//
você está lendo...
ARTIGOS

Testes de pré-temporada – Dia # 11

Com o sol brilhando em Jerez ontem, as equipes finalmente puderam trabalhar duro na preparação para a temporada de 2010 que começa daqui a pouco mais de 20 dias no Bahrein.

A previsão do tempo hoje — último dia da segunda rodada de testes da pré-temporada — promete mais sol pela Andaluzia, o que pode permitir até que a melhor marca desse ano em Jerez , o 1:19,299 de Mark Webber ontem, seja quebrada.

Como faço costumeiramente, eu iria escrever observações com relação aos dados do teste de ontem, mas resolvi expandí-las todas em único post que você pode ver AQUI [clique].

Fiquem, então, à vontade para dividir links, fotos e informações que acharem interessantes na sessão de comentários, logo abaixo.

___________________________________________________________________________

Vista aérea do circuito

___________________________________________________________________________

Onde acompanhar os testes

Motor 21

F1 Today

Live GP

Williams – Tempos de volta ao vivo

___________________________________________________________________________

Escalação para os próximos dias de testes

EQUIPES 17 de Fevereiro 18 de Fevereiro 19 de Fevereiro 20 de Fevereiro
Sauber de la Rosa de la Rosa Kobayashi Kobayashi
Ferrari Massa Massa Alonso Alonso
Force India di Resta/Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil
Lotus Fauzy Kovalainen Kovalainen Trulli
McLaren Hamilton Hamilton Button Button
Mercedes GP Schumacher Rosberg Schumacher Rosberg
Red Bull Vettel Vettel Webber Webber
Renault Petrov Petrov Kubica Kubica
Toro Rosso Buemi Buemi Alguersuari Alguersuari
Virgin di Grassi di Grassi Glock Glock TBA
Williams Barrichello Barrichello Hulkenberg Hulkenberg

Discussão

53 comentários sobre “Testes de pré-temporada – Dia # 11

  1. Kobayashi já detonando com 1m20.751s e parando em seguida, provocando a primeira bandeira vermelha com apenas 8 minutos de treino.

    Flying jap!!!! ;-)

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 5:38 am
  2. Outro dado interessante é que o Kobayashi possui o record da pista, para competições da GP2, obtido em 2008, com o tempo de 1’24”262

    saudações aos amigos do F1 Around

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 5:57 am
  3. Já para a F1, a primazia é de Michael Schumacher, com o tempo de 1’15”650, tempo este “cravado” em 2004, durante testes privados.

    O de competição é de Hans Harald Frentzen (Williams Renault), em 1977, no GP da Europa, com 1’23”135.

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 6:04 am
  4. Sobre a pista de Jerez:

    “Os recordes correspondem ao traçado que começou a ser operacional em 1992. Possui 4.423 m e é geralmente utilizado em todas as corridas realizadas na pista, tanto de motociclismo, quanto de automobilismo, com excessão da Fórmula 1, para a qual se disponibiliza um traçado alternativo, com chicane, de 4.428m”

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 6:17 am
  5. Agora com 1:22 de treinos, Kubica, levou a RS-30 a 1m19.119s.

    A barreira do 1m18 se aproximando. Hoje as “flying laps” serão sensacionais.

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 6:24 am
  6. Ops! O recorde do Frentzen foi obtido em 1997 e não 1977.

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 6:26 am
  7. Mais curiosidades. Tempos de testes em Jerez, obtidos no ano passado:

    15.03.2009

    1. R. Barrichello – Brawn GP – 1:19:235 – 102 laps
    2. F. Alonso – Renault – 1:19:819 +0.584 – 33 laps
    3. N.Hulkenberg – Williams – 1:20:015 +0.780 – 69 laps

    16.03.09

    1. Alonso – Renault – 1:18.343 – 99 laps
    2. Barrichello – Brawn GP – 1:18.398 +0.055 – 62 laps
    3. Button – Brawn GP – 1:18.892 +0.549 – 12 laps
    4. Hamilton – McLaren – 1:19.513 +1.170 – 85 laps
    5. Rosberg – Williams – 1.19.783 +1.440 – 123 laps

    17.03.09

    1. Button – Brawn GP – 1:17.844 – 114 laps
    2. Rosberg – Williams – 1:18.071 +0.227 – 66 laps
    3. Piquet – Renault – 1:18.382 +0.538 – 128 laps
    4. Hamilton – McLaren – 1:19.121 +1.277 – 118 laps

    18.03.09

    1. Kovalainen – McLaren – 1:18.202 – 79 laps
    2. Nakajima – Williams – 1:20.023 +1.122 – 103 laps

    19.03.09

    1. Nakajima – Williams – 1:17.494 – 102 laps
    2. Kovalainen – McLaren – 1:17.946 – 84 laps

    Pois é, é do Nakajima o melhor tempo dos testes em 2009 ;’)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 6:42 am
  8. Ops! Outro erro, agora nos “drivers”:

    Leia-se N. Rosberg no lugar de N. Hulkenberg, em 15.03.2009, no post acima :-)

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 7:09 am
  9. E, com 2:10 de treino, a McLaren quebra a barreira dos 1’18”.

    Jenson Button: 1m18.871s

    Gostou, Chefe? ;-)

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 7:14 am
  10. Ei, povo do F1 Around, acorda aí prá me ajudar!!! Agora vou dormir um pouco. Volto mais tarde ;0)

    saudações

    Publicado por celso gomes | 20/02/2010, 7:18 am
  11. foi quebrado: Button (poucas voltas, mas baixou para 1:18.871 – -16 voltas até as 11:17)

    Publicado por wilson | 20/02/2010, 7:37 am
  12. Bom dia a todos e vamos aos últimos testes de Jerez. Mais um dia de sol, pena pro Massa, q não pode cravar sua flying lap. Button disposto a mostrar as garras. Acho q esse tempo chega na casa dos 1:17 hj.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 7:57 am
  13. Ah!!! O campeão acordou!!! Ufa…1min18,8s

    Publicado por Will | 20/02/2010, 8:11 am
  14. Parece q a Mclaren trouxe atualizações q solucionaram parte do problema de superaquecimento.

    Publicado por Leandro Magno | 20/02/2010, 8:22 am
  15. Trulli dando quilometragem a Lotus. Já rodou quase 50 voltas

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 8:29 am
  16. E Button reclamou dos freios…

    Publicado por Alexandre Gomes | 20/02/2010, 8:34 am
  17. Pena que o Hamilton não está treinando hoje…mas eu sempre pego o tempo do Button e reduzo uns 4 décimos para imaginar qual o seria o do Lewis (kekekeke)!

    Publicado por Will | 20/02/2010, 8:40 am
  18. Leandro, acho que o superaquecimento era pura especulação…(o Button deve estar sem lastro e deve ter feito um regime e emagrecido uns 10 Kg…) rs

    Publicado por Will | 20/02/2010, 8:41 am
  19. Não acho o Hamilton 0,4 mais rápido do q o Button, talvez metade disso, o q não quer dizer muita coisa numa temporada em q a estratégia e a preservação do equipamento vão contar muito no final da corrida.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 8:48 am
  20. eu já penso apenas em ritmo de corrida:
    que o lw sempre vai nos brindar com uma cagada. Cortar uma chicane, apertar um botão errado, ou tocar em alguem hehehehehe

    Publicado por wilson | 20/02/2010, 8:53 am
  21. é, o Nigel Hamilton sempre apronta das suas…

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 8:55 am
  22. Wilson,

    Só o Lewis faz isso? Em Fuji/2007, Massa fez isso quase isso numa curva só…

    E tem tanta gente boa e nova, que se tiver volta em retardatário, vai ser festa.

    Publicado por Alexandre Gomes | 20/02/2010, 8:58 am
  23. Seguinte condição daqueles que fizeram melhores tempos

    Button, para registrar melhor volta fez um stint curto, 3 voltas cronometradas

    Kubica, Liuzi e Rosberg nas mesmas condições

    Alonso quando conseguiu seu melhor tempo estva em um stint um pouco mais longo
    uma série de 12 voltas, sendo que melhor marca foi na segunda volta

    Publicado por wilson | 20/02/2010, 9:10 am
  24. Olha lá…esse cara evoluiu muito nos últimos anos! Acho que se o MP4-25 for o que parece vai ser barbada…rs

    Publicado por Will | 20/02/2010, 9:13 am
  25. wilson, o tempo do Kubica (1min19,1s) foi feito em que situação de stint?

    Publicado por Will | 20/02/2010, 9:15 am
  26. De qualquer forma o Hamilton é o cara q dá o espetáculo. Atualmente é o piloto q faz mais ultrapassagens na F-1.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 9:19 am
  27. fora alonso as melhores marcas do dia (liuzi, rosberg, button e kubica) com stints curtos tipo
    tres voltas cronometradas.

    Publicado por wilson | 20/02/2010, 9:47 am
  28. Alex Ctba

    Nesse total está contando as do ano passado e a retardatário assim é..junto com o Alonso e na espectacularidade tem também saída de pista e na caixa de areia e atropelamento do Kimi..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 20/02/2010, 10:12 am
  29. SennaCeccotto,

    Não me lembra isso! rsrsrs

    Só sei que o Hamilton com carro mais rápido não perde muito tempo atrás de retardatário ou de algum outro com pneu desgastado.

    Publicado por Will | 20/02/2010, 10:14 am
  30. SennaCeccoto

    Gosto da pilotagem do Hamilton pq ele lembra muito a do Senna de quem vc deve ser fã. Ninguém é mais decidido do q ele qdo o assunto é ultrapassagem. Ok Ok, as trapalhadas lembram tb o leão Mansell, mas tem q dar o desconto q ele é bem novo ainda e está evoluindo.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 10:22 am
  31. Como a Williams anda, eles já estão em 111 voltas.

    Nesse programa de testes exaustivos para dar quilometragem ao carro e ao motor Cosworth, eles estão superando a Ferrari em números.

    Outra observação pertinente, mesmo com a melhora sensível da pista o Kobayote deu 11 voltas voando baixo.

    1.19.7,
    1.20.2,
    1.19.6,
    1.19.7,
    1.19.5,
    1.20.2,
    1.20.1,
    1.19.8,
    1.19.5,
    1.19.5,
    1.19.5.

    11 voltas rápidas com o motor Ferrari, eu arrisco a dizer que eles estavam com pelo menos 45 kilos de gasolina no carro, ontem o Alonso deve ter feito seu stint com pelo menos 60 kilos para 15 voltas. Se as contas forem em cima das mesmas do ano passado a cada 10 kilos 3 décimos mais rápido então temos 4,5 décimos na diferênça real em favor da Sauber.

    Alonso – 1:20.1, ontém
    Kobayashi – 1.19.5, hoje.

    Isso quer dizer que hoje mesmo com a pista mais rápida o Kobayote está 1,5 décimos mais rápido que o Alonso, o que pode ser que a coisa está mais embolada do que pensamos. A Sauber pode estar andando alí, muito próxima da Ferrari.

    A tristeza do dia fica por conta da Virgi.

    1:22.856, 18 voltas.

    Publicado por Claudemir Freire | 20/02/2010, 10:22 am
  32. Alonso, segundo a Ferrari está trabalhando na comparação de diferentes set-ups no F10.
    Bem como analisar stints longos o rendimento dos pneus

    Publicado por wilson | 20/02/2010, 10:38 am
  33. Interessante as voltas do Koba…

    Publicado por Alexandre Gomes | 20/02/2010, 10:50 am
  34. Alex-Ctba

    Não devo ser, SOU, fã do Ayrton mas não há nada no Hamilton que me lembre The Magic One que é agressivo fazendo ultrapassagem o Nakajima também era mas nunca teve um McLaren pra botar figura..
    Mas é Campeão do Mundo e com mérito como aliás todos..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 20/02/2010, 11:08 am
  35. Senna

    O q me fez lembrar o Senna na pilotagem do Hamilton, foi aquele GP de Monza de 2008. Com a pista naquelas condições, ninguém foi páreo para ele, q largou de trás e não tomou conhecimento de ninguém a sua frente, nem mesmo do bi-campeão Alonso. Foi uma pilotagem ao estilo do Ayrton no molhado. Spa 2008 e a disputa com o Raikkonen, qdo a pista molhou e ele mostrou mais braço do q o finlandes pra segurar carro na pista escorregadia, lembrou tb o Senna. E como eu falei, a determinação em fazer ultrapassagem, mas é a minha opinião, tão somente.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 11:22 am
  36. Aprendi a ver F1 com meu pai vendo Senna de Lotus…vi Senna de McLaren e Williams. Para mim a determinação e a concentração do Lewis, lembram Ayrton. A agressividade e decisão em ir pra frente estando atrás também.

    ps.: nunca vi, mas já ouvi que o traçado que ele faz em Mônaco é o que mais se parece com o do Rei do principado.

    Publicado por Will | 20/02/2010, 11:30 am
  37. Tempos atualizados

    01 Button (McLaren) 1:18.871-79v
    02 Kubica (Renault) 1:19.114-93v
    03 Kobayashi (BMW-Sauber) 1:19.188-108v
    04 Liuzzi (Force India) 1:19.650-65v
    05 Rosberg (Mercedes GP) 1:20.150-101v
    06 Alonso (Ferrari) 1:20.436-88v
    07 Alguersuari (Toro Rosso) 1:21.053-120v
    08 Webber (Red Bull) 1:21.194-60v
    09 Hulkenberg (Williams) 1:21.919-136v
    10 Glock (Virgin) 1:22.855-18v
    11 Trulli (Lotus) 1:23.470-120v

    Button perto de registrar a melhor marca de todos os tempos combinados.

    Hulk continua dando quilometragem aos Cosworth

    Glock e Virgin, só lamentos…

    Publicado por Alex-Ctba | 20/02/2010, 12:31 pm
  38. Dias atrás, alguém comentava aqui sobre o pit stop da Williams. Alguém já viu a eficiência do pit stop da Mercedes? Está aí:

    Publicado por Willian | 20/02/2010, 12:53 pm
  39. Hahahahaha!!
    Ótimo trabalho da Mercedes. A performance do cara que levanta o bico do cara melhorou meu dia!!
    Boa Willian!!

    Publicado por Mauro | 20/02/2010, 1:04 pm
  40. bico do carro

    Publicado por Mauro | 20/02/2010, 1:05 pm
  41. “El Kaiser” (como diz o Motor 21) me parece destreinado…e o cara do bico rsrsrsrsrs (Mauro, tb melhorou meu dia!).

    Publicado por Will | 20/02/2010, 1:09 pm
  42. Veja a diferença da presença de um chefe:

    Publicado por Leandro Magno | 20/02/2010, 1:33 pm
  43. Tempos combinados das 2 rodadas de testes em Jerez:

    Pos Driver Team Best Laps
    1 Button McLaren 1:18.871 360
    2 Kubica Renault 1:19.114 405
    3 Koba Sauber 1:19.188 303
    4 Webber Red Bull 1:19.299 351
    5 Hamilton McLaren 1:19.583 333
    6 Liuzzi ForceI 1:19.650 302
    7 Alguer STRosso 1:19.919 433
    8 Buemi STRosso 1:20.026 308
    9 Rosberg Mercedes 1:20.061 297
    10 Alonso Ferrari 1:20.115 486
    11 Sutil ForceI 1:20.180 228
    12 Barrich Williams 1:20.341 389
    13 M.Schum Mercedes 1:20.613 397
    14 Hulkenb Williams 1:20.629 460
    15 de la Ros Sauber 1:20.736 272
    16 Vettel Red Bull 1:21.203 339
    17 Massa Ferrari 1:21.485 312
    18 Petrov Renault 1:22.000 207
    19 Glock Virgin 1:22.433 136
    20 di Grassi Virgin 1:22.912 105
    21 Trulli Lotus 1:23.470 141
    22 Koval Lotus 1:23.521 98
    23 di Resta ForceI 1:25.088 130
    24 Fauzy Lotus 1:31.848 76

    Publicado por Will | 20/02/2010, 2:26 pm
  44. Chama a minha atenção:

    – maior quilometragem: Alonso;
    – flying laps: MP4-25 + Kobayashi + Kubica + Weber;
    – maior taxa de ‘quebras’: Virgin

    Publicado por Will | 20/02/2010, 2:29 pm
  45. Chamam a atenção a quilometragem do Alonso, a velocidade do MP4-25 (rs) e o Koba!!!

    Publicado por Will | 20/02/2010, 2:38 pm
  46. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Acabei de ler no Tazio uma apavorante declaração do novo chefe da Campos Meta: Colin Kolles: ele diz que a equipe (ou a tentativa de) é uma bagunça sem precedentes e que será muito dificil organizar o galinheiro…
    “Minha meta é resolver esse caos. Eles tinham basicamente nada, só caos. O único departamento que existia era o de software, em que oito garotos que nunca viram um carro de F-1 em suas vidas faziam programas de simuladores.”

    Imagina o tamanho da roubada, a Virgin e a Lotus vão colocar 3 voltas nessa equipe, facil, facil…o primeiro-sobrinho entrou na maior furada de sua vida…

    Publicado por Edgard | 20/02/2010, 4:27 pm
  47. Bem, esses testes estão muito parelhos…
    red bull está forte, mclaren mostrou seu potencial com button (imaginem então com hamilton) e a ferrari parece ter acertado a mão mesmo.
    kubica em 2º, renault melhorando..
    semana que vem teremos novidades, creio..

    ah, deixo o novo link do meu blog agora no wordpress para quem quiser visitar e comentar, ficarei agradecido..
    http://theformula1.wordpress.com/

    abraço; Tomás

    Publicado por tomasf1 | 20/02/2010, 4:37 pm
  48. Alex-Ctba
    Will
    ” Para mim a determinação e a concentração do Lewis, lembram Ayrton”
    Cara se o Ayrton em equipa pequena tem feito os erros do Ham nunca teria chegado em time grande e essas falhas de concentração era coisa que o Senna tinha não

    Essa comparação e vinda de patrício do Ayrton é blasfémia..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 20/02/2010, 5:57 pm
  49. Will,

    Se existisse aqui no blog a categoria “vídeo do mês” vc certamente ganharia fácil.

    Publicado por Galkadesh | 20/02/2010, 6:30 pm
  50. Ótimo vídeo Willian! Com esses mecânicos, Schumacher vai ter trabalho dobrado na pista…

    Só agora me atentei para um detalhe “fútil”: com o fim dos reabastecimentos, acaba também os mecânicos vestidos de “astronautas”?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 20/02/2010, 7:26 pm
  51. Vitor, cada piloto poderá usar dois jogos de pneus no Q3( e provavelmente nos outros “Q’s” tb). Como será o reabastecimento nesse momento? Certamente vão com um 1º jogo e tanque quase vazio; depois outro jogo + um pouco de gasolina e + uma tentativa. Como será q farão pra colocar mais esse pouco de gasolina? Será q será como na Stock, com aquele galãozinho?
    Alguém sabe?

    Publicado por Leandro Magno | 20/02/2010, 7:33 pm
  52. Terra à viiiiiiiiiiista!!!

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/02/2010, 9:14 pm
  53. Para quem esta preocupado com uma unica volta rápida, observem a declaração do Alonso.

    Ainda assim, o espanhol acredita que a próxima bateria de testes será importante para saber o nível da equipe.

    “Em Barcelona veremos as últimas novidades tanto para nós quanto para as outras equipes. Ali veremos onde estamos em performance, mas acho que não há nenhum sinal de pessimismo por enquanto. Tudo está indo muito, muito bem.”

    Assim como seu companheiro de equipe, Felipe Massa, Alonso elogiou o carro em condições de corrida. “Estamos nos concentrando nos long-runs. Acho que encontramos ótimos resultados.”

    Publicado por Claudio Cardoso | 20/02/2010, 9:55 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: