//
você está lendo...
ARTIGOS

Felipe Massa vs Fernando Alonso em perspectiva

A briga interna entre Alonso e Massa promete desencadear fogos de artifícios lá pelos lados de Maranello. Muito mais do quem um confronto em pista, a disputa interna entre os dois pilotos da “Scuderia” é um exercício sobre como cada piloto irá gerenciar o intenso ambiente político e as mínimas oportunidades que surgirem dentro da Ferrari.

Alonso pisa no terreno com certo cuidado. É bem provável que depois de sua dolorosa experiência na McLaren, a Ferrari o tenha posto sob rédea curta. Massa não é um “rookie” como Lewis em 2007 — ele preserva seu devido espaço dentro da organização —, mas a prerrogativa de Stefano Domenicalli em depositar as ambições da equipe em um matador estrangeiro ao ambiente Ferrarista, diz muito da percepção de membro júnior que a Ferrari tem de Felipe.

Alonso é, portanto, uma peça importantíssima nas ambições de Massa, que esse ano terá que, definitivamente, dar seu certificado de maioridade à equipe que perdeu certa referência com a saída de Schumacher em 2006.

No confronto direto, arriscar qualquer prognóstico é uma imprudência: se Alonso não terá em Massa um companheiro dócil e adestrado como os com quem dividiu a Renault, Massa terá em Alonso um companheiro com habilidades muito mais amplas que as de Kimi, principalmente na identidade cultural similar compartilhada com a equipe, que o assimilará rapidamente — algo que Raikkonen jamais conseguiu em todo o período que esteve na equipe — o que certamente ajudou Massa.

Por isso, eu não duvido da habilidade e carisma naturais de Fernando para, rapidamente, transformar a Ferrari na SUA equipe como fez com a Renault, mas, assim como na McLaren, isto fatalmente — e logicamente — passará pela sua capacidade de manter Massa sob controle ao longo do ano.

Na pista, Alonso se dará conta do soberbo classificador que é Felipe, mas o brasileiro terá que encarar a incrível consistência e regularidade suíça de Fernando em ritmo de corrida.

Ao longo do ano, veremos o melhor de Massa talvez no Bahrein e em circuitos anti-horário como Turquia, Valência e Brasil. Massa fatalmente sofrerá para conter o espanhol na Austrália, na Hungria, em Mônaco, Monza, Japão e Espanha. No resto das pistas, esperem equilíbrio com os detalhes decidindo a contenda.

Dito tudo isso, quem vencerá o confronto mais esperado do ano na Formula 1? Dê seu depoimento na sessão de comentários.

Discussão

89 comentários sobre “Felipe Massa vs Fernando Alonso em perspectiva

  1. Na minha humilde opinião, o que falta para o Massa é aquela estrela que todo campeão tem.

    Porque ganhar um campeonato de F1 não é ser apenas o melhor piloto do grid (que ele evidentemente não é), é preciso pensar rápido, ser estrategista, adaptar-se rapidamente à uma situação nova, fazer um belo jogo de nervos fora das pistas.

    Se fosse para ele ser campeão, tinha que ter sido em 2007. Veja só, primeira temporada sem o Schumacher, a segunda dele na Ferrari (já conhecia o caminho da vitória pois havia vencido duas vezes em 2006), o Kimi se adaptando à uma equipe nova depois de CINCO anos na McLaren, Alonso idem se adaptando ao carro prateado, e um novato recém-chegado da GP2. Estava com a faca e o queijo na mão, tanto é que a história mostrou que a Ferrari era o carro campeão daquele ano. E o que ele fez? Ficou em QUARTO no campeonato, atrás de todos os pilotos citados, inclusive o novato.

    Depois disso ficou alternando entre provas soberbas e barbeiragens sem explicação. Tem também o fator sorte/azar, não dá pra negar. Como azar, destaco o semáforo desastroso do pit e a mola do barrica na cabeça. Como barbeiragem, aquela corrida em Silverstone que ele rodou 5 vezes, a rodada na Malasia 2008 e em Mônaco do mesmo ano, onde conseguiu a pole, liderou parte da corrida e passou direto no fim da reta dando a vitória pro Lewis.

    Publicado por Cosmo Seinfeld | 03/03/2010, 8:17 pm
  2. Concordo com o cosme,mas com uma resalva…
    Acho o Felipe mais forte psicologicamente do que Fernando Alonso,basta lembrar os chiliques do espanhol quando viu que tomaria calor de um novato em 2007,e digo mais…
    Este ano,será o ano mais difícil para ele Alonso,pois em 2007 hamilton surpreendeu até a mclaren.Todos da equipe apostavam em Alonso no inicio do ano,e no entanto Hamilton conseguiu equilibrar as coisas com atuações constatntes e até brilhantes.
    Este ano Massa e Alonso entram em iguais condições no campeonato,e se Felipe vencer a primeira corrida no bharein onde ele tem um ótimo rendimento???
    Se for o contrario a coisa complica,mas se vencer,Dom Fernando Alonso terá que se preocupar sim…
    Acho que tudo dentro da Ferrari dependerá da primeira corrida,Felipe tem que fazer aquilo que ele ainda não fez nestes tempos de Ferrari,ou seja:iniciar bem uma temporada e mais do que nunca vencendo.

    Publicado por Mayko | 03/03/2010, 8:40 pm
  3. Dupla totalmente latina .
    Já dá pra ver um pouco do que pode acontecer; como disse Rubinho há tempos atrás, ” vai sair faísca entre os dois “.
    Na minha opinião , Massa tem talento, pode combater o Alonso, vai ser mais difícil do que o Raikonen, mas entendo que vai ser um osso duro de roer para o Alonso.
    O grande problema do Massa em relação ao Alonso, é que o mesmo além de ser um excelente piloto, é mais focado do que o Massa e, quer porque quer o campeonato , além do mais , é consistente na corrida e sobre tudo na classificação .
    Mais ainda , o Alonso vai fazer um carro competitivo.
    Se a Ferrari for realmente rápida como está se mostrando até o momento, acredito que ambos terão grande chance de ganhar o campeonato.

    Publicado por Marco | 03/03/2010, 8:40 pm
  4. Becken, quem vencerá vai ser a Ferrari, q contará com uma dupla fortíssima, latina, ou seja, passional mas, uma dupla profissional acima de td e q com certeza não fará a besteira de ficar se tocando igual ao Trulli e o Glock de Toyota ano passado, não lembro agora em qual corrida. O Massa tem esse estigma de eterno jr, pq começou sua carreira na Ferrari como companheiro só do Schumi, depois encarou três anos de Kimi e conseguiu disputar o campeonato em dois enquanto a SFM rs deu carro pra ele competir. Perdeu um pro Kimi e perdeu um pro Hamilton. Do outro lado da garagem, chega o mala spânico, bi campeão da mesma forma como chegou na McLaren e foi IMPLODIDO, palavras do próprio LH e tb conforme todos os argumentos prós e contras q a rapaziada do F1 Around desenvolveu nessa pré temporada infindável e q lentamente se aproxima do fim com a imensa expectativa nela depositada, assim como os tifosis na dupla tema desse primeiro post by Grande Becken! Sintomático não? 1º post da dupla da Scuderia Ferrari Marlbouro e sua elegante F10 em 1º em 2010…

    Publicado por Alex-Ctba | 03/03/2010, 9:04 pm
  5. ops Marlboro hehehehe…mas o importante é q o Massa sempre trabalhou forte pra Scuderia. Em 2006 com schuy, fizeram 201 pts, em 2007 com kimi fizeram 204 pts-172 em 2008 e 70 em 2009 ano da mola do brawn. Essa temporada, parece q os pontos estarão mais distribuídos e quem administrar bem o campeonato, coloca esse wdc no bolso q vai ser um dos mais valorizados conforme a expectativa dos ‘insiders’ do planeta. Por isso q pra mim não tem essa de ‘última chance’, ‘vencer a primeira ou acabou’, whatever…A temporada tem 19 corridas e 475 pts em jogo, não vai ser o infortúnio em 1 corrida o q vai determinar o resultado de uma temporada. Trabalhar com 19 corridas, vc certamente tem q descartar algumas provas. É essa administração q os mestres Emerson, Piquet e Senna mantinham sob tremendo controle e é o quesito em q o Massa parece amadurecido, imho com as derrotas e os dissabores experimentados. Boto muita fé no Felipe e apesar de ser Bambi ele tem td pra conquistar, esse q vai ser um dos campeonatos mais valorizados desde o embate de 2003, o último dos recentes com disputa mais intensa.

    Publicado por Alex-Ctba | 03/03/2010, 9:24 pm
  6. Concordo com o Cosmo, muito embora não seja um crítico de Massa, o considere e tal. Mas vejo Alonso mais completo e, para desilusão de muitos, até mais rápido e uma única volta. Os dois anos pilotando as carroças da Renault o fizeram melhor, enquanto Massa conseguiu até superar Raikkonen no balanço global dos últimos 3 anos, mas a perda dos títulos de 2007 e 08 pesará para sempre em sua carreira.

    Publicado por Ylan Marcel | 03/03/2010, 10:01 pm
  7. Na verdade de um lado vai estar Fernando Alonso, nascido em 29/07/1981 em Oviedo – Espanha, com 1:71, 68 KG, 140 GPs, 21 vitórias, 12 poles, 52 podios, 13 voltas mais rápidas 577 pts e 2 wdc.

    Do outro, Felipe Massa, nascido em 25/04/1981, em SP, 1:66, 59KG, 106GPs, 11 vitórias, 15 poles, 27 podios, 11 voltas mais rápidas, 298 pts e 1 vice.

    Massa, mais velho 3 meses do q Alonso, este mais consagrado. Bi-Campeão by Michelin, pq a Renault do trapaceiro Briatore e seus poderosos compostos, os mesmos da McLaren de 2005 e 2006 e a toda interessada FIA em deter marcas mais impressionantes do q 7 wdc para um piloto apenas, decreto q a disputa seria entre Renault com Alonso versus McLaren com Kimi, e foi de fato um belíssimo campeonato, mais pela luta do Kimi q não desistiu enquanto pode lutar com sua MP4/20. No ano seguinte, reação da Scuderia e fiasco da MP4/21. Schumi q lutou até quase o fim da temporada q culminou com uma vitória emocionante em Monza e o esperado anúncio da aposentadoria, q como mostrou o interminável Barrica, se mostrara precoce à época. Temporada de 2006 q reacendeu a esperança em um piloto brazuca, com a brilhante vitória em Interlagos, do “Eu-já-sabia-por-isso-corri-de-macacão-verde-amarelo” do nosso lutador Felipe.

    Então essa temporada, vou torcer pelo sucesso da Scuderia Ferrari e mais do q td, pelo sucesso do Massa sobre o princípe das Astúrias, soberbo, capaz, mas por vezes, falador e como diz o grande MD2, falador passa mal…

    Publicado por Alex-Ctba | 03/03/2010, 10:22 pm
  8. Pelo q eu entendi, o artigo trás q Red Bull e Ferrari, apenas quiseram saber sobre a legalidade da Asa traseira da McLaren q reduz o arrasto aerodinâmico e é capaz de segundo cálculos da engenharia das equipes, poder aumentar em até 10 Km/h a velocidade em reta. Horner só quer saber se a peça é legal ou não, tal qual a polêmica dos difusores da temporada passada, pra começar a desenvolver a sua. Nessa parte vc “traduz” por …”começar a copiar a sua”.

    Nada mais justo, já q Horner, Domenicalli etc, são pagos pra isso.

    Publicado por Alex-Ctba | 03/03/2010, 11:00 pm
  9. Caro Becken,

    Apesar de nunca ter comentado, sou assinante do feed há bastante tempo. Parabéns pelo blog.

    Você deve estar curioso para saber o que então me motivou fazer um comentário. :-) Na verdade, eu gostaria de conhecer as razões que o levaram a definir que determinados circuitos são melhores para Massa, outros melhores para Alonso e os demais neutros.

    Ah sim, não poderia deixar de vir aqui neste post e não dar o meu pitaco sobre a dupla 2010 da Ferrari. Independente do resultado final e do que possa acontecer, Alonso está um degrau acima do guerreiro Massa.

    Abraços e sucesso,
    Nelson

    Publicado por Nelson | 03/03/2010, 11:27 pm
  10. Nelson – obrigado.

    Sobre os circuitos, é apenas uma questão de retrospécto com uma certa tendência natural de Alonso ou Massa de darem o seu melhor em dada pista.

    Massa sempre foi muito mal na Austrália e mediano em Mônaco (apesar da boa prova em 2008) um circuito seletivo onde o Alonso venceu duas vezes.

    Agora o curioso mesmo é o desempenho do Felipe em circuitos anti-horário como o de Valência e Turquia, que seguem o mesmo curso da pista de interlagos, onde ele é soberano.

    Aliás, jáescrevi a respeito aqui:

    https://f1around.wordpress.com/2009/06/04/felipe-massa-%E2%80%98talvez-eu-seja-melhor-que-outros-pilotando-em-curvas-para-a-esquerda%E2%80%99/

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2010, 11:37 pm
  11. Becken, muito bom o post, excelente ideia para o blog pegar fogo de vez..
    hahah
    parabéns!
    quanto a disputa; ja falei tanto sobre isso..
    agora sao 3:29 da madrugada, morto de sono e indo dormir..
    pela manhã dou uma opinião concreta..

    abraços, e quem quiser visitar:
    http://theformula1.wordpress.com/

    Tomás

    Publicado por tomasf1 | 04/03/2010, 3:30 am
  12. Vejo um Alonso mais madura, depois dos problemas de 2007 e pegar a carroça da renault em 2008 e 2009, acredito que ele amadureceu bem, e ele é um piloto muito inteligente, aprende rápido, características destacadas até pela própria Ferrari. Li um artigo em que os mecânicos e engenheiros da Ferrari elogiam Alonso neste aspecto e diziam até que Alonso em 3 meses se inteirou mais que Kimi em 3 anos. Aposto em Alonso, pois acredito que ele tem uma ideia bem definida do que vai encontrar na Ferrari e ta com sede de ganhar, diferentemente de 2007.

    Publicado por Leonardo | 04/03/2010, 7:30 am
  13. Bom dia galera…

    Eu acho muito difícil dizer quem vencerá este duelo interno, só sei que com esta dupla forte (na minha insignificante opinião a dupla mais forte do campeonato) vai ser fácil ganhar o mundial de construtores mas pode afetar o de pilotos. Portanto que vença o melhor!!!

    que dia 14 mais demorado!!!

    Estou indo hoje rumo ao WTCC em ctba…..abraço a todos!!

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/03/2010, 7:57 am
  14. Muito bem, eu teria começado pela equipe do Campeão do Mundo,Mr. Jenson Button, que começou os testes em Valência, Cheste, se queixando que estava muito alto no seu assento, a McLaren a Super Must da Avant-Garde Tecnology, esperou pelo primeiro dia de testes para ajustar o banco do carro do WDC, uma coisa que todas as Scuderie fazem na pré-temporada para não perder tempo e mais esse ano com a restrição de testes mas tudo normal não estivesse o menino que implodiu o Bi, é claro que quando é um autóctone da Velha Albion a dizer uma coisa dessas que mais a mais é uma rotunda mentira 109/109 que grande implosão..com a característica Fleuma Britânica nunca pode ser considerada faladoria soberba ou coisa quejanda..

    A primeira puxada de freio-bridão que se deu na SCUDERIA foi ao Sr.Felipe Massa quando este depois do Asturiano ter sido confirmado como piloto Ferrari, veio dizer desabridamente que tinha a certeza que ele sabia…o cabresto curto serve a quem?

    Como dizia alguém por aqui, ninguém contrata um Bi-Campeão do Mundo a preço de ouro e depois diz que estão muito confiantes que este vai ser o ano do seu ressurgimento se já tiver um Super-Campeão em casa…

    Em relação aos circuitos eu só acrescentaria Spa para o espanhol, daria crédito para a imprensa italiana que será a que fará de mediadora entre a Brasileira e a Castellana, quando diz que o Alonso já se adaptou e que os dois estão trabalhando muito bem..

    Eu sei que nada seria melhor para um McLarenista, que ver os dois pilotos da SCUDERIA se degladiando e se mortificando um ao outro a ver se o título cai para a nossa amada Mc, como aconteceu nuns anos atrás quando o menino que queria ser campeão e seus dois papais elegeram como adversário, dito por ele ( Titio Ron) para quem quis ouvir, o seu próprio companheiro de equipe dando o título de bandeja para o Kimi.. se a história se repetisse que bom que era…parece que a implosão acabou rebentando nas próprias mãos..

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 04/03/2010, 8:34 am
  15. Becken

    Espero que faça um post para analisar e discutirmos estratégias de corrida com a novidade de idem pneus qualificação / corrida com depósito cheio que será aí vai estar o segredo de toda a temporada com dois ou três stints e uma ou duas paragens, respectivamente, nas boxes. vide o simulacro de GP que fizeram os times em Montmeló.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 04/03/2010, 8:40 am
  16. Uma coisa é certa, o Alonso sabe que ele custa caro, sabe que a Ferrari quer que ele assuma o desenvolvimento do carro e assim ele vai cobrar muito em troca.

    Se tiver um safety car, e a coisa mais óbvia a fazer for parar no pit imediatamente, não tenho dúvidas que a equipe italiana chamará o Fernando primeiro. Se não fizer isso, o espanhol vai tocar fogo no pit.

    E como o Becken colocou o Alonso como tendo ” habilidades muito mais amplas que as de Kimi”, prevejo a volta da era Barricheliana, ainda mais considerando que em três anos de Ferrari (somando até a prova da mola assassina) o Massa fez 213 pontos e o Kimi 251.

    Eu duvido muito que a rossa vai preferir não favorecer nenhum dos dois pilotos, a história recente provou que o método “deixa os dois brigarem livremente” só gera perda de pontos. A própria Ferrari ganhou um campeonato (Kimi) por causa do racha interno na McLaren. Não é possível que tenham esquecido a época Schumacher e o campeonato de 2007. Não é possível que o espanhol bocudão vai ficar quieto se não derem a maior fatia do pudim pra ele.

    Bom, só minha opinião!

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 04/03/2010, 8:45 am
  17. Torço para a McLaren e acho o Massa fraco. Dito isso…não sobra muito para este post, né?

    Tomara que o Lewis ‘imploda’ Buttons, Alonsos e Massas (além de Vettels e Webbers, claro)…rs

    Que chegue o dia 14 (eu preferia quando a temporada começava na Austrália!).

    Publicado por Will | 04/03/2010, 8:52 am
  18. “Na pista, Alonso se dará conta do soberbo classificador que é Felipe”

    Essa promete ser uma excelente disputa. A vantagem q o Hamilton vai ter sobre o Button, provavelmente não vamos ver na Scuderia, já q Alonso é muito rápido em classificação tb. Mas acredito q o placar fique + ou – uns 12 a 7 pro Felipe.

    “mas o brasileiro terá que encarar a incrível consistência e regularidade suíça de Fernando em ritmo de corrida”

    Becken, vc ficou realmente impressionado com os stints extremamente regulares do Alonso nos testes hein? O Alonso é muito bom mesmo em ritmo de corrida, em 2007 qdo ambos tinham carros competitivos, a superioridade dele era visível. O cenário mudou, Felipe cresceu como piloto, e esse ano ele terá q provar q pode ser constante em corrida, e botar pressão no ‘relógio suiço’

    “Dito tudo isso, quem vencerá o confronto mais esperado do ano na Formula 1? ”

    Resposta: Felipe Massa

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 8:54 am
  19. Becken, espero q até quinta 11/03 dê tempo de fazer os posts sobre Hamilton x Button, Schumi x Rosberg, Vettel x Webber e Barrica x Hulk.

    O Blog está excelente, parabéns!

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 9:04 am
  20. Se vai dar Alonso ou Massa eu não sei, o que sei é que prever o futuro é impossível.

    A Ferrari tem uma das mais equilibradas duplas do grid, então fazer qualquer previsão é a maior bobagem que existe, ainda pior é ditar o “modus operandi” de uma equipe em momentos de corrida.

    Mas no fim quem vai ser campeão vai ser o Senna, que vai detonar o indiano porque o Senna não paga nada pra correr e tem mais estrela de campeão e a equipe “HRT” vai dar o melhor carro e estratégia para ele nos pits, está feita minha previsão alá Nostradamus. :)

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 9:08 am
  21. Claudemir, tá mais pra Noistravamos hehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 9:23 am
  22. Agora vou dar uma de Juca Kfouri: Corto meu braço se a HRT alinhar no Bahrein. O Mundial começa com 11 equipes.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 9:26 am
  23. Alex, eles disseram que mostrarão os carros hoje, no plural, cuidado que você pode acabar ficando cotó, rsrs como o Juca.

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 9:46 am
  24. Sou um dos que mais falou sobre esse tema no blog,mesmo quando esse não era o assunto em questão.
    O pessoal do blog como o Tomás, Alex-Ctba,Senna Seccoto,Claudio Cardoso , já sabem minha preferencia pelo Massa.Falando do Alonso,assim como Button,seus titulos foram conquistados por ter um carro muito superior aos outros e não por ser melhor piloto.Sempre teve companheiros de equipe mediores como fisichella e nelsinho,quando pegou um bom como Hamilton que mesmo estreiando na F1 e Alonso já bi-campeão,foi superado.Sem ter o seu empresario como chefe de equipe o titio Briatore ele não ganhou nada.Mesmo com o melhor carro de 2007 o” mp4-22″não foi nem vice.
    Dessa vez ele vai pegar o melhor da atualidade(fora o shumacher)que só não foi campeão por erros da Ferrari.Vai pegar um Massa com 4 anos de Ferrari e adorado por todos,que trasformou o Kimi (que é melhor que Alonso) em segundo piloto.Quando em 2008:Massa 97 pontos
    Kimi 75 pontos
    Em 2009 antes da mola Massa já estava 16 pontos na frente do Kimi.
    Os fãs de Alonso do blog,não se confiam na pilotagem do Alonso e sim que ele será favorecido pela ferrari por guanhar mais dinheiro que o Massa.Ora amigos,kimi ganhava 5 vezes mais que o massa e foi superado em 2008 e 2009 antes da mola massa já tinha 16 pontos na frente.
    Alonso ganhava 6 vezes mais que o Hamilton o foi superado.
    E por favor não venham com o choro do Alonso que a equipe favorecia o Hamilton.Quem contratou o Alonso pagando milhões pra ser o numero 1 da equipe foi o Ron Dennis,que na epoca morria de amores pelo Alonso e o achava o melhor piloto.Eu disse ACHAVA,pq ao ver Alonso ser superado pelo novato da GP2 mudou de ideia sobre o n1 da equipe.E como disse o Cosmo a equipe tem que favorecer o melhor então optaram pelo melhor,o Hamilton claro,ou será que o Ron optou pelo Hamilton pela carinha de Brad Pitt dele?então restou ao Alonso chorar.

    PS:A tradição espanhola será mantida:Alonso Saio da Renault onde o companheiro de equipe era o Fisichella e o chefe de equipe era o seu empresario o titio Briatore,pra ir pra maclaren já bi-campeão,pra ser 1 piloto e ser superado pelo estreiante da GP2Hamilton.
    Agora ele saio novamente da Renault onde o companheiro de equipe era o nelsinho e o chefe de equipe era o seu empresario o titio Briatore,pra ir pra Ferrari,ser companheiro do Felipe Massa que rebaixou o campeão Kimi Raikkonen(que é melhor e mais rapido que ele}a 2 piloto.
    É rapaziada sem o titio Briatore ele não ganhou sem corrida de autorama.

    Testes de Barcelona(casa do espanhol)não é um circuito antí- horario
    Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min20s539 (110)
    Fernando Alonso (Ferrari) , 1min20s637 (130)

    É só o começo.
    Abraço!

    Publicado por Daniel Lima | 04/03/2010, 10:21 am
  25. Becken………Meu comentario não tá entrando!

    Publicado por Daniel Lima | 04/03/2010, 10:25 am
  26. Prevejo os seguintes vencedores na temporada:

    Massa: Bahrein, Turquia, Valência, Cingapura e Brazil

    Alonso: Canadá, Espanha, Monza e Abu Dhabi

    Hamilton: China, Malásia, Mônaco e Spa

    Button: Inglaterra e Coréia

    Vettel: Alemanha e Japão

    Schumacher: Hungria

    Webber: Austrália

    Publicado por Mãe Dinah | 04/03/2010, 10:33 am
  27. Mãe Dinah – Aproveita e já tasca aí quem vence o campeonato…;)

    Publicado por Becken Lima | 04/03/2010, 10:34 am
  28. Será que o Daniel Lima não é o Galvão disfarçado??? Caramba, ele é mais torcedor do Massa, que eu do Hamilton!!!

    Publicado por Will | 04/03/2010, 10:41 am
  29. Claudemir,

    Você só pode estar zoando dizendo que o Senninha tem estrela de campeão, sendo que o cara não ganhou nada, nem F3, nem GP2, nem corrida de rolimã no parque.

    O Massa mesmo serve como exemplo, foi campeão de F-3000 e mesmo assim isso não garantiu campeonato na F1.

    O Alonso, só pra ilustrar, não foi campeão de F-3000 mas já tem dois canecos na F1.

    Se ele tiver A ESTRELA, ainda assim vai precisar de uma incrível sorte pra conseguir alguma coisa neste ano.

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 04/03/2010, 10:42 am
  30. Consultando os astros, cartas, buzios, tarô e google, vejo alguém se tornando bi-campeão nessa temporada. Felipe Massa apesar do maior número de vitórias, não vai ser ainda em 2010 que vencerá o campeonato mundial. Nesse momento o alinhamento cósmico favorece a LEWIS HAMILTON

    Publicado por Mãe Dinah | 04/03/2010, 10:42 am
  31. Brasileiros e brasileiras, sejam realistas. Apostariam vosso dinheiro por patriotismo e torcida? Naturalmente que por serem brasileiros torcem pelos brasileiros, mas numa análise fria e calculista, não têm pilotos com reais possibilidades de vencer o campeonato, salvo alguns imprevistos de corrida dará Massa, se Alonso quebrar, Barrichello, só se a Willians fizer alguma mágica, ou chover e der sorte na troca de pneus, os demais nem necessitam comentários. Analisando todas as informações desta pré-temporada, e porque o Asturiano ficou penando na Renault, durante dois anos…a lógica indica Alonso como favorito, pois ele tem fome de victórias, o próprio Buton já confirmou que vê o Alonso feliz e segundo o mesmo quer dizer que ele virá rápido. Até que os factos provem o contrário e alguma equipe tire o coelho da cartola. Claro que a dupla da Ferrari é extremamente competente, e perderão pontos mutuamente…

    Atentamente,

    Afs.Angola

    Publicado por Afs.Angola | 04/03/2010, 10:43 am
  32. Mãe D0inah, passa as vitórias do Button para o Hamilton e concordo com vc…

    Publicado por Will | 04/03/2010, 10:44 am
  33. “Mãe Dinah”

    kkkkk.

    “Mãe Dinah – Aproveita e já tasca aí quem vence o campeonato…;)”

    Foi a melhor do dia. :D

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 10:45 am
  34. Cosmo Seinfeld fernando-ric

    Você acreditou que o que eu disse era sério ?

    Estava apenas sendo sarcástico quanto as previsões que estão fazendo para o mundial de 2010. Já que todos tem previsões, decidi prever algo também.

    A minha única certeza é que a Virgin, Lotus e HRT serão as equipes da rabeira, e daí para frente todos tem chances de vitórias mas o WDC vai ficar entre as 5 equipes que venho citando sempre.

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 10:53 am
  35. Will………..eu odeio o Galvão,Galvão na verdade é torcedor do principe das asturias..como o própio Galvão o chama.

    Publicado por Daniel Lima | 04/03/2010, 10:53 am
  36. Angola……….Pode nus dizer a lógica pra dar o Alonso como vencedor do campeonato to curioso,qual a lógica?

    Publicado por Daniel Lima | 04/03/2010, 10:59 am
  37. Engraçado isso q o Daniel colocou. Realmente o Galvão sempre encheu a bola do Alonso. Vamos ver como será o comportamento do Pachecão Bueno esse ano.

    Mãe Dinah, de novo o Felipe vai vencer mais e não vai levar o wdc ? aí vc tá de sacanagem. E Acho q talvez o Vettel vença mais corridas do q o Hamilton

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 11:00 am
  38. Ô Becken, falando em mãe Dinah, vc poderia fazer um post, com algumas questões e colocaríamos nossas previsões, pra no final da temporada ver quem matou mais. Tipo aquelas perguntas q o Keith colocou no blog dele no começo da temporda passada.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 11:06 am
  39. Boa ideia, Alex! Eu fiz no ano passado e reeditarei nos próximos dias!

    Publicado por Becken Lima | 04/03/2010, 11:08 am
  40. Becken e amigos do blog acho que o Alonso dara trabalho para o Massa jah no primeiro treino do ano e vai se firmar ateh a 3a ou 4a corrida, depois disso veremos o Massinha correndo atras do espanhol.

    Outra vez, o Alonso eh quase uma unanimidade no Paddock como um dos melhores , senao o melhor e o Massa nao.

    Se o Massa fosse tao bom por que a Ferrari contrataria o Alonso ?

    A minha resposta eh por que o Massa eh um piloto ainda com potencial mas sem o Q de campeao .

    A Ferrari buscou o subs do Schumacher no Raikkonen e infelzimente nao o encontrou e assim sabendo que o Massa seria sempre o desafiante buscou o outro campeao para garantir seus titulos.

    Sou torcedor da Ferrari, Rubinho e do Schumacher.

    Acho a Alonso muito bom e torcerei por ele na equipe Rossa.

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando | 04/03/2010, 11:09 am
  41. Acho que os anti-Alonso se baseiam em 2007-2008-2009 para falar que o cara é mediano e só ganha com o melhor carro e um companheiro fraco, mas não podemos esquecer de 2005 e 2006, quando ele subiu no pódio em praticamente 80% das corridas com um Renault!

    Melhor ainda, com o Schumacher na pista! O ano de 2007 foi totalmente atípico, afinal eu acredito SIM que o Alonso seria campeão se não tivesse acontecido o Stepneygate !

    E pra finalizar, se a fórmula “só consegue ser campeão se tiver o melhor carro e um companheiro de equipe fraco” é verdadeira, também não vejo motivo para ele não ser campeão neste ano. E olha que torço pro Lewis !

    Publicado por fernandoric | 04/03/2010, 11:22 am
  42. Minha opinião é igual a do Daniel Gomes.

    Vejo Massa e Alonso extremamente equilibrados como pilotos. Porém Massa leva vantagem por ser mais maduro em relação à pressão, e pelo tempo de casa.

    Massa correu contra 2 campeões, e 1 deles o recordista de títulos da F1, e deu conta do recado. Já Alonso, quando se viu sendo superado por um novato vindo da GP2, perdeu a cabeça.

    Imagina a cabeça do Alonso, bi-campeão, queridinho do Di Montezemolo, ganhando 10x mais que o Massa, sendo superado pelo mesmo no Bahrein??

    A chapa vai esquentar pro Asturiano..

    Abraço!

    Publicado por André Távora | 04/03/2010, 11:22 am
  43. fernando-ric cosmo. A temporada de 2005, Schumacher não teve condições de disputar o campeonato contra o Alonso. A Ferrari-Bridgestone não tinha condições de lutar contra Renault-McLaren/Michelin. Em 2006 sim, ele foi brilhante e venceu o campeonato com méritos. Em 2007 eu concordo com os argumentos q ele foi preterido dentro da equipe e, talvez, por esse motivo não venceu o campeonato. Mas o Hamilton foi brilhante tb e não fosse a falta de experiência na reta final, levaria aquele campeonato. Caiu no colo do Kimi.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 11:30 am
  44. Os melhores pilotos de F-1 de todos os tempos

    Em dezembro de 2009, Ayrton Senna foi eleito, por seus próprios pares, o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos . A eleição foi organizada pela revista inglesa Autosport, que consultou 217 pilotos que passaram pela categoria.

    ou seja, é de gente que entende da coisa, não de torcedor, palpiteiro, achismo,

    1º) Ayrton Senna (Brasil)
    2º) Michael Schumacher (Alemanha)
    3º) Juan Manuel Fangio (Argentina)
    4º) Alain Prost (França)
    5º) Jim Clark (Grã-Bretanha)
    6º) Jackie Stewart (Grã-Bretanha)
    7º) Niki Lauda (Áustria)
    8º) Stirling Moss (Grã-Bretanha)
    9º) Fernando Alonso (Espanha)
    10º) Gilles Villeneuve (Canadá)
    11º) Nigel Mansell (Grã-Bretanha)
    12º) Emerson Fittipaldi (Brasil)
    13º) Nelson Piquet (Brasil)
    17º) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
    19º) Ronnie Peterson (Suécia)
    22º) Kimi Raikkonen (Finlândia)
    26º) Sebastian Vettel (Alemanha)
    30º) Jenson Button (Grã-Bretanha)

    Uma pesquisa que não tem traços tendenciosos, pois não leva em conta, estatísticas, quem teve o melhor carro, quem teve ou não bons companheiros de escuderia, etc

    Pra mim a pesquisa diz tudo.

    Publicado por wilson | 04/03/2010, 11:39 am
  45. Alex,

    Você quer dizer então que em 2005 o “correto” era o Schumacher ganhar o campeonato, como ELE não teve condições, caiu no colo de outro?

    Publicado por Cosmo Seinfeld fernando-ric | 04/03/2010, 11:39 am
  46. Bom, ótimo post o seu.

    Pobres torcedores do Massa. Acham que a ferrari vai sacrificar o nome da equipe dando apoio a um piloto “junior” como ele.

    Tá mais que na cara que a ferrari trouxe Alonso para ser primeiro e “único” piloto da equipe. Quem quiser que se adepte ao modo do Espanhol.

    Publicado por Brown | 04/03/2010, 11:44 am
  47. Não Cosmo, eu quis dizer q em 2005, vc e os fãs do Alonso não podem atribuir q ele ganhou o campeonato em cima do Schumi. A disputa do Alonso, foi contra o Kimi. Schumacher não teve condições de disputar o campeonato naquele ano. Em 2006 sim, ele ganhou em cima do Schumacher. Mas os fãs do espanhol adoram falar q ele foi Bi-campeão em cima do Schumacher, qdo na verdade eles foram adversários só em 2006.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 11:45 am
  48. Alex

    Talvez os fans do Alonso ficaram com a impressão de Ímola 2005/ 2006 onde eles travaram duas batalhas em pista com uma vitória para cada um.

    E é errado dizer que o Alonso ganhou em 2005 do Schumacher, sendo assim então o Hamilton ganhou 2008 do Alonso e Kimi ?

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 11:58 am
  49. Ah tá, então segundo a lista, o Alonso é melhor do q o tri campeão Piquet, q conseguiu ser campeão, dentro de uma equipe inglesa, contra o ídolo inglês da época. Em 2007 a história não foi assim…

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 12:00 pm
  50. Exato Claudemir, então em 2009 o Button foi campeão em cima do Alonso ?

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 12:03 pm
  51. Wilson

    cadê o Massa nessa pesquisa?

    Tem aí um Daniel que apostou que o Massa superaria o Alonso em Jerez e trocaria nome e tudo como perdeu agora só fala de Barcelona quando deveria ter palavra e cumprir o que apostou…
    NÃO tem mais crédito não, só fala quando ganha quando perde diz que não sei quê que não fechou aposta não sei que mais …vá ver os comentários desse dia senão quizer que alguém ponha e deselegantize vc..e tava perguntando eu se o cara era um Lord inglês para gostar de apostar..que credibilidade para falar!!

    Publicado por SennaCeccotto | 04/03/2010, 12:10 pm
  52. “Vai pegar um Massa com 4 anos de Ferrari… que trasformou o Kimi (que é melhor que Alonso) em segundo piloto.”

    Daniel Lima,
    Então os carcamanos dispensaram um segundo piloto, contrataram um primeiro e ficaram com dois? kkkkkk!!! Bizarro!!!

    Torço pelo Massa nessa guerra fraticida, mas a lógica é ele levar uma surra fenomenal do Nada Sei, do início ao fim. Se criar caso comprará briga com o Nada Sei, com os carcamanos e com o Santander.

    Conclusão: vai tomar um pé-na-bunda e ser substituído piloto de testes carcamaninho. Melhor ficar pianinho.

    Will,
    O Daniel Lima pode até não ser o Galvão, mas a lógica de ambos é a mesma.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/03/2010, 12:20 pm
  53. Coyote,

    Gostei do “Nada Sei” kkkkkkk, agora em versão mafiosa.

    O Felipe tem chances de vencer essa batalha? É claro, até o Rubinho tem chances de ser campeão neste ano. Mas precisará de algo meio “genial”, por exemplo vencer no Bahrain, Austrália, Malásia e China, chegando na Espanha com 100 pontos e deixando o asturiano pra escanteio. De preferência metendo um hat trick na casa do espanhol e pulando pros 125 pontos.

    O Galvão sonhou com isso na noite passada.

    Publicado por Costanza (fernando-ric) | 04/03/2010, 12:51 pm
  54. Publicado por Thiago Leopoldo | 04/03/2010, 12:53 pm
  55. Becken,

    Concordo com o Claudemir. A dupla da Ferrari é uma das mais equilibridas e qualquer previsão sobre quem vencerá será apenas um teste de chutometria muito contaminado pela preferência pessoal do chutador de plantão.

    Mas as disputas entre pilotos talvez seja a maior razão de existir tantos apaixonados por corridas, e é mais que legítimo que cada um tenha sua dose cavalar de preferência pelo seu piloto…

    Vou no caminho oposto e não quero comparar os pilotos, prefiro dizer o que penso de cada um deles :

    Massa

    Acho Massa o piloto mais subvalorizado do grid. Muitos falam que é um esforçado que está chegando lá. Eu acho exatamente o inverso ! Massa é um piloto dotado de excepcional talento e velocidade naturais, mas que ao começar na categoria tinha um total desconhecimento do quanto de “trabalho braçal” é necessário para ter sucesso na F1.

    Como tantos outros antes dele, podemos inclusive citar Jean Alesi, o brasileiro achava que com sua habilidade natural consegueria resolver tudo no momento que estivesse na pista. A demissão no final de 2002 mostrou a ele que um piloto vencedor precisa de mais.

    Teve um ano de aprendizado com Shumacher e Barrichello na Ferrari, e depois o tempo necessário para se desenvolver nas áreas onde era fraco (acerto, análises de dados, envolvimento com a equipe, concentração, etc) e antes de se “formar” teve um estágio em 2006 tendo como orientador o Shumacher.

    Embora ainda seja lembrado como aquele piloto bruto que errava muito, o fato é que ele atravessou a linha que separa os grandes e é um piloto tão bom quanto qualquer um no grid atual.

    Seu ponto mais forte é sem dúvida sua capacidade de reagir a situações adversas. É muito forte mentalmente. Além disso é muito rápido em uma volta lançada.

    Acho que o ponto mais fraco de Felipe hoje é que, embora tenha um excelente relacionamento com a equipe, eles não o vêem como um líder. Felipe passa sensação de ser considerado o IRMÃO CAÇULA. Aquele que é muito amado, mas o menos respeitado.

    Alonso

    O espanhol é considerado o melhor do grid pela maioria dos analistas, o que quer dizer muito da reputação do bicampeão.

    É obviamente um piloto rápido mas não o considero um super velocista, como era o Senna e hoje é o Hamilton.

    Nas disputas com os companheiros de equipe ele jamais se impôs em termos de velocidade de forma inequívoca até 2007. Teve muito equilíbrio com Trulli e naturalmente bateu Fisichella. Em Hamilton encontrou um piloto rápido e ambicioso e não conseguiu se impor.

    Em 2008 e 2009 era de 0,3 a 0,5s mais rápido que o estreante e emocionalmente fraco Nelson Ângelo Piquet, o que nessas temporadas de muito equilíbrio era o suficiente para seguir ao Q2 e Q3 e deixar o filho do campeão no Q1, criando uma falsa sensação de um abismo de performance que verdadeiramente nunca existiu dessa forma.

    A grande virtude de Fernando Alonso é sua capacidade nas corridas. Ele SEMPRE CHEGA NA MELHOR POSIÇÃO POSSÍVEL AO SEU EQUIPAMENTO. É impressionante sua capacidade de ler a corrida e andar no máximo o tempo todo sem cometer erros ou comprometer o equipamento.

    Foi duas vezes campeão sem jamais ter o melhor carro do grid e isso mostra todo o seu valor.

    Por outro lado tem temperamento forte e sabe execer a liderança numa equipe. Não falo em saber acertar o carro. Falo em ter uma influência na forma como a equipe trabalha e saber chamar para a si a responsabilidade de dar o norte a ser seguido. Quando esteve na Renault era notório como a equipe se transfomava e assumia uma posição vencedora.

    Diferentemente de Felipe e à semelhança de Shumacher Alonso é um líder.

    Seu maior ponto fraco é que parece não saber conviver bem com um companheiro forte e que divida com ele as atenções. Os problemas na Mclarem surgiram e cresceram pela falta de capacidade de Alonso em conviver com a velocidade de Hamilton. A partir daí se desistabilizou e perdeu a confiança do time e no time.

    Talvez seja nesse calcanhar que Massa tenha que mirar…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/03/2010, 1:18 pm
  56. Sirlan,

    Respeito seu ponto de vista, mas discordo totalmente do “Seu ponto mais forte é sem dúvida sua capacidade de reagir a situações adversas. É muito forte mentalmente.”

    Eu acho que o Massa só ganha corridas se largar bem e ninguém azucrinar. Apertou, ele erra.

    Publicado por Costanza (fernando-ric) | 04/03/2010, 1:27 pm
  57. Pois é senhores, o bom da pré-temporada é a torcida…depois da 3ª ou 4ª corrida começam os comentários “A temporada é longa, ainda dá para recuperar…”.

    Wilson (xará), a lista com Senna no topo ganha a minha simpatia…mas ela é claramente ‘inglesa’!!!

    Publicado por Will | 04/03/2010, 1:31 pm
  58. Muito dificil responder. Felipe Massa é ótimo sob pressão (é só lembrar o GP do Brasil de 2008, quando Massa precisava vencer e venceu sob enorme pressão, coisa que o Lewis não fez e quase perdeu o título), já Alonso é extremamente consistente, é um piloto que tem chance de vencer da primeira até a última corrida, eu me lembro dele no GP do Brasil de 2009 quando com um dos piores carros do ano deu pra ver que ele andou bem. No final das contas teremos a melhor temporada da F1 do século XXI!

    Publicado por Luiz | 04/03/2010, 1:38 pm
  59. Fernando,

    Quando falo em forte mentalmente me refiro a algo maior.

    Em 2007, 2008 e 2009 Felipe foi submetido às mais diversas pressões. Essas pressões eram fruto de erros seus, decepções com erros da equipe ou como em 2009 um carro muito ruim, mas sempre deu a volta por cima. Nunca se desistabilizou ou esmoreceu.

    É um piloto muito forte nesse aspecto, e essa é uma qualidade muito importante num campeonato longo.

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/03/2010, 1:39 pm
  60. Sirlan, belo comentário a respeito da dupla de Maranello. De fato, a força mental do Massa, tem q estar mais firme do q nunca, já q ele começa a temporada com contrato só até o final do ano, enquanto q o Alonso tem contrato até o final de 2012. Repito, são 19 corridas e 475 pts em jogo. O campeonato é longo e os pilotos com estilo mais pragmático a lá Prost, podem se dar bem. Dessa forma não podemos descartar o Felipe e nem o Button. Gosto muito do estilo arrojado do Hamilton, q sempre garante o show e é o piloto q mais ultrapassa na F-1 atual, mas começo o ano torcendo pro Button, entre a dupla de Woking. Se ele não conseguir fazer frente ao Hamilton, q é o 95% dos analistas esperam, paciência. Sou corinthiano e gosto de sofrer hehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 04/03/2010, 1:42 pm
  61. Sirlan,

    Quando você diz “deu a volta por cima”, o que quer dizer, que ele alinhou na corrida seguinte?

    O que esperava que ele fizesse, pedisse demissão e virasse cantor ?

    Que ele é batalhador, isso eu não discordo, mas não adianta nada ser forte mentalmente de segunda à sábado, as corridas são nos domingos!

    Publicado por Costanza (fernando-ric) | 04/03/2010, 1:47 pm
  62. Becken,

    sei que não é o lugare a foto não ta legal, mas ta ai o novo carro da HRT ( Campos).

    Publicado por Leonardo | 04/03/2010, 1:49 pm
  63. Quando Sirlan fala de Massa ser forte emocionalmente, não diretamente dentro de uma corrida, mas sim numa situação, quando ele está sobre mais pressão parece que liga o botão de tenho que andar bem, e realmente ele faz isso.

    Alonso pra mim depois de Schumacher é o piloto que faz diferença, e ser bi-campeão sem o melhor carro mostra como ele regular, lembrando um pouco o Prost.

    Muito se fala do GP de Cingapura, mas a outra vitória de Alonso na temporada 2008 foi vitória total dele, lembro de logo que ele assumiu a ponta ele perguntar no radio o que ele precisava fazer para ganhar a corrida, com aquele carro que se arrastava, que era a Renault em 2008.

    Mas minha torcida é por Massa.

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 04/03/2010, 1:51 pm
  64. Ó a Hispania com concavidade a La Red Bull e tudo!

    Será que funciona? Será que liga?

    http://www.laverdad.es/murcia/20100304/deportes/motor/monoplaza-hispania-racing-esta-201003041629.html

    Publicado por Iomau | 04/03/2010, 2:16 pm
  65. Valeu pelo link Thiago.

    Publicado por Iomau | 04/03/2010, 2:26 pm
  66. Fernando,

    Existem pilotos que sob condições favoráveis exibem uma autoconfiança e uma performance de alto nível. Mansel e Mika Hakkinen eram assim.

    No ano passado tivemos o exemplo do Button. A partir do momento em Barrichello o bateu em Silverstone e o carro da Brawn deixou de ser dominante o inglês apresentou uma enorme queda de rendimento.

    Já outros pilotos mesmo sob condições externas muito desfavoráveis conseguem se manter fortes e competitivos ao ponto de reverter o quadro. Piquet e Prost em 87 e 89 são exemplos disso.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/03/2010, 2:30 pm
  67. Vou falar num português claro,pros fãs do Alonso entenderem.
    ALONSO SERÁ SUPERADO PELO MASSA,ASSIM COMO FOI PELO HAMILTON NA MACLAREN,PQ MASSA E HAMILTON SÃO MAIS PILOTO,MAIS VELOZES,MAIS AGRESSIVOS QUE O ALONSO.

    Publicado por Daniel Lima | 04/03/2010, 2:45 pm
  68. Daniel:

    A única coisa que o Massa vai ganhar do Alonso é enquete em site espanhol !

    Brincadeiras à parte, tá anotada sua previsão.

    Publicado por Costanza (fernando-ric) | 04/03/2010, 3:12 pm
  69. Não é por falar mais alto que alguém tem razão..

    Publicado por SennaCeccotto | 04/03/2010, 3:17 pm
  70. Caros comentaristas,

    Só para lembrar que a tal F3000 que o Massa ganhou, é quase que uma categoria italiana, com equipes italianas, correndo em alguns circuitos europeus fora da Itália. Nada muito importante, haja visto que os seus campeões, de 1999 até o ano passado, foram: Giorgio Vinella (ITA), Ricardo Sperafico (BRA), Felipe Massa (BRA), Jaime Melo Jr. (BRA), Augusto Farfus (BRA), Nicky Pastorelli (HOL), Luca Filippi (ITA), Giacomo Ricci (ITA), Davide Rigon (ITA), Nicolas Prost (FRA) e Will Bratt (GBR) [Fonte: Wikipedia]

    Convenhamos, com excessão do Massa, os demais campeões são expoentes da obscuridade.

    Abraços,
    Nelson

    Publicado por Nelson | 04/03/2010, 3:17 pm
  71. Cosmo e Senna Ceccoto……Como Alonso é um cara de sorte,quem sabe outra mola acerta o Massa e a Ferrari coloca o piloto reserva Fisichella,aí pode ser que Alonso ganhe alguma coisa.
    Pq em 2009 Kimi (que é melhor que Alonso)tava 16 pontos atrás do Massa até a mola acerta-lo e o Kimi acabou o campeonato na frente.

    Senna Ceccoto cade o espirito espotivo?

    Publicado por Daniel Lima | 04/03/2010, 3:27 pm
  72. Não acredito que vou fazer essa comparação, mas tudo bem.

    Imaginemos que uma galinha chocadeira tivesse botado 2 ovos, e destes nasceram em 2010, dois pintos: Fernando Alonso e Felipe Massa.

    Estes 2 pintos HOJE, são extremamente competitivos, e equivalem-se, quando ao final, sopesadas suas caracterísiticas próprias. Estão prontos para qualquer desafio em meio a uma das temporadas mais difíceis do galinheiro da FIA.

    O que quero dizer, é que abstraindo-se o passado, não seria possível cravar com tanta certeza, HOJE, que um daria uma surra no outro, que o outro iria ganhar do um.

    Todavia, impossível ignorar os feitos de Alonso (2 wdc), que por sinal são méritos que o conduziram até a posição que ocupa hoje, bem como a ascensão de Massa, que após o descrédito no início da temporada de 2007 reagiu muito bem à pressão.

    Portanto, é uma questão de gênese do sucesso. Alonso sempre carregará o status de ser a galinha que nasceu primeiro que o ovo Massa.

    Trata-se de história esportiva, e a mesma poderá ou não ser mudada a partir de 12/03/2010.
    Até lá, intermináveis debates de lado a lado.

    Publicado por Iomau | 04/03/2010, 3:46 pm
  73. Podemos resumir essa pinimba de quem é melhor ou vai surrar o outro da seguinte forma.

    Os torcedores fanáticos do Alonso acha que ele vai ganhar e os do Massa idem.

    Ou seja, não são mais que torcedores, que não tem base nenhuma, a não ser sua torcida que dê tudo certo para seu piloto, que acham que vão ganhar pelo simples de que eles estão torcend0 em tem razão, porca miséria.

    Por isso meu Palmeiras é o melhor time do Brasil, porque eu torço por ele, e aí quem disser algo contra o pau quebra, não é mais ou menos assim que estão agindo essa galera ?

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 4:03 pm
  74. Estamos aqui discutindo e o alemão vai lá e ganha o oitavo campeonato, AÍ EU QUERO VER O XORORÔ AQUI NO BLOG (rsrsrs)

    Publicado por Costanza (fernando-ric) | 04/03/2010, 4:28 pm
  75. O site http://www.autosport.com fez uma pesquisa junto de pilotos de F1 para eleger o melhor piloto de F1 de todos os tempos.

    Podem consultar a lista final em:

    http://f1greatestdrivers.autosport.com/?driver=1

    O 9º lugar é dedicado a todos aqueles que percebem muito pouco de F1!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 04/03/2010, 4:49 pm
  76. O site http://www.autosport.com fez uma pesquisa junto de pilotos de F1 para eleger o melhor piloto de F1 de todos os tempos.

    Podem consultar a lista final em:

    http://f1greatestdrivers.autosport.com/?driver=1

    O 9º lugar dessa lista é dedicado a todos aqueles que percebem muito pouco de F1!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 04/03/2010, 4:58 pm
  77. Interessante este trecho do discurso do Montezemolo:

    “We have a driver, Fernando [Alonso], who is on top of his career and has all the attributes to win; we have Felipe [Massa], completely renewed after what happened last year. We’re close to the best, but we want to be the best. We have a great team and we have to give our best to improve the car: grand prix after grand prix.

    Publicado por Becken Lima | 04/03/2010, 5:34 pm
  78. não tem nada de fanatismo em torcer pelo Alonso. Nunca vi em toda a história da humanidade alguém que tem dois títulos nas costas ser posto como um zé ninguém (e para isso inventando um monte de sandices e coisas sem sentido, que foi contra o shumi, que foi contra o kimi, que era gasolina de marte, que os pneus eram de titanium, que não tinha mais nenhum piloto na pista, que era ilusão de ótica, etc…) e elevar um piloto comum que ainda não ganhou nenhum título, que não fez história, que não aparece na lista de melhores pilotos de f1 de nenhuma midia consagrada a ser melhor que outro que dois títulos e além disso mesmo numa merda de equipe que foi a renault nos dois ultimos anos, conseguiu em algumas corridas mais do que muitos potenciais campeões mundiais.
    Quer torcer pelo Massa? pois que torçam. Querem torcer pelo rã-miltu? pois, que torçam.
    Mas não venham a público inventar coisas, detratar, inventar história da carochinha contra um piloto que não tem que provar nada para ninguém. Ele não é dono de equipe, ele não tem cargo na FIA, não tem laços comerciais com o Eclestone. Tudo no campo da suposição: porque tava com um carro de 1000 cv e não tinha concorrente, porque não tinha piloto bom na própria equipe, porque o briatore protegia, porque isso, porque aquilo.
    Se um cara com histórico desses, (bicampeão mundial) que engenheiros gostam de trabalhar porque sabe passar informações e impressões corretas sobre o carro, que ex-pilotos apostam suas fichas a eventual campeão (tri no caso), porque cargas dágua, um piloto potencial, mas que não ganhou nenhum título (massa) pode ser destacado como mais mais, ou que vai ganhar o título mundial? porque é brasileiro? porque tem se destacado APESAR DE NÃO TER SIDO CAMPEÃO AINDA? porque não gostam de espanhois?
    Conta outra Daniel. Você deturpa tudo.
    Nunca em nenhum lugar ouvi dizer que alguém que empata com outro levou pau, só na mente fantasiosa de quem pensa assim. O que ficou provado foi sabotagem, má intenção por parte da Mclaren além do que ficou mais evidenciado foi:

    QUE O PUPILO DO RON DENIS LEVOU PAU, 17 pontos a frente, tres corridas pro fim do campeonato, só fez lambança. Parou em caixa de brita, apertou botão errado, fez sacanagem quando estava na liderança de prova quando tinha safety car e na época por ser desconhecido sua malandragem fiscais não fizeram nada.

    Essa é a verdade. Qualquer outra coisa é dor de cutuvelo e invencionice pura.
    Aliás na temporada de 2008 o Hamilton continuou a provar que continua fazendo cagada.
    Aliás, ele adora isso.

    Publicado por wilson | 04/03/2010, 5:39 pm
  79. Becken.

    Com uma dupla de níveis tão próximos nem o presidente do Grupo FIAT se arrisca a dar como certa a vitória de um ou outro. Óbvio que o Alonso leva vantagem, mas em campeonatos de carros de corrida nem sempre o favorito ganha, então para quê apostar em um só piloto se ele tem dois em grande forma.

    Da mesma forma vejo a Mclaren, mas com uma ventagem um pouco maior para o Hamilton, mas digo que o Withmarsh não apostária suas fichas 100% nele, colocaria uns 40% no Button.

    Pegue como exemplo o campeonato de 1986, como Mansell e o Piquet perderam aquele título com um carro tão soberbo e rápido, ou o de 2007 que todos sabemos a história.

    Como já disse o filósofo Imponderável de Oliveira, ACONTECE, então para quê apostar tudo o que você tem em apenas um cavalo ?

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 5:47 pm
  80. Meus caros amigos,

    Em condições normais o Nada Sei vai dar uma surra no Massa porque é melhor que ele.
    Se o Massa que é um grande batalhador e um ótimo piloto sacar um coelho da cartola e se posicionar em condições de superá-lo, entrarão em execução forças ocultas que trarão de vez as coisas para seus devidos lugares.

    Os carcamanos substituíram um piloto campeão por um bi-campeão, mesmo sabendo que com carros bons e sem cometer erros teriam ganho dois campeonatos (de pilotos e construtores) em sequência, com Kimi e Massa. O que eles poderiam querer mais que isso? Por quê contrataram o Nada Sei? Para se desgastar competindo internamente com um piloto sem título? Sejamos razoáveis. Todos nós sabemos que não.

    Nem caiamos da armadilha de comparar a situação atual com aquela em que o Nada Sei foi para a Mc Laren, por alguns motivos.

    1. O Hamilton era estreante e ninguém apostaria tudo nele ao volante de um F1.
    2. O Massa não é o queridinho dos carcamanos como o Hamilton era do Ron Dennis.
    3. Hoje o Santander investiu muito e quer retorno.

    Os carcamanos são mais sujos que pau de galinheiro e não tem dignidade alguma, muito pelo contrário. Todos nós sabemos disso.

    Resumindo: o Massa tá fodido, o que é profundamente lamentável. Eu sou persistente e vou continuar torcendo para que algo aconteça e ele ganhe essa batalha interna, mas eu apostaria 0,000000001% do meu patrimônio nisso e seria muito.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/03/2010, 8:20 pm
  81. Pô, Becken,
    Magoei… meu coment ficou enganchado na cerca outra vez.
    Vou fazer greve do blog e não vou mais postar aqui meus doutíssimos comentários. E nem adianta virem atrás de mim implorando de joelhos para eu voltar.
    Magoei de vez.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/03/2010, 8:29 pm
  82. Voltei. Passou a mágoa (o que eu posso fazer se meu coração é de manteiga?).

    Wilson,

    Somos todos torcedores. Para seu consolo, o Schumacher foi hepta campeão e tem gente que o acha péssimo e outros que dizem que ele só ganhou por que trapaceou, porque não tinha concorrente e – isso é bizarro – porque o Ruinzinho BarriKelo ajeitava o carro para ele.

    O que não vamos dizer do Nada Sei cujas falcatruas dispensam apresentações, embora seja um ótimo piloto?

    Só uma coisa:
    Um bi-campeão, com quase 10 anos de F1, empatar em pontos e perder em pódios para um menino de 20 anos que nunca sentou num F1? Ficar raivosinho com os maus resultados nas pistas e tentar chantagear um dono de equipe com anos de experiência com um calhamaço de provas de espionagem debaixo do braço para chamar a atenção para si e se envolver até os cornos numa espionagem, convenhamos, é uma derrota escandalosa.

    Repito. Ele é ótimo piloto e seria bi-campeão de qualquer jeito, mas é mais sujo que pau de galinheiro.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/03/2010, 8:48 pm
  83. desculpe, mas não é campeonato de bom moçismo. bom moço voce aposta no barichello. apostaria fichas nele para campeao? voce diz que o alonso é sujo. Não sei, sujo pra mim eh quem joga o carro de proposito em fim de campeonato contra competidor direto pra ganhar de qualquer forma (exemplo maior: schumacher) e não foi só uma vez. O alonso que eu saiba não fez isso. Daí voce vai lembrar do senna, que tambem fez isso. Mas ele fez como revide, não foi ele que começou e se não tivesse feito não teria tido a carreira que teve. Se tivesse se calado, usado outra tatica teria se acovardado e sem tanto brilhantismo.

    Não é campeonato de carater. Tem gente legal na formula um, como aliás em todo lugar. Mas quem manda, quem ganha não é santo. Schumacher? excelente piloto. mas o maior dick vigarista do pedaço. Jacques vileneuve? também não é flor que se cheire. Hamilton? bom moço não é, caso contrário não teria sido campeão e não teria tido os bons resultados que vem obtendo. Button? bom moço, mas ganhou ano passado porque a concorrencia inexistiu.
    Alonso com certeza não tá no time dos bons moços (que bom, caso contrário é só achar outro piloto pra torcer)
    O massa também não é bom moço sob essa ótica, então poderá ainda ser campeão mundial.
    O vettel? acho que tá mais pra schumacher, deve ser ainda campeão mundial.
    Rosberg? bom moço. Não vai ser campeão.
    Mark weber? bom moço. Não vai ser campeão também.

    Um brinde a todos.
    Sabe a Budweiser? sim, um dos simbolos americanos. Pois bem, americano adora o capitalismo. Bem os brasileiros que estão dirigindo a empresa superaram eles nisso e estão fazendo história. Mas não de bons moços. Cortaram tudo. Antes tinha na sede da empresa de tudo quanto é mordomia. Caixas de cerveja grátis pros funcionários. Jatos particulares, doações a comunidade para tudo quanto é coisa em termos assistenciais, culturais e por aí vai. Isso não existe mais. Comunidade, empregados e meio mundo estão com raiva. Mas a empresa vai bem obrigado. Se continuasse do jeito antigo iria quebrar, apenas questão de tempo.

    serve pra reflexão. Está na exame.

    Publicado por wilson | 05/03/2010, 12:19 am
  84. wilson (xará), deixa o hamilton quietinho…pode babar o Alonso, ele realmente é fantástico (sem ironia), é que o post é massa x alonso…o miltinho é contra o button!

    Publicado por Will | 05/03/2010, 9:44 am
  85. Ao contrario de Todos aqui e inclusive Becken Lima, a dupla da Ferrari já esta mais adomesticada do que parece!!!Alias na Ferrari sempre foi assim, a equipe em primeiro lugar e depois seus interesses! E Massa e ALonso já deram inumeras declarações que estão se dando muito bem, e inclusive pensam da mesma forma, e estão interagindo muito mais do que a antiga dupla da Scuderia!!!EU acho que o pode pegar fogo mesmo é na Mclaren com o Queridinho da equipe , e Button que chegou quietinho e ja esta mais adaptado e andando melhor que o campeão!!!

    Em entrevista ao Estadao, Alonso disse que iria respeitar o Felipe, até pq é uma politica da equipe, e que o Felipe ira lutar pelo titulo até o fim como todos os outros!!
    Agora olhem essa noticia aqui!!!
    MASSA 1 x 0 ALONSO
    ______
    Alonso: seria logico nao ganhar o mundial esse ano
    Detalhe isso depois de ele ter falado para todos apostarem nele…

    O espanhol ja começou o ano perdendo..kkkkkkkkkk

    Publicado por Marcelo Pazetto | 05/03/2010, 5:26 pm
  86. vai dar massa!

    Publicado por marcelle | 06/03/2010, 8:29 am
  87. Em primeiro lugar, quando as pessoas falam que se a Ferrari visse em Massa um corredor de primeira linha nao teria contratado Alonso, parecem que esquecem que niguém tinha certeza se o Massa voltaria a competir em plenas condiçoes ou nao. Acho que nao fosse o acidente a equipe nao teria adiantado o contrato com o espanhol, que estava com estreia prevista para 2011 e muito menos pago uma fortuna de multa recisoria para o “home de gelo”.

    Acho que o Alonso é um corredor mais completo que Massa, embora este seja mais rapido numa volta lançada. De toda maneira é um adversario evidentemente mais dficil de se bater em comparaçao ao Haikkonen. Agora existe algumas coisas que tem de ser levadas em conta neste jogo:

    1° A tal força mental do Massa. Concordo com os colégas que disseram que o Massa resiste bem à pressao e consegue aprender. Devido a isto acho que o Massa tem a aprender muito mais com o Alonso do que o Alonso como ele. Se observamos como se deu a trajetoria de Felipe ao lado dos seus dois ultimos companheiros de equipe acho que é até possivel que o Massa, mesmo inferior tecnicamente de inicio, consiga depois equilibrar as coisas.

    2° O poder nas qualificaçoes. Numa temporada aparentemente acirrada como esta, uma grande chance do Brasileiro é a de larga na frente de Alonso, COLOCANDO UM COMPETIDOR EXTERNO ENTRE ele e o espanhol. Se a DIFICULDADE de ralizar ULTRAPASSAGENS se confirmar nesta temporada, este pode ser um trunfo vital na decisao de cada corrida. Mas para isso uma coisa vital é que o Massa melhore suas largadas, algo que o Espanhol aparenta ser melhor do que ele.

    3° Todo mundo fala da GRANA que o espanhol esta trazendo, mas, além de concordo com ox exeplos dos colegas que apontaram o fato de que Kimi ganhava 6x mais do que Massa, nao podemos esquecer que tanto FIAT quanto SANTANDER tem grande parte de suas receitas produzidas no Brasil. Ou seja, um Massa Campeao do Mundo nao é de todo ruim para os interesses comerciais dos dois principais grupos financeiros da equipe.

    Finalizando, eu acho que o Alonso ou Vettel tem mais chances de serem campeoes mas o Massa pode surpreender.

    Finalizando 2: Em relaçao à lista da Autosport; colocar Mansell na frente do Piquet e do Fittipaldi so pode ser visto como bairrismo mesmo…..

    Publicado por PEDRO BARRIO | 21/03/2010, 2:37 pm
  88. Massa é um grande piloto e só não foi campeão em 2008 pela incompetência da Ferrari a qual foi campeã de construtores, mas a mclaren quem deveria ter ganho porque o Hamilton errou muito. Tomara que o pacote e toda a engenharia da Ferrari não favoreça o Fernando Alonso!!!!

    Publicado por rodrigo | 02/04/2010, 4:21 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: