//
você está lendo...
ARTIGOS

Em boa forma, Massa e Ferrari trabalham duríssimo na pré-temporada

IMAGENS: Ferrari/Divulgação MASSA trabalhou duro nessas duas semanas de testes

Vocês sabem quem é o grande “workaholic” dessa pré-temporada? Sim, ele mesmo, Felipe Massa. Sozinho, o brasileiro deu 458 voltas, cobrindo quase 2.000km, mais precisamente 1.932 km entre Valência e Jerez.

Ninguém talvez agora seja capaz de questionar a sua boa forma nem sua velocidade em face do acidente na Hungria em 2009. Sua melhor volta ontem em Jerez [1m21s485] foi marginalmente mais lenta que a de Alonso [1m21s424], cerca de 0m00s061, uma diferença na casa dos milésimos.

No que a Ferrari anda trabalhando

Por outro lado, impulsionada pelo incrível ritmo de trabalho do brasileiro — que ontem cobriu dois GPs e meio sozinho — a Ferrari é a equipe que mais quilômetros cobriu nessa pré-temporada. Entre Valência e Jerez foram mais de 3.402 km e 802 voltas, além de duas longuíssimas pernas de voltas cobertas por Alonso (46 voltas) e Massa (48 voltas) sem qualquer pane hidráulica, elétrica ou nos motores, o que mostra onde a Ferrari anda concentrando esforços em sua preparação.

Dependendo de quanto combustível se leve a bordo a variação nos tempos de volta chega a 4 e 5 segundos, o que torna impossível verificar onde encontra-se a relação entre performance e consumo dos motores Ferrari — uma das dores de cabeça da equipe esse ano —, mas há boatos sugerindo que a equipe fez uma série de requerimentos a FIA para melhorar a confiabilidade de seu propulsor — artifício geralmente usado também para fixar alguma debilidade, como consumo e performance no caso da Ferrari.

Consumo, portanto, talvez seja um item a menos no “check list” de Stefano Domenicalli, Chefe da equipe.

Ontem, com aquela pane seca, a Ferrari deixou talvez transparecer onde encontra-se seu ótimo de performance após 48 voltas ininterruptas e pneus desgastados: cerca de um segundo mais lenta que uma Mercedes com pneus frescos após 5 voltas, que também utilizou-se de uma pane minutos depois da de Massa.

Não há muita dúvida que, com o seu espartano programa de testes nessa pré-temporada, a Ferrari esteja brigando pela vitória no Bahrein, mas um antigo colaborador pode deixar os Tifosi ainda mais animados ao colocá-la como uma de suas favoritas:

“É bem difícil para nós entendermos qual a ordem das melhores equipes no momento. Temos quatro, que eu acredito serem as grandes equipes [Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull] e outras interessantes como Sauber e Renault.”

— Michael Schumacher

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Entrevista em áudio para o Tazio:

Link: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16476/

Tempos de volta em Jerez DAY 4 LAPCHART

Discussão

36 comentários sobre “Em boa forma, Massa e Ferrari trabalham duríssimo na pré-temporada

  1. Equilíbrio e confiabilidade entre as grandes equipes é até agora o que elas mostraram.
    O campeonato promete uma disputa ferrenha por cada ponto e talvez o números de vitórias faça a diferença.
    Com a Mercedes GP, focada exclusivamente no Shumi e a Willams em Rubinho, Renault em Kubica, Ferrari,Mclaren e Red Bull, vão ser obrigadas em dar preferência a um dos seu pilotos bem antes do meio do campeonato, essa é a minha visão.

    Publicado por Luiz Sergio | 14/02/2010, 4:52 pm
  2. Ih… os massistas estão todos no rebolation… ahahahah!!!!

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/02/2010, 9:02 pm
  3. Olá Becken, pessoal! Parece que a Ferrari está fazendo a lição de casa muito bem, com a maior kilometragem e conhecimento sobre o carro. Resta saber o quanto o projeto é bom e o seu possivel desenvolvimento poderá leva-lá a disputa dos titulos. Neste caminho [ da lição de casa] a Williams tambem está bem é a2ª em rodagem, veremos se aproveitam tambem?
    De qualquer forma é prematuro diagnosticos mais precisos e fechados nesta fase dos testes, como já disse aqui nos coment´rios do 1º dia de treinos. Precisamos esperar até a 1ª corrida[ da-lhe paciência], talvez as primeiras 4[ putis quanta paciência, mais ai já vamos estar curtindo um montão] Abraços Jopa

    Publicado por Jopa | 14/02/2010, 9:34 pm
  4. A vantagem de fazer o maior números de voltas é conseguir uma melhor regulagem da suspensão com os pneus, principalmente os fronteiros que agora são bem mais estreitos e o peso do combustível para uma corrida sem reabastecimento, essa parece ser a vantagem que a Ferrari talvez leve para a primeira corrida.
    Parece que o Felipe Massa está 100%, o único problema dele chama-se Fernando Alonso.

    Publicado por Luiz Sergio | 15/02/2010, 7:50 am
  5. Luis Sergio……Fernando Alonso não é problema é solução.Ele vai ajudar a desenvolver o F10 para Massa ser campeão 2010.
    Do mesmo jeito que ajudou a desenvolver a Mclaren 2007 pro estreiante Hamilton ser quase campeão.Alonso foi superado por um estreiante,imagine por Massa com 4 anos de Ferrari que superou Kimi(que é melhor que Alonso).
    O Alonso Barrichello e espanholmaniacos alegam que ele foi sabotado pela equipe.Ora bolas pessoal,a Mclaren vai contratar um piloto pagando milhões de dolares pra sabota-lo?Faze-lo perder corridas?Facam-me o favor!!
    Quando uma equipe contrata um piloto,é uma aposta que ela faz.Apostaram no Alonso e deu Hamilton.A Ferrari tá apostando no Alonso,mas não significa que dará equipamento superior a ele(sinto muito,sei que vcs estão contando com isso,mas terá que ser na pista).Ele não tá na Renault do chefe de equipe e seu empresario titio Briatore.Os carros seram iguais como na Mclaren e aí sou mais Massa.
    Massa é superior a ele,os 2 titulos do Alonso foram conquistados por ter um carro muito superior,como foi a brawn em 2010.

    A campeões e campeões:
    O de verdade como…Senna,Shumacher,Prost,Fangio etc…
    Os de mentira como….Damon Hill,Jaques Vileneve,Alonso,Bunton…..

    Essa é minha opinião,abraço!!

    PS:Caso aconteça,estou pronto pra contra argumentar(debater F1) os espanholmaniacos,de forma saudável claro (;

    Publicado por Daniel | 15/02/2010, 9:05 am
  6. tem gente que quando odeia, odeia mesmo. Mas Freud explica. Seguinte: já foi destacado na imprensa internacional que próprio ron denis afirmou estarem na época trabalhando contra o Alonso, não fosse assim eles teriam sido campeões naquele ano. Ele preferiu apostar no rã-miltu e se deu mal. Seu pupilo sentiu a pressão e fez lambança durante várias corridas. China, Brasil e depois inicio da outra temporada. Final de 2007 – 109 a 109 definido pelo maior numero de segundos lugares, um a mais para rã-miltu. então ele não foi batido, se você ler os posts, os blogs e imprensa especializada Lewis foi ajudado diversas vezes seja pela maclaren, seja pelos fiscais naquele ano que deram uma mãozinha extra. tanto que nos dois anos seguintes os fiscais já foram masi duros quando ele está envolvido.
    O resto é choro de quem odeia o espanhol.
    Mas quem sou eu né? o que vale para mim é os dirigentes acharem que o único piloto que pode bater o alemão é o Alonso. Então o resto… é tudo resto mesmo.

    Quanto a campeões de mentira, isso é totalmente questionavel, por que um campeonato não é feito de uma ou duas corridas, mas no mínimo 16 provas (alguns campeonatos foram 18) então hill, vileneuve, Alonso (imagine dois anos seguidos rrsrsrsrsrsrs)

    Nesse quesito podemos pelo menos tirar uns dois títulos do alemão, esse sim campeão de mentira em alguns anos.

    Publicado por wilson | 15/02/2010, 9:54 am
  7. seguinte Daniel, se massa for campeão em 2010 você recebe uma caixa de cerveja gratuitamente e entregue em sua casa.

    Publicado por wilson | 15/02/2010, 9:57 am
  8. Massa está em boa forma. vai ser um bom duelo. a diferânça é que o Massa não é tão chorão quanto o Alonso. se ficar em segundo, vai trabalhar para superar o Alonso.

    já o Alonso, quando fica em segundo, critica a equipe. só que agora não tem mais o tio Briatore para correr debaixo da saia.

    quanto ao fato do Alonso ser bi-campeão, e ainda, como dizem, ganhou em cima do Schumacher, devo lembrar que ele ganhou dois títulos, por, Kimi ter tido muitas quebras, e pela Ferrari ter começado mal o campeonato, demorado a reagir, e quando reagiu o carro quebrou em uma prova decisiva.

    ou seja, Alonso ganhou dois campeonatos por ter um carro confiável. e por ser regular.

    mas demonstrou extrema incompetência por não ter se estabelecido a frente do Lewis em 2007, perdendo um campeonato já ganho.

    os dois títulos que o Alonso ganhou, poderiam ter sido ganhos por um piloto como o Damon Hill. quando se tem um foguete em mãos, basta ser regular e um pouco competente para ser campeão.. vide os exemplos citados acima..

    mas, se ele fosse tão bom quanto o Scumacher, ele teria conseguido reerguer a Renault, coisa que ele não fez, e ainda criticou a equipe..

    abraços

    Publicado por Danilo R. | 15/02/2010, 10:17 am
  9. Coisas que tenho que escutar:

    “O Alonso vai acertar o carro pro Massa ser campeão em 2010”
    “O Alonso é campeão de mentira igual o Hill”
    “Duvido que a Ferrari vá privilegiar o Alonso”
    “O Raikkonen é melhor que o Alonso, o Massa é melhor que o Raikkonen, então o Massa é muito melhor que o Alonso”

    Vou colaborar com a campanha do wilson e garanto mais uma caixa de cerveja à domicílio.

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 15/02/2010, 10:48 am
  10. wilson……..No geral,meu quase chará, o Danilo R já te respondeu,mais ou menos o que eu iria responder,só irei fazer umas colocações.Sobre dirigentes falarem que Alonso foi o único a derrotar Shumacher,lembra na Mclaren as declarações de amor do Ron para com Alonso e vice versa?Ou eles contrataram o Bi-campeão pra ser 2 piloto?Quando viram o Bi-campeão tomando tempo do estreiante vindo da GP2,eles mudaram de ideia sobre o n1 da equipe.O numero 1 tem que ser o mais rapido não é mesmo?Quanto a aposta,sobre Massa ser campeão 2010 eu não sei,mas que ele vai terminar a frente do Bi-Campeão Alonso,isso eu aposto.

    Publicado por Daniel | 15/02/2010, 10:58 am
  11. Cosmo Seinfeld………Tá tudo corretissimo,nem eu faria melhor,só faltou uma coisa:
    “Alonso já Bi-campeão superado por estreiante em 2007”
    Outra coisa,a melhor foi essa,os numeros não menten:
    Vamos a lógica:Se o Raikkonen é melhor que o Alonso o Massa é melhor que o Raikkonen, logicamente o Massa é muito melhor que o Alonso”
    Certissimo parabéns!!

    Publicado por Daniel | 15/02/2010, 11:06 am
  12. “O Raikkonen é melhor que o Alonso, o Massa é melhor que o Raikkonen, então o Massa é muito melhor que o Alonso”..

    Se o Hamilton foi melhor que Alonso que foi melhor que o Schumacher que foi melhor que todo mundo, então o Hamilton…

    então o Hamilton é melhor que o Alonso, que é pior que o Raikkonen,que é pior que o Massa, que é pior que o Schumacher que é melhor e tem mais títulos que todos eles juntos..

    Publicado por Danilo R. | 15/02/2010, 11:29 am
  13. Fala Rapaziada fanática ! Discordo do Daniel em relação aos títulos do Alonso, acho q o peso da Michelin nas conquistas do espanhol, tem q ser considerado. A vantagem era tão grande sobre os pneus Bridgestone q deram-se ao luxo de não disputar o GP de Indy em 2005, aquele em q o Barrichello não teve peito de disputar a freiada da saída dos boxes com o Schuy e contabilizou como mais uma das incontáveis baixadas de bola em prol da Scuderia Ferrari Marlboro, do funcionário padrão brasileiro, tipo de atitude q o Massa duvido q tome imho.

    Grande trabalho desenvolvido de quilometragem por Felipe e tb Barrichello, Alonso etc q rodaram bastante nesses testes em Jerez. Agora é partir para testes de voltas voadoras em Barcelona, visando um carro leve de classificação, o ajuste fino para um tiro certeiro sem direito a erro. Para os torcedores de Massa e Alonso, q estão elevando essa rivalidade a potências altas, acredito q os pilotos talvez embarquem nesse OBA-OBA, e queiram mostrar quem é capaz de registrar a melhor marca do último teste, correndo sempre o risco de um Hamilton, Kobayashi, Vettel, Schumacher acharem uma volta mágica no caminho tb.

    Publicado por Alex-Ctba | 15/02/2010, 11:46 am
  14. Não esqueçam que o Alonso empatou com Hamilton em 109 a 109 e massa terminou o ano com 94 pontos atras dos 2…

    mas teve um fator q foi fundamental pro lewis ter empatado com Alonso, que foi a falta de punição que ele deveria ter recebido da FIA no GP de Fuji 2007, por ter causado um acidente e feito o Webber e o Vettel bater… ele é muito bom, mas se tivesse sido punido como merecido, teria terminado o ano atras…

    Publicado por Dennis | 15/02/2010, 11:50 am
  15. Ok,Dennis

    2008 Hamilton(campeão)98 Massa(vice)97

    Kimi(terceiro)75

    Alonso(quinto)61 sem a batida do nelsinho seria 51,mas deixa pra lá

    Publicado por Daniel | 15/02/2010, 12:32 pm
  16. Bons dias Meus Formula 1 Freaks like me

    Daniel

    However Would You still be a English Lord?

    Great Hopes

    Publicado por SennaCeccotto | 15/02/2010, 12:42 pm
  17. Vou aproveitar a deixa de outro post em outro artigo, confiabilidade por si só não ganha corridas…

    Mas vamos a esta semana pós carnaval.

    Publicado por Alexandre Gomes | 15/02/2010, 3:01 pm
  18. caro amigo Daniel, a despeito de você ter mudado seu posicionamento (antes você falava em Massa Campeão, agora já o massa na frente do ALonso ao fim do campeonato) a minha posição está de pé:
    estarei com uma caixa de cerveja a ser enviada a você caso o Massa seja campeão.

    Publicado por wilson | 15/02/2010, 8:43 pm
  19. alguns pilotos nossos em outra visão:

    http://marcelmarchesi.blogspot.com/

    Publicado por wilson | 15/02/2010, 9:07 pm
  20. Interessante o artigo do James Allen sobre a volta do Massa, comentando em especial as boas condições do brasileiro em seu retorno após o acidente.

    http://www.jamesallenonf1.com/2010/02/massa-well-and-truly-back-in-business/

    Allen, um jornalista inglês sério, demonstra muito respeito pelo Massa.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 15/02/2010, 9:30 pm
  21. Pq meus comentários não têm entrado?

    Publicado por Ylan Marcel | 15/02/2010, 11:57 pm
  22. Não tenho a mínima idéia. Sei que você está permanentemente na pasta do anti-spam nos últimos dias…

    Publicado por Becken Lima | 16/02/2010, 1:33 am
  23. wilson……..Se a ferrari estiver competitiva,o Massa tem boas chances de ser campeão por ser um dos melhores e certamente superara seu companheiro de equipe espanhol,junto com Shumacher,Hamilton,Vetell,mas hora nenhuma eu apostei no Massa campeão 2010 aqui no site.Até pq previsões eu deixo pra mãe Dinah e Alonsomaniacos que já cantam vitória antes de tempo,como na época do fiasco na Mclaren.Eu apostei que Massa superaria o tempo do Alonso caso ele fechasse o treino em jerez.Mas vcs ficaram comedo e não apostaram,se tivessem apostado teriam quanho por 61 milésimos.

    Publicado por Daniel | 16/02/2010, 8:19 am
  24. Daniel.

    Eu apostei que Massa superaria o tempo do Alonso caso ele fechasse o treino em jerez.Mas vcs ficaram comedo e não apostaram,se tivessem apostado teriam quanho por 61 milésimos.

    isso não foi comigo pois não?
    Foi do carnaval?

    Daniel

    However Would You still be a English Lord?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 16/02/2010, 8:53 am
  25. daniel, sabe qual a probabilidade dum raio cair duas vezes no mesmo lugar? é bem pequena, embora exista.
    Fim do ano Alonso na frente do Massa companheiro. e depois não venha com desculpas e adendos para justificar resultados.
    Massa na frente como sugeres? caixinha cerveja pra ti.

    Publicado por wilson | 16/02/2010, 9:53 am
  26. seguinte( dez + dez = 20)

    baseado em tudo até aqui, em coisas não vistas, em impressões gerais o que temos antes dos novos testes e início da temporada está assim:

    o rã-miltu fez a melhor marca de Jerez usando pneus novos, pouquissima gasolina e no fim do dia quando a pista estava melhorzinha. Correu para fazer seu nome no momento em que isto foi possivel. Chegou a atrapalhar o Schumacher.

    Os testes em Jerez a maioria das equipes preocuparam-se em analisar seus carros em ritmo de corrida, principalmente no que se refere ao desgaste de pneus. Claro que em alguns momentos se buscou volta de classificação, mas não se sabe ao certo com que quantidade de combustível. Por isso ainda é cedo para uma avaliação definitiva, que só aparecerá após a terceira, quarta prova do ano.

    Tenho cá comigo (e uma grande maioria também, palpiteiros, blogueiros, ex-pilotos, pilotos atuais, dirigentes, jornalistas de longa data, etc. ) que a Ferrari é a que está mais tranqüila, o carro nasceu muito bem, é rápido nas duas situações, o desgaste de pneus está dentro da normalidade, aceita vários tipos de regulagem, é fácil de conduzir e o consumo de gasolina ainda um pouquinho mais alto que Mercedes e Renault tem melhorado grandemente.

    A McLaren conseguiu evoluir com mudanças aerodinâmicas, mas o equilíbrio com o tanque parece que não no nível ideal. A Red Bull tem de novo um bom carro, mas alimenta dúvidas na durabilidade e a Mercedes precisa ganhar desempenho. O carro não chega a ser um problema, mas pelo que se comenta é o que precisa de mais desenvolvimento.

    Para mim e a grande maioria: Sauber tem um bom motor Ferrari, mas joga para torcida, necessita de patrocinadores para fechar o orçamento.

    A Williams evoluiu muito e espera a chegada de uma nova versão do motor Cosworth. Hoje luta para ser a quinta força, tem potencial de crescimento, mas precisa caminhar bastante para pensar em vitórias. É um trabalho duro e longo, o time pelo menos tem esta consciência e não está acomodado. É também uma nova fase, mas o pensamento é grande.

    Publicado por wilson | 16/02/2010, 10:07 am
  27. O blog está parecendo rinha de galo.

    Estão esquecendo de comentar sobre F1 e estão comentando sobre previsões e predileções.

    Já está ficando chato ler os comentários.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/02/2010, 10:52 am
  28. Pq isso, Becken? Será que é pq eu uso o Safari? Vou tentar postar aqui pelo explorer…

    Publicado por Ylan Marcel | 16/02/2010, 11:03 am
  29. Wilson…..Bastante oportuna,essa sua colocação sobre um raio cair num mesmo lugar 2 vezes.
    Se tem alguém que fica com desculpa de perseguição é Alonso e seus seguidores.
    Como em 2006 quando ele foi superado por fisichella na china e culpou a equipe.

    Alonso saiu da Renault onde seu companheiro de equipe era o”lesma” Fisichella e seu chefe de equipe era seu empresario o titio Briatore,pra ir pra maclaren já bi-campeão,pra ser 1 piloto,e ser superado pelo estreiante vindo da GP2 o “raio”Hamilton.
    Agora saiu da Renault novamente onde o companheiro de equipe era o”tartaruga” nelsinho e seu chefe de equipe era seu empresario o titio Briatore,pra ir pra Ferrari,ser companheiro do”raio” Felipe Massa que rebaixou o Kimi Raikkonen(que é melhor que Alonso}a 2 piloto.
    Tá fechado Wilson,uma caixa de cerveja como Massa supera Alonso.

    Abraço!!

    PS:estamos falando de Massa,Shumacher,Alonso,Hamilton,Ferrari,Mclaren se isso não for F1 não sei mais o que é.Outra coisa é que na rinha de galo eles brigão,bem diferente de nós aqui,que apenas debatemos F1 e defendemos nossos pontos de vista com argumentos e não com agresões.Então nosso amigo acima foi bastante infeliz na comparação.

    Publicado por Daniel | 16/02/2010, 1:15 pm
  30. Concorco contigo Daniel, entretanto alteraria sua lista para a seguinte:
    A campeões e campeões:
    O de verdade como…Senna,Piquet,Prost,Fangio etc…
    Os de mentira como…Shumacher, Damon Hill,Jaques Vileneve,Alonso,Bunton…..

    Publicado por Marcos F. Morais | 16/02/2010, 2:11 pm
  31. Daniel

    Toda a gente teve mesmo medo de fazer a aposta? Não se está esquecendo de nada?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 16/02/2010, 2:13 pm
  32. tem blog de freiras para quem não gosta da forma deste acredito

    Publicado por wilson | 16/02/2010, 2:13 pm
  33. daniel tá certo numa coisa: aqui o nível tá excelente. Ninguém está mal dizendo ou ofendendo ninguém, tudo no campo da normalidade. Dê uma passadinha em alguns blos para ver. Tanto que alguns blogs (esse eu sei por que sempre pariticpei lá, amigos da velocidade do teo jose que era aberto ao publico assim direto, a gente escrevia e aparecia no blog dele, sem censura. Bem meia duzia começaram a atrapalhar com baixarias e foi modificado o formato) Então posso dizer que aqui o nível é dez. E apostar uma caixinha de cerveja, um moleton, um boné ou camiseta não vai molestar a vida de ninguém, pelo contrário pode até estimular. Isso existe em todos os esportes. Gente que raspa cabelo, que pinta de cor exuberante, e paga uns micos. A primeira foi essa questão: massa x alonso. Daqui a pouco pode ter schumi x rã-miltu. Tudo beleza.

    Tem dois blogs por exemplo, um ano passado e outro esse ano que tem um formato onde pessoal se inscreve com seus palpites e vai contabilizando pro ano inteiro valendo bons produtos como playstation e esse ano um netbook.

    Faz parte da vida. Normalíssimo. Sei duma coisa: o que vale no fim das contas é o que tá na sumula (o relatório do juíz numa partida de futebol. Não importa se o gol foi de penalti, se o gol foi de bunda, de mão, atropelado, do gandula, se um time jogou mau, se não jogou – o que vale é o que tá lá na sumula: se foi 1 x 0, é um a zero e pronto)
    Na Formula um é a mesma coisa. O que vale é o resultado final.

    Publicado por wilson | 16/02/2010, 2:30 pm
  34. seguinte: quem sabe mais das coisas – nós pobres mortais palpiteiros ou quem tá lá dando a cara pra bater, testando dia após dia, dando duro, sofrendo riscos de acidentes coisa e tal?
    Pra mim quem sabe das coisas é quem faz, e assim sendo a pesquisa mais justa até hoje, tirando essa história de melhor carro, de sabotagem, de quem sabe interpretar melhor o carro, épocas diferentes, regulamentos diferentes, é a que foi feita pela revista inglesa autosport (portanto com direito a serem poucos parciais quanto a brasileiros) e que computou votos de pilotos em atividade e até aqueles que não correm mais mas que estão vivos, gente como: Prost, Lauda, Schumacher, etc.

    Então com 217 participantes o que temos é o seguinte: (e se não gostarem que se entendam com que participou da enquete ou com que fez a pesquisa) pois contra fatos não há argumentos

    1º) Ayrton Senna (Brasil)
    2º) Michael Schumacher (Alemanha)
    3º) Juan Manuel Fangio (Argentina)
    4º) Alain Prost (França)
    5º) Jim Clark (Grã-Bretanha)
    6º) Jackie Stewart (Grã-Bretanha)
    7º) Niki Lauda (Áustria)
    8º) Stirling Moss (Grã-Bretanha)
    9º) Fernando Alonso (Espanha)
    10º) Gilles Villeneuve (Canadá)

    em 11º aparece Nigel Mansell , em 12º Emerson Fittipaldi / 13º) Nelson Piquet
    17º) Lewis Hamilton / 22º) Kimi Raikkonen

    Publicado por wilson | 16/02/2010, 3:10 pm
  35. O grande problema do Massa em relação ao Alonso , é que o Alonso além de ser um excelente piloto é muito mais focado do que o Massa .
    Alonso quer o campeonato e é muito mais consistente sobretudo na classificação . Acredito que os dois pilotos vão fazer um carro competitivo.
    Se a Ferrari for mais rápida ( já está mostrando isso ) em comparação ao ano passado , acredito que ambos terão chance de ganhar o campeonato .

    Publicado por Marco | 16/02/2010, 7:35 pm
  36. A propósito desta guerrinha em que o melhor é “freud explicar”, ainda ninguém falou, por exemplo, na segunda vez que Alonso foi campeão, o porquê da FIA proibir a meio da temporada os “amortecedores de massa” da Renault (lembrar do carro bem nascido da Renault), e não as calotas das rodas da ferrari, e porque no ano a seguir, os “amortecedores de massa” foram considerados legais. Era forma de equilibrar o campeonato a favor de schumacher, ou foi porque o alonso foi berrar para o titio Briatore?

    E também, como se explica, que nas primeiras provas Alonso deu porrada no superdotado da GP2, e no final do ano, nas últimas 3 ou 4 provas, o Mclaren de Alonso não andava nada, ao contrário do outro carro que havia na equipa que estava a andar para caramba. Mesmo assim, Alonso levou porrada o ano inteiro, mas no fim, 109 pontos contra 109 pontos. Curioso esta prestação para um piloto tão mediocre ao pé do outro superdotado que veio da GP2. Este nem Freud explica.

    Eu sei. Freud explica, quando os olhos não querem ver.

    Publicado por Marco | 17/02/2010, 12:52 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: