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No último dia em Barcelona, McLaren mostra força

IMAGEM: F1anatic.co.uk LEWIS lidera Michael: McLaren no bolo com as favoritas?

No último suspiro dos testes de preparação para a temporada que inicia-se daqui a duas semanas, Lewis Hamilton e a McLaren mostraram grande forma ao estabelecer a melhor marca da sessão de testes em Barcelona e juntar-se a Red Bull, Mercedes e Ferrari no grupo das favoritas em 2010.

Foi a terceira vez consecutiva nessa pré-temporada que a McLaren finaliza uma sessão de quatro dias de testes com o carro mais rápido do grid, mas o mais importante para a equipe de Woking foi a consistente simulação de corridas feita por Lewis durante o dia — no mesmo nível das empreendidas por Fernando Alonso e a favoritíssima Ferrari nas sessões anteriores.

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Lewis extraiu o máximo do novo pacote aerodinâmico e mostrou um ritmo de corrida no mesmo nível alcançado por Alonso nas últimas semanas, chegando a ser superior em certos momentos de suas ininterruptas 56 voltas. No primeiro gráfico, ele mantêm uma perna longa de voltas mais eficiente que as longas de Massa (39 voltas) e Schumacher (50 voltas). No gráfico seguinte, enquanto Alonso [55 voltas em 26/02] mostra inalterada consistência, o inglês mantém uma linha de performance em constante evolução à medida que queima combustível e borracha (clique para aumentar o gráfico acima).

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Essa demonstração de força ontem foi resultado do último pacote de atualizações entregue desde Woking: tampa de motor, assoalho, e mais alguns refinos aerodinâmicos nos sidepods.

Mas mais do que velocidade de classificação e consistência em “long runs”, é o próprio desempenho geral em Barcelona — uma pista que exige intenso balanço aerodinâmico — um grande sinal para a equipe — prova definitiva de que os defeitos congênitos do MP4-24 de 2009 não contaminaram o seu sucessor, o “25”.

Como a maioria de seus adversários, o “25” parece um carro ainda em estado bruto de desenvolvimento, mas o meticuloso mapeamento aerodinâmico feito pela equipe nesta pré-temporada certamente trará dividendos à medida que o ano progredir.

Esse ritmo de desenvolvimento já foi visto em 2009, quando a equipe deu um inimaginável salto de qualidade com um carro nascido pobre em termos aerodinâmicos e que partiu dos testes em Barcelona com um déficit de 2,4 segundos para a concorrência.

Para a diminuta torcida da equipe no Brasil, fica a inferência: ‘se eles fizeram o que fizeram com o carro do ano passado, com este então…’

Discussão

103 comentários sobre “No último dia em Barcelona, McLaren mostra força

  1. Bom dia Becken Lima.

    A Mclaren vem com toda força neste campeonato. Eu apostaria todo meu dinheiro na equipa de woking

    Publicado por Edgas Mutute | 01/03/2010, 6:14 am
  2. O mais interessante é que mesmo os carros tendo perfomances parecidas, a Maclaren mostra força em voltas de classificação, com os pits perdendo importancia no desenrolar da corrida pode ser um grande diferencial.
    E ainda acho que a Mclaren ainda vai conseguir trabalhar de forma mais harmoniosa que su rival vermelha, Hamilton E Button à primeira vista terão uma rivalidade mais saudável do que a dupla ferrarista que demonstra claramente que vai azedar durante a temporada.

    Publicado por Mape | 01/03/2010, 7:19 am
  3. A McLaren está forte? Claro, mas eu não apostaria todo o meu dinheiro neles. ;-)

    O que eu vejo é uma equipe bem desenvolvida, mais do que as principais rivais. Embora o F10 também pareça ter se recuperado do fracasso que foi o antecessor.

    Discordo que a McLaren juntou-se agora ao grupo de favoritos. Ela sempre esteve lá, desde o início da pré-temporada. Ainda que parecesse estar um passo atrás, o alerta estava óbvio: o MP4-25 não havia demonstrado todo o potencial e não repetiria o fracasso do “24”.

    Uma questão me intriga, Becken. Você lembra que nos primeiros testes o desempenho da McLaren piorava com o decorrer do tempo nos “long runs”?

    Essa questão parece resolvida num primeiro momento, mas, em alguns stints, esse efeito permanece. Porém, de forma menos acentuada.

    Eu gostaria de saber se você leu alguma explicação sobre isso. O avanço nesse quesito foi apenas controle maior dos pneus ou tem outra explicação?

    Publicado por Willian | 01/03/2010, 7:19 am
  4. Podem falar , argumentar , debater , julgar … etc e tal , mas , Mclaren é Mclaren .
    Sempre será uma das favoritas ao título , há quanto tempo vem acontecendo isso ?
    Isso já vem ocorrendo há um bom , e longo tempo .

    Publicado por Marco | 01/03/2010, 7:41 am
  5. Acredito que melhorem sim, mas devemos lembrar que ano passado só tinha Brawn e Red Bull com carros competitivos e brigando por vitoria. Esse ano são 4 amigos….então não devemos chegar a um pensamento tão simplório: ‘se eles fizeram o que fizeram com o carro do ano passado, com este então…’

    A situação e campeonato são bem diferentes e um update como o do ano passado não seja ou não aparente um brilho semelhante.

    Publicado por Leonardo | 01/03/2010, 7:51 am
  6. Como o post foi para “a diminuta torcida da equipe no Brasil”, vou aproveitar – afinal, já sou Botafoguense e tamanho de torcida não me assusta… – apostaria todo o meu dinheiro no MP 4 – 25. O trabalho que a equipe fez na sua recuperação em 2009 mostra o nível que a McLaren atingiu. Esse ano é do Lewis!

    Publicado por Will | 01/03/2010, 7:51 am
  7. Esse ano é do Lewis, do Alonso, do Massa, do Schumi, do Rosberg, do Vettel, do Webber, do Button, etc. No final do ano APENAS UM será campeão, e nesse momento, qualquer previsão é prematura.

    Apesar da boa disputa da flying lap, ninguem se aproximou do tempo do Barrichello no Q2 ano passado nesse mesmo circuito: 1:19:954 e a título de curiosidade, a volta do Valentino Rossi de 1:21:900 com a F2008 com pneus da GP2, o colocaria em 17º a frente apenas de Renault, Lotus e Virgin.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 8:39 am
  8. calma lá!!!!!

    O campeonato nem começou ainda e os caras já querem gastar toda a grana que tem, voces devem ter familias para sustentar…hehe

    Este ano temos 4 equipe que vão lutar pelas vitorias a cada corrida e pilotos roubando pontos de pilotos pois não teremos jogo de equipe até o final da temporada se tiver só a mercedes.

    A McLaren este ano não terá um salto tão grande como no ano passada e se der os outros também darão “saltos”.

    Eu não discartaria o Butão na McLaren pois com carro competitivo ele é osso duro de roer que o diga o Barrichello.

    Torcida por torcida espero que a Ferrari seja campeã em ambos e com qualquer um dos pilotos mas isso é torcida, não apostaria “todo o meu dinheiro” em equipe e nem piloto e muito menos apostaria meu dinheiro em qualquer dessas apostas ai, no máximo mega sena.

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 01/03/2010, 8:41 am
  9. o que teremos esse ano? realmente a principio, antes da corrida do barein quatro equipes bem estruturadas a brigar pelas vitórias, pontos. Mas também poderá se juntar a essas, a williams, se não no inicio, mas no decorrer campeonato. Então é simples resumo da ópera:
    piloto que quiser ser campeão (equipe) vai ter que errar menos. Vai ser muito embolado em termos de pontos. Coisas pequenas vão fazer diferença.

    Publicado por wilson | 01/03/2010, 8:46 am
  10. Andretti guiará Lotus no fim de semana do Bahrein

    Lotus 79, guiada por Mario Andretti no GP da Holanda…
    Mario Andretti, ex-piloto de F-1, guiará no fim de semana do GP do Bahrein o lendário Lotus 79 com o qual conquistou o título mundial de 1978.

    O norte-americano, que completou 70 anos neste domingo, será um dos campeões que participarão da comemoração dos 60 anos da categoria no autódromo de Sahkir. Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell também estarão no evento.

    Outros carros campeões mundiais também estarão no circuito, como exemplares de Ferrari, Mercedes, Cooper, BRM, Matra, Tyrrell, Williams e McLaren.

    fonte: tazio
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16690/

    Publicado por wilson | 01/03/2010, 8:51 am
  11. Esse ano é do Lewis, do Alonso, do Massa, do Schumi, do Rosberg, do Vettel, do Webber, do Button, etc. No final do ano APENAS UM será campeão, e nesse momento, qualquer previsão é prematura.

    Concordo plenamente, Alex.

    O pessoal está entusiasmado demais por aqui. Pelo jeito, está todo mundo indo para as casas de apostas européias.

    Um conselho: apostem 50% do dinheiro, todo é muito arriscado em qualquer situação. Lembrem que a F1 é como um jogo de pôquer. Existe blefe e um Straight Flush nem sempre vence…

    Publicado por Willian | 01/03/2010, 8:51 am
  12. Atualizando o resultado dos duelos internos, q segundo o Becken pode vir a ser tema de post nessas duas semanas q antecedem o GP do Bahrein:

    1 Lewis Hamilton 1:20.472
    15 Jenson Button McLaren 1:21.450 – diferença de 0,978

    2 Mark Webber 1:20.496
    7 Sebastian Vettel Red Bull 1:20.667 – diferença de 0,171

    3 Felipe Massa 1:20.539
    6 Fernando Alonso Ferrari 1:20.637 – diferença de 0,098

    4 Adrian Sutil Force India 1:20.611
    13 Vitantonio Liuzzi Force India 1:21.056 – diferença de 0,445

    5 Nico Hülkenberg Williams 1:20.614
    10 Rubens Barrichello Williams 1:20.870 – diferença de 0,256

    8 Nico Rosberg Mercedes 1:20.686
    9 Michael Schumacher Mercedes 1:20.745 – diferença de 0,059

    11 Kamui Kobayashi BMW Sauber 1:20.911
    12 Pedro de la Rosa BMW Sauber 1:20.973 – diferença de 0,062

    14 Sébastien Buemi Toro Rosso 1:21.413
    16 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:21.571 – diferença de 0,158

    17 Vitaly Petrov Renault 1:22.523
    18 Robert Kubica Renault 1:23.175 – diferença de 0,652

    19 Jarno Trulli Lotus 1:25.059
    20 Heikki Kovalainen Lotus 1:25.251 – diferença de 0,192

    21 Timo Glock Virgin 1:25.942
    22 Lucas di Grassi Virgin 1:26.160 – diferença de 0,218

    Todos muito próximos destacando:

    * A Grande diferença do Hamilton para o Button não reflete a realidade, visto q Button testou no 1º e 3º dia, pista sem Grip e pista molhada

    * Webber na frente do Vettel, porém o Australiano testou ontem na parte da tarde, e o melhor tempo do Vettel veio na parte da manhã. O Alemão com certeza baixaria seu tempo.

    *Ferrari e Mercedes, dos grandes com seus companheiros separados na casa dos centésimos, com vantagem para Massa e Rosberg sobre Alonso e Schumi

    *Temporal de Sutil enfiando uma Force India no meio das favoritas

    *Hulk na frente do Barrichello, q deixou sua flying lap pro final do teste e teve um problema tendo q abortar a tentativa. Certamente baixaria o tempo do jovem alemão

    * De la Rosa a apenas 0,062 da sensação Nipônica

    * Petrov surpreendentemente a frente do Kubica, q não parece não ter simulado uma flying lap, mas acho q a experiência do Polonês vai prevalecer sobre seu companheiro Russo durante a temporada, q sinaliza ser a mais desequilibrada de todas as duplas

    Muito equilibrio entre os 4 retardatários e a Virgin assume a rabeira do Grid com o Di Grassi

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 8:57 am
  13. VERGONHA!!!

    Eu não sei quanto a poderosa FIA, mas é vergonhoso, deplorável essa USF1.
    Pediram a FIA para poder correr só em 2011. Todo mundo que iria correr esse ano se esforçou ao máximo (na verdade faz dupla com a Campos) em produzir uma equipe de f1, materializar seus projetos num bólido, pilotos, mecanicos, estrutura. Enquanto isso, essa coisa (usf1) está a sonhar em montar uma equipe. Eu cassava a porra da licença dessa equipe.
    O acordo não foi esse, o pacto não foi esse. Pelo amor de Deus, ponham a Stefan no lugar desse pesadelo americano. E se por motivos políticos a Stefan não vai poder correr, então cassem do mesmo jeito licença dessa coisa e façam, promovam para ano que vem a entrada de coisa séria que ficou de fora com a EUSKAD, OU a PRODRIVE.

    fonte tazio
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16700/

    Publicado por wilson | 01/03/2010, 9:01 am
  14. Willian, discordo de vc por discordar do Becken. rs
    A Mclaren quando lançou o carro, ou seja, naquela fase de comparar a velocidade dos carros parados, era realmente uma das favoritas em função das soluções interessantes q arranjaram, principalmente pra parte traseira do coche.
    Em seguida, descobriu-se q o carro era muito rápido de reta, mas q pra ser rápido de curva exigia-se um ajuste de suspensão q acabava com os pneus muito rapidamente.
    Como pneu é uma prioridade nessa temporada, o carro se tornou muito lento, além de ter um sério problema de superaquecimento.
    Só no último sábado é q, com as atualizações trazidas, o carro se tornou páreo para as Ferraris e os Touros Vermelhos.
    Só q como sábado de manhã choveu, o Button n conseguiu instalar e ajustar tudo a tempo da simulação q fez a tarde, quando foi um pouquinho mais rápido q o Massa.
    Pra mim o MP4-25, agora, visualmente, se tornou a soma do MP4-24(do segundo semestre de 2009) com o RB5. Como esses dois carros eram os dois mais fortes no final do último ano, o (novo*)MP4-25 nasce bem adiantado em relação aos demais, agora é só aperfeiçoá-lo.

    * a partir do dia 27/02/2010

    Alex, o melhor tempo nesse ano ficou a meio segundo do tempo do Barrica em 2009 pq os carros são 15 kilos mais pesados do q os de 2009( peso mínimo).
    Se n me engano, em Barcelona, a cada 10 kilos a mais são 4 décimos a mais. Logo…

    Publicado por Leandro Magno | 01/03/2010, 9:15 am
  15. É verdade Leandro, 605 Kg (2009) contra 620 KG (2010) de peso mínimo. Mas o q nós estamos acostumados a ver é a F-1 sempre baixando tempos, pelo refinamento aerodinâmico. Ano após ano, os carros sempre baixando os tempos em todos os circuitos. O único quesito em q não vai mais superar, pelo menos por enquanto, é o de velocidade final, recordes do tempo dos poderosos V10 e seus quase 20.000 giros, qdo a F-1 aproximava-se dos 400 Km/h em Monza. Aquele teste em q o Valentino Rossi fez 1:21, especula-se q o Massa andou na casa dos 1:18, porém com um carro de 2008 e todos os apêndices aerodinâmicos, ainda q com pneus de GP2.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 9:25 am
  16. A Mclaren parece ter o melhor carro mas, treino é treino e com tempos tão próximos, quando for pra valer, o emocional vai fazer muita diferença.
    A pressão pode levar tanto ao insight quanto à afobação. Aí é que o campeonato promete!!!

    Publicado por Claudio Tavaresdemello | 01/03/2010, 9:41 am
  17. É impressionante o que este pessoal de Woking faz em 15 dias…

    Mas não tem nada ganho. A diferença é mínima. 1/2 passo.

    Ferrari tem uma grande equipe, a dupla Brawn-Schumi está de volta, A RBR só peca por confiabilidade.

    Tem um ano inteiro na frente. Mas vai ser bommm!

    Publicado por Alexandre Gomes | 01/03/2010, 9:55 am
  18. Boa Tarde Prezado Becken Lima…

    Por favor Becken responda-me.

    Será que a Mclaren ja conseguiu resolver o problema de desgastes de pneus?
    E como é que se comportou o MP4-25 quanto aos long runs?

    Por favor amigos se alguem tiver algumas informações acerca destes assuntos respondam.

    Espero o vosso feedback.

    Publicado por Edgas Mutute | 01/03/2010, 9:59 am
  19. Edgas – Olhe o gráfico acima… ;)

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 10:01 am
  20. “Para a diminuta torcida da equipe no Brasil, fica a inferência: ‘se eles fizeram o que fizeram com o carro do ano passado, com este então…’”

    Sem querer jogar uruca, mas, já jogando, é muito mais fácil evoluir uma draga do que um carro bem nascido.

    Ademais, na minha opinião, a McLiaren não evoluiu o MP4-24, na verdade fez outro carro, se não me engano, a partir do GP da Alemanha.

    Woking pode ser um centro mega hiper ultra blaster de tecnologia e precisão, porém, nos últimos 10 anos, Maranello e sua tradição é que tem dado as cartas, por isso acho muito cedo para contar vitória. Aliás, falta incluir a RedBull nesse meio com tendências a superar tanto Ferrari quanto McLiaren, isso sem falar na Mercedes do Alemão.

    Tá tudo muito embolado, eu não arriscaria um centavo em ninguém…

    Publicado por Cassius Clay Regazonni | 01/03/2010, 10:37 am
  21. O espanhol Jaime Alguersuari corre riscos na Toro Rosso. Não conseguiu ainda a grana necessária e combinada. Estima-se que seja algo ao redor de 15 milhões de doláres. Pode talvez ser menos.

    Se não joga, mas caso eu estivesse na pele do Bruno Senna, estaria correndo atrás e fazendo um grande esforço para tentar esta vaga e deixar a estrutura capenga da Campos, outra que ainda não tem a grana necessária para andar.

    Publicado por wilson | 01/03/2010, 10:41 am
  22. Olá a todos, olá Becken!
    Estamos todos bem animados com a espectativa desta temporada, analisando os carros, equipes, tempos e tudo mais . Estive pensando que as primeiras voltas, mais provavelmente a primeira será de extrema importância para a definição da corrida. É , parece um contra senso , mas não é. Vejam , levando hipoteticamente em consideraçao que está posto o potencial de cada equipe e piloto, vamos pensar nas “situações de corrida” : Todos vão largar pesadissimos e só terão a volta de instalação para “lembrar” como o carro reage com este nivel de combustivel [ lembrem-se : treinaram só com um cheirinho para classificar]. Teremos provavelmente muita gente errando a 1ª freiada , as 1ªs curvas, com acidentes e/ou trocas de posições. Fazendo um novo embaralhamento das forças.
    Tudo isto levando em consideração que nesta ” nova velha” F1 o aspecto de se pilotar com a corrida inteira na cabeça, sendo arrojado e conservador nas horas certas, levam -me a colocar o inicio das corridas, como um fator ainda maior de possiveis definições ou o começo de recuperações fantásticas. Até mais.

    Publicado por jopa | 01/03/2010, 11:04 am
  23. Jopa, a administração dos pneus durante TODA a corrida, vai ser importante tb. Vamos ver quem cuida melhor dos seus, qual carro/piloto consegue um ritmo mais consistente e o q todos esperam, ULTRAPASSAGENS, qdos os carros apresentarem diferenças gritantes de performance por conta do desgaste de pneus.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 11:12 am
  24. Não podemos negar que a Mclarem é uma baita equipe. Não se furtaram em encher o carro de traquitanas durante toda a pré-temporada para entender o fluxo aerodinâmico do seu bólido.

    É isso que faz deles uma equipe diferente, não se deitaram em berço esplêndido só porquê o projeto era bem feito e bem nascido.

    Foram buscar décimos em cada pedacinho do projeto, sem nenhuma vergonha de meter umas antenas esquisitas no carro, ou colocar a geleca verde.

    Se encheram de dados, e transformaram estes dados em informações, e as informações em décimos preciosos.

    Parabéns para eles. São um exemplo a ser seguido por qualquer equipe que se considera séria.

    Falo isso com a dor de Ferrarista que sou. E agora muito preocupado.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 01/03/2010, 11:32 am
  25. Ademais, na minha opinião, a McLiaren não evoluiu o MP4-24, na verdade fez outro carro, se não me engano, a partir do GP da Alemanha.

    PUTZ, se os caras fizeram um carro NOVO no meio da temporada, então…

    por isso acho muito cedo para contar vitória

    QUEM está ‘contando’ [sic] vitória cara pálida?

    Aliás, falta incluir a RedBull nesse meio com tendências a superar tanto Ferrari quanto McLiaren, isso sem falar na Mercedes do Alemão.

    Nos próximos dias abordarei a Red Bull e a Mercedes também. Se fizesse aqui, este post ficaria enorme. Tenho tentado controlar minha tendência a ser prolixo…

    Eu gostaria de saber se você leu alguma explicação sobre isso. O avanço nesse quesito foi apenas controle maior dos pneus ou tem outra explicação?

    Sem informação de bastidores, Will, vai na orelhada… O que eu obervei vendo TODA a lista de tempos dos últimos quatro dias é que a McLaren — SUPOSTAMENTE — concertou a tendência da performance cair durante seus stints e eu imagino que eles resolveram finalmente trabalhar a asa móvel na frente do “25”, que segundo dizem é o pulo do gato na hora de equilibrar a porção frontal e economizar pneus.

    Não observei com atenção, confesso — vou fazer comparações mais tarde —, mas há boatos de que a equipe resgatou a asa diateira usada no fim de 2009, o que pode ter sido uma descoberta de última hora, vai saber.

    Uma outra pista é quanto ao tal do “tyre modelling”, um simulador que reconstrói as dimensões e composição dos pneus virtualmente. Os engenheiros usaram alguns sensores para testar o comportamento — temperatura e nível de desgaste — dos pneus durante os testes de Jerez.

    Ponha tudo isso no liquidificador e a solução para o ganho de performance pode vir daí…

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 11:43 am
  26. Ffigueiredo, n fique triste pois “sua” Ferrari tb usou um Pitotzinho(bem tímido na verdade, mas usou):

    abs

    Publicado por Leandro Magno | 01/03/2010, 11:44 am
  27. Fernando – Eu ficaria tranquilo. A Ferrari — opinião pessoal — é a equipe a ser batida nesse início de temporada…

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 11:47 am
  28. Seria esse o cenário atual então:

    Mp4/25
    F10 – RB6
    W01 – FW32
    VJM03 – C29 – STR5
    R30
    T127 – V01

    ?????????

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 11:55 am
  29. Alex-Ctba ……….Bela analize!Em relação a dupla da Mclaren,o Button tomar quase 1 segundo teve haver com as condições de pista,mas acho que se fosse meio segundo refletiria a realidade sim,atualmente só 5 pilotos podem brigar de igual pra igual com o Hamilton com o mesmo equipamento:Shumacher,Massa, Alonso e Vettel e Kimi(que espero que volte ano que vem).O resto toma de 4 decimos pra cima.

    Publicado por Daniel | 01/03/2010, 12:07 pm
  30. Não tenho dúvidas de que Ferrari, Red Bull e a McLaren estão próximas. Mas levo mais fé na Ferrari nas primeiras provas.

    Publicado por Ylan Marcel | 01/03/2010, 12:27 pm
  31. Willian -> PArabens ai pela sensatez.

    Becken -> Se for por esse raciociono que a Mclaren evoluiu o carro do ano passado daquela forma, e ja começando com esse onde ela vai parar, posso te dizer que eu tenho tudo para ser mais rapido que o BOLT. Comecei no meio do ano passado a correr, no inicio fazia 5 km em 30 minutos, agora to fazendo em 22 baixei 8 minutos em 3 meses. Esse ano ja começo do 22 se for por esse raciocinio 22 – 8 daqui a 6 meses eu faço 14. VOU BATER O RECORDE MUNDIAL :-) Vcs vao me ver nas olimpiadas :-)

    Quem esta mais atras, é obvio que tem muito mais o que evoluir, agora quando a briga esta la na frente ja no limite, ai as evoluções sao minimas.

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 12:31 pm
  32. Se for por esse raciociono que a Mclaren evoluiu o carro do ano passado daquela forma, e ja começando com esse onde ela vai parar, posso te dizer que eu tenho tudo para ser mais rapido que o BOLT

    Ah, sim concordo, Claudio, mas, na verdade, o raciocínio aplica-se à sua Ferrari também… ;)

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 12:35 pm
  33. Muito interessante os gráficos Becken..
    conheci seu blog hoje e achei ótimo!
    qualidade nota 10.
    bom, não há dúvidas que a McLaren está forte, mas acredito que a Ferrari e Red Bull estão no mesmo nível..
    mercedes um pouco atrás;;
    não esqueçamos da sauber!

    outra coisa, estive procurando também as estatísticas dos testes e achei um blog de um garoto, Tomás, que fez um post com dados legais…
    http://theformula1.wordpress.com/
    No F1 Fanatic podem se encontrar mais..

    abraços e já está nos favoritos!
    parabéns!

    Pedro Fraga

    Publicado por Pedro Fraga | 01/03/2010, 12:36 pm
  34. Para o Pessoal que ainda acredita em romantismo e garagistas, leiam a declaraçao abaixo:

    O finlandês Heikki Kovalainen, piloto da Lotus, disse que seu carro, o T127, está muito aqu[em do que gostaria e que, atualmente, o monoposto da equipe malaia é pior do que a Minardi que ele testou há seis anos.

    Pior que a Minardi. Alias dessas equipes novas, qual delas nao é pior que qualquer equipe que entrou na formula 1 nos ultimos tempos ?

    Voces lembram das ultimas equipes que entraram na formula 1 tomar 6 a 4 segundos ?
    E o pior de tudo, com o mesmo motor que as outras equipes.

    Sinceramente, ta mais que na cara, que foi uma decisão pessima do Sr. Max Mosley. Essas equipes entraram simplesmente pensando em ganhar dinheiro com a F1, e fizeram o carro de qualquer forma na pressa, e sem a infraestrutura, Know How, e equipamentos necessarios. Foi simplesmente uma coisa sem um planejamento bem feito.

    A F1 de hoje nao é mais a mesma do passado. Hoje tem muita tecnologia envolvida, muita profissionalizacao, alias profissionalizacao acho que foi a tonica das ultimas 2 decadas em quase todas as areas.

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 12:39 pm
  35. Obrigado, Pedro.

    Muito interessante os gráficos Becken..
    conheci seu blog hoje e achei ótimo!
    qualidade nota 10.

    Curiosa esta história de gráficos, por que eles agora estão pipocando em todos os lugares.

    Sei não, tô achando melhor parar de usar e ser mais textual…

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 12:42 pm
  36. Becken ->

    “Ah, sim concordo, Claudio, mas, na verdade, o raciocínio aplica-se à sua Ferrari também… ;)”

    Concordo plenamente com voce, eu nao acredito que ninguem vai dar saltos de performance mais esse ano nao. No maximo na 1a corrida, pq ainda podem acertar algumas coisas que descobriram nos testes. Isso pq ainda temos as restrições quanto ao uso do tunel de vento, de testes e proibição de evolução dos motoresr.

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 12:50 pm
  37. Concordo plenamente com voce, eu nao acredito que ninguem vai dar saltos de performance mais esse ano nao. No maximo na 1a corrida, pq ainda podem acertar algumas coisas que descobriram nos testes. Isso pq ainda temos as restrições quanto ao uso do tunel de vento, de testes e proibição de evolução dos motoresr.

    Na verdade isso é um tema de post — “Ritmo de Desenvolvimento” —, tema que eu andei conversando com o Will.

    “Infelizmente” terei que usar os “infames” gráficos para corroborar a idéia por que é uma boa base de dados que tenho do ano passado, mas postarei no meio da semana…

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 12:57 pm
  38. Eu queria ver a Williams andando em ritmo de classificação antes de dar o meu palpite. Ontem eles deixaram pro final, mas o FW32 quebrou e nao pode fazer as voltas de classificação. Vejo uma Williams bastante forte com os Cosworth. E uma equipe que sempre produziu bons chassis. Ainda acho que eles podem ser a surpresa da temporada.

    Publicado por Itamar Morais | 01/03/2010, 1:04 pm
  39. ESTES DIAS JÁ NÃO DIZEM NADA, A FERRARI JÁ É BEM CAPAZ DE ANDAR COM UM SET UP PARA A 1ª CORRIDA, LOGO NÃO É O IDEAL PARA BARCELONA.
    COMO OUTRAS EQUIPAS TB PODEM ESTAR A FAZER O MESMO OU DIFERENTE, ATÉ MESMO SET UP´S PARA AS 3 ª CORRIDAS. MUITA COISA PODEM FAZER COMO É NORMAL NA F1. CONTINUO A PENSAR QUE A MCLAREN AINDA ESTÁ UM POUCO ATRÁS.

    Publicado por Jonas | 01/03/2010, 1:05 pm
  40. Curiosa esta história de gráficos, por que eles agora estão pipocando em todos os lugares.

    Sei não, tô achando melhor parar de usar e ser mais textual…

    “Infelizmente” terei que usar os “infames” gráficos para corroborar a idéia por que é uma boa base de dados que tenho do ano passado, mas postarei no meio da semana…

    Becken, gráficos sempre são um recurso bacana. Principalmente na Fórmula 1.

    Mas cada blog os utiliza de maneira diferente. O F1 Fanatic e o F1 Numbers começaram há mais tempo. Cada um tem seu estilo próprio. Então, é sempre válido.

    Principalmente porque existem informações tão extensas que são impossíveis de ficar apenas no campo textual.

    Você é designer. Sabe disso melhor do que eu. ;-)

    Essa comparação de “Ritmo de Desenvolvimento” parece ser interessante. O forno está ficando cheio de posts, hein.

    Publicado por Willian | 01/03/2010, 1:13 pm
  41. Lewis: “Nos sentimos fortes”; Este é o melhor carro que já pilotei”

    http://www.talksport.net/channels/index.asp?c=100008&t=sport

    Ótima entrevista com as impressões dele sobre o carro e a perspecitava para 2010. Se ninguém dos portais descobrir, tentarei transformar em post mais tarde…

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 1:14 pm
  42. Essa comparação de “Ritmo de Desenvolvimento” parece ser interessante. O forno está ficando cheio de posts, hein.

    Putz, Will, o problema é o tempo para fazer isso. Anda meio escasso…

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 1:17 pm
  43. Se niguém dos portais descobrir

    Eu ri.

    Não liga, Becken. Lá por quarta-feira o Grande Prêmio descobre e faz uma matéria do tipo “Ninguém pode nos vencer, diz Lewis Hamilton”.

    Faz o post assim mesmo.

    Publicado por Willian | 01/03/2010, 1:18 pm
  44. Dois comentários:
    1: A McLaren construir o MTC(McLaren Tecnology Centre) gerou dívidas à equipe que só foram quitadas por completo no fim de 2006. O MTC foi concluído em 2003. Até a equipe se ajustar e superar a fase de transição leva tempo, tanto que em 2004 tiveram um ano ruim. E também, não é pra qualquer um construir tudo do zero, ainda mais não ganhando os mesmos 80 milhões de bonus que a Ferrari ganhava todo ano.
    http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/505001-505500/505072/505072_1.html

    2: Kovalainen afirmar que a Lotus é pior que as Minardi.
    Que diferença faz? O que mais tem é mclariano afirmando que Kovalainen é pior que Iuji Ide!!!!

    Publicado por Alan McLaren | 01/03/2010, 1:21 pm
  45. Otimo blog, os graficos então…um show a parte pela analise dos graficos ferrari x mclaren, vai ser uma disputa acirradissima, espero que poste tambem os da red bull e willians, pra podermos ter uma visao melhor desse inicio de campeonato. no horizonte surge um campeonato que promete ser epico( e espero que seja mesmo).

    Publicado por Daniel | 01/03/2010, 1:25 pm
  46. Sobre a entrevista, o engraçado foi ele n se lembrar/duvidar q tinha chegado em 4º no Bahrein no ano passado.

    Publicado por Leandro Magno | 01/03/2010, 1:25 pm
  47. Os gráficos estão “pipocando” porque são bons, elucidativos. Mostram como deve ser, pois mesmo sem a informação dos combustíveis, os stints estão claro, volta a volta.

    Becken, coloca o nome do site, para evitar, digamos, os “mui amigos”. =)

    Publicado por Alexandre Gomes | 01/03/2010, 1:26 pm
  48. Alex, Tambem acho que o conjunto que desgastar menos os pneus, aproveitar melhor a relação durabilidade x performance vai sobreçair, até em alguns casos fazendo 1 parada a menos que outros, mas queria destacar este aspecto do “arranca rabo” e do “voa spoiler” na 1ª volta e ainda mais na 1ª curva. Valeu, abraços e até mais.

    Publicado por jopa | 01/03/2010, 1:38 pm
  49. Tem uma briga se formando: Schumi-Braw x Barrichello.

    Com a vantagem para a Mercedes.

    Publicado por Alexandre Gomes | 01/03/2010, 1:47 pm
  50. Lewis: “Nos sentimos fortes”; Este é o melhor carro que já pilotei”

    DUVIDO, e o MP4/22? Esse Hamilton fala demais….esse é o mal dele….

    Publicado por Leonardo | 01/03/2010, 1:48 pm
  51. Becken,

    Entendo seu desconforto. Observo que o F1Around vem sendo sistematicamente copiado. Lembro de uma frase do livro A Fórmula 1 Moderna, de um autor francês que agora me foge :

    “e tiveram (os italianos) que render a Charles e John Cooper, de quem falavam tanto, a maior e mais involuntária das homenagens : A cópia !”

    No fundo a única coisa que se sustenta a longo prazo é a qualidade. E qualidade se faz com talento, amor e profissionalismo. É difícil copiar talento, amor e profissionalismo…

    Voltando a F1 :

    Comparar a Minardi com a Lotus ou Virgin é no mínimo infeliz.

    A Minardi estrou em 1985. Em 1990 largaram na primeira fila no grande prêmio de abertura do ano.

    Tomarem 6 segundos em 2002 era prova cabal de incompetência gerencial.

    A Lotus e a Virgin são times que sequer possuem um ano de atividades. Sendo que a Lotus recrutava funcionários por altura do GP de Cingapura do ano passado. De certa forma o que fizeram é mostra de grande potencial, que obviamente pode se confirmar ou não…

    Vamos avaliar o tamanho do trabalho realizado pelas Virgin e Lotus lembrando das últimas equipes NOVAS a estrear na F1 :

    1. Toyota (maior montadora do mundo) : A Toyota teve UM ANO DE TESTES, FAZENDO UMA TEMPORADA VIRTUAL EM 12 CIRCUITOS DIFERENTES antes de estrear. Tinham um dos maiores orçamentos da categoria.

    2. Lola (um dos maiores fabricantes de carros de corrida do mundo, com mais de 30 anos no automobilismo e experiência anterior na F1) : Estrearam na Autrália com um carro cerca de 10 segundos mais lento e que não conseguia completar mais que 5 voltas sem quebrar. Não classificaram. Na corrida seguinte, o GP de Brasil, nem apareceram mais.

    Diante de exemplos assim as performances de Lotus e Virgin devem ser valorizadas até aqui.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 01/03/2010, 2:30 pm
  52. Leonardo, pq o 25 tem necessariamente q ser pior q o 22?
    N entendi. Vc pilotou o 22 e o 25 e considera inadmissível alguém poder gostar mais do segundo do q do primeiro, é isso?

    E do fato do Alonso gostar mais do F10 do q do R25 ou do R26, vc tb duvida? Vc tb considera q o Alonso tb está falando demais ao afirmar q é o melhor carro q já pilotou?

    Publicado por Leandro Magno | 01/03/2010, 2:32 pm
  53. Becken –> Nao desanima nao.. Infelizmente o mundo hj é uma eterna copia. Em todos os campos, na verdade a música entao passa por um periodo generico absurdo.

    Pensando bem a temporada de F1 desse ano é uma prova disso. Vide que a maioria dos carros tem um pouco de RedBull esse ano. Fora que 100 % tem a Brawn com seu difusor.

    Sirlan ->

    COmo anda a vida por ai rapaz ? Aqui no Rio de Janeiro finalmente um pouco de tregua do sol.

    Permita-me discordar de voce :-)

    COntinuo achando que foi falta de planejamento de estrutua e Know how dessas equipes.

    Nesse pedaço aqui, para mim voce simplesmente relata que eles fizeram tudo em cima da hora e por isso ainda nao tem resultado. Fazer em cima da hora e conseguir colocar um carro pronto, nao é mérito, é desespero e mais que isso falta de planejamento.

    Lotus e a Virgin são times que sequer possuem um ano de atividades. Sendo que a Lotus recrutava funcionários por altura do GP de Cingapura do ano passado

    Se alguem por isso tem merito, sao os engenheiros que eles contrataram e estão suprindo a “cagada gerencial” que foi o planejamento tardio. Porem em termos de Equipe foi uma demonstração de falta de organizacao e planejamento.

    Que a Toyota foi um fiasco concordo plenamente, mas nao podemos usar os Fiascos para validar outros erros.

    Por exemplo, a Red Bul começou bem. Ta certo vao dizer que nao começou do zero, mas perai se eu começo do zero, eu preciso de muito mais planejamento certo ?

    Agora que eles podem melhorar, podem claro.

    Sirlan -> Outro detalhe, pesquisando descobri que a Minardi estreou com um motor Moderni (nao lembrava nem que isso existia), ja essas esquipes começam no minimo com um motor muito proximo a todos os outros. Segundo o Frank Willians, o melhor motor da formula 1.

    Começar o carro do zero naquela epoca, era muito mais dificil que hoje em dia, tinha-se de fazer tudo do Zero, e mais ainda voce ter um Motor 2a Linha. Hoje é muito mais simples que naquela epoca. Passa no supermercado no supermercado compra um Motor, Freio, Telemetria, Gerenciamento Eletronico, Caixa de Marcha, Rodas e Equipamentos perifericos ao carro. Fora isso tudo com a redução das equipes de formula 1, aind sobra pessoal tecnico especializado dando bobeira por ai.

    A unica coisa dificil, e o complicador de tudo é o $$$$$

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 2:56 pm
  54. Sirlan, lembra da Lambo? a equipe oficial da Lamborghini na F-1?
    Foi um desastre e serviu só pro Galvão popularizar o termo “Lambança” no Brasil. De tanto ele falar q a Lambo fez lambança, a verbete pegou forte. Era um carro roxo, horrível, com um motorzão V12 q só estourava.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 2:58 pm
  55. Esse lambo era lindo, se não estou em erro era azul escuro! vi ao vivo fazer um peão a minha frente! Nunca mais vou esquecer! Acho que em 94! No Estoril!

    Publicado por Jonas | 01/03/2010, 3:10 pm
  56. Alex ->

    Procurei procurei ainda nao achei essa equipe. A unica que achei em 1990 era a Larrousse que utilizava os motores Lambo.

    Jonas é essa aqui ?

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 3:17 pm
  57. Claudio

    O maior culpado disso td é o Mosley, q prometeu q essas equipes enfrentariam as grandes sob um teto orçamentário, o q não se concretizou. O Abismo agora é enorme, a redução de testes, q as grandes reclamam sem parar, atinge muito mais a Lotus e Virgin do q a elas próprias. Essas carros estão prontos pra competir com carros de GP2, não de F-1. Vc tem razão em relação a motor, hj em dia é muito mais fácil. A F-1 dos 80’s era baseada na força do motor. Honda e depois Renault, determinaram quais equipes seriam as dominantes da época. Por outro lado o nível q a F-1 atingiu, não permite, erros de projeto aerodinâmico. O FW-32, um carro muito bem nascido, tem o mesmo Cosworth do q as debutantes, e elas estão andando próximas? NÃO, há uma eternidade entre elas nesse momento. Não adianta o Branson chiar, o negócio é captar recursos e profissionais competentes, se eles tem intenção de permanecerem no circo.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 3:18 pm
  58. Cláudio,

    Pense num calor ? Multiplique por cinco…é o que está fazendo por aqui na Bahia…risos

    Concordo com o que você falou, no que diz respeito à FIA escolher novas equipes sem nenhuma estrutura e com pouco tempo para executar seus programas. Pior ainda o caso da Lotus, que foi escolhida em 15 de setembro, a pouco mais de 6 meses.

    Eles se submeterem a esses prazos e se colocarem a disposição da FIA na concorrência foi no mínimo uma temeridade, sendo que talvez irresponsabilidade seja uma palavra mais adequada.

    As equipes estabelecidas começam a pensar no carro do ano seguinte em abril, e em setembro o projeto normalmente está no auge do design. A partir de outubro começa a fase de finalização e início do fabrico.

    A questão é que na minha opinião, diante do desafio a que essas equipes foram submetidas o resultado é fantástico.

    Conseguiram dentro de um prazo muito curto alavancar os recursos financeiros, projetar e fabricar os carros, contratar os pilotos (bons, diga-se de passagem) e montar uma estrutura básica de fábrica e apoio de corrida.

    A Campos e a USF1 não chegaram nem perto disso, e olha que os espanhóis tinham o carro terceirizado pela Dalara.

    Mencionei os exemplos falhos para dar uma amostra do TAMANHO DO DESAFIO, mesmo para estruturas já formadas ou com imensos recursos disponíveis.

    A Red Bull foi montada sobre o espólio da Jaguar, que por sua vez comprara a antiga Stewart, essa sim uma equipe que foi montada do zero e estreou de forma digna.

    Quando falo da Minardi, apenas lembro que quando tomavam 6 segundos dos líderes em 2002 eles tinha 17 anos de F1. Começaram com os Motori Moderni, mas andaram com Ford Cosworth, Ferrari, Lamborguini. Em suma, tiveram o tempo e as oportunodades para não precisar passarem por esse papelão em 2002.

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 01/03/2010, 3:30 pm
  59. Achei essa página antiga desatualizada http://www.lamborghiniregistry.com/Formula1/index.html

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 3:36 pm
  60. Alex, Jonas e Cláudio.

    O Lambo era um projeto de Mauro Forguieri, ex-diretor técnico da Ferrari.

    Era um carro azul escuro (roxo ?) que eu também achava muito bonito. Tinha as laterais arrendodadas, totalmente diferente dos outros de então.

    Não era bem uma equipe oficial da marca, digamos que era uma quase equipe Lamborguine, que na época pertencia a Chrysler.

    O carro era uma bomba e acho que pouco correu, mas o motor não era ruim e a Mclarem chegou a testá-los em 1993 com Senna ao volante, mas preteriram os italianos e se associaram a Peugeot para 94.

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 01/03/2010, 3:36 pm
  61. Hein Becken, daria post, se o Sirlan colaborasse com uma coluna, sobre alguns exemplos de equipes pequenas q adentraram na F-1. Algumas com sucesso, e outras q só conheceram o fracasso, e sairam com o rabinho entre as pernas. Não precisaria ser uma abordagem completa, só alguns exemplos dos 80’s até hj…

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 3:41 pm
  62. Leandro Magno, não disse isso, veja bem o que eu disse:

    Esse carro carrega algo do 24, foi um aprimoramento dele. Realmente pode ser bom…mas ainda não acredito que HOJE, Q

    Publicado por Leonardo | 01/03/2010, 3:45 pm
  63. Leandro Magno, NÃO DISSE ISSO.

    O 25 carrega o dna do 24, isso é óbvio e não vou entrar nessa questão. Acho que HOJE, esse 25 ainda não é tão bom quanto o 22. Aquele carro foi muito bom…se não fosse a guerra interna na Mclaren faturava tudo em 2007.

    Publicado por Leonardo | 01/03/2010, 3:47 pm
  64. segundo a Wikipedia a listagem das que sairam da F1, mas ta desatualizada pois ainda consta a Mercedes como fora

    Aetus GP
    Alex von Falkenhausen Motorenbau (AFM)
    Alfa Romeo
    Alta
    Amon
    Andrea Moda Formula
    Anglo American Racers (Eagle)
    Apollon
    Arrows
    Arzani-Volpini
    Aston Butterworth
    Aston Martin
    Automobiles Gonfaronnaises Sportives (AGS)
    Auto Technisches Spezialzubehor (ATS)
    Barbarelli GP
    Bellasi
    Benetton
    BMW
    Boro
    Brabham Racing Organization
    Brawn GP
    British American Racing (BAR)
    British Racing Motors (BRM)
    British Racing Partnership (BRP)
    Bromme
    Bugatti
    Christensen
    Cisitalia
    Coloni
    Connaught
    Connew
    Cooper
    Dallara
    De Tomaso
    Deidt
    Del Roy
    Derrington-Francis
    Ecurie Nationale Belge
    Eifelland
    Eisenacher Motoren Werke (EMW)
    Emeryson
    Ensign
    English Racing Automobiles (ERA)
    EuroBrun
    Ferguson
    Fittipaldi
    Fondmetal
    Forti-Corsi
    Frazer-Nash
    Fry
    Gilby
    Gordini
    Greifzu
    Haas
    Hersham and Walton Motors (HWM)
    Hesketh
    Hill
    Honda
    Jaguar
    JBW
    Jordan Grand Prix
    Kauhsen
    Klenk
    Kojima
    Kurtis Kraft
    Kuzma
    Lancia
    Larrousse
    LDS
    Lec
    Lesovsky
    Leyton House
    Life
    Ligier
    Lola
    Lotus
    Lyncar
    Maki
    March
    Martini
    Maserati
    Matra
    McGuire
    Mercedes-Benz
    Merzario
    Meskowski
    Midland F1 Racing
    Minardi
    Modena
    Nichels
    Officine Specializate Costruzione Automobili (OSCA)
    Olson
    Onyx
    Osella Corse
    Pacific Racing
    Pankratz
    Parnelli
    Pawl
    Penske
    Porsche
    Prost
    Protos
    Rae
    RAM
    Rebaque
    Rial
    Scarab
    Scirocco
    Scuderia Italia (Dallara)
    Shadow
    Shannon (Forti)
    Simtek
    Snowberger
    Spyker
    Spirit
    Stebro
    Stewart Grand Prix
    Super Aguri Formula One
    Surtees
    Talbot
    Talbot-Lago
    Tec-Mec
    Tecno)
    Theodore
    Token
    Toleman
    Toyota
    Trevis
    Trojan
    Tyrrell
    Vanwall
    Veritas
    Wolf
    Wetteroth
    Zakspeed

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 3:50 pm
  65. Leonardo, o Mp4/22 era um excelente carro, mas causa constrangimento aos torcedores da McLaren. Não preciso falar os motivos né ?

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 3:58 pm
  66. Vc acha q o Hamilton falaria q esse foi o melhor carro q ele pilotou ? Aí vc tá de brincadeira heheheh

    Abraço

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 4:00 pm
  67. Sirlan ->

    Cláudio,

    Pense num calor ? Multiplique por cinco…é o que está fazendo por aqui na Bahia…risos

    Rapaz estive por ai, tu que nao fazes nocao de como estava no Rio de Janeiro. Uma colega de Salvador esteve no Rio, e falou que ninguem dai acredita que aqui tava muito mais quente :-)

    Sensação termica de 51 graus. Saiu pelo INPE que somente 1 cidade no mundo foi mais quente que o Rio de janeiro, era uma la da Africa que esqueci o nome. Ate o Deserto do Saara tava fresco segundo o INPE.

    —————————- x———————— x————————————————–

    Vamos pensar que o Teto tivesse passado. Mesmo assim eu nao acredito que essas 2 equipes estivessem proximas as principais, até porque o carro delas ja estavam prontos.

    2a coisa. Sinceramente eu acredito que a Lotus e Virgen ja estao aprontando-se para entrar muito antes da historia do teto orçamentario.

    Vamos pensar so as 2 que conseguiram num passe de magica a grana quando ninguem mais conseguiu, e temos equipes estabelecidas que perderam patrocinios. a Virgen, todo mundo sabe que era do He-Man que saiu da Brawn e ja queria montar uma equipe propria mesmo. a Lotus bem estava olhando olhando o carro agora. Eles tem patrocinio de alguem ??

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 4:02 pm
  68. Claudio, td q vc falou está certo, mas se as grandes tivesse um limite pra gastar no desenvolvimento dos carros, a distância não seria tão grande. Mas isso td é um achismo, mas q parece fazer sentido pra mim, por enquanto.

    Agora…alguém acredita q a Campos vai estar no Bahrein ?

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 4:08 pm
  69. Pois é… Nunca duvide da capacidade da Mclaren.
    São os mais profissionais da F1.
    E de longe.

    Publicado por Ron Groo | 01/03/2010, 4:12 pm
  70. PQP são muitas equipes. Muitas foram se transformando em outras e estão ate hj no grid: Renault, Mercedes, Red Bull, STR, Sauber e Force India, são resultado de incorporações/fusões

    Diríamos então, q equipes com pedigree, só temos Ferrari, McLaren e Williams

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 4:28 pm
  71. Uau…

    Segundo Antonio Lobato, a maior especialidade em Fernando Alonso sobre o solo terráqueo, a ordem de poder — OS CARROS MAIS RÁPIDOS DO GRID — separada por apenas 4 décimos, é a seguinte:

    1 – Red Bull
    2 – McLaren + 2 décimo
    3 – Ferrari + 3 décimos
    4 – Mercedes + 4 décimos

    Quer dizer, a classificação será crítica no Bahrein e quem errar nos minutos finais pode ser mandado lá para trás e tchau chances de vitória.

    LINK:
    http://www.formulalobato.com/

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 4:41 pm
  72. Pessoal, um site bacana em que é possível consultar sobre as equipes fracassadas da F-1 é o Formula One Rejects (a maioria já deve conhecer, na verdade):

    http://www.f1rejects.com/

    Uma rápida biografia da Lambo:

    http://www.f1rejects.com/teams/lambo/index.html

    Publicado por Sari | 01/03/2010, 4:58 pm
  73. “Para o Pessoal que ainda acredita em romantismo e garagistas,…”

    Claudio CArdoso, a F1, desde o seu berço, é uma competição protagonizada pela chamada classe dominante (expressão que “estranhamente” está em desuso, hehe), inclusive a própria criação e desenvolvimento dos automóveis. Entretanto, não vejo porque o profissionalismo tem que ser antagônico à paixão, até mesmo o desejo de multiplicar o capital.

    Bom, é óbvio mas sempre vale a pena lembrar, Frank Williams poderia ter ganho uma grana muito boa com a BMW, no entanto ele e Patrick Head estão aí tentando reinventar a Willimas enquanto deixam pelo caminho muita montadora pra trás.

    Publicado por Claudio Tavaresdemello | 01/03/2010, 5:02 pm
  74. “Stefan GP estará no grid do Bahrein”, afirma Jordan

    esse homem é perigoso (ou caso queiram, vale a pena consultar, só não sei se ele acerta a megasena, mas pelo menos de palpites de formula um, ele tem acertado)

    Eddie Jordan, ex-dono da equipe Jordan e comentarista da emissora britânica BBC, afirmou que a Stefan GP estará no grid de largada do GP do Bahrein.

    A escuderia sérvia comprou o espólio da equipe Toyota e trabalha como uma das inscritas para o Mundial de 2010 da F-1, embora ainda não tenha sua vaga assegurada.

    Zoran Stefanovich, dono do time, apostava na desistência de uma das duas estreantes que mais enfrentaram problemas ao longo da pré-temporada _USF1 e Campos. O time norte-americano anunciou nesta segunda-feira que não terá condições de disputar o próximo campeonato.

    “No meu entendimento, a Stefan estará no Bahrein com o campeão Jacques Villeneuve pilotando”, disse Jordan, que também afirmou que o ex-piloto canadense já fez o molde de seu banco em um dos carros da equipe.

    O ex-dirigente ainda afirmou que há a possibilidade de Chad Hurley, fundador do You Tube e ex-sócio da USF1, se juntar ao projeto. “Não ficaria surpreso se ele se unisse a Stefanovich”.

    Eddie Jordan já havia afirmado, no último mês de novembro, que Michael Schumacher retornaria à F-1 para a temporada de 2010 pela equipe Mercedes, muito antes de o anúncio oficial ser realizado.

    Caso a afirmação do irlandês se confirme, Villeneuve pode se tornar o quinto campeão mundial no grid da categoria no próximo campeonato.

    fonte tazio

    Publicado por wilson | 01/03/2010, 5:04 pm
  75. Ta certoaLEX, o MP4/22 era uma Ferrari prateada….rsrsrs

    Publicado por Leonardo | 01/03/2010, 5:17 pm
  76. Becken ,

    pelo que li, o Lobato disse que o carro mais rápido, leve, com pouco combustivel, é a Red Bull. Mas isso será vantagem para pole, pois em ritmo de corrida ainda levo fé na constancia da Ferrari demonstrada nos teste, especialmente com Alonso andando como um relogio suiço (preciso). Parece que a Mclaren se encontrou no ritmo e pode estar próxima a Ferrari neste ritmo. Isso é importante, pois pelo menos uma parada é obrigatória e a largada é com tanques cheios até o “talo”. Não adiante ser rápida apenas com tanque vazio ( fly lap), tem que ser rápida constantemente.
    Ele destaca também que a F10 cuida muito bem dos pneus, e isso é uma grande vantagem para Maranello.

    Publicado por Leonardo | 01/03/2010, 5:30 pm
  77. Valeu Sari, eu não conhecia o site.

    Publicado por Alex-Ctba | 01/03/2010, 5:31 pm
  78. E agora? A Ferrari deve arriscar o esquema de primeiro piloto + escudeiro?

    Porque aparentemente a dupla da McLaren vem forte – só espero que não seja igual Alonso + Lewis em 2007.

    Será que vale a pena pra Rossa usar os artifícios da era Barrichello? O que ela poderia fazer de diferente, sem dar igualdade pros pilotos?

    Fazer de tudo pro Massa largar na frente e segurar o trenzinho pro Alonso? Ou o contrário, colocar o Felipe na segunda posição, propositalmente lento, pro Alonso disparar sem prejudicar pneus?

    Notem que não estou falando simplesmente de trocar posições na última curva, e sim se vale a pena ou não usar o já tradicional método primeiro + segundo pilotos da equipe italiana para as novas regras.

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 01/03/2010, 5:49 pm
  79. Claudio, não acho que se possa colocar Campos, Lotus, Virgin, USF1 e Stefan como garagistas.. estão mais para picaretas.

    Dizer isso é colocar as “gracinhas” de Mosley no mesmo rol de um Frank Williams. Não preciso dimensionar a heresia de tal comparação… pois os mesmos não chegariam nem aos pés do fanfarrão do Eddie Jordan (porra louca, mas garagista).

    Pra mim, garagista é aquela equipe que, sem suporte de uma grande montadora, arma uma estrutura completamente voltada para a competição. Acho que a Prodrive David Richards e a Epson Es… você sabe o que, são equipes que poderiam ser enquadradas como tal e que se houvesse um critério sério de seleção no ano passado, teriam sido aprovadas. E garanto que fariam um papel muito, mas muito superior ao das protegidas de Mosley…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 01/03/2010, 6:07 pm
  80. Sirlan Pedrosa

    Era isso mesmo, era lindo! não sei se foi daquele pião a chuva, mas nunca mais vou esquecer mesmo aquele carro.
    Sari obrigado pela imagens, a saudades que hoje tive de uma bela época de F1! Nunca mais começa o campeonato!

    Publicado por Jonas | 01/03/2010, 6:14 pm
  81. Eu estava pensando com os meus botões… já comentaram que um ponto primordial nesta temporada será o consumo de pneus; logo, o estilo de pilotagem contará e muito. E aí, quais pilotos massacram os compostos e que vão sofrer nesta temporada?

    Me lembrei na hora da temporada de 2005. Naquele ano, foi proibida a troca de pneus. Claro que os compostos eram distintos da temporada atual, uma vez que necessitavam ter uma durabilidade maior; além do mais, para fazer um comparativo com o “estilo agressivo x preservação da borracha” como parâmetro para 2010, muitos pilotos ficariam de fora: a renovação nestes 5 anos foi considerável.

    Mas o que me fez remeter a esta temporada foi como as equipes sofreram no início. Uma lembrança particular foi aquele GP de Mônaco, em que Alonso segurou o quanto pode a fila indiana, coisa que seu companheiro Fisichella não pode fazer com tanta eficiência (que surpresa…). Também me lembro que no início daquela temporada, Schumacher sofreu um bocado; nao só a Ferrari de 2005 estava longe de ser um bom carro, como o seu estilo agressivo fazia ele sofrir mais com o desgaste de pneus no fim dos GPs que o seu companheiro Barrichello.

    Outro fato emblemático foi Nurburgring: a coragem de Raikkonen em tentar levar um carro com pneus em frangalhos até o fim. Fruto do instinto agressivo de um piloto (a opção de continuar com o carro assim) e resultado de sua técnica (o estilo de ocndução que não poupa os compostos).

    É bom lembrar que ao fim da temporada o drama dos desgastes foram superados por praticamente todas as equipes. E que – aqui está uma diferença fundamental – havia a concorrência de marcas.

    Transportando o problema para 2010, tento imaginar o que ocorreria em uma equipe como a McLaren, que conta com o hiper agressivo Hamilton e o moderado e correto Button. Seria que o estilo de condução levaria o campeão de 2009 a surpreendentemente (ao menos para mim) superar o garoto prodígio de Working?

    Tô viajando muito?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 01/03/2010, 6:22 pm
  82. Seria que o estilo de condução levaria o campeão de 2009 a surpreendentemente (ao menos para mim) superar o garoto prodígio de Working?

    Tô viajando muito

    Não, é um questionamento interessante, mas a única pista REAL de comparação entre os dois é o GP do Brasil de 2009, quando Lewis largou de 18º e com UMA PARADA bateu Jenson que estava em… (deixa ver…) 14º e usou DUAS paradas.

    De quaquer forma, já abordamos o tema aqui:

    https://f1around.wordpress.com/2010/01/18/o-plano-de-jenson-para-bater-lewis-na-mclaren-%e2%80%93-parte-1/

    https://f1around.wordpress.com/2010/01/19/o-plano-de-jenson-para-bater-lewis-na-mclaren-%e2%80%93-parte-2/

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 6:29 pm
  83. Hamilton fez duas paradas no Brasil, Becken.
    A 1ª delas na volta 2, por conta dos acidentes na volta 1(Sultil, Truli e Alonso).
    Ele tirou os pneus macios e encheu o tanque, só parando depois no meio da prova.

    Publicado por Leandro Magno | 01/03/2010, 6:37 pm
  84. Cosmo Seinfeld fernando-ric ….Tenhos 2 pontos:
    1-O N1 da Ferrari é o Massa e não o Alonso.
    Massa -F10 N7
    Alonso-F10 N8
    2-Se colocar o Massa na frente, Alonso não vê nem a poeira,se colocar atraz,ele ultrapassa o Alonso.
    Assim como ele fez com o campeão Kimi,e o novato da GP2 fez com o Bi-campeão Alonso na Mclaren lembra?

    Publicado por Daniel Lima | 01/03/2010, 6:39 pm
  85. Hamilton fez duas paradas no Brasil, Becken.
    A 1ª delas na volta 2, por conta dos acidentes na volta 1(Sultil, Truli e Alonso).
    Ele tirou os pneus macios e encheu o tanque, só parando depois no meio da prova.

    Sim, mas técnicamente foi apenas uma parada. Ele não rodou todo um stint desgastando pneus e é nesse ponto a minha obeservação!

    Publicado por Becken Lima | 01/03/2010, 6:40 pm
  86. Vitor ->

    Fiquei sem entender quando fala sobre os garagistas.

    “Pra mim, garagista é aquela equipe que, sem suporte de uma grande montadora, arma uma estrutura completamente voltada para a competição. ”

    E nao foi isso que a Virgin, Lotus, fizeram ?

    A campos e a USF1 se propuseram so nao conseguiram :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 01/03/2010, 7:37 pm
  87. “Pra mim, garagista é aquela equipe que, sem suporte de uma grande montadora, arma uma estrutura completamente voltada para a competição. Acho que a Prodrive David Richards e a Epson Es…”

    Campos e Manor são equipes de formulas menores com anos de experiencia que é como garagistas bem (stewart, jordan) ou mal sucedidos (Forti) geralmente começam.

    Eu acho graça da grande injustiçada Prodrive a mesma que ganhou licitação para a temporada 2008 e nunca apareceu igualzinho a USF1. Eu sempre disse que episilon devia ter ganho por já produzir prototipos próprios, mas francamente a Prodrive que já deixara a FIA na mão uma vez precisaria trazer garantias muito grandes para o projeto ser aprovado.

    Publicado por Filipe Furtado | 01/03/2010, 8:16 pm
  88. Claudio reforçando o que você disse, é interessante olhar a configuração do grid que excluindo o quarteto Ferrari-Mclaren-Mercedes-Renault, o grid é formado quase que exclusivamente por equipes com padrinhos milionarios (as outras exceções são williams e sauber). Manor e Campos são ambas equipes com historia em monopostos de base que se proporam a entrar quando Mosley acenou com teto, uma delas parece ter um medio prazo garantido nem que seja na 12o. fila, a outra não, a diferença? Bronson. Eu diria que se a Campos disputar a temporada, ela estara a venda desde o dia 1 e no fundo Sauber e provavelmente REnault estão no mesmo barco. É como se a Formula 1 se transformou em algo similar as franquias esportivas americanas que basicamente dependem de um milionario com fundos para sangrar 8 digitos todo ano para poder declarar “sou dono de um time de beisebol ou de uma equipe de F1”. Neste sentido a tal Stefan é a cara do que será o futuro da F1 caso ela não se transforme numa DTM de monopostos.

    Publicado por Filipe Furtado | 01/03/2010, 8:39 pm
  89. Só tem fera aqui heim ?!
    Acompanho a Fórmula1 desde 1965 e não consigo entender como vocês entendem tanto !
    Meus parabéns a todos vocês .
    Estou aqui simplesmente aprendendo , quem sabe umdia terei condições de chegar ao n´vel de vocês .
    Abraço a todos .

    Publicado por Marco | 01/03/2010, 9:26 pm
  90. Marco,

    Aqui somos apaixonados e todos os comentários acrescentam.

    O grande barato é exatamente esse : O Becken dá o tema, emite uma opinião e abre espaço para todos exporem o que pensam. A partir daí a coisa flui naturalmente.

    Participe conosco. Só temos a ganhar e aprender com você.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 01/03/2010, 10:20 pm
  91. Marco, seja bem vindo…

    Este espaço é otimo para aprender e debater, sempre com cortesia..

    abraços…

    Força Ferrari!!!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 01/03/2010, 10:44 pm
  92. Marco,
    Seja bemvindo, tenho certeza que temos muito a aprender com vc.
    Eu por exemplo sou um noviço, peguei o ´Vírus “H1F1” a pouco tempo, e a cada dia que passa sei que não saco nada ainda deste esporte.

    Quem saca de F1 são uns caras como o Sirlan, Claudemir, Cláudio, e nem vou citar mais ninguém para não ser injusto.

    Mas então Marco, qual a sua equipe preferida, seu piloto preferido, o que mais te agrada na F1?

    Mais uma vez, seja bemvindo.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 01/03/2010, 11:04 pm
  93. claro que o alonso nao vai ver poeira. Vai estar na frente e o massa vai parar na caixa de brita fazendo poeira, portanto, poeira só pelo retrovisor. hehehehehe

    Publicado por wilson | 01/03/2010, 11:10 pm
  94. Se o Lobato estiver falando a verdade, vamos ter um briga boa na qualify entre Lewis, Vettel e Massa. E durante a corrida, Webber, Alonso e Schumi vão para cima.

    Eu aposto no queixudo… Com a razão de Brawn(Super-difusor) e o instinto de Schumi para andar rápido até em taxi de aeroporto.

    Então nem vai ter briga com o Barrica, ou a Williams será a surpresa.

    Falta muito tempo. Ô, dias que não passam.

    Coyote, onde eu assino?

    Publicado por Alexandre Gomes | 01/03/2010, 11:45 pm
  95. bem vindo marco

    Publicado por tomasf1 | 01/03/2010, 11:45 pm
  96. Leonardo, seus comentários são sérios ou é só pura torcida vermelha? rsrsrsrsrs!!!

    Publicado por Will | 02/03/2010, 8:52 am
  97. Will, talvez sua pergunta reflita sua pura torcida prateada…rsrsrsrs

    Publicado por Leonardo | 02/03/2010, 9:42 am
  98. Claudio, realmente não me expliquei muito bem. Talvez meu conceito (ou mesmo meu preconceito) seja muito romântico… mas creio que há diferenças entre um garagista e um aventureiro, e não é o fato de ter sucesso na F1; a Minardi nunca teve. Não imagino que alguém que tenha uma pretensão realmente séria de ser um competidor, e não um preenchedor de grid, se inscreva na categoria sem ter condições mínimas. Eu ainda admiro a coragem da Virgin em investir num projeto ousado que pode ser o futuro da F1 (a construção de um carro totalmente por tunel de vento), mas montar um bólido que desmancha e sem ter nem ao menos peças de reposição… uma equipe dessas tá mais pra Simtek (não por coincidência) do que Minardi. Não há seriedade, e isso que separa um garagista de um picareta.

    E a Lotus? Tá, essa me deixa em dúvida. É admirável o fato de terem montado um carro em tempo recorde, contratado um projetista experiente, uma dupla de pilotos idem (quando a situação sugere pilotos pagantes). Mostra que tem planos para o futuro. Mas convenhamos: numa seleção, você contrataria uma equipe sem nenhum nohall? Que seleção é essa?

    Filipe, embora o projeto da Prodrive em 2007/2008 tenha lá um pé de picaretagem há diferenças consideráveis de um David Richards para a USF1 e Campos. Primeiro: quando a Prodrive ganhou aquela licença, Richards já tinha deixado bem claro antes que correria com um chassi comprado de outra equipe, provavelmente a McLaren, com quem já tinha contatos. Como não houve nenhum consenso para alterar a proibição do Pacto de Concórdia, terminou ficando de fora. A FIA sabia disso e creio que Mosley, em seus projetos de redução de custos e crescente padronização da categoria via a idéia com bons olhos. Aí que está o quê picaretagem do Sr. Richards e, realmente, arranha o seu crédito na sua postulação a uma vaga.

    A USF1 e Campos assinaram o acordo já concordando com as regras impostas de que teriam que construir seus bólidos. A primeira só fez (fez mesmo?) o bico, a segunda não tinha dinheiro para pagar a Dallara. Estariam elas esperançosas da aprovação do teto do Mosley? Provavelmente, mas uma vez não aprovada a medida, teriam mesmo condições?

    Segunda diferença: Richards possui vasta experiência nos rallys e demonstrou competência na chefia da BAR (depois Honda). A USF1 tem quem mesmo? A Campos, como você bem lembrou, possui experiência em Fórmulas menores, com a Virgin, mas não deixa de ser aventureira para mim pelo simples fato de que não possuem meios mínimos para competir. Estão mais para Simtek do que Minardi.

    Sobre o fato de que as grandes equipes são aquelas apoiadas por montadoras, enquanto os garagistas estão mais para relíquias, são os novos tempos e isso é um fato. Minha afeição pelos garagistas é um romantismo tolo pelos “bons tempos”, mas ainda vejo uma distinção clara entre uma euquipe garagista e um projeto de aventureiros.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 02/03/2010, 10:26 am
  99. 100º comentário!

    Publicado por tomasf1 | 02/03/2010, 12:02 pm
  100. Vitor, eu acho que você cria 2 pesos para avalias as equipes de acordo com as suas preferencias. A Minardi por exemplo em mais de uma oportunidade sequer produziu um carro novo e simplesmente passou a temporada inteira se arrastando com um carro defasado. O grande mérito dela foi Giancarlo manter a equipe viável por tanto tempo, enquanto a maior parte dos garagistas que não conseguem um sucesso minimo de uma Jordan/Sauber desaparecem em 3, 4 anos, mas salvo por 91 (quando a Ferrari injetou uma bela ajuda), ela nunca foi melhor que uma Simtek da vida. Ela durou e outras equipes não, mas persistencia não é algo pela qual possamos julgar as novas equipes ainda. Campos foi campeão de equipes na GP2 em 2008 e a estrutura montada por ele (nas mãos de novos donos) liderava a categoria novamente a época da votação, ou seja mostrara que era capaz de cionduzir bem uma equipe. O mesmo vale para Richards, por sinal, mas contra ele certamente pesou o fracasso de 2 anos antes, sei que os rumores de que a Aston Martin bancaria a aventura, mas também existiam rumores que Carlos Slim bancaria a Campos. Acho que muito da torcida em favor da prodrive se dava exclusivamente em Richards ser uma figura cinhecida e bem vista no meio, mas isto não significa que ele tinha meios para tornar a equipe mais viavel que as aprovadas. É por isso que volto a questão dos padrinhos milionários, sem eles é muito dificil sobreviver hoje e até agora não tive nenhuma prova que Prodrive, Episilon e Lola tinham akguém disposto a bancar a aventura. Por exemplo Episilon assim como o Campos falou muito em buscar patrocinadores espanhois potencialmente estatais, se o Campos falhou nisso, acho dificil imaginar que a Episilon teria sucesso já que é dificil imaginar que patrocinadores dispostos a entrar num destes projetos recusaria o outro. Eu desconfio de certos critérios da FIA e tenho certeza que rolou favorecimento para quem estava mais disposto a usar o Cosworth, mas acho dificil a FOM (responsavel por checar a parte financeira dos projetos) deu ok para alguém que não soasse no minimo sólido.

    Publicado por Filipe Furtado | 03/03/2010, 7:14 am
  101. É Filipe, talvez esteja falando com mais paixão – e consequentemente, irracionalidade. Mas há alguns pontos do seu argumento que eu faria algumas ressalvas.

    “mas acho dificil a FOM (responsavel por checar a parte financeira dos projetos) deu ok para alguém que não soasse no minimo sólido.”

    O projeto da USF1 pareceu sério? Não posso afirmar se sim ou não, mas o que eu sei é que o sonho de Ecclestone abrir o mercado dos EUA é algo que ele nunca conseguiu e não foi por falta de tentativa. Seria mais uma?

    Quando as 4 equipes foram anunciadas, coloquei mais fé na Campos do que as outras justamente por ter um passado nas categorias de base. Ao menos de esporte eles entendiam. Mas eles não tinham condições de montar o próprio carro, tendo que terceirizar o serviço e isso os diferencia da Epson. Isso é uma exigência básica da categoria, o próprio Richards teve que abrir mào da sua vaga por isso. Uma coisa é competir numa GP2 ou F3, onde você compra o chassi; outra é F1, onde você monta o próprio carro.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/03/2010, 1:33 pm

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