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Testes de pré-temporada – Dia # 8

IMAGEM: Red Bull F1/Divulgação RB6 — o carro mais temido da F1 no momento — na penumbra

A F1 volta a Jerez de La Frontera hoje e abre a terceira sessão de testes para a temporada de 2010. A expectativa é que, nós próximos dois dias, caiam chuvas bíblicas na região da Andaluzia — onde localiza-se o circuito espanhol. Espera-se que o tempo evolua apenas sexta-feira e sábado.

Esperem, então, sessões ainda mais inconclusivas, mas fiquem atentos a um padrão de tempos de voltas que o “correspondente” do F1 Around na Inglaterra, James Allen, atentou em seu blog ontem. Segundo James, as equipes já simulariam um final de semana de corridas nos testes, partindo de um breve jogo de voltas lançadas — a chamada “flying lap” — para uma sequência longa de pernas de voltas. O objetivo é avaliar como cada carro se comporta ao fazer a transição da classificação para a corrida, ou saindo de uma configuração ultra-leve do sábado para um carro pesadão do início de prova no domingo.

Para captar esse padrão de tempos de voltas, será interessante ter em mãos aqueles tempos que capturei da última sessão.

Então, quem dominará dessa vez? Mesmo com todo o cuidado ao lembrar que as equipes andam girando com um enorme leque de configurações — diferentes compostos, diferentes níveis de combustível — os tradicionais bichos papões da F1, Ferrari e McLaren, dominaram as duas primeiras sessões.

Será que a Red Bull finalmente mostrará o quão bom é o seu novo RB6? Boatos dão conta de que o novo carro é ainda melhor que o seu antecessor em curvas de alta e pior, para os adversários, a equipe estaria escondendo o jogo.

Como sempre, links interessantes e informações relevantes, serão muito bem-vindos na sessão de comentários. Fiquem à vontade.

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Vista aérea do circuito

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Onde acompanhar os testes

Motor 21

F1 Today

Live GP

Williams – Tempos de volta ao vivo

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Escalação para os próximos 4 dias de testes

EQUIPES 17 de Fevereiro 18 de Fevereiro 19 de Fevereiro 20 de Fevereiro
Sauber de la Rosa de la Rosa Kobayashi Kobayashi
Ferrari Massa Massa Alonso Alonso
Force India di Resta/Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil
Lotus Fauzy Kovalainen Kovalainen Trulli
McLaren Hamilton Hamilton Button Button
Mercedes GP Schumacher Rosberg Schumacher Rosberg
Red Bull Vettel Vettel Webber Webber
Renault Petrov Petrov Kubica Kubica
Toro Rosso Buemi Buemi Alguersuari Alguersuari
Virgin di Grassi di Grassi Glock Glock TBA
Williams Barrichello Barrichello Hulkenberg Hulkenberg

Discussão

105 comentários sobre “Testes de pré-temporada – Dia # 8

  1. Oba! vamos lá de novo. Jopa

    Publicado por Jopa | 16/02/2010, 11:06 pm
  2. Não vamos nos preocupar com o tempo de volta do Felipe Massa, pois ele vai pegar dois dias de chuva forte.

    Publicado por Luiz Sergio | 16/02/2010, 11:43 pm
  3. Pelo que pudemos notar pelas declarações de pilotos e equipes, o foco de alguns importantes times nesta semana é começar a concentrar esforços para a performance dos carros, visto que muito de confiabilidade, pneus e consumo já foi testado, mas se essa chuvarada toda vier, vai ser difícil haver muito desenvolvimento em performance…esse negócio de testes ultra limitados para a F1 é mesmo uma piada de mal gosto!

    Publicado por Mauro | 17/02/2010, 12:26 am
  4. vamos ver se a cosworth consegue melhorar seu motor.
    Segundo o site autosport.aeiou.pt Os primeiros treinos de Jerez de la Frontera ficaram marcados pela estreia em pista do novo Cosworth V8, com a Williams a ser a primeira equipe a estreá-lo, mas a equipa inglesa teve alguns problemas com o acerto do FW32, que também não ajudaram a fazer uma análise mais correta do potencial do motor inglês. Mas isso não impediu que se ficasse a saber que Barrichello ficou desapontado com a falta de potência do Cosworth, alegadamente 30 cavalos abaixo do Mercedes a que estava habituado em 2009.

    Segundo fontes da Cosworth o principal problema registado teve a ver com um erro na instalação da bomba de gasolina, que vibrava em excesso e forçou o V8 a rodar sempre com uma mistura muito pobre, comprometendo as suas performances. O que é certo é que os FW32 eram os mais lentos em recta, pelo que há trabalho a fazer a nível de motor, nem que seja de instalação da bomba de gasolina.

    Fora isso, novela mexicana entra nao entra campos e fantasma da opera (usf1)

    Acho que tão de bobeira num negócio tão sério. Cobram mundos e fundos além de tanta coisa em termos de autódromos, logística, etc… que deixar essa interrogação no ar proveniente de duas escuderias estreantes não faz bem pro esporte, pros anunciantes, pros pilotos e demais envolvidos. Dá um xeque mate nas duas e deixa de prontidão plano B, que é a stefan. Pronto, zéfini.

    Publicado por wilson | 17/02/2010, 12:27 am
  5. Tempo atualizado:

    S. Vettel (Red Bull) 1:29.053-21v
    R. Barrichello (Williams) 1:30.142-49v
    F. Massa (Ferrari) 1:30.327-27v
    M. Schumacher (Mercedes GP) 1:30.549-20v
    P. De la Rosa (BMW-Sauber) 1:30.763-25v
    S. Buemi (Toro Rosso) 1.31.555-26v
    P. di Resta (Force India) 1:33.459-28v
    F. Fauzy (Lotus) 1:35.777-23v
    L. Hamilton (McLaren) 1:39.121-09v
    V. Petrov (Renault) sin tiempo-04v

    Publicado por Alex-Ctba | 17/02/2010, 7:36 am
  6. A Ferrari testa nesta semana, em Jerez de La Frontera, um novo pacote aerodinâmico na F10. Ela levou à pista o segundo carro da equipe, já que antes os trabalhos tinham sido feitos com o primeiro chassi, e pretende avaliar diversas modificações aerodinâmicas e um novo chassi.

    “Nos boxes da escuderia, os mecânicos utilizarão o chassi 282, o segundo F10, que será avaliaso na quarta e na quinta-feira, por Felipe Massa, e na sexta e sábado, por Fernando Alonso”.

    “O carro terá algumas modificações aerodinâmicas, mas quase insignificantes: a parte principal do pacote deve estar pronta para a última sessão, no circuito da Catalunha, de 25 a 28 de fevereiro”, finalizou.

    Publicado por wilson | 17/02/2010, 7:42 am
  7. chuva, tempos altos, nada muito objetivo ainda.

    Publicado por wilson | 17/02/2010, 7:48 am
  8. Vettel sobre a classificação esse ano:

    Todos os pilotos da F1 estão pedindo atenção ao fato de que esse ano não há mais reabastecimento e que, portanto, está muito difícil ler a estratégia de cada equipe nos treinos coletivos da categoria em 2010. Carros pesados entram na pista junto com outros muito leves, e ninguém consegue imaginar a quantidade de combustível que cada um está usando. Sebastian Vettel foi além. Para o piloto da Red Bull, a nova regra vai dificultar ainda mais a análise de cada GP da temporada após as atividades de sexta-feira.

    Mesmo assim, o alemão ressaltou que o novo cenário da F1 devido à proibição do reabastecimento agrada. “É um pouco irritante, mas muito desafiador. Você pode ficar alguns segundos longe do topo na sexta, mas ser realmente o mais rápido. E você não vai saber até sábado, quando for classificar”, afirmou Vettel ao site oficial da categoria.

    Publicado por wilson | 17/02/2010, 7:54 am
  9. todos na faixa de 1:30, sendo que as 11:48 h De la Rosa baixa um pouco o tempo de Vettel com sua terceira volta 1:28.751.

    Publicado por wilson | 17/02/2010, 7:55 am
  10. 1:27.825 para De la Rosa em um ciclo de seis voltas.
    Supermáquina hein?
    rsrsrsrsrsrsrs

    Publicado por wilson | 17/02/2010, 8:04 am
  11. 1:27.665 para Massa, melhor tempo por enquanto. Trabalhos parados (que parece vai ser a tônica do dia)

    Publicado por wilson | 17/02/2010, 8:31 am
  12. Bom dia seguidores do Becken

    11:28 It looks as though Barrichello has stopped out on track somewhere

    tem parado demais essa Willians, vocês não acham?

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 8:52 am
  13. Bom dia !!!

    Para nao ficar duvidas

    1 7 MASSA 1:26.867

    Publicado por claudio cardoso | 17/02/2010, 8:54 am
  14. 1 Massa Ferrari 1m26.867s

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 8:54 am
  15. Pra alegria do Blog.. o “Miltinho” fez 1.25

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 9:02 am
  16. difusor novo?

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 9:03 am
  17. A info que eu tenho é que ele fez: 1:24.762 – A confirmar…

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 9:04 am
  18. Hamilton

    1:24:762

    Ele não sabe brincar? rs

    Publicado por Bruno | 17/02/2010, 9:05 am
  19. Colocou pneus pra seco e a pista está melhorando gradativamente.

    Publicado por Leandro Magno | 17/02/2010, 9:09 am
  20. Sequência de voltas dele:

    30 1:25.742 -1.143
    31 1:26.024 +0.282
    32 1:25.136 -0.888
    33 1:24.762 -0.374
    34 1:26.444 +1.682
    35 1:26.530 +0.086
    36 1:25.440 -1.09

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 9:10 am
  21. A pista esta secando nesse momento. A chuva parou a uma hora atrás, os tempos devem chegar facilmente a casa de 1.20.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 9:10 am
  22. e a Lotus heim…

    parece sólida… pelo menos não tá se desmanchando.

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 9:12 am
  23. Sim, parece que a pista melhorou bem:

    13:09 h Petrov a pista. Como Hamilton y Di Resta, con gomas lisas.

    Já tem mais gente usando gomas lisas.

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 9:16 am
  24. É chover no molhado, mas fica claro que esses tempos são irrelevantes no momento.

    MASSA 1:23.619

    Quando a pista secar de verdade aí teremos o que comparar.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 9:20 am
  25. Olha o Massa:

    46 1:26.473 -3.568
    47 1:24.309 -2.164
    48 1:23.619 -0.69
    49 1:23.204 -0.415

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 9:21 am
  26. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Deixando um pouco de lado os que vão liderar os treinos (e o campeonato), como estão se comportando as novatas, principalmente a Lotus, que está na pista pela primeira vez? Alguma noticia?

    Publicado por Edgard | 17/02/2010, 9:24 am
  27. Olha a ferrari sem combustível ai…
    13:23 h Seguramente Massa ha tenido problemas con la gasolina. Llevaba varias vueltas rebajando sus cronos, así que bien podría ser una prueba de carga de combustible.

    Publicado por Diego | 17/02/2010, 9:28 am
  28. Será q o consumo ainda alto?
    Num sei não…

    Publicado por Diego | 17/02/2010, 9:29 am
  29. http://hestar.com/deportes/flavio-briatore-mayor-quieres-ser-el-80033/galeria/1

    Por isso minha mãe já dizia… dinheiro não é tudo, o importante é ter caráter.

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 9:30 am
  30. Massa parou, bandeira vermelha. Pane seca novamente? Ele parou fazendo 1:23.204. Atenção para isso!

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 9:33 am
  31. Eu também estava vendo a galeria de Don Briatore.

    Publicado por Bruno | 17/02/2010, 9:34 am
  32. Ou a Ferrari está em Las Vegas numa mesa de poker ou tá entregando a chave do galinheiro pras raposas.

    Publicado por Leandro Magno | 17/02/2010, 9:38 am
  33. 12:42 Longest single runs of the day so far: Schumacher, 24 laps; Barrichello, 21 laps; Hamilton, 20 laps; di Resta, 16 laps; Massa, 14 laps; Vettel, 10 laps; Buemi, 10 laps; Fauzy, 8 laps; de la Rosa, 8 laps; Petrov, 7 laps; Glock, 2 laps

    Ferrari hoje usando stints curtos…

    A Virgin… curtíssimos.. rsrs

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 9:47 am
  34. 13:07 Vettel’s last five laps: 1:23.8, 1:23.4, 1:23.4, 1:23.6, 1:24.5

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 10:09 am
  35. Existe algum jeito de o piloto guardar combustivel? PE: Alguem virar um pouco mais alto para a gasosa nao acabar tao cedo?

    Publicado por jaspion | 17/02/2010, 10:18 am
  36. 14:09 h Sobre el incidente de Massa, Ferrari ha asegurado en su Twitter “Usual problem with the car…”

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 10:19 am
  37. Onde vcs estão vendo os tempos por volta?

    Só vejo o último, e o atual.

    Publicado por Alexandre Gomes | 17/02/2010, 10:21 am
  38. “Existe algum jeito de o piloto guardar combustivel? PE: Alguem virar um pouco mais alto para a gasosa nao acabar tao cedo?”

    Jaspion.

    Existe sim, reduzindo os giros do motor ou diminuindo a mistura da gasolina. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 10:25 am
  39. Vlw, pode-se especular que a Ferrari teja testando neste sentido?

    Publicado por jaspion | 17/02/2010, 10:28 am
  40. nessa época pode se especular qualquer coisa :), até teorias lostianas!

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 10:31 am
  41. Entao eu digo que na verdade quem ta correndo e um clone do Massa, e nao o verdadeiro…

    Publicado por jaspion | 17/02/2010, 10:33 am
  42. xi…
    só falta dizer que ele vira fumaça…

    parece que o Branson já pode ir tirando as medidas do uniforme de aeromoça..

    @tonyfernandes: 50 laps done. Without power steering FAUZY has done an awesome job. 1.31 2 seconds behind williams and 3 ahead of virgin.

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 10:38 am
  43. A Lotus_Ciudad_del_Leste já deu mais voltas em um treino apenas que a “Virgem” em cinco.

    F.Fauzy Lotus 1:31.848 52
    T.Glock Virgin 1.34.453 4

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 10:40 am
  44. 13:39 And, not surprisingly, Vettel sets the fastest time of the day – 1:22.818 – and then improves to a 1:22.639

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 10:42 am
  45. Se não voltar a chover na parte da tarde veremos estes tempos baixar bem.

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 10:44 am
  46. Vettel “improving”:

    82 1:22.818 -0.557
    83 1:22.639 -0.179
    84 1:22.593 -0.046
    85 1:23.048 +0.455
    86 1:23.044 -0.004
    87 1:23.423 +0.379
    88 1:23.342 -0.081
    89 1:23.387 +0.045

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 10:49 am
  47. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Também me chamou a atenção o fato de que a Lotus, até o presente momento, já completou mais de 52 voltas (mesmo que conduzida por um insípido piloto, sem experiência alguma – mas tanto faz, a dupla titular não é lá essas coisas mesmo), ao passo que a Virgin (ou Manor, como manda a platinada) somente 5…se a ordem for mantida, vai ser Lotus, Virgin e as outras duas (com desenhos e simulações em computador, pois na pista…).

    Publicado por Edgard | 17/02/2010, 10:52 am
  48. 15:00 h Empieza a llover sobre el trazado andaluz…

    é.. ferrou

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 11:01 am
  49. É… acabou por hoje, então!

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 11:09 am
  50. 14:08 Lotus’s tech chief Mike Gascoyne says Fauzy is driving without power steering because of a supplier issue

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 11:14 am
  51. Algum problema SÉRIO com a Ferrari. A equipe ainda trabalha no carro!

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 11:36 am
  52. Becken ->

    Nao é normal trabalherem no carro ?

    Publicado por claudio cardoso | 17/02/2010, 11:41 am
  53. Mais chuva??? Pow, tomara que seque a pista, pq se não é chover no molhado. Não dá pra saber nunca quem está mais rápido!

    Publicado por Ylan Marcel | 17/02/2010, 11:46 am
  54. então aquela parada não foi por pane seca?

    olha que o Vetel demorou a bater aquele tempo…

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 12:01 pm
  55. Vejam isso:

    14:59 Massa is finally back on track with the Ferrari
    14:59 This time without any bags covering his rear wing and diffuser

    difusser

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 12:02 pm
  56. Quer dizer que chegaram a andar com asa e difusores cobertos?

    huahuahuahua
    parece um para-quedas de Dragster

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 12:04 pm
  57. ah.. mas uma variável para deixar as coisas bem inconclusas…

    @eddstrawF1: When comparing dry times from Jerez this week, remember that Bridgetone has taken softs as well as medium & hard tyres

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 12:09 pm
  58. Becken

    Não vejo como tirar conclusões destes testes até agora. qualquer parada nos boxes por algum tempo já é motivo de especulação de problemas graves. O que eu vejo neste blog é um desejo imenso que uma determinada equipe esteja na frente ou determinado piloto. Gostaria realmente de achar alguma informação realmente técnica e fiel, mas não encontro em nenhum veículo de informação. Bem faz a Globo, que se limita apenas a dar uma informação de quem foi mais rápido no dia sem fazer análises. Mas, apesar de tudo, continuo atento ao blog, porque acho até divertido e interessante os assuntos discutidos aqui e que o becken continue a alimentar os assuntos para discussão, pois assim estaremos sempre em contato com a nossa paixão que é a Formula 1.

    Publicado por Ilton Fernandes | 17/02/2010, 12:12 pm
  59. Becken

    Fica tranquilo, a McLaren fez um bom carro sim….

    o ano será bem competitivo, teremos muitos pegas bons…

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 17/02/2010, 12:37 pm
  60. Nao é normal trabalherem no carro ?

    E…?

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 12:44 pm
  61. Fica tranquilo, a McLaren fez um bom carro sim….

    Eu tenho sérias dúvidas sobre isso. Mas apenas um palpite, nada científico ou nenhuma fórmula matemática.

    A verdade é que qualquer ideia antes do Bahrein estará apenas na base do palpite. As equipes estão em um nível muito parecido.

    Também é impossível saber a quantidade de combustível utilizada nos testes. Possuíamos parâmetros para o debate. Mas fica apenas nisso.

    Qualquer reflexão mais séria, apenas depois do dia 14 de março.

    Publicado por Willian | 17/02/2010, 12:45 pm
  62. Momentos finais:

    Massa: 1:25.8
    Lewis: 1:23.842 e na sequencia: 1:23.799

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 12:55 pm
  63. A maioria dos pilotos em voltas lançadas nos cinco mnutos finais de teste:

    Lewis:
    64 1:24.523
    65 1:23.842 -0.681
    66 1:23.799 -0.043

    Massa:
    64 1:26.847 -8.189
    65 1:25.888 -0.959
    66 1:25.309 -0.579

    Michael:
    104 1:26.325
    105 1:25.371 -0.954

    Vettel:
    93 1:26.261 -2.368
    94 1:25.241 -1.02
    95 1:24.557 -0.684

    Buemi:
    73 1:26.155 -8.503
    74 1:25.598 -0.557
    75 1:25.176 -0.422
    76 1:24.944 -0.232

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 12:57 pm
  64. Lewis melhora ainda mais em pista quase seca. Segundo com 1:23.017

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 1:01 pm
  65. FIM DE SESSÃO:

    1 Vettel Red Bull 1m22.593s
    2 Hamilton McLaren 1m23.017s +0.424
    3 Massa Ferrari 1m23.204s +0.611
    4 Buemi Toro Rosso 1m23.322s +0.729
    5 De la Rosa Sauber 1m23.367s +0.774
    6 Schumacher Mercedes 1m23.803s +1.210
    7 Sutil Force India 1m24.272s +1.679
    8 Di Resta Force India 1m25.088s +2.495
    9 Petrov Renault 1m26.237s +3.644
    10 Barrichello Williams 1m27.320s +4.727
    11 Fauzy Lotus 1m31.848s +9.255
    12 Glock Virgin 1m34.453s +11.860

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 1:16 pm
  66. Blog do teo jose agora há pouco (amigos da velocidade)

    López pode ficar de fora do grid de 2010

    Da Redação

    Nesta quarta-feira, o piloto José María López recebeu a notícia de que a USF1 – não estará presente nos três primeiros GPs da temporada 2010 da F-1. O argentino soube da mudança de planos, através de Peter Windsor, diretor esportivo da escuderia norte-americana.

    “Por enquanto estamos na mesma, pedimos um relatórios para a equipe USF1 para sabermos como eles estão e descobrimos que está muito complicado”, disse uma fonte próxima a Pechito, como é conhecido López, que prefere não dar declarações oficiais.

    Com o grid praticamente fechado, a estreia do argentino na categoria fica difícil, já que só resta uma vaga, na Campos e outras duas numa possível entrada da Stefan GP, que parece já ter formado a dupla de pilotos com o japonês Kazuki Nakajima e o indiano Karun Chandhok.

    Com a situação indefinida, o empresário do piloto Felipe McGough e José López, pai do piloto, foram para a Europa com a intenção de conversar com o chefão da F-1, Bernie Ecclestone para encontrar uma solução. López pagou US$ 8 milhões (cerca de 14,4) ao time norte-americano pela vaga.

    E as más notícias não parecem estar terminando, de acordo com a publicação alemã Motorsport, o principal investidor do time, Chad Hurley, co-fundador do site youtube teria deixado o projeto e iniciado negociações com a equipe espanhola Campos, que passa por dificuldades financeiras.

    Publicado por wilson costa | 17/02/2010, 1:18 pm
  67. E ai Rubinho como foram os treinos hoje?

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 1:26 pm
  68. uéé…

    A ferrari está trabalhando o carro….

    e pre temporada serve praq ????

    pra trabalhar o capacete dos pilotos ????

    o caso é q o carro da ferrari é super confiavel… foi oq mais andou e não deu nenhum problema… enquanto a mclaren ja deu problemas hj

    Publicado por Dennis | 17/02/2010, 1:27 pm
  69. outra vez a McLaren sai no finalzinho do dia para tentar fazer o melhor tempo do treino… sintomático isso não?

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 1:28 pm
  70. É, parece que o consumo do motor Ferrariano vai honrar os V12 do passado !

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 17/02/2010, 1:29 pm
  71. a ferrari ja deve ter resolvido problema de consumo…. Eles não iriam aceitar o fim do reabastecimento se isso fosse prejudicar o time… é ingenuidade achar isso…alem disso a Shell desenvolveu um lubrificante novo… e a FIA deu autorização desde o ano passado pra ferrari resolver esse problema…

    Publicado por Dennis | 17/02/2010, 1:32 pm
  72. sintomático isso não?

    O que eu sei é que, em uma pista ainda por secar, ele foi novamente o mais rápido, tendo Massa, Schumacher, Vettel ao lado.

    Se considerarmos o mistério dos níveis de combustível, não dá para fazer qualquer julgamento, mas é ao menos encorajador para os lados de Woking…

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 1:33 pm
  73. o massa conseguiu o melhor tempo num stint de 4 voltas… hamilton conseguiu num stint de 3 voltas… e a diferença nos tempos não é grande..
    mas o importante não é ser rapido em treino livre… se contentar com isso é muito pouco… oq vale é no campeonato… e lá eu confio na força da ferrari

    Publicado por Dennis | 17/02/2010, 1:38 pm
  74. uéé…

    A ferrari está trabalhando o carro….

    e pre temporada serve praq ????

    pra trabalhar o capacete dos pilotos ????

    o caso é q o carro da ferrari é super confiavel… foi oq mais andou e não deu nenhum problema… enquanto a mclaren ja deu problemas hj

    O Twitter da própria Ferrai disse:

    “…nother usual problem for Felipe, who stopped in the track… Anyway he is the quickest so far: 1.23.204 with the slicks”

    Usual problem seria.. pane seca?

    Depois eles twitaram novamente:

    “…Still working on the car for the afternoon programme. We missed a dry window as another shower made the track wet once again…”

    Não sei por que “causar” em cima de uma observação minha dessa maneira…

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 1:38 pm
  75. a mclaren tb deu pane mecanica hj.. e daew ??? a ferrari andou pra caramba e ate agora nenhum problema serio…. é logico q mais cedo ou mais tarde surja um problema aqui e outro ali…

    mas depois de quantos kilometros rodados ??? é um carro super confiavel..

    Publicado por Dennis | 17/02/2010, 1:42 pm
  76. Rapaziada: capturei aqueles “stints” e mais tarde disponibilizo em PDF para quem desejar analisar.

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 1:45 pm
  77. E ai Rubinho como foram os treinos hoje?

    Pior mesmo foi a expressão do Schumacher:


    Publicado por Willian | 17/02/2010, 1:46 pm
  78. Reporte da Ferrari:

    A morning session on the wet and on the dry at the “Circuito Permanente de Velocidad” in Jerez in Andalusia. The weather conditions were extremely variable with torrential downpours and rays of sunshine, which made the work on the track quite difficult.

    Felipe Massa completed a total 50 laps, the fastest in a time of 1.23.204. A small PROBLEM, quite usual for these tests, forced Felipe to stop on the track at the end of the morning. Until now the Brazilian was the fastest on the track. Today’s work mainly involves evaluation of the use of the tyres regarding the track conditions.

    Notícia boa para os Tifosi, a Ferrari pôs o seu segundo Chassi para rodar hoje.

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 2:08 pm
  79. “Notícia boa para os Tifosi, a Ferrari pôs o seu segundo Chassi para rodar hoje.”

    É o B?

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 2:23 pm
  80. Acho que não…

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 2:40 pm
  81. A “Virgem” deu 10 voltas, uau, agora já podem fazer a Q1.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 2:41 pm
  82. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    …ao passo que a Lotus ‘paraguaia’, em seu primeiro dia de pista deu 76 voltas…

    Publicado por Edgard | 17/02/2010, 3:00 pm
  83. lotus tá no lucro, não decepcionou. Estréia depois de anos fora tá mais do que boa, virgin vai penar muito. Vamos ver a Stefan (porque o resto ficou pelo caminho, até mesmo já confirmaram pro piloto argentino que a usf1 não estará presente nos três primeiros grandes prêmios – e pelo que vemos nem vai estrear… rsrsrsrsrs)

    O que vejo é que temos redbull, mercedez, ferrari e mclaren num bloco mais a frente.
    Num segundo bloco williams, toro rosso, forçe india e sauber, sendo que sauber e toro rosso tem impressionado e mostrado (apesar de ser cedo evidentemente para prognósticos mais completos ou concretos)

    E por ultimo lotus, virgin e… torço para que a Stefan consiga sua vaga porque as outras duas juntas, não dão uma.

    Publicado por wilson costa | 17/02/2010, 3:08 pm
  84. “Estréia depois de anos fora tá mais do que boa”

    Essa Lotus que você se refere pertence ao grupo malaio Proton que nada tem à ver com a equipe do visionário Colin Chapman, essa abandonou a F1 em 1994 e infelizmente nunca voltará.

    A Proton usa nome da legendária Lotus com o consernimento da família do campeão mundial James Hunt que detem o direito sobre o nome Team Lotus, porque detém apenas o direito de fábricar carros de rua com o nome Lotus Car.

    A Litespeed quando fez a sua incrição para a marmelada da FIA em 2009, usou a prerrogativa do nome Team Lotus que fora cedido pela família Hunt e teria como um dos seus gerentes o irmão do campeão David Hunt, mas como todos sabemos afundou como boas estruturas afundaram na idéia tipo Prodrive e Epsilon Euskadi.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 3:38 pm
  85. Becken,

    Precisamos relativizar cada vez mais as análises.

    Além de todas as variáveis que já foram cantadas aqui em verso e prosa (pneus, peso, acerto, temperatura da pista, borracha na pista, etc) ainda temos a chuva.

    Uma coisa porém não discutimos ainda : Com o novo regulamento os carros vão treinar com tanque vazio e depois irão para o grid com tanque cheio, mantendo o mesmo acerto e pneus. As equipes podem testar o carro vazio com acerto total para classificação (a configuração mais rápida), mas podem testar com tanque vazio mas com acerto para a corrida, o que obviamente não deixa o carro tão rápido.

    Ainda que soubessémos a quantidade de combustível nos tanques ainda nos faltaria uma informação fundamental nessa temporada : o compromisso do acerto entre classificação e corrida.

    Não dá para concluir nada mais concreto que não seja com relação a confiabilidade dos carros. Algo do tipo a Virgin deve ter sérios problemas e a Ferrari até então intocavél nesse aspecto demosntra
    agora possíveis problemas.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 17/02/2010, 3:47 pm
  86. Bem lembrado Sirlan.

    Uma coisa é ajustar suspensões e asas para uma volta lançada e outra e fazer os mesmos ajustes para uma corrida onde cameçarão carregando 170 kilos e terminarão com 10 kilos no tanque.

    Isso implicará e muito no ajuste de altura do solo em relação ao assoalho e asas, essa última pode ser ajustada nos pits e dentro do carro pelo piloto. Mas as suspensões não sofrerão ajustes ao longo da corrida.

    Interessante também é ver que equipes que podiam estar ponteirando esses testes estão para trás, como Mercedes e Williams, mas estão ficando sistematicamente no meio do grid, será que não estão preocupadas com velocidade final ?

    E é bom ressaltar que até então a Williams não teve nenhum problema com os Cosworth e as palavras do Hulk são animadoras se for levar em conta que os motores já são mais potentes que os Toyotas. E ainda tem a Lotus para ajudar no desenvolvimento dos motores o que pode dar um bom feedback para a fábrica de motores melhorar suas usinas.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 4:08 pm
  87. Sirlan,
    Não diga isso, rapaz!
    Vc está ficando louco…
    A Ferrari é perfeita, cara. Todas as paradas em pista foram programadinhas.
    Está tudo 100% pra sair ganhando as 5 primeiras corridas.
    Se tem alguém com problemas é a Mclaren( ou Mcladra como alguns preferem).
    É ela quem usa gosma verde, gaiolas e aspesores de pesticida em seus carros.
    Vc vai ver: os pratados vão repetir o fiasco de 2009 e vão disputar contra Lotus e Virgin um lugar no Q2.

    Brincadeiras à parte, vamos ver muita gente caindo do cavalo(rampante)!

    Publicado por O Polêmico | 17/02/2010, 4:11 pm
  88. Bem lembrado Sirlan,

    A conclusão que se chega nestes testes, é que nós não chegaremos a nenhuma conclusão concreta. Só a especulações.
    É claro que nós adoramos especular, então ficamos por aqui, discutindo o sexo dos anjos. Mas na prática, não posso te dizer que a minha Ferrari está melhor que todo mundo, ou a Mclaren está na frente, ou o Koba é o melhor piloto do mundo….

    Assim, o que dá pra saber, é que a Mclaren apesar de ter um carro aparentemente bem nascido, encheu o carro de Gadgets para pegar mais dados.
    Pela notável competência dos caras, eles transformarão esses dados em inormações muito precisas sobre o real potencial do carro. No quesito pragmatismo e competência, os caras são fantásticos.

    A Ferrari tá muito confiável. Roda, roda, roda e não quebra. Igual um fusquinha 76 que meu tio tinha. Quando estragava era só o Platinado que colava.

    De resto, não posso falar nada….

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 17/02/2010, 4:21 pm
  89. Exato Claudemir, bem comentado em relação aos motores Cosworth. Antes q alguém fale q o desenvolvimento está congelado, essa lei não se aplica aos Cosworth, até a data da homologação, q deve ser em março/2010 e além do desenvolvimento, tem outros problemas q são detectados nos testes, como um problema de gerenciamento eletrônico, q a Williams teve com seu motor e já analisou e consertou o problema.

    Publicado por Alex-Ctba | 17/02/2010, 4:21 pm
  90. Uma image curiosa da Ferrari tb usando algum tipo de sensor para mapear sua aeordinâmica:

    sensor

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 4:23 pm
  91. alguém tem alguma foto do carro da Ferrari que foi hoje para a pista com algumas partes cobertas?

    que partes eram essas?

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 17/02/2010, 4:33 pm
  92. Becken,

    me parece mais uma antena que um sensor.

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 4:41 pm
  93. Interessante o reporte da McLaren:

    The day-long changeable conditions made progress frustratingly slow, as meaningful running could not be achieved without the arrival of either a rain shower or a red-flag period.

    Nevertheless, the team continued with its development of MP4-25, making solid progress with the car’s balance and set-up, based largely on a thorough evaluation of and response to the data gathered at last week’s running at Jerez.

    Lewis caused an early red flag during the morning’s running when his car was stopped by a minor systems error. Thereafter, he ran without problems and was able to achieve some encouraging times over several long runs.

    With heavier rain forecast for tomorrow, the team will continue with its reactive programme, continuing to put miles on the car while simultaneously looking at improving performance.

    Fonte: mclaren official website

    Isso é interessante por que a equipe começa a configuara e acertar o carro baseada nos dados coletados com toda aquela parafernália da semana passada.

    Parece agora que a Ferrari está também pondo esse timo de programa em andamento.

    Sirlan – Ao menos há um padrão nesses testes: Ferrari, McLAren e Red Bull, que provavelmente estarão lutanto pelo título, salvo alguma supresa, estão mandando nas folhas de tempos.

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 4:42 pm
  94. Marcelo,

    tá num coment meu ai pra cima…

    asa traseira e difusor cobertos por um saco preto.

    Publicado por Felipinho | 17/02/2010, 4:43 pm
  95. Sobre o sensor que o becken descobriu na Ferrari, supostamente, penso, que por estar tão próximo à entrada de ar para o motor, este sensor pode estar a medir a temperatura do ar naquela área ou mesmo medindo a velocidade do ar que percorrerá a asa traseira. É só uma opinião.

    Publicado por Ilton Fernandes | 17/02/2010, 4:55 pm
  96. Imagem da Ferrari:

    difusser

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 5:01 pm
  97. Prezado Claudemir,

    Quando a Mercedes comprou a Brawn (que já foi Honda, BAR e Tyrrel), foi aclamda a volta da Mercedes. Será essa equipe mais legitima do nome Mercedes que a nova Lotus do nome Lotus ?

    A Lotus foi fundada por Colin Chapmam na década de 50 e tinha basicamente duas divisões (se é que uma empresa tão pequena podesse se dar ao luxo de ter divisões) : a Lotus Cars, que fazia carros esporte de rua, e a divisão de corridas Lotus Grand Prix que fazia carros de corrida (F1, F2, FJunior, etc). Os carros de corrida inclusive eram muitas vezes vendidos a equipes independentes, sendo que a primeira vitória na F1 veio com Stirling Moss pilotando um carro de uma dessas equipes independentes.

    No início da década de 80 afundado em dívidas e num escândalo associado ao ex executivo da GM John De Lorean, Colin Chapmam vendeu a divisão de carros esporte. A empresa passou pelas mãos da Toyota e da GM até a montadora Malaia Proton adquiri-la. Sempre manteve o espírito e a filosofia com a qual e para a qual foi criada. Os Lotus são sinônimos de leveza e engenharia refinada. O conhecimento de anos usado para criar sensações ao volante. Tanto que nunca foram carros de grande potência, mas sempre de grande controle do carro. Tudo em consonância com as digitais de Colin Chapmam com sua obsessão pela leveza dos componentes e dirigibilidade dos carros.

    Está tudo lá, intacto, mantido pelos Malaios a quase 20 anos. Continua inclusive sendo um centro de engenharia automobilística avançada que presta serviços nessa área a terceiros.

    Já a equipe de corridas entrou em forte declínio após a morte de Colin Chapmam em 82. Teve um período de brilho fulgaz com Senna, mas chegou ao fundo do poço no início dos anos 90. Foi comprada por ex funcionários do time, tendo a frente Peter Collins, que apesar de terem feito esforços heróicos não conseguiram os recursos que a equipe precisava. O time foi então vendido a David Hunt (o tal irmão de James Hunt), que também não conseguiu alavancar os recursos necessários e fechou a equipe no final de 94.

    Em 2009 no meio da briga com as montadoras Max Mosley abriu uma “concorrência” para selecionar três novos times. A Litespeed (uma equipe de F3) montou um projeto para participar da concorrência tendo a frente Mike Gascoyne (que havia saído da Force Índia no final de 2008) Para agregar algum valor a proposta compraram os direitos do nome Lotus Grand Prix a família Hunt. Não foram selecionados. Como sabemos ganharam a concorrência a Campos, a USF1 e a Manor.

    Quando a BMW anunciou sua saída da categoria, abriu-se uma vaga no grid. O empresário malaio Tony Fernandes (proprietário da Air Asia e patrocinador da Williams) juntou o projeto da Litespeed com o apoio da Proton e de outros empresários malaios para formar a nova Lotus, que está aí testando agora.

    Aqui está a essência da questão e a genialidade deste empresário : juntou um projeto sem dinheiro e com um nome oportunista, mas que possuia gente do ramo a frente, com o dinheiro vindo de empresas da Malaia e o nome Lotus vindo da Lotus Cars.

    Podem dizer com a razão que não é a Lotus que fechou em 94 (ainda bem !), mas é inegável o DNA Lotus através da Lotus Cars. A Proton é a única empresa que possui o direito “moral” de usar o nome Lotus, porque afinal a Lotus Cars é o que sobrou da obra de Colin Chapmam e permanece fiel aquilo que ele construiu.

    Não me surpreende que a família Chapmam apóie a idéia de Tony Fernades.

    Vamos ser sinceros a Lotus Racing carrega muito mais do DNA Lotus que a atual Mercedes carrega das flechas de prata contruídas por Alfred Neubauer.

    Desculpem o comentário ter ficado tão longo, mas nos últimos dias vi tanta bobagem sobre a Lotus Racing, inclusive um no blog do Capelli que beira a vergonha. O Capelli consegue ser pior que o Flávio Gomes, a quem imita, e convenhamos, ser pior que Flávio Gomes é digno de registro.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 17/02/2010, 5:03 pm
  98. Sirlan, obrigado por dar essa “ajudinha” ao comentário que fiz acima foi só um modesto rascunho que ainda saiu meio quebrado porque estava com pressa, a quarta-feira não está sendo de cinzas e sim de muito trabalho.

    Na minha opinião sobre esse embrólio do nome Lotus está a questão de que ele precisarão de um DNA de corridas que ainda não tem e foi esse que conferiu a Colins Chapman a genialidade e a colocar o nome de sua equipe nos anais da F1 como uma das mais revolucionárias.

    Sobre a Mercedes eu acho legítimo que sua volta seja aclamada, afinal a empresa não sofreu mutações mercadológicas tão drásticas para perder sua identidade, como por exemplo a Jaguar que hoje pertence a Tata Motors da India, então é bacana ver a empresa alemã (que não se afastou por completo das pista) esta com seu nome novamente no circo da F1.

    Um dos exemplos mais bacanas de DNA automobilísticos é o da Mclaren e Mr. Ron Dennis, quando assumiu a equipe no início dos anos 80 sofreu as mesmas desconfiaças que sofre agora a Lotus malaia, assumiu uma equipe com nome e tradição e manteve ela no topo sempre e hoje é sem dúvidas a mais moderna equipe da F1, seguida ainda um tanto distante pela Ferrari e Williams, que convenhamos precisam de muito trabalho para chegar ao nível da equipe de F1 que é a Mclaren hoje.

    Sobre os blogs que você citou, não perco tempo com eles o Capelli depois que parou o blog nunca mais entrei para dar uma olhada sei que esta ativo novamente mas não me convence e do Gomes não vejo já a uns 6 meses porque não tem nada sobre automobilismo por lá, somente verdades proprias e comentaristas puxa-sacos sem opinião própria, os poucos que tentam falar alguma coisa ele bloqueia ou tira sarro dos caras.

    Siga o Gomes no twitter e você verá que ele é um cara fútil e de mal com a vida.

    Ahaaaa, ele me bloqueou no twitter porque chamei ele de tampinha mal resolvido.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 6:22 pm
  99. Claudemir, me perdoe pelo que fiz, mas transformei o comentário do Sirlan em post e repliquei esse seu comentário aqui — que é outra bela reflexão — no post do Sirlan, o que pode ajudar a outros leitores a refletirem sobre essa questão da identidade das equipes.

    Abrigado a vocês dois (Eu não poderia deixar passar debate tão bacana apenas na sessão de comentários).

    Abração!

    Publicado por Becken Lima | 17/02/2010, 7:46 pm
  100. Eu também achei de uma qualidade ímpar o comentário do Sirlan, ele foi fantástico em escrever a sua visão da Lotus e ainda com uma retrospectiva histórica que me fez ir ao google para checar todas as informações que ele nos brindou.

    Afinal, ele está tornando-se uma lenda quando o assunto é história da F1, e eu achei que conhecia um pouco dela.

    Parabéns Sirlan e parabéns Becken por ter esse tino de transformar o comentário em um post.

    E me dê só uma ajudinha Becken, para não atrapalhar o entendimento se for possível delete aquela parte que falo dos blogs, pr favor. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 7:58 pm
  101. Claudemir,

    Então somos os rechaçados pelo Tampinha… Heheheh!

    Um Blog que gosto quando está na ativa é o de Filipe Motta, pq trás a palavra direta da fonte ao consumidor.

    Mas este aqui está me deixando muito contente, Parabéns, Becken e pessoal.

    Publicado por Alexandre Gomes | 17/02/2010, 8:04 pm
  102. Amigo Claudemir,

    A comparação com a Mercedes foisó para embasar a reflexão sobre a Lotus.

    Acho perfeitamente legítimo que brindemos a volta da Mercedes como equipe própria, e fazendo eco a um comentário do Becken no Capelli, temos uma temporada fantástica, com a volta do Shumi, vários campeões, dois carros prateados, a possível volta do nome Senna, e (por que não ?) a volta do nome Lotus.

    Quanto a “História da F1”, você continua o pesquisador oficial e fiel da balança nas discursões…eu entro como teu ajudante…risos

    Por fim…em época de carnaval e poucas notícias…acabei entrando no blog do Capelli. No Flávio Gomes não.Não cheguei a tanto ! risos

    Um forte abraço amigo,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 17/02/2010, 10:13 pm
  103. “Quanto a “História da F1″, você continua o pesquisador oficial e fiel da balança nas discursões…eu entro como teu ajudante…risos”

    Nada disso, dividiremos as responsabilidades por igual, mas você mandou bem. :D

    Publicado por Claudemir Freire | 17/02/2010, 10:35 pm
  104. Se o Briatore não é uma bicha enrustida que paga por acompanhantes de luxo, então ele tem pelo menos uma qualidade: o bom gosto.
    – ah, mas são mulheres compradas.
    – sim; carros também o são; com bom gosto compram-se uns – sem, outros.
    Como matutamos por aqui, entre as montanhas, “não existe o bom sem defeito nem o ruim sem qualquer proveito.”.

    E por falar nisso, aqui em Paraty, entre o mar e as montanhas, o clima está propício para…

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/02/2010, 12:52 am

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