//
você está lendo...
ARTIGOS

Testes de pré-temporada em Barcelona – Dia # 14

Terceiro dia de testes em Barcelona a chuva banha a região onde localiza-se o Circuito da Catalunha. Mesmo que a chuva dê alguma trégua nas próximas horas, é provável que os níveis de aderência da pista diminuam e os tempos encontrados nos últimos dois dias não sejam batidos, pelo menos hoje.

Ontem, Nico Hulkenberg da Williams dominou o dia, mas para provar que tempos de volta não são a referência nestes testes preparatórios para 2010, o alemão estreante foi o 13º piloto a finalizar um dia no topo da tabela nessa pré-temporada.

Consistência e equilíbrio: estas são as variáveis a serem observadas com mais atenção nas pernas de voltas que forem aparecendo ao longo do dia.

Nesse quesito, a Ferrari continua seu ótimo trabalho. Ontem, abastecida com um novo pacote aerodinâmico, a equipe de Massa impressionou mais uma vez com Alonso simulando um longo trecho de corrida com voltas variando no início de 1:25 e evoluindo para 1:24 no final.

Como sempre, dou boas vindas a comentários, links, fotos e opiniões que forem postados na sessão de comentários, logo abaixo. Fiquem à vontade.

___________________________________________________________________________

Onde acompanhar os testes

Motor 21

F1 Today

Live GP

Williams – Tempos de volta ao vivo

___________________________________________________________________________

Vista aérea do circuito:

___________________________________________________________________________

Escalação para os próximos dias de testes

Equipe Fevereiro 25 Fevereiro 26 Fevereiro 27 Fevereiro 28
Ferrari Alonso Alonso Massa Massa
Renault Petrov Petrov Kubica Kubica
McLaren Button Hamilton Button Hamilton
Mercedes Rosberg Schumacher Rosberg Schumacher
Force India Liuzzi Liuzzi Sutil Sutil
Red Bull Webber Vettel Vettel Webber
Lotus Fauzy Trulli Trulli Kovalainen
Sauber de la Rosa de la Rosa Kobayashi Kobayashi
Williams Hulkenberg Hulkenberg Barrichello Barrichello
Toro Rosso Alguersuari Alguersuari Buemi Buemi
Virgin Di Grassi Indefi

Discussão

79 comentários sobre “Testes de pré-temporada em Barcelona – Dia # 14

  1. Bom dia a todos, tempos às 11:00 local, antes da piora das condições da pista, agora os carros estão girando em 1:40

    N. Rosberg (Mercedes GP) 1:20.686-22v
    S. Buemi (Toro Rosso) 1:21.413-21v
    A. Sutil (Force India) 1:22.951-16v
    F. Massa (Ferrari) 1:23.490-26v
    R. Barrichello (Williams) 1:23.976- 27v
    J. Trulli (Lotus) 1:25.059-19v
    K. Kobayashi (BMW-Sauber) 1:26.216-14v
    V. Petrov (Renault) 1:26.346-06v
    J. Button(McLaren) sin tiempo-06v
    T. Glock (Virgin) sin tiempo-01v

    Publicado por Alex-Ctba | 27/02/2010, 8:07 am
  2. Os tempos começaram a baixar, Rosberguinho e Kobayote girando em 1.36,…

    a pista tá melhorando.

    Publicado por Ffigueiredo | 27/02/2010, 8:23 am
  3. Tomara que a temporada seja de muito chuva, assim os carros já estarão mais que acertados para pisos molhados.

    Publicado por Claudemir Freire | 27/02/2010, 8:25 am
  4. 12:30 e a pista aos poucos volta a secar, melhor tempo do Kobayashi 1:33:121

    Publicado por Alex-Ctba | 27/02/2010, 8:32 am
  5. O Massa não tem tido sorte com o tempo, quem sabe amanhã, mas ainda tem bastante teste hj…

    Publicado por Alex-Ctba | 27/02/2010, 8:40 am
  6. Kobayote em long run, já rodou mais de 70 voltas

    Publicado por Alex-Ctba | 27/02/2010, 8:57 am
  7. bom dia people…
    chuva de novo.. será que ano que vem eles aprendem?

    Olha o Stefan sobre a USF1:

    “And dreamers from USA will have to explain their actions, because they are deliberately weakening F1 with dreaming of perfect world and fairytales about success. And success doesn’t come by talking but with hard work and a lot of guts.”

    Publicado por Felipinho | 27/02/2010, 9:03 am
  8. Olhem isso:

    @clubforce passes on some details: “Adrian returns to the pits after another run. ‘Lots of graining on the rear tyres. Few set up changes now to address this, and try and get some more rear grip.'”

    eh.. parece que pneus serão realmente uma peça chave para as vitórias.

    Publicado por Felipinho | 27/02/2010, 9:07 am
  9. Comunicado oficial da Stefan GP

    26/02/2010
    “StefanGP would like to inform the public that the containers we sent on the beginning of February arrived in Bahrain. In the corner of the page you will see official check from DHL and the confirmation that freight arrived. During next week we will show our Stefan Formula 1 car to the press as the final evidence that should put us on the grid in Bahrain.

    If case we don’t receive the chance to compete in Bahrain, and also when some of the teams fail to show up, somebody should be in a trouble explaining what is happen to all of us.

    And dreamers from USA will have to explain their actions, because they are deliberately weakening F1 with dreaming of perfect world and fairytales about success. And success doesn’t come by talking but with hard work and lot of guts. ”

    Basicamente informando q os equipamentos enviados ao Bahrein já chegaram conforme confirmação da DHL, q vão apresentar seu carro na próxima semana e q se a FIA não permitir eles de participarem do GP vão ter q se explicar o pq e ainda mete o pau na USF1, chamando os americanos de sonhadores dizendo q o sucesso não vem com falácia e sim trabalho duro.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/02/2010, 9:11 am
  10. “A chuva interrompeu o trabalho das equipes hoje no Circuito da Catalunha, que só poderia seca correr há cerca de uma hora. Antes de as primeiras gotas, o piloto da GP Mercedes, Nico Rosberg, foi o mais rápido e alemão também se materializou bons tempos no molhado. Ferrari tinha planejado na tentativa hoje para financiar um novo pacote aerodinâmico, mas a chuva interrompeu os planos da Scuderia, que pôs um fim à sessão da manhã devido às condições de pista.”

    Alguém que novo pacote aerodinamico é esse?

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 9:25 am
  11. http://scarbsf1.wordpress.com/2010/02/27/mclaren-developments-snorkel-rumour/

    Teoria interessante pra explicar o snorkel no carro da Mclaren, q hj trás uma porrada de modificações, inclusive a velha asa de dianteira 2009.
    Logo q eu tiver mais fotos, posto.
    snorkel

    Sobre o snorkel, ele seria a entrada de um duto ligado a asa traseira(via shark fin) mas q fica involuntariamente fechado pelo joelho do piloto impedindo o aumento do arrasto, no entanto, ao frear, o piloto tem q mover o joelho e permite a abertura do duto o q fará q mais ar cheque a asa traseira aumentando o a downforce e segurando o carro com menos ajuda dos freios.
    Se for verdade, é o suprasumo da criatividade e os engenheiros de Woking mereceriam o Nobel de engenheria. Mas, agora vem a pergunta…: n seria ilegal o piloto “controlar” a downforce?

    Publicado por Leandro Magno | 27/02/2010, 9:26 am
  12. Jean Todt deve estar falando para a Michelle Yeoh deitado sob o sol em seu iate de 72 pés nas Bahamas, ai que MEDA da Stefania.

    Resumindo, ele está aparentemente cagando e andando para a Stefan, ainda mais depois das ameaças da Ferrari para que o anão de jardim Bernie Ecclestone não mexa os pausinhos para ter os sérvios no grid de 2010.

    Publicado por Claudemir Freire | 27/02/2010, 9:29 am
  13. UAU, Leandro!!!!!!!!!

    Quem disse que (se for verdade) não há mais espaço para genialidade na atual F1?

    Bela descoberta, thanks!

    Publicado por Becken Lima | 27/02/2010, 9:35 am
  14. “mas q fica involuntariamente fechado pelo joelho do piloto impedindo o aumento do arrasto, no entanto, ao frear, o piloto tem q mover o joelho e permite a abertura do duto o q fará q mais ar cheque a asa traseira aumentando o a downforce e segurando o carro com menos ajuda dos freios”…

    sei não mas me pareceu meio exagerado, primeiro pelo dispositivo utilizado para abrir o duto, segundo porque não acredito nesse efeito todo, ainda mais se a entrada de for aquele snokel:

    http://scarbsf1.files.wordpress.com/2010/02/mac_snorkel.jpg?w=300&h=300

    Publicado por Felipinho | 27/02/2010, 9:51 am
  15. perdão:

    “ainda mais se a entrada de ar for aquele snorkel”

    Publicado por Felipinho | 27/02/2010, 9:55 am
  16. Bem Leandro se isso for assim como vc conta é preciso saber quem foi o autor dessa genialidade, me descubro perante ele.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 27/02/2010, 9:59 am
  17. pista secando e ganhando grip, Button q não conseguiu treinar no seco na parte da manhã, faz voltas na casa de 1:23

    Publicado por Alex-Ctba | 27/02/2010, 10:24 am
  18. Se for verdade esse detalhe q o “assessor para assuntos aerodinâmicos ocultos” do F-1 Around Leandro Magno trouxe a tona, é de se tirar o chapéu a criatividade da McLaren…

    Publicado por Alex-Ctba | 27/02/2010, 10:30 am
  19. bom dia para todos!!!
    bem, hj estou meio desanimado, tive que doar a minha cadela que criava a cinco anos…
    o apartamento estava cada vez mais pequeno e ela foi para um sitio…
    tomara que seja feliz lá;;;

    vamos aos treinos entao..

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 10:40 am
  20. rosbergzinho primeiro…
    se bem que vettel nao marcou volta ainda..

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 10:42 am
  21. Alex,
    Ao q tudo indica, a Mclaren deve usar o tal snorkel pois ela foi sempre aumentando o tamanho dele desde Valência.
    Agora, é só um rumor, por enquanto.

    Publicado por Leandro Magno | 27/02/2010, 10:46 am
  22. massa testando sem a barbatana de tubarão ou bigorna

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 10:47 am
  23. sutil e petrov com marcas ao redorde 1:23 são os melhores no momento.
    Massa com tancão cheio provavelmente fazendo 1:27

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 10:49 am
  24. exatamente..
    na verdade ela havia sido testada ontem com alonso…
    vamos ver se dá resultado para o brasileiro…

    se alguem puder, estou trocando uma ideia no meu blog tambem:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/02/27/testes-barcelona-2702/#comments

    vamos aqui e lá.

    becken, na sua série de pilotos a partir de segunda, voce poderia colocar fotos comparando curvas e traçados, para uma comparação da plotagm..
    acho interessante..

    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 10:50 am
  25. novela stefan vai continuar. A USF1 vai continuar existindo só no papel.
    Stefan emite comunicado na imprensa atacando a FIA e mostrando que já enviou material para o Barein, enquanto chama o projeto americano de sonho, um bando de sonhadores, mas que não realizam.

    vale lembrar que a Stefan só não treinou porque não teve pneus a disposição.
    Deixam claro que a FIA vai ter que se explicar ao mundo no Barein ao comprovarem que
    a Stefan está lá pronta e que equipe que a FIA aprovou e deu aval não vai estar.

    Então como se vê não vai ter acordo com os americanos, e os americanos só tem sonhos e dívidas. Fecha aquela mer…..cadoria!

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 10:53 am
  26. No site motor 21,o comentario de um espanhol sobre a mulher do Alonso:” que birria la del rosario al lado de las otras no?

    Falar nisso,viram a do Briatore?o titio do Alonso tem mais gosto que ele,o que o dinheiro não faz.

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 10:56 am
  27. Carros da F-Future Fiat desembarcam no Brasil

    http://tazio.uol.com.br/outros/textos/16669/

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 10:58 am
  28. você é aquele Daniel que odeia o Alonso? porque será que não estranho essa atitude?
    Prova do Barein chegando vamos observar quem tem mais cacife.

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 11:10 am
  29. chovendo novamente…

    Publicado por Felipinho | 27/02/2010, 11:13 am
  30. muito boa a sua opinião wilson, obrigado..

    Daniel;
    totalmente desnecessário esse comentário, aqui discutimos o duelo em pista e um pouco mais, mas nao é problema nosso a vida do alonso nem do mala do briatore..

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 11:13 am
  31. Parabéns ao Massa,pelo incentivo do esporte do Brasil.

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 11:13 am
  32. 1 N.Rosberg Mercedes 1.20.686 +-.— 75
    2 S.Buemi Toro Rosso 1.21.413 +-.— 63
    3 A.Sutil Force India 1.22.951 +-.— 33
    4 V.Petrov Renault 1.23.018 +-.— 39
    5 F.Massa Ferrari 1.23.490 +-.— 51
    6 J.Button McLaren 1.23.531 +-.— 42
    7 R.Barrichello Williams 1.23.976 +-.— 55
    8 S.Vettel Red Bull 1.24.892 +-.— 7
    9 J.Trulli Lotus 1.25.059 +-.— 85
    10 K.Kobayashi Sauber 1.26.216 +-.— 85
    11 T.Glock Virgin -.–.— +-.— 3

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 11:18 am
  33. simpática a torcida do “snorkel” polonês:

    Publicado por Felipinho | 27/02/2010, 11:18 am
  34. nao deve melhorar mais hoje…
    creio que mais um dia “perdido” para as equipes

    Publicado por Felipinho | 27/02/2010, 11:20 am
  35. Contra fatos (coisa pronta, existente, acabada) não há conjecturas, não há argumentos, então vamos aos fatos:

    quem entende melhor de fórmula um? torcedor (gente que dá pitacos, a maior parte do tempo mais emocional que racional) ou quem está lá guiando, vivendo o dia a dia, conversando com engenheiros, mecanicos, indo parar as vezes fora da pista, levando pancada, ficando com carro de pernas pro ar, levando mola de carro adversário, não são os pilotos? então eles é que podem emitir opinião quem poderia ser o melhor piloto.

    Em dezembro de 2009, Ayrton Senna foi eleito, por seus próprios pares, o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos . A eleição foi organizada pela revista inglesa Autosport, que consultou 217 pilotos que passaram pela categoria. Listagem com alguns nomes segundo essa enquete:

    1º) Ayrton Senna (Brasil)
    2º) Michael Schumacher (Alemanha)
    3º) Juan Manuel Fangio (Argentina)
    4º) Alain Prost (França)
    5º) Jim Clark (Grã-Bretanha)
    6º) Jackie Stewart (Grã-Bretanha)
    7º) Niki Lauda (Áustria)
    8º) Stirling Moss (Grã-Bretanha)
    9º) Fernando Alonso (Espanha)
    10º) Gilles Villeneuve (Canadá)
    11º) Nigel Mansell (Grã-Bretanha)
    12º) Emerson Fittipaldi (Brasil)
    13º) Nelson Piquet (Brasil)
    15º) Mika Hakkinen (Finlândia)
    16º) Alberto Ascari (Itália)
    17º) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
    22º) Kimi Raikkonen (Finlândia)
    30º) Jenson Button (Grã-Bretanha)

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 11:26 am
  36. Wilson…Vc é aquele que ama o Alonso?
    É só eu postar algo sobre o Alonso,que os apaixonados pelo espanhol se manifestam.
    Mas tudo certo,vou deixar a vida pessoal do espanhol de fora,e me ater a vida dele na pista.Que não será facil,longe do titio Briatore,e sem o nelsinho pra ele andar na frente e bater no muro pra ele vencer.

    Então Wilson…Vamos ver no Barein quem é Alonso e quem é Massa.Vamos ver se quem vence é o que superou o Nelsinho com o mesmo equipamento ou o que superou Kimi Raikkonen(que é melhor que Alonso)

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 11:31 am
  37. Tem se falado pouco nele, mas os fãs de Kimi Raikkonen podem ter encontrado um substituto no paddock: Nico Hülkenberg.

    Pelo menos nas entrevistas os dois são muito parecidos. O repórter pergunta, cheio de entusiasmo, sobre o melhor tempo de ontem e Nico responde:

    We’ve had a good test here. P1 today is nice but means nothing, to be honest.

    Tá aí, gostei da honestidade do rapaz.

    Se alguém tem reparado nas entrevistas dele durante a pré-temporada, já deve ter percebido o “estilo Kimi de ser”.

    Publicado por Willian | 27/02/2010, 11:39 am
  38. corrigindo…………….. eu quis dizer superou o Nelsinho nem sei se com o mesmo equipamento…

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 11:41 am
  39. daniel;
    eu sou fã do alonso, e digo isso sem vergonha..
    ele ganhou do kimi em 2005, e do schumacher em 2006…
    em 2007 foi excepcional mas decaiu para lewis hamilton, que mostrou mais resistencia..
    2008 e 2009 nao foram bons, mas voce nao pode comparar alonso a nelsinho..

    nao acho alonso “o piloto”, ele nao é o melhor, mas é muito bom,,,
    massa sabe brigar a grande estilo e conseguirá vencer corridas…
    e o campeonato quem sabe..
    só sei que tem gente que odeia alonso pois ele detonou o nelsinho e agora tem medo de que acontecça o mesmo com felipe…
    espero que seja uma briga boa na pista e que voce saiba respeitar a minha opinião, assim como eu a sua..

    abraços Daniel

    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 11:41 am
  40. Pow, muita chuva na Espanha. Escolheram a dedo o local “certo” para a pré-temporada, hein?

    Publicado por Ylan Marcel | 27/02/2010, 11:47 am
  41. Novamente hoje a historia Alonso X Massa ?

    Será QUe voces nao se equivocaram achando que aqui é blog de futebol nao ?

    Pelo visto o tema do Post pode ser Quem nasceu primeiro o ovo ou a Galinha e voces vao estar falando Massa é melhor que Alonso, nao Alonso é melhor que Massa.

    ——————————- x ————————- x ——————————————-

    Claudemir :-> O Alonso x Massa ontem e hoje é so uma questao de ordem alfabetica ;-) Me sai bem ne rss.

    Publicado por Claudio CArdoso | 27/02/2010, 11:50 am
  42. No Twitter, a Ferrari disse:

    It’s raining again: for sure Felipe is not the luckiest driver!

    Quer apostar como vai aparecer alguém (torcedor/imprensa) dizendo:

    Ferrari: “Massa é um piloto azarado!”

    Publicado por Willian | 27/02/2010, 11:56 am
  43. claudio cardoso tem razao…
    na verdade eu comecei a falar por causa de alguem que disse que alonso era pior que nelsinho;.
    mas vou para por aqui, afinal o post é SOBRE OS TREINOS

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 11:57 am
  44. se alguem mais quiser debater os treinos e a situação da usf1, aqui:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/02/27/testes-barcelona-2702/
    http://theformula1.wordpress.com/2010/02/27/o-sonho-acabou/

    look:
    Buemi finishes his marathon stint. The Toro Rosso did 63 laps, pitting briefly after 21, and averaged 1m27.6s.

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 11:59 am
  45. Grande Claudio, foi uma boa saída para a pendenga.

    Essa besteira de quem é melhor, mais bonito, bonzinho ou mais alto já está enchendo o saco, eles não sabem falar nada além disso, ficam se alfinetando para ver a reação do outro..

    Sobre o treino, é uma pena que esteja chovendo, hoje achei que algumas equipes testariam voltas de classificação com o setup do Bahrein, mas não vai dar, tomara que amanhã seja de tempo seco.

    Amigos bom fim de semana a todos e fiquem em paz.

    Alex.

    Eu não lembrava do Black Crowes, obrigado pela dica já baixei o Amorica e já está quebrando no som do carro.
    Se puder dar uma dica músical pra você seria o Into the Wild do Eddie Vedder e não deixe de assistir o filme caso você ainda não tenha visto. O titulo em português ficou Na natureza Selvagem. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 27/02/2010, 12:06 pm
  46. Tomás……Eu não odeio o Alonso pq ele detonou o nelsinho(até a Danika Patrick detona o nelsinho).
    Aliás eu não odeio o Alonso e muito menos tenho medo dele detonar o Massa.Quem tem esse medo não deve entender nada de F1.Quem esta preoculpado são o fãs do Alonso.
    Ele foi derrotado pelo campeão Kimi em 2007.Na Mclaren foi superado pelo novato da GP2.
    Com nem sei se o mesmo equipamento ele superou os brilhantes Fisichella e Nelsinho.

    O que eu vejo é o mesmo oba oba do tempo da Mclaren,quando acharam até covardia por um Bi-campeão do mundo,com um novato da GP2 e todos viram o que aconteceu.
    Muitos subestimam o piloto que transformou em segundo piloto o campeão Kimi Raikkonen dono de:
    Vitórias kimi 18 Alonso 22
    Pódios kimi 62 Alonso 53
    Pontos kimi 579 Alonso 577
    Pole positions kimi 16 Alonso 18
    Voltas mais rapidas kimi 52 Alonso13

    Então fãs do Alonso cautela dessa vez.

    Abraço Tomas

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 12:10 pm
  47. Daniel -> acho que essa semana esses argumentos ai ja foram escritos no minimo umas 10 vezes.

    Nao adianta. Voce gosta do Massa o Outro gosta do Alonso. Voce nunca vai convencer um Vascaino a torcer pro flamengo, e vice versa. Nao adianta.

    Deixa esse assunto pra la, e vamos falar do treino :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 27/02/2010, 12:16 pm
  48. certo Daniel;
    respeito a sua opinião, que é bem fundada.

    como disse Claudio, vamos parar por aqui para nao entrar naquela discussão de sempre…

    abraços e valeu por trocar uma ideia

    Tomás
    http://theformula1.wordpress.com/

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 12:17 pm
  49. 15:18 The session has been stopped.

    parou!!!

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 12:18 pm
  50. Ok………devido a insatisfação do Claudio CArdoso ,agora vou falar de compostos dos pneus ,temperatura da pista,previsão do tempo,asas dianteiras e traseiras,falencia de equipes(USF1)……..e vou deixar o principal que são os pilotos inclusive os pilotos da principal scuderia da F1 de fora dos meus posts.

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 12:21 pm
  51. Tomas…concordo com você,já ta repetitivo,vamos da uma pausa até a primeira corrida e vermos na pista quem anda na frente.
    De minha parte parei (;
    Abraço!

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 12:23 pm
  52. Daniel, já que voce falou da USF1, te convido a trocar uma ideia no meu blog, neste post recente:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/02/27/o-sonho-acabou/

    abraço

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 12:24 pm
  53. Daniel ->

    Sinceramente, voce acha que sou apenas eu que nao gosto de ler os mesmos argumentos a semana toda ?

    Por mim será otimo, se voce falar de mecania, acerto de carros e coisas desse tipo :-0

    eu e muitos outros iremos gostar, e o blog será enriquecido com um debate que irá acrescentar a todos que estao acompanhando e mais que isso, FAZER JUS AOS EXCELENTES POSTS, que o Becken esta sempre garimpando.

    Publicado por Claudio CArdoso | 27/02/2010, 12:25 pm
  54. Bandeira vermelha na pista. Esse discussão de resultados é complicada. Um piloto (até a pontuação de 2009) poderia fazer 600 pontos numa carreira. Mas se não fizer aqueles cento e poucos pontos em um mesmo ano necessários pra ser campeão. Dificil discutir quem é melhor, mais rápido, mais valente. mais homem, mais… mais…
    Melhor torcer pro circo pegar fogo e a batalha for boa do que brigar pra provar quem é melhor. Ninguém é melhor que ninguém e usamos muito esse ditado na vida real, então por qual motivo os ídolos tem que se diferenciar dessa igualdade pregada na sociedade?

    Publicado por laysson | 27/02/2010, 12:29 pm
  55. Esqueci uma parte, que tirou clareza, bom aí vai: Mas se não fizer aqueles cento e poucos pontos em um mesmo ano necessários pra ser campeão do que valerá ter aquela quantidade exorbitante de pontos?…

    Publicado por laysson | 27/02/2010, 12:35 pm
  56. Claudio CArdoso ……….Como eu disse pro Tomás,parei por aqui.Em relação aos posts podemos falar da parte “digamos mecanica” da F1 sem problemas.
    Abraço

    Publicado por Daniel | 27/02/2010, 12:38 pm
  57. O proibição é para partes móveis do grip aerodinânico, e não acondicionamento da passagem de ar. Não?

    Bom, eu ainda não acho que a Ferrai é top em todos os critérios.

    O negócio é, que é rápido sem fuel-on e não, mas em alguns circuitos, valeria a pena trocar duas vezes os penus, já que a diferença poderia ficar em torno dos 4 segundos por volta.

    A estrátegia dos pneus pode, e deve fazer a diferença. E isso, a Ferrari manda bem.

    Publicado por Alexandre Gomes | 27/02/2010, 12:40 pm
  58. Que a Fórmula 1, hoje, é diferente daquela quando conquistou, com a Ferrari, cinco títulos seguidos, de 2000 a 2004, Michael Schumacher já sabia. E levou em conta essas mudanças para decidir sua volta à competição. Mas por mais que considerasse todas as variáveis que cercam seu retorno, com certeza não imaginaria encontrar tantas dificuldades como as enfrentadas na pré-temporada.

    Ontem, no Circuito da Catalunha, em Barcelona, o piloto alemão, agora na Mercedes, depois de estabelecer o sétimo tempo no treinamento, afirmou: “No momento não estamos fortes como gostaria, provavelmente sem possibilidades de lutar pelas vitórias nas primeiras corridas.”

    Já está bem claro para Schumacher: conquistar o oitavo título mundial exigirá esforços muito superiores aos exigidos nos tempos de Ferrari. “Nossa principal meta, agora, é não começar o campeonato muito distante dos mais rápidos”, falou, ontem. Dessa forma, explicou, com trabalho incessante a Mercedes poderá recuperar a diferença que a separa de Ferrari, Red Bull e McLaren, as mais eficientes nos testes.

    De 2000 a 2006, período de maior sucesso da associação Schumacher-Ferrari, uma hora foi a Williams outra a Renault a desafiá-los, apenas. E, mesmo assim, bem pouco preparadas em relação a estrutura disponibilizada a Schumacher. Este ano, a equipe de Schumacher tem pelo menos três concorrentes, Ferrari, Red Bull e McLaren, todos duríssimos para vencer e, ao mesmo tempo, super bem estruturados, diferentemente das escuderias adversárias anteriores do alemão.

    E o que não dizer dos pilotos que Schumacher já está enfrentando, bem distinto dos daquele período. Há hoje na Fórmula 1 uma geração de jovens extremamente capazes, loucos para inserir em seu currículo que superaram Schumacher, a referência para a classe na Fórmula 1.

    Os melhores exemplos dessa geração são Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Ferrari, Nico Rosberg. E ainda há pilotos excelentes, agora mais experientes, em equipes que o próprio Schumacher reconhece estarem melhor que a Mercedes, no caso Fernando Alonso e Jenson Button.

    Se tudo isso não bastasse, Schumacher chega de volta à Fórmula 1 numa época em que, por conta do regulamento, os carros têm grande tendência a derrapar com as rodas dianteiras, ou seja, o piloto vira o volante e o carro demora para iniciar a curva, a frente não obedece ao comando do volante.

    O alemão sempre comentou a esse respeito: “Não me adapto a monopostos que saiam de frente.” Seus carros sempre apresentam a perigosa tendência de escapar com a traseira, indesejada pela grande maioria dos pilotos. Diante desse quadro, o Schumacher que deverá iniciar a temporada, dia 14 de março em Bahrein, não deverá ser o mesmo que entrou para a história da Fórmula 1 pela sua genialidade e números de desempenho impressionantes.

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 12:47 pm
  59. Qualify nos 10min finais…

    Publicado por Alexandre Gomes | 27/02/2010, 12:57 pm
  60. Wilson ->

    A Tendencia que o carro tem de escapar de dianteira, é referente ao carro em estado neutro de acerto, porem nada impede que com acertos se faça o carro perder essa tendencia, e mais ainda, pode-se alterar o projeto do carro tambem.

    Acho que tambem por ter ao menos 3 ou 4 equipes fortes, é benefico para quem esta com o desenvolvimento do carro atrasado, pois os pontos serão pulverizados por varios pilotos. Sendo 3 equipes, podemos imaginar no minimo:

    Ferrari, os dois pilotos vao dividir pontos.

    McLaren – A mesma coisa.

    Red Bull – Deve ser mais para o Vettel.

    no Minimo sao 5 a revezer os 1o lugares, logo vai sobrar um pouco de espaço para quem venha atras.

    Se nao tivermos um carro assustadoramente mais rapido que os outros, esta será a temporada que mais ficara parecida com a tempora de Emerson e Lauda. Vai contar muitoooo a regulariedade e a confiabilidade dos carros.

    Abraçoss a todos

    Publicado por Claudio CArdoso | 27/02/2010, 1:25 pm
  61. concordo

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 1:29 pm
  62. a conversa hoje foi muito agradavel…

    nos treinos:
    1. Rosberg 1:20.686 (127 voltas)
    2. Buemi 1:21.413 (106 v)
    3. Button 1:21.658 (103 v)
    4. Barrichello 1:21.975 (100 v)
    5. Massa 1:22.344 (114 v)
    6. Petrov 1:22.523(66 v)
    7. Sutil 1:22.606 (61 v)
    8. Vettel 1:23.123 (48 v)
    9. Trulli 1:25.059 (102 v)
    10. Kobayashi 1:26.216 (104 v)
    11. Glock 1:26.305 (30 v)

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 1:35 pm
  63. hoje o dia foi tranquilo, mas creio que webber vai surpreender amanhã..
    apenas presentimento..
    para quem quiser ver e opinar na minha analise e várias fotos com as modificações aerodinamicas dos carros na semana, só acessar o link:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/02/27/rosberg-1%c2%ba-e-as-modificacoes-aerodinamicas/

    obrigado a todos
    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 27/02/2010, 3:04 pm
  64. Ontem o James Allen disse que a McLaren fez uma simulaçao de corrida nas mesmas condiçoes da Ferrari. E os tempos de volta foram na casa de 26 médio, 26 baixo. Enquanto a Ferrari rodou em 25 até chegar no 24 médio.

    Ou seja, a turma de Woking está 1 segundo mais lento que os italianos. Sinal de mais um naufrágio?

    Ao menos esse ano eles estao se preparando: já adiquiriram um túnel de água e colocaram um snorkel no carro…

    Rs…

    Ps: desculpem pela falta do til nos comentários. Teclado espanhol é novidade pra mim.

    Publicado por Arlindo Silva | 27/02/2010, 3:10 pm
  65. Arlindo, não bem isso não.
    Pelo menos hj não foi.

    Simulação do Massa e do Button
    Massa : 11 – pit -43 – pit -11 voltas
    Button : 22 – pit- 22 pit- 21 voltas

    Massa provavelmente foi de Macio – Duro – Macio
    Button provavelmente foi de Macio – Duro – Duro

    Em alguns momentos o rendimento de cada um chegava a mais de um segundo de diferença quando estavam vindo de pit stop. Mas isso foi dos dois lados.

    No fim das contas a soma dos tempos dos dois ficaram palmo a palmo.
    Porém, vejam q como Massa é um conhecido destruidor de pneus, a Ferrari parece planejar pra ele pernas curtas de pneus macios; já para Button, q é poupador, a Mclaren vai colocá-lo em pernas todas médias. Lógico isso vai variar de circuito pra circuito e pode ser q amanhã testem o Massa fazendo pernas todas médias.

    Duas coisas importantes serão: o tempo de pit stop e atrás de quem vc vai sair depois do pit.
    Além de sorte, saber despachar rápido os “retardatários” vai ser uma grande virtude.
    Becken, depois vc poderia colocar em gráfico a simulação q os dois fizeram hj.
    abs

    Publicado por Leandro Magno | 27/02/2010, 3:16 pm
  66. Button /Massa / Diferença na volta/Diferença acumulada

    87,432 87,411 -0,021 -0,021
    87,438 87,745 0,307 0,286
    87,718 87,197 -0,521 -0,235
    88,333 87,649 -0,684 -0,919
    87,501 87,967 0,466 -0,453
    88,302 88,553 0,251 -0,202
    89,181 88,804 -0,377 -0,579
    87,646 89,278 1,632 1,053
    89,026 89,687 0,661 1,714
    90,928 92,888 1,960 3,674
    92,543 93,940 1,397 5,071
    89,683 90,333 0,650 5,721
    88,073 87,716 -0,357 5,364
    87,314 86,824 -0,490 4,874
    87,422 85,880 -1,542 3,332
    87,606 85,884 -1,722 1,610
    87,501 85,742 -1,759 -0,149
    87,708 85,689 -2,019 -2,168
    88,179 85,802 -2,377 -4,545
    88,323 86,562 -1,761 -6,306
    86,623 86,502 -0,121 -6,427
    86,469 86,160 -0,309 -6,736
    86,827 86,108 -0,719 -7,455
    86,497 86,434 -0,063 -7,518
    86,488 86,182 -0,306 -7,824
    86,837 86,073 -0,764 -8,588
    86,688 86,198 -0,490 -9,078
    85,899 86,397 0,498 -8,580
    85,653 86,372 0,719 -7,861
    85,762 86,339 0,577 -7,284
    85,511 86,759 1,248 -6,036
    85,718 86,521 0,803 -5,233
    85,430 86,295 0,865 -4,368
    85,605 86,972 1,367 -3,001
    85,676 86,492 0,816 -2,185
    85,778 86,770 0,992 -1,193
    85,861 86,529 0,668 -0,525
    85,972 86,284 0,312 -0,213
    85,875 86,441 0,566 0,353
    85,987 87,176 1,189 1,542
    84,913 86,429 1,516 3,058
    84,670 86,181 1,511 4,569
    84,734 86,481 1,747 6,316
    84,651 86,023 1,372 7,688
    84,270 86,188 1,918 9,606
    84,147 86,198 2,051 11,657
    85,531 87,033 1,502 13,159
    84,108 86,320 2,212 15,371
    83,891 82,716 -1,175 14,196
    83,903 82,479 -1,424 12,772
    83,935 82,966 -0,969 11,803
    83,840 82,723 -1,117 10,686
    84,200 82,840 -1,360 9,326
    84,950 82,798 -2,152 7,174
    85,118 82,344 -2,774 4,400
    85,136 83,102 -2,034 2,366
    85,149 83,645 -1,504 0,862
    85,088 84,688 -0,400 0,462
    85,112 85,836 0,724 1,186

    Veja q termina com uma diferença de 1 segundo a favor de Button.
    Mas como houve uma bandeira vermelha no finalzinho pode ser q Massa alcançasse o inglês.
    Outra coisa… por conta da chuva, Button n conseguiu instalar todas as novas partes no carro antes de partir para a simulação.
    Por fim, sabemos q o Button é pelo menos uns dois décimos mais lento q o Hamilton.

    Publicado por Leandro Magno | 27/02/2010, 3:55 pm
  67. O Button manteve uma performance linear e melhor que a de Massa, que fez um stint longo. Massa tem um ganho absurdo no seu curto stint final. Será um desafio estratégico interessante!

    massa vs button

    Base de dados do gráfico!

    BUTTON
    01:28,3
    01:26,6
    01:26,5
    01:26,8
    01:26,5
    01:26,5
    01:26,8
    01:26,7
    01:25,9
    01:25,7
    01:25,8
    01:25,5
    01:25,7
    01:25,4
    01:25,6
    01:25,7
    01:25,8
    01:25,9
    01:26,0
    01:25,9
    01:26,0 BOX
    01:24,9
    01:24,7
    01:24,7
    01:24,7
    01:24,3
    01:24,1
    01:25,4
    01:24,1
    01:23,9
    01:23,9
    01:23,9
    01:23,8
    01:24,2
    01:25,0
    01:25,1
    01:25,1
    01:25,1
    01:25,1
    01:25,1

    MASSA
    01:29,7
    01:32,9
    01:33,9
    01:30,3
    01:27,7
    01:26,8
    01:25,9
    01:25,9
    01:25,7
    01:25,7
    01:25,8
    01:26,6
    01:26,5
    01:26,2
    01:26,1
    01:26,4
    01:26,2
    01:26,1
    01:26,2
    01:26,4
    01:26,4
    01:26,3
    01:26,8
    01:26,5
    01:26,3
    01:27,0
    01:26,5
    01:26,8
    01:26,5
    01:26,3
    01:26,4
    01:26,3
    01:26,4
    01:27,2
    01:26,4
    01:26,2
    01:26,5
    01:26,0
    01:26,2
    01:26,2
    01:27,0
    01:26,3
    box 01:26,3
    01:22,7
    01:22,5
    01:23,0
    01:22,7
    01:22,8
    01:22,8
    01:22,3
    01:23,1
    01:23,6

    Publicado por Becken Lima | 27/02/2010, 4:24 pm
  68. Becken ->

    O Grafico ta muito bem feito e a analise otima.

    Mas todo mundo esta esquecendo uma variavel importantissima.

    Mesmo que o carro saia de 3 voltas rapidas e pare. Nao quer dizer que ele estava de tanque vazio. Nem se ele der 25 voltas ou 30 voltas ele estava de tanque cheio.

    Quem falou isso foi o Norbert Haug nao eu…

    Publicado por Claudio CArdoso | 27/02/2010, 4:39 pm
  69. Outro detalhe.

    A simulacao de hoje, tambem nao da para ter muita ideia do desgaste de pneu.

    Os carros estavam rodando mais lento, e nada de calor ne.

    Publicado por Claudio CArdoso | 27/02/2010, 4:43 pm
  70. Alonso terminou 2007 empatado em 109 a 109 com hamilton e massa terminou 2007 com 94 pontos….

    diz aew, na sinceridade, quem levou pau de kem ??????

    sem contar q o hamilton escapou em 2007 de muitas punições merecidas…

    massa é o tipo do piloto q não vai ser campeão nunca, por falta de competencia mesmo…..

    Publicado por Dennis | 27/02/2010, 6:48 pm
  71. depois das declarações dizendo que gosta de carro saindo de traseira e que a mercedez está um passo atrás das principais equipes de 2010, Michael Schumacher revelou qual é, no momento, a principal equipe do grid, em sua opinião: a Ferrari.

    “Felipe Massa e Fernando Alonso são os alvos”, cravou o alemão. “A Ferrari fez testes muito bons e as coisas parecem boas. Eu os conheço e há boas razões para estarem otimistas.”

    “Eu não posso fazer nenhum julgamento sobre as outras equipes, mas não estamos perfeitamente na posição onde gostaríamos de estar, que é a de sermos competitivos e ganharmos imediatamente.”

    “Mas isso não é realmente importante porque você tem que ganhar até o final da temporada, não só no começo. Penso em primeiro lugar que isto é um programa de três anos. É mais importante o que acontece no final da temporada, não no começo.”

    “Estas são as duas coisas mais importantes. Se não estamos em posição de vencer as duas primeiras corridas, não iria me preocupar com tudo. Mas se estivermos 2s fora do ritmo, então podemos começar a nos preocupar, mas acho que este não é o caso.”

    “Estou aqui para lutar pelo título e tenho certeza de que estaremos nesta posição. Se vamos alcançá-lo o não, é outra questão”, encerrou.

    Palavras do Schumacher

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 7:24 pm
  72. Informações novas: fonte – site: autosport.aeiou.pt

    Jacques Villeneuve parece mesmo decidido em regressar à Fórmula 1, com o site autosport.com a revelar que o canadiano estará certo na Stefan GP, devendo mesmo ir a Colónia na próxima segunda-feira para fazer o seu assento.

    Com Kazuki Nakajima garantido e com o apoio da Toyota, Zoran Stefanovich continua a fazer esforços para garantir um lugar na formula um, em especial com as dúvidas que pairam sobre a USF1 e, em menor escala, sobre a Campos Meta 1 agora que esta mudou de mãos.

    O responsável da equipa servia mencionou à autosport.com, ainda, que existiram mesmo conversações para fundir a Stefan com a USF1, já que a formação norte-americana detém já uma entrada direta no Mundial de f1 de 2010, mas revela que as negociações foram abortadas, devido “á pouca flexibilidade de certos responsáveis”.

    Stefanovich prefere não revelar nomes, mas salienta que o investidor da USF1, Chad Hurley, não foi um desses elementos, destacando até que este abordou positivamente essa hipótese: “garanto que não foi o Chad Hurley, que esteve aberto às negociações conosco, mas outros parceiros que sabotaram as conversações”.

    Além disso, está previsto que o monolugar da Stefan seja posto à prova pela primeira vez na próxima quarta-feira, junto a Colónia, devendo a equipa recorrer a pneus da Avon, na medida em que a Bridgestone mantém a sua intransigência em ceder os seus pneus à formação dos Balcãs.

    Publicado por wilson | 27/02/2010, 7:38 pm
  73. Muito engraçado!
    O stepneygate traumatizou os caras:

    Publicado por Leandro Magno | 27/02/2010, 8:01 pm
  74. Do blog do Lívio:

    …Schumacher chega de volta à Fórmula 1 numa época em que, por conta do regulamento, os carros têm grande tendência a derrapar com as rodas dianteiras, ou seja, o piloto vira o volante e o carro demora para iniciar a curva, a frente não obedece ao comando do volante.

    O alemão sempre comentou a esse respeito: “Não me adapto a monopostos que saiam de frente.” Seus carros sempre apresentam a perigosa tendência de escapar com a traseira, indesejada pela grande maioria dos pilotos. Diante desse quadro, o Schumacher que deverá iniciar a temporada, dia 14 de março em Bahrein, não deverá ser o mesmo que entrou para a história da Fórmula 1 pela sua genialidade e números de desempenho impressionantes.

    Publicado por Luiz Carlos | 27/02/2010, 8:02 pm
  75. Michael Schumacher:
    “É mais importante o que acontece no final da temporada, não no começo.”

    IMHO
    Se Button não tivesse vencido seguidas provas no início da temporada 2009 não teria vencido o campeonato.

    Publicado por Beatle Ed | 27/02/2010, 10:46 pm
  76. Como falaram lá no youtube…

    “MCcheaters doing what they do best.” [2]

    ¬¬

    Publicado por Fred | 27/02/2010, 10:56 pm
  77. Leandro Magno ===> muito bom o vídeo!!!

    Publicado por Will | 01/03/2010, 11:37 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: