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ARTIGOS

Notícias hoje – 02/03/2010 – Equipe de Bruno Senna pode se chamar ‘Hispania Racing’

Enquanto eu preparo uma série de posts prévia para a temporada que se aproxima e que irão ao ar nos próximos dias, aqui vai uma coletânea de notas e notícias bacanas que estão sendo comentadas entre ontem e hoje no mundo da F1.

Hispania Racing F1, o novo nome da Campos?

A novela espanhola da ex-Campos continua e ela se chamará agora — de acordo com o AS — Hispania Racing F1, seguindo o nome da Companhia de Jose Ramon Carabante, o seu novo proprietário majoritário.

Bruno Senna continua cotado como um dos pilotos, mas o “plus a mais” seria finalmente ver o carro construído pela Dallara com as cores da nova equipe.

Notinha lá no Tazio replicada do espanhol AS: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16724/

Anthony Hamilton deixa gerenciamento da carreira de Lewis

Em entrevista exclusiva para a bíblia do automobilismo, a Autosport, Lewis Hamilton revela que a relação com Anthony seguirá apenas como pai e filho. Anthony é manager de Lewis desde que o campeão do mundo tinha 8 anos de idade.

LINK: http://www.autosport.com/features/article.php/id/2650

Ferrari a terceira mais rápida

Ás vésperas do GP do Bahrein, Antonio Lobato, o ser que mais entende de Fernando Alonso na face da terra, anda dizendo em seu blog que quatro décimos separam as equipes top. A primeira não é a Ferrari:

“Depois de tanto se falar sobre o F10 nesta pré-temporada, parece que na reta final a Ferrari perdeu a liderança em performance.

Segundo informação que me dão, que os asseguro é bem confiável, agora mesmo o carro mais rápido do grid sem ‘gasolina’ [sic] e o Red Bull. Atrás, a pouco mais de dois décimos se encontra a McLaren; na terceira posição  seria a Ferrari, muito próxima da McLaren e a uns três décimos da Red Bull. No quarto posto estaria a Mercedes, a quatro décimos da Red Bull e a um do F10.”

LINK: http://www.formulalobato.com/

Ferrari a primeira mais rápida

Já os ingleses da BBC, mais especificamente o repórter de boxes Ted Kravitz, é mais conservador e talvez mais próximo da realidade — como sempre — e garante que a Ferrari voa para o Bahrein como a equipe mais preparada da pré-temporada:

“…Os engenheiros das equipes que analisam os tempos de voltas das rivais, que trabalham com as quantidades de combustível (no início das simulações, por exemplo), então é assim que temos um quadro geral do quão rápido os carros estão. A Mercedes parece estar junto da McLaren como terceira carro mais rápido atrás de Red e Ferrari.”

LINK: http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/8543250.stm

Jenson Button revela o segredo para poupar pneus em 2010

Ninguém fez alarde da entrevista do Jenson Button a Autosport ontem, mas lá pelo meio do depoimento, o campeão de 2009 revela o grande segredo para extrair performance dos carros 2010 — algo que a Ferrari usou muito bem no início da pré-temporada e que foi o pulo do gato da McLaren no último dia de testes, no domingo.

“Nós não tínhamos uma asa ajustável na maioria dos testes da pré-temporada, então foi bem complicado durante as longas simulações de corrida porque da maneira como o carro funciona, pesado e com combustível, você terá que ajustar a asa frontal várias vezes.

Então, ter uma asa frontal ajustável no último dia de testes foi ótimo porque você terá que usá-la constantemente à medida que o carro queimar combustível e ficar mais leve — e também durante cada perna de corrida você deve usá-la. Então, a confiabilidade da asa dianteira é também muito importante.”

LINK: http://www.autosport.com/news/report.php/id/81799

Discussão

37 comentários sobre “Notícias hoje – 02/03/2010 – Equipe de Bruno Senna pode se chamar ‘Hispania Racing’

  1. Olha a Ferrari está na frente! Concerteza!

    Publicado por Francis | 02/03/2010, 11:28 am
  2. Becken, faltou o complemento da notícia sobre o Hamilton pai a respeito da GP Prep.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 02/03/2010, 11:41 am
  3. Becken,

    por ser o Lobato tão próximo assim de Alonso, o que traria o efeito desejado, não seria esta opinião um “caô” plantado por Maranello para desviar a atenção?

    Publicado por Leonardo | 02/03/2010, 11:45 am
  4. No autosport de Portugal diz hoje depois de um analise aos testes, Alonso fez 44 voltas com o mesmo jogo de pneus e impressionaram a concorrência, Vettel q estava com um programa semelhante com mais 5kg de gasolina perdia 0,4s por volta com pneus iguais!

    Publicado por Jonas | 02/03/2010, 11:47 am
  5. A coisa não tá boa pra Red Bul..
    mas eu confio nela, mais pelo potencial de Vettel do que outra coisa…
    com respeito a Ferrari, fiz uma análise no meu blog:
    http://theformula1.wordpress.com/2010/03/02/os-segredos-do-top-4-ferrari/

    Acredito que a Scuderia seja a mais capacitada no momento..

    abraço; Tomás

    Publicado por tomasf1 | 02/03/2010, 11:56 am
  6. Muito confusa essa equipe. mas pelo menos não abandonou a F1 como fez a tal USF1. Agora, essas mudanças de nomes constantes podem afujentar os patrocinadores. Tô vendo que a primeira temporada do Bruno Senna na F1 vai ser dura…

    Publicado por Ylan Marcel | 02/03/2010, 11:57 am
  7. Essa história da Asa Ajustável, é realmente muito interessante.

    Com os pneus mais estreitos, os carros tendem a sair de dianteira.
    Com este recurso pode-se controlar melhor este aspecto.
    Para mim esse ano o Pulo-do-Gato está na dianteira dos carros, e não na traseira como foi ano passado com os famosos difusores.

    Quem souber lidar com as oscilações na dianteira, ou até neutralizá-las (leia-se estilo de pilotagem) sairá com uma certa vantagem, IMHO.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 02/03/2010, 12:57 pm
  8. Pergunta técnica, carro mais pesado (com mais combustível) tende a desgastar mais os pneus dianteiros por causa do peso, ou é o contrário, como está mais pesado acaba ajudando na aderência ?

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 02/03/2010, 1:05 pm
  9. muito legal a entrevista de jason…
    Realmente a regegulagem da asa frontal é um ponto que muitos nao se lembram…e que pode fazer uma diferença com a enorme diferença de peso q os carros irão sofrer durante a corrida

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 02/03/2010, 1:30 pm
  10. Curioso é que o Alonso declarou no ano passado que a asa ajustável não trazia nenhum efeito. Isso é que é um equipamento a frente do seu tempo… :p

    Publicado por Vitor, o de Recife | 02/03/2010, 2:00 pm
  11. Se Campos Meta já era um nome horrível, Hispania então nem dá pra comentar.

    Já começo a achar que seria mais negócio para o Bruno ser piloto de testes de uma equipe maior. Esta ai vai ser uma cadeira elétrica.

    Publicado por Ron Groo | 02/03/2010, 2:32 pm
  12. Fonte: Tazio

    Rubens Barrichello ficou umas boas horas no domingo à noite, ainda no circuito de Barcelona, estudando as sequências de voltas dos adversários. E não foi o único a chegar à mesma conclusão.

    “Tem gente ainda guardando segredo. Algumas equipes foram muito bem em ritmo de corrida e acho que elas podem andar mais com pouca gasolina do que demonstraram. Temos um grupo muito equilibrado na frente, mas talvez a Ferrari e a Red Bull tenham algumas cartas na manga”, me disse o brasileiro. E talvez não sejam as únicas. A própria Mercedes, que mostrou uma boa evolução em Barcelona, pretende chegar com no Bahrein com um novo pacote aerodinâmico.

    Depois de conversar com muita gente que esteve em Barcelona, deu para concluir que o quadro é seguinte: a Ferrari está um pouco à frente. Mas seguida de muito perto por um grupo grande, formado por Red Bull, McLaren, Mercedes, Force Índia, Williams e Sauber. Com tantas novidades e alguns segredos das equipes, porém, o circuito do Sakhir pode conhecer uma ordem completamente diferente.

    Ferrari (7.353 kms percorridos na pré-temporada) – É apontada como a favorita para a vitória no Bahrein por muita gente. Os tempos das simulações de corrida mostram que o F10 é o melhor carro nas primeiras voltas com pneus novos. Depois o quadro geral se equilibra, mas no final da seqüência de voltas, com a borracha mais desgastada, os pilotos do time italiano voltam a ser os mais velozes. E há quem aponte que eles testaram com o tanque mais cheio que os adversários. Seria esta a carta na manga?

    Publicado por Claudio CArdoso | 02/03/2010, 2:42 pm
  13. Eu, pelo menos, ainda acho que o MP 4-25 é mais carro que o F10. O RB6 não me passa confiabilidade (foram muitas ‘red flags’ da RBR). O W01 me parece pronto para evoluir e começar a dar trabalho no retorno à Europa.

    Com tudo isso, minhas apostas e minha torcida ficam com os ingleses.

    Publicado por Will | 02/03/2010, 3:01 pm
  14. É….a Mclaren não aprende…não é Will? rsrsrs

    Publicado por Leonardo | 02/03/2010, 4:37 pm
  15. Regra de Motores para 2013 segundo o James Allen.

    the rules for the 2013 engine will probably be specified later this year by the FIA and are likely to be very green and futuristic. Max Mosely wanted the formula to be based on fuel use rather than CCs. Jean Todt has indicated that he wants it to be road relevant. Either way it is likely to be a 1.5 litre four cylinder turbo or something of that kind with a big 120 KW electric hybrid motor, harvesting energy under braking.

    Até 2020 vamos chegar no 1.0 :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 02/03/2010, 4:42 pm
  16. Fernando-ric,
    Onde há mais peso há mais aderência, mas há mais desgaste também.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/03/2010, 5:05 pm
  17. Hummmm… informação sobre o speed trap de domingo em Barcelona:

    Hamilton…………..313 km/h
    Massa……………….308 km/h
    Barrichello………..308 km/h
    Schumacher………307 km/h
    Kubica……………..307 km/h
    Sutil…………………307 km/h
    Buemi………………305 km/h
    Di Grassi…………..302 km/h
    Vettel………………301 km/h
    Kobayashi………..300 km/h
    Kovalainen……….298 km/h

    Setores da volta de Lewis:

    S1: 22.356;
    S2: 30.305;
    S3 : 27.645

    O MP4-25 realmente é um bom carro!

    Publicado por Becken Lima | 02/03/2010, 5:17 pm
  18. Po becken :-)

    Tem de por os melhores setores de todos para termos alguma ideia :-)

    Essa semana vai ser mais devagar por aqui ne.

    Publicado por Claudio CArdoso | 02/03/2010, 5:23 pm
  19. hahah
    Gostei do vídeo Leonardo, eh.. que falta faz o Stefan amigão…

    no vídeo deu pra alguém perceber em quanto tempo foi a troca?

    Publicado por Felipinho | 02/03/2010, 5:29 pm
  20. http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16730/

    Alguem pode me explicar isso? isso é permitido?

    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 02/03/2010, 5:48 pm
  21. Testes em linha reta, com limite de velocidade, SIM…

    Publicado por Becken Lima | 02/03/2010, 5:49 pm
  22. essas matérias que não mostram a verdade…..

    em linha reta tudo bem, isso eu sabia….

    mas a matéria foi um tanto quanto “mentirosa”

    e ainda dizer “secreto”

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 02/03/2010, 5:53 pm
  23. Tô com prequiça de traduzir, mas é importante:

    I did it I finally got the sector times thanks to posing a question to JA (Yes I’m a Manchester United fan and no the Norwich jokes aren’t funny). I’m taking this to mean Lewis set the fastest sector times on the last day in all sectors as the ideal lap add up to 1:20:306. Take note the S1 times is faster than the best sector time set in Quali last year by 0.014secs, this Sector will show who has good aero. The Sector 2 and 3 times aren’t quicker than anything set in Quali last year but I’m putting that down to cooler conditions/less rubber. Sector 3 time slower than Lewis’ best of 27.5s last year which was the 4th fastest in that Sector, S3 is indicative of how good the car is in slower corners and more rubber and higher track temps would allow for more grip, so although jjcale reported ‘wobbling’ out of corners statistically we seem to be ok in the slower stuff and really good in the high speed stuff.

    I do however remember reading that DC reckoned that we lacked traction so I think that could be something the team will have to remedy. If we can get a mixture of the slow speed cornering ability and mech. grip generated by the MP4-24 and the high speed cornering ability that the MP4-25 seems to have then we could have a rocketship. The fact is that if traction and slower speed corners is a problem the knowledge of the MP4-24 should help us greatly, perhaps we’ll see a shorter wheelbase version of the ’25 for slower tracks. Hopefully we’ll be onto another MP4-20 scenario(sans the grenades in the back) where once the car is dialled in and the potential is unlocked it’ll be a rocketship.

    Publicado por Leandro Magno | 02/03/2010, 6:33 pm
  24. Interessantíssimo, Leandro!

    Publicado por Becken Lima | 02/03/2010, 6:38 pm
  25. tradução do google:

    Eu fiz isso eu finalmente consegui vezes o setor graças a colocar uma questão ao JA (Sim eu sou um fã de Manchester United e não as piadas não são engraçadas Norwich). Estou levando isso significa Lewis definir os tempos mais rápidos do setor no último dia em todos os sectores como a volta ideal somam 1:20:306. Tome nota das vezes S1 é mais rápido que o melhor tempo no conjunto do setor no ano passado pela Quali 0.014secs, este sector vai mostrar que tem boa aerodinâmica. O Setor 2 e 3 vezes não são mais rápidos do que qualquer conjunto de Quali ano passado, mas eu estou colocando que estabelece condições mais frias / menos borracha. Setor 3 tempo mais lento que Lewis ‘best of 27.5s ano passado, que foi o mais rápido 4 do referido sector, S3 é um indicativo de como o carro é bom em curvas mais lentas e mais borracha e temps superior completa permitiria mais aderência, por isso, embora JJCale relatado ‘balançar’ fora de ângulos estatisticamente parecemos estar ok no mais lento e material realmente bom no material de alta velocidade.

    Entretanto, eu lembro de ter lido que a DC contado que faltava tração assim que eu penso que poderia ser algo que a equipa vai ter de remediar. Se conseguirmos uma mistura de curvas de baixa velocidade e habilidade mecânica. aderência gerada pelo MP4-24 ea velocidade nas curvas de alta capacidade que o MP4-25 parece ter então poderíamos ter um foguete. O fato é que, se a tração e cantos velocidade mais lenta é um problema do conhecimento do MP4-24 deve nos ajudar muito, talvez nós vamos ver uma versão mais curta distância entre eixos do ’25 para as faixas mais lentas. Esperemos que nós estaremos em um outro cenário MP4-20 (sem as granadas na traseira), onde uma vez o carro está marcado em potencial e é desbloqueado ele vai ser um foguete.

    Publicado por tomasf1 | 02/03/2010, 6:57 pm
  26. Fernando,

    Carro mais pesado significa maior inércia, logo o carro “tende” a escorregar mais forte por causa dessa inércia maior, e escorregando desgasta mais os pneus. Isso é um conceito geral.

    Com os pneus dianteiros mais estreitos, carros maiores e com a massa concentrada ainda mais na traseira, existe uma tendência grande do carro sair de frente e desgastar muito os pneus dianteiros. Nesse caso o ajuste da asa permite ao piloto aumentar ou diminuir a carga aerodinâmica na frente compensando mais ou menos essas reações.

    Essa caracteristica de sair de frente é a que o Shumacher, em direção contrária a maioria dos pilotos, não gosta.

    Só que esses carros com muito peso na traseira se forem regulados para sair mais com a traseira podem ficar muito difíceis de pilotar quando com o tanque cheio.

    É um jogo de xadrez fazer a coisa toda funcionar.

    Os engenheiros sabem como usar as peças e as regulagens, o problema é elas todas juntas formarem um carro mais rápido.

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 02/03/2010, 7:13 pm
  27. Oi Sirlan :-)

    Parabens ai pela grande explicação, que tem se tornado a tonica de seus comentarios.

    So complementando, outro problema desse aumento de peso, é que a Massa a ser parada é muito maior, e como nao tivemos um aumento do tamanho dos discos de freios, e nem uma modificação significativa, com certeza os carros terão um aumento no desgaste das pastilhas e dos discos enormes.

    O carro ja vai contornar mais lento, vai levar mais tempo para freiar, e mais tempo para retomar, pois o maior atrito irá diminuir a arrancada do carro tambem.

    Boa Noite a todos…

    Publicado por Claudio CArdoso | 02/03/2010, 7:44 pm
  28. Olá amigos .
    Quero agradecer em muito mesmo, a recepcão extremamente simpática que tive ontem do Sirlan , do Marcelo ( Cascavel ) , do Fernando e do Tomásf1 .
    Muito bem , conheço as minhas limitações no assunto mas , espero que alguém me compreenda .
    Entendo que quando o Becken diz que a Ferrari ” voa para o Bahrein como a mais preparada da pré-temporada “, isso não quer dizer muito para mim.
    Entendo que deve existir uma equação perfeita entre todos os membros da equipe , pois todos precisam de todos , mas vejo nesse ano , uma peça muito importante nesse conjunto : piloto .
    Nesse ano , entendo que o piloto terá que ser melhor do que o do ano anterior , pois neste ano devido a nova estrutura dos pneus ,e mais a questão do não abastecimento , vejo que o piloto terá quer ter certas qualidade como : ser um brilhantes acertador , ser um piloto rápido mais ao mesmo tempo frio , que saiba quanto acelerar , ser um brilhante estrategista , adaptar a situações adversas , errar muito pouco , bem como saber poupar o equipamento , e o mais importante na minha opinião ; gastar menos do que os outros pilotos com o mesmo carro no mesmo ritmo .
    Muito bem , deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos a todos vocês , e mais uma vêz o meu muito obrigado as pessoas citadas acima.

    Publicado por Marco | 02/03/2010, 10:08 pm
  29. Cara muito bom esses vídeos virais de promoção do GP do Brasil 2010.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 02/03/2010, 10:16 pm
  30. Estávamos aki concluindo q a capacidade de ultrapassar vai ser muito importante nas voltas posteriores as saídas dos boxes….
    Pois bem… sem dúvida será, porém com uma frente muito solta como os carros terão nesse ano devido aos pneus mais estreitos, e com carros com difusores triplos q vão soprar “tufões” de turbulência pra quem vem atrás, pegar vácuo pra fazer a ultrapassagem, acredito,q vai ser foda.
    Tudo bem, os pilotos tem um botão q podem acionar pra aumentar os cavalos quando de sétima marcha, mas o uso é bem limitado. Acho q dá pra usar umas 5 vezes só, entretanto com motor tendo q aguentar mais provas(temos 19 nesse ano), ultrapassar vai ser pra poucos mesmo.
    A chance das corridas serem um marasmo só é grande. O q pode salvar é a diferença de performance no final da prova devido aos pneus.

    Publicado por Leandro Magno | 02/03/2010, 11:06 pm
  31. Leandro Magno.
    Mas os carros hoje não tem condições de usar mais cargas na dianteira logo após a saida dos box como você está se referindo ?
    Olha , eu tenho dúvidas se as corridas vão ser sem ” graça “, acho que essa questão do combustível vai dar mais emoção às corridas , principalmente no final como você muito bem lembra .

    Publicado por Marco | 02/03/2010, 11:56 pm
  32. Leandro ->

    O Botao a que voce se refere, era o Kers. Nao eram todas as equipes que tinham, e podia-se usar em qualquer marcha tambem. Para esse ano esse dispositivo nao será mais usado.

    Abraços

    Publicado por Claudio Cardoso | 03/03/2010, 9:32 am
  33. Não é o Kers, não, cara.
    Esse dispositivo q estou falando é bem antigo.

    Publicado por Leandro Magno | 03/03/2010, 10:07 am
  34. Leandro Magno, você fala sobre o Overtake Button, que aumenta o regime de rotações e mapeamento do motor temporariamente para o carro poder realizar uma ultrapassagem.
    Na imagem, trata-se do botão OV do lado esquerdo.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 03/03/2010, 11:04 am
  35. Oi Thiago ->

    que imagem ? rsss

    Mas se for o O botao do gerenciamento que ele se refere, nao existe restrição pelo regulamento quanto ao seu uso por voltas.

    Acho que ele misturou o kerns com o overtake.

    Publicado por Claudio Cardoso | 03/03/2010, 11:20 am
  36. @Claudio Cardoso

    Pelo que entendi ele falava em uso limitado no sentido de que a utilização do overtake muitas vezes durante a corrida causa maior desgaste do motor, especialmente se o carro estiver de tanque cheio.

    Logo, o raciocínio dele seria o de que os pilotos teriam que aproveitar com o máximo de destreza suas chances de possíveis ultrapassagens, uma vez que a janela para novas tentaivas serão menores.

    Como ele chegou ao número de cinco acionamentos por corrida sem comprometer o motor, isso eu não sei dizer.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 03/03/2010, 3:32 pm

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