//
você está lendo...
ARTIGOS

Testes de pré-temporada – Dia # 9

IMAGEM: Mercedes GP/Divulgação 111 voltas para o velho e bom alemão. Ninguém trabalhou mais que ele ontem

As equipes retomam hoje sua preparação para 2010 em Jerez de la Frontera e enfrentam mais um dia de tempo instável no extremo sul da Espanha, com previsão de chuvas a partir do meio da tarde.

Ontem, com a chuva precipitando-se durante manhã e tarde, quase todas as das equipes decretaram, em uníssono, o dia como improdutivo. Ainda assim, isso não impediu a Red Bull de finalmente mostrar a cara e Sebastian Vettel dominou o dia marcando, no início da tarde (13:45hs) o melhor tempo da jornada (1:22.593), em uma curtíssima perna de oito voltas.

Digno de observação parece ser um estranho padrão no comportamento da McLaren em Jerez.

Geralmente, no fim das sessões, as equipes saem todas para uma breve simulação de classificação e a McLaren novamente mandou Lewis Hamilton nesses minutos finais da sessão leve, para o inglês ser o mais rápido na pista ainda molhada daquele momento.

Impossível saber o que há por trás da atitude da equipe de Woking nessas sessões de teste: se é uma demonstração de força ou simples simulação para a classificação, e aí eu deixo para vocês especularem.

  • Ontem, Virgin, Williams, McLaren, e até Ferrari, tiveram pequeninos problemas de confiabilidade;
  • Ainda assim boa notícia para a Ferrari, que estreou o seu segundo chassis e;
  • …Para a Lotus, que finalmente foi à pista (há um ótimo artigo aqui no blog sobre a equipe que é recomendável).

Como sempre, peço que vocês dividam Links, fotos e informações que acharem interessantes na sessão de comentários.

Tempos finais hoje:

1 Barrichello Williams 1m27.145s
2 Petrov Renault 1m27.828s  +0.683
3 Vettel Red Bull 1m28.162s  +1.017
4 Rosberg Mercedes 1m28.515s  +1.370
5 Massa Ferrari 1m28.879s  +1.734
6 De la Rosa Sauber 1m29.691s  +2.546
7 Di Resta Force India 1m30.344s  +3.199
8 Glock Virgin 1m30.476s  +3.331
9 Liuzzi Force India 1m30.666s  +3.521
10 Hamilton McLaren 1m31.633s  +4.488
11 Buemi Toro Rosso 1m32.678s  +5.533
12 Kovalainen Lotus 1m33.554s  +6.409

Vídeo com imagens de ontem

___________________________________________________________________________

Vista aérea do circuito

___________________________________________________________________________

Onde acompanhar os testes

Motor 21

F1 Today

Live GP

Williams – Tempos de volta ao vivo

___________________________________________________________________________

Escalação para os próximos dias de testes

EQUIPES 17 de Fevereiro 18 de Fevereiro 19 de Fevereiro 20 de Fevereiro
Sauber de la Rosa de la Rosa Kobayashi Kobayashi
Ferrari Massa Massa Alonso Alonso
Force India di Resta/Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil
Lotus Fauzy Kovalainen Kovalainen Trulli
McLaren Hamilton Hamilton Button Button
Mercedes GP Schumacher Rosberg Schumacher Rosberg
Red Bull Vettel Vettel Webber Webber
Renault Petrov Petrov Kubica Kubica
Toro Rosso Buemi Buemi Alguersuari Alguersuari
Virgin di Grassi di Grassi Glock Glock TBA
Williams Barrichello Barrichello Hulkenberg Hulkenberg

Discussão

117 comentários sobre “Testes de pré-temporada – Dia # 9

  1. Vamos a mais um emocionante dia..
    quero ver a mclaren mostrar a sua verdadeira força..
    abraço;

    Tomás
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 18/02/2010, 1:03 am
  2. Ah Becken, queria te dizer que, como admiro tanto o f1 around, farei uma postagem nos proximos no meu blog sobre ele..
    quando postar te aviso, e se voce quiser escrever algo para eu colocar lá é so me mandar.
    abs.

    Tomás
    http://theformula1-blog.blogspot.com/

    Publicado por Tomás | 18/02/2010, 1:14 am
  3. Não sei se dá para destacar uma equipe ou piloto como favorito ( a ) para essa temporada tomando como base essa pré-temporada .
    O que vi até agora ,é : Red Bull , Ferrari , Mclaren , Mercedes andando praticamente juntas , portanto não dá , na minha opinião , destacar dentre essas equipes ou pilotos , um favoritismo para quem quer que seja .
    Entendo também , que tem muita coisa para acontecer até o Bahrein .
    Agora cabe aqui uma pergunta , aos que realmente entendem da matéria : Os difusores duplos realmente tem total vantagem ? Além de obter mais estabilidade por outro lado não torma o carro mais pesado ?
    Bom , estamos a menos de 1 (um) mês do campeonato , e o que eu tenho que fazer é simplesmente aguardar , é a maior sensação deste ínicio de campeonato Michael Schumacher .

    Publicado por Marco | 18/02/2010, 1:31 am
  4. Massa a voar, 1:28.879!!!!

    Publicado por Jonas | 18/02/2010, 7:03 am
  5. Bom dia a todos e vamos ver o q rola hj de interessante…

    Publicado por Alex-Ctba | 18/02/2010, 7:24 am
  6. Bem amigos da red…

    ops

    Tamos juntos para mais um dia.
    Chovendo por lá?

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 8:07 am
  7. Classements : (Mise à jour : 12h20)

    P Pilotes Equipes Temps
    1 S.Vettel Red Bull 1.28.746
    2 F.Massa Ferrari 1.28.879
    3 N.Rosberg Mercedes 1.28.964
    4 P.De La Rosa Sauber 1.29.691
    5 P.Di Resta Force India 1.30.344
    6 R.Barrichello Williams 1.31.489
    7 T.Glock Virgin 1.31.557
    8 L.Hamilton McLaren 1.32.934
    9 S.Buemi Toro Rosso 1.33.752
    10 H.Kovalainen Lotus 1.33.554
    11 V.Petrov Renault 1.42.527

    Publicado por Daniel Lima | 18/02/2010, 8:26 am
  8. Se a chuva colaborasse, poderíamos comparar o desempenho dos três carros equipados com motor Cosworth

    Publicado por Alex-Ctba | 18/02/2010, 8:31 am
  9. bem os tempos nestes dois dias praticamente nem tem importado muito quanto a ferrari, especialmente hoje.
    as 10:22 o motor21 relatava problemas na ferrari do massa. as 12:21 apos mecanicos terem trabalhado no carro ele sai a pista. Apos completar uma volta retorna aos boxes.
    E nesse momento continua nos boxes.

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 8:34 am
  10. Novas “informações” sobre a campos:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/81569

    Ah agora temos boatos de Villeneuve na Stefan…

    Nessa altura eu já não dúvido que a Stefan vá alinhar.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 8:35 am
  11. e voce tinha duvidas? os caram mandam equipamentos pro barein sem serem confirmados como equipe, recebe apoio (belo apoio) governo seu país, tem apoio tecnologico e o projeto da toyota, tem dois carros prontos, vai testar em portugal e essa novela que tinha por aí com essas duas porcarias que pegaram licença e fizeram meio mundo acreditar que largariam esse ano?
    Olha há pelo menos umas tres semanas esse cenário já estava bem definido.

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 8:39 am
  12. Novidade: O Kovalento tá conseguindo ser pior que o Fauzy.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 8:52 am
  13. Espero que a Lotus tenha feito dois ou mais chassis

    Publicado por Bruno | 18/02/2010, 8:55 am
  14. … e já destruiu o bico do carro :-(

    Publicado por celso gomes | 18/02/2010, 8:57 am
  15. Não dá pra saber quem ‘é pior’ ou ‘melhor’ sem saber a quantidade de combustível com q se está testando. Lembrem-se a diferença entre peso, pode passar dos 180 Kg entre tanque cheio e vazio.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/02/2010, 8:59 am
  16. esse o nome diz tudo: kova (pé na cova)

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 9:07 am
  17. opa, foi mal Felipinho, pensei q vc se referia aos tempos de volta e não lambança na volta rsrs.

    Tempos:

    S. Vettel (Red Bull) 1:28.746-36v
    F. Massa (Ferrari) 1:28.879-15v
    N. Rosberg (Mercedes GP) 1:28.964-36v
    P. De la Rosa (BMW-Sauber) 1:29.691-08v
    P. di Resta (Force India) 1:30.344-33v
    R. Barrichello (Williams) 1:31.489-47v
    T. Glock (Virgin) 1:31.557-41v
    S. Buemi (Toro Rosso) 1.32.678-43v
    L. Hamilton (McLaren) 1:32.934-27v
    H. Kovalainen (Lotus) 1:33.554-26v
    V. Petrov (Renault) 1:35.297-12v

    Evolução na Virgin com o Glock, q conseguiu dar mais de 40 voltas e está com tempo próximo ao de Barrichello, o q pode não significar nada se um estiver pesado e o outro leve.

    Publicado por Alex-Ctba | 18/02/2010, 9:08 am
  18. Só espero que não repitam a Virgin, e tenham um bico de reserva.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 9:13 am
  19. Felipinho, com essa cor + esses pilotos, que me desculpe Colin Chapman, mas essa Lotus tá mais pra Lôdus.

    Publicado por Iomau | 18/02/2010, 9:23 am
  20. Q reviravolta! Agora a Campos tá pra se salvar e a USF1 acabar de afundar.
    Q novelão mexicano, heim?
    No fim, pode ser q as duas morram abraçadinhas.

    Publicado por Leandro Magno | 18/02/2010, 9:32 am
  21. Hoje pra ajudar, além da chuva.. ventos fortes…

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 9:44 am
  22. massa deu 10 voltas seguidas com seguintes tempos:
    1:34.681,
    1:33.943,
    1:34.163,
    1:34.308,
    1:35.414,
    1:33.721,
    1:33.775,
    1:33.769,
    1:33.496
    1:34.421.

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 9:52 am
  23. @H_Kovalainen: “Had a crash and damaged front wing, session over for us. S..t! My mistake, tomorrow we go again…”

    no coments…

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 9:52 am
  24. barichelo com , 1:27.146

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 9:54 am
  25. E o Heikki nocauteou a Lotus por hoje…

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 9:55 am
  26. Lotus encerra os testes hoje. Ou afetou muito o carro ou não tem peças reservas.
    Usf1 já foi oficialmente. A campos só falta um pontapé oficial. Eles também não tem carro, só promessas. A dalara não vai continuar desenvolvendo o chassi que fabricaram. Nâo é qualquer merreca que vai garantir sobrevivência deles, estamos falando de muita grana. E nesse momento: TEMPO!

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 9:59 am
  27. Nesse momento já faz duas horas sem chover. Pista melhorando, só que está ventando muito, com ventos acima de 20 km/h

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 10:00 am
  28. 20 km/h ou 20 mph?

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 10:03 am
  29. @MikeGascoyne: “Slight off for Heikki. Knocked off the front wing. Spare on its way but will not be here until 2am in the morning so no more running today”

    Será que fica muito caro levar pelo menos 1 asa de reserva para o treino?

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 10:05 am
  30. atualizando:

    1. R. Barrichello (Williams) 1:27.145-68v
    2. V. Petrov (Renault) 1:27.828-31v
    3. S. Vettel (Red Bull) 1:28.746-40v
    4. F. Massa (Ferrari) 1:28.879-45v
    5. N. Rosberg (Mercedes GP) 1:28.964-41v
    6. P. De la Rosa (BMW-Sauber) 1:29.691-08v
    7. P. di Resta (Force India) 1:30.344-33v
    8. T. Glock (Virgin) 1:31.557-41v
    9. L. Hamilton (McLaren) 1:31.612-41v
    10. S. Buemi (Toro Rosso) 1.32.678-43v
    11. H. Kovalainen (Lotus) 1:33.554-30v

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 10:17 am
  31. Interessante: McLaren criou uma asa traseira diferente, com cortes horizontais, o que, teoricamente, simularia o efeito daquelas asas antigas com múltiplos flaps (três), o que obviamente gera mas downforce/performace.

    A regra diz que as asas modernas devem conter apenas 2 flaps e o corte dá uma boa driblada no livrinho:
    rear wing mclaren

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 10:20 am
  32. Quanto será que fica para “curar” um bico de carro novo na fábrica?

    Publicado por Bruno | 18/02/2010, 10:22 am
  33. Parece que o “Miltinho” tentou usar slicks.. mas já retornou aos boxes.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 10:28 am
  34. Becken,

    mas quando ele diz que a asa já está a caminho… e pelo tempo em que vai recebe-la… me parece ser muito mais uma questão de logística do que de manufatura.. ou não?

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 10:32 am
  35. Imagina se isso acontece com a Campos ou a US [caso brotassem nos testes]?

    “Bem pessoal, valeu o esforço, conseguimos chegar aos testes mas por conta desta saída de pista… (voz embargada), é o fim.”

    Publicado por Iomau | 18/02/2010, 10:32 am
  36. “Será que fica muito caro levar pelo menos 1 asa de reserva para o treino?”

    Nesse momento a questão não é dinheiro e sim tempo, para eles é mais fácil consertar a asa do que construir uma nova.

    Na fábrica eles estão concentrados a pleno vapor na construção do 2º chassi e parar para construir peças sobressalentes é perca de tempo neste momento. E por enquanto as únicas equipes que testaram os 2 chassis foram Mclaren e Ferrari, as demais ainda não fizeram isso, a Mercedes por exemplo não tem ainda o 2º chassi, provavelmente irão testa-lo em Barcelona, então para uma Virgin e Lotus a coisa não é das mais fáceis.

    Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 10:36 am
  37. Até a TV finlandesa é amis criativa que a Globo nas chamadas para a F1:

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 10:37 am
  38. Ok Claudemir,

    então o “preju” causado pelo Kovalento ainda é pior.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 10:43 am
  39. “Até a TV finlandesa é amis criativa que a Globo nas chamadas para a F1:”

    aqui dava pra fazer uma com o Rubinho competindo naquela corrida de jegues.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 10:53 am
  40. legal a propaganda….. o que ele grita no final?

    O (pé na)Kova deixou sua chance passar, deveria ter mostrado serviço mesmo sendo segundo piloto da McLaren, mas não fez isso. Na minha opinião pura incompetencia….

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 18/02/2010, 10:53 am
  41. Becken,

    Aos 0:38 o Kova desabafou todo o período de Renault e McLaren com um belo e estrondoso “CORRA, BARALHO!”

    É isso aí. Agora vai.

    Publicado por Iomau | 18/02/2010, 10:54 am
  42. Imagino Felipinho que sim, porque não é apenas construir uma nova asa dianteira e sim construir um bico novo com asa (esse que será usado no 2º chassi) então devem mandar o avariado para terra da Rainha e conserta-lo que sai mais barato e mais rápido nesse momento (claro dependendo dos danos) para qua amanhã esteja em Jerez para a sequencia dos testes. Mas o prejuízo nos testes já é colossal para uma equipe que está atrazada no cronograma em relação as demais..

    O di Grassi disse ontem ao Tázio que os problemas da Virgin eram pequenos, será ?

    Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 10:56 am
  43. “Aos 0:38 o Kova desabafou todo o período de Renault e McLaren com um belo e estrondoso “CORRA, BARALHO!””

    Eu acho que seria:

    “CORRA, PARAGUAIO!”

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 11:05 am
  44. Oi pessoal, muito bom estar de volta! Melhor ainda com o MP4/25 detonando…

    Me parece que a Mercedes vai ter que acelerar atrás dos ingleses e italianos pelo menos até Barcelona, o que parece para vocês?

    Publicado por Will | 18/02/2010, 11:20 am
  45. O site da USF1 já foi abaixo…

    http://www.usf1.com/

    Acho que eles não pagaram nem a hospedagem!

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 11:28 am
  46. E o Kova trocou a cor do casco… Parece uma versão verde do capacete do Iceman…rs

    Publicado por Alcides Araújo | 18/02/2010, 11:35 am
    • Seria esse o capecete em questão ?

      Ou a cara dele com ar de que “oque que eu estou fazendo aqui!”

      Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 11:44 am
    • Esse mesmo Claudemir… Ele resolveu adotar a cor do time…rsrsrs só errou no tom! kkkk

      Publicado por Alcides Araújo | 18/02/2010, 11:48 am
    • mas convenhamos, esses cascos da Arai são lindões hein!!!!!

      Fernando

      Publicado por Ffigueiredo | 18/02/2010, 11:57 am
  47. Não dá pra saber quem está “detonando” ou não…tb não acho q a mercedes esteja atras dos concorrentes…. seria imbecilidade achar que schumacher está voltando se não tivesse certeza de que o carro é competitivo…

    prefiro esperar até o Q3 do Bahrein pra poder dizer alguma coisa…

    Publicado por Dennis | 18/02/2010, 11:40 am
  48. Ano passado, falavam que os tempos das Brawn eram blefes, porque estavam muito leves e tal… todos nós vimos e ficamos surpresos ao ver que não era blefe, era tempo baixo mesmo, graças ao projeto simples e eficaz que eles tinham.
    Agora vemos os tempos da Ferrari e Mclaren. São sólidos.
    As duas equipes estão trabalhando muito e demonstram saber o que estão fazendo, isso é o que falta na RedBull. O novo RedBull pode ser o melhor carro, mas a experiência das equipes Ferrari e Mclaren estão e farão a diferença nesse campeonato.
    Eu creio que o campeão de 2010 sairá de uma dessa duas equipes.
    Opinião de uma pessoa que não tem nem 10% do conhecimento dos outros participantes deste blog, estou me metendo apenas rsrs me perdoem.
    Abraço!!

    Publicado por Alcides Araújo | 18/02/2010, 11:42 am
    • Calma Alcides, seu palpite está dentro do que todos imaginam, mas ainda tem alguns fatores que não sabemos nesses testes que colocam em risco qualquer prognóstico mais apurado.

      Eu diria que ainda tem muitas surpresas para acontecer até o início do mundial, e não descartaria ninguém como campeão.

      Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 11:48 am
    • Eu também não, Claudemir. Entrei para as casas de apostas e coloquei U$1.000 na Virgin.

      Publicado por Willian | 18/02/2010, 1:29 pm
  49. Então Will correu tudo bem no seu casamento? A vida de casado que tal?
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 11:47 am
  50. SennaCeccotto, uma maravilha!

    Estive vendo os melhores tempos combinados em Jerez e não achei os Ferrari entre os TOP 5 (sequer entre os Top 10)! Aconteceu alguma coisa que perdi?

    Pos Driver Team Best
    1. Hamilton McLaren 1:19.583
    2. Alguersuari STR 1:19.919
    3. Kobayashi Sauber 1:19.950
    4. Buemi STR 1:20.026
    5. Sutil FI 1:20.180

    Publicado por Will | 18/02/2010, 11:54 am
  51. Além da Ferrari, McLaren e Red Bull, eu coloco a Mercedes como uma das favoritas.

    o carro dela tem se mostrado consistente e,pelo que o Schumi falou, eles devem vir fortes já neste ano.

    na pista, para mim ele supera qualquer um dos atuais pilotos, seja em estratégia, seja no ”braço”..

    eles tem uma equipe competente..é a minha aposta para esse ano.

    mas vai ser um campeonato equilibrado.

    abraços..

    Publicado por Danilo R. | 18/02/2010, 11:55 am
  52. A Ferrari tá furibunda com o mau tempo e tá treinando a rapaziada na troca de pneus!

    Via Twitter:

    We’ve done several pit-stops: it’s time to train the crew for Bahrain!

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 11:58 am
    • Não é so ela:

      The teams seem to have given up on performance work for now, with Barrichello, Rosberg and Massa coming in and out of the pits to practice race preparations.

      Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 12:07 pm
  53. Will,

    ao contrário das equipes citadas ai acima por você, a Ferrari se preocupou em fazer stints bem longo, não flyng laps.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 12:00 pm
  54. ops…

    stints bem longos, não flying laps.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 12:03 pm
  55. Becken, Uma opinião.

    Não gostei muito dessa ferramenta nova de responder ao comentário.

    Embora seja bastante legal para agrupar as opiniões, é ruim de acompanhar nos Posts que tem muitos comentários.

    A tela rola, e a gente acaba se perdendo os comentários que ficam para cima.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 18/02/2010, 12:07 pm
  56. ta quase acabando..
    hora do “Miltinho” pedir para esvaziar o tanque e colocar pneus novinhos em folha e ajustar o carro para ficar com a melhor marca do dia.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 12:28 pm
  57. Valeu Felipinho! Estranhei mesmo a falta dos vermelhos mais em cima da tabela.

    Publicado por Will | 18/02/2010, 12:40 pm
  58. Ainda bem fico contente por vc!

    16:39 h Los tiempos de Massa en su último stint han sido los siguientes:
    1:30.548, 1:31.177, 1:34.394, 1:30.009, 1:29.770, 1:29.590, 1:31.242, 2:06.006, 1:32.652, 1:32.336, 1:31.339, 1:30.995 y 1:30.775.
    Por su parte, los de Vettel han sido:
    1:33.874, 1:32.063, 1:31.873, 1:31.539 y 1:32.125.

    Única coisa que ocorre dizer é que se estiverem testando com o mesmo volume de fuel estão bastante equiparados, mas quem vai saber?
    Mais a chuva esses testes são um autêntico Casino…
    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 12:52 pm
  59. 16:39 h Los tiempos de Massa en su último stint han sido los siguientes:
    1:30.548, 1:31.177, 1:34.394, 1:30.009, 1:29.770, 1:29.590, 1:31.242, 2:06.006, 1:32.652, 1:32.336, 1:31.339, 1:30.995 y 1:30.775.
    Por su parte, los de Vettel han sido:
    1:33.874, 1:32.063, 1:31.873, 1:31.539 y 1:32.125.

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 12:53 pm
  60. 15:54 The track is busier now than it has been for much of the day, but changes to the order look unlikely, with fastest man Hamilton only in the 1m30s.

    to falando…

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 12:55 pm
  61. Ainda bem Will fico feliz por vc! e sua mulher…

    A única coisa que ocorre dizer é que estão bem equiparados os tempos da Ferrari e RBR se estiverem testando o com o mesmo volume de fuel..quem vai saber???

    Um autêntico Casino esses testes ainda mais com a chuva que vai e vem..
    Se estivessem testando Flying Lap ao menos saberíamos que tinham pouca gasolina mas assim..com chuva a pista não tem condição mesmo

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 12:57 pm
  62. Ainda bem Will fico contente por vc e sua mulher!

    Uma autêntico Casino esses testes mas parece que a Ferrari e a RBR estão bastante equiparadas..
    Se estivessem tentando Flying Lap ao menos imaginaríamos que estavam todos no isqueiro assim não dá para ver mesmo e a pista chove não chove seca não seca uma roleta..
    Abraço

    Felipinho o Massa desceu pelo menos em três voltas esse tempo do Ham e depois a imprensa espanhola a inglesa deixa te dizer..
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 1:03 pm
  63. Ainda bem Will fico contente por vc e sua mulher!

    Uma autêntico Casino esses testes mas parece que a Ferrari e a RBR estão bastante equiparadas..
    Se estivessem tentando Flying Lap ao menos imaginaríamos que estavam todos no isqueiro assim não dá para ver mesmo e a pista chove não chove seca não seca uma roleta..
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 1:03 pm
  64. Não consigo fazer posts..

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 1:04 pm
  65. Ainda bem Will fico contente por vc e sua mulher!

    Uma autêntico Casino esses testes mas parece que a Ferrari e a RBR estão bastante equiparadas..
    Se estivessem tentando Flying Lap ao menos imaginaríamos que estavam todos no isqueiro assim não dá para ver mesmo e a pista chove não chove seca não seca uma roleta..
    Abraço

    Mas não foi publicado…

    Publicado por SennaCeccotto | 18/02/2010, 1:05 pm
  66. é.. não deu pro “Miltinho” hoje:

    1. R. Barrichello (Williams) 1:27.145-98v
    2. V. Petrov (Renault) 1:27.828-56v
    3. S. Vettel (Red Bull) 1:28.162-70v
    4. N. Rosberg (Mercedes GP) 1:28.515-71v
    5. F. Massa (Ferrari) 1:28.879-92v
    6. P. De la Rosa (BMW-Sauber) 1:29.691-08v
    7. P. di Resta (Force India) 1:30.344-33v
    8. T. Glock (Virgin) 1:30.475-72v
    9. A. Liuzzi (Force India) 1:30.666-24v
    10. L. Hamilton (McLaren) 1:30.979-57v
    11. S. Buemi (Toro Rosso) 1.32.678-57v
    12. H. Kovalainen (Lotus) 1:33.554-30v

    Para avaliar alguma coisa hoje, só se tivessem cronometrando as trocas nos boxes.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 1:10 pm
  67. Hoje foi péssimo!

    Publicado por Will | 18/02/2010, 1:13 pm
  68. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Ao que parece, além do kovalento ter acabado com o trabalho da equipe, o outro destaque de hoje deve ser creditado ao fato da Sauber não ter andado quase nada, comparada as demais equipes…

    Publicado por Edgard | 18/02/2010, 1:20 pm
  69. “Impossível saber o que há por trás da atitude da equipe de Woking nessas sessões de teste: se é uma demonstração de força ou simples simulação para a classificação, e aí eu deixo para vocês especularem.”

    De novo ela tentou o mesmo esquema, só que desta feita as condições da pista não permitiram.

    E como você pediu para que a gente especulasse, ai vai minha opinião:

    Com os tempos que ela tem mostrado até o quase o final do treino (sempre beirando as últimas colocações), onde consegue essas voltas, eu diria que:

    é uma tentativa de demonstrar uma força que ainda não tem.

    Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 1:20 pm
    • Concordo… ;)

      Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 1:24 pm
    • Discordo!

      Se tem uma coisa que eu sei nesses quases 30 anos de F1, é que nessa pré-temporada eu não sei nada. Não digo sobre quem está melhor ou pior, está tudo muito embaralhado, não há como saber o que cada equipe está fazendo.

      Hoje deu Williams, mas e daí ?

      Parafraseando o Titans.

      É a melhor equipe de todos os tempos do último teste.

      Mas será que está tão apocalípitico assim a Mclaren, imagino que não, é apenas implicâcia de alguns.

      Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 1:35 pm
    • Imaginava… rsrsrs

      Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 1:40 pm
  70. Becken, Uma opinião.

    Não gostei muito dessa ferramenta nova de responder ao comentário.

    Embora seja bastante legal para agrupar as opiniões, é ruim de acompanhar nos Posts que tem muitos comentários.

    A tela rola, e a gente acaba se perdendo os comentários que ficam para cima.

    Fernando

    Bem observado. Gostaria de ler a opinião do resto a respeito, mas talvez seja o caso de desativá-la nos dias de testes!

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 1:29 pm
    • Talvez para dia de testes seja realmente ruim, mas no geral é interessante porque facilita a conversação.

      Publicado por Willian | 18/02/2010, 1:31 pm
    • Fica bem melhor para seguir a seqüencia de conversas, é só tempo do pessoal se acostumar.

      Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 1:42 pm
    • A ferramenta é um plus no blog, com certeza. Agora, se vamos fazer bom proveito dela ou não já é questão de organização de todos nós que acompanhamos o blog. Talvez, Becken, seja legal habilitar esta ferramenta somente nos posts pós-corrida, assim os comentários referentes ao mesmo assunto podem ficar agrupados, já que depois de uma corrida discute-se muitas coisas, desde o vencedor, até mesmo sobre o desempenho de determinada equipe ou piloto, ou aquele acidente, etc. Assim os comentários ficam setorizados.

      Publicado por Galkadesh | 18/02/2010, 2:21 pm
  71. Esse comentario do Becken ai é fake =p

    Publicado por stephan könig | 18/02/2010, 1:29 pm
  72. Achei interessante a ferramenta.

    Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 1:39 pm
  73. Becken,

    Concordo com o Fernando com realção a ferramenta nova de responder os comentários.

    Um abraço,

    Sirlan

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 18/02/2010, 1:45 pm
  74. Report da Ferrari:

    Jerez de la Frontera, 18 February 2010 – Another very difficult day at the “Circuito Permanente de Velocidad” in Jerez in Andalusia, where eleven teams are working in the test sessions with the 2010 Championship in sight. The rain in the morning made it impossible to use the tyres for the dry track. When Felipe Massa tried them, just after 2pm, he immediately went off the track, fortunately without any consequences for the car. Furthermore now there is some strong wind, which made the single-seater’s handling on the track even more difficult.

    And if that wasn’t enough, the Scuderia Ferrari’s work has been slowed down due to a mechanical problem and Felipe had to stop at the box for a long time for reparations.

    Traduç.: (Como se não fosse o bastante, os trabalhos da Scuderia foram atrasados por problemas mecânicos e Felipe teve que parar por um longo tempo nos boxes)

    This is why the Brazilian, at 2:30pm, had only driven 46 laps, his fastest in a time of 1.28.879, almost two seconds slower than Barrichello‘s 1.27.145. Until now, with 74 laps, the Williams driver has driven more kilometres than any other driver out on the track.

    Esse chassi novo não foi benzido na Capella de Mugello…

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 1:48 pm
    • Interessante que mesmo com todo esse tempo parado, ele foi o segundo em número de voltas.

      Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 2:46 pm
  75. Felipinho,
    Você parece bastante preocupado com a performance do Hamilton e da Mclaren, ou é só impressão minha?
    Não vou citar fontes, pois são apenas opiniões de quem está acompanhando os testes in loco, mas se eu fosse você, me preocuparia mais com a sua Ferrari, que neste momento está a 0,6s das RedBulls e meio segundo da Mclaren de Hamilton quando com tanque cheio.
    Se nada mudar até a corrida, a 1ª Ferrari deve terminar a corrida a mais de 1 min do vencedor, se não tiver safety car, é claro.
    abraços

    Publicado por Eluiz | 18/02/2010, 1:53 pm
    • Como você sabe a quantidade exata de combustivel para comparar os tempos de volta?

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 18/02/2010, 2:00 pm
    • Por essa lógica, então a Virgin, vai chegar uns três dias atrás da Red Bull…

      Publicado por Alex-Ctba | 18/02/2010, 2:13 pm
    • Alex, talvez não. Vai que o Mr. Branson instale um pacote de peças do Virgin Galactic, tipo propulsores, aí pode ser que cheguem algumas somente algumas horas.

      Publicado por Iomau | 18/02/2010, 2:35 pm
    • 3 dias não, porém pelo menos duas voltas sim.
      Não nos esqueçamos que não haverá reabastecimento neste ano.
      O reabastecimento foi introduzido para diminuir a distância estratosféricas entre as equipes.
      Quem assistia às corridas nos anos 80 deve lembrar do que estou falando. Claro, a maioria dos brasileiros não prestava atenção nisto pois sempre tinhamos brasileiros na frente, portanto, o que acontecia atrás no grid era irrelevante.
      Antes mesmo do campeonato deste ano começar já estão falando em voltar com o reabastecimento em 2012.
      As corridas, calcula-se, serão extremamente modorrentas. No entanto, é bem provável que haja alguns safety cars a mais por conta das novas equipes, isso se tivermos realmente 13 equipes.

      Publicado por Eluiz | 18/02/2010, 2:52 pm
    • Caro Eluiz,

      a minha opinião sobre a McLaren é minha opinião (deixei bem claro no post), não possuo fontes milagrosas, nem tão pouco dados “mágicos” das pessoas do meio.
      Como já disse em outros posts, gosto de provocar os McLaristas deste blog.

      O estranho sempre é que quando a Ferrari faz os melhores tempos (como foi em Valência), é porque tava treinando sem lastro ou com o carro fora do regulamento.
      Já o mesmo não se diz quando a Sauber ou McLaren faz o melhor tempo do dia.

      Quanto a “minha” Ferrari, aguardo ansiosamente pelo lançamento do carro B, tomara que consigam até o Barehein.

      Abraços

      Publicado por Felipinho | 18/02/2010, 2:31 pm
  76. responde a enquete do dia…

    é e não é bom, depende o ponto de vista.

    no dia de hoje tá complicado acompanhar os comentários….

    Eluiz, como você sabe quanto de cheio estava os tanques?

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 18/02/2010, 1:59 pm
    • Há pessoas que acompanham os bastidores da Formula 1 há mais de 30 anos, amigos. Além de fontes dentro das equipes, depois de certo tempo, as coisas se tornam bem calculáveis para quem é do “meio”.
      Porém, falta quase um mês para a 1ª corrida e a Ferrari tem engenheiros bem competentes, apesar de gerencialmente canhestra nos últimos anos.
      abraços

      Publicado por Eluiz | 18/02/2010, 2:22 pm
  77. Vídeo bacana da “Manor”:

    Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 2:20 pm
    • Becken,

      Torço para que seja a melhor das estreantes. Com certeza é a mais simpática, ou conseguem passar essa imagem muito bem.

      Acho o Di Grassi e o Glock bem mais confiantes do que o Kova e o Trulli. Já vi o Trulli falando no canal Speed, que não era o que ele esperava (pilotar para a Lotus de origem vizinha a Foz do Iguaçu), mas que era a melhor chance que ele acabou tendo.

      Sei não, mas acho que ela pode surpreender.
      O He-Man se empolgou com a Brawn ano passado… vai que essa barata flamenguista começa a evoluir. Só o tempo dirá.

      Publicado por Iomau | 18/02/2010, 2:47 pm
    • “Barata flamenguista”… HAHAHA!

      Publicado por Daniel Gomes | 18/02/2010, 5:26 pm
  78. Se pararmos pra pensar, a idéia de proibir o reabastecimento ao mesmo tempo que entram novas equipes é muito interessante.

    Se um piloto dispara na frente, sempre haverá a possibilidade de um SC juntar tudo de novo;
    Se dispara na frente detonando os pneus, terá problemas nas voltas futuras.

    Porém, uma coisa não concordo: obrigar a fazer paradas. Se alguém quisesse tentar fazer a corrida inteira só com um jogo de pneus, deveria poder tentar.

    E pra finalizar, Tio Bernie deveria trazer um pacote de dificultadores para termos mais acidentes, como freios de Fusca e proibir aerofólios……

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 18/02/2010, 3:17 pm
    • aHHHH, DIFICIL, se vc mecher nos freios, vão dizer que a F1 é um esporte de tecnologia de ponta… e tudo mais… e que não evoluir este tipo de tecnologia seria um passo pra trás… E vendo hoje, o 100 metros da curva os carros conseguem parar a quase 300 km por hora…

      Publicado por Jackson | 18/02/2010, 4:01 pm
  79. Retiro o que disse sobre o sistema de respotas.

    Ficou mesmo complicado de acompanhar alguns comentários.

    Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 4:59 pm
    • Amanhã desativo o sistema Claudemir, mas continua ainda hoje como forma de teste. Não tive suficiente feedback a respeito ainda…

      Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 5:48 pm
  80. Eluiz

    Impressionante esta sua análise da performance da Ferrari frente ás concorrentes Redbull e Mclaren. Estou acompanhando todos os testes e ainda não vi ninguém analisando esses dados que você mencionou com tanta certeza. Gostaria também de obter essas fontes que você tem. So vejo especulações sobre análises de mídias que estão tentando levar favoritismo para a sua equipe local ou piloto local. Não consigo ver nada além disto, pois está tudo muito obscuro para mim.

    Publicado por Ilton Fernandes | 18/02/2010, 5:09 pm
  81. Pois é Eluiz, desconheço estas informações que vc nos passou aqui.
    Como é que dados tão preciosos como estes não chegaram aos principais insiders e players da mídia em geral.
    E em meio a esses caras que acompanham a f1 a mais de 30 anos,certamente tem muitos jornalistas muito bem relacionados, que estariam “doidinhos” para dar esse furo. Afinal o furo é o gol do jornalista.
    Sei não…essa sua informação tá me parecendo um pouco furada. Vamos esperar para ver.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 18/02/2010, 6:00 pm
  82. Gostária de poder fazer uma análise completa com a minha visão sobre os testes, mas infelizmente a chuva e a variação de pesos das equipes não permitem que façamos isso, porém, há alguma coisa a ser ressaltada hoje em Jerez.

    Timo Glock, Virgin Cosworth, 1:30.476, 72 voltas.

    Pelo menos em condições de chuva hoje eles andaram bem, ficaram muito próximos da Force India e a frente da Mclaren (não que dizer nada com os testes dessa maneira) mas é um sinal de que o projeto em CFD não seja tão desastroso como alguns projetistas e dirigentes de renome andaram desconfiando da possibilidade de dar certo.

    Bem, se ele não der certo é coisa que veremos ao decorrer do campeonato, mas existem pontos importantes que podem ser levados em consideração.

    CFD sendo usado de forma ostensiva como foi, pode ser o grande caminho para sanar os rombos financeiroas na F1, uma equipe como a Mclaren que dispoem de super-computadores poderia ser a grande beneficiada caso o projeto da Virgin dê certo.

    Cosworth, ao menos de motor eles não terão problemas, então podem fazer um grande avanço no que tange a área aerodinâmica podendo aprimorar seu projeto, já que não vão ser gastos rios de dinheiros com produção de escalas de 60% e aluguéis de tuneis de vento. Isso dará a eles uma grande chance de terminar o ano em posição de brigar para sair das últimas posições.

    Conhecimento do carro, ontem o di Grassi falou ao Tázio que os problemas que vinham afetando o carro eram de ordem pequenas como sensores de motor e outras coisa mais de fácil solução, isso com os testes e com o decorrer da temporada podem ser sanados, mas não sabemos ainda se existem problemas de ordem aerodinâmica que possam afetar o conjunto de suspensão e pneus ou até mesmo vibrações que podem causar problemas maiores, mas isso não sabemos de nenhuma outra.

    E por fim a manufatura de peças, que parece ser o calcanhar de aquiles das estreantes no mundial nessa reta final de preparativos, hoje a Lotus sofreu com a falta de um mísero bico e asa (bicos e asas que custam milhares euros) e a Virgin passou pela mesma agrura, então chega-se a conclusão que ambas estão a toque de caixa nas fábricas construindo o segundo chassi e estão no bico do corvo nos testes, e serão assim nas primeiras corridas, podendo até ficar fora de algumas delas por falta de peças.

    O que deixa a impressão por enquanto é que não serão uma Lola ou Forti Corse, estão mais para a simpática Minardi, não acredito que vão fazer um campeonato esplendoroso chegando em posições de pontuar, mas acredito que serão honestos e se continuarem com o desenvolvimento do carro podem chegar a frente a Lotus e Stefan.

    Publicado por Claudemir Freire | 18/02/2010, 6:03 pm
    • UAU, belo comentário, Claudemir. Interessante as observações, principalmente sobre as estreantes e a logística na manufatura de peças!

      Publicado por Becken Lima | 18/02/2010, 9:46 pm
  83. Falar o que de um teste em que a Williams e a Renault terminam na frente? McLaren no fundão, Ferrari no bolo…

    Acho muito precipitado dizer que uma Ferrari que dominou a primeira semana estaria meio segundo mais lenta que a Red Bull. Engraçado ver gente subestimar a Ferrari como se em Maranello não houvesse tecnologia de ponta e os italianos “trapalhões” não fossem mestres em construir os mais poderosos e desejados carros do mundo há décadas.

    Publicado por Carlos T. | 18/02/2010, 8:51 pm
  84. Claudemir,

    Bem observado. Talvez o tempo e as voltas percorridas pelo Glock tenham sido o fator mais relevante do treino de hoje.

    Acho que num comentário anterior você falou também sobre as 8 voltas da Sauber. Parece que foi opção mesmo. Já conhecem bem o carro e testaram os componentes. Agora deve ser a fase de buscar acertos específicos. Prefiriram não gastar uma grana apenas para andar, ainda mais se arriscando a bater.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 18/02/2010, 10:02 pm
  85. A BMW Sauber decidiu que simplesmente não vai mais colocar seu carro em condições de tempo tão ruins como a desta quinta-feira (18) em Jerez de la Frontera. A equipe acredita que já tem informações suficientes sobre o carro em pista molhada e que agora só vale a pena colher dados sobre o desempenho do C29 no seco.

    Pedro de la Rosa foi o piloto que assumiu as atividades do time no circuito andaluz nesta quinta. O espanhol deu apenas oito voltas no traçado e retornou aos boxes, sem sair novamente ao longo do dia. E isso foi o suficiente para que atingisse o sexto tempo, se mantendo nesta posição até o fim das atividades, com 1min29s691.

    A pista estava molhada no início do dia e foi secando com o tempo. Com grandes trilhos secos no asfalto, De la Rosa voltou ao carro por volta das 15h30, horário local (12h30, de Brasília). Mas quando o veterano já estava praticamente com as mãos no volante, começou a chover, e a escuderia decidiu que o piloto não iria para a pista com essas condições.

    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/02/18/com+chuva+incessante+bmw+sauber+decide+que+so+andara+com+pista+seca+9401458.html

    Publicado por wilson | 18/02/2010, 10:05 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: