//
você está lendo...
ARTIGOS

NBA mostra como a F1 deveria ser transmitida na Internet

Você assistiu ao All Star Game no domingo? Se você estava na praia ou vendo desfile de escola de samba, saiba que a NBA transmitiu o seu mega-evento — realizado em um estádio em Dallas para um público de 200 mil pessoas — via internet e ao vivo.

Eu imagino que foi um belo “showcase” para quem deseja comprar um dos pacotes de transmissões on line da liga e eu devo dizer que, se a F1 arriscasse transmitir as corrida no mesmo formato, com o mesmo preço, este fanático aqui estaria tentado a comprar.

Como você pode ver abaixo nos “print screens” que eu capturei, o player da NBA é ótimo, com câmeras de múltiplos ângulos, mosaicos e, o mais importante, com um placar com estatísticas que eu pude acessa no momento desejado.

Quando teremos isso na F1?

O que se comenta é que a FOM anda oferecendo os direitos de transmissão online para as TVs ao redor do mundo e muita gente tem comprado, como parece ser ocaso da Globo que no ano passado “subia” as corridas no seu site um dia depois de realizadas.

Sei que demorará até chegarmos ao nível da NBA, mas é hora de a Globo, pelo menos ela, disponibilizar o seu sinal via internet e ao vivo. Se a BBC e a RTL já fazem, por que não a Globo?

Aliás, com que novidade a Globo nos “brindará” em suas transmissões esse ano?

‘Print Screens’ da transmissão de domingo

Discussão

8 comentários sobre “NBA mostra como a F1 deveria ser transmitida na Internet

  1. Esse e o tipo de coisa que a gente só sonha em ter por enquanto aqui no Brasil… rs
    Becken, você consegue ver no site da BBC ou da RTL o live streaming ou eles bloqueiam pelo IP?

    Publicado por Edson Framil | 16/02/2010, 1:23 am
  2. Becken, você consegue ver no site da BBC ou da RTL o live streaming ou eles bloqueiam pelo IP?

    Exatamente, bloqueiam! Ao contrário da NBA, a FOM é bem restritiva…

    Publicado por Becken Lima | 16/02/2010, 1:28 am
  3. Becken, como já mencionei varias vezes aqui sou fanatico por basquete. Eu racho com 2 amigos o league pass da NBA (a liga mesmo anuncia o pacote dizendo que você pode assistir até 3 jogos ao mesmo tempo que eu imagino é a forma deles de indiretamente dizerem que da para acessar a conta de 3 IPs diferentes), custa 85 dolares por temporada no pacote basico com todos os jogos mais a possibilidade de ve los em VT em até 24 horas (tem um pacote de luxo com qualidade melhor e alguns extras como jogos classicos e um dia a mais para os VTs que custa 140) e funciona excepcionalmente bem 95% do tempo (a temporada regular da NBA inclui 1230 jogos então digamos que inevitavelmente ocasioalmente rola um jogo de sinal ruim). Eu certamente pagaria uns 40 dolares por um pacote similar especialmente se o combo fosse bem completo (toda programação do fim de semana mais GP2, GP3, as coletivas, VT por uma semana, corridas do passado, um pacote com imagens ineditas disponibilizado ao longo da semana, etc.). Não é algo que atrapalharia as TVs de fato já qué o tipo de coisa que só fanaticos se interessariam – é pagar por um serviço que você tem de graça simplesmente por alguns extras afinal – mas o numero de fãs hardcore seria amplo o suficiente para manter um serviço desses em funcionamento. A FOM teria poucos gastos reais já que o gasto para gerar imagem eles já tem de qualquer jeito. A IRL por exemplo disponibiliza pelo site deles a possibilidade ver as provas pela camera de 4 carros diferentes, a FOM poderia tranquilamente disponibilizar no VT todos os 26 carros, tenho certeza que Becken reveria todas as provas pelo carro do Lewis e que muitos no minimo checariam a largada de varias POVs diferentes. Dependendo o que disponibilizassem poderia cobrar bem caro pelo serviço que ainda assim venderiam um numero bom de assinaturas por algo com custos muito pequenos para eles.

    Publicado por Filipe Furtado | 16/02/2010, 7:47 am
  4. Filipe, eu certamente compraria o serviço.

    Mas como vc disse, é algo que apenas funcionaria para fãs hardcore.

    E outra coisa, eu assisti em interlagos ano passado meu primeiro GP ao vivo. É muito emocionante, o ronco, coisa e tal…. Mas eu ficava simplesmente angustiado em não acompanhar os tempos a cada parcial. Meu celular não acessava internet e eu ficava a mercê da transmissão da CBN que ouvia pelo rádio.
    Imagina o nível de sensação que eu teria assistindo o gp ao vivi, podendo acompanhar via internet pelo celular informações a este nível?
    Seria simplesmente fantástico.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 16/02/2010, 8:30 am
  5. Eu preferiria uma compra direta no site da FOM por parte dos expectadores.

    Publicado por Bruno | 16/02/2010, 11:03 am
  6. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Para a platinada fazer isso, só se for pra ganhar muito, mas muito dinheiro…vide as transmissões do campeonato brasileiro.
    Liberar o sinal pela internet, de graça: NUNCA! Não faz parte da política da empresa, o que eles querem é contabilizar, não divulgar, equeçam.
    Novidades para esse ano? Vamos ficar com a ‘aportuguesação’ de termos, como ‘carro de segurança’, extremo cuidado em falar sopa de letrinhas, neurose multipla em cismar a pronuncia do nome de pilotos (Kubtza, Uéber, Vétel etc) e, a mais recente, ignorar o nome de equipe (Virgin), pra não fazer propaganda indireta de empresa que sequer atua no país…isso é o que nos espera.

    Publicado por Edgard | 16/02/2010, 11:05 am
  7. Becken, o streaming rodava legal, sem travadas? Essas coisas de streaming com ‘interatividade’ pesam bastante na internet. De varios amercianos com quem já conversei, deu pra constatar que dificilmente alguém tem internet de menos de 20mbps de velocidade em casa. Já no Brasil a história aqui é outra – é um dos país com um dos piores e mais caros serviços de internet do mundo. Uma assinatura de 20mbps custa quase um rim, e uma de 100mbps então nem se fala.

    Pra mim de nada adianta ter um puta de um serviço mas que eu não consigo rodar por que aqui no Brasil uma internet meia boca já custa uma fortuna por mês. E sei que várias outras pessoas teriam o mesmo problema.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 16/02/2010, 11:49 am
  8. Olha, Guillherme, foi extamente isso o que me surpreendeu. Minha conexão rápida é bem chulé, bem básica e ainda assim ela aguentou o tranco sem travar.

    No player dos caras vc pode customizar sua conexão, escolhendo entre velocidade e qualidade. Eu usei o “quality” no máximo!

    Publicado por Becken Lima | 16/02/2010, 12:13 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: