exaridão dos sensores.

    Lembra o que ocorreu em Barcelona no ano passado, quando o Massa desconfiou que apesar dos sensores dizerem que o combustível havia acabado eles [a Ferrari] encontraram o suficiente para manter um ritmo razoável até o fim?

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 11:09 am
  47. o Di Grassi Ja esta andando junto com a Mclaren

    11 2 HAMILTON P 1:23.365 3.446 0.545 1:25.100
    12 25 DI GRASSI 1:25.683 5.76 2.318 1:26.291

    Publicado por Claudio CArdoso | 13/02/2010, 11:10 am
  48. di Grassi tem um stint de 7 voltas

    28 1:25.872
    29 1:25.683 -0.189
    30 1:27.907 +2.224
    31 1:28.224 +0.317
    32 1:26.449 -1.775
    33 1:26.291 -0.158
    34 1:26.251 -0.04

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 11:13 am
  49. lembro sim….

    e mesmo depois de acabar a corrida ele ficou sem, não chegou até os boxes…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 13/02/2010, 11:13 am
  50. lembro sim….

    e mesmo depois de acabar a corrida ele ficou sem, não chegou até os boxes…

    Na verdade ele parou antes dos boxes por que as equipes são obrigadas a fornecer “certa” quantidade de combustível para análise da FIA — elas não podem queimar tudo.

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 11:14 am
  51. A Willians, nem para colocar os tempos certo serve.

    È o unico site que esta dando o ALGUERSUARI como 1o

    Publicado por Claudio CArdoso | 13/02/2010, 11:15 am
  52. Tempos até agora:

    1 Barrichello Williams 1m20.341s
    2 Schumacher Mercedes 1m20.613s +0.272
    3 Kubica Renault 1m21.577s +1.236
    4 Massa Ferrari 1m21.850s +1.509
    5 De la Rosa Sauber 1m22.635s +2.294
    6 Sutil Force India 1m22.709s +2.368
    7 Vettel Red Bull 1m22.752s +2.411
    8 Hamilton McLaren 1m23.365s +3.024
    9 Alguersuari Toro Rosso 1m25.490s +5.149
    10 Di Grassi Virgin 1m25.683s +5.342

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 11:16 am
  53. o tempo do hamilton não vale. mclaren estava sem lastro, sem motor e sem pneus. assim, até a Virgin faz o melhor tempo.

    Publicado por andre | 13/02/2010, 11:16 am
  54. Cludio Cardoso

    Bem aplicada essa..tou dizendo isso desde o início da pre-temporada..

    Por falar em performance alguém mais viu os barcos da America´s Cup, que regata maravilhosa..a BMW Oracle não deu chance

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 13/02/2010, 11:16 am
  55. Claudio Cardoso desculpa

    Publicado por SennaCeccotto | 13/02/2010, 11:17 am
  56. ELES sao a equipe a ser batida

    1 17 ALGUERSUARI P 1:19.919 –

    Pelo menos hoje não. Hoje é o BARRICA em luta épica, descomunal, titânica e sangrenta com o Sapateiro [Shoe maker]. Stint do paulistano:

    71 1:21.768 -5.246
    72 1:20.341 -1.427
    73 1:20.469 +0.128
    74 1:20.443 -0.026
    75 1:21.017 +0.574
    76 1:21.147 +0.13
    77 1:21.650 +0.503
    78 1:21.755 +0.105
    79 1:22.305 +0.55

    Bem rápido e consistente. Precisamos ver com que pneus…

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 11:26 am
  57. Olha o estado dos pneus intermediários da Force India, será que a Bridgestone não está fazendo merda…

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 11:35 am
  58. Cara… só hoje, 125 voltas para o Massa — e até agora. O cara é um workaholic.

    Para vcs terem uma idéia, o último GP em Jerez teve 69 voltas…

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 11:40 am
  59. Nada a ver com o teste, mas é interessante ver que a Mclaren não usa dos mesmos artifícios que a Ferrari quanto aos capacetes de seus pilotos. Eles usam modelos e marcas diferentes, só não deu para saber direito quais são as marcas.

    Na Ferrari todos que correm por lá usam Schubert, acho que a Mercedes também.

    Hamilton.

    Button

    O capacete do Barrichello é o mesmo modelo do Hamilton, vou dar uma procurada para saber a marca.

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 11:45 am
  60. Hamilton usa Arai e o Button usa Bell.

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 11:48 am
  61. Me parece que é o Arai, Claudemir

    Publicado por celso gomes | 13/02/2010, 11:49 am
  62. Massa is now on his 125th lap. To put that into context, the last GP at Jerez was 69 laps.

    Di Grassi continues his efforts at the wheel of the Virgin. It has completed 36 laps so far today without problems, which is good news for the team after a troubled week so far.

    Por ai se ve a diferença entre os times…
    vai penar essa VR…

    Publicado por Felipinho | 13/02/2010, 11:50 am
  63. Aos polêmicos de plantão.

    Alonso 01:21.424, 129 voltas.

    Massa 01:21.673, 125 voltas

    Ambos com pista seca.

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 11:57 am
  64. A Williams, com pelo menos quatro termômetros nesta foto sobre a carenagem do motor.
    Conhecendo a usina Cosworth!

    http://gallery.autosport.com/picture.php/dir/2010febtest2/image/su_mk1013fe91-4

    Publicado por celso gomes | 13/02/2010, 12:02 pm
  65. O teste acaba às 17 hs da Espanha, então Massa ainda tem duas horas para melhorar o tempo de Alonso…

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 12:03 pm
  66. Seria essa a foto, Celso:

    sensor williams

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 12:05 pm
  67. Celso Gomes.

    Eu não tenho assinatura da Autosport :( então não deu pra ver a foto.

    Subscribe now!

    Publicado por Claudemir Freire | 13/02/2010, 12:05 pm
  68. Quem desejar compartilhar arquivos, pode carregar no drop.io, um site para compartilhar mídia.

    É so clicar no add e carregar o arquivo e postar o link por aqui.

    o link: http://drop.io/f1around

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 12:08 pm
  69. Claudemir, esses tempos q vc passou significa q o Alonso trouxe 2 décimos para a Ferrari ?

    Publicado por Alex-Ctba | 13/02/2010, 12:08 pm
  70. Positivo Chefe a foto é esta!!!

    Claudemir, ainda bem que o Becken é assinante!

    Publicado por celso gomes | 13/02/2010, 12:11 pm
  71. Valeu pela foto Becken e Celso. Essa é a primeira vez q eu acompanho um teste ao vivo, conversando com gente ‘viciada’ em F-1 como eu. Muito bacana detalhes como esse da Williams e a parafernália toda q a McLaren já apresentou nesses dias. Mostra o esforço das equipes mais estruturadas para compensar a limitação de testes durante a temporada

    Publicado por Alex-Ctba | 13/02/2010, 12:15 pm
  72. Eu não tenho assinatura da Autosport :( então não deu pra ver a foto.

    Subscribe now!

    Eu tinha dois objetivos caso eu não passasse no vestibular: assinar a Autosport e ir no GP do Brasil esse ano. Mas passei…

    Oh well, metas para 2011 agora.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 13/02/2010, 12:16 pm
  73. Até aqui me parece que a contratação do Alonso foi uma das mais acertadas nos últimos anos !

    Incrível como a McLaren deixou a bola escapar.

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 13/02/2010, 12:18 pm
  74. Olha aí a Virgin se acostumando com o negócio!!! ;-)

    15:13 Progress from Virgin with Di Grassi recording a 1m22.912s, moving up to eighth.

    Publicado por celso gomes | 13/02/2010, 12:18 pm
  75. 1 Sutil Force India 1m20.180s

    vai ter dancinha?

    Publicado por Felipinho | 13/02/2010, 12:24 pm
  76. Testando o link.

    Um ângulo diferente da nova e quase ex-Virgin!!

    di

    Publicado por celso gomes | 13/02/2010, 12:28 pm
  77. ah:

    http://live.autosport.com/commentary.php/id/177

    não é um livetiming mas esse live pelo menos tem as melhores marcas do dia..

    Publicado por Felipinho | 13/02/2010, 12:36 pm
  78. É, não deu. Ainda não aprendi a bagaça! :-(

    Publicado por celso gomes | 13/02/2010, 12:37 pm
  79. Red Bull finalmente mostrando as garras?

    1 Sutil Force India 1m20.180s
    2 Barrichello Williams 1m20.341s +0.161
    3 Schumacher Mercedes 1m20.613s +0.433
    4 Vettel Red Bull 1m21.203s +1.023
    5 Kubica Renault 1m21.563s +1.383
    6 Massa Ferrari 1m21.673s +1.493
    7 De la Rosa Sauber 1m22.134s +1.954
    8 Di Grassi Virgin 1m22.912s +2.732
    9 Hamilton McLaren 1m23.365s +3.185
    10 Alguersuari Toro Rosso 1m24.072s +3.892

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 12:38 pm
  80. Becken……….o tempo de Massa tá em 1:21.566

    Publicado por Daniel | 13/02/2010, 12:47 pm
  81. Espanholada tremendo. Massa faz 1m21.509s e no começo de um stint!

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 12:48 pm
  82. Lewis Hamilton mais rápido: 1’19.952.

    1 Hamilton McLaren 1m19.952s
    2 Sutil Force India 1m20.180s +0.228
    3 Barrichello Williams 1m20.341s +0.389
    4 Schumacher Mercedes 1m20.613s +0.661
    5 Vettel Red Bull 1m21.203s +1.251
    6 Massa Ferrari 1m21.485s +1.533 (Massa melhora ainda mais)
    7 Kubica Renault 1m21.563s +1.611
    8 De la Rosa Sauber 1m22.134s +2.182
    9 Di Grassi Virgin 1m22.912s +2.960
    10 Alguersuari Toro Rosso 1m24.072s +4.120

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 12:53 pm
  83. Olha o Miltinho voando!!!

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 13/02/2010, 12:55 pm
  84. Lewis mais rápido ainda: 1m19.583s

    Definitivamente a pista melhorou!

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 12:57 pm
  85. Williams teve problemas com caixa de câmbio!

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 1:03 pm
  86. Fim da sessão e Lewis é o homem mais rápido da semana, apesar de todos aqueles sensores

    1 Hamilton McLaren 1m19.583s
    2 Sutil Force India 1m20.180s +0.597
    3 Barrichello Williams 1m20.341s +0.758
    4 Kubica Renault 1m20.358s +0.775
    5 Schumacher Mercedes 1m20.613s +1.030
    6 Vettel Red Bull 1m21.203s +1.620
    7 Massa Ferrari 1m21.485s +1.902
    8 De la Rosa Sauber 1m22.134s +2.551
    9 Di Grassi Virgin 1m22.912s +3.329
    10 Alguersuari Toro Rosso 1m24.072s +4.489

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 1:04 pm
  87. coisa estranha aqui.

    No pc com a conexao da NET o site f1around e o warmup nao funcionam

    ja no notebook com a conexao da vivo ta tudo normal.

    coisa doida.

    Becken -> essa melhor volta do hamilton ai, deve ter caido lagrima e tudo ne rss :-)

    Publicado por claudio cardoso | 13/02/2010, 1:04 pm
  88. Impressão minha ou o Massa não baixou o tempo do Alonso? Deve ser porque a pista piorou.

    Fato é que o Hamilton vaporizou todo mundo!

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 13/02/2010, 1:06 pm
  89. Nossa esses testes estão muito estranhos. Eu até diria nossa acho que agora a Ferrari não é mais tão favorita assim, mas sei lá, muita coisa vai acontecer ainda.
    Alguém sabe a quantas anda a questão do consumo de combustível da Ferrari, problema resolvido ou não?
    Ah e com esse tempão do Sir Hamilton, só prova que a McLaren estava testando com muito mais peso.
    Até mais galera

    Publicado por Diego | 13/02/2010, 1:10 pm
  90. Diego->

    Nao é nao. Ela tirou o lastro. Ela ta correndo agora sem lastro pq entrou em desespero que nao conseguia fazer tempo. È para aliviar a pressao pro lado dela
    rss

    Publicado por claudio cardoso | 13/02/2010, 1:14 pm
  91. Ah e focando em rítimo de corrida com tanque cheio, nossa que coisa óbvia que eu falei hahahaha…
    Até mais galera.

    Publicado por Diego | 13/02/2010, 1:16 pm
  92. Cláudio
    vc está certo.
    É que eu não conheço muito dos aspectos técnicos e vou acompanhando os testes assim +/-.
    Valeu ai pela correção .

    Publicado por Diego | 13/02/2010, 1:19 pm
  93. Alonso 1m21.424s
    Massa 1m21.485s
    São -61 milésimos

    Nada mau para para um circuito que o Alonso creceu correndo,se fosse no circuito que massa cresceu correndo(interlagos)Alonso teria tomado 1 segundo

    Publicado por Daniel | 13/02/2010, 1:34 pm
  94. Diego -> foi so uma brincandeira. Foi pq quando a ferrari fez temporal, as pessoas todas diziam que estava sem lastro, agora so voltei a historia pro lado da Mclaren.

    Muito dificil a Mclaren ter feito isso . Elas provavelmente estava com lastro sim.

    Publicado por claudio cardoso | 13/02/2010, 1:35 pm
  95. Daniel:

    Quantas voltas o Felipe precisa pra decorar o traçado? Falar que colocava 1 segundo no Alonso em Interlagos é exagero, não?

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 13/02/2010, 1:38 pm
  96. massa na verdade hoje andou 160 voltas e simulando corrida um stint de 57 voltas

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 1:44 pm
  97. cosmo depende com que desenho o massa pretende decorar o traçado, pode ser com flores, com desenhos geometricos ou algo parecido.

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 1:46 pm
  98. O engraçado destes testes de Jerez é ver quais as equipes se preocuparam em fazer melhores tempos a cada dia.

    Publicado por Felipinho | 13/02/2010, 1:57 pm
  99. Olá,

    “Alonso 1m21.424s
    Massa 1m21.485s
    São -61 milésimos

    Nada mau para para um circuito que o Alonso creceu correndo,se fosse no circuito que massa cresceu correndo(interlagos)Alonso teria tomado 1 segundo”

    O que é pior (ou melhor nao sei), fazer tempo com uma pista q se “cresceu correndo” ou não fazer tempo em um Carro (Ferrari) que se “cresceu” correndo?

    Acho que o novato deu a pista, é muito pior se adaptar a um carro totalmente diferente do que a uma pista totalmente diferente (apesar que Alonso ja correu varias vezes em interlagos). Só nunca tinha corrido de Ferrari e detonou. Só pra constar, essa mesma Ferrari ano passado pareceu “indomável” para alguns pilotos.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 13/02/2010, 2:09 pm
  100. +++++++++++++++++++

    Nada mau para para um circuito que o Alonso creceu correndo,se fosse no circuito que massa cresceu correndo(interlagos)Alonso teria tomado 1 segundo”

    +++++++++++++++++++

    Puro mimimi

    Publicado por djow | 13/02/2010, 2:10 pm
  101. Becken,

    Não podemos nos esquecer que além das variáveis de peso e acerto do carro, temos aquelas naturais como temperatura da pista, pista mais ou menos emborrachada, umidade, etc, além da chuva que embaralhou ainda mais o que já era confuso.

    A pista quando seca depois de uma chuva perde muito da aderência, porque é como se tivessem lavado a borracha do asfalto.

    A única coisa que dá para saber é que, ao contrário do ano passado onde a Brawn claramente se destacou na hora que foi para a pista, não existe ninguém muito a frente.

    Outra coisa a se destacar é a dificuldade da Virgin. Em quatro dias andaram menos que a Williams em um dia com Barrichello.

    Não considero um problema maior a asa que se desprendeu, isso já aconteceu antes com carros novos de outras equipes(uma vez a Sauber nem correu em Interlagos porque a asa traseira não era segura) e é relativamente normal. O problema é que eles não tem conseguido o tempo necessário de pista para que esses problemas apareçam e possam ser corrigidos. Só depois que tiverem um mínimo de confiabilidade é que vão poder pensar em acerto para velocidade.

    Lembro-me que na última década apenas duas equipes realmente NOVAS estrearam na F1. Uma era a Toyota que passou um ano inteiro fazendo uma temporada paralela se preparando e a outra foi a Lola, que fez um carro tão ruim e tão frágil que não se classificou na primeira corrida e na seguinte já nem apareceram mais.

    Não é fácil começar do zero na F1 atual.

    Será que a Virgin vai ser um grande fracasso ???

    Será que a Lotus vai ter esses mesmos problemas (o Mike Gascoyne estava na F1 até 2008 e me parece mais atualizado que Nick Wirth) ???

    E o que pensar de equipes como a USF1 e Campos ???

    Não seria o caso de dar a vez logo a Stefan, que pelo menos correria com a experiência de anos da Toyota ???

    Depois de alguns anos onde os retardatários eram raros e só depois de muitas voltas, podemos voltar ao tempo em que um carro sem problemas mecânicos levava 5 ou 6 voltas dos líderes.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 13/02/2010, 3:28 pm
  102. Becken,

    Quase esqueci. Faz um post com as fotos dos difusores.

    Observei que o da Red Bull e o da Toro Rosso são completamente diferentes.

    O da Lotus lembra muito o da Red Bull.

    Acho que seria um assunto bom nesses dias sem treino…

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 13/02/2010, 3:34 pm
  103. O diretor-técnico da Lotus, Mike Gascoyne mostra-se cético quanto a capacidade do CDF (Dinâmica de Fluídos Computacionais), que substitui o túnel de vento. O carro da escuderia Virgin foi construído na base de simulações em computador.

    Gascoyne é da mesma opinião que Adrian Newey, projetista da Red Bull, que acreditam que o uso do túnel de vento ainda é vital para o desenvolvimento do carro.

    “É uma peça integral, mas não é completa. Acho que ele é um dos melhores especialistas (Newey) em aerodinâmica na F-1. Eu fui um especialista também e meu doutorado foi em CFD e estou de acordo com ele”, disse.

    Apesar do ceticismo, o dirigente inglês não se mostra contra o avanço da tecnologia. “Acho que o CFD é uma tecnologia muito interessante e é um avanço, mas é absoluto? Não acho que há muitas pessoas que pensam que é”, encerrou.

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 3:40 pm
  104. Interessante, olhem só. Rubens Barrichello havia dito que hoje a Williams iria se concentrar em achar a melhor performace para o carro, e que ontem estavam apenas trabalhando no setup e ganhando quilometragem.

    Diante do tempo conseguido pelo FW32 hj (1m20.341s) e considerando-se o melhor tempo da semana (McLaren 1m19.583s), pensei que a Williams tinha encontrado o seu limite, mas observem as palavras do próprio Rubens após o problema no câmbio do FW32:

    “… I was hoping to go for a performance run at the end of the day because the car felt good, but unfortunately my session was cut short. There’s work to do in terms of improving performance, but I’m happy with the results that are coming out.”

    Publicado por Galkadesh | 13/02/2010, 3:40 pm
  105. O que é a Lotus? uma equipe que tem o dono ( um bem sucedido empresário malaio, Tony Fernandes) um projetista, o Mike Gascoyne, a sua esposa, uma alemã que trabalhava na Toyota, e uma secretária, uma senhora.

    A modestia do projeto de Fernandes não tira o mérito do grupo que trabalhou dia e noite para viabilizar a criação de uma nova escuderia na Fórmula 1. Mike Gascoyne, desde o gp de cingapura tratou de contratar profissionais de todas as áreas.

    Imaginem que hoje há um carro de Fórmula 1 pronto, um time, incipiente, é verdade, mas prestes a pôr o carro na pista, semana que vem.

    Gascoyne conta que parte dos engenheiros que saiu com ele da Toyota trabalhava no projeto. A questão era construir o carro. E tercerizou uma série de serviços, como a confecção dos componentes em compósito, que exigem grande autoclave, como o monocoque o assoalho. O time, na realidade, montou o carro, porque, por enquanto, ainda não tem condições de produzir boa parte dele. O que fizeram, no entanto, já é um feito.

    É deve ser duro. Entrevista concedida ao Livio Orichio

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 3:46 pm
  106. Sim, sim Sirlan… realmente vou preparar algumas coisas pós-testes, sim. Difusores é uma boa dica!

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 3:57 pm
  107. Só retificando, o difusor da Lotus lembra o da Toro Rosso, totalmente diferente do da Red Bull.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 13/02/2010, 4:03 pm
  108. Becken, realmente são enormes as variaveis possiveis; peso, pneu, acerto, pista, temperatura, objetivo da equipe, etc… Temos que tentar juntar tudo,” relativisar” , pegar os comentários dos pilotos e dos tecnicos, projetistas e de quem mais estava presente aos testes para depurar e apurar nossas conversas. De todo modo parece que as 4 [ Ferrari, Mclaren, Red Bull e Mercedes] estão relativamente equilibradas, com a ferrari mais conscistente e com maior conhecimento do seu carro, a Williams parece ter dado um pequeno salto nestes ultimos testes, tanto em relação a confiabilidade quanto ao desempenho. Uma sujestão : fazer uma análise sobre os difusores [ soluções das diferentes equipes] e tambem um comparativo das distâncias entre eixos dos carros. Até mais Jopa.

    Publicado por Jopa | 13/02/2010, 4:07 pm
  109. Jopa,

    Concordo totalmente com sua análise.

    Muito boa a sugestão sobre o entre-eixos. A questão é o Becken achar alguma informação a esse respeito. Um carro mede 5 metros e uma diferença de 5 cm no entre-seixos já é significativa, embora represente só 1% da medida do carro, o que torna a observação por fotos muito imprecisa.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 13/02/2010, 4:18 pm
  110. Pessoal vejam isso,nem os espanhois acreditam em Alonso:

    Em enquete promovida pelo site do jornal Mundo Deportivo, que polemizou declarações durante a semana, o brasileiro bate o companheiro de Ferrari em uma enquete sobre quem será o futuro campeão mundial.

    O resultado é apertado, mas ainda assim dá vantagem a Massa, que tem 42% dos votos, contra 38% de Alonso.
    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/02/13/massa-bate-alonso-em-enquete-do-jornal-que-pediu-seu-silencio.jhtm

    Publicado por Daniel | 13/02/2010, 4:18 pm
  111. Em qual piloto da F-1 você apostaria para 2010?

    Se Fernando Alonso e Lewis Hamilton, ex-campeões de Fórmula 1, lutaram apenas por posições intermediárias da tabela em 2009, a proximidade do Mundial de 2010 já movimenta as casas de apostas. E o espanhol, detentor dos títulos de 2005 e 2006, e o inglês, vencedor de 2008, lideram a preferência do público. Felipe Massa aparece em posição discreta, em quinto.

    Segundo o jornal espanhol As, eles são os nomes mais procurados pelas casas de apostas da Inglaterra. Em caso de triunfo do espanhol o valor recebido pelos apostadores chega a quatro euros, pouco mais do que no caso de vitórias do inglês, que paga 3,50.

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 4:35 pm
  112. Pô Becken, tive problemas com a internet esses tempos e não pude participar mais ativamente dos comentários aqui, infelizmente.

    Mas queria registrar, como um outro sujeito disse, o nível caiu demais, ficam de briguinha de “Massa vai baixar o tempo do Alonso”, sendo que não tem nada a ver, teste é uma coisa muito mais técnica do que a maioria acha, o objetivo é descobrir os carros, encontrar problemas e tudo mais.

    Mas o povão fica que nem trouxa achando que se trata de cronômetros….

    Publicado por The Stig | 13/02/2010, 4:36 pm
  113. Daquelas declarações que acabam passando despercebidas no Brasil… A BBC Sport ouviu o chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali, sobre a volta do Schumacher.

    Domenicali disse: Alonso é o único piloto que pode derrotar o alemão….

    But Domencali insists Ferrari have him in their sights, saying: “Michael’s return is inner motivation to our team.

    “Fernando is the only driver to defeat Michael and he wants to win.”

    E o Massa? Pelo jeito o Felipe vai ter que destruir os tempos do espanhol no começo da temporada antes de querer brigar pelo título.
    http://br.br101.org/schumacher-x-alonso-e-o-massa.html

    Publicado por wilson | 13/02/2010, 4:38 pm
  114. Caramba, demoro tanto para escrever que quando voltei do envio do comentário já haviam sujestões parecidas, o que é ótimo pois a final parece que somos “quase ” todos farinha do mesmo saco. Valeu Sirlan, sem confetes gratuitos[ embora seja carnaval], seus comentários são sempre interessantes, lógicos e com conteudo. Uns dias atrás o Capelli estava tambem tentando fazer e mostrar comparativos dos carros na ocasião dos respectivos lançamentos, mas ele se mandou de “férias”. Agora com muito mais material , apos estes testes , talvez dê para conseguir algo mais preciso. Até, Jopa

    Publicado por Jopa | 13/02/2010, 4:44 pm
  115. “Fernando is the only driver to defeat Michael and he wants to win.”

    A melhor tradução seria:
    Fernando é o único piloto a derrotar Michael e ele quer ganhar.
    Q é o mesmo q:
    Fernando é o único piloto(do atual grid) q já derrotou Michael…

    Diferente de:
    “Fernando is the only driver able to defeat Michael and he wants to win.”

    Publicado por Leandro Magno | 13/02/2010, 5:05 pm
  116. Meio esquisito, mas eu acho que o Massa já está com medo da torcida espanhola…

    Ele está vendo um jogo do Real Madrid com o Rubens e o di Grassi — com uniformes de suas equipes — mas ele mesmo está todo disfarçado, inclusive com óculos escuros. Não parece assim na foto, mas tem gente que já atestou isso vendo o jogo na TV:

    massa

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 5:19 pm
  117. Vettel X Hamilton?

    ….
    An interested spectator trackside at the Jerez test was former BAR Honda and Red Bull technical boss Geoff Willis, who delivered a clear verdict on how things stand as he sees them, “Of the new cars the one that has impressed me the most is the McLaren, ” he said. ” It will be the front runner for the title battle along with the Red Bull. Just behind are the Ferrari and the Mercedes.

    http://www.jamesallenonf1.com/

    Publicado por Leandro Magno | 13/02/2010, 5:36 pm
  118. Kubica também disse isso:

    Kubica admitted that the new McLaren is the one that impressed him most this week.

    “Clearly the McLaren,” he answered. “In the area of the rear they have some very interesting aerodynamic solutions.”

    link: http://formula-one.speedtv.com/article/f1-kubica-most-impressed-by-mclaren/

    Até onde isso se traduzirá em real velocidade…

    Publicado por Becken Lima | 13/02/2010, 5:50 pm
  119. http://drop.io/f1around/asset/fm-jpg

    Publicado por Cavallino Rampante | 13/02/2010, 6:21 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: