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Testes de pré-temporada em Barcelona – Dia # 13

IMAGEM: Red Bull/Divulgação

Como era quase previsível, a Red Bull dominou os testes ontem no circuito de Barcelona. O tempo veio como RB6 calçado de pneus macios e numa pequena simulação de classificação. O próprio Webber garantiu que foi um temporal e há muita gente assustada com os mais de 1 segundo posto por Mark Webber no resto do grid, menos o diretor técnico da Mercedes GP, o nosso Norbert Haugh.

Haugh e Webber travaram um diálogo indireto via Autosport ontem mesmo:

Webber:

“Todo dia é crucial, mas estamos em melhor forma que as outras equipes. Esta marca [1:21.487]  é uma das melhores, senão a melhor no pit-lane em termos do que fizemos no último ano e agora.”

— Mark Webber

Haugh:

“Se eles conseguiram esse tempo com 150 kg [de combustível] então eles foram rápidos. Mas esta marca não é a referência. Estamos no início [da temporada] e eu não diria que alguém fez esforços em termos de classificação até agora.”

— Norbert Haugh

A opinião de Haugh, no entanto, não impediu Nico Hulkenberg da Williams de fazer o seu próprio julgamento a respeito de quem deve estar na frente no Bahrein:

“Eu acho que Red Bull e Ferrari estão bem à frente. Estas duas equipes eu vejo como favoritas, todo o resto está um pouco atrás.”

Sem detalhar o que faz as duas equipes melhores, ele forma o pelotão de força atual:

“Eles [Red e Ferrari] estão um pouco melhor em todas as áreas, não conseguimos identificar uma área especificamente. Depois dessas duas equipes eu vejo um espaço e então seguem McLaren, Renault, Mercedes e talvez nós.”

Os testes prosseguem hoje sob o bom tempo que cobre a porção mediterrânea da Espanha. Comentários, links, fotos e opiniões sobre os testes de Barcelona serão muito bem-vindos na sessão de comentários, logo abaixo. Fiquem à vontade.

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Onde acompanhar os testes

Motor 21

F1 Today

Live GP

Williams – Tempos de volta ao vivo

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Vista aérea do circuito:

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Escalação para os próximos dias de testes

Equipe Fevereiro 25 Fevereiro 26 Fevereiro 27 Fevereiro 28
Ferrari Alonso Alonso Massa Massa
Renault Petrov Petrov Kubica Kubica
McLaren Button Hamilton Button Hamilton
Mercedes Rosberg Schumacher Rosberg Schumacher
Force India Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil
Red Bull Webber Vettel Vettel Webber
Lotus Fauzy Trulli Trulli Kovalainen
Sauber de la Rosa de la Rosa Kobayashi Kobayashi
Williams Hulkenberg Hulkenberg Barrichello Barrichello
Toro Rosso Alguersuari Alguersuari Buemi Buemi
Virgin Di Grassi Indefi

Discussão

135 comentários sobre “Testes de pré-temporada em Barcelona – Dia # 13

  1. 1/2 dúzia de voltas e lá se foi o tempo feito ontem por Mark Webber…

    Publicado por Cavallino Rampante | 26/02/2010, 6:29 am
  2. Alonso hoje 1:20.738

    Publicado por Jonas | 26/02/2010, 7:01 am
  3. Bons dias Becken e Jonas

    se ontem o tempo do Webber foi temporal então esse que o Alonso fez que o Jonas muito bem pôs…é estratosférico …

    Vamos vê mais um pouco…

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 7:33 am
  4. E ahi gente ninguem vai cair de pau no Hulkenberg por achar que a Williams esta no mesmo grupo que Mclaren e Mercedes atras da Ferrari e agora Red Bull ?

    Publicado por Fernando | 26/02/2010, 7:37 am
  5. Alonso, absurdo: 1:20.658

    Publicado por Leonardo | 26/02/2010, 7:38 am
  6. Um bom dia a todos!

    Última Pole neste circuito foi 1’20”527 de Jenson Button, ano passado pela Brawn GP.

    Fernando Alonso já vira em 1:20.637.

    Publicado por Ilton Fernandes | 26/02/2010, 7:43 am
  7. Segundo declarações de Ross Brawn a MGP 01 vai apresentar no próprio fim-de-semana do Grande Prémio do Bahrein um novo difusor duplo, vamos ver se não vai dar reclamações da outras equipes, que tenho a certeza que vai dar..outro ano de aprontação do Senhorito Brawn?

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 7:48 am
  8. Aí vem o Vettel 1 21 852 e descendo vamos ver se é mais rápido que o Webber..que tenho a certeza que é…
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 7:50 am
  9. Pois é… Eu não entendi essa do Webber, confesso!

    Hoje, eu não sei quanto de combustível tem o Alonso “on board”, mas o tempo está vindo em um claro ritmo de classificação com “stints” bem curtos. Talvez avaliando os compostos extra-macios:

    8 —-
    29 1:21.219
    30 1:20.876 -0.343
    31 1:24.276 +3.4
    32 1:21.050 -3.226
    33 —-

    34 1:21.050
    35 1:20.637 -0.413 A MELHOR DE HOJE ATÉ AQUI
    36 1:20.658 +0.021
    37 1:21.678 +1.02

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 7:52 am
  10. O RB6 não me encanta…o F10 talvez, mas o MP4-25 é incrível!

    Publicado por Will | 26/02/2010, 8:05 am
  11. Apenas um detalhe. A pole de 2009 na Espanha não vale muito, a referência lá é o tempo do Rubens no Q2: 1:19.954

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 8:08 am
  12. Ilton, se for pra usar referencia de tanque vazio, teríamos q colocar como parâmetro a volta do Barrichello no Q2 ano passado, q foi de 1:19:954. Alonso já está a 0,683 desse tempo. Realmente foi uma volta muito boa, se considerarmos q o stint foi com + ou – 40 Kg

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 8:11 am
  13. Ok Becken,

    Se Alguma equipe chegar neste 1:19.954, se tornará a equipe a ser batida nesta temporada.

    Publicado por Ilton Fernandes | 26/02/2010, 8:14 am
  14. Alex-Ctba

    O que vejo neste tempo do Alonso é o grande desenvolvimento que a Ferrari alcançou desde que abandonou a F60 ano passado. Muitos não acreditavam devido ao grande avanço que a Mclaren conseguiu no final da temporada, sendo que a Ferrari não o fez. Então como as regras não mudariam muito, poderia se prever que a Ferrari deveria ter continuado com as experiências e desenvolvimento do carro nas próprias corridas, como fez a mclarem que conseguiu ainda duas vitórias e poles. A Ferrari recuperou o déficit aerodinâmico que tinha para outras equipes e é um sinal que teremos grandes disputas este ano.

    abraços.

    Publicado por Ilton Fernandes | 26/02/2010, 8:25 am
  15. Site da Williams foi pirateado o Webber que está descansando aparece com o melhor tempo e até o Button que deve estar acordando agora com uma tremenda gata..sua fama de playboy é dureza..está na frente do Alonso foi sacanagem mesmo..
    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 8:28 am
  16. Exato Ilton, mas são pequenos detalhes q podem estar fazendo a diferença. A Ferrari ter se concentrado no desenvolvimento da F10 muito cedo e ter “abandonado” a temporada de 2009, está se refletindo agora. Mas não tenho dúvida q se a McLaren estiver realmente atrás da Ferrari e Red Bull, eles vão conseguir alcançar os adversários, como sempre fizeram, além da qualidade dos pilotos de Woking. Nossas previsões estão quase se confirmando em relação a competitividade dessa temporada.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 8:34 am
  17. Bom dia rapaziada……..Como sempre,começo falando do melhor piloto da atualidade o “Massa “,tirando o Shumacher logicamente.
    Acho que realmente o f10 é o carro a ser batido,tem sido o mais consistente.E nos dois ultimos dias de testes,Massa detona o tempo de todo mundo,inclusive do companheiro de equipe,aquele que já bi-campeão foi superado por um moleque vindo da GP2(isso vai render rsrs).

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 8:40 am
  18. Nenhuma bandeira vermelha até agora!

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 8:43 am
  19. Opa, Virgin na pista, bandeira vermelha em alguns instantes.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 8:44 am
  20. q maldade com a virgenzinha…

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 8:53 am
  21. Bom dia Daniel pelos vistos não foi ver as conversas antigas ver se não se esqueceu de qualquer coisa..e essa de que o Massa detona…vai detonar mas é atrás do Bi-Campeão quanto ao resto é a sua conversa de sempre se o moleque bateu se não bateu..que se vai fazer..só lembra o que lhe interessa e só lê como lhe convém..há um nome para isso…

    Até mais ver..

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 8:55 am
  22. Única coisa que faz um pouco de confusão é ser o Liuzzi o de la Rosa e o Alguersuari a seguir ao Alonso na tabela de tempos..qual andará sem lastros???

    Ferrari
    Force India
    Sauber
    Toro Rosso

    dá que pensar Mercedes e McLaren tão atrás, Red Bull não conta porque foi melhor ontem

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 9:21 am
  23. Stint de Alonso de 20 voltas:
    * 1:25.457
    * 1:25.412
    * 1:24.893
    * 1:25.052
    * 1:25.275
    * 1:24.941
    * 1:25.165
    * 1:25.002
    * 1:25.102
    * 1:25.230
    * 1:24.712
    * 1:25.076
    * 1:24.954
    * 1:25.023
    * 1:25.002
    * 1:25.149
    * 1:25.433
    * 1:25.085
    * 1:25.296
    * 1:24.965

    Publicado por Dennis | 26/02/2010, 9:34 am
  24. Bom dia people,

    o espanhol resolveu baixar a bota (se o carro A tá andando assim, imagina o B)… vamos ver o que o “Miltinho” vai fazer no final do treino.

    Publicado por Felipinho | 26/02/2010, 9:42 am
  25. Senna Seccotto……..Você que tem no “nick” o nome do melhor piloto de todos os tempos “Senna”torcendo pro espanhol que se acha o melhor e é superado pelo estreiante da GP2.Nunca achei o Alonso um grande piloto,ele nem deveria ter sido campeão.Se a F1 fosse justa,muitos perderiam titulos e outros ganhariam.
    Por exemplo:Eu tiraria 2 titulos do Shumacher
    tiraria o titulo do Kimi em 2007 e daria pro Hamilton
    tiraria o titulo do Hamilton em 2008 daria pro Massa
    tiraria os 2 do Alonso
    do Vileneve
    do Hill (filho)
    do Button

    Mas nem sempre a vida é justa.Mas falando de agora,a história tá sendo escrita novamente,nós já vimos esse filme na Mclaren,o Alonso chorão chega pra ser N1,ganhando milhões e será superado novamente.E novamente vai por a culpa na equipe,pq o chefe da equipe não é mais o seu empresario o titio Briatore.
    Infelismente alguns brasileiros vão na onda do “Galvão e seu priiiincipe das asturiaaaaas”só que o moleque da GP2 mostrou que na verdade longe do titio Briatore,ele não passa de bobo da corte.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 9:46 am
  26. Tempos até agora:

    1 Alonso Ferrari 1m20.637s
    2 De la Rosa Sauber 1m20.973s +0.336
    3 Liuzzi Force India 1m21.056s +0.419
    4 Vettel Red Bull 1m21.455s +0.818
    5 Alguersuari Toro Rosso 1m21.571s +0.934
    6 Schumacher Mercedes 1m21.689s +1.052
    7 Hamilton McLaren 1m22.152s +1.515
    8 Hulkenberg Williams 1m23.513s +2.876
    9 Kubica Renault 1m24.912s +4.275
    10 Glock Virgin 1m26.622s +5.985
    11 Trulli Lotus 1m26.941s +6.304

    Só acho que a diferença para a Sauber deve ser maior que esses 0.336, então talvez haja mais espaço para evolução nesses tempos de hoje…

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 9:53 am
  27. De qualquer forma essa Sauber mostrou serviço desde os primeiros testes, qdo sugeriram q ela sempre estava andando no sopro pra conseguir patrocínio. Parece ser um carro q vai incomodar em pistas velozes, e agora pelo congelamento do desenvolvimento dos motores, não tem como a Ferrari fornecer um motor “b” para a Sauber.

    Se se confirmar o desempenho da Sauber, vai ser ótimo ver um piloto agressivo como o Kabayashi tendo equipamento pra mostrar serviço.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 9:58 am
  28. só corrigindo…tiraria do vileneve(filho)

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:00 am
  29. Não sei se a Sauber será a nova “BRAWN”, mas quando a temporada começar, terão um pouco de “inveja e arrependimento”, sentimento parecido com o da Honda em 2009, quando Button e Barrichello dominavam a temporada…

    Publicado por Jackson | 26/02/2010, 10:01 am
  30. Digo a BMW terá…

    Publicado por Jackson | 26/02/2010, 10:01 am
  31. O Alonso vai meter o Massa no bolso como é normal!!!
    O Massa não passa de um piloto mediano.
    Vamos ver quantos campeonatos vai ele ganhar na sua carreira! Tem é muitos bons padrinhos.

    Publicado por Jonas | 26/02/2010, 10:07 am
  32. Massa teve o filho de Jean Todt como empresario, e teve totais condições de ser campeão… e não foi, apesar de estar anos na ferrari…

    aew o cara sem a menor noção da realidade do mundo aparece pra falar besteiras sobre o Alonso… é um sem juizo mesmo

    Publicado por Dennis | 26/02/2010, 10:09 am
  33. Daniel

    Se vc tivesse poder de tirar wdc de alguém, só poderia ser do Villeneuve filho, pq o pai morreu antes de ganhar o seu…

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 10:12 am
  34. Jonas…….Longe do titio Briatore ele não conseguio meter o estreiante da GP2 no bolso,que dirá o Massa.
    Ele consegue meter no bolso o brilhante Nelsinho Piquet,com a ajuda do titio Briatore claro.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:13 am
  35. Alex-Ctba ………….ok corrigido,troquei as bolas.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:17 am
  36. 2007:

    Alonso 109

    massa 94

    OVER.. sendo q massa era o unico ja adaptado ao seu time e ao seu carro…

    Publicado por Dennis | 26/02/2010, 10:18 am
  37. Daniel, não se esqueça q o Montezemolo e o Domenicalli andam morrendo de amores pelo espanhol. Mas a política da Ferrari sob o comando esportivo do Domenicalli tem deixado para os pilotos resolverem NA PISTA a disputa. Foi assim com o Kimi e espero q continue igual e q vença o melhor.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 10:19 am
  38. Aproveitando o espaço, se alguém tem vontade de conhecer Curitiba, a grande oportunidade é no próximo fds. Vai rolar uma etapa do WTCC e o q é melhor, o ingresso vc troca por 2KG de alimento não perecível…

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 10:27 am
  39. Dennis – sem ofensas pessoais!

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 10:28 am
  40. Vai comecar de novo a estupidez, Massa x Alonso, outra vez…

    O Alonso tinha padrinho, sim , mas ele pilotou o carro e ganhou dois titulos contra Raikkonen e Schumacher, perdeu em 2007 sim , mas nao para o Hamilton e sim para a Ferrari e o Ron Dennis.

    O Massinha igual, tem padrinhos , TODT PAI e TODT FILHO e que eu saiba nao ganhou nenhum titulo e nao fez a metade que o Alonso fez na F1, tanto que poucas pessoas apostam no titulo dele.

    Melhor que esperemos o campeonato comecar para ver o pau que o Alonso dara no Massa.

    Publicado por Fernando | 26/02/2010, 10:28 am
  41. Alex-Ctba ……….Então Alex,no meu primeiro comentario,quando eu disse que já vi esse filme,foi o filme completo.Por que assim como o Montezemolo e o Domenicalli,o Ron Dennis tb morria de amores e era só elogios ao Alonso,até o moleque da GP faze-lo mudar de idéia sobre o mais veloz.Assim como na Mclaren a Ferrari dará equipamento igual aos 2 e eles que resolvam na pista.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:30 am
  42. hehehe e a temporada nem começou ainda…

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 10:32 am
  43. Alex-Ctba…….Então Alex,quando eu disse no meu primeiro comentario que já vi esse filme, foi o filme completo.Por que assim como o Montezemolo e o Domenicalli,o Ron Dennis morria de amores pelo Alonso,até o moleque da GP2 mostraz quem é o mais veloz.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:36 am
  44. Becken……meu comentario n tá entrando

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:37 am
  45. Alex-Ctba…….Então Alex,quando eu disse no meu primeiro comentario que já vi esse filme foi o filme completo.Por que assim como o Montezemolo e o Domenicalli,o Ron Dennis morria de amores pelo Alonso,até o moleque da GP2 mostraz quem é o mais veloz.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:37 am
  46. Dennis…….O moleque da Gp2 estreiando na F1 mostrou quem é sem noção.Massa tb vai mostrar.Aguarde a 1 corrida.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 10:43 am
  47. Sem entrar no mérito da “questã”, mas acredito (opinião minha), que os que mais criticam Massa, tem um sentimento enrustido de realmente vê-lo campeão.

    Publicado por Iomau | 26/02/2010, 10:46 am
  48. nao sei por onde a galera ta acompanhado.

    Mas o Twitter do James Allen, tem atualizacao a todo instante.

    http://twitter.jamesallenonf1.com/live

    Publicado por claudio cardoso | 26/02/2010, 10:46 am
  49. “tiraria o titulo do Kimi em 2007 e daria pro Hamilton”

    ah sim…
    o “super-campeão” deu o título de presente para o Kimi, e vc quer justiça???
    tenha dó…

    “Ron Dennis morria de amores pelo Alonso,até o moleque da GP2 mostraz quem é o mais veloz.”

    Em que mundo vc vive? ou isso é dorgas?

    Publicado por Felipinho | 26/02/2010, 10:53 am
  50. O Tio Becken, levantou a cerca nos comentários :(

    Publicado por Felipinho | 26/02/2010, 10:57 am
  51. Os comentarios são basicamente muito bons, mas quando vcs começam com essa coisa de alonso x massa, hamilton x alonso… Tenha dó!!!

    Publicado por Gunther | 26/02/2010, 10:58 am
  52. O Tio Becken, levantou a cerca nos comentários :(

    Ainda não, mas quando alguém inicia essas briguinhas chamando outro de “Retardado”, aí é bom ficar de olho…

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 11:00 am
  53. Concordo, esses tipos de comentários não são o que estou acostumado a ler aqui neste blog, é bom ter atenção mesmo, quem gosta de postar esses tipos de comentários, existem blogs com tais caracteristicas em outros sites…

    Publicado por Jackson | 26/02/2010, 11:07 am
  54. Boa Becken, gostei da sua postura. Discussão em alto nível é legal, não deixa baixar que o nível aqui é excelente. Senão fica igual o blig do gomes, cheio de carinha escrevendo bobagens. Pedixinelo, Dick Vigarita, etc, etc.

    Publicado por Jorn Lande | 26/02/2010, 11:08 am
  55. Concordo
    “Vai comecar de novo a estupidez, Massa x Alonso, outra vez…

    O Alonso tinha padrinho, sim , mas ele pilotou o carro e ganhou dois titulos contra Raikkonen e Schumacher, perdeu em 2007 sim , mas nao para o Hamilton e sim para a Ferrari e o Ron Dennis.

    O Massinha igual, tem padrinhos , TODT PAI e TODT FILHO e que eu saiba nao ganhou nenhum titulo e nao fez a metade que o Alonso fez na F1, tanto que poucas pessoas apostam no titulo dele.

    Melhor que esperemos o campeonato comecar para ver o pau que o Alonso dara no Massa ou vice-versa

    Publicado por Afs.Angola | 26/02/2010, 11:08 am
  56. Trecho da entrevista exclusiva do Alonso para o Livio.

    http://blog.estadao.com.br/blog/livio/

    Estado – Regressando a sua preparação para o campeonato deste ano, pelo que foi possível compreender você não simulou ainda um treino classificatório, com gasolina apenas para uma volta lançada, e amanhã (hoje) é seu último dia de teste, já que Felipe Massa assume o carro sábado e domingo. Como confiar que o F10, na etapa de abertura, será eficiente nessa condição?
    Alonso – Não estou preocupado com isso. Depois de dez anos na Fórmula 1, deverei saber como tirar 100% do carro em cada momento do fim de semana de corrida. Se os engenheiros, que são bem inteligentes, determinarem a simulação amanhã, vamos lá, caso contráro fica mesmo para o GP de Bahrein. Confio num bom resultado.

    Só tenho uma certeza… A tempora 2010 vai ser muito boa…

    Publicado por Giba Alonso | 26/02/2010, 11:09 am
  57. Desculpem….Faltaram as aspas….
    o trecho:
    “Só tenho uma certeza… A tempora 2010 vai ser muito boa… ”
    eh comentario meu..

    Publicado por Giba alonso | 26/02/2010, 11:16 am
  58. Com set up de classificação, acho q o Alonso pode baixar o tempo do Barrichello do Q2 ano passado.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 11:19 am
  59. A pista está ganhando borracha e os tempos vem caindo. Isso é muito bom para analisarmos o que os times podem fazer, simulando um fim de semana de GP.

    Publicado por Ylan Marcel | 26/02/2010, 11:20 am
  60. Felipinho……… mesmo “super-campeão” deu o título de presente para o Kimi, e vc quer justiça???
    tenha dó…R-exato deu o titulo presente,falou tudo.

    “Ron Dennis morria de amores pelo Alonso,até o moleque da GP2 mostraz quem é o mais veloz.”
    R-Falei alguma mentira?
    Não foi Ron Dennis que contratou o Alonso?Pagando milhões?Vs não lembra dos elogios do Ron ao Alonso.
    Sobre quem parece estar drogado ou fora da realidade depois dessa,n irei comentar.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 11:22 am
  61. Quando começam com ofensas morais e agressões gratuitas é porque está faltando argumentos para debaterem em alto nível, que sempre foi a marca do blog, então uns vão reclamar que estão sendo cerceados e outros que estão estão ficando de saco cheio dessas bobagens A melhor que B.

    Todos tem capacidade de expoer suas idéias e gostos sem a necessidade de ofensas.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 11:26 am
  62. é isso ai

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 26/02/2010, 11:32 am
  63. Interessante observação do Jonny Noble da Autosport:

    “…Sneaky Alonso missed the chicane at the final corner to try and get on run on Vettel down the main straight – but didn’t get close enough…”

    Sem conseguir ultrapassar, o Alonso diminuiu para conseguir mais espaço do RB6 do alemão:

    “…Alonso backs off from behind Vettel to give himself some space…”

    Será que ele vai simular uma volta em ritmo de classificação?

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 11:36 am
  64. Hulkenberg melhora tempo de Alonso:

    1 Hulkenberg Williams 1m20.614s
    2 Alonso Ferrari 1m20.637s +0.023
    3 De la Rosa Sauber 1m20.973s +0.359
    4 Liuzzi Force India 1m21.056s +0.442
    5 Vettel Red Bull 1m21.455s +0.841
    6 Alguersuari Toro Rosso 1m21.571s +0.957
    7 Schumacher Mercedes 1m21.689s +1.075
    8 Hamilton McLaren 1m22.152s +1.538
    9 Kubica Renault 1m24.912s +4.298
    10 Trulli Lotus 1m25.524s +4.910
    11 Glock Virgin 1m25.942s +5.328

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 11:41 am
  65. ……….Acho que quem contratou o Alonso pra Mclaren,foi o Papai Noel e não o Ron Dennis.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 11:42 am
  66. N. Hulkenberg Williams FW32 1:20.614… parece que o alemão vem numa sequência de voltas muito boas .. não sei de quantas voltas está sendo este stint .. alguem consegue verificar?

    Publicado por Galkadesh | 26/02/2010, 11:42 am
  67. Simulação de classificação com stints curtos, Galka:

    74 1:26.612
    75 1:23.992 -2.62
    76 1:24.091 +0.099
    77 1:23.679 -0.412
    78 1:23.792 +0.113
    79 1:23.802 +0.01
    80 1:23.513 -0.289
    81 1:25.423 +1.91
    82 —-
    83 1:25.423
    84 1:23.153 -2.27
    85 —-
    86 1:23.153
    87 1:21.548 -1.605
    88 1:21.199 -0.349
    89 —-
    90 1:21.199
    91 1:20.958 -0.241
    92 1:20.614 -0.344 [melhor]
    93 —-

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 11:43 am
  68. Hulkenberg foi para o pit na volta 93 … salvo engano este stint dele começou na volta 82.

    Publicado por Galkadesh | 26/02/2010, 11:46 am
  69. Ahahahahh.. adorei o Twitter da Williams:

    Take that Fernando! The hulk just took your number 1 spot! 1.20.614

    Algo como: “Chupa, Fernando!”

    A Claire, assessora de imprensa da Williams, é engraçadíssima!

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 11:46 am
  70. Acho, no achismo mesmo, que agora os pilotos que só vão andar no Bahrein como Alonso e Hulkenberg por exemplo, devem fazer voltas de classificação para entender melhor o carro com pouco peso, se é que já não testaram isso com o giros reduzidos a 16 mil ou 17 mil o que os daria semelhanças dos treinos de sabádo, mas com tempos acima do normal pra não chamar a atençao.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 11:48 am
  71. Becken que bom que a Williams esta andando, tomara que eles estejam mesmo no nivel de Mclaren, Mercedes e Renault ahi teremos um campeonato excelente que venha logo a primeira corrida…

    By the way o Barrichello estava errado a Williams nao estava abaixo da Ferrari, segundo a Claire a Williams esta melhor pelo menos nesse momento do treino que nao vale nada.
    rs rs rs

    Abraco

    Publicado por Fernando | 26/02/2010, 11:54 am
  72. Muito boa a Claire!

    @ClaireVWilliams: Take that Fernando! The hulk just took your number 1 spot! 1.20.614

    Publicado por Will | 26/02/2010, 11:55 am
  73. Interessante que ela tem tirado fotos e informado sobre outras equipes também, algo que os Twitters das outras equipes não fazem…

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 11:57 am
  74. Pra vcs verem o q significa essa rivalidade entre apoiadores de piloto A ou B. Se a Claire q é do meio embarca na onda, temos q dar o desconto aos nossos companheiros Daniel e Dennis, claro, desde q eles não baixem o nível da discussão, chamando um de retardado, drogado etc..

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 12:01 pm
  75. Definitivamente virei fã da Claire. Olha essa que ela mandou:

    http://twitpic.com/15fto6 – It’s not in my nature to be nice about other teams (sorry!) but I’m loving the Lotus!

    TRADUÇ.:

    “…Não é de minha natureza ser legal com outras equipes (desculpe!), mas estou adorando a Lotus” : http://twitpic.com/15fto6

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 12:10 pm
  76. Os tempos no teste de Barcelona ano passado:

    1. Rubens Barrichello (Brawn GP) – 1:18.926
    2. Jenson Button – (Brawn GP) – 1:19.127
    3. Nico Rosberg -(Williams) – 1:19.774
    4. Timo Glock – (Toyota) – 1:20.091
    5. Felipe Massa – (Ferrari) – 1:20.168
    6. Robert Kubica – (BMW) – 1:20.217
    7. Kimi Räikkonen – (Ferrari) – 1:20.314
    8. Nick Heidfeld – (BMW) – 1:20.338
    9. Sebastian Vettel – (Red Bull) – 1:20.576
    10. Fernando Alonso – (Renault) – 1:20.664
    11. Lewis Hamilton – (McLaren) – 1:20.869
    12. Kazuki Nakajima – (Williams) – 1:20.907
    13. Jarno Trulli – (Toyota) – 1:20.937
    14. Sébastien Buemi – (Toro Rosso) – 1:21.013
    15. Giancarlo Fisicella – (Force India) – 1:21.045
    16. Mark Webber – (Red Bull) – 1:21.347 – (66)
    17. Sébastien Bourdais – (Toro Rosso) – 1:21.629
    18. Nelsinho Piquet – (Renault) – 1:21.662

    Publicado por Willian | 26/02/2010, 12:16 pm
  77. A Ferrari hj ta usando aquela barbatana horrorosa ?

    Publicado por claudio cardoso | 26/02/2010, 12:22 pm
  78. Problemas com a Red Bull causam bandeira vermelha. Já era o long run do Lewis…

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 12:24 pm
  79. Hamilton tá rodando hoje?????

    Nem parece…

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 12:48 pm
  80. e o Schumacher também tá??

    Cadê…

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 12:48 pm
  81. Discreto fazendo long runs…

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 12:48 pm
  82. Sairam para o último suspiro da sessão de hoje Hamilton, Alonso e de la Rosa….

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 12:50 pm
  83. ate o momento hulkenberg segue em primeiro…
    vamos ver o potencial de hamilton, pois acho que ele vai dar aquela volta rapida no final..
    tipico pra deixar a mclaren na frente…
    vamos ver…

    Tomás;
    http://theformula1.wordpress.com/

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 12:51 pm
  84. Alonso para e interrompe teste no finalzinho. Pane seca ou problema?

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 12:57 pm
  85. Foi só para o Hamilton não ficar em 1º kekekekekekekeke!

    Publicado por Will | 26/02/2010, 12:58 pm
  86. acabei de ver isso becken…
    acho que foi pane,,,,
    vamos ver

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 12:59 pm
  87. IRONIA, mas obrigado na mesma tomasf1

    Rebentou a Ferrari do Alonso…

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 1:00 pm
  88. explodiu o F10!! kkkk
    ( e explodiu de raiva o rémilton também!!!)rsrsr
    aiaiai…

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 1:03 pm
  89. Respondendo ao comentário que o Massa detona:

    Concordo.

    Detona motor, máquina de reabastecimento, capacete, etc.

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 26/02/2010, 1:10 pm
  90. isso é ser malvado cosmo!!!
    kkk

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 1:18 pm
  91. Bomba! Bomba! Parem as maquinas, como se dizia antigamente: A USF1 apresenta seu protótipo

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/81867

    Publicado por wilson | 26/02/2010, 1:24 pm
  92. Becken, amanhã a foto do post “dia # 14” tem q ser a FW32 do Hulk, seguindo a sua tendência. Hj vc colocou a do RB6 como o carro a ser batido, amanhã o carro a ser batido é a Williams.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 1:35 pm
  93. Becken, vc tem ideia do porquê de um desempenho tão pífio da Macca com tanque cheio hj?

    Publicado por Leandro Magno | 26/02/2010, 1:46 pm
  94. hahahahahahahah
    bizarro….
    coitada da usf1;..
    boa WILSON :D

    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 1:48 pm
  95. acabou? coloquem os tempo ai…….

    obrigado!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 26/02/2010, 1:51 pm
  96. ow becken, queria que voce confirmasse algo pra gente: em algumas midias comentava-se que a ferrari iria testar um difusor triplo hoje. Sabe dizer se isso aconteceu? existe alguma foto ou no teste de hoje ou anteriores mostrando isso???

    Publicado por wilson | 26/02/2010, 1:53 pm
  97. 1. Hulkenberg 1:20.614 (99 v)
    2. Alonso 1:20.637 (130 v)
    3. De la Rosa 1:20.973 (110 v)
    4. Liuzzi 1:21.056 (90 v)
    5. Vettel 1:21.258 (125 v)
    6. Alguersuari 1:21.571 (104 v)
    7. Schumacher 1:21.689 (81 v)
    8. Hamilton 1:22.152 (89 v)
    9. Kubica 1:24.912 (53 v)
    10. Trulli 1:25.524 (70 v)
    11. Glock 1:25.942 (51 v)

    as ordens marcelo;

    abraço

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 1:54 pm
  98. Sinceramente, acho que os testes dão uma cena geral para podermos ver como cada um está, mas as vezes tudo sai ao inverso. Para quem não se lembra, ano passado Nakajima dominava tudo com a Williams e acabou sem um mísero ponto no campeonato. E a Red Bull, que havia tido tempos abaixo do esperado, foi vice-campeã mundial.

    Ou seja, o jogo pode virar para muitos…

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 1:55 pm
  99. Trulli e Glock abraçadinhos na rabeira, a disputa da melhor estreiante vai ser apertada.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 1:59 pm
  100. Tomas

    Os tempos q o Willian postou aí em cima, dos testes de Barcelona ano passado foi mais ou menos o retrato do início da temporada, lembrando q Brawn, Williams, e Toyota começaram o campeonato fortes, por conta do difusor…

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 2:02 pm
  101. Rufem os tambores………………………………………

    A Virgin rodou 52 voltas sem quebrar uma única vez.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 2:14 pm
  102. Becken,

    O cenário começa a nos mostrar impressões bem mais concretas.

    Barcelona é uma pista mais completa para avaliar um carro que Jerez ou Valência, não está chovendo e estamos nos últimos testes.

    Os tempos do ano passado são uma boa referência, mas precisamos lembrar que os pneus mudaram muito. Os dianteiros são mais estreitos, e os compostos em geral mais resistentes para suportar carros mais pesados.

    Porém parece que tem alguma coisa acontecendo que não estava no script.

    Ontem o Mark Webber parecia muito contente com o tempo de 1 21,48 e o Vettel hoje fez 1 21,25. Não sei se foi numa simulação de classificação o tempo do alemão, mas a proximidade do seu tempo com Webber é reveladora.

    Hoje o Alonso testou pela última vez, e como bem observou Claudemir, ele tinha que treinar com pouca gasolina e simulando uma classificação nessa sua última oportunidade. Fez 1 20,63 e detonou em 0,8s o Red Bull de Webber. Em relação a Vettel ainda são bons 0,6s.

    A questão é que o Hulkenberg, que também não treina mais, andou no mesmo ritmo e até um pouco mais rápido. O jovem alemão, por melhor que seja, ainda não tem experiência e está fazendo quilometragem, o que valoriza muito a componente do carro nesse tempo. A constatação é que a Williams foi MUITO RÁPIDA.

    Só que tem mais : O De la Rosa e o Liuzzi foram só 0,3s e 0,4s mais lentos que o Alonso e Hulkenberg, e também não treinam mais. Aparentemente a Force Índia e a Sauber estão melhores do que pensávamos. Considerando que o Suttil e o Kobayote devem ser mais rápidos, será que vamos ter uma surpresa aí ?

    O Alguersuari, mais um que só vai andar no Barhein, ficou no mesmo tempo de Mark Webber. Eu achava que a Toro Rosso ia fechar o grid das equipes estabelecidas. Mas uma novidade.

    Vamos aguardar amanhã os últimos treinos do Button e do Rosberg para ter uma idéia da Mclarem e da Mercedes.

    Moral de história : ou a Ferrari e principalmente a Red Bull estão escondendo de alguma forma o jogo, ou agora no final dos treinos e numa pista que avalia bem os carros a F1 está nos mostrando algumas boas surpresas, e as cartas estão bem mais embaralhadas do que pensávamos.

    Para finalizar, entre as equipes estreantes, mas uma vez a Lotus andando atrás porém fazendo a tão necessária quilometragem para avaliar a resistência, conhecer e desenvolver o carro. Novamente a Virgin andando pouco, sendo que hoje ainda mais lenta que a Lotus.

    Impressionante o quanto quebra esse carro da Virgin, e mais ainda o quanto a equipe parece perdida e não consegue resolver os problemas. Um carro novo apresentar problemas é normal, o anormal é o tempo que eles estão gastando para identificar e solucioná-los.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 26/02/2010, 2:25 pm
  103. Daniel,
    dá uma vista de olhos nos comentários, e repara que só tu é que estás a incendiar um lume, em que TODOS, mas mesmo TODOS, têm culpas, e não é só um que tem a culpa. Posso-te recordar o que Dennis disse contra Alonso mais para o fim da temporada. Posso-te recordar o que Hamilton disse para o Dennis no meio da temporada. Podia dizer-te que Alonso bateu apenas e só o mais vitorioso piloto de sempre da F1, por duas vezes. Podia continuar, mas, estava a a ser igual como tu, e não estava a ser sincero nem correcto neste blog, e não é isso que me interessa.
    Repito:
    – Volta a olhar para os comentários, e repara que 90% das pessoas aqui, querem comentar F1. E comentam.
    Sugiro-te, que escrevas um livro com um título qualquer “Alonso não presta”, bla bla bla, porque tens algo contra o homem. De certeza que tinhas sucesso “nem certo meio”.

    Conseguis-te poluir um post que era tão bom, uma discussão agradável, com um ideal teu, que ainda por cima, já quase todo o mundo sabe que não é certo nem verdadeiro com o que aconteceu.

    Comenta as incidências do dia.

    Publicado por Marco Gonçalves | 26/02/2010, 2:26 pm
  104. obrigado tomas!!!!!

    abraço

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 26/02/2010, 2:33 pm
  105. grande sirlan, sempre com ótimas analises..
    para quem quiser opinar na minha, só acessar aqui:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/02/26/williams-e-ferrari-dominam-hulkenberg-lidera/

    obrigado;
    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 2:33 pm
  106. Num comentário acima chamei a atenção para o difusor do Brawn a ser estreado em Sahkir, no próprio fim-de-semana da corrida..pelos vistos o Alonso desconfia do mesmo

    Fernando Alonso se mostró este viernes “muy contento” por los resultados logrados con el F10 en la pretemporada de Fórmula 1 una vez finiquitada su participación en los test de preparación de Montmeló.

    “El F10 es el mejor coche que he conducido. Eso sí, no significa que sea el mejor de la parrilla”
    El piloto español aseguró que sigue pensando que el F10 es “el mejor coche que he conducido”. Eso sí, “no significa que sea el mejor de la parrilla”, matizó.

    “Espero tener un coche para ganar el Mundial”, añadió el asturiano, quien aseguró además que aún “es pronto para decir si voy a estar en el podio en Bahrein; ojalá. No sé lo que sacarán los otros Bahréin porque el reglamento esta muy definido”, añadió.

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 26/02/2010, 2:58 pm
  107. Eu creio que o motor Cosworth da Williams está “sobrando”, apresentou boa confiabilidade e uma velocidade interessante comparados a motores Ferraris e Mercedes, a Virgin e a Lótus não acompanham esse ritmo simplesmente por não ter um projeto aerodinâmico tão refinado quanto da William, que mesmo no ano passado com aquele motor fraquinho da Toyota ainda reinou durante muito tempo nos treinos de sexta-feira com o Paquito.
    Sinto certo receio com relação a opção da RedBull para continuar com o motor Renault nesse ano. Vemos claramente que a Renault não tem andado muita coisa, provavelmente por causa da aerodinâmica como Lótus e Virgin, mas a ToroRosso andar tão próximo assim dá sua equipe mãe e sem provavelmente ter um carro aerodinamicamente tão refinado quanto o projeto de andrew newey, talvez se Toro Rosso ainda tivesse o Vettel esse ano como piloto a RedBull levaria uma surra bonita de sua “equipe filha”.
    Outro aspecto interessante já levantado aqui é o desempenho da Sauber, muitos falaram que era apenas pra arrumar patrocinadores e coisas desse tipo, mas pelo visto a BMW realmente vinha fazendo um trabalho bom para esse ano. Será que a Sauber terá sorte suficiente para chegar em primeiro lugar pelo menos uma vez e fazer a BMW se arrepender pelo menos um pouco de ter saido do circo? Piloto para isso eles tem, pelo menos o Japa, já que nunca coloquei muita fé no Rosinha.
    E mudando de assunto outra vez. Kubica deu declarações de que esta feliz na Renault mas esse ano eu preferia vê-lo na RBR ao lado de Vettel no lugar do Webber… Talvez desse muito mais trabalho pro chupeta e a equipe se desenvolvesse muito mais… Não acham?
    Ultimo ponto, mas não menos importante. Acho que o Barrichello vai levar algumas sobre o Hulk mas que o guri vai dar algum trabalho para ele vai…

    Publicado por demetrius albuquerque | 26/02/2010, 3:18 pm
  108. Alex, sou de Curitiba também, com certeza vou no WTCC, não perdi nenhum até agora. Se pá a gente se vê lá.

    Que que tem a ver o outro descendo a lenha no Alonso? Torcida me irrita.

    To gostando de ver o desempenho das Williams nessa pré-temporada, acho que estarão melhores que no ano passado, e olha que 2009 foi o melhor ano da Williams em muitas temporadas.

    Publicado por The Stig | 26/02/2010, 3:31 pm
  109. para quem quiser trocar uma opiniao no meu blog a respeito dos testes:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/02/26/williams-e-ferrari-dominam-hulkenberg-lidera/

    obrigado;
    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 26/02/2010, 3:31 pm
  110. eu também vou ver WTCC

    e aproveitar visitar a familia

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 26/02/2010, 3:49 pm
  111. Fala The Stig, eu to querendo ir, nunca fui, ano passado já foi no esquema de ingresso por alimento, mas eu não fui, esse ano meu filho já tá maiorzinho, acho q dá pra ir. Falow Piá !

    Demetrius

    Se os Cosworth se mostrarem superiores aos Mercedes, Ferrari, o q eu não acredito, pode esperar chiadeira de Ferrari e McLaren junto a FIA por conta da regra do congelamento q não se aplicou a fábrica inglesa, mas q eu dou razão a FIA, pq a Cosworth está entrando no campeonato esse ano, como eles limitariam o desenvolvimento do motor ?

    E concordo com vc, o Hulk parece ser muito bom piloto, o q é bom pro Barrica manter o nível de pilotagem. Um “puxa” o tempo do outro, como tem q ser em equipes grandes e se a William quiser retornar o caminho das vitórias, precisa de uma dupla forte, o q não ocorreu ano passado com o fraco Nakajima.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 3:49 pm
  112. Um aspecto interessante no teste de hoje, na minha opinião, não chega a ser a melhor volta de cada um, mas a consistência nos stints longos.

    Nisso, existiu uma semelhança substancial entre Ferrari e Red Bull, que começam a aparecer como as equipes a serem batidas na temporada.

    O ritmo de ambas foi muito parecido nos long runs, e levemente superior ao de McLaren e Williams. Outro fator importante: ganha força a tese de que o FW32 possa estar no mesmo nível do MP4-25, o que é fantástico para o velho Frank.

    A maior surpresa tem sido Alguersuari. Ele optou por stints longos nos dois dias de testes. Em ambos foi extremamente regular, hoje na casa de 1:24s.

    Schumacher fez stints curtos hoje, nenhum ao estilo das demais, o que dificulta a comparação.

    No geral, eu acredito que nem mesmo o Bahrein nos dará uma resposta definitiva. Mas o bom desempenho das principais equipes é animador.

    Publicado por Willian | 26/02/2010, 3:57 pm
  113. Marco Gonçalves ……….Eu defendo um Massa superior ao Alonso com argumentos e não com ofenças pessoais.
    Pode ler todos meus comentarios e veja se ofendi alguem.
    Se fãs do Alonso como vc, ficam se doendo não posso fazer nada,continuerei a denfender meu ponto de vista.
    Alonso não passa de um piloto mediano,que teve a sorte assim como o Button de ter um carro muito superior aos outros por 2 anos consecutivos.Alonso não provou nada ainda,só teve companheiros de equipe mediocres como fisichella e nelsinho,quando pegou um bom como o iniciante da GP2 Hamilto, tomou pau.

    Então meu caro colega Marco Gonçalves …..seja um cara educado e democratico e respeite a opinião dos outros,não vou torcer pelo Alonso pq vc e outros 1% do blog querem.Sobre o livro te sugiro um titulo:Como meu principe das asturias foi superado pelo moleque da GP2.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 4:17 pm
  114. “Um “puxa” o tempo do outro, como tem q ser em equipes grandes e se a William quiser retornar o caminho das vitórias, precisa de uma dupla forte, o q não ocorreu ano passado com o fraco Nakajima.”

    Convenhamos, o Rosberg também não anima muito. Mas até onde ele poderia ir, nunca saberemos, pois sua carreira vai terminar em 2010…

    E trato de encerrar logo meu teclado de maldades.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/02/2010, 4:24 pm
  115. Becken

    Minha dúvida, olhando para esses tempos hoje em Barcelona, principalmente o melhor tempo do Hulkenberg é que não sabemos a altura que o carro estava do solo, o que para mim, é informação crucial para qualquer análise, se considerarmos que o Setup já deverá privilegiar o maior peso do carro para a corrida. Até agora, duvido muito que a Willians seja tão rápida quanto a ferrari e Mclaren. A Ferrari só simulou classificação hoje com o Alonso e me parece mais real devido ao tempo do Webber feito ontem e Vettel, hoje.
    Também o motor cosworth me causa certa dúvida quanto à potência perto dos Ferraris e Mercedes. Se tiver alguma informação sobre o tema, agradeço.

    Publicado por Ilton Fernandes | 26/02/2010, 4:35 pm
  116. Concordo em gênero, número e grau com o ultimo post do Daniel.

    Sem avaliar números e títulos, também levo mais fé no Massa que no Alonso.

    O Massa andou de igual pra igual com Schumacher na Ferrari, e superou constantemente o Raikkonen, ambos pilotos TOPs.

    Já o Alonso… superou quem?

    Publicado por André Távora | 26/02/2010, 4:39 pm
  117. Se fosse para apostar minhas fichas, apostaria que a Lotus e Virgin ficarão a frente da Campos, e só.

    Sobre os testes de hoje.

    Sem os dados dos stints da Ferrari e Williams não dá pra se tirar uma conclusão definitiva sobre os tempos, mas…

    A Williams andou muito bem em 2009, nos testes e sextas-feiras.

    E o carro tinha deficiências evidêntes de motor e cheio de gasolina não desenvolvia o mesmo que quando leve, então fica a questão, qual será o verdadeiro estágio da Williams, não em relação a suas concorrentes e sim em relação a 2009 ?

    O porque da pergunta, se ela conseguiu com os Cosworth superar essas deficiências de 2009 e ainda colocar um plus no refinamento da aerodinâmica (coisa que o Sam Michael já chamava atenção e em 2008 tinham um carro acertadinho) podem ter uma temporada mais honesta e ainda brigar por vitórias nessa temporada.

    A julgar pelo trabalho de confiabilidade desenvolvido com os motores que serão homologados na quinta-feira que vem, ve-se que estão concentrados na kilometragem dos carros e não apenas na velocidade pura que ele pode desenvolver, talvez isso pode ser feito amanhã pelo Barrichello ainda nos dois dias que restam de treinos, baixando mais a marca do Hulk hoje.

    E se ainda têm alguma coisa para colocar no carro, fiquem de olho que pode ser a grata surpresa do mundial.

    Obs. Ainda tenho um pé atrás com a Renault, não descartaria os Abelhas Africanas da luta por vitórias.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 4:40 pm
  118. Daniel,

    democrático? sou, pois até sou membro do executivo de junta de freguesia eleito por maioria a rondar os 70%.

    Acusou-me de ser um fã de Alonso. Não. Sou fã de automóveis e F1. Diz que Massa melhor que Alonso? Na minha opinião duvido.
    Vamos a factos. Massa levou pau de Raikkonen com o mesmo carro. Levou pau de Schumacher com o mesmo carro. Foi batido por aquele que você chama de “moleque da GP2” (para mim um bom piloto, mas, também, muito protegido, talvez mais que schumacher nos tempos da ferrari) num campeonato mundial. Alonso bateu Schumacher em dois anos, e teve a mesma pontuação que Hamilton noutro. Bem, depois hamilton deu pau em Alonso, é verdade, no ano em que o carro que alonso desenvolveu ficou todo para hamilton. Este ultimo ano, bem, foi o que se viu. Nem um nem outro. Afinal hamilton é bom,tambem quando tem carro bom, senão, leva pau de Button, Webber, Vettel. Enfim.Ou estes também têem os melhores carros? Tal como Schumacher, quando a Ferrari fez asneira, e fez um carro de treta, e Schumacher só ganhou nos EUA porque os outros todos desistiram. Enfim, como pode ver, quem tem bom carro sabe andar, e quem não tem, não sabe.

    Alonso só foi campeão por ter um carro superior? Bem, discordo, obviamente. E nem vou dizer porque. Factos são factos.

    A sua forma como escreve sobre Alonso, vejo claramente, sem precisar das entre-linhas, que o senhor, meu caro, isso sim, não pode com o espanhol. Mas revelo-lhe um segredo. Nem eu posso com o arrogante do espanhol, o principe das asturias como lhe chama. Mas como tudo na vida, e também como disse,enfim, argumentos e factos, falam por si. Resta saber de que lado os vemos ou de que lado nos convém vê-los. O que é certo é que vejo Hamilton, Alonso,schumacher, vettel, num nivel, que por mais que tente,não consigo ver lá o massa.

    Esperemos então, para ver, quem este ano, fará melhor. Eu nao duvido, que dentro do time de marenello, alonso ira sobrepor-se a massa. Mas a minha atenção vai para ver a guerrilha que vai haver dentro da McLaren.

    Se o ofendi de alguma forma, peço desculpa, mas ao vê-lo atacar assim certos pilotos, não o julgaria tão sensível.

    Publicado por Marco Gonçalves | 26/02/2010, 5:01 pm
  119. Ilton,

    Acho difícl que no apagar das luzes alguma equipe treine com o carro leve e regulagem apenas para classificação, diante da obrigatoriedade de largar com o acerto de treino.

    Nesse momento só faz sentido se for uma tentativa desesperada de aparecer para arranjar patrocínio, o que não acho que seja o caso sequer da Sauber. Vamos ver.

    Claudemir,

    Ano passado a Willimas tinha um programa “invertido” em relação às demais equipes. Eles treinavam com pouco combustível na sexta e com mais combustível no sábado de manhã. Os outros carros de ponta faziam exatamente o inverso. Por isso o Rosberg virou o rei das sextas.

    Quanto ao motor Toyota, era bem mais fraco que os outros mesmo. Basta lembrar que em Monza andaram muito mal, mas em Cingapura o Rosberg tinha um ritmo vencedor.

    Compartilho com você a impressão sobre a Renault. O Kubica sempre foi muito discreto nos treinos, nunca chamava a atenção mesmo nos tempos de BMW, mas de bobo ele não tem nada. Acho um dos melhores do grid.

    O carro da Renault é mais curto no entre eixos que a Ferrari por exemplo, e prometeram muitas modificações para esse treino em Barcelona.

    Pela programação o Petrov deveria ter andando, mas foi o Kubica quem treinou. Testando novos componentes ?

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 26/02/2010, 5:07 pm
  120. Sabem o que eu gostaria de ver, era uma comparação, por fotos, entre a Brawn e a Mercedes, como foi feito com os outros carros… mais a título de curiosidade…
    E depois ver como se passou a evolução dos carros diante dos testes e das corridas.
    Já vimos meio que de tudo nestes testes, novas pseudo calotas, bigornas, mas estou sentindo falta de mais debates técnicos. Por exemplo, o difusor triplo da Ferrari, como seria o funcionamento dele? e a Mercedes que poderá estreiar um novo difusor duplo… aqui já li muita coisa assim, e tenho aprendido muito desde que descobri este fórum. O mundo da F1 vai muito além do é dito pelo Galvão! rsrs
    Gostaria de registrar, costumo torcer pelas pratas da casa, mesmo quando eles não tem chance. Mas penso que Massa e Alonso são muito competitivos e habilidosos, e equivalentes, Massa era mais afobado que o Alonso, mas aprendeu a dominar seu ímpeto, já o espanhol, quando pressionado, comete muitos erros também, a la Nigel Mansell… gosto não se discute, se lamenta… e dados por dados, apesar do Bi-campeonato, penso que os dois estão no mesmo nível.
    Penso que todo debate é válido, mas fica um clima muito chato quando isso se intensifica.
    É besteira chegar à beira de uma briga por causa de um piloto ou uma escuderia, porque eles lá, simplesmente nem imaginam que possa haver dois seres discutindo e se estressando por causa deles num fórum!
    Por favor, não me levem a mal, apenas acho que não devemos levar tão a sério as defesas dos nossos ídolos, porque sempre haverá contrariedade e dados à favor e contra para alimentar rivalidades.
    Sem falar no tempo e energia gasta em vão, digo em vão porque ninguém mudará seu gosto ou maneira de ver as coisas à favor de outro.
    Um abraço à todos!

    Alex, tb sou de Curitiba! \o/

    Publicado por Alcides Araújo | 26/02/2010, 5:14 pm
  121. “Quanto ao motor Toyota, era bem mais fraco que os outros mesmo. Basta lembrar que em Monza andaram muito mal, mas em Cingapura o Rosberg tinha um ritmo vencedor.”

    Sirlan.

    Bem observado, o que corrobora sobre a deficiência dos motores Toyotas e ainda põe uma pulga atrás da orelha sobre o onde podia chegar o carro de Grove no ano passado.

    E o carro da Toyota que parecia ser bom, sofreu também com um motorzinho chinfrim, ou os pilotos eram ruins ? Porque o Kobayote deu pau no Trulli.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 5:21 pm
  122. Eu ia comentar exatamente isso q o Sirlan adiantou. Em Cingapura, aquela corrida era pra ser do Rosberg, mas o desenrolar dos fatos acabaram dando a vitória ao Hamilton q foi perfeito e não deu chance nem pro Rosberg nem pro Vettel.

    Vítor

    Q maldade com o filho do Keke. Realmente foi um duro golpe pra ele o retorno do Schumi, mas ele ainda é a aposta germânica da Mercedes, mesmo com talentos como Vettel e possivelmente o Hulk. Então, acho q ele tem q aprender o máximo q puder com o mestre e esperar a hora dele q pode chegar sim, já q ele não é um piloto fraco, na minha opinião.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 5:24 pm
  123. Becken ->

    Abra um Post em branco somente escrito.

    Alonso x Massa, e deixe o Pessoal se xingar la a vontade.

    Tem um pessoal que passou o dia inteiro de treino so falando disso, pelo amor de deus…

    Publicado por Claudio CArdoso | 26/02/2010, 5:32 pm
  124. Alex, foi apenas uma brincadeira… na verdade não sei, e nem dá pra saber, qual é o real potencial do Rosberg. Estreou arrebentando, com a melhor volta no GP do Bahrein com uma Williams equipada com motores… Cosworth! Depois baixou a bola, junto com a equipe. Parece ser um bom piloto, embora não pareça ter aquele algo a mais que possuem todos os campeões. A seu favor, o fato de nunca ter pego um carro que lute por vitórias.

    Não sei se ele terá a chance e paciência de fazer como o Massa e ficar na sombra do alemão até chegar a sua vez ou vai perder o foco. Do jeito que o Schmacher gosta do ofício, é capaz de ficar mais uns 5 anos na categoria… :p

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/02/2010, 5:37 pm
  125. Becken ->

    Abra um Post em branco somente escrito.

    Alonso x Massa, e deixe o Pessoal se xingar la a vontade.

    Tem um pessoal que passou o dia inteiro de treino so falando disso, pelo amor de deus…

    Na verdade eu iniciarei uma série como prévia da temporada e abordará justamente equipes e pilotos, mas apenas a partir de domingo, depois dos testes.

    Nos próximos dias estarei escrevendo estes posts; se alguém quiser sugerir um tema fique à vontade…

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 5:48 pm
  126. Vez ou outra o blog é ameaçado pelas discussões “warmapianas” e tem sobrevivido bravamente. Espero que passe mais esta…

    Viram as novidades sobre as mosleyanas Campos-nossa-meta-é-sobreviver e USF1?

    A Campos pretende reeditar a dupla Senna e Chandhok. Tá na cara que tem o dedo do Bernie na negociação, porque não vejo nenhum dos dois com dinheiro suficiente pra bancar a brincadeira. E como Ecclestone não dá ponto sem nó, a manobra é um claro investimento de olho em um futuro GP da India (provavelmente mais uma pista do Tilke com arquibancadas vazias).

    Já a USF1 poderia se fundir com a Stefan GP. Uma ganha carro, a outra ganha pneus e Lopez, Nakagima, Villeneuver e outro pagante que surgir saem no tapa pelas vagas….

    O outro boato é que a Ferrari não quer ver Mike Coughan voltando nem a pau. Com todos os esforços de Bernie, talvez só a Campos se salve.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/02/2010, 5:50 pm
  127. “Na verdade eu iniciarei uma série como prévia da temporada e abordará justamente equipes e pilotos, mas apenas a partir de domingo, depois dos testes.”

    Vais incendiar o blog quando o tema for Ferrari e Mclaren. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 5:58 pm
  128. “Na verdade eu iniciarei uma série como prévia da temporada e abordará justamente equipes e pilotos, mas apenas a partir de domingo, depois dos testes.”

    Vixi, o bicho vai pegar, torcedores afiem seus teclados…

    Publicado por Alex-Ctba | 26/02/2010, 5:58 pm
  129. “Alonso x Massa, e deixe o Pessoal se xingar la a vontade.”

    Claudio, não coloque nessa ordem que pode gerar brigas, assim o Alonso está na frente do Massa, tens que colocar assi também:

    Massa x Alonso, e deixe o Pessoal se xingar la a vontade.

    Para não ser achincalhado. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 26/02/2010, 6:04 pm
  130. HAHAHAHAHAHHA, boa Claudemir!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/02/2010, 6:09 pm
  131. Eu fui um dos que discutiram sobre Massa x Alonso,mas n vi ninguém se xigar.Nem nesse post nem nos posts passados.

    Publicado por Daniel | 26/02/2010, 6:39 pm
  132. Sobre WTCC em Curitiba: em 2008 fui piloto de um dos “medical cars”…

    Era uma m. de um Fox mas serviu para sentir o circo lá de dentro.

    Publicado por Mauro Brisola | 26/02/2010, 6:50 pm
  133. Mauro – Vc ainda tem aqueles vídeos com vc em ação? Se sim, poste os links aqui! ;)

    Publicado por Becken Lima | 26/02/2010, 6:54 pm
  134. Schumacher admite que Mercedes não possui desempenho esperado:

    “No momento, não estamos na posição em que gostaríamos, ou seja, em uma posição em que possamos vencer corridas”,

    “Mas a questão agora é não ficar longe demais”,

    Pelo jeito a Mercedes não começa o ano no primeiro pelotão, e novo difusor prometido ta mais com cara de correção de alguma cagada do que para uma grande surpresa revolucionária.

    Publicado por Galkadesh | 26/02/2010, 8:44 pm

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