//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Notícias hoje – 09/03/2009: McLaren tranquila sobre legalidade de sua inovadora asa traseira

IMAGEM: McLarenl/Divulgação
EQUIPE faz as malas em direção ao Bahrein

O gerentão da McLaren, Jonathan Neale, parece tranquilo quanto à legalidade da inovadora peça de design que é a atual asa traseira da McLaren. O que se subentende na entrevista de Neale dada para a Autoport, é que foi a própria McLaren quem insistiu na inspeção da asa — que seria feita pelo delegado técnico da FIA, Charlie Whiting — antes de fazer as malas para o Bahrein.

Perguntado se a equipes teria um plano de contingência em caso de um possível veto dos comissários já no Bahrein, onde será feita a inspeção definitiva, Neale pareceu seguro:

“Nós não estamos levando um pacote [aerodinâmico] diferente, mas você nunca sabe o que os comissários farão no dia [da inspeção]. Nós tivemos o melhor conselho que poderíamos ter da FIA visando a transpar~encia. Se os comissários decidirem em um diferente curso de ação, ainda será nossa obrigação competir, então nós temos um plano de contingência, mas eu não poria muito esforço nisso.”

— Jonathan Neale, Gerente da McLaren

http://bit.ly/ahFGkZ

McLaren lança novo site

Está longe do belo site da rival Ferrari, mas a equipe de Woking lançou hoje um website mais moderno e navegável que o anterior. Particularmente, eu gostei da estrutura flutuante e simples do lay-out, mas o meu destaque vai para os vídeos dispostos na home.

O melhor deles é o que documenta o Legado de Bruce McLaren, ótimo para os novos fãs da equipe: http://mclaren.com/heritage

O mais divertido é o “Speed Quiz” com Lewis e Jenson — que supostamente testaria quem responderia mais rápido a um grupo de perguntas divididas de forma a expor um pouco da personalidade dos dois pilotos à medida que as respostas vão sendo dadas.

Um exemplo: Pergunta: liderar ou perseguir o líder? Jenson: ‘liderar’ — Lewis: ‘perseguir’.

No fim, adivinhem quem respondeu mais rápido as questões? Vejam neste LINK: http://mclaren.com/home

Bridgestone: ‘Sauber quem melhor trata pneus; Ferrari, Red Bull e McLaren em equilíbrio’

Os fãs do japonês voador Kamui Kobayashi devem estar pulando de alegria nesse momento. A Autosport acaba de revelar trechos de uma entrevista com Hirohide Hamashima, em que o diretor da Bridgestone informa que a coleta de dados feita logo depois dos testes de pré-temporada, sugere que a Sauber é a equipe que melhor trata os seus pneus.

A surpresa fica por conta dos cachorros grandes — Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren —, atrás no consumo de pneus, mas equilibradas em termos de velocidade. Para a Autosport, Hamashima falou:

Nós comparamos os dados de muitas equipes e observnado as quatro equipes mais rápidas, é possóvel verificar que o sei nível de desgaste é bem parecido. Com 150 kg de combustível no início da corrida, tanto com compostos médiios ou macios, há pouca diferença. Podemos esperar um ritmo de corrida bem parecido. No entanto, a Sauber é mais consistente.

Com um carro fácil [de pilotar], você tem a possibilidade de fazer isso. Em lugares como Barcelona será interessante — por que o circuito é agressivo [com os pneus] e os pneus macios serão bons para apenas uma volta depois de sofrer grande desgaste durante a corrida.]

— Hirohide Hamashima, Diretor Esportivo da Bridgestone

Esta revelação de Hamashima é importantíssima, o que permitiria à Sauber iniciar a corrida com os pneus com que se classificou — os macios, por exemplo — além de manter um ritmo competitivo de corrida.

LINK: http://bit.ly/a4RJ7T

Cosworth o terceiro motor mais rápido no “Speed trap”

James Allen tem um post estupendo em seu blog relatando sua recente visita feita à Cosworth, fornecedora de motores de Williams, HRT e Lótus. Nas entrelinhas, James observa que o motor da companhia inglesa ajudou a Williams a ser o terceiro carro mais rápido no “Speed trap” com 308 km — comprovando o que já sabíamos por aqui, que qualquer propulsor seria melhor que o da Toyota de 2009.

http://bit.ly/dB7J7u

Discussão

41 comentários sobre “Notícias hoje – 09/03/2009: McLaren tranquila sobre legalidade de sua inovadora asa traseira

  1. E todo mundo falando que o F-10 era o paraíso dos pneus e que o MP4-25 detonava borracha…

    Publicado por Will | 09/03/2010, 3:26 pm
  2. Chega logo 6a feira!

    Publicado por F1Slick | 09/03/2010, 3:30 pm
  3. A Asa na mclata é legal, a Ferrari chora por tudo… Vai dar em nada.

    Publicado por Rob Groo | 09/03/2010, 3:37 pm
  4. @Becken
    Porém a Williams conseguiu apenas a 5ª melhor volta em Barcelona. O que pode significar por exemplo que a máxima de 308km/h podem ter sido conseguidos em uma volta com pouca “asa”.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 09/03/2010, 3:51 pm
  5. Argh…

    – Wet or Dry?

    Lewis: Dry
    Button: Wet

    – Senna ou Prost?

    Lewis: Senna
    Button: Prost

    Vai entender…

    ps.: Button, lento até no Quiz!
    ps2.: Senna ou Prost? SENNA sem pestanejar!!!!

    Publicado por Will | 09/03/2010, 3:55 pm
  6. Lewis prefere “seco”??????
    Coitada da Pussycat!

    Publicado por O Polêmico | 09/03/2010, 4:04 pm
  7. “Cosworth, fornecedora de motores de Williams, HRT e Lótus. ”

    Becken, a Cosworth não fornece para Virgin também?

    Publicado por Leonardo | 09/03/2010, 4:18 pm
  8. Porém a Williams conseguiu apenas a 5ª melhor volta em Barcelona. O que pode significar por exemplo que a máxima de 308km/h podem ter sido conseguidos em uma volta com pouca “asa”

    Ah, sim Thiago, é possivel, mas por que eles fariam isso em um circuito em que equilíbrio aerodinâmico é essencial, como é o de Barcelona?

    Possível, mas improvável…

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2010, 4:20 pm
  9. @Becken

    …mas por que eles fariam isso em um circuito em que equilíbrio aerodinâmico é essencial, como é o de Barcelona?

    Porque, além de tudo, não necessariamente o Top Speed foi atingido na volta mais rápida.

    Se foi atingido na volta mais rápida, a equipe possui problemas sérios com os trechos mais sinuosos.

    Se foi atingido em uma outra volta qualquer que não fosse a volta mais rápida, a equipe apenas estava testando setups diferentes quando conseguiu a marca.

    Se apenas o motor fosse indicador de velocidade em reta, Toro Rosso e Sauber teriam um top speed superior ao da equipe de Grove. Uma vez que estes também são empurrados pelo motor Ferrari.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 09/03/2010, 4:42 pm
  10. Becken:
    “dada para a Autoport” fix: Autosport

    Gostei foi da foto, quanta tecnologia para elevar o McLiar para a plataforma.

    Publicado por Felipinho | 09/03/2010, 4:44 pm
  11. A Asa na mclata é legal, a Ferrari chora por tudo… Vai dar em nada.

    Vai me dizer q

    Publicado por Felipinho | 09/03/2010, 4:53 pm
  12. “A Asa na mclata é legal, a Ferrari chora por tudo… Vai dar em nada.”

    Vai me dizer que a McLaren aceitou numa boa os difusores no ano passado?

    Publicado por Felipinho | 09/03/2010, 4:54 pm
  13. Ok, Thiago… ;)

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2010, 4:55 pm
  14. Creio que meus comentários estão ficando presos em algum filtro..
    Becken pode me ajudar?

    Publicado por Felipinho | 09/03/2010, 4:57 pm
  15. “ps2.: Senna ou Prost? SENNA sem pestanejar!!!!”

    Qual o problema de alguém preferir o Prost e não o Senna ? Aliás, o estilo do Button está muito mais próximo ao do Prost, assim como o do Lewis ao do Senna.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/03/2010, 5:11 pm
  16. Nenhum problema Alex-Ctba. É como alguém hoje em dia preferir o Button ao Lewis (guardadas as proporções)…

    :)

    Publicado por Luiz Carlos | 09/03/2010, 5:26 pm
  17. “Está longe do belo site da rival Ferrari, mas a equipe de Woking lançou hoje um website mais moderno e navegável que o anterior.”

    nossa fui acessar por curiosidade.. até o estagiário aqui faz melhor… eu não lembro do anterior, mas se era pior que esse…

    Publicado por Felipinho | 09/03/2010, 5:31 pm
  18. Que eu saiba o Prost superou o Senna no número de títulos e vitórias e ganhou um título e perdeu outro dividindo a mesma equipe, portanto, não vejo como ele possa ser menosprezado pelos fãs do brasileiro, a não ser é claro que não sejam fãs e sim viúvas.

    Publicado por Cassius Clay Regazonni | 09/03/2010, 5:41 pm
  19. É como alguém que prefere fusca à um carro mais novo…
    O fusca é bom, mas o carro mais novo sempre será melhor.

    Publicado por Alcides Araújo | 09/03/2010, 5:42 pm
  20. Acredito seriamente que a Sauber possa se dar bem neste ano. Se formos juntar os dados, temos algo muito positivo:

    #Kamui Kobayashi, que se mostrou um grande economizador de pneus em suas poucas corridas e treinos;
    #O motor Ferrari, que teoricamente dá uma potência extra e ajuda no desenvolvimento técnico do carro, fazendo adaptações;
    #E agora este, que será o grande aliado da equipe.

    Claro, eles não serão os únicos a fazer isto, porque teremos muitas mudanças e investigações nestes treinos livres. Porém, já é um bom começo.

    Abraço;Tomás
    http://theformula1.wordpress.com/2010/03/09/sauber-com-menor-desgaste-de-pneus/

    Publicado por tomasf1 | 09/03/2010, 5:46 pm
  21. Que eu saiba o Prost superou o Senna no número de títulos e vitórias e ganhou um título e perdeu outro dividindo a mesma equipe, portanto, não vejo como ele possa ser menosprezado pelos fãs do brasileiro, a não ser é claro que não sejam fãs e sim viúvas.

    Hummm… O Prost foi um gênio, um de meus pilotos preferidos, mas eu ando fazendo uma lista por aqui. O Cassius ODEIA:

    — O Senna
    — O Barrichello
    — O Hamilton
    — O Alonso

    Isso não deve ser saudável…

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2010, 5:54 pm
  22. Putz,
    E eu perdendo esse post e os comentários, sem poder nem ler.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/03/2010, 6:17 pm
  23. Putz,
    E eu perdendo esse post e os comentários, sem poder nem ler.
    Abs.

    Por que?

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2010, 6:19 pm
  24. pergunto o mesmo;
    nao entendi
    >>
    “Putz,
    E eu perdendo esse post e os comentários, sem poder nem ler.”

    Publicado por tomasf1 | 09/03/2010, 6:23 pm
  25. tem um video no blog do JA que deverias trazer pra ca

    sobre a influencia do piloto no desenvolvimento do carro

    Publicado por Stephan König | 09/03/2010, 7:43 pm
  26. “Putz,
    E eu perdendo esse post e os comentários, sem poder nem ler.
    Abs.”

    Uai,

    Alguém tem que trabalhar por aqui né aqui né??!! rsrsrsrsr

    Eu ontem tava do mesmo jeito. Dava uma espiadinha de vez em quando, doido pra cornetar também, mas de vez em quando a gente tem que trabalhar né??? Afinal de contas a patroa aqui tá no finalzinho da gravidez, e daqui a pouco tem mais uma boquinha pra comer, e mais uma F1 freak like us, vindo por aí, como diz nosso amigo SennaCeccotto. rsrsrssr

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 09/03/2010, 7:53 pm
  27. Becken, quer fazer o circo, digo, o blog pegar fogo??

    Por sinal, como é que você coloca Barrichello na frente do Hamilton e do Alonso? Tu tá brincando com a gente né? Eu não entendi…deve ser isso!

    CCR (Cassius Clay Regazonni) – eu, pelo que li de meu magnífico comentário anterior, não disse que o sem sal do Prost era ruim. Muito pelo contrário, ninguém é tetra campeão à toa!

    Ele só não era tão bom como o Senna, como alguns felizardos puderam ver em Donigton, por exemplo. Em 1989 Senna não deu outro pau nele por causa de sucessivas quebras em sua Mclaren (e não venha me dizer que Senna era destruidor de carros, pelo amor de Deus).

    E se o Melhor de Todos não tivesse ido dessa para melhor, duvida que teria mais um ou dois títulos?

    Para mim e para a maioria planeta Terra (conforme pesquisas feitas ano a ano com fãs, pilotos e dirigentes) Senna foi o melhor piloto de todos os tempos, embora não seja o maior em números como o Schumacão.

    Tem gente que não acha. Paciência. Temos que respeitar a opinião das minorias, afinal, vivemos em um país supostamente democrático!

    :)

    Publicado por Luiz Carlos | 09/03/2010, 7:55 pm
  28. tem um video no blog do JA que deverias trazer pra ca

    sobre a influencia do piloto no desenvolvimento do carro

    É preciso legendar e eu não encontrei o vídeo original ainda.

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2010, 8:50 pm
  29. Pois é ! carro que economizar mais os pneus vai continuar tracionando melhor, freiando melhor e talvez fazendo curva melhor, até agora palpitavamos que parecia ser a Ferrari este carro, mas ai vem a Bridgestone e diz que é a Sauber. Melhor esperar não só o Bahrein mas tambem o inicio da fase européia para poder afirmar alguma coisa. Sem contar com o “campeonato de desenvolvimento” que vamos ter este ano. Até mais.

    Publicado por Jopa | 09/03/2010, 9:33 pm
  30. Jopa, um dado q ninguém tem ainda, nem a Bridgestone, é em relação ao desempenho dessas equipes com pista em torno de 40º ou acima disso. Lembra do ano passado a diferença de performance entre Brawn e Red Bull por conta da temperatura da pista? Nesses testes de inverno a temperatura da pista girou sempre na casa dos 20-25º. O cenário q as equipes vão encontrar no Bahrein é bem diferente dos testes de Fevereiro e a partir daí q mais uma peça do quebra-cabeça vai se encaixar. Acho precipitado decretar a Sauber como a melhor “economizadora” de pneus.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/03/2010, 10:56 pm
  31. Becken, em primeiro lugar parabéns pelo blog.
    Raramente escrevo aqui, mas é leitura diária!

    Se você gostou do site da McLaren, dá uma olhada no novo site da Williams

    http://www.attwilliams.com

    Esse sim tá com navegação fácil, não trava e tem muita, mas muita coisa interessante mesmo.

    Abração

    Publicado por José Henrique | 10/03/2010, 1:33 am
  32. Felipinho: Ficou bolado com o fato da asa ter toda a pinta de ser legal e desconta no site, no procedimento de levantar o carro. Só falta criticar o pano preto cobrindo a asa, o cara com a mão no queixo lá atrás, o fotógrafo ter cortado a cabeça do outro cara ao fundo, um mecânico sob o efeito blur…
    Sempre assim. Qdo não têm o que falar, eles vem criticar a primeira coisa que vêem.
    Pelo que eu sei a McLaren é uma equipe de Formula 1, não uma empresa de TI. Do jeito que falam, só falta quererem que a IBM por exemplo faça um carro de F1 tão bom quanto um McLaren, Red Bull, Ferrari…

    A McLaren questionou sim o difusor duplo ano passado, assim como Ferrari(sempre, né?) e a própria Red Bull. E quem achar que está irregular, tem mais é que questionar mesmo. Pra saber se podem copiar depois!

    Clay: Apesar de todo o rancor em cima do Senna, tem fundamento o que ele diz. Quanto à questão dos números, tem o fator Ballestre então não é 100% confiável, mas quanto ao talento, eram próximos. Eu diria que um pouco mais a favor do Senna.

    Publicado por Alan McLaren | 10/03/2010, 2:32 am
  33. Vivemos sim em um país democrático (de acordo com a doutrina dos irmãos do norte) e que eu saiba Schumacher “não foi dessa para melhor”, estará sexta, sábado e domingo, do alto de seus 41 anos, nos brindando com mais uma aula de pilotagem…

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 10/03/2010, 4:05 am
  34. Sobre o Prost ter superado Senna em titulos e vitorias, devemos lembrar que Prost correu muito mais tempo que o Senna, assim como o proprio Schumacher. Se não fosse a tragedia em Imola, com certeza o Senna (41) passaria o Prost(51) em vitorias e titulos.

    Publicado por Leonardo | 10/03/2010, 7:20 am
  35. Ah…eu adoro o Schumacher! Tomara que o Nico (meio viadinho…) dê um pau nele e faça ele voltar para o asilo!

    Quanto ao Prost, ele era bom…

    Mas Piquet e Senna eram melhores…

    Publicado por Will | 10/03/2010, 7:21 am
  36. Caro Alan Mclaren,

    comentei a foto não por que era da Mclaren, mas porque mesmo na F1 onde tudo tende a ser “high tech”, para algumas coisas ainda se usam soluções bem “low” tech. Não é uma crítica a McLaren mas a F1 em geral, já vi outras coisas na Ferrari também e comentei, como a lona para cobrir o difusor….

    Quanto ao site critiquei sim, ou para você a McLaren é tao perfeita que não se poder criticar? (cuidado! fanatismo cega). Até o Becken o criticou, embora moderadamente (dizendo que o mesmo não chega ao nível do site da Ferrari), entendo que a McLaren não é uma empresa de T.I., mas desde quando para se ter um bom site é necessário que a empresa seja da área de T.I?
    Poderia citar aqui muitas empresas que não são da área e que possuem sites excelentes, mas nem vale a pena porque todos que usam a internet conhecem vários.

    Publicado por Felipinho | 10/03/2010, 9:22 am
  37. Já eu, achei muito legal o site da McLaren! kekekeke, meu nível é bem baixo!

    Publicado por Will | 10/03/2010, 10:33 am
  38. O site da Ferrari é muito show de bola. Fico horas as vezes navegando lá. Mesmo para quem não torce pela Ferrari mas gosta de F-1, vale a pena a visita.

    Felipinho, será q não podemos considerar a McLaren uma empresa de T.I. tb, além de equipe de F-1?

    Publicado por Alex-Ctba | 10/03/2010, 10:40 am
  39. – Alô! Peter?
    – Sim, pois não.
    – É Luca! Quero saber como tratam os pneus!
    – Hum, não sei se posso lhe dizer isso.
    – Vocês já tem algum outro motor em vista?
    – Seguinte…

    Publicado por Iomau | 10/03/2010, 11:09 am
  40. Hahaha, boa sacada Iomau!

    Mas acredito que a Rossa não precise disso, isso é coisa de gente prateada.. rs

    Publicado por André Távora | 10/03/2010, 12:21 pm
  41. “Hummm… O Prost foi um gênio, um de meus pilotos preferidos, mas eu ando fazendo uma lista por aqui. O Cassius ODEIA:

    — O Senna (sempre admirei a pilotagem, um dos melhores de todos os tempos, nunca gostei da pessoa e, principalmente, de sua ligação quase simbiótica com a Rede Globo, falso igual nota de 3 reais)
    — O Barrichello (um retardado mental que é um piloto mediano para bom, entende de desenvolvimento, fez algumas corridas espetaculares, acredita no Galvão e acha que representa o Brasil, chorão, mesquinho, invejoso e meio pilantra, perguntem ao Bruno Senna em off o que acha dele)
    — O Hamilton (espetacular piloto, mas, de caráter duvidoso e queridinho da equipe mais trapaceira da história F1, pelo menos a única que “foi pega com a boca na botija”)
    — O Alonso (outro monstro da pilotagem, mas reconhecidamente uma “prima dona” e pilantra até mandar parar, joga sujo dentro das equipes para “moer” seus companheiros, Massa vai comer o pão que o diabo amassou)

    Isso não deve ser saudável…”

    Becken (entre os parêntese as minhas considerações à respeito dos pilotos que odeio),

    Para você ver como dou uma moral danada para o Barrichello…rs…, pois, apesar de ser um piloto comum, que não fez nada de extraordinário, mesmo sendo o que mais correu na história da F1, está em ótima companhia (pelo menos no quesito pilotagem).

    Em compensação Becken, eu gosto pra caramba de:

    Schumacher (melhor piloto que já vi, apesar das sujeiras que fez, sua carreira e autocrítica, reconhecendo os erros, compensam os deslizes, já que acertou mais do que errou e nunca fez papel de bonzinho),

    Piquet (Pai) (esse foi o cara mais genial que eu já vi sentar num carro de F1, o mais completo, o que mais entendia a F1 como um todo, o mais boca suja, o mais politicamente incorreto, um anti-héroi para contrastar com o marqueteiro Senna)

    Vettel (mais despojado dos atuais pilotos, talento natural, simplicidade e nascido para brilhar),

    Massa (prova de que um piloto médio, através de trabalho árduo, pode evoluir e se transformar em um piloto top, pena que dá muita confiança e entra um pouco no jogo da Rede Globo, o que, acho, o enfraquece para os amantes do automobilismo),

    e do japonês voador Kobayashi (é assim que escreve? Esse deve ser a maior sensação de 2010).

    Como se vê Becken, eu tenho os meus motivos (concorde ou não com eles) para não gostar de alguns pilotos, mas sei reconhecer qualidades dos que não admiro, portanto, não vejo sentido na questão de “não ser saudável” ter ressalvas quanto a estes pilotos.

    Abraços a todos.

    Publicado por Cassius Clay Regazonni | 10/03/2010, 1:14 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: