//
você está lendo...
ARTIGOS

Jenson enfrenta um Hamilton à procura de maturidade

IMAGEM: McLaren/Divulgação LEWIS e JENSON adentram ao palco no lançamento do MP4-25

Nestas poucas semanas antes do GP do Bahrein, Lewis Hamilton resolveu repaginar a sua persona pública. Afetado pelo enorme escândalo que foi sua decisão em mentir deliberadamente para os fiscais da Austrália em 2009, o inglês tenta remodelar a percepção que a F1 e, principalmente, os fãs da categoria têm de si.

Como James Allen sensivelmente aponta em seu blog, liberar seu Pai do papel de manager; assumir sua parcela de culpa pela tragédia da McLaren em 2007; e demonstrar profundo respeito por Jenson Button, são sinais de que Lewis procura emancipação como ser humano, o que complementaria a sua maturidade como piloto chancelada ao longo da problemática temporada de 2009 para a McLaren.

É este piloto em transição que Jenson Button fatalmente encontrará na McLaren. Esta fase afetará sua velocidade? Duvido.

Jenson, ele mesmo, já passou pela mesma fase, causando uma enorme confusão com um contrato duplo com a antiga BAR/Honda e a Williams, deixando as duas equipes juridicamente engalfinhadas pelo seu passe.

Ainda assim, a transição foi mais suave que a de Lewis, e Button pode até orgulhar-se de que ser batido por Barrichello com o mesmo equipamento ao longo de quatro anos juntos, não tenha afetado a sua integridade e altivez natural como piloto.

Talvez tenha sido essa capacidade de distanciar-se da briga comezinha interna na equipe, algo a ter lhe ajudado a manter-se focado nos estágios finais do campeonato passado, quando Rubens Barrichello cresceu. Sua destemida corrida no Brasil é prova suficiente dessa auto-confiança.

É fácil apontar Lewis como favorito pelos recordes, pela juventude e instinto assassino mais aguçado, mas nunca subestime um campeão que conquistou um título com méritos genuínos como foi o caso de Jenson em 2009.

Discussão

22 comentários sobre “Jenson enfrenta um Hamilton à procura de maturidade

  1. “Button pode até orgulhar-se de que ser batido por Barrichello com o mesmo equipamento ao longo de três anos juntos, não afetou a sua integridade e altivez natural como piloto.”

    Becken,

    Erro crasso de sua parte, essa assertiva é uma mentira, Button não foi batido por Barrichello, se você olhar direitinho verá que Button superou Barrichello em todos os aspectos (na verdade perdeu nos pontos em 2008, mas ganhou nos outros anos e nos números).

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 07/03/2010, 1:04 am
  2. Pra mim, dá Button. Mas por pouco.

    Publicado por Ylan Marcel | 07/03/2010, 1:38 am
  3. Mas em 2007 foi 6×0 pro Button e em 2009 a lavada foi aidna maior. Terá de se retratar, Becken, rssss

    Publicado por Ylan Marcel | 07/03/2010, 1:39 am
  4. Becken,

    2008 foi a EXCEÇÃO! Os números realmente não mentem!

    2006 – 56 à 30 para Button (COM DIREITO À 1 VITÓRIA E 3 PODIUMS)
    http://en.wikipedia.org/wiki/2006_Formula_One_season#Drivers

    2007 – 6 à 0 para Button.
    http://en.wikipedia.org/wiki/2007_Formula_One_season#Drivers_statistics

    2009 – 95 à 77 para Button. CAMPEÃO, 6 vitórias e 3 podiums contra TERCEIRO LUGAR, 2 vitórias e 4 podiums de Barrichello).
    http://en.wikipedia.org/wiki/2009_Formula_One_season#Drivers

    Abraços.

    Publicado por iGOR BdA | 07/03/2010, 1:54 am
  5. A despropósito, mas com interesse sobre a asa da Maclaren:

    En realidad y según parece, el “inventillo” de MacLata no es un “flap Gurney”, pues no va en el borde de salida, sino en el primer tercio , inmediatamente a continuación del borde de ataque, y correspondería a lo que en aviación se denomina “ranura de hipersustentación” (o “slat”) , osea una ranura paralela al borde de ataque que permite que, una parte del flujo de la cara inferior (intradós) se sume al flujo de la cara superior (extradós) del perfil, permitiendo retrasar la ruptura de la “capa límite” (y la consiguiente pérdida de sustentación) con grandes ángulos de incidencia… En algunos cazas de la 2ª Guerra Mundial (Me-109) se usaron ranuras (Slats) automáticos, que se abrían o cerraban en función de la velocidad y el ángulo de ataque, para aumentar la sustentación y evitar la entrada en pérdida y la posterior barrena del avión. Pues en los Maclata es lo mismo pero puesto al revés, la ranura permite aumentar el “downforce” con un menor “ángulo de ataque”…

    Publicado por LPO | 07/03/2010, 8:45 am
  6. O Hamilton não vai dar chance para o Botão. Ele pode até ter sido campeão, mas só foi grande quando teve uma máquina sem concorrente, porque quando a coisa apertou se viram bem os nervos, as insónias, etc, que afectaram o playboy. O Hamilton também já revelou fragilidades em momentos de enorme tensão, mas foi coisa esporádica e fruto da sua enorme juventude, algo que o Button do ano passado já não tinha.

    Publicado por LPO | 07/03/2010, 8:50 am
  7. Interessantes artigos e com dclarações de Jenson, Lewis e Martin W. na Autosport hoje:

    JENSON:

    “I have put every effort into working with the team, my engineers and learning about my car to ensure that we start the season in Bahrain in the best possible shape.

    “I’ve never known a team work as hard as we have done over the winter – I’ve spent more time with my engineers this winter than I have before any other season, and I feel very comfortable about my preparations.”

    LEWIS:

    “There’s been a huge workload, but it’s been fantastic to work with Jenson and the engineers to improve MP4-25, and we’re all extremely pleased with the progress we’ve made and the direction we’ve taken,” said the 2008 champion.

    “I think we have a very promising car beneath us: it’s a real change of direction for us, and I think the possibilities with this car are very exciting.”

    WHITMARSH:

    “We’ve been engaged in one of the most painstakingly diligent pre-season programmes that we’ve ever undertaken,” he said. “We’ve amassed an enormous amount of data and we’ve learnt a considerable amount about MP4-25 in just four brief tests.

    “We’ve been encouraged by our progress, we’ve been delighted with the input of both Jenson and Lewis [Hamilton] and, finally, we feel ready.”

    LINK: http://www.autosport.com/news/report.php/id/81907

    Publicado por Becken Lima | 07/03/2010, 9:24 am
  8. o hamilton faz tanta questão de provar que é bom-moço, que eu até choro de emoção.

    Publicado por andre | 07/03/2010, 9:34 am
  9. Becken,

    O Barriquelo apanhou sistematicamente do Button na Honda, à exceção da temporada 2008, quando o placar ficou em 11 x 3.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 07/03/2010, 10:37 am
  10. Como disse o Alonso, largar na frente será fundamental pois ultrapassar será muito difícil. Assim, é bem provável q Lewis consiga melhores resultados q Jenson, pois se Button, quando tiveram carros iguais(no 2º semestre de 2009), tomou muitos paus do Barrica em classificação; imagina do Hamilton, então…
    Em classificação, eu apostaria em uns 14 X 5 pro Hamilton.

    Publicado por Leandro Magno | 07/03/2010, 10:56 am
  11. Quer queiram ou não, Button é um ótimo piloto, a nível de um fora de série, o título de campeão com méritos pode fazer o Button melhorar ainda mais, não sei se vai ser suficiente para superar esse fenômeno que é o Hamilton.
    Espero grandes corridas do Button, acho incrível quando diminuem esse piloto.
    Lewis, pelo seu estilo agressivo, deve levar nítida vantagem nas classificações, talvez não nas corridas.

    Publicado por Luiz Sergio | 07/03/2010, 10:57 am
  12. Poxa Becken, você podia colocar os textos traduzidos, né? Estamos no Brasil. Nem todos sabem inglês. Entre eles, eu!

    rsrsrsrsrs

    Publicado por djow | 07/03/2010, 11:15 am
  13. Djow, aqui estão, traduzidos à moda google tradutor, hehehe:

    BUTTON

    “Eu tenho colocado todos os esforços para trabalhar com a equipe, meus engenheiros e aprender sobre o meu carro para garantir que nós começamos a temporada no Bahrein na melhor forma possível.

    “Eu nunca conheci um trabalho de equipe tão duro como temos feito durante o inverno – que eu passei mais tempo com meus engenheiros neste inverno do que eu tenho antes de qualquer outra época, e me sinto muito à vontade sobre a minha preparação.”

    LEWIS:

    “Houve uma enorme carga de trabalho, mas foi fantástico trabalhar com Jenson e os engenheiros para melhorar o MP4-25, e todos nós estamos extremamente satisfeitos com o progresso que fizemos e da direção que tomamos”, disse a 2008 campeão.

    “Acho que temos um carro muito promissor abaixo de nós: é uma verdadeira mudança de direcção para nós, e eu acho que as possibilidades com este carro é muito emocionante.”

    WHITMARSH:

    “Estivemos envolvidos em um dos mais cuidadosa diligente pré-temporada de programas que nós já realizada”, disse ele. “Nós acumulou uma enorme quantidade de dados e aprendemos uma quantidade considerável sobre o MP4-25 em apenas quatro ensaios breves.

    “Nós fomos incentivados por nosso progresso, estamos satisfeitos com a entrada de ambos Jenson e Lewis [Hamilton] e, finalmente, nos sentimos prontos.”

    Publicado por tomasf1 | 07/03/2010, 1:08 pm
  14. Olá! Como eu faço para tornar meu blog um amigo do F1 Around e vice-versa?

    Publicado por Carol | 07/03/2010, 6:35 pm
  15. Hamiton vem com muita fome de bola pra essa temporada. Não vai dar o menor mole pra Button mas esse, com seu estilo mais suave de pilotar pode levar uma certa vantagem no começo, pelo menos até Hamilton adaptar-se melhor.
    Lewis precisa de um pouco de calma em certas situações, espero que ele tenha amadurecido e aprendido com seus erros.
    O carro da McLaren parece ser bom e mesmo que fique um pouco atrás nas primeiras provas a equipe não vai descansar. Vão com todas as armas pra cima dos concorrentes.

    Publicado por Beatle Ed | 08/03/2010, 6:20 am
  16. Disse tudo:

    “instinto assassino mais aguçado”

    !

    Publicado por Will | 08/03/2010, 7:31 am
  17. Esse é um dos duelos internos q eu mais tenho expectativa junto com o da Ferrari. Ninguém em sã consciência aposta no Button contra o fenômeno Hamilton, mas eu aposto. Acho q o Button foi muito sub valorizado durante toda a campanha de 2009, e o fato, de ter ficado atrás do Barrichello do meio da temporada pra frente, fez com q as pessoas depreciassem mais ainda suas qualidades de piloto. Esqueceram do início arrasador, sem falhas e do final corajoso em Interlagos, arrojado, agressivo e decidido a findar o campeonato aqui no Brasil.

    Hamilton parece um piloto ainda em franca evolução e se atingir a maturidade já nessa temporada, fica complicado pro Button, já q em velocidade pura, Hamilton é superior. Vai ser um duelo bem interessante o dos Ingleses de Woking.

    Publicado por Alex-Ctba | 08/03/2010, 9:26 am
  18. Também acho que esse vai ser um dos duelos mais interessantes, junto com o da dupla da Ferrari. Acho que dá Hamilton, mas promete ser um duelo bastante acirrado. Nas primeiras etapas eu apostaria mais no Button pelo fato de ele guiar num estilo que poupa mais os pneus, mas depois Lewis deve se adaptar e aí acho que ele passa a ter um pouco de vantagem na disputa.

    Publicado por Flavio | 08/03/2010, 4:26 pm
  19. “Acho q o Button foi muito sub valorizado durante toda a campanha de 2009, e o fato, de ter ficado atrás do Barrichello do meio da temporada pra frente, fez com q as pessoas depreciassem mais ainda suas qualidades de piloto.”

    Alex,

    Se o Button tivesse perdido as primeiras corridas e ganhado as últimas daquela forma arrazadora muitos diriam que ele foi gênio, que virou a mesa na hora certa, que seu poder de reação é imbatível etc.

    OBS. E não estariam errados, pois seria exatamente essa a impressão que ficaria.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/03/2010, 4:46 pm
  20. Concordo Coyote, mas pra mim ele foi numa tocada ‘a lá Prost’. Abriu aquela enorme vantagem, e depois foi controlando os adversários, além da ascensão da Red Bull ter diminuído o domínio da Brawn. E veio decidido pra Interlagos e protagonizou um show de pilotagem, junto com os teus Kimi q enfrentou labaredas e não se desesperou e do Kobayote q apareceu para o mundo da F-1 naquela corrida, duelando com o próprio Button.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 08/03/2010, 5:02 pm
  21. Alex,

    Penso como vc. Mas para quem não conheceu Prost… a conclusão mais fácil seria se ele reagisse no final.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 08/03/2010, 10:38 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: