//
você está lendo...
ARTIGOS

Ferrari vs McLaren (Spy vs Spy em vídeo)

Curíntia versus Palmeiras, Grêmio versus Inter, Vasco versus Flamengo, Brasil versus Argentina… Ferrari versus McLaren — graças a Deus — é a versão mais próxima na Formula 1 dessas incontáveis e renhidas rivalidades no mundo do esporte.

Um bom exemplo disso é o vídeo que mostra um engenheiro da McLaren candidamente “analisando” os contornos do difusor da Ferrari — vídeo que pipocou em tudo quanto é lugar nos últimos dias:

Obviamente muitos resgatarão o episódio de espionagem que manchou a reputação da McLaren em 2007, mas o vídeo está muito mais para peça de humor pregada pelo mecânico de Woking do que real “espionagem”, como muitos estão tentando fazer crer.

Apenas para comprovar o quanto é comum uma olhadela no carro do lado, basta ver que os mecânicos da Ferrari já usaram do mesmo artifício para azucrinar os seus “parceiros” dos boxes ao lado:

Discussão

44 comentários sobre “Ferrari vs McLaren (Spy vs Spy em vídeo)

  1. Hahaha! mt bom! Guerra é guerra!

    Publicado por Beatle Ed | 03/03/2010, 12:59 am
  2. uma disputa sem precedentes…
    fantastico o que esses times fizeram na historia da f1..
    esse ano, teremos um quarteto fantastico (de novo a palavra,hehe)
    nao duvido que 3 sejam daí..

    se puderem opinem no meu post sobre a mclaren:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/03/03/mclaren-e-suas-fichas-button-e-hamilton/

    e uma coisa:
    becken, depois faz o “lotus x virgin”-quem é pior?
    haha,brincadeira

    abraço;Tomás

    Publicado por tomasf1 | 03/03/2010, 2:51 am
  3. É Bechen

    mas lembro que eu postei o vídeo do ‘lorinho’ na Mclaren querendo bisbilhotar o carro da Ferrari, vc há de convir que o peso de um mecânico da Mclaren fazer isso tem um efeito muito maior por conta o escândalo da espionagem de 2007. No vídeo dos testes de 2010 a carga emocional é muito maior por conta daquele episódio que escancarou e intensificou de vez a rivalidade. Nem se compara….Não há como negar que isso “queimou” legal o filme da Mclaren…uma mancha difícil de apagar.

    Publicado por Leonardo | 03/03/2010, 7:40 am
  4. Becken,

    Só faltou no rol dos embates épicos que ilustra o início do Post o grande Derbi – Cruzeiro X Atlético-mg.

    Aliás, se bem que o galo já ficou tão freguês do meu Cruzeiro que acho que este clássico perdeu um pouco do Charme….hehehe!!!!

    Mas em relação aos vídeos são divertidíssimos.
    Outra coisa, olha como os budgets eram maiores antigamente na F1, a Mclarem tinha um funcionário só pra fazer barreirinha pra Ferrari, era o Homem-Biombo.
    Já a Ferrari, depois da saída do Gordinho de Cavanaque Gino Rossati, não dispõe de um funcionário designado apenas para essa função, então apelamos para o Biombo clássico.

    (Hehehehe …..hj acordei de bom humor, e estes vídeos são muito divertidos)

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 03/03/2010, 8:41 am
  5. Isso é que faz o esporte ser divertido, numa época onde até dar zerinhos pra comemorar uma vitória renderia uma multa pesada.

    E sempre achei o escândalo Stepneygate uma enorme viadagem, afinal eu aposto quanto quiserem que a Ferrari tem páginas e páginas xerocadas de desenhos da McLaren…… só estão sabendo esconder melhor! Rsrs

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 03/03/2010, 9:17 am
  6. Leonardo – o meu nome é Becken — com K —, e não Bechen, com esse H no meio… ;)

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2010, 9:34 am
  7. Oi Becken bom dia ai !!!

    postando de manha cedo para te pertubar.

    Sabia que tu nao ia deixar passar aquele video rsss. Po tu foi catar um antigo para nao deixar sem resposta heim.. Aquele Uniforme da Ferrari é velhoooo.

    No inicio do 1o video o gordinho la tava serio nao tava de brincadeira, depois que nego tapou e ele passou maior “carão” da galera zoando ele no pitlane que ele mudou para a esportiva.

    :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 03/03/2010, 9:53 am
  8. Após o anúncio de Lewis Hamilton de que seu pai, Anthony, não mais será seu empresário, o heptacampeão mundial da F-1, Michael Schumacher, também anunciou uma mudança de empresário.

    A partir de agora, Sabine Kehm, que atuava como porta-voz de Schumi, assume o controle dos negócios do alemão da Mercedes, que não será mais agenciado por Willi Weber.

    Publicado por Claudio Cardoso | 03/03/2010, 10:21 am
  9. Becken

    Que mecânico ridículo este. A Mclaren não preccisava ser exposta desta forma. Todos ficam lembrando do caso de espionagem que desvalorizou muito a marca, inclusive como uma da causas do rompimento da mercedes. Dessa forma, A Mclaren só tem a perder.

    Publicado por Ilton Fernandes | 03/03/2010, 10:41 am
  10. E pensar que uma das peças centrais da espionagem de 2007, agora está justamente na equipe da qual ele recebeu informações privilegiadas via e-mail. Se um dia vier à tona que tudo aquilo foi uma armação já pensando numa futura ida para a equipe do cavalinho rompante eu não ficarei surpreso.

    Publicado por djow | 03/03/2010, 10:44 am
  11. DJOW ->

    vc esta falando de quem ?

    e o quem esta onde agora ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 03/03/2010, 10:49 am
  12. Claudio, acho que ele está falando do Alonso, que trocou e-mails com o De La Rosa sobre a distribuição de peso da Ferrari.

    Publicado por André Távora | 03/03/2010, 10:54 am
  13. djow

    Acho que você está levando para o lado emotivo. Os emails eram entre Fernando Alonso e Pedro De la Rosa que trocavam informações técnicas que continham dados que eram passados pelo Nigel Stepney a Couglan e testados na sede da Mclaren. A FIA pediu estas informações aos dois pilotos e até Lewis Hamilton teve que revelar suas mensagens. Fernando Alonso saiu por outros motivos e Pedro De La Rosa continuou na Mclaren até o ano passado.

    Publicado por Ilton Fernandes | 03/03/2010, 10:56 am
  14. DJOW

    Acho que não entrou meu comentário, mas você não tem informações para fazer um julgamento desses.

    Publicado por Ilton Fernandes | 03/03/2010, 11:01 am
  15. Eu tb não tenho informações, a não ser a que todos nós temos. Mas concordo em gênero, número e grau, com o Djow. E ninguém precisa se fazer de asno e perguntar de quem ele está falando, porque todos, absolutamente todos, aqui sabem com sobras.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 03/03/2010, 11:20 am
  16. Estou procurando na net mas não estou achando, tem um vídeo de um piloto (acho que é o Hakkinen) dando uma espiadinha dentro do cockpit de outro carro, alguém sabe ?

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 03/03/2010, 11:20 am
  17. Que mecânico ridículo este. A Mclaren não preccisava ser exposta desta forma. Todos ficam lembrando do caso de espionagem que desvalorizou muito a marca, inclusive como uma da causas do rompimento da mercedes. Dessa forma, A Mclaren só tem a perder.

    Concordo…

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2010, 12:10 pm
  18. Cosmo, me lembro do Schumacher fazer o mesmo após um treino classificatório.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/03/2010, 1:17 pm
  19. Acho que a gente acaba exagerando muito as coisas. O ‘escândalo’ da espionagem foi uma piada de mal gosto…mas e as cópias descaradas do RB5? Para mim, elas só provam que as equipes da F1 vivem disso, pegar o que é bom, descartar o que é ruim e adequar ao que já se tem.

    Nada demais um mecânico querendo ver o difusor de outra equipe…nada demais mesmo!

    Publicado por Will | 03/03/2010, 1:18 pm
  20. Concordo tbm, podiam dar a vaga desse mecânico pra mim! kkkkkkkkk

    Mas sério, por mais que tenha errado, do jeito que falam a McLaren mandou um Solid Snake(pra quem não conhece, um espião da série de games Metal Gear) ou um ninja pra roubar os documentos. Os documentos foram enviados por um funcionário insatisfeito. “Mas como? Meu Deus, uma alma insatisfeita dentro da toda poderosa e mítica Ferrari, “sonho de todo profissional da área de automobilismo”?”

    Se por um lado a McLaren errou, por outro, a própria Ferrari se descuidou por de alguma forma causar descontentamento em N. Stepney e se apunhalada pelas costas, ser traída.

    Mas, quem liga? Esta é uma parte que não interessa a imprensa, irrelevante aos torcedores(já que como diz a imprensa, a Ferrari é a única equipe que tem torcida. Quer dizer, quem torce pra outra equipe é definido como o quê, gado?), e prejudicial à imagem intocável, imaculada e divina do “Santo Cavalo Rampante”.

    Publicado por Alan McLaren | 03/03/2010, 1:26 pm
  21. Engraçado,

    O blog é cheio de indignados em relação a diversos assuntos (FIA favorecendo Ferrari, títulos do Schumy, decisões de comissários, presepadas contra o 1B, Max Mosley e suas aventuras, Alonso, Piquet Jr., etc.), mas é falar de McLaren e o seus fãs (em grande número aqui por razões óbvias) sempre dão um jeitinho de relativizar o escândalo de espionagem industrial envolvendo a equipe ou de falar de outro assunto.

    É um tal de passar a mão na cabeça da equipe de Woking que quase dá para acreditar que a McLaren é realmente um exemplo de equipe honesta e batalhadora.

    Os argumentos chegam ao absurdo de comparar a espionagem industrial e o furto de documentos de Maranello com essa “espionagem light” praticada todo início de temporada pelos mecânicos e integrantes das equipes (que, diga-se, não tem nada de ilegal).

    Será que os fãs acreditam que é a mesma coisa? Será que os fãs não enxergam a gravidade do ocorrido e que isso manchou para sempre a reputação da equipe inglesa? Será que ninguém lembra também do episódio ocorrido na Austrália (McLiar e seu pupilo Hamilton mentindo para os comissários para “furtar” uma colocação do Trulli/Toyota)?

    Entendam, a McLaren é um centro de excelência tecnológico, é uma das maiores equipes da história da F1, mas ela é também uma vergonha para os princípios gerais que regem o automobilismo como esporte.

    O que ela fez não teria perdão se a F1 não fosse dominada apenas pelo aspecto financeiro/mercadológico.

    Aliás, se a F1 fosse ditada por padrões esportivos a McLaren já teria sido banida da categoria.

    Portanto, se você é fã da McLaren e quer acreditar que a McLaren representa um ideal de entidade esportiva a ser seguida tudo bem, é um direito seu, cada um acredita naquilo que lhe convém, mas, por favor, não neguem os fatos, pois isso é sinal de que você não aceita a realidade ou de hipocrisia.

    Desculpem a contundência, mas é que acho o fim da picada essa história de “aos amigos tudo, aos inimigos a lei” ou você é contra tudo que vê de errado na F1 ou não pode julgar os outros por serem picaretas (caso por exemplo do Alonso).

    Já faz muito tempo que F1 é jogo de poder, dinheiro e pilantragem, não existem santos, portanto, chora mais quem pode menos.

    Lealdade, solidariedade ou ética são valores secundários no circo da F1, se quiserem assistir a algo que contemple tais valores, assistam campeonato de xadrez, é o mais próximo que vão conseguir de um verdadeiro esporte.

    Publicado por Cassius Clay Regazonni | 03/03/2010, 1:41 pm
  22. hahaha
    tinha que retrucar né?

    mas que esse “biombo” da McLaren foi meio gay foi, olha a encarada que ele dá no italiano… e depois ainda se vira e fica relando no cara.. hahahahaha

    mas diferente de uma olhadela, repara no tamanho da objetiva que tem na mão de uns dos mecânicos da McLaren aos 40 secs do vídeo… será que era para uma simples olhadela? rsrs

    Publicado por Felipinho | 03/03/2010, 1:48 pm
  23. djow,

    vc viajou legal amigo….essa sua ideia dá um roteiro e tanto…rsrsrs

    Publicado por Leonardo | 03/03/2010, 2:06 pm
  24. Não consigo fazer nenhuma correlação do caso de espionagem de 2007 com o fato do mecânico estar olhando o difusor da Ferrari agora. Pra mim é querer achar pêlo em ovo.
    Olhar o carro do outro é absolutamente normal… Tirar uma foto? Quantas milhares de fotos já tiraram esse ano dos difusores de todas as equipes? Inclusive algumas o Becken postou aqui…

    Como o Will disse, os carros terem vários aspectos aerodinâmicos copiados dos Red Bull são o quê? Um escândalo de espionagem???
    Uma coisa é olhar, fotografar, outra beeeem diferente é ter acesso aos cálculos, materiais, medidas, desenhos técnicos etc de outra equipe.

    Publicado por Fernando M. | 03/03/2010, 2:43 pm
  25. “djow,

    vc viajou legal amigo….essa sua ideia dá um roteiro e tanto…rsrsrs”

    Leonardo, ele está falando do Alonso.

    E na boa, o Djow não deixa de ter razão, o Alonso foi um dos protagonistas do Stepneygate e saiu ileso para entrar na Ferrari. Como saiu também do caso de Cingapura, sortudo o rapaz, não ?

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2010, 2:44 pm
  26. Claudemir Freire,

    Eu sei q ele se referiu ao Alonso, mas ele trocou mensagens que chegaram a Mclaren com De La Rosa q também era da Mclaren como ele, se De La Rosa fosse da Ferrari ai eu diria q ele teve uma paricipação direta. Na minha opinião a participação dele foi tão intensa quanto à do garoto que trabalhava na loja onde o Couglan tirou as “xerox”.

    Publicado por Leonardo | 03/03/2010, 3:00 pm
  27. Existe um vídeo no YouTube que mostra um funcionário da Williams na saída dos pits fotografando os carros, no meu ver nada demais.

    Sobre esses vídeos, é algo para ser hilário e não controverso, não vejo o porque não olhar os carros das outras equipes, e o porque não copiar quando a idéia é boa.

    Em 1994 quando a Williams eoluiuo FW15 para aquela bomba do FW16, eles usaram naquela temporada o bico tradicional todo ele ligado a asa,

    Em 1995 eles copiaram descaradamente o projeto de John Barnard que introduziu a idéia em 1991 na Benneton de Nelson Piquet, e em 1994 Rory Byrne aperfeiçoou a idéia e com um motor V8 Ford Zetec fraco mas com uma aerodinâmica extraordinária fizeram um grande carro.

    Então dizer que a Red Bull é alvo de cópias chega ser besteira, porque o que funciona na F1 sempre foi e sempre será copiado.

    A segunda foto o Schumacher está muito puto com o Hill, alguém se habilita a responder ?

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2010, 3:16 pm
  28. Leonardo, procure matérias da época e você verá que ele estava muito mais envolvido do apenas trocando e-mails com o de la Rosa.

    Ele ameaçou na Hungria o Ron Dennis no Motorhome da equipe, dizendo que entregaria a FIA todos os e-mails e provas que tinha contra a equipe “se não colocassem um paraquedas de Dragster no carro do Hamilton” ou o liberassem de multa recisória.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2010, 3:33 pm
  29. Não consigo entender como as comparações são fora de propósito. As equipes sempre procuraram seguir ou copiar formas aerodinâmicas dos carros vencedores. acompanho a Fórmula 1 desde 1977 e não me lembro de nenhum caso provado de espionagem industrial como este envolvendo a Mclaren e a Ferrari. A aerodinâmica não é uma ciência exata e por isso, nem sempre copiar uma novidade do rival, apenas observando o carro, dará certo. Entretanto, lembro de uma certa época em que a Ferrari acusou a Mclaren de ter copiado o bico da F2002 em seu MP4/17 e assim começaram as divergências entre estas duas equipes. Mas a distância é enorme entre um caso e o outro. A Mclaren foi investigada pelas autoridades competentes e comprovada a posse de documentos de toda a propriedade intelectual da ferrari, atribuindo a culpa à toda organização Mclaren. Inclusive, acho que este foi o ponto crucial para o salto de qualidade que a Mclaren teve a partir deste evento. Ninguem discute isso, mas toda tecnologia da fábrica de Woking já estava disponível alguns anos antes deste episódio e a Mclaren não conseguia competir em alto nível com a ferrari. Com a passagem de Senna pela Mclaren, quase todo brasileiro, onde me incluo, passou a admirar a equipe Mclaren e a torcer muito por ela, mas admito que este caso de 2007 deixou algumas “mazelas” e é por isso que tento ser um pouco mais racional e ver a categoria como um todo, torcendo para ter sempre mais equipes fortes para não se repetir um domínio tão longo de apenas uma equipe como foi o da Ferrari.

    Publicado por Ilton Fernandes | 03/03/2010, 3:42 pm
  30. Eu não entendo porque a Williams não entra nessa história de rivalidade, já que a Ferrari ficou tantos anos longe das brigas. As vezes eu acho que o povo da F1 tem pinimba com a Williams, só pq ela é independente!

    Publicado por Ylan Marcel | 03/03/2010, 4:05 pm
  31. Claudemir…ta bom…não vou entrar nesta discussão….deixa prá lá…..poderia raciocinar com vc , mas seria inútil pois parece q vc é apaixonado por Mclaren e Hamilton. Sem problemas….

    Publicado por Leonardo | 03/03/2010, 4:09 pm
  32. Não meu caro Leonardo.

    Nesses quase 30 anos que acompanho a F1 nunca me identifiquei com pilotos ou equipes, sempre assisti as corridas pelo prazer de ver aquelas baratas. E aqui no blog nesses mais de 1 ano que participo todos sabem que não sou torcedor de A, B ou C.

    E o que eu disse é fato não especulação de torcedor,houve sim as ameaças do Alonso a Ron Dennis.

    “Vocês leram? Antes da largada da corrida de Budapeste, Alonso ameaçou o dono da sua equipe: “Ou você me garante o mesmo tratamento do Lewis Hamilton ou eu entrego o jogo para a FIA.” O espanhol está se mostrando um tipo diferente daquele que muitos o desenhavam na Fórmula 1.”

    http://blog.estadao.com.br/blog/livio/?title=alonso_o_grande_perdedor_na_belgica&more=1&c=1&tb=1&pb=1

    Sugiro que você leia o que o Livio disse a época do acontecido, e veja bem, é o Livio Oricchio que está falando.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2010, 4:42 pm
  33. Stefan barrada!

    Publicado por Thiago Leopoldo | 03/03/2010, 5:10 pm
  34. Stefan barrada!<

    Já vi, mas nada de lista oficial pela internet ainda!

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2010, 5:12 pm
  35. Chandhok também não foi anunciado ainda, então não sei se a lista encontra-se totalmente fechada para a SGP.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 03/03/2010, 5:20 pm
  36. Oops..
    Press Release
    FIA Formula One World Championship
    03/03/2010

    The USF1 Team have indicated that they will not be in a position to participate in the 2010 FIA Formula One World Championship. Having considered the various options, the FIA confirms that it is not possible for a replacement team to be entered for the Championship at this late stage.

    In the coming days the FIA will announce details of a new selection process to identify candidates to fill any vacancies existing at the start of the 2011 season.

    For Media Information Purposes – No Regulatory Value.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 03/03/2010, 5:23 pm
  37. BMW Sauber Ferrari

    Publicado por Thiago Leopoldo | 03/03/2010, 5:26 pm
  38. xi:

    HRT F1 TEAM

    a platinada se deu bem nessa, já não ia chamar a equipe que Hispania mesmo.

    Publicado por Felipinho | 03/03/2010, 5:56 pm
  39. Claudemir Freire

    Sem ofensas, mas acho que o Lívio viaja muito em suas interpretações dos fatos. Digo isso, porque sou leitor assíduo do blog dele a muito tempo e acompanho as suas informações durante as corridas pela CBN. Li muito a respeito do que aconteceu naquele grande prêmio em várias mídias e não dá para afirmar o que aconteceu de fato entre Alonso e Dennis. É sempre pertinente ver os dois lados dos fatos. Pelo que entendi, Dennis contratou um Bicampeão para levantar a sua equipe do fracasso do ano anterior onde não ganhara nenhuma corrida com seu MP4/21 que estava às mão de um desinteresssado Kimi Raikkonen. Lembro em uma reportagem, que Alonso, quando pode testar o carro, sendo que por contrato não poderia iniciar suas atividades com a Mclaren antes de janeiro daquele ano de 2007, cabendo a Pedro De La Rosa e o novato da GP2, Lewis Hamilton, os testes na pré-temporada que era feita em dezembro do ano anterior, classificou o carro como “inguiável”, tirando o peso de cima do Kimi por não ter tido sucesso naquela temporada. O carro era ruim mesmo. Então o Alonso chega e percebe que o cenário não era tão promissor para ele e a Mclaren. Logo em seguida aparece o “dossiê” da Ferrari. Estranho, não? A Mclaren já dispunha do mais avançado simulador da F1 e coube ao Alonso, com toda a sua experiência, interpretar estas informações neste simulador, acredito eu, para acertar o MP4/22 e torná-lo competitivo. Toda a divisão técnica da Mclaren trabalhava com os dados da Ferrari que continham informações também da equipe de testes da Ferrari sobre distribuição de peso, perfis de asas, suspensões, o famoso gás que continha os pneus da Ferrari e cabia ao Fernando Alonso o Feeling para adaptar estes dados ao MP4/22, sendo que o projeto já estava pronto. O resultado, todo mundo sabe, a Mclaren conseguiu rivalizar com a Ferrari e até superar em performance. Enquanto isso, Lewis Hamilton treinava no super simulador do centro Mclaren e aprimorava as suas habilidades já com os avanços conseguidos por Alonso nos testes. Aqui faço uma reflexão, pois os pilotos oriundos da GP2 estão muito próximos da performance da F1. Lewis foi um privilegiado com os recursos do simulador e experiência de Fernando Alonso. Eu torcia pelo Kimi contra Alonso naquela época, mas tive que me render ao maior talento do Alonso . Dennis percebeu que a Formula 1 mudara com toda esta tecnologia de simulação e devido ao grande sucesso obtido por lewis, decidiu investir tudo em seu pupilo que tinha empresariado desde criança. É só atentar para o contrato de cinco anos que ele fizera para o seu pupilo em milhões de euros, algo, impensável na F1 de hoje. O fato é, que existiam evidências de sabotagem da equipe do Alonso para com o próprio, como pressão de pneus e outras coisas mais, que fizeram Alonso pedir até intervenção da Federação espanhola na fiscalização de sua própria equipe. Existiram coisas bastante sérias entre Dennis e Alonso que ninguém sabe, até mesmo um acordo entre as partes para não revelarem nada. Vejo por esta análise que tudo que se falar desta matéria será pura especulação e interpretação própria dos jornalísticas. E é por isso que não faço juízo algum de pilotos.

    Publicado por Ilton Fernandes | 03/03/2010, 6:13 pm
  40. Ilton, seu ponto de vista é muito válido.

    Eu não acusei o Alonso de nada, apenas repassei matérias da época sobre o Stepneygate para o Leonardo entender que o piloto espanhol estava envolvido no caso, e não apenas trocando e-mail´s com Ron Dennis.

    “A Mclaren já dispunha do mais avançado simulador da F1 e coube ao Alonso, com toda a sua experiência, interpretar estas informações neste simulador, acredito eu, para acertar o MP4/22 e torná-lo competitivo. Toda a divisão técnica da Mclaren trabalhava com os dados da Ferrari que continham informações também da equipe de testes da Ferrari sobre distribuição de peso, perfis de asas, suspensões, o famoso gás que continha os pneus da Ferrari e cabia ao Fernando Alonso o Feeling para adaptar estes dados ao MP4/22, sendo que o projeto já estava pronto.”

    E você cita isso no seu texto, porque na minha opinião não há como o piloto não saber de onde vinham dados tão distoantes da realidade vista até então e não se furtar de fazer a pergunta clássica, de onde veio isso, como vocês sabem disso ? Então entendo que você não esteja da mesma forma que eu acusando o Alonso de ser um piloto melhor ou pior depois dos ocorridos em sua carreira, ele continua sendo um dos melhores do grid atual, mas sua participação foi clara.

    Sobre o previlégio dado ou não ao Hamilton eu não tenho muito a dizer, porque acho que não foi dado nada a mais do que foi dado ao Button em 2009, simples trocas de informações entre a equipe, e se o Alonso queria ter para sí essas informações e previlégios da equipe, que colocasse isso em contrato como fez na Renault. Porque não acho que a Mclaren contrataria um piloto por 30 mi de dólares e o colocaria como segundo piloto de um novato apenas por predilieção ao inglês, Ron Dennis não fez isso com Senna e Prost, creio que não faria com ele também.

    Meu apreço sobre o piloto Alonso depois desse episódio triste deixou de existir, mas mesmo assim tenho que considera-lo como um dos grandes pilotos da atualidade.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2010, 7:53 pm
  41. O mecanico da McLaren é um fanfarrão. Estava apenas observando o carro e a equipe treinando pit stops. Ao ver o primeiro biombo colocado achou engraçado e ao melhor estilo Pernalonga, deu um passo ao lado. Depois de ver o segundo biombo, em meio á risos, foi lá provocar mesmo, se colocar junto da área destinada a publico e jornalistas.
    E não é que a Ferrari levou um terceiro biombo??? Rs…
    E o pior é a cara amarrada dos mecânicos da Ferrari enquanto o da Mclaren se diverte…
    Fosse eu um mecânico da Ferrari, só pra tirar sarro, ficaria com um biombo andando atrás dele pelo paddock todo depois desta… rs…

    Já o mecânico da Ferrari estava escandalosamente tentando ver detalhes do modelo da McLaren. Esse sim, cara-de-pau, devia ser punido. Foi na maldade.

    ps. como era bonito o ronco dos V10 =/

    Publicado por Lucas | 04/03/2010, 4:59 pm
  42. E é só um palpite mas aparentemente o mecanico da Ferrari queria ver de perto o estado dos pneus do carro de Coulthard.
    Naquele fim de semana quente de 2002, na Malásia, os Bridgestone da Ferrari tomaram um chocolate dos Michelin de McLaren-Mercedes e Williams-BMW.

    Bons tempos… motores V10, montadoras, grandes rivalidades…acho que estou ficando velho…

    Publicado por Lucas | 04/03/2010, 5:01 pm
  43. Felipinho,

    O cara está com uma objetiva que parece uma meia-tele, coisa perto de 105mm, mas que àquela distância faz um “estrago” danado. E está com o dedo no gatilho o tempo todo. Se for realmente esperto, antes dos mecânicos terem percebido a “espionagem” ele deve ter disparado à vontade.

    Mas o que mais me impressionou mesmo foi quanto o carro cresceu com esse novo tanque. No tempo 11s dá para ver bem. Enorme. Da entrada de ar acima da cabeça do piloto até as rodas traseiras é uma eternidade. Tomara que andem.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 06/03/2010, 3:16 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: