//
você está lendo...
ARTIGOS, NOTÍCIAS

Barrichelo: ‘Ferrari na frente’

Rubens Barrichello é mais um a dividir a impressão geral de que o F10 da Ferrari será o carro a ser batido nesse início de temporada. Às vésperas dos testes em Barcelona, que alguns “insiders” já consideram a primeira prova extra-oficial do campeonato com as equipes finalmente medindo forças, o brasileiro da Williams deu a sua opinião via Twitter:

[…] Estou feliz com ele e com o motor. Mas está realmente difícil de comparar com outros carros… […] tem muita variável de gasolina… continuo pensando que a Ferrari está à frente mas muitos times incluindo a Williams vêm logo atrás […]

Na expressão de Rubens, “estar feliz com o motor”, talvez signifique que os trabalhos concentrados na confiabilidade do motor da Cosworth foram produtivos. Espera-se que a equipe, assim como o resto do grid, mostre mais forçal com seu motor finalmente a plena potência nas exigentes curvas do circuito da Catalunha.

Para os testes de amanhã, Rubens e a equipe prometem um “upgrade aerodinâmico na esperança de uma Barcelona seca para poder testar” […].

Discussão

28 comentários sobre “Barrichelo: ‘Ferrari na frente’

  1. a associação da williams com a cosworth renderá bons frutos…
    vimos como o time está fazendo uma enorme quilometragem (a maior atrás da ferrari) e isso ajudará bastante.
    o bom é que rubens disse estar atrás da ferrari, e nao atras da ferrari, mclaren, red bill, mercedes., de um modo geral mas nao especifico
    sinal positivo para uma williams batalhadaora…
    sorte a eles..

    inclusive fiz um post no meu blog com o titulo de “mercedes, o time incógnita”.

    será que a williams é um?

    abraço; Tomás
    http://theformula1.wordpress.com/

    Publicado por tomasf1 | 24/02/2010, 12:00 pm
  2. É, pareçe que a maioria vê a possibilidade de um campeonato bem equilibrado, com as 4 super poderosas um pouco à frente e talvez a Ferrari um pouquinho em vantagem. Eu , com a experiência de 37 temporadas, prefiro esperar mais um pouco, mas as tendencias são estas mesmos. Quanto ao Rubens, Williams e a Cosworth, acho que estão fazendo um trabalho muito concistente e que pode surpreender, não a ponto de sair na frente e disparar mas brigando com as 4[ Ferrari, Mclaren, Red Bull e Mercedes] no que parece ser um dos atrativos desta nova velha F1. Aguardemos os treinos em Barcelona para ter uma idéia das evoluções e acertos numa pista mais empenhativa e que faz parte do calendario. Até mais.

    Publicado por Jopa | 24/02/2010, 12:02 pm
  3. Talvez essa parceria Williams e Cosworth leve-a de volta ao pódio, lugar ao qual há tempo não faz uma visita descente, ao lugar mais alto não sei, o Rubens apesar de ser um bom piloto, na minha opinião, não tem o sangue frio necessário para levar a Williams ao topo do pódio, e o outro piloto ainda é inexperiente na F1.
    Quanto as outras quatro equipes que estão pondo na ponta do grid. Eu ainda acho que a Mercedes, apesar de ter ótimo motor, ainda precisa acertar algumas coisas e espero que não aconteça o jogo de equipe, como muitos acham que vai ocorrer. A RedBull acho que ainda tem que mostrar algo a mais também, apesar de uma aerodinâmica refinada os motores Renault não me agradam, tão fraquinhos perto dos Ferraris e Mercedes.
    Acho que a F1 poderia ter mais um fornecedor de motores independente como a Cosworth. Eu acharia interessante ver a BMW fornecendo motores para a F1, eu achava um bom motor. ou a Honda se voltasse a fazer motores descentes… porque os últimos foram pífios.
    É isso!

    Publicado por demetrius albuquerque | 24/02/2010, 1:02 pm
  4. “A Williams vem logo atrás. “.

    O boquirroto já começou.
    Ela vem atrás dos carcamanos, das 4 primeiras equipes ou do pelotão?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 24/02/2010, 1:03 pm
  5. Se eu fosse o pessoal de Maranello ia bater na madeira umas “trocentas” vezes, pois vindo de quem, é o tipo de coisa que atrai uma zica brava.

    Publicado por Felipinho | 24/02/2010, 1:06 pm
  6. É bem provável q a grande consistência mostrada pela Ferrari perante as demais fique menos evidente num asfalto q consome bem menos pneu como o de Montmelo. E, se o carro n tiver mudado nada, pode ser q tenham até mais dificuldade de aquecimento de pneu e em voltas voadoras a diferença pras demais fique maior, pois deve ficar nublado nestes 4 dias.
    Outra coisa é q Barcelona tem um reta de verdade e aí os motores Mercedes podem ter um pouco mais de vantagem.

    Publicado por Leandro Magno | 24/02/2010, 2:53 pm
  7. Rubens, porque não te calas??

    Publicado por Beatle Ed | 24/02/2010, 3:52 pm
  8. Vai dar McLaren na cabeça em Barcelona…(uma soma de tudo: carro, traçado e asfalto).

    Publicado por Will | 24/02/2010, 4:06 pm
  9. é isso aí, concordo plenamente: a mclaren na cabeça (um dando cabeçada no outro)
    hehehehehe

    Publicado por wilson | 24/02/2010, 4:19 pm
  10. Acompanhei os resultados dos testes das principais equipes ate este momento e uma analise fria mostra que os resultados (numero de voltas / melhor tempo / volta em que melhor tempo foi obtido) mostram que Rubens tem motivos para estar com boas perspectivas para esta temporada.
    Se considerarmos nesta mesma analise que estamos falando de uma equipe experiente trabalhando com um motor ate então nunca testado, estas expectativas são ainda melhores pois na minha opinião eles estão trabalhando corretamente ao iniciar os trabalhos pela confiabilidade do motor. Estas duvidas somente serão sanadas com o inicio da nova bateria de testes quando a confiabilidade vai para segundo plano e busca-se VELOCIDADE e PERFORMANCE. Vamos acompanhar e ver o que acontece.

    Publicado por JC | 24/02/2010, 5:28 pm
  11. Na minha opinião, a maior velocidade do MP4/25 com combustível para três voltas lançadas será o maior desafio do desenvolvimento aerodinâmico da Ferrari. Eles já perceberam isto, porque ficou evidente na entrevista do Fernando Alonso. Mas acho que, no momento, eles só tem esta desvantagem. No resto, a Ferrari supera todos os demais adversários.

    Publicado por Ilton Fernandes | 24/02/2010, 5:29 pm
  12. Ilton -> voce poderia mostrar onde o Alonso diz isso ?

    Eu entedi ele dizer que a Ferrari nem acertou o carro para volta lançada..

    Publicado por Claudio CArdoso | 24/02/2010, 5:34 pm
  13. Ao menos está na Autosport:

    “Maybe where Ferrari needs to improve is in the short runs with little fuel onboard. That’s where the Red Bull and the McLaren have been quicker, and they will be the reference to try and improve the F10 in the next test in Barcelona.”

    Eu acho que quando ele diz que ELES SERÃO A REFERÊNCIA, ele quer dizer que REALMENTE haverá certo enfrentamento em ritmo de classificação nesses quatro dias em Barcelona!

    Ele não deixa dúvida de que teremos um quadro melhor de quem estará na frente exatamenet lá, em Barcelona.

    Publicado por Becken Lima | 24/02/2010, 5:37 pm
  14. Ok, ele diz que é referencia, mas se ler a parte de cima ele diz outra coisa.

    Alonso said he was not underestimating Ferrari’s rivals – but warned them that the Italian squad had not displayed its real potential yet.

    E Nesse pedaço entao ele deixa mais claro ainda !!!

    Red Bull, McLaren and Renault have been very quick and they have shown their cards, while we are still hiding ours,” he said. “We are going to analyse the data, but we are very optimistic. As of today, if I were in a different team I would be looking at Ferrari because everything is going very well.

    Publicado por Claudio CArdoso | 24/02/2010, 5:45 pm
  15. Mas.. não é EXATAMENTE o que o Ilton diz?

    Eles já perceberam isto, porque ficou evidente na entrevista do Fernando Alonso. Mas acho que, no momento, eles só tem esta desvantagem. No resto, a Ferrari supera todos os demais adversários.

    Publicado por Becken Lima | 24/02/2010, 5:56 pm
  16. Até porque a Referencia, no meu entender junto o texto todo e nao somente uma frase isolada ele quis dizer.

    A Referencia mesmo para o teste de velocidade do F10 serão a Mclaren Redbull e Renault. Mas ele nao quis dizer que eles sao mais rapidos. Muito pelo contrario.

    e ele termina ainda dizendo que esta muito otimista. Ele diz que a as outras equipes ja mostraram tudo que podia fazer, e a Ferrari ainda nao. Para mim isso claramente ele quis dizer que a Ferrari nao testou para classificacao.

    Nao se se o pessoal vai recordar uma entrevista que o Barrichello deu apos sair da Ferrari, em um teste coletivo. Ele disse que tradicionalmente a Ferrari deixa para fazer testes classificacao sempre por ultimo no programa de testes.

    Que juntando com o que o Alonso falou, bate claramente.

    “Red Bull, McLaren and Renault have been very quick and they have shown their cards, while we are still hiding ours,” he said.

    Publicado por Claudio CArdoso | 24/02/2010, 6:01 pm
  17. Becken me desculpa.

    Mas ta forçando pra Mclaren rsss.

    Ele inclusive nem colocou que a Mclaren é a mais rapida. ele falou de 3 equipes. NA estrevista ele em nenhum momento disse que o Desafio é Bater a Mclaren em volta lançanda.

    E outra coisa, ele tambem na entrevista nao diz que Estao em desvantagem nem em questao de volta lançada. Ele diz estar Otimista em relaçao a isso.

    Publicado por Claudio CArdoso | 24/02/2010, 6:05 pm
  18. Interessante essa frase: “estamos escondendo nossas cartas” porque a Ferrari foi a única equipe, ok junto da Mercedes, a expor-se com panes secas para checar o seu sitema dois dias seguidos.

    Eu acredito piamente que o F10 é o melhor carro no momento, mas divido que a McLaren tenha mostrado também o seu real potencial no último dia em Jerez.

    Button conseguiu sua melhro marca em um stint curto, mas nas primeras voltas:

    1:18,871
    1:19,568
    1:19,568
    1:19,056
    1:19,288
    1:19,710
    1:19,710
    1:19,665
    1:19,689
    1:20,002

    Quer dizer, ele atingiu 1:19,5 em média 9 vezes, o que sinaliza que há mais potencial a ser descoberto no mp4-25.

    Todo mundo levará pacotes aerodinâmicos para Barcelona, então as cartas estão na mesa…

    Publicado por Becken Lima | 24/02/2010, 6:08 pm
  19. Becken ->

    EU nem me refiro se esta na frente se nao esta.

    EU so retruquei, por conta disso:

    “Eles já perceberam isto, porque ficou evidente na entrevista do Fernando Alonso”

    E lendo a entrevista toda, nao foi isso que o Alonso deixou a entender. :-)

    Eu sei que sou CRI CRI rssss

    Becken, -> outra variavel que nao tenho nem ideia. Esses tempos do Button foram com que Pneus ?

    e os da Ferrari ? è dificil pra caramba sabermos algo, principalmente pq as informacoes chegam a nos muito fragmentadas.

    Agora com certeza as equipes tem pessoas que ficam anotando o tempo de volta com que pneu os adversarios estavam, mais trechos de pista, mais velocidade media e essas coisas todas.

    O Unico motivo que eu acredito que a Ferrari va vir bem, sao as Declaracoes do Alonso, e de todos no Grid no momento. COmo o Barrichello, Alonso, Button e Massa.

    Acho que eles com certeza, tem dados muito mais claros que nos sobre a situacao real

    Publicado por Claudio CArdoso | 24/02/2010, 6:16 pm
  20. Becken,

    O Lauro Jardim, colunista da Veja, anuncia no seu Blog Radar on Line que a Petrobrás fechou um patrocínio de U$ 10 milhões com a Lotus.

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/esportes/f-1-petrobras-acerta-com-a-lotus/

    Você tem alguma confirmação ?

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 24/02/2010, 7:00 pm
  21. Não, mas dá post!

    Publicado por Becken Lima | 24/02/2010, 7:01 pm
  22. Lotus Petrobras? Pelo menos as cores combinam…

    Escala dos testes de Barcelona:

    Team Feb 25 Feb 26 Feb 27 Feb 28

    Ferrari Alonso Alonso Massa Massa

    Force India Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil

    Lotus Fauzy Trulli Trulli Kovalainen

    McLaren Button Hamilton Button Hamilton

    Mercedes Rosberg Schumacher Rosberg Schumacher

    Red Bull Webber Vettel Vettel Webber

    Renault Petrov Petrov Kubica Kubica

    Sauber de la Rosa de la Rosa Kobayashi Kobayashi

    Toro Rosso Alguersuari Alguersuari Buemi Buemi

    Virgin tba tba tba tba

    Williams Hulkenberg Hulkenberg Barrichello Barrichello

    Fonte: Autosport.com

    Publicado por Vitor, o de Recife | 24/02/2010, 7:14 pm
  23. Penso que esse vai ser o ano da Ferrari, a dona FIA fez o regulamento totalmente favorável para a equipe Ferrari, onde a Ferrari mais errava era no box, agora nas paradas só tem que trocar pneus, vai ficar difícil ela errar nessa parte, ainda mais com essa nova porca mágica.

    Publicado por Luiz Sergio | 24/02/2010, 7:21 pm
  24. Becken,

    O blog FormulaUK tinha dado essa notícia no dia do lançamento da Lotus, mas segundo eles como não dava tempo de aprovar o combustível a Petrobrás tinha postergado para o ano que vem.

    Parece que a coisa mudou porque normalmente o Lauro Jardim crava suas informações…

    Dá post sim…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 24/02/2010, 7:25 pm
  25. Eu li também em algum lugar que os malaios estiveram aqui no Brasil para negociar com a Petrobrás, mas a Petrobrás não interessava em patrocinar, queria fornecer combustível.

    Outra coisa, quem alimentarás os Cosworth CA2010 da Williams e Virgin?

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 24/02/2010, 7:49 pm
  26. Parei de ouvir o Barrica quando ele disse que podia bater o Schumacher.

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 24/02/2010, 8:56 pm
  27. Concordo com o Barrichello, pelo que a Ferrari apresentou em Valência, já que em Jerez choveu e não deu para analisar nada. Apenas especular.

    Publicado por Ylan Marcel | 24/02/2010, 10:21 pm
  28. meu deus o cara só disse que a equipe não está tão para trás… que coisa ridícula ficarem apelando p/ dizer qu ele está criando falsas expectativas se ele só está sendo otimista.

    Queriam que ele dissesse que o carro tá uma droga, que ele desistiu e que ele vai cortar os pulsos?

    (ops, eu acho que é isso q vcs querem)

    se fosse o Hamilton, ou o Schumacher ninguém sequer cogitaria falar desse jeito.

    E é fato, a Ferrari apresentou mais consistência; a Maclaren mais velocidade de reta e velocidade em termos de classificação, o que pode trazer nesta informação uma característica do carro: pouca pressão aerodinâmica, pouco grip, e aí trata os pneus mal depois das voltas mais rápidas.

    Quanto a Williams, eu acredito que eles fizeram um ótimo trabalho melhorando o Cosworth….trouxe a fornecedora mais para perto, ganhando vantagens… agora é ver se eles tem velocidade, pq consistência a coisa tá menos ruim do que se imaginava.

    Publicado por Ridson de Araújo | 25/02/2010, 12:08 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: