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ARTIGOS

Ferrari e Red Bull prontas para protestar ou copiar asa traseira da McLaren

Controvérsia à vista: O diário inglês Telegraph revelou hoje à noite que Red Bull e Ferrari pediram esclarecimentos à FIA quanto a legalidade da asa traseira utilizada pela McLaren nos testes de pré-temporada encerrados no último domingo.

A nova asa desenvolvida em Woking é uma peça engenhosa de design aerodinâmico, que traz um pequeno corte delimitado da base central para as laterais, transformando uma asa regulamentada de duas lâminas em uma tecnicamente composta de três lâminas — o que obviamente gera “downforce” e menos arrasto aerodinâmico.

O Telegraph sugere que a asa rendeu 10 km para a McLaren em linha reta, o que instigou um pedido de esclarecimento de Red Bull e Ferrari junto a FIA.

Para o diário inglês, Christian Horner explicou a real intenção do pedido de clarificação:

Há muita conversa a respeito da asa traseira da McLaren. Eles têm uma abertura na asa que afeta o fluxo de ar e que pode aproveitar muita velocidade de reta. Pedimos esclarecimento a FIA, mas para ser honesto acho que a Ferrari está provavelmente mais excitada que nós.

Eles [a McLaren] devem estar bem confiantes de que é legal. Eu pensaria que é legal.

— Christian Horner, Chefe de Equipe da Red Bull

A FIA esclarecerá a validade da asa na primeira inspeção técnica feita nos carros para estreia da temporada no GP do Bahrein daqui a uma semana e meia, mas pelas últimas experiências que a McLaren teve com a FIA, é provável que a legalidade da asa já tenha sido ao menos discutida com o delegado técnico da FIA, Charlie Whiting.

Assim como na saga do difusor em 2009, “Pedido de Esclarecimento” à FIA quanto a legalidade de alguma  inovação técnica na F1, significa, simples e tão somente, permissão oficial para copiar.

Discussão

19 comentários sobre “Ferrari e Red Bull prontas para protestar ou copiar asa traseira da McLaren

  1. Ei Becken,

    A tradução te pregou uma peça, ao invés de “Eles [a McLaren] devem estar bem confidentes que é legal.” deve ser “Eles [a McLaren] devem estar bem CONFIANTES que é legal.”

    Abraço,

    Publicado por Will | 04/03/2010, 7:04 am
  2. Boa, Will. Thanks!

    Publicado por Becken Lima | 04/03/2010, 7:18 am
  3. Não acho que a FIA vá proíbir a peça da Mclaren.

    O que vejo na reclamação da Ferrari e Red Bull é o pedido formal para copiar a peça e não serem julgadas posteriormente por outras equipes como Williams e Renault. Assim fazendo o pedido de vistas agora deixam só a Mclaren como a “desonesta” que está burlando o regulamento, se a FIA disser que a asa é legal, eles já a incorporam na corrida seguinte.

    Mas claro, isso seria o mais lógico, agora se a FIA proíbir será uma grande sacanagem.

    Isso explica também o porque a Mclaren ser o carro mais rápido no speed trap, achei que tinha a ver com a gasolina da Mobil em relação a dá Mercedes.

    Gasolina essa que andei dando uma pesquisada e ao que tudo indica a Mercedes usa Exxon-Mobil e não Petronas, a empresa maláia coloca apenas o nome nos carros alemães e não desenvolve nem uma gota de nada. Isso desde a relação com a BMW que usava BP-Castrol e tinha o nome da empresa na carenagem.

    Publicado por Claudemir Freire | 04/03/2010, 8:39 am
  4. o detalhe é que não é apenas a asa traseira. No caso do mclaren, a tampa do motor é toda desenhada e vindo se encontrar com a asa traseira. Isso quer dizer que apenas criar uma asa traseira com aqueles cortes num outro carro possa não trazer resultados como os que a mclaren está conseguindo. Ou será que estou errado becken?

    Publicado por wilson | 04/03/2010, 9:07 am
  5. Fico triste em ver uma equipe protestando contra outra, quem deveria estar analisando todos os detalhes de cada carro teoricamente seria os fiscais da FIA, pois podem e deve virar cada carro de cabeça para o ar, tirar medidas e com o regulamento na mão dar seu veredito.
    Fica um ambiente pesado entre as equipe porque a FIA não faz o seu dever de casa, sua obrigação.

    Publicado por Luiz Sergio | 04/03/2010, 10:47 am
  6. Pessoal, não é bem por ai, como pude averiguar nas notícias.

    Horner disse, segundo consta no GP e Tazio:

    “Basicamente, você leva todo o arrasto e ganha velocidade de reta. É algo que foi feito ao longo dos anos, mas, com os separadores na asa, você não deveria fazer. Em última instância, nossa questão será: trata-se de um design inteligente ou de uma violação do regulamento?” (http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/03/04/red+bull+e+ferrari+questionam+legalidade+de+asa+traseira+da+mclaren+9415880.html)

    E mais, segundo o Tazio: “Estamos muito confiantes de que nosso carro é totalmente legal e não temos medo de nenhum protesto. De fato, conversamos com a Ferrari nesta manhã e eles também disseram que não têm intenção de fazer protestos”, disse um porta-voz do time de Woking. (http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16759/)

    Ous seja, Horner disse que apenas quer saber se é uma solução interessante ou violação de regulamento.

    E a própria Mclaren, por meio de um porta-voz, disse que a Ferrari não tem intenção de fazer protestos.

    Publicado por Leonardo | 04/03/2010, 10:57 am
  7. parece que meus comentarios não estao sendos publicados Becken.

    Publicado por Leonardo | 04/03/2010, 10:58 am
  8. Se o regulamento dispõe acerca da asa traseira como sendo permitida em 2 lâminas;
    Se uma fenda – por mais fina que seja – hábil fisicamente a separá-las gera uma terceira lâmina;

    Então o regulamento não está sendo cumprido.

    No entanto, tiro o chapéu para a engenharia, que por vezes tira um sarro legal no gesso regulamentar.

    No fim, todos passarão uma tico-tico nas asas traseiras!

    Publicado por Iomau | 04/03/2010, 11:09 am
  9. O Pior de tudo, foi que nao deu nem tempo da Mclaren tirar vantagem com isso. Pois se for aprovado, como é uma coisa relativamente simples de ser feita, no Bahrein todo mundo ja pode testar isso ai :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 04/03/2010, 11:39 am
  10. Eu avisei que isso ia dar problema, eu avisei: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1514998-15011,00-APOS+RECLAMACAO+DA+RBR+FIA+VAI+INVESTIGAR+AEROFOLIO+TRASEIRO+DA+MCLAREN.html

    Publicado por Jayme | 04/03/2010, 11:53 am
  11. A equipe da Globo dá outra versão da história… eles dizem que o problema é o desenho da asa onde é ligada à tampa do motor, a tal bigorna… acho que eles estão equivocados, não?

    Publicado por Alcides Araújo | 04/03/2010, 12:09 pm
  12. Sim, Alcides, estão equivocados! ;)

    Publicado por Becken Lima | 04/03/2010, 12:11 pm
  13. Que profissionais hein!!!
    E o povo sem a devida noção, cai na deles… é duro ter de filtrar tudo que se lê ali…
    Ainda bem que existem vocês!!

    Abraço!

    Publicado por Alcides Araújo | 04/03/2010, 12:16 pm
  14. Anglófilo é soda.

    Ô Becken, take it easy… rsrsrs

    Tanto em inglês quanto em português, “Clarificação” nada tem a ver com esclarecimento.

    clarificação
    cla.ri.fi.ca.ção
    sf (lat clarificatione) 1 Ação de clarificar. 2 V branqueamento.

    clarificação
    cla.ri.fi.ca.ção
    sf (pl clarificações) clarification, act of clarifying.

    clarification
    clar.i.fi.ca.tion
    n 1 clarificação. 2 fig esclarecimento.

    esclarecimento
    es.cla.re.ci.men.to
    sm (esclarecer+mento2) 1 Ato ou efeito de esclarecer. 2 Qualidade de preclaro; enobrecimento. 3 Informação. 4 Anotação, comentário.

    É preciso muito contorcionismo para substituir esclarecimento por clarificação.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/03/2010, 1:31 pm
  15. Começou a choradeira da Ferrari.
    Todo ano é a mesma coisa.
    O que me espanta é a Red Bull entrar nesta.

    Publicado por Ron Groo | 04/03/2010, 3:31 pm
  16. Segundo as regras do regulamento,seria uma violação.Não creio que a FIA vá impugnar…
    Então haja cópia.
    Creio que deve ser o motivodo uso da tampa do motor colado à asa traseira,para dar sustentação física e aguentar a pressão…

    Publicado por Francisco Bandeira | 04/03/2010, 5:59 pm
  17. pelo o que eu entendi, não há nada de choradeira da Ferrari. os italianos estão mais empolgados para usar a mesma solução do que preocupados em proibir a asa.

    Publicado por andre | 04/03/2010, 7:08 pm
  18. Mais uma malandragem dos engenheiros da F1. Sempre procurando brechas no regulamento, para diminuir o arrasto e dificultar as ultrapassagens resultando em monotonia…

    esCLARecimento
    CLARificação
    Why so serious?

    Publicado por KBK | 05/03/2010, 1:56 am
  19. “…Mais uma malandragem dos engenheiros da F1. Sempre procurando brechas no regulamento, para diminuir o arrasto e dificultar as ultrapassagens resultando em monotonia…”

    Mas os engenheiros tem justamente essa função, são pagos para isso mesmo. Se não o fizerem, são demitidos.

    Publicado por Bruno | 06/03/2010, 5:32 pm

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