//
você está lendo...
ARTIGOS

Asa traseira da McLaren declarada legal pela FIA

Depois de três semanas sob desconfiança de alguns adversários, a McLaren pode seguir com o desenvolvimento do que parece ser um dos carros mais inovadores de 2010. A notícia que vem do Bahrein é que, após inspeção dos comissários da FIA, a asa traseira do MP4-25 foi declarada legal.

A asa é parte de um engenhoso complexo aerodinâmico que inicia-se com uma pequena abertura logo à frente do carro e que seria, SUPOSTAMENTE, acionada pela perna do piloto. A abertura filtraria o fluxo de ar através de um duto até a barbatana conectada à asa na porção traseira do carro.

O “truque”, classificado pelos comissários da FIA como “simples e brilhante,” permitiria ao MP4-25 reduzir o arrasto e rasgar a resistência do ar quando o carro estivesse em reta, mas poderia ser perigoso em curvas de alta velocidade — daí a influência do piloto no seu acionamento.

Há muito debate através da internet sob a legalidade desse duto, já que seria aberto (na curva0) ou fechado (na reta) pelo deslocamento da perna do próprio piloto, mas o real funcionamento do sistema permanece um mistério, mesmo para os adversários da McLaren.

A FIA dita em seu regulamento que nenhum sistema que mude a aerodinâmica de forma eletrônica seja permitido, daí podemos inferir que o efeito realmente deva ser produzido pelos pilotos, exatamente como com o uso das asas dianteiras a partir de 2009.

Além da polêmica asa, a equipe também estreará um novo difusor no Bahrein.

Discussão

71 comentários sobre “Asa traseira da McLaren declarada legal pela FIA

  1. Tá legal e aquela entrada de ar movel com botao de joelho, pelo que eu sei nenhuma peca aerodinamica pode ser movel com execao daquele ajuste de 2 por volta na asa dianteira.

    Publicado por Joao | 11/03/2010, 10:08 am
  2. Rá! Hamilton ou Button bicampeão !

    Publicado por Cosmotanza (fernando-ric) | 11/03/2010, 10:10 am
  3. e aquela entrada de ar movel

    Sorry, não entendi o que significa “entrada de ar movel”

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2010, 10:10 am
  4. É bom, pois acaba a choradeira das outras equipes que vão partir para a copia, caso a McLaren ande na frente.

    Mas o João lembrou bem, e aquela peça a frente do piloto, que é acionada pelo próprio piloto com o joelho.

    Publicado por Rodrigo Pedrosa | 11/03/2010, 10:19 am
  5. becken, aquele apetrecho no cockpit antes do piloto onde button e lewis poderão abrir ou fechar usando o joelho.

    E quanto a asa……… beleza! tá copiado com autorização da fia. Proximos gps algumas equipes com a dita cuja.

    Publicado por wilson | 11/03/2010, 10:39 am
  6. Becken é agela que acho que um jornal alemao diz que a mclaren ta usando para direcionar o ar para a traseira do carro por dentro do cockpit.

    Publicado por Joao | 11/03/2010, 10:41 am
  7. Começou o chororo…

    Publicado por djow | 11/03/2010, 11:12 am
  8. Oi Bec`ken…
    o q o joao deve estar se referindo é aquela entrada de ar no bico da McLaren que o priloto acre e fecha a entrada de ar com o joelho….
    tem algumas pessoas chamando de snorker

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 11/03/2010, 11:14 am
  9. é o “snorkel” :

    Publicado por Felipinho | 11/03/2010, 11:22 am
  10. E o difusor? Passou????

    Publicado por Leandro Magno | 11/03/2010, 11:24 am
  11. ahhhhhhhh

    sem conseguir postar de novo…
    sério que esse filtro já ta cansando…

    Publicado por Felipinho | 11/03/2010, 11:29 am
  12. Caro Wilson,

    Aquela “entrada de ar móvel”, na verdade é um Snorkel, e ele não é móvel (que é proibido pela FIA) e nem é uma peça aerodinâmica. O que é móvel é uma válvula que abre e fecha o fluxo de ar interno que vai, por dentro de um “tubo” e despeja esse ar próximo à asa traseira, aumentando ou diminuindo a quantidade de ar que chega à asa aumentando ou diminuindo o “downforce” na parte posterior do bólido… mais ou menos assim!
    Me corrija se eu estiver enganado Becken.
    abraços.

    Publicado por Francis Junior | 11/03/2010, 11:42 am
  13. Caramba…que monte de coments confusos!!!!

    Meu Deus do céu…o post explica tudo que vocês perguntaram!

    A entrada móvel (que deve ser mecânica – portanto legal) faz parte do mesmo sistema da asa traseira – e o sistema todo foi liberado (para cópias…rs).

    O difusor é outra história…

    ps.: snorkel é um pessimo nome, pois a função não tem similaridade alguma com o snorkel de mergulhadores ou mesmo de carros de rali.

    Publicado por Will | 11/03/2010, 11:44 am
  14. Ué..

    agora eu que não entendi nada..
    para mim o questionamento feito em relação a asa traseira da Mclaren era quanto ao corte, que “simularia” que a mesma teria 3 peças, sendo que o regulamento só permite 2 peças..
    nada a ver com esse outro sistema..

    Publicado por Felipinho | 11/03/2010, 11:53 am
  15. Era o que eu pensava, Felipinho, até a Red Bull ir aos detalhes no pedido de esclarecimento à FIA.

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2010, 11:54 am
  16. Boa tarde meus amigos.

    Realmente a Mclaren é muito engenhosa, por isso é que eu gosto deles. Mas as outras equipas em vez de chorarem deveria erguer as suas cabeças e trabalhar duro para poderem revolucionar os seus carros. Ficando chorando e dando queixinhas do que o outro esta a fazendo, é uma atitude de fracos……

    Becken este difusor duplo que a mclaren estreará se não será um problema se for ilegal?
    Eu acho que deveriam chamar os tecnicos da FIA para inspeciona-lo antes de estrea-lo na corrida.

    Meus amigos escrevam o que eu vos digo « Se a mclaren for muito competitiva no Bairen, haverá muita polemia com o novo equipamento revolucionario que estão utilizando»

    Ha gente na Formula 1 que pensam que so eles é que devem ganhar, e os outro não, as vezes não importa por onde é que devem passar, atitudes reprovaveis.

    Edgas Mutute…. ANGOLANO

    Publicado por Edgas Mutute | 11/03/2010, 12:14 pm
  17. Como a FIA deve estar aborrecida com a Ferrari pela reclamação no site, declarou legal a peça móvel da Mclaren, fazer um inimigo tão poderoso não é bom para ninguém, vem ai os novos difusores da Mercedes GP e da Red Bull!!!!
    Penso que vale a pena a Ferrari pedir o perdão para a FIA, senão esses $$8OOOOOOOO,OO milhões do banco espanhol não vai valer a pena.

    Publicado por Luiz Sergio | 11/03/2010, 12:23 pm
  18. Edgas – A FIA já inspecionou o difusor!

    Luiz Sergio – então vc acha que a FIA se “vingou” da Ferrari ao aprovar essa asa?

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2010, 12:34 pm
  19. CTRL + C, CTRL + V!

    Publicado por Alan McLaren | 11/03/2010, 12:49 pm
  20. CTRL + C, CTRL + V!

    Pela engenhosidade, eu sinceramente acho que vai demorar até acontecer…

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2010, 12:55 pm
  21. Concordo, muito mais fácil copiar estruturas aerodinâmicas do que sistemas mecãnicos.

    Publicado por Will | 11/03/2010, 1:05 pm
  22. Conclusão

    A Red Bull reclamou de tudo: entrada de ar(snorkel) e tri-peça no Aleiron ou asa traseira

    FIA

    Aprovou tudo

    Certo Lima?

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 1:21 pm
  23. Difusor da Mercedes alguém viu?

    Tudo em Paz a genialidade dá 6Km/h em recta mas vamos rezar, sem brincadeira, para o Lewis não se enganar na curva e abrir o ar e não fechar em recta senão vamos ter saída e agora não vai ser para caixa de brita vai ser directo no Box sem passar entrada…

    O McLaren foi 0,120 s mais rápido que o Massa em Montmeló e parece que a Ferrari não estava “classificando”
    O que digo sempre muito Avant-Garde muito bonito e Genial dessa vez mas nada muito mais rápido,o que não vai acontecer quando Red Bull e Ferrari copiarem aí vão ficardois tiros que a McLaren vai ver de binóculo.

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 1:32 pm
  24. SennaCeccotto, acho difícil a McLaren ficar muito tempo vendo algum carro de binóculos…depois que tirarem a primeira foto, fizerem o primeiro vídeo, 2 corridas depois as peças novas (ctrl+c / ctrl+v) estaram rodando…

    Publicado por Will | 11/03/2010, 2:11 pm
  25. Quem mais reclamou não foi a Ferrari, foi a RBR…

    se a FIA quisesse retaliar a Ferrari, porque ela aprovaria isso:

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/0/724.html

    Publicado por Felipinho | 11/03/2010, 2:16 pm
  26. Vejo aqui nas minhas cartas estrelais que amanhã, as 15:26 horário internacional do paralelo de Bahrein, a Hispania entrará em processo contra a McLaren,, já qe esta teria copiado todos os padrões aerodinamicos do HRT001.
    Depois disso, Senna toma o lugar de Button e vence, com Di Grassi em 2º, Massa em 3º e Barrichello em 4º;.

    Publicado por Pai Dinah | 11/03/2010, 2:41 pm
  27. não não, voce esta enganado meu bem…
    isso nao acontecerá pois a constelação esta em prontidão de benificidade contra aleatórios de segunda categoria,

    entao deixe tudo comigo…

    Publicado por Mãe Dinah | 11/03/2010, 2:45 pm
  28. Fia reabre o processo de seleção de equipes para 2011

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/81991

    de quebra garantiu que o Chandhok terá a superlicença para competir no Bahrein. (A FIA e os seus métodos).

    Publicado por Felipinho | 11/03/2010, 2:49 pm
  29. Will

    está esquecendo uma coisa..a peça não apareceu hoje, depois da aprovação pela FIA, tem quase um mês..vamos ver se na Austrália não há novidades e repito a Genialidade é insofismável mas não dá assim tanta vantagem e só em recta..não esquecer de tirar em curva senão segue em frente

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 2:50 pm
  30. Hahahahahah, casal Dinah dando as “cartas” por aqui!!!

    Publicado por Alan McLaren | 11/03/2010, 2:53 pm
  31. Pois é SennaCeccotto, o que acho é que se a RBR e a Ferrari inovarem e virarem ‘foguetes’ a McLaren vai lá, copia e 2 cooridas depois vira ‘foguete’ também!

    Rsrsrsrs

    Publicado por Will | 11/03/2010, 2:54 pm
  32. E mais essa cara…é um manancial..

    http://www.autosport.com/gallery/photo.php/id/13246487

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 3:07 pm
  33. Will

    Aqui ninguém falou mas o difusor copiaram da Ferrari…por aqui mostraram os caras espiando..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 3:08 pm
  34. E aguardemos agora o novo chororo da Ferrari.

    Publicado por Ron Groo | 11/03/2010, 3:12 pm
  35. E mais essa cara…é um manancial…

    Manancial do quê?

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2010, 3:16 pm
  36. Estão a usar meu nome em vão. Minha intenção ao participar deste rico centro de idéias e debates, que é o F1 Around, era tão somente dar uma visão esotéria e descontraída sobre F1, para que os comentaristas pudesse ter um pouco de diversão paralelo aos temas complexos que por vezes é abordado aqui. Mas da mesma forma como algumas equipes estão prontas a copiar as melhores soluções dos carros, algumas pessoas passaram a usar meu nome, banalizando-me. Dessa forma comunico-lhes que não mais participarei do F1 Around e que todo comentário feito pelo pseudônimo “Mãe Dinah”, não tem mais nada a ver comigo.

    Saudações Cósmicas

    Publicado por Mãe Dinah - A verdadeira | 11/03/2010, 3:16 pm
  37. de novidade..

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 3:25 pm
  38. Essa calotinha da Ferrari é sacanagem hein? Um troço que vai preso na roda, que não é a roda em si, pra mim é uma calota.

    Mesmo que seja fabricada com o mesmo material da roda.

    Publicado por Cosmotanza (fernando-ric) | 11/03/2010, 3:44 pm
  39. É praticamente um Kers aerodinâmico, se os cálculos de ganho de 6 Km/h na reta estiverem correto.
    Se a Mclaren estiver competitiva, pode ser o pulo do gato pra superar aquele problema q discutíamos a respeito da dificuldade pra ultrapassar.

    Publicado por Leandro Magno | 11/03/2010, 3:49 pm
  40. Apresento-lhes o novo difusor da Mclaren, será ?

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=147461&catID=1102-4456

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2010, 3:54 pm
  41. Tirando o rasgo logo abaixo, lembra um pouco do de outra equipe.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2010, 3:59 pm
  42. Fui averiguar e realmente é o novo.

    Esse é o usado nos testes.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2010, 4:03 pm
  43. Difusor eu quero ver é o da Mercedes..

    vamos ver se o Ross fez “mágica” outra vez.

    Publicado por Felipinho | 11/03/2010, 4:22 pm
  44. OFICIAL

    Primeira cópia do ano

    McLaren emula difusor Ferrari

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 4:23 pm
  45. essa solução aerodinámica da entrada de ar e asa fissurada, da mclaren, é um excelente precedente. agora abre-se espaço para vários mecanismos acionados pelo piloto com o intuito de mudar o fluxo de ar em todo o carro. os engenheiros devem estar muito animados. pena que, para 2010, não é possível introduzir muitas alterações nos carros.

    a mclaren, infelizmente, largou na frente.

    Publicado por andre | 11/03/2010, 4:35 pm
  46. Uma observação sobre a legalidade do “sistema aerodinâmico da McLaren”

    O que se comenta é que NÃO HÁ BOTÃO ALGUM que abra ou feche o “cachimbo” na parte superior do monocoque. É, simplesmente, a perna do piloto que faz todo o trabalho (algo que o Leandro já havia nos alertado semanas atrás).

    Portanto, é uma solução bem orgânica, inovadora e criativa, que mexe com toda a estrutura aerodinâmica do carro — algo que será difícil de copiar de forma imediata.

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2010, 4:52 pm
  47. http://www.autosport.com/news/report.php/id/81996

    Filme da F1 será feito esse ano e será lançado ano que vem. Sei não, nunca gostei de produções hollywoodianas, e a sensação que essa entrevista me passa é de que será um filme típico de hollywood: muitos efeitos, pouco conteudo. Não vou me empolgar, mas vou reservar meu julgamento para quando assistir…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 11/03/2010, 4:55 pm
  48. Felipinho

    perguntei isso mesmo lá encima ninguém dá primma foti?

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 5:02 pm
  49. Difusores de McLaren e Ferrari para comparação:

    d

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2010, 5:05 pm
  50. [ironic mode on]

    O difusor da McLaren é tão parecido com o do Ferrari que não dá nem pra fazer jogo dos 7 erros.

    [/ironic mode off]

    Esse chororo de alguns fãs do Massa enche o saco.

    Publicado por djow | 11/03/2010, 5:21 pm
  51. “Difusores de McLaren e Ferrari para comparação:”

    Engraçado, um dos carros, Ferrari ou Mc Laren, é azul?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/03/2010, 5:32 pm
  52. Becken, o difusor que está montado no carro que está no Bahrein é esse:

    O que está no comparativo com o da Ferrari foi o usado nos testes de inverno.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2010, 5:37 pm
  53. Tem alguma equipe com carro azul na F1 2010?

    Publicado por djow | 11/03/2010, 5:37 pm
  54. É o seguinte:

    1) o “cachimbo” do monocoque capta todo ar e alimenta um compressor que vai no meio das pernas do piloto;
    2) o piloto aciona o motor do “compacto” compressor com a perna e o mesmo passa a liberar ar “propulsando” a asa traseira (como na navezinha que foi a Lua);
    3) o excesso de ar vai para os pneus, como uma espécie de “rodoar” de truck!

    É isso aí! Manjo tudo das inovações from Woking!

    Publicado por Iomau | 11/03/2010, 5:38 pm
  55. Dúvida.

    Se em 2009 as equipes não puderam lutar pelo título contra a Brawn, por causa do difusor, cuja mudança requer semanas e mais semanas de testes já que muda todo o assoalho do carro, como é que as equipes estão conseguindo “copiar” difusores em apenas 15 dias?

    Publicado por djow | 11/03/2010, 5:39 pm
  56. Djow.

    É simples, os carros já estão prontos para receber os difusores, o que vão mudar no desenho não terão grande influência nas peças como câmbio, diferêncial e suspensões, que eram o que mais dava trabalho para “copiar” os difusores.

    Veja, não existe cópia de difusor, porque cada equipe tem seu fluxo de ar diferente das demais, mas as idéias e soluções podem ser aproveitadas das idéias das outras, mas eu disse, APROVEITADAS, não copiadas.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2010, 5:46 pm
  57. Mais uma vez os caras da Mclaren espionando os difusores da Ferrari.
    Massa tapou o dele.
    (Clique na foto pra ampliar)

    Publicado por Leandro Magno | 11/03/2010, 6:05 pm
  58. Ainda com dúvida sobre os difusores.

    Mas os carros de 2009, pelo que eu saiba, também estavam prontos para receber o difusor. Era só as equipes copiarem o da Brawn e no máximo na 3ª corrida estariam com difusores novos e perfeitos. Porque não fizeram isso se agora em 2010 as equipes estão copiando os difusores num espaço de 15 dias? A McLaren em 2009, por exemplo, pelo que me lembro, demorou umas 6 ou 7 corridas para estrear um novo difusor e, junto disse, mudou quase que totalmente a aerodinâmica do seu carro.

    Publicado por djow | 11/03/2010, 6:17 pm
  59. É engraçado como que, para validar uma opinião, uma coisa super complexa como a construção de um carro de F1 passa a ser considerada uma simples olhada no carro adversário.

    Algumas opiniões chegam a ser patéticas. Para não dizer alienadas.

    Publicado por djow | 11/03/2010, 6:20 pm
  60. Djow.

    Os carros de 2009 já tinham difusores, aliás todos os carros de F1 da era moderna tem.

    O que acontece é:

    Para ter um difusor duplo era preciso modificar todo o desenho da parte traseira do carro, isso inclui, suspensões, câmbio, diferêncial e assoalho, não era simplesmente tascar uma cópia da Brawn no fundo do carro.

    A Red Bull só colocou um difusor meio armengado na corrida de Silverstone, justamente porque tinha o conjunto traseiro mais complexo e engenhoso de 2009.

    Esse ano todos os carros estão prontos para os difusores duplos, não precisam mexer em nada no conjunto suspensões, câmbio e diferêncial, apenas no desenho da peça que sai do assoalho, assim torna-se mais fácil “copiar” o difusor de outra equipe. Mas como já disse não há como “copiar”, pode-se usar soluções parecidas das outras equipes.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2010, 6:30 pm
  61. Djow

    Não se esquente a grande questão é o facto de um ( 2008) ser um simples difusor e o outro ser duplo para ver a grande diferença é que o segundo medirá até 17,5 cm e o primeiro tenho a impressão que não podia ultrapassar os 10 cm. Essa diferença dava uma vantagem de quase 1s descontando as outras especificidades que a Brawn tinha e como pode ver das fotos só vendo se poderia copiar porque é tudo no exterior aliás aqui há uns anos havia um engenheiro da McLaren que andava com uma câmara tirando foto a todos os carros da concorrência pelas boxes..A primeira história que eu ouvi da Fórmula 1 foi que no início de temporada os carros são diferentes mas no fim são todos muitos parecidos Todos copiam o melhor na parte aerodinâmica.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 6:59 pm
  62. Ok, entendi melhor agora. Obrigado pelas respostas.

    Esse lance de copiar é normal. A McLaren criou a bigorna e copiaram. A Williams (se não me engano) criou a inclinação do motor e copiaram. A Brawn criou o difusor duplo e copiaram.

    Publicado por djow | 11/03/2010, 7:18 pm
  63. Djow

    A bigorna foi o génio do desenho Adrian Newey agora na Red Bull quem a inventou.

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto | 11/03/2010, 7:47 pm
  64. O mistério do carro azul! Será a McLaren? Será el coche de los carcamanos? Nenhuma explicação e tudo segue como dantes no quartel de Abrantes.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/03/2010, 8:50 pm
  65. Coyote, parece estar azul por causa da iluminação. Se vc olhar o “sidepot” do lado direito na foto, vai ver uma faixa vermelha…

    Na boa, a única semelhança que eu vi nos dois difusores foram os 2 pares de laminas…

    Publicado por Alan McLaren | 12/03/2010, 12:52 am
  66. O primeiro carro a usar a “bigorna” foi o MP4/10.

    Publicado por djow | 12/03/2010, 12:55 am
  67. Alguém pode responder se no atual grid existe alguma equipe que corre com carros azuis?

    Publicado por djow | 12/03/2010, 12:56 am
  68. A única semelhança nos dois difusores é o nome.

    O resto é chororo… quase que um desespero.

    Publicado por djow | 12/03/2010, 12:56 am
  69. Corrigindo, “Sidepod”!
    My bad!

    Publicado por Alan McLaren | 12/03/2010, 1:04 am
  70. A regra diz que não pode haver partes aerodinâmica móvel, ou só que essa peça não pode ser controlada por eletrônica?

    Se for a segunda situação, é idiotice. Acho um saco essa F1 na qual vence quem acha mais brechas no regulamento, vide Brawn 2009.

    Publicado por KBK | 12/03/2010, 2:48 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: