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Testes de pré-temporada – Dia # 10

IMAGEM: Ferrari /Divulgação Sem pista seca, equipes treinaram pit stops e outros procedimentos de corridas

Ontem foi o segundo dia de quase absoluta improdutividade para as equipes em Jerez de La Frontera. Com toda a quinta-feira sob intensas chuvas e mais quatro bandeiras vermelhas interrompendo atividades, algumas equipes esqueceram os seus programas de testes e resolveram concentrar energia em procedimentos de corridas, principalmente pit-stops.

Com Heikki Kovalainen nocauteando o já bem complicado programa de testes da nova Lotus, o Claudemir Freire sumarizou bem nos comentários o que pode ser outra terrível dor de cabeça para as debutantes em 2010: a logística na manufatura de novas peças, o que pode afetar desenvolvimento e até deixá-las fora de alguma corrida.

— 72 voltas completou a simpática Virgin ontem, o que é um enorme passo no seu programa de desenvolvimento.

— Probleminhas ontem, novamente, com o segundo chassi da Ferrari, o que me dá a impressão de que o carro não foi benzido na capelinha de Mugello.

— Curioso que Massa se recusa a responder a respeito da pane seca, o que afinal entrega que foi pane seca:

Áudio: Tazio.com.br

— Fofocando com seus amigos da grande imprensa que estão em Jerez, Joe Saward soltou essa em seu blog ontem:

Com relação à Red Bull, eu ouço fora dos microfones que eles andam um pouco desapontados com a velocidade do novo carro. Isto não significa que seja lento, simplesmente significa que não foi o grande salto que esperavam. Mercedes GP estará bem, mas não sensacional. A Ferrari tem um carro definitivamente rápido, mas as pessoas continuam a me dizer que há problemas com relação ao consumo em longas distâncias de corrida.

— Joe Saward

O dia hoje finalmente promete algum tempo seco, então fiquem à vontade para dividir links, fotos e informações que acharem interessantes na sessão de comentários.

Tempos finais

1 Webber Red Bull 1m19.299s
2 Alonso Ferrari 1m20.115s  +0.816
3 Button McLaren 1m20.394s  +1.095
4 Hulkenberg Williams 1m21.432s  +2.133
5 Schumacher Mercedes 1m21.437s  +2.138
6 Kubica Renault 1m21.916s  +2.617
7 Sutil Force India 1m21.939s  +2.640
8 Kobayashi Sauber 1m22.228s  +2.929
9 Alguersuari Toro Rosso 1m22.564s  +3.265
10 Di Grassi Virgin 1m23.504s  +4.205
11 Kovalainen Lotus 1m23.521s  +4.222

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Vista aérea do circuito

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Onde acompanhar os testes

Motor 21

F1 Today

Live GP

Williams – Tempos de volta ao vivo

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Escalação para os próximos dias de testes

EQUIPES 17 de Fevereiro 18 de Fevereiro 19 de Fevereiro 20 de Fevereiro
Sauber de la Rosa de la Rosa Kobayashi Kobayashi
Ferrari Massa Massa Alonso Alonso
Force India di Resta/Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil
Lotus Fauzy Kovalainen Kovalainen Trulli
McLaren Hamilton Hamilton Button Button
Mercedes GP Schumacher Rosberg Schumacher Rosberg
Red Bull Vettel Vettel Webber Webber
Renault Petrov Petrov Kubica Kubica
Toro Rosso Buemi Buemi Alguersuari Alguersuari
Virgin di Grassi di Grassi Glock Glock TBA
Williams Barrichello Barrichello Hulkenberg Hulkenberg

Discussão

146 comentários sobre “Testes de pré-temporada – Dia # 10

  1. Concordo com Joe. Não sobre a Red Bull, uma vez que ela ainda não conseguiu testar com pista seca. Mas vimos a velocidade do F10 da Ferrari em Valência. A Mercedes tá ali no bolo, mas definitivamente não é a mais rápida. Já a McLaren, também é uma incógnita. Há quem diga que estão tão rápidos quanto a Williams, o que sugere estarem lentos, rssss.

    Publicado por Ylan Marcel | 19/02/2010, 12:51 am
  2. Eu não penso que a Red Bull esteja tão aquém do que foi planejado. Ela está apenas uma cadeira atrás no processo evolutivo das demais, correndo contra o tempo para recuperar o primeiro teste perdido.

    No ano passado, também falhando as primeiras sessões, a Red Bull não impressionou na pré-temporada. Aliás, nem nas primeiras corridas. A primeira surpresa, depois da Brawn, era a Toyota.

    O mesmo deve acontecer esse ano.

    Apesar disso, é possível enxergar evolução no RB6 desde a semana passada. O próprio Horner declarou isso. Nós apenas não sabemos se o motor Renault será confiável numa temporada tão longa. Essa será a chave da questão para a Red Bull.

    Publicado por Willian | 19/02/2010, 4:22 am
  3. Bom dia,

    devido a compromissos profissionais, hoje não vou acompanhar os treinos por aqui como de costume (sim vou dar um pouco de sossego aos McLaristas, hehe), mas passo ao final do dia para ler o que foi escrito por aqui e ver a análise do pessoal.

    Becken,

    o problema de velocidade da Red Bull tem um nome: RENAULT.

    Abraços

    Publicado por Felipinho | 19/02/2010, 6:19 am
  4. Perguntinha básica, os bicos e asas dos carros são de fibra de carbono ou kevlar ?

    É usado kevlar em algum lugar do carro?

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 19/02/2010, 7:22 am
  5. Go MP4/25!

    Não sei não, mas começo a imaginar que a disputa será polarizada entre McLaren e Ferrari (old times).

    Ao contrário do que desejamos, acho que Williams, Mercedes e Red Bull estarão um passo atrás…

    Publicado por Will | 19/02/2010, 7:43 am
  6. Bom dia a todos e vamos aos testes. Vamos ver o q o Koba apronta hj. Becken, em relação ao dispositivo de resposta do bog, acho uma boa ferramenta, mas vc fez certo em desativar nesses dias de testes, pq eu q acompanho os comentários por email, fica realmente confuso, mas é uma boa ferramenta sim e vale a pena ser utilizada.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 7:44 am
  7. O Becken, uma pergunta…
    Além das pistas na Espanha pq as equipes não treinam em outras pistas de países ali da Europa (Portugal, Itália, França, Alemanha, etc), que são todos pertos e os custos de logística e tudo mais, ainda que sejam um pouco mais caro do que treinar na Espanha, em comparação em treinar no oriente médio, como quer a ferrari, seria mesmo assim infinitamente mais barato.
    Não é possível que esteja chovendo tanto assim em todos os lugares da Europa, que tornem impossível treinar tb nesses outros lugares, e tb essas equipes tem “radares” ultra-avançados para se planejar, quanto a questão metereológica…
    Ou será a FIA (políticas e td mais) que tb impõe tb onde treinar….
    Obrigado e valeu a todo aiii…..

    Publicado por Diego | 19/02/2010, 7:55 am
  8. Bons dias meus Formula 1 freaks like me..

    Hoje parece que vamos ter bom tempo o dia todo e já se começaram a picar a Ferrari e a McLaren..será que vai animar?
    Alonso terá os mesmos problemas que o Massa?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 7:56 am
  9. Só pra sacanear: O Alonso nunca tem os mesmos problemas que o Massa…

    SennaCeccotto, pelo que tô vendo Button e Alonso estão querendo as manchetes do dia!

    Publicado por Will | 19/02/2010, 8:01 am
  10. Diego desculpa me intrometer mas na Europa onde não chove.. neva.. portanto..no Algarve parece que fez um bocadito de melhor tempo mas não muito afinal não está assim tão longe de Jerez..
    Aí nas Américas é que é verão mas também chove não?
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 8:02 am
  11. Will

    desculpa ontem a repetição das mensagens mas não estavam entrando..e depois vieram todas de sopetão…

    para BURN mais e pôr isto ardendo:

    Alonso é mais rápido e cuida muito mais o material..

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 8:05 am
  12. Voltando onde não chove
    um circuito que era bom e onde é verão nesse momento mas também é longe é Kayalami na África do Sul onde agora não há provas..nem sei como estará..e aí não tem as chuvadas de verão das Américas..

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 8:10 am
  13. SennaCeccotto, me parece que a A1GP correu em Kayalami há pouco tempo.

    Publicado por Will | 19/02/2010, 8:19 am
  14. É SennaCeccotto, vc tem razão na Europa qdo não chove, está nevando.
    E aqui na América é verão mais chove demais tb…
    Portugal seria uma ótima opção, mas tb pode chover…
    Mas como as equipes planejam esses testes, é isso q eu me pergunto…
    Outras categoria dos automb. mundial tb treinam, será q todas pegam chuva e como elas se planejam..
    Pq com a chuva os treinos ficam complicados e as equipes de uma forma ou outra acabam “jogando dinheiro fora”, por não fazerem o treino adequado…
    Obrigado e um Abraço a todos…

    Publicado por Diego | 19/02/2010, 8:19 am
  15. Becken

    Joe > A Ferrari tem um carro definitivamente rápido,

    Agora o cara ja mudou ?

    1o Ele dizia que os dados do tunel de vento eram desanimadores que a Ferrari ia fazer o carro B

    Depois

    A Ferrari fez o melhor tempo pq tirou todo o lastro.

    Fontes de dentro confirmam que a Ferrari esta fazendo o carro B pq esse é um fracasso.

    AGORA O CARRO é RAPIDO !!!

    ASSIM È FACIL SER TORCEDOR E DIZER QUE È UM GRANDE INSIDER DE FORMULA 1.

    Sei que voce gosta dele, mas pelo amor de deus, o cara se contraria toda semana.

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 8:22 am
  16. Diego, o problema é q com esse nº reduzidíssimo de testes, tem q rezar para São Pedro não mandar chuva no período marcado, senão, dançou. Agora só tem Barcelona semana q vem.

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 8:33 am
  17. 1o Ele dizia que os dados do tunel de vento eram desanimadores que a Ferrari ia fazer o carro B

    Rsrsrsrs… vc não está confundindo com… James Allen? rsrsrsr

    Ah.. aliás o James Allen nunca disse isso, quem disse foi um jornalista italiano da Autosprint! ;)

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 8:34 am
  18. Onde esta escritorio contraria, era para ser Contradiz

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 8:34 am
  19. Will

    Não há provas de Formula 1 …

    Diego

    o que está acontecendo em Jerez é quase surreal como eu disse num post há uns dias lá chove
    assim.. nunca.. pouco no máximo dez dias por ano..tiveram um pouco de azar ..é do aquecimento global.. cuidado que estão prendendo caras po falsear resultados e não na F1..
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 8:36 am
  20. Becken ->

    Mais uma vez voce ta certo, do tunel de vento foi o Allen.

    Mas o Joe tb ja falou que Ferrari nao ia bem.

    ——————————- X ——————————————–

    Sem querer ser puxa saco, o Becken ta dando de mil nesses “suspostos” insiders todos ai..

    Ninguem acertou nada do que falavam no inicio dos testes.

    A posição do Becken (tirando sempre a forçação para falar bem da Mclaren rs) de ir deixando os fatos acontecerem e cavando noticias em cima foi sempre perfeita. È uma pena que ele nao esteja ligado a um grande site, pois merecia e muito.

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 8:39 am
  21. Tempos até o momento:

    1 Button McLaren 1m20.394s
    2 Webber Red Bull 1m21.684s +1.290
    3 Alonso Ferrari 1m21.771s +1.377
    4 Kubica Renault 1m21.916s +1.522
    5 Alguersuari Toro Rosso 1m22.973s +2.579
    6 Schumacher Mercedes 1m23.320s +2.926
    7 Sutil Force India 1m24.407s +4.013
    8 Hulkenberg Williams 1m25.357s +4.963
    9 Kobayashi Sauber 1m25.818s +5.424
    10 Di Grassi Virgin 1m31.670s +11.276

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 8:41 am
  22. Sem dúvidas o melhor lugar para se acompanhar os treinos e a F1 em geral é aqui! O Becken está de parabéns!

    PS: Já perceberam que no blog do Rafael Lopes, da Globo, tem um post com Wallpapers com os carros das equipes, e o cara teve a cara de pau de colocar “Manor” VR01! Fala sério!!

    Já virou absurdo isso, RBR e STR dava até pra engulir, mas Manor?!

    Publicado por André Távora | 19/02/2010, 8:44 am
  23. Stints do Jenson:
    23 1:23.250
    24 1:21.435 -1.815
    25 1:21.567 +0.132
    26 1:21.468 -0.099
    27 1:21.765 +0.297
    28 1:21.739 -0.026
    29 1:21.923 +0.184
    30 1:22.331 +0.408

    Fernando:
    39 1:22.760
    40 1:21.864 -0.896
    41 1:21.771 -0.093
    42 1:21.925 +0.154
    43 1:28.766 +6.841
    44 1:21.891 -6.875

    Webber:
    9 1:26.409
    40 1:21.786 -4.623
    41 1:23.926 +2.14
    42 1:21.684 -2.242
    43 1:22.730 +1.046
    44 1:22.454 -0.276
    45 1:23.116 +0.662

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 8:44 am
  24. Olha, o F10 é rápido, mas não tanto quanto o MP4-25…

    Estou com uma pulguinha atrás da orelha…para mim, em termos de velocidade, teríamos:

    MP4-25 > F10 > RB6 >W01/FW32 > STR5/R30

    Minha pulguinha é o consumo…

    Ferrari >>>>>>>> Cosworth /Mercedes >> Renault

    Publicado por Will | 19/02/2010, 8:45 am
  25. Queria ver o Lewis hoje na pista versus Button…

    Publicado por Will | 19/02/2010, 8:51 am
  26. UAU, a Stefan GP é a minha equipe preferida, definitivamente.

    Os caras acionaram a FIA via Comissão Européia meses atrás, contrataram o banido Mike Coughlan, mandaram equipamentos para o Bahrein, contrataram pilotos e hoje, finalmente, puseram a “Stefânia 001” para funcionar em Colônia:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/81593

    Esses caras têm aquilo roxo. Por tudo isso já acho que mereceriam uma chance…

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 8:56 am
  27. 12:41 h Cronos de Jaime: 1:22.973, 1:23.131, 1:23.412, 1:23.241, 1:23.425, 1:23.641, 1:23.736, 1:23.891, 1:24.115, 1:14.605. Di Grassi a boxes.

    o cara baixou 10 segundos em uma volta….

    ta ai o novo campeão

    hehehehhe

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 19/02/2010, 8:57 am
  28. Tomás,

    Um tal de Zeph fez a mesma pergunta q vc – o porquê de o Joe ter usado a Mclaren como parâmetro. E esta foi a resposta dele:

    Zeph,

    The truth is that McLaren looks pretty strong…

    ……………………………………………………….

    Ainda sobre o assunto….:

    A Mclaren colocou ontem em seu site:

    “… the team is happy with MP4-25’s competitiveness.”

    Pra falar em competitividade necessariamente estão comparando o carro com os demais. Assim, as equipes têm total noção do que as demais estão testando nas garagens ao lado.
    Depois de um começo desastroso como o de 2009, acho q a Mclaren n iria arriscar um palpite desses a toa.

    Publicado por Leandro Magno | 19/02/2010, 9:00 am
  29. Ferrari anuncia que está experimentando uma peça na mudança da roda que permitiria bater o record da McLarem em 1989 de 3,9 S vamos esperar para ver que revolucionária peça é essa..estão ficando pra trás com o carro e têm de ganhar tempo nos pit-stop??

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 9:09 am
  30. Estava lendo uma entrevista no Tázio de um engenheiro brasileiro na Force India Robert Sattler, ele disse uma coisa que seria interessante a debater aqui.

    “Para o cálculo de consumo de combustível, algumas equipes utilizam pouca gasolina no carro, até causando depois a pane seca. “A gente não fez isso aqui, só quando fizemos o shakedown em Silverstone, pois você perde muito tempo parando na pista e pra recuperar. Mas tenho certeza que as outras equipes fazem. Não é só tanque vazio, mas também é o combustível quente, que é o grande problema. Você vai carregar o mesmo combustível a corrida inteira, o combustível vai estar bem quente e pode ser um problema no final da corrida com relação à pressão.”

    “Assim, a partir de 2010, situações como o safety car serão vistas de outra forma pelos estrategistas. “Até o ano passado, quando entrava o safety car, ficávamos felizes, pois economizávamos combustível. Hoje, entrou o safety car, vamos ter que queimar combustível o mais rápido possível. E, pelo mapeamento dos motores, sabemos que não é possível queimar tudo durante o safety car, então teremos que queimar logo depois da relargada para não carregar peso em excesso.”

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16549/

    São os pedaços mais interessantes da entrevista.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 9:11 am
  31. Acessem aí e vejam: http://www.pechitolopez.com.ar Suspeito, não?

    Hoje deve ser anunciada a desistência da US F1.

    Publicado por Pechito Lopez | 19/02/2010, 9:15 am
  32. Bom dia Rapaziada………Pra não falarem que eu só falo do Massa,vim dar um apoio moral ao sobrinho do titio Briatore o Fernandinho.Ele vai precisar,já que longe do titio ele não ganhou nada.Só fez tomar tempo daquele moleque vindo da Gp2.

    Publicado por Daniel | 19/02/2010, 9:23 am
  33. Bom dia Daniel seja bem-aparecido..não está esquecendo nada no seu nick?

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 9:25 am
  34. SennaCeccotto

    Acho q a McLaren parece bem forte este ano, talvez a mais forte, e o recorde de pit stop se não me engano pertence a Benneton, ou seria Williams ? Alguém me ajude por favor…

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 9:34 am
  35. Alex.

    É da Ferrari, Cingapura 2008.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 9:36 am
  36. Melhor tempo da Ferrari em Jerez: 1min21.4s —> muito lento!
    Melhor tempo da Red Bull em Jerez: 1min21.2s —> muito lento!
    Melhor tempo da Mercedes em Jerez: 1min20.6s —> muito lento!
    Melhor tempo da Mclaren em Jerez: 1min19.5s —> muito rápido!

    rsrsrsrs

    Publicado por Will | 19/02/2010, 9:38 am
  37. McLaren 1989 3,9s só se mudava pneu na altura
    quem fala em 2008 também meteu gasolina?

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 9:39 am
  38. Claudemir

    Recorde de lambança ?

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 9:40 am
  39. Alto rectificação

    A marca a ser batida em 2010 é de 3,2 segundos. Este é o menor tempo registrado numa parada para troca de pneus, atribuída à Benetton de Flavio Briatore, no GP da Bélgica de 1993, último ano sem reabastecimento até aqui.

    Segundo a assessora da Williams, os incansáveis ensaios dos mecânicos de Grove para esta temporada já baixaram da faixa de 3 segundos. Imagina só… Pit stops na casa dos 2 segundos em 2010! E olha que os homens da Williams normalmente não possuem MBA em paradas de box.

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 9:41 am
  40. “Recorde de lambança ?”

    Claro! :D

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 9:48 am
  41. Acertou Alex-Ctba

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 9:52 am
  42. 13:52 h Fernando Alonso se coloca primero con el primer crono del nuevo stint, 1:20.116.

    O Asturiano se enfezou com a brincadeira!!!

    Publicado por Will | 19/02/2010, 9:59 am
  43. UAU, olha só que “stint” espetacular do Alonso inclusive com a volta mais rápida do dia:

    80 1:24.303
    81 1:20.115 -4.188
    82 1:20.656 +0.541
    83 1:20.588 -0.068
    84 1:20.639 +0.051
    85 1:20.739 +0.1
    86 1:20.662 -0.077

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 10:00 am
  44. Qual o problema com a Sauber? Eles queriam testar em tempo seco e o Koba está paradão…

    Publicado por Will | 19/02/2010, 10:09 am
  45. O espanhol está voar, parece q já é o chassi B, eheheeh

    Publicado por Jonas | 19/02/2010, 10:11 am
  46. Acho q é o chassi B sem lastro…

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 10:18 am
  47. Se tomarmos com parâmetro os tempos do dia, esse stint de Alonso foi realmente imuito bom.

    Foram quinze voltas na casa do 21.5. Ele começou com 21.1 e depois foi decaindo para chegar em 21.7 e 21.8 no final com um último suspiro no 21.2.

    Como inferência, eu imagino que ele tenha testado os pneus mais frágeis mas que geram mais performance, os macios, que estão dando dor de cabeça às equipes com o desgaste no asfalto abrasivo de Jerez.

    De qualquer maneira, impressionante a consistência do espanhol!

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 10:19 am
  48. “Acho q é o chassi B sem lastro…” e sem gasolina. (logo alguém fala isso)

    Publicado por Fred | 19/02/2010, 10:22 am
  49. SennaCeccotto, 2 segundos???? Os pit stops mais rápidos que já vi foram da DTM, na casa dos 3s. 2 segundos seria um record impressionante…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 19/02/2010, 10:23 am
  50. Já que frequento o blog há muito tempo e nunca comento… Vou comentar só pra não perder a oportunidade:

    “Acho que é o chassi B sem lastro andando no cheiro da gasolina e porque a pista está mais emborrachada…”

    Publicado por Fernando | 19/02/2010, 10:24 am
  51. E mesmo com tudo isso…ainda fica há 6 décimos do Lewis em seu melhor tempo…rsrsrs

    Publicado por Will | 19/02/2010, 10:26 am
  52. Chassi B sem lastro, sem gasolina, com pneus zerados, e o kers escondido tbm(e podendo usar 30 s por volta) .

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 19/02/2010, 10:32 am
  53. A média de volta do Alonso foi 1:20.652…

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 10:32 am
  54. Então… ele (lewis) tbm estava com o chasi b, sem lastro, sem gasolina, com a pista emborrachada e etc. Mas “entrou melhor na reta do que o Alonso.”

    Ridícula essa briguinha de vcs entre McLaren x Ferrari.

    =P

    Publicado por Fred | 19/02/2010, 10:34 am
  55. Fred,

    Ridícula??? Isso move a F1 desde que eu nasci!!!!! Rsrsrsrs, a briga entre ferraristas e mclaristas (?) é uma delícia!

    Abraço!

    Publicado por Will | 19/02/2010, 10:38 am
  56. As quinze voltas voadoras do Alonso:

    81 1:20.115 -4.188
    82 1:20.656 +0.541
    83 1:20.588 -0.068
    84 1:20.639 +0.051
    85 1:20.739 +0.1
    86 1:20.662 -0.077
    87 1:20.595 -0.067
    88 1:20.764 +0.169
    89 1:20.539 -0.225
    90 1:20.645 +0.106
    91 1:20.732 +0.087
    92 1:21.250 +0.518
    93 1:20.765 -0.485
    94 1:20.846 +0.081
    95 1:20.245 -0.601

    Para vocês pensarem:

    Por que ao invés de os tempos dele baixarem (cada volta com menos gasolina e mais leve, sugere a lógica!), subiram?

    Será que o Massa é capaz de mostrar esse tipo de consistência?

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 10:41 am
  57. O Alonso parece bem consistente com voltas na casa do 1:20.652.
    Essa briga entre Ferrari X McLaren promete!

    Publicado por Talita | 19/02/2010, 10:42 am
  58. Ninguém sabe quanto de combustível há no tanque ou qual composto Button está usando, mas se observada de perto as pernas de volta dele, a McLaren não me parece assim tão rápida quanto a segunda posição mostra.

    Ele acabou esta perna de 9 volta, que me parece bem inconsistente:

    52 1:21.194 -0.928
    53 1:22.210 +1.016
    54 1:20.960 -1.25 (a mais rápida nesse stint!)
    55 1:21.120 +0.16
    56 1:25.155 +4.035
    57 1:21.350 -3.805
    58 1:21.497 +0.147
    59 1:25.700 +4.203
    60 1:21.717 -3.983

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 10:48 am
  59. Depois que a negada começa a levar faixas do hamilton como “macaco” negada fica puta (hauhauha)… com essas tipos de torcedores (da maclaren) até entendo o pq dos espanhóis sempre levaram elas nas provas.

    Publicado por Fred | 19/02/2010, 10:48 am
  60. Fred – Nada justifica RACISMO, não exagere, por favor!

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 10:51 am
  61. Becken,
    Existe um efeito compesatório entre nível de deterioração dos pneus X peso do carro.
    Quando os pneus são os (mais) macios, os stints têm q ser bem curtos pra q a compensação “compense”.
    Lembrando q em Jerez o nível de deterioração é maior q a média e o efeito compensação só funciona pra stints curtíssimos com pneus (mais) macios.

    Publicado por Leandro Magno | 19/02/2010, 10:54 am
  62. Acho que o Massa poderia ter essa oportunidade de treinar sem chuva, deu azar =/

    Tomara que semana que vem o tempo esteja firme.

    Essa temporada promete!!

    Publicado por André Távora | 19/02/2010, 10:59 am
  63. Quando os pneus são os (mais) macios, os stints têm q ser bem curtos pra q a compensação “compense”.

    Interessante. Eu imagino que esta seja o grande quebra-cabeça no momento quando se olha para a classificação e nessa transição para a corrida no domingo: “com que pneus eu vou?” Duro e mais duradouro, o mais macio e degradante…

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 11:00 am
  64. Cada um no seu quadrado né? =x

    Publicado por Fred | 19/02/2010, 11:01 am
  65. Fred, perdeu uma bela chance de ficar calado…

    O racismo deveria ser banido de toda a face da Terra (e de todos os Blogs também).

    Publicado por Will | 19/02/2010, 11:01 am
  66. Becken, eu classificaria com pneus duros em circuitos onde a pole ‘não vale muito’ (em Mônaco e Hungaroring eu iria de macios!). E assim que meu peso reduzisse passaria aos macios (vocês acham que os pneus macios aguentarão 20 voltas?).

    Publicado por Will | 19/02/2010, 11:04 am
  67. Não Will, estou falando que vcs (“fãs” da maclaren, alguns na verdade, como da ferrari tbm) falam o que querem, e ouvem o que não querem, simples assim. Esses treinos não valem nada, ficam falando “ferrari isso maclaren aquilo), e mesmo assim, corrida é corrida, treino é treino.

    Não estou fazendo apologia nenhuma e nem que sou a favor ao racismo, só que entendo eles. =]

    Publicado por Fred | 19/02/2010, 11:07 am
  68. Eu não tenho dúvida de que pelo forma como os tempos do Alonso foram ficando mais lentos, ele usou os macios, mas é impossível inferir até as corridas a respeito de durabilidade. Só vendo, mesmo, mas a estratégia de macios em Mônaco e duros, por exemplo, na Turquia, é uma boa idéia!

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 11:08 am
  69. “Segundo a assessora da Williams, os incansáveis ensaios dos mecânicos de Grove para esta temporada já baixaram da faixa de 3 segundos. Imagina só… Pit stops na casa dos 2 segundos em 2010! E olha que os homens da Williams normalmente não possuem MBA em paradas de box.”

    ALguem ainda acredita do que vem de la realmente ???

    A historia do motor entao é duro de acreditar heim

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 11:11 am
  70. Uau…Webber quebrou os cronômetros! 1:19,3!!!!!!!!

    Publicado por Will | 19/02/2010, 11:16 am
  71. Fred, sem ressentimentos! Tudo explicado…mas a McLaren realmente é D+!!! rsrsrsrs.

    Publicado por Will | 19/02/2010, 11:18 am
  72. Muito bom o Di Grassi com 1:23,5!

    Publicado por Will | 19/02/2010, 11:20 am
  73. “Uau…Webber quebrou os cronômetros! 1:19,3!!!!!!!” … só afirma o que escrevi antes (huahauha)… mas blz Will, tô curioso p/ ver o Button na Mclaren, se levava pau do Rubens imagina do Lewis (hauhauhauha).

    Publicado por Fred | 19/02/2010, 11:23 am
  74. O Di Grassi fez um bom tempo e o carro “pediu água”… Ao menos ele está testando, já o coitado do Bruno Senna… to com pena desse cara, como piloto, claro… rsrs

    Publicado por Alcides Araújo | 19/02/2010, 11:32 am
  75. O curtíssimo stint do Mark:

    76 1:20.022 -3.146
    77 1:19.334 -0.688 (a mais rápida)
    78 1:26.276 +6.942
    79 1:19.603 -6.673

    Claramente em ritmo de classificação, hiper leve!

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 11:36 am
  76. “Por que ao invés de os tempos dele baixarem (cada volta com menos gasolina e mais leve, sugere a lógica!), subiram?”

    Não sei o consumo de Jerez, mas fazendo um cálculo médio de 3,5 kilos por volta ele deve ter carregado em torno de 60 kilos para realizar esse stint, sendo assim lá pela 12º volta estaria no ápice para começar a rodar mais rápido.

    81 1:20.115 – Pneus mácios com carro pesado e maior aderência devido a altura do assoalho com asfalto.

    95 1:20.245 – Pneus já gastos e mas a altura do carro aumentou em relação ao solo, o que causa menor aderência mecânica do conjunto de suspensões e e aerodinâmica, porém com menos 50 kilos de combustível isso é equilibrado

    Já as voltas intermediárias a esses dois tempos está relacionado ao desgaste dos pneus e a relação solo combustível.

    Estou quebrando a cabeça para saber como as equipes vão fazer a Q3, porque o carro já tem que estar pronto para receber 170 kilos de gasolina, e estarão muito mais altos em relação ao solo que na Q2, isso vai implicar em voltas mais lentas na Q3 o que em coloca em prova o que falo acima.

    Será um jogo de xadrez, até se descobrir qual é a melhor estratégia.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 11:41 am
  77. olá pessoal!

    webber faz 1:19:296!
    com certeza estou vendo um duelo webber-alonso pelo 1º lugar..

    Publicado por Tomás | 19/02/2010, 11:49 am
  78. Muito bom, Claudemir Freire.

    Análise perfeita que compartilho com você, acho! Só gostaria de saber do Becken, se ele tem algo de informação sobre as suspensões do carro, se alguma equipe, digo “Mclaren ou Ferrari” tem o “pulo do gato” neste quesito. Uma suspensão com amortecedores adaptáveis à carga seria contra as regras? quem tiver uma solução para este problema do peso do carro com tanque cheio e depois mais leve será o dominante da temporada, independente do motor.

    Publicado por Ilton Fernandes | 19/02/2010, 11:54 am
  79. Claudemir,
    Mais uma coisa pra quebrar a cabeça dos engenheiros:
    Se n me engano, quanto mais longa a distância entre-eixos, menor o efeito do carro se levantar( aumentar a distância do assoalho para o solo) quando está mais leve(para um assoalho rígido onde a deformidade será suportada pelas suspensões) .
    Só q isso foi considerado na hora de se construir o carro.
    Outra coisa: maior area tota do assoalho, maior area pra gerar downforce nas bordas do assoalho. No entanto, mais área pro empuxo. Pra eliminar isso, só com um super difusor pra permitir q a pressão debaixo do carro se aproxime de zero.
    É muita coisa pra se pensar, mas quem enche o bolso de dinheiro, no final, são os pilotos.

    Publicado por Leandro Magno | 19/02/2010, 11:54 am
  80. Claudio Cardoso estava citando site se ainda não percebeu…
    faça um esforço…

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 12:13 pm
  81. Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 12:14 pm
  82. Ferrari sem pirulito nem mangueira: carros saindo do box sem rodas novamente na F1?

    Precisa avisar ao Massa que NÃO pode dar ré nos boxes !

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 19/02/2010, 12:18 pm
  83. Claudemir Freire
    A história de escolher o pneu vai ter o que se lhe diga porque para o Bahrein por exemplo vai ser macio e meio macio mas para outros circuitos a Bridgestone pode fornecer duros e macios ou medio macio cada Grande Prémio vai ser anunciado que tipo de goma vão pôr à disposição.

    Também vai ter a ver com o comprimento do circuito e o atraso que as esquipes pequenas vão apresentar..de adianta pneu rápido e pole se depois vão ficar atrás de retardatário..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 12:21 pm
  84. Claudio Cardoso

    E para checar sua “ainda alguém acredita no que vem de lá”
    maneira preconceituosa de pôr em causa tudo o que alguém diz..
    http://blogf-1.com/2010/01/williams-ensaia-novo-recorde-em-pit-stops/
    se estiver para se dar a maçada…

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 12:25 pm
  85. então a ferrari estava com pneus novos, macios, sem lastro, sem gasolina e sem carro… só turbina! kkkkkkkkkkkkkk

    Publicado por wilson | 19/02/2010, 12:33 pm
  86. Weber arrebenta o crono 1 19 296
    Viva RBR
    parece que temos Campeonato

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 12:33 pm
  87. É… até que para o Button, 1min 20,39s foi um bom tempo. Assim já vamos nos acostumando a vê-lo tomando alguns décimos do Hamilton a cada fim de semana (0,7s em Valência / 0,9s em Jerez). Me decepciona um pouco o campeão.

    Publicado por Will | 19/02/2010, 1:00 pm
  88. Becken

    Ao stint curtissimo do Weber respondeu o Alonso com um de 6 voltas também muito rápidas mas não conseguiu bater o tempo da RBR os dois estavam leves, entraram logo a seguir na box mas ficar a quase um segundo, pode ser muito preocupante..
    Em ritmo de corrida o Alonso fez muitos stints muito bons mas flying laps…

    Vamos ver mas…

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 1:15 pm
  89. Will, os testes proseguem amanhã.

    Publicado por Leandro Magno | 19/02/2010, 1:15 pm
  90. GO FERRARI !!!!!!!!!!!!!!! FERRARI É UMA BALA !!!!!

    a mclaren esta mais ou menos rapida só pq um ex projetista (ou ex engenheiro, não lembro muito bem) a ferrari foi pra lá…. até quando a mclaren vai viver mendigando os restos da Ferrari ?????

    Publicado por Dennis | 19/02/2010, 1:16 pm
  91. Tempos finais hoje:

    1 Webber Red Bull 1m19.299s
    2 Alonso Ferrari 1m20.115s +0.816
    3 Button McLaren 1m20.394s +1.095
    4 Hulkenberg Williams 1m21.432s +2.133
    5 Schumacher Mercedes 1m21.437s +2.138
    6 Kubica Renault 1m21.916s +2.617
    7 Sutil Force India 1m21.939s +2.640
    8 Kobayashi Sauber 1m22.228s +2.929
    9 Alguersuari Toro Rosso 1m22.564s +3.265
    10 Di Grassi Virgin 1m23.504s +4.205
    11 Kovalainen Lotus 1m23.521s +4.222

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 1:34 pm
  92. Claudio Cardoso

    Deixa para lá também quem confunde Joe com James e italiano com inglês, é tudo o mesmo..
    “ALguem ainda acredita do que vem de la realmente ???”

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 1:37 pm
  93. Senna ->

    Nenhum momento falei de onde voce arrumou a informacao.

    Se voce nao entendeu a sutileza nao tenho culpa, o que eu quis dizer é. Tem tempo que eles falam falam falam falam as coisas e nunca acontece nada do que dizem..

    Esqueci de ler que o comentario foi seu, pois como disse num post antigo, nao comento mais o que voce escreve, e se possivel faça o mesmo com os mesmo, finja que nao tem nada escrito la.

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 1:41 pm
  94. Senna ->

    SennaCeccotto PERMALINK
    Claudio Cardoso

    Deixa para lá também quem confunde Joe com James e italiano com inglês, é tudo o mesmo..
    “ALguem ainda acredita do que vem de la realmente ???”

    Abraço
    ———————————————– x———————————————————

    COnforme prometido, a resposta do que escreveu acima, é essa:

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 1:43 pm
  95. Fred escreveu acima que o Button levava pau do Bate & Quebra??? Além de racista o cara é maluko!?

    Publicado por Ylan Marcel | 19/02/2010, 1:50 pm
  96. Claudio

    Ainda bem que leu..

    Reservo-me o direito de comentar o que eu quizer quando eu quizer..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 2:21 pm
  97. Senna ->

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 2:26 pm
  98. Senna, não me referi aos pneus como a maior preocupação das equipes nesse mundial, e sim o peso dos carros na classificação e ajustes dos mesmos. Como escrevi acima num comentário e parece que ninguém entendeu.

    “Para o cálculo de consumo de combustível, algumas equipes utilizam pouca gasolina no carro, até causando depois a pane seca. “A gente não fez isso aqui, só quando fizemos o shakedown em Silverstone, pois você perde muito tempo parando na pista e pra recuperar. Mas tenho certeza que as outras equipes fazem. Não é só tanque vazio, mas também é o combustível quente, que é o grande problema. Você vai carregar o mesmo combustível a corrida inteira, o combustível vai estar bem quente e pode ser um problema no final da corrida com relação à pressão.”

    “Assim, a partir de 2010, situações como o safety car serão vistas de outra forma pelos estrategistas. “Até o ano passado, quando entrava o safety car, ficávamos felizes, pois economizávamos combustível. Hoje, entrou o safety car, vamos ter que queimar combustível o mais rápido possível. E, pelo mapeamento dos motores, sabemos que não é possível queimar tudo durante o safety car, então teremos que queimar logo depois da relargada para não carregar peso em excesso.”

    Tirado de uma entrevista do Tazio com um engº da Force India.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 2:27 pm
  99. Sou racista p/ caralho mesmo (huahauha d++++++)….. ué, da metade p/ o final da temporada o chorão não largou sempre na frente? ou tô viajando?

    Publicado por Fred | 19/02/2010, 2:31 pm
  100. Claudemir ->

    Realmente a classificação será interessante a questao da regulagem.

    Pois o carro ja perdeu totalmente a ideia de ajuste de classificação. Será pior que o ano passado, pois o carro estará acertado para a corrida, porem sem aquela tonelada de combustivel. Fora que o acerto da suspensão não estará optmizado para os pneus, os ajustes dos amortecedores e molas então serão os mais afetados.

    Será uma classificação apenas com gasolina baixa.

    Sinceramente nao consigo entender o porque dessa proibiçao de se mexer nos ajustes dos carros, nao iria onerar em nada o custo das equipes.

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 2:34 pm
  101. Claudemir
    eu estava respondendo à questão de tipo de pneu de como se iniciaria a
    corrida( que Becken e mais alguém falava) e fariam a Q3 tendo sempre por base que podem escolher os dois tipos que têm à disposição;
    “Estou quebrando a cabeça para saber como as equipes vão fazer a Q3, porque o carro já tem que estar pronto para receber 170 kilos de gasolina, e estarão muito mais altos em relação ao solo que na Q2, isso vai implicar em voltas mais lentas na Q3 o que em coloca em prova o que falo acima.”
    Tem a certeza que regulação não pode ser mudada para o início da corrida? A obrigação acho que é só não poder mudar pneu mas regulação de suspensões e outros acertos acho que pode..

    me lembro de ler seu comentário, mas estranhei isso da regulaçaõ mas não tenho a certeza que seja assim.
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 2:42 pm
  102. regulação como é óbvio

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 2:42 pm
  103. Como ficaram as regras para o treino classifocatório? Acredito que não vai mais ser dividido em Q’s. Ou não?

    Publicado por Iomau | 19/02/2010, 2:45 pm
  104. Vai sim, desculpa aí. O que mudou foi só a gasolina mesmo.
    Mas mesmo assim conseguiram ferrrar o treino com essa questão dos pneus.

    Publicado por Iomau | 19/02/2010, 2:49 pm
  105. Iomau,

    Continua dividido em Q’s.

    Publicado por Will | 19/02/2010, 2:52 pm
  106. Pelo q sei, continuam em 3 partes: Q1-2-3.

    Concordo com o Claudio. Novamente não teremos o carro mais rápido como o pole. A estratégia vai pesar mais, a equação a qual o Claudemir se referiu e q vai ser o quebra-cabeça dos engenheiros, é o q vai contar. Acredito q a maioria das equipes pensarão em priorizar o acerto para a corrida, em cima disso, a disputa da pole pode ser legítima, vamos ver, pq tem a questão dos pneus para os dez primeiros colocados tb…

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 2:58 pm
  107. Claudemir,

    Minha opinião bate totalmente com a sua. A análise que você fez da evolução dos tempos ao longo de um uma perna de treino considerando peso x acerto x pneus é muito coerente.

    Acho que um piloto com uma capacidade de conseguir o melhor acerto de compromisso diante desse novo contexto pode levar uma grande vantagem no início do ano, até que o caminho das pedras seja mais conhecido pelas equipes.

    Também um piloto com caracteristicas de adaptabilidade deve se dar bem . Por exemplo : O Shumacher apesar de ter preferências de acerto anda bem em qualquer situação, já o Button e o Barrichello precisam de um carro mais adaptado ao seu estilo para render o máximo.

    Cláudio,

    O nariz tá melhor ?

    Coyote,

    Estou sentindo falta de você…

    Will,

    Parabéns pelo casamento,atrasado(toda vez esqueço de te dar esses parabéns, daqui a pouco vc faz bodas de prata…)

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/02/2010, 3:09 pm
  108. Claudemir,

    Minha opinião bate totalmente com a sua. A análise que você fez da evolução dos tempos ao longo de um uma perna de treino considerando peso x acerto x pneus é muito coerente.

    Acho que um piloto com uma capacidade de conseguir o melhor acerto de compromisso diante desse novo contexto pode levar uma grande vantagem no início do ano, até que o caminho das pedras seja mais conhecido pelas equipes.

    Também um piloto com caracteristicas de adaptabilidade deve se dar bem . Por exemplo : O Shumacher apesar de ter preferências de acerto anda bem em qualquer situação, já o Button e o Barrichello precisam de um carro mais adaptado ao seu estilo para render o máximo.

    Cláudio,

    O nariz tá melhor ?

    Coyote,

    Estou sentindo falta de você…

    Will,

    Parabéns pelo casamento,atrasado(toda vez esqueço de te dar esses parabéns, daqui a pouco vc faz bodas de prata…)

    Um abraço

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/02/2010, 3:10 pm
  109. Foi dobrado…como tapioca…risos

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/02/2010, 3:11 pm
  110. Button: “Ferrari mais forte”:

    “I think the Ferrari is a very strong car. If you look at their runs today, they’re very consistent. I think they have better consistency than anyone at the moment. It’s always interesting to observe what they’re up to. I think our pace is good, but there are still areas we need to work on for me to be happy with the car.”

    Acho que isso ficou claro hoje ao vermos o Alonso naquele stint de 15 voltas!

    Publicado por Becken Lima | 19/02/2010, 3:12 pm
  111. Acaba de sair, a noticia! ” Campos Meta” vai ser só” Meta” , parece que agora já está tudo alinhavado e certo ,com a ajuda de Bernie. O chassi da Dallara vai finalmente andar nas mãos de Bruno e de mais alguem. Quem será?

    Publicado por Jopa | 19/02/2010, 3:31 pm
  112. Becken

    Sabe se é obrigatório fazer a partida para o Grande Premio com os mesmo acertos que para a qualificação?

    Não é só em relação a idem pneu?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 3:37 pm
  113. Senna após o treino todos os carros irão para o Parque Fechado e não poderá ser mais mudado nada em relação a acerto, nem mesmo os pneus poderão ser trocados.

    Ou seja, como eles entrarão na Q3 é como eles correrão no domingo.

    Por isso será um grandissímo jogo de xadrez nas primeiras etapas.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 3:39 pm
  114. Uma questão interessante que li sobre o pneu.

    Pode ser usado mais de um jogo na classificação. Na ultima parte podem ser usados 2 jogos até.

    Porem obrigatoriamente o carro terá que a largar com o pneu que fizer a melhor volta.

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 3:41 pm
  115. Claudio

    A obrigatoriedade de largar com o mesmo pneu, acho q é só para os 10 primeiros. Alguém confirma isso ?

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 3:50 pm
  116. Shiiiiii ! Parece que estão falando[Carabante, da Meta] em anunciar os novos planos e os dois pilotos assim que possivel. Sera que Bruno Senna vai dançar?? Falando dos testes de hoje, confirma-se a impressão 4 equipes meio emboladas, conhecendo, aperfeiçoando e escondendo o jogo.

    Publicado por Jopa | 19/02/2010, 3:57 pm
  117. Sim, apenas para os dez primeiros do grid, os demais poderão começar com pneus novos e…

    Com qualquer um dos dois compostos apresentados pela Bridgestone, os dez primeiros largarão com o composto que estiver instalado no carro, sendo assim se for duro, farão o primeiro stint de duro e assim por diante.

    Regra besta e sem noção.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 3:58 pm
  118. Acho uma besteira essas trocas obrigatórias de dois tipos de pneus. Totalmente sem sentido, a FOTA deveria ter pressionado pra acabar com essa “emoção” artificial.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 19/02/2010, 4:02 pm
  119. É… compraram a Campos mesmo. Agora só tem uma vaga pra Stefan Gp… alguma notícia da USF1?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 19/02/2010, 4:06 pm
  120. “É… compraram a Campos mesmo. Agora só tem uma vaga pra Stefan Gp… alguma notícia da USF1?”

    Avisaram hoje via twitter que estarão no Bahrein…

    Twitando de lá para o mundo…

    Ken Anderson estará com um belissímo notebook HP Pavilion DV7 e passagens e estádias em hotéis 5 estrelas comprados com os 870 mil dolares Argentinos em todas as provas twitando para os fans da USF1.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 4:17 pm
  121. Claudemir

    Realmente regra sem sentido..

    Mas pode ter a certeza que os pilotos vão escolher acerto de corrida por ser evidente que partir na pole com acerto de classificação prejudica 80% da corrida mas assim se desvirtua as flying laps que é uma das coisas com muito interesse.E retira atractividade às qualificações.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 4:32 pm
  122. Imaginem se o Bruno Senna nao for confirmado, tem gente que vai dizer que a culpa eh do Barrichello…

    Cade o valor do Sobrenome Senna , cade a Telefonica, Embraer, Hublot ?

    Imginem, entra o Nakajima na Stefan GP e o nosso heroi, pobre heroi, nada…

    Primeiro o injusticado Piquet , agora a possiblidade do Senna ser preterido pela segunda vez SEGUIDA….tudo culpa do Barrichello.

    Imagina agora se a Williams andar oque estao dizendo ou esperando que ande….

    Preparem os coracoes….

    Publicado por Fernando | 19/02/2010, 4:38 pm
  123. Boa tarde, bom acho que a regra dos pneus tem um sentido sim, com essa regra terá de volta a tal da estratégia, que foi perdida quando acabaram com o reabastecimento.

    Na minha opinião, a classificação iria perder seu sentido, todos ficavam naquela, “quem está mais pesado, quem está mais leve” logo após a classificação, agora todos vão fica naquela: “quem escolheu melhor os pneus? será que amanhã vai chover?” e assim vai…

    É apenas a minha opinião^^

    Publicado por Ângelo | 19/02/2010, 4:44 pm
  124. Claudemir

    Em relação à escolha de pneu, tenho a impressão que fora o Mónaco que é decisivo a pole é conhecido que quantas mais voltas se fizerem no início, mais vantagem se terá para ficar na frente da corrida quem por último parar e assim alargar o primeiro stint, mas nisso o Brawn é barra e a Ferrrari terá que copiar porque não é seu forte…

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 4:45 pm
  125. SennaCeccotto

    Monâco, Hungria, Valência e Cingapura. Esses GPs a pole tem um peso maior realmente

    Publicado por Alex-Ctba | 19/02/2010, 4:57 pm
  126. Ângelo

    Com as regras do ano passado mas se formos mais atrás em que não havia regras de q1 q2 q3 e os acertos de qualificação eram uma coisa e de corrida outra e pneu de qualificação e de prova outra até lembroque o pneu de qualificação só dava para três voltas quem falhava volta rápida ia pro escambau..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 5:06 pm
  127. Alex-Ctba

    É bem acrescentado os citadinos e o Ring mas também são circuitos curtos e se entrar muito cedo, por deterioro de pneu, vai apanhar retardatário e por muito que deixem passar perde sempre tempo..
    Tenho a impressão que todos os candidatos ao título vão com pneu duro para prolongar a primeira paragem até quase apanhar os atrasados mas vamos ver o que o Brawn vai fazer..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 5:15 pm
  128. SennaCeccotto, amigos;

    Com a parada mais curta no box, alguém acredita que pode haver estratégias de duas paradas?
    O piloto não perderia muito tempo parado, e sempre estaria com o pneu inteiro, enquanto que do resto do Grid estaria deteriorado.

    Será que isso será viável?

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 19/02/2010, 5:32 pm
  129. Becken,

    Hulkenberg parou no final da seção, e equipe muito satisfeita com o dia disse que foi um problema hidráulico…Acho que foi pane seca para aferir o consumo real.

    Hoje foi o dia mais claro para avaliações, com a pista seca e os carros já em fase de acerto. Depois de olhar tudo o que aconteceu até agora acho Ferrari e Red Bull um pouco a frente de Mclaren e Mercedes.

    A Williams, como você bem abordou num post anterior pode vir a ser uma grata surpresa. Também acho que Renault e Force Índia (gosto muito desse carro da Force Índia) vem bem.

    Caso não chova em Barcelona a painel ficará um pouco mais claro.

    Os tempos de Lotus e Virgin de hoje estão separados por 17 milésimos, mas a Lotus andou exatamente o dobro de voltas. Para a Virgin andar 34 voltas num dos poucos dias com sol foi um grande desperdício.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/02/2010, 5:46 pm
  130. Quem for ao Q3 com pneus mácios estará optando por um stint curto.

    Agora que acha que não haverá uma estratégia em parando cedo pode estar enganando-se. Vide a GP2 onde muitas vezes que para mais cedo que o demais acaba ganhando a corrida por fazer voltas mais rápidas por estar com pneus mais novos do que os da frente.

    Será um xadrez muito bem jogado.

    E lembrando, “carro de segurança” agora é dor de cabeça, além de alinhar os carros, também faz gastar menos combustível, já imaginaram um carro de ponta chegar com mais de 10 kilos do programado devido a várias entradas do carro de segurança ?

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 6:17 pm
  131. Claudemir

    Antes de ir a GP2, vamos ver o que aconteceu o ano passado, sempre que se via corrida que é que se notava que o cara que retardava a parada ganahva dois ou três segundos que depois aproveitava para sair na frente..o safety se sair iguala a corrida e o consumo será igual para todos excepto para o motor mais consumista será também o da Ferrari..e mesmo que seja 10 kilos serão igualizados todos.

    Ffigueiredo

    Fernando não é? em relação às duas paradas no que se perde tempo não é na parada em si mas entrar na box onde se perde sempre +ou- 30s fora os circuitos onde se perde um pouco mais ou Abu Dhabi onde acho se perde menos com a história do túnel..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 6:43 pm
  132. Senna, analise as corridas da GP2 onde não há reabastecimento apenas trocas de pneus, a cada circuito existia uma variável que nem sempre quem parava por último passava os que parava primeiro.

    Motivo:

    Com o carro mais pesado e pneus mais desgastado a tendência natural é a perca de performance.
    Com o carro com o mesmo peso e pneus novos não preciso responder que há ganho na performance, né.

    Até 2009 existia essa variável porque os carros estavam com pneus desgastados mas não perdiam tanta performance por estarem com pouco kilos de combustível no tanque, por isso quem ficava mais tinha a vantagem de 3 décimos ou mais por volta em relação aos que paravam antes.

    Então, quanto mais voltas ficar em pista com 110 kilos para queimar pela frente com pneus deteriorados isso será uma desvantagem tremenda. Quem entrar nos pits e trocar os pneus com os mesmo 110 kilos terá um plus de pelo menos 3 décimos em cima daquele que ficou na pista. Ou seja, se esse primeiro citado ficar por mais 5 voltas estará perdendo até 1,5 seg em relação ao que parou antes.

    Entendeu ?

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 7:13 pm
  133. Fala Senna Seccotto…….Vc não me confirmou a aposta por isso não ta valendo,mas se vc quizer,podemos apostar na 1 corrida se Massa for melhor vc coloca Massa campeão 2010 abaixo do nick e eu vice versa com Alonso.
    Fechado?
    Abraço!

    Publicado por Daniel | 19/02/2010, 7:18 pm
  134. Salve Sirlan,

    Estou velejando em Paraty (será que tem algum blogueiro na área? se tiver, apareça), mas entro no blog todos os dias, leio os posts e os comentários. Estou gostando.
    Obrigado pela lembrança.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/02/2010, 7:34 pm
  135. Oh Daniel quem fechou foi vc, perdeu e não cumpriu e agora nova aposta? Não tem jeito e veja os posts desse dia para ver que ficou combinado mas deixa para lá não vai elegantizar ninguém.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 7:55 pm
  136. Cara Anselmo
    ainda bem que está tudo bem com vc e ainda melhor como invejo vc..no outro dia perguntei se alguém tinha visto a regata da America´s Cup mas..
    Aproveite e faça do melhor que se pode fazer..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 7:59 pm
  137. Claudemir

    é Professor Universitário ou é do clima? Sempre crispado cara.. tenha calma estamos só conversando, acha tão complicado o explica que pergunta se percebeu ou é defeito de profissão..
    Realmente tem razão visto assim..mas então vai ter vantagem sair com pneu mole da pole dar sprint rápido e mudar de pneu..só que o exemplo da GP2 é que os carros eram todos iguais havia duas corridas curtas, não dava para dobrar ninguém e depois partiam por ordem inversa à classificação portanto muito longe do que acontece na F1 onde o problema fundamental é dobrar os retardatários..
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 19/02/2010, 8:13 pm
  138. Na Ferrari, parece que o Alonso é mesmo mais consistente, mas pode ter sido a chuva.

    Na McLaren, eu disse que aquele fly-lap do Lewis iria ser pulverizada. Mas será que o Jenson não poderia ter tirado mais do carro.

    Na Williams e Renault, parece que estão aliviando o Cosworth(?)

    E a Mercedes, o Schumi vai tirar na malandragem e no braço?

    Eu daria um dedo para saber os kgs de combustível da Ferrari no stint de Alonso…

    Publicado por Alexandre Gomes | 19/02/2010, 8:57 pm
  139. Senna.

    Que nada, sou tranquilo, mas não se avexe comigo não, para explicar eu sou um tanto impaciente.

    Mas você ainda não entendeu o porque da GP2, se atenha a corrida principal onde é feito a troca de pneus, na secundária com inversão do grid não é feita a troca. O fato dos carros serem iguais é que dão uma tônica ainda mais verossímil ao que estou falando.

    Mesmo sendo carros iguais a depender da pista não era vantagem alguma parar por último devido a excessivo desgate que é aplicado aos pneus, então quem para mais cedo tem a vantagem de andar mais rápido com o mesmo nível de combustível de seu adversário apenas por ter um gripe mecânico mais eficiênte por estar calçado com pneus novos.

    Em 2010 será a mesma coisa que na Gp2, claro que as diferentes performances dos carros irá dar uma outra visão, mas o princípio será o mesmo.

    Finalizando, as estratégias serão ainda mais importante que em 2009.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/02/2010, 8:59 pm
  140. Coyote,

    Ô vidinha ruim menino…

    O que você fez para te darem esse castigo ?

    Não conheço Paraty, mas além do que vemos na mídia sobre esta cidade sou leitor e admirador do Amir Klink, logo tenho uma grande simpatia pelo lugar.

    Quando a patroa achar que é tempo e a menor estiver maior, quero sair daqui da Bahia de carro até Santa Catarina, com parada obrigatória em Paraty.

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/02/2010, 9:06 pm
  141. Ah, amanhã, amanhã… Veremos muita gente rodando em 1.20, ou abaixo, se não chover.

    É o teste de fim de corrida, tempos melhores com pneus bagaça, ou meia vida. Igual os do meu Pálio.

    Publicado por Alexandre Gomes | 19/02/2010, 9:28 pm
  142. Ola Sirlan.

    Obrigado pela lembrança.

    O Nariz esta pronto para a proxima. Espero que nunca mais rss.

    Essa semana estou mais perto de voce e do Claudemir, estou em Maceio, Amanha to indo para Maragogi Conhece ?

    Abraçoss

    Publicado por Claudio Cardoso | 19/02/2010, 9:40 pm
  143. Cláudio,

    Passei a Lua de Mel lá em Maragogi….risos

    Em janeiro estive aí em Maceió. Numa praia chamada Barra de São Miguel.

    Aproveita e estica uns 70 km e vai até Porto de Galinhas. Você vai gostar !

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/02/2010, 9:46 pm
  144. Becken,

    Aqui o F1.com confirma aquela história do motor inclinado da Ferrari, inclusive com uma ilustração bem didática.Explica também a posição dos escapes.

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/0/719.html

    Esse outro artigo fala sobre o fluxo de ar na traseira e no air box da Mclarem. Acho que você postou um desenho que tentava mostrar algo parecido, mais misturava com a barbatana de tubarão.

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/0/720.html

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 20/02/2010, 3:54 am
  145. Claudemir

    Em relação ao Parque Fechado tem aí uma falhita os bólides vão ter que carregar combustível e não será assim só meter gasolina, a Ferrari está pensando colocá-la congelada por causa de seus problemas de consumo e caber mais assim e isso não se faz tão rapidamente assim e deve demorar mais do que mudar afinações se não forem muitas..

    No que diz respeito à mudança de pneu obviamente vai ser táctica de xadrez, mas não tenho a mesma opinião que será parecido à GP2, o facto de os carros serem exactamente iguais e as corridas serem tão mais curtas diminui drasticamente a diferença entre os pilotos.O que é facto é que a tão alto nível as diferenças entre os pilotos é de décimas de segundos e entre o primeiro e o último não será de mais de um segundo o que na Fórmula 1 se altera pelas grandes diferenças entre os carros em si, dizia-se no ano passado que a Brawn no primeiro
    GP teria um segundo de vantagem..Logo o que altera a estratégia na F1 é o tempo que se perde tendo que ultrapassar retardatário e tem que se lembrar que nem todos os carros são feito McLaren que desfaz pneu uma das vantagens dos carros nessas últimas épocas era preservar o pneu eu entendi seu ponto de vista não concordo é com ele, tenho impressão ligeira que se não se concordar com o que vc diz vc acha que não se percebeu hehehe, apesar de seu raciocínio estar muito bem fundamentado tem esses mas..
    A ver se agora entende o que eu quero dizer ou eu me expliquei bem…

    Abraço
    Prazer “discutir” com vc

    Publicado por SennaCeccotto | 20/02/2010, 4:13 pm

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